ForUMM
ForUMM
Home | Profile | Register | Active Topics | Active Polls | Members | Private Messages | Search | FAQ
Username:
Password:
Save Password
Forgot your Password?

All Forums
 Departamento técnico
 Travões
 DIY - recondicionamento pinças travão frente
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Author  Topic Next Topic  

herrdoctor
UMM

Portugal
383 Posts

Posted - 10 July 2019 :  20:41:31  Show Profile Send herrdoctor a Private Message  Reply with Quote
Boas, já que ando numa de DIY, aqui vai mais um. Aviso já que não sou mecânico profissional, por isso peço desculpa por alguma incorreção.

Dificuldade: fácil

Duração: 60 min

Custo: +-30€

Material usado:

- chave 19
- chave 14
- chave de fendas
- spray limpeza de travões
- rolo de papel
- Kit de vedantes (comprei na peças UMM)
- massa de cobre
- balde para óleo
- tábuas de madeira
- compressor
- macaco

Procedimento:

1º Lavar o carro por fora e por baixo para tirar o máximo de lama e pó possível.

2º Elevar o carro com o macaco, colocar um cavalete por baixo do eixo e tirar a roda fora

3º desapertar o parafuso banjo e deixar escorre o óleo para um balde. O óleo é para rejeitar num sitio apropriado.

3º desapertar os 2 parafusos que fixam a pinça aos eixos e retirar a pinça. Fazer uma pinça de cada vez, ou no caso de tirar as duas pinças, marcar a direita e a esquerda para voltar a montar na posição correta. Quando faço dois trabalhos iguais, nunca faço os dois ao mesmo tempo. Primeiro desmonto e monto um e só depois pego no outro. Assim se não me lembrar como se monta, tenho a outra peça como referência.

4º Retirar os calços, desapertar os parafusos da pinça excepto os sangradores e separar todas as partes

Se repararem nesta imagem, o êmbolo da direita só tem o aro do vedante à volta o êmbolo. O êmbolo esquerdo tem o aro e a borracha que liga ao êmbolo

5º retirar os êmbolos com a ajuda de um compressor

Eu usei 3 tabuas velhas que tinha em casa. Coloquei 3 tabuas no sitio dos calços para evitar que os êmbolos saiam completamente. Com uma pistola de ar, ligada ao compressor, sopro no furo onde aperta o parafuso banjo. A pressão criada pela pistola empurra os êmbolos e estes saem. Por isso é que se deve deixar os sangradores e usar a tábua. Caso não use a tábua, sai o primeiro êmbolo, perde a pressão e não consegue tirar o segundo êmbolo. A tabua impede que o primeiro êmbolo saia completamente e mantém a pressão para empurrar o segundo êmbolo.

6º Limpar todas as peças muito bem e inspecionar. Caso exista corrosão nos êmbolos, devem ser mudados.

A ranhura que se vê no êmbolo é onde vai encaixar um dos lados do retentor

7º Aproveitar para pintar as pinças em vermelho, tinta própria para travões

8º Colocar o retentor no sitio, eu usei um taco de madeira para ir batendo aos poucos até estar encaixado. Depois colocar os êmbolos por dentro dos retentores até encaixar na ranhura. Este processo não é muito fácil pois os retentores são justos. Convém usar lubrificante. Eu usei óleo de travões.

9º Montar restantes peças. Não tirei fotos, mas é um processo muito fácil e intuitivo. Se não se lembrarem de alguma coisa, têm a outra pinça ainda montada para tirarem dúvidas. Eu usei massa de cobre nos deslizadores laterais (acho que é assim que se chama).

10º Colocar a pinça no sitio e apertar o tubo do travão com o parafuso banjo. Colocar a roda no sitio.

11º Virar a direção completamente para um lado e confirmar que o tubo do travão não bate em nada. Virar a direção completamente para o outro lado e voltar a confirmar.

Este ultimo passo foi inventado por mim. Se repararem, tenho o pneu sujo com óleo. Isto porque tinha medo que o tubo batesse na roda, então puxava-o para dentro. Quando virava a direção toda para o lado direito, o tubo batia no amortecedor e desapertava o parafuso. Aconteceu no acampamentumm e no xurrascumm. Depois de corrigida a situação nunca mais tive esse problema.

12º Sangrar os travões. Espero um dia destes fazer um DIY sobre isso.

Pedro Faria
Barcelos

Edited by - herrdoctor on 10 July 2019 23:55:48

Aldeia
Moderator

Portugal
5879 Posts

Posted - 11 July 2019 :  08:37:57  Show Profile Send Aldeia a Private Message  Reply with Quote
Muito bem! Por acaso tivemos essa biscatada este fim de semana. Este DIY tinha dado jeito.

UMM abraço

j.aldeia

Go to Top of Page

herrdoctor
UMM

Portugal
383 Posts

Posted - 11 July 2019 :  12:21:12  Show Profile Send herrdoctor a Private Message  Reply with Quote
Ótimo, assim podes confirmar a informação. Eu já fiz à bastante tempo. Acho que inventei no tamanho das chaves.

PS: Este diy é só para pinças vermelhas. Se quiseres pintar de outra cor tem que ser outro diy.

Pedro Faria
Barcelos
Go to Top of Page

Eduardo Filipe
UMMzão

Portugal
5212 Posts

Posted - 11 July 2019 :  13:29:25  Show Profile Send Eduardo Filipe a Private Message  Reply with Quote
Bom tópico, mas para quem não tiver "Jeitinho" para estas coisas, o melhor é pensar duas vezes antes de se meter nelas.

Sócio do Clube UMM nº 263

Um Abraço UMM
Eduardo Filipe

Posso não voltar..., mas vou!

Go to Top of Page

Aldeia
Moderator

Portugal
5879 Posts

Posted - 11 July 2019 :  19:14:15  Show Profile Send Aldeia a Private Message  Reply with Quote
Se os pistões não estiverem presos, acaba por ser simples. Se estão agarrados então é mais complicado.

Em vez de pintar, estou a pensar mandar zincar ou niquelar as minhas. Fica uma protecão mais resistente ao calor que a pintura.

UMM abraço

j.aldeia

Go to Top of Page
   Topic Next Topic  
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Jump To:
ForUMM © © 2000 - 2010 ForumCo.com Go To Top Of Page
This page was generated in 0.09 seconds. Powered By: ForumCo v3.4.05
RSS Feed 1 RSS Feed 2