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 Como Fazer uma descida em Marcha a Tras
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show_time
Mestre


Portugal
6375 Posts

Posted - 19 June 2009 :  02:07:51  Show Profile  Visit show_time's Homepage  Click to see show_time's MSN Messenger address Send show_time a Private Message  Reply with Quote
Boas!

Quantas e quantas vezes temos que fazer descidas de colinas inteiras em marcha atras porque atacamos mal uma subida, perdemos aderencia, ficamos em cruzamento de eixo devido a covas etc.

Disseram-me no outro dia que nao deveria fazer as descidas em marcha-a-tras com a marcha-a-tras engatada mas sim com a primeira porque danificava a caixa.

Gostava de saber o que é que vozes mais sabias têm para dizer acerca disto.

Aldeia
Moderator



Portugal
5849 Posts

Posted - 19 June 2009 :  08:46:46  Show Profile Send Aldeia a Private Message  Reply with Quote
Descer em marcha-atrás é complicado e perigoso. Quando tenho que o fazer engato sempre a marcha-atrás, para ter sempre o travão motor. O problema em usar o travão normal a descer de trazeira é que facilmente podes perder a direcção e o carro escorregar de lado, atravessar-se e lá vai tudo pó galheiro.

Não sou perito, nem conhecedor profundo, posso inclusivé estar enganado, mas (pelo menos de momento) para descer de trazeira vou sempre engatado com a marcha atrás e tracção com lentas metidas. Travo com o pé o menos possivel, e só não desço com o travão de mão a ajudar porque tenho discos atrás e o travão de mão é pouco eficaz.

UMM abraçUMM

j.aldeia


Vivemos e morremos... Disfrutem do intervalo!


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PEDROALCANENA
UMM



3649 Posts

Posted - 19 June 2009 :  09:24:30  Show Profile Send PEDROALCANENA a Private Message  Reply with Quote
Ola
A Mauro Mauro andas sempre a inventar entao descer uma descida de traseira com a 1.º posta isso tens de ir sempre com o pe na embraiagem, e erro vai tipo roda livre e arriscar a partir a caixa com um esticao e o desgaste da embraiagem etc etc.
Pedro Marques

Contacto: 966489745 GPS N39.4851379 W8.6601943
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UMM89
UMM



1424 Posts

Posted - 19 June 2009 :  10:41:17  Show Profile Send UMM89 a Private Message  Reply with Quote
Boas
Tal como o Aldeia referiu, utilizo sempre a marcha atraz engatada para descer nas lentas, para que o carro va seguro e muito devagar, e utilizar o minimo possivel o travao de pe.

cUMMps
Mogo
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SuperPilot
UMM



Portugal
636 Posts

Posted - 19 June 2009 :  11:13:13  Show Profile  Click to see SuperPilot's MSN Messenger address Send SuperPilot a Private Message  Reply with Quote
Descer de marcha atrás de primeira engatada? Chiça isso é pra quê, pra partir tudo? Ou para perderes o controlo de vez? É que se te descuidas com a embraiagem, o bicho vai a baixo, perdes a direcção, que fica trancada, e os travões ficam afectados(porque deixas de ter bomba de vácuo para alimentar o servofreio.

Portanto deves fazer como já aqui disseram, marcha atrás e lentas. Só tenho um reparo a fazer no que toca ao "utilizar o mínimo possível o travão de pé". Não concordo, deve-se utilizar sempre que possível o travão de pé, mas não ficar a travar nem com demasiada força. Ir dando uns toques, sem bloquear as rodas, para impedir que o carro embale com a descida, pois as lentas ajudam mas não fazem milagres. Claro que estou a pensar numa subida de inclinação extrema, daquelas que metem respeito.

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
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Aldeia
Moderator



Portugal
5849 Posts

Posted - 19 June 2009 :  11:28:06  Show Profile Send Aldeia a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by SuperPilot

Só tenho um reparo a fazer no que toca ao "utilizar o mínimo possível o travão de pé". Não concordo, deve-se utilizar sempre que possível o travão de pé, mas não ficar a travar nem com demasiada força. Ir dando uns toques, sem bloquear as rodas, para impedir que o carro embale com a descida, pois as lentas ajudam mas não fazem milagres. Claro que estou a pensar numa subida de inclinação extrema, daquelas que metem respeito.

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's



Era nessa perpectiva que estava a falar, mas assim fica melhor explicado.

UMM abraçUMM

j.aldeia


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mjcm
UMM



Portugal
2053 Posts

Posted - 19 June 2009 :  14:42:03  Show Profile  Click to see mjcm's MSN Messenger address Send mjcm a Private Message  Reply with Quote
Boas Companheiros

Está tudo dito e bem!
Quem recomendou descer em marcha-a-trás com a 1.ª engatada deveria estar a apanhar sol na cabeça..

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

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mariUMM
UMMzão



Portugal
5386 Posts

Posted - 19 June 2009 :  20:27:41  Show Profile  Click to see mariUMM's MSN Messenger address Send mariUMM a Private Message  Reply with Quote
Amigos em TT não existem verdades apodíticas, existem situações em que descer de marcha a trás com uma 1ª lenta para a frente engatada pode ser útil, essas situações são muito raras mas num bom curso de condução tt a técnica é explicada, esse procedimento é válido quando se está dentro de rodeiras muito fundas sem hipótese de deixar o carro atravessar e resulta para conseguir relançar o carro subida a cima quando estamos perante um obstáculo à progressão na descida, por norma pedras altas na rodeira.


Se a situação explicada é de extrema raridade o procedimento normal é exactamente o inverso, tal como exposto por diversos outros colegas de ForUMM, marcha a trás lenta engatada, 4x4 ligado como é obvio, nunca usar o travão e mão para auxiliar porque apenas actua sobre o eixo que está por baixo e se o carro começar a resvalar mesmo com o travão motor pode dar-se um ligeiro toque de acelerador para que a velocidade das rodas seja igual à de descida do carro, o que nunca se deve fazer é descer de pé na embraiagem ou sem mudança engatada, claro que se estivermos a falar de um "calço" com 3 metros nem vale a pena estar com o trabalho de engatar a mudança, basta ter atenção à direcção e cuidado no travão porque no fundo existe sempre o tal sítio plano onde se pode estabilizar o carro mesmo que ele desça um pouco mais rápido.

Este tópico deu-me uma ideia: Que tal irmos fazendo um apanhado de técnicas de ataque a situações TT mais desafiantes?

Leitura obrigatória:You must be logged in to see this link.

Mário
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verdes radios
UMM



Portugal
1403 Posts

Posted - 19 June 2009 :  22:26:43  Show Profile Send verdes radios a Private Message  Reply with Quote
Amigo show_time

Descer para trás com a 1ª engrenada, é a mesma coisa que estar na cama com uma miúda excepcional e estar vestido com uma gabardine e botas de borracha. Também servirá, mas para aquela situação é que é totalmente errado (a não ser que o quarto de hotel esteja a meter água).

Há, ou pelo menos diz-se que haverá, uma regra de ouro no TT que nos indica que se deverá descer com a mesma velocidade engrenada que teríamos que utilizar se quiséssemos fazer essa mesma subida.

Se a única velocidade que tem para trás é a MA (+redutoras), é com essas que deverá sempre descer. Planeie bem o trajecto que vai ter que percorrer, antes de começar a descida. Faça a correcções que tiver que fazer logo no primeiro metro (ou quando ainda estiver parado), depois desça com o carro o mais direito possível, e com calma.

Não nos esqueçamos que grande parte dos acidentes se dão porque: primeiro cometemos um erro simples e que não teria grandes consequências, o pior é que logo a seguir entramos em pânico. Aí está tudo estragado

Pena é que apenas 2 ou 3 admitem isso !


UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
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snipers
UMM



Portugal
1224 Posts

Posted - 19 June 2009 :  22:46:02  Show Profile  Click to see snipers's MSN Messenger address Send snipers a Private Message  Reply with Quote
Já tudo foi dito, acrescento apenas que não se deve sair do carro a fazer marcha atrás e sobretudo não fazer o trajecto a pé, isso pode dar num grande trambolhão ;)

cUMMprimentos,
Ricardo Gomes
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espirito aventura
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JPMacedo
UMM



Portugal
646 Posts

Posted - 19 June 2009 :  23:02:10  Show Profile Send JPMacedo a Private Message  Reply with Quote
Boas

Tópico 5*****, conforme o amigo Mário frisou seria importante criar um tópico com dicas de TT, pois pelo menos para mim este topico foi muito importante e acredito que exista muita gente aqui nas mesma condições ou seja bué verdinhos, e para esses deixo aqui um conselhito, quando não tiverem a certeza do que estão a fazer não inventem, não vale a pena estragar a máquina e o mais importante o fato que os nossos paizinhos nos deram... palavra de bombeirito

Umm abraço a todos
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show_time
Mestre



Portugal
6375 Posts

Posted - 20 June 2009 :  00:29:30  Show Profile  Visit show_time's Homepage  Click to see show_time's MSN Messenger address Send show_time a Private Message  Reply with Quote
Boas!

Eu faço as descidas em marcha-a-tras com MA engatada mas um fulano que ia no outro jipe
é que quando entrou no meu me disse que estragava a caixa. E como eu nao sou nenhum perito em mecanica postei aqui esta duvida.
Obrigado a todos pela colaboração, aposto que muita gente que leu este tópico e fazia as descidas em marcha a tras tambem poderia ter ficado com essa duvida do fazer mal a caixa.

cUMMps
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verdes radios
UMM



Portugal
1403 Posts

Posted - 22 June 2009 :  01:00:23  Show Profile Send verdes radios a Private Message  Reply with Quote
Amigo show_time

Sendo assim nem nunca se descia, nem subia. Quem lhe deu a indicação deverá andar sempre a empurrar o carro (para não estargar a cx. vel.).

Ele, há cada um !!!.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
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Eduardo Filipe
UMMzão



Portugal
5142 Posts

Posted - 14 April 2019 :  12:04:38  Show Profile Send Eduardo Filipe a Private Message  Reply with Quote
Só para Relembrar

Sócio do Clube UMM nº 263

Um Abraço UMM
Eduardo Filipe

Posso não voltar..., mas vou!




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tojoferreira
UMM



Portugal
603 Posts

Posted - 15 April 2019 :  10:39:05  Show Profile Send tojoferreira a Private Message  Reply with Quote
Eduardo pareces o pessoal a colocar as memórias no Face XD
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Eduardo Filipe
UMMzão



Portugal
5142 Posts

Posted - 15 April 2019 :  14:42:49  Show Profile Send Eduardo Filipe a Private Message  Reply with Quote
Convém sempre relembrar "ou ensinar" já que os UMM's estão na moda e para não haver "percalços" assim já sabem como proceder quando quiserem aventurar se. ..!!!

Sócio do Clube UMM nº 263

Um Abraço UMM
Eduardo Filipe

Posso não voltar..., mas vou!




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