ForUMM
ForUMM
Home | Profile | Register | Active Topics | Active Polls | Members | Private Messages | Search | FAQ
Username:
Password:
Save Password
Forgot your Password?

All Forums
 Dicas
 Coloquem aqui as vossas dicas
 Como Fazer uma descida em Marcha a Tras
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Author  Topic Next Topic  

show_time
Mestre

Portugal
6375 Posts

Posted - 19 June 2009 :  02:07:51  Show Profile  Visit show_time's Homepage  Click to see show_time's MSN Messenger address Send show_time a Private Message  Reply with Quote
Boas!

Quantas e quantas vezes temos que fazer descidas de colinas inteiras em marcha atras porque atacamos mal uma subida, perdemos aderencia, ficamos em cruzamento de eixo devido a covas etc.

Disseram-me no outro dia que nao deveria fazer as descidas em marcha-a-tras com a marcha-a-tras engatada mas sim com a primeira porque danificava a caixa.

Gostava de saber o que é que vozes mais sabias têm para dizer acerca disto.

Aldeia
Moderator

Portugal
5849 Posts

Posted - 19 June 2009 :  08:46:46  Show Profile Send Aldeia a Private Message  Reply with Quote
Descer em marcha-atrás é complicado e perigoso. Quando tenho que o fazer engato sempre a marcha-atrás, para ter sempre o travão motor. O problema em usar o travão normal a descer de trazeira é que facilmente podes perder a direcção e o carro escorregar de lado, atravessar-se e lá vai tudo pó galheiro.

Não sou perito, nem conhecedor profundo, posso inclusivé estar enganado, mas (pelo menos de momento) para descer de trazeira vou sempre engatado com a marcha atrás e tracção com lentas metidas. Travo com o pé o menos possivel, e só não desço com o travão de mão a ajudar porque tenho discos atrás e o travão de mão é pouco eficaz.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Vivemos e morremos... Disfrutem do intervalo!

You must be logged in to see this link.
Go to Top of Page

PEDROALCANENA
UMM

3649 Posts

Posted - 19 June 2009 :  09:24:30  Show Profile Send PEDROALCANENA a Private Message  Reply with Quote
Ola
A Mauro Mauro andas sempre a inventar entao descer uma descida de traseira com a 1.º posta isso tens de ir sempre com o pe na embraiagem, e erro vai tipo roda livre e arriscar a partir a caixa com um esticao e o desgaste da embraiagem etc etc.
Pedro Marques

Contacto: 966489745 GPS N39.4851379 W8.6601943
Go to Top of Page

UMM89
UMM

1424 Posts

Posted - 19 June 2009 :  10:41:17  Show Profile Send UMM89 a Private Message  Reply with Quote
Boas
Tal como o Aldeia referiu, utilizo sempre a marcha atraz engatada para descer nas lentas, para que o carro va seguro e muito devagar, e utilizar o minimo possivel o travao de pe.

cUMMps
Mogo
Go to Top of Page

SuperPilot
UMM

Portugal
636 Posts

Posted - 19 June 2009 :  11:13:13  Show Profile  Click to see SuperPilot's MSN Messenger address Send SuperPilot a Private Message  Reply with Quote
Descer de marcha atrás de primeira engatada? Chiça isso é pra quê, pra partir tudo? Ou para perderes o controlo de vez? É que se te descuidas com a embraiagem, o bicho vai a baixo, perdes a direcção, que fica trancada, e os travões ficam afectados(porque deixas de ter bomba de vácuo para alimentar o servofreio.

Portanto deves fazer como já aqui disseram, marcha atrás e lentas. Só tenho um reparo a fazer no que toca ao "utilizar o mínimo possível o travão de pé". Não concordo, deve-se utilizar sempre que possível o travão de pé, mas não ficar a travar nem com demasiada força. Ir dando uns toques, sem bloquear as rodas, para impedir que o carro embale com a descida, pois as lentas ajudam mas não fazem milagres. Claro que estou a pensar numa subida de inclinação extrema, daquelas que metem respeito.

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
Go to Top of Page

Aldeia
Moderator

Portugal
5849 Posts

Posted - 19 June 2009 :  11:28:06  Show Profile Send Aldeia a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by SuperPilot

Só tenho um reparo a fazer no que toca ao "utilizar o mínimo possível o travão de pé". Não concordo, deve-se utilizar sempre que possível o travão de pé, mas não ficar a travar nem com demasiada força. Ir dando uns toques, sem bloquear as rodas, para impedir que o carro embale com a descida, pois as lentas ajudam mas não fazem milagres. Claro que estou a pensar numa subida de inclinação extrema, daquelas que metem respeito.

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's

Era nessa perpectiva que estava a falar, mas assim fica melhor explicado.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Vivemos e morremos... Disfrutem do intervalo!

Go to Top of Page

mjcm
UMM

Portugal
2053 Posts

Posted - 19 June 2009 :  14:42:03  Show Profile  Click to see mjcm's MSN Messenger address Send mjcm a Private Message  Reply with Quote
Boas Companheiros

Está tudo dito e bem!
Quem recomendou descer em marcha-a-trás com a 1.ª engatada deveria estar a apanhar sol na cabeça..

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

Go to Top of Page

mariUMM
UMMzão

Portugal
5386 Posts

Posted - 19 June 2009 :  20:27:41  Show Profile  Click to see mariUMM's MSN Messenger address Send mariUMM a Private Message  Reply with Quote
Amigos em TT não existem verdades apodíticas, existem situações em que descer de marcha a trás com uma 1ª lenta para a frente engatada pode ser útil, essas situações são muito raras mas num bom curso de condução tt a técnica é explicada, esse procedimento é válido quando se está dentro de rodeiras muito fundas sem hipótese de deixar o carro atravessar e resulta para conseguir relançar o carro subida a cima quando estamos perante um obstáculo à progressão na descida, por norma pedras altas na rodeira.

Se a situação explicada é de extrema raridade o procedimento normal é exactamente o inverso, tal como exposto por diversos outros colegas de ForUMM, marcha a trás lenta engatada, 4x4 ligado como é obvio, nunca usar o travão e mão para auxiliar porque apenas actua sobre o eixo que está por baixo e se o carro começar a resvalar mesmo com o travão motor pode dar-se um ligeiro toque de acelerador para que a velocidade das rodas seja igual à de descida do carro, o que nunca se deve fazer é descer de pé na embraiagem ou sem mudança engatada, claro que se estivermos a falar de um "calço" com 3 metros nem vale a pena estar com o trabalho de engatar a mudança, basta ter atenção à direcção e cuidado no travão porque no fundo existe sempre o tal sítio plano onde se pode estabilizar o carro mesmo que ele desça um pouco mais rápido.

Este tópico deu-me uma ideia: Que tal irmos fazendo um apanhado de técnicas de ataque a situações TT mais desafiantes?

Leitura obrigatória:You must be logged in to see this link.

Mário
Go to Top of Page

verdes radios
UMM

Portugal
1403 Posts

Posted - 19 June 2009 :  22:26:43  Show Profile Send verdes radios a Private Message  Reply with Quote
Amigo show_time

Descer para trás com a 1ª engrenada, é a mesma coisa que estar na cama com uma miúda excepcional e estar vestido com uma gabardine e botas de borracha. Também servirá, mas para aquela situação é que é totalmente errado (a não ser que o quarto de hotel esteja a meter água).

Há, ou pelo menos diz-se que haverá, uma regra de ouro no TT que nos indica que se deverá descer com a mesma velocidade engrenada que teríamos que utilizar se quiséssemos fazer essa mesma subida.

Se a única velocidade que tem para trás é a MA (+redutoras), é com essas que deverá sempre descer. Planeie bem o trajecto que vai ter que percorrer, antes de começar a descida. Faça a correcções que tiver que fazer logo no primeiro metro (ou quando ainda estiver parado), depois desça com o carro o mais direito possível, e com calma.

Não nos esqueçamos que grande parte dos acidentes se dão porque: primeiro cometemos um erro simples e que não teria grandes consequências, o pior é que logo a seguir entramos em pânico. Aí está tudo estragado

Pena é que apenas 2 ou 3 admitem isso !

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
Go to Top of Page

snipers
UMM

Portugal
1224 Posts

Posted - 19 June 2009 :  22:46:02  Show Profile  Click to see snipers's MSN Messenger address Send snipers a Private Message  Reply with Quote
Já tudo foi dito, acrescento apenas que não se deve sair do carro a fazer marcha atrás e sobretudo não fazer o trajecto a pé, isso pode dar num grande trambolhão ;)

cUMMprimentos,
Ricardo Gomes
espirito aventura
Go to Top of Page

JPMacedo
UMM

Portugal
646 Posts

Posted - 19 June 2009 :  23:02:10  Show Profile Send JPMacedo a Private Message  Reply with Quote
Boas

Tópico 5*****, conforme o amigo Mário frisou seria importante criar um tópico com dicas de TT, pois pelo menos para mim este topico foi muito importante e acredito que exista muita gente aqui nas mesma condições ou seja bué verdinhos, e para esses deixo aqui um conselhito, quando não tiverem a certeza do que estão a fazer não inventem, não vale a pena estragar a máquina e o mais importante o fato que os nossos paizinhos nos deram... palavra de bombeirito

Umm abraço a todos
Go to Top of Page

show_time
Mestre

Portugal
6375 Posts

Posted - 20 June 2009 :  00:29:30  Show Profile  Visit show_time's Homepage  Click to see show_time's MSN Messenger address Send show_time a Private Message  Reply with Quote
Boas!

Eu faço as descidas em marcha-a-tras com MA engatada mas um fulano que ia no outro jipe
é que quando entrou no meu me disse que estragava a caixa. E como eu nao sou nenhum perito em mecanica postei aqui esta duvida.
Obrigado a todos pela colaboração, aposto que muita gente que leu este tópico e fazia as descidas em marcha a tras tambem poderia ter ficado com essa duvida do fazer mal a caixa.

cUMMps
Go to Top of Page

verdes radios
UMM

Portugal
1403 Posts

Posted - 22 June 2009 :  01:00:23  Show Profile Send verdes radios a Private Message  Reply with Quote
Amigo show_time

Sendo assim nem nunca se descia, nem subia. Quem lhe deu a indicação deverá andar sempre a empurrar o carro (para não estargar a cx. vel.).

Ele, há cada um !!!.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
Go to Top of Page

Eduardo Filipe
UMMzão

Portugal
5142 Posts

Posted - 14 April 2019 :  12:04:38  Show Profile Send Eduardo Filipe a Private Message  Reply with Quote
Só para Relembrar

Sócio do Clube UMM nº 263

Um Abraço UMM
Eduardo Filipe

Posso não voltar..., mas vou!

Go to Top of Page

tojoferreira
UMM

Portugal
603 Posts

Posted - 15 April 2019 :  10:39:05  Show Profile Send tojoferreira a Private Message  Reply with Quote
Eduardo pareces o pessoal a colocar as memórias no Face XD
Go to Top of Page

Eduardo Filipe
UMMzão

Portugal
5142 Posts

Posted - 15 April 2019 :  14:42:49  Show Profile Send Eduardo Filipe a Private Message  Reply with Quote
Convém sempre relembrar "ou ensinar" já que os UMM's estão na moda e para não haver "percalços" assim já sabem como proceder quando quiserem aventurar se. ..!!!

Sócio do Clube UMM nº 263

Um Abraço UMM
Eduardo Filipe

Posso não voltar..., mas vou!

Go to Top of Page
   Topic Next Topic  
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Jump To:
ForUMM © © 2000 - 2010 ForumCo.com Go To Top Of Page
This page was generated in 0.17 seconds. Powered By: ForumCo v3.4.05
RSS Feed 1 RSS Feed 2