ForUMM
ForUMM
Home | Profile | Register | Active Topics | Active Polls | Members | Private Messages | Search | FAQ
Username:
Password:
Save Password
Forgot your Password?

 All Forums
 Departamento técnico
 Diferenciais e transmissões
 Calculo da relação ideal do diferencial
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Next Page
Author  Topic Next Topic
Page: of 2

herrdoctor
UMM


Portugal
334 Posts

Posted - 26 April 2019 :  10:08:05  Show Profile Send herrdoctor a Private Message  Reply with Quote
Bom dia, ontem acidentalmente descobri o seguinte:

- quando se muda o tamanho dos pneus, deve-se alterar a relação dos diferenciais para que o comportamento do carro não seja afectado.

Ok, até aqui já sabia, a explicação toda a gente sabe, maior velocidade do que a indicada, etc, num carro automático pode ser um verdadeiro problema, bla bla bla.

O que não sabia era como calcular a relação adequada conforme o aumento dos pneus:

Relação ideal = tamanho pneus novos x relação existente / tamanho pneus antigos

Ora, assim sendo, num umm turbo, com relação 4,88 e pneus 29 de origem, se alterar para pneus 32 dá o seguinte:

32 x 4,88 / 29 = 5,38

Ou seja, na teoria, eu tenho relações atmosféricas, coloquei pneus 32 e tinha pneus 29. Pelas contas vou ficar com um comportamento semelhante a um umm turbo com pneus 29.

Na prática, alguém me pode confirmar isso?

Já alguém fez essa alteração? Já alguém andou num umm com relaçoes atmosféricas e pneus 32 e num umm relações turbo com pneus 29 e possa confirmar isso?


Pedro Faria
Barcelos

NMoutinho
UMM



Portugal
635 Posts

Posted - 26 April 2019 :  11:56:56  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
Boa! vou acompanhar isto, é pertinente e interessante.
Sou menino para quando tiver o turbo a circular com pneus 31, fazer umas trocas baldrocas com os pneus originais do atmosférico no turbo, e vice-versa, para sentir diferenças, pelo menos de velocímetro.

Go to Top of Page

herrdoctor
UMM



Portugal
334 Posts

Posted - 26 April 2019 :  12:50:24  Show Profile Send herrdoctor a Private Message  Reply with Quote
O meu está com um andamento muito bom e ainda faltam os kits todos do terrax4. Quando levar isso, nem quero imaginar.

Estou a ponderar colocar eixos do turbo, mas tenho pena de tirar os meus. Quero alguma velocidade de ponta mas não quero perder a pica de andar nos caminhos da aldeia e os outros carros não me acompanharem. Espero opiniões dos conhecedores

Pedro Faria
Barcelos

Edited by - herrdoctor on 26 April 2019 14:25:42
Go to Top of Page

Aldeia
Moderator



Portugal
5849 Posts

Posted - 26 April 2019 :  13:19:10  Show Profile Send Aldeia a Private Message  Reply with Quote
Sim é mesmo assim. Eu tinha 32/11.5R15 com relações 5.38 e agora tenho os 235/75R15 com relação 4.88.

É praticamente a mesma coisa, não notei diferenças relevantes. Apenas tive a impressão que com o setup mais curto o carro ainda assim era ligeiramente mais nervoso, mas era uma coisa mínima mesmo, ao nível de uma ligeira impressão.

UMM abraço

j.aldeia


Go to Top of Page

Aldeia
Moderator



Portugal
5849 Posts

Posted - 26 April 2019 :  13:27:25  Show Profile Send Aldeia a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by herrdoctor

O meu está com um andamento muito bom e ainda faltam os kits todos do terrax4. Quando levar isso, nem quero imaginar.

Estou a ponderar colocar eixos do turbo, mas tenho pena de tirar os meus. Quero alguma velocidade de ponta mas não quero perder a poça de andar nos caminhos da aldeia é os outros carris não me acompanharem. Espero opiniões dos conhecedores

Pedro Faria
Barcelos



Com os kits que lhe vais montar, pode bem com a 4.88. Contudo se não pretendes fazer viagens longas em auto-estrada deverias ter um pouco mais de calma antes de fazer essa alteração.

Vais ganhar (salvo erro) uns 8% de velocidade, é bastante não pela velocidade, mas pelo trabalhar do motor que fica mais suave. Contudo em contrapartida, o esforço sobre a transmissão em global (desde embraiagem até ao eixo) também é maior. O motor em subidas também tem um pouco mais de esforço e com o veneno que lhe vais aplicar tende a aquecer se não tens juízo.

A minha sugestão seria arranjar um diferencial turbo emprestado para montar atrás e experimentar durante 1 ou duas semanas. Assim tens uma noção realista de como fica o teu UMM. Não sei se o Bruno tem algum que te possa ceder, eu sei que tenha um em bom estado para os lados de Vila Real, como está a encarnar um UMM não deve necessitar dele, mas não sei se terás sorte, é conhecido por ter fraco feitio e não pagar as dividas à esposa.



UMM abraço

j.aldeia


Go to Top of Page

NMoutinho
UMM



Portugal
635 Posts

Posted - 26 April 2019 :  14:32:25  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by Aldeia

quote:
Originally posted by herrdoctor

O meu está com um andamento muito bom e ainda faltam os kits todos do terrax4. Quando levar isso, nem quero imaginar.

Estou a ponderar colocar eixos do turbo, mas tenho pena de tirar os meus. Quero alguma velocidade de ponta mas não quero perder a poça de andar nos caminhos da aldeia é os outros carris não me acompanharem. Espero opiniões dos conhecedores

Pedro Faria
Barcelos



Com os kits que lhe vais montar, pode bem com a 4.88. Contudo se não pretendes fazer viagens longas em auto-estrada deverias ter um pouco mais de calma antes de fazer essa alteração.

Vais ganhar (salvo erro) uns 8% de velocidade, é bastante não pela velocidade, mas pelo trabalhar do motor que fica mais suave. Contudo em contrapartida, o esforço sobre a transmissão em global (desde embraiagem até ao eixo) também é maior. O motor em subidas também tem um pouco mais de esforço e com o veneno que lhe vais aplicar tende a aquecer se não tens juízo.

A minha sugestão seria arranjar um diferencial turbo emprestado para montar atrás e experimentar durante 1 ou duas semanas. Assim tens uma noção realista de como fica o teu UMM. Não sei se o Bruno tem algum que te possa ceder, eu sei que tenha um em bom estado para os lados de Vila Real, como está a encarnar um UMM não deve necessitar dele, mas não sei se terás sorte, é conhecido por ter fraco feitio e não pagar as dividas à esposa.



UMM abraço

j.aldeia






Mau feitio é o senhor que rouba cilindrado às viaturas!
Se forre há uns 2 ou 3 meses atrás emprestava sem problema nenhum, pois a mobilização era escassa ou nenhuma.
Neste momento está prestes a ir para a pintura, e depois da pintura em poucos dias deve estar pronto para ir ao IPO.

Quanto às dividas, serão pagas a seu tempo.

Go to Top of Page

NMoutinho
UMM



Portugal
635 Posts

Posted - 26 April 2019 :  14:33:36  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by NMoutinho

quote:
Originally posted by Aldeia

quote:
Originally posted by herrdoctor

O meu está com um andamento muito bom e ainda faltam os kits todos do terrax4. Quando levar isso, nem quero imaginar.

Estou a ponderar colocar eixos do turbo, mas tenho pena de tirar os meus. Quero alguma velocidade de ponta mas não quero perder a poça de andar nos caminhos da aldeia é os outros carris não me acompanharem. Espero opiniões dos conhecedores

Pedro Faria
Barcelos



Com os kits que lhe vais montar, pode bem com a 4.88. Contudo se não pretendes fazer viagens longas em auto-estrada deverias ter um pouco mais de calma antes de fazer essa alteração.

Vais ganhar (salvo erro) uns 8% de velocidade, é bastante não pela velocidade, mas pelo trabalhar do motor que fica mais suave. Contudo em contrapartida, o esforço sobre a transmissão em global (desde embraiagem até ao eixo) também é maior. O motor em subidas também tem um pouco mais de esforço e com o veneno que lhe vais aplicar tende a aquecer se não tens juízo.

A minha sugestão seria arranjar um diferencial turbo emprestado para montar atrás e experimentar durante 1 ou duas semanas. Assim tens uma noção realista de como fica o teu UMM. Não sei se o Bruno tem algum que te possa ceder, eu sei que tenha um em bom estado para os lados de Vila Real, como está a encarnar um UMM não deve necessitar dele, mas não sei se terás sorte, é conhecido por ter fraco feitio e não pagar as dividas à esposa.



UMM abraço

j.aldeia






Mau feitio é o senhor que rouba cilindrada às viaturas!
Se forre há uns 2 ou 3 meses atrás emprestava sem problema nenhum, pois a mobilização era escassa ou nenhuma.
Neste momento está prestes a ir para a pintura, e depois da pintura em poucos dias deve estar pronto para ir ao IPO.

Quanto às dividas, serão pagas a seu tempo.





Go to Top of Page

herrdoctor
UMM



Portugal
334 Posts

Posted - 26 April 2019 :  14:34:02  Show Profile Send herrdoctor a Private Message  Reply with Quote
Vou seguir o teu conselho. Acho que consigo um eixo traseiro para trás turbo. O problema é que tenho que substituir as bases e os Us porque os meus eixos são GKN. E depois voltar a lixar e a pintar tudo. E rezar para que no minimo venha igual ao meu.

Pedro Faria
Barcelos
Go to Top of Page

herrdoctor
UMM



Portugal
334 Posts

Posted - 26 April 2019 :  14:36:51  Show Profile Send herrdoctor a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by NMoutinho

quote:
Originally posted by Aldeia

quote:
Originally posted by herrdoctor

O meu está com um andamento muito bom e ainda faltam os kits todos do terrax4. Quando levar isso, nem quero imaginar.

Estou a ponderar colocar eixos do turbo, mas tenho pena de tirar os meus. Quero alguma velocidade de ponta mas não quero perder a poça de andar nos caminhos da aldeia é os outros carris não me acompanharem. Espero opiniões dos conhecedores

Pedro Faria
Barcelos



Com os kits que lhe vais montar, pode bem com a 4.88. Contudo se não pretendes fazer viagens longas em auto-estrada deverias ter um pouco mais de calma antes de fazer essa alteração.

Vais ganhar (salvo erro) uns 8% de velocidade, é bastante não pela velocidade, mas pelo trabalhar do motor que fica mais suave. Contudo em contrapartida, o esforço sobre a transmissão em global (desde embraiagem até ao eixo) também é maior. O motor em subidas também tem um pouco mais de esforço e com o veneno que lhe vais aplicar tende a aquecer se não tens juízo.

A minha sugestão seria arranjar um diferencial turbo emprestado para montar atrás e experimentar durante 1 ou duas semanas. Assim tens uma noção realista de como fica o teu UMM. Não sei se o Bruno tem algum que te possa ceder, eu sei que tenha um em bom estado para os lados de Vila Real, como está a encarnar um UMM não deve necessitar dele, mas não sei se terás sorte, é conhecido por ter fraco feitio e não pagar as dividas à esposa.



UMM abraço

j.aldeia






Mau feitio é o senhor que rouba cilindrado às viaturas!
Se forre há uns 2 ou 3 meses atrás emprestava sem problema nenhum, pois a mobilização era escassa ou nenhuma.
Neste momento está prestes a ir para a pintura, e depois da pintura em poucos dias deve estar pronto para ir ao IPO.

Quanto às dividas, serão pagas a seu tempo.





Nuno, és tu o tipo de vila real? Nunca chegava lá.......

Pedro Faria
Barcelos
Go to Top of Page

Aldeia
Moderator



Portugal
5849 Posts

Posted - 26 April 2019 :  16:07:54  Show Profile Send Aldeia a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by NMoutinho

quote:
Originally posted by Aldeia

quote:
Originally posted by herrdoctor

O meu está com um andamento muito bom e ainda faltam os kits todos do terrax4. Quando levar isso, nem quero imaginar.

Estou a ponderar colocar eixos do turbo, mas tenho pena de tirar os meus. Quero alguma velocidade de ponta mas não quero perder a poça de andar nos caminhos da aldeia é os outros carris não me acompanharem. Espero opiniões dos conhecedores

Pedro Faria
Barcelos



Com os kits que lhe vais montar, pode bem com a 4.88. Contudo se não pretendes fazer viagens longas em auto-estrada deverias ter um pouco mais de calma antes de fazer essa alteração.

Vais ganhar (salvo erro) uns 8% de velocidade, é bastante não pela velocidade, mas pelo trabalhar do motor que fica mais suave. Contudo em contrapartida, o esforço sobre a transmissão em global (desde embraiagem até ao eixo) também é maior. O motor em subidas também tem um pouco mais de esforço e com o veneno que lhe vais aplicar tende a aquecer se não tens juízo.

A minha sugestão seria arranjar um diferencial turbo emprestado para montar atrás e experimentar durante 1 ou duas semanas. Assim tens uma noção realista de como fica o teu UMM. Não sei se o Bruno tem algum que te possa ceder, eu sei que tenha um em bom estado para os lados de Vila Real, como está a encarnar um UMM não deve necessitar dele, mas não sei se terás sorte, é conhecido por ter fraco feitio e não pagar as dividas à esposa.



UMM abraço

j.aldeia






Mau feitio é o senhor que rouba cilindrado às viaturas!
Se forre há uns 2 ou 3 meses atrás emprestava sem problema nenhum, pois a mobilização era escassa ou nenhuma.
Neste momento está prestes a ir para a pintura, e depois da pintura em poucos dias deve estar pronto para ir ao IPO.

Quanto às dividas, serão pagas a seu tempo.





Aproveita enquanto te deixa pagar com o corpo....

UMM abraço

j.aldeia


Go to Top of Page

LuisPSilva
UMM



Portugal
236 Posts

Posted - 26 April 2019 :  21:00:46  Show Profile Send LuisPSilva a Private Message  Reply with Quote
Tudo certíssimo até à data.

E baralhando ainda mais as ideias.... pode-se chegar a um bom compromisso com a escolha de um volante de motor.

Tudo depende do objetivo final.

Podes ter um UMM com relações longas e pneus 33 e estar super rápido a subir de rotação mas a perder binário em alta rotação.

Se quiseres viajar, é volante pesado e rodas grandes. O motor vai aguentar e consumir bem menos a rotação alta. Vais é ficar com o dito mais molengão a subir rotação.

Por exemplo eu tenho pneus 31, relações atm e volante atm.
Go to Top of Page

rjoina
UMM



Portugal
571 Posts

Posted - 27 April 2019 :  01:23:30  Show Profile Send rjoina a Private Message  Reply with Quote
Então e quem me ajuda a fazer as contas para o meu cournil
Pneus 33
Motor 2.1td com volante do xm mais pequeno que do 605
Com caixa de 5



Aveiras a concelho
Go to Top of Page

herrdoctor
UMM



Portugal
334 Posts

Posted - 27 April 2019 :  14:17:17  Show Profile Send herrdoctor a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by LuisPSilva

Tudo certíssimo até à data.

E baralhando ainda mais as ideias.... pode-se chegar a um bom compromisso com a escolha de um volante de motor.

Tudo depende do objetivo final.

Podes ter um UMM com relações longas e pneus 33 e estar super rápido a subir de rotação mas a perder binário em alta rotação.

Se quiseres viajar, é volante pesado e rodas grandes. O motor vai aguentar e consumir bem menos a rotação alta. Vais é ficar com o dito mais molengão a subir rotação.

Por exemplo eu tenho pneus 31, relações atm e volante atm.




Aí ja estamos a falar de coisas muito avançadas. Estas contas são principalmente para os carros automáticos, porque se alterares os pneus e não alterares as relações corres o risco de para a mesma velocidade de cruzeiro ires numa faixa de rotação mais baixa e que coincide com a troca de mudança e o carro anda sempre a meter e a tirar mudanças mal toque no acelerador.

Eu achava a minha velocidade de cruzeiro baixa, a partir de 90km é desagradável de conduzir. Troquei os pneus 29 por uns 32 e em termos de velocidade essa troca é quase equivalente a trocar a relação atmosférica pela do turbo. Assim fico com a velocidade de ponta do turbo sem ter que trocar a relação.

Acho que as contas só se referem mesmo à relação velocidade/rpm.

Agora existem inumeras alterações que afectam outras variantes. E aí o melhor é abrir outro tópico

Pedro Faria
Barcelos
Go to Top of Page

Eduardo Filipe
UMMzão



Portugal
5142 Posts

Posted - 27 April 2019 :  17:27:40  Show Profile Send Eduardo Filipe a Private Message  Reply with Quote
Relação de diferencial: você sabe como funciona?



Para toda velocidade é necessária uma certa quantia de potência do motor, que é definido pela resistência do arrasto aerodinâmico do carro e do atrito com o solo. Em termos off-road contamos também com a resistência ou os desníveis do terreno. O que define o desempenho do Jeep em off-road, além da potência do motor é, principalmente, a relação do diferencial do jipe. Por exemplo: um diferencial com uma relação "longa", em trilha, muitas vezes requer mais potência e torque para locomover o veículo do que outro com uma relação "curta". Por outro lado, em deslocamentos em rodovias, um jipe com uma relação mais longa roda mais e com o motor em baixo giro, enquanto outro com relação curta precisa manter o motor em alto giro para manter a mesma velocidade. Qual então é a relação certa? Sempre vai depender do uso que você vai dar ao seu carro. Um jipe que desenvolve mais ou um que 'sobe em coqueiro'.

As expressões 'relação curta' e 'longa' se referem às relações de transmissão dos diferenciais. Uma relação de transmissão alta, que transforma muita rotação em poucas é chamada de 'curta' é dá ao carro mais força nas arrancadas e subidas. Já uma relação baixa, é chamada de longa e deixa o carro mais 'fraco' mas com desenvolvimento de velocidade final maior.

Para exemplificar, vamos citar o diferencial Dana 44 do Jeep Willys. Uma das relações mais comuns é a relação 43:8 que significa que a coroa tem 43 dentes e o pinhão 8. A relação desta combinação também é expressa pela divisão matemática de 43/8 - número de dentes da coroa dividido pelo número de dentes do pinhão - o que neste caso é 5.375. Podemos dizer com este número que o pinhão tem que girar 5,375 vezes para que a coroa complete uma volta. Como o valor 5,38 é alto, esta relação é chamada de 'curta'. Uma das relações do diferencial da F-1000 é a 46:13 que resulta em uma relação de transmissão de 3,54, uma relação longa.

No caso do diferencial Dana 44, existem no Brasil oito relações de transmissão diferentes que equipam de jipes a F-1000. A razão de tantas relações diferentes está na necessidade das montadoras em adequar uma relação específica para cada veículo. Isto acaba possibilitando também a mudança da relação do diferencial original. Mas porque alterar a relação do jipe?




Atualmente, são poucos os jipes que rodam com os pneus originais e a maioria dos 'jipeiros' opta por usar pneus maiores. No caso do Jeep por exemplo, quase não se vê os pneus originais, o militar 6.00 x 16. A grande maioria usa pneus com tamanho 7.50 x 16. O que acontece é que se altera a relação de transmissão desde o cardã até o solo. A relação diferencial não mudou mas mesmo assim a relação total ficou mais longa. Isto se deve ao fato de que o perímetro do pneu ser maior. Trocando em miúdos, com a mesma quantidade de voltas do cardã, o Jeep andou um espaço maior. No caso dos pneus 7.50 x 16, a diferença só é sensível logo após a troca dos pneus pois logo se acostuma com o novo desempenho do Jeep, que caiu devido à necessidade de maior torque. Quanto maior o pneu, maior será a queda. Com certeza, com um pneu 35x12,5 esta queda vai se tornar preocupante. O Jeep simplesmente não tem mais força para arrancar em terreno acidentado, sendo necessário o uso da reduzida. E está aí a solução: é preciso reduzir mais a relação coroa - pinhão para conseguir reduzir a relação de transmissão final. Quem usa a relação 44:9 pode experimentar a relação 43:8 ou 53:9.

Existe ainda outra possibilidade em que a mudança da relação é necessária: substituição do motor. É comum a troca de motores originais por modelos mais potentes e neste casos, quando o novo conjunto motor / caixa fica muito reduzido é indicada a mudança na relação do diferencial. Vale lembrar também, que estas duas modificações - motor mais potente e pneus maiores -, muito comum quando o assunto é adaptações, pode não comprometer a relação final do carro já que o novo motor deixa o carro mais reduzido mas o pneu maior compensa a diferença deixando a relação próxima à original.

Será que isto ajuda em alguma coisa...!!!



Sócio do Clube UMM nº 263

Um Abraço UMM
Eduardo Filipe

Posso não voltar..., mas vou!




Go to Top of Page

herrdoctor
UMM



Portugal
334 Posts

Posted - 28 April 2019 :  12:32:42  Show Profile Send herrdoctor a Private Message  Reply with Quote
Fogo, eu só queria uma desculpa para não mudar os diferenciais e vou acabar com um curso de engenharia.

Ok, eu mudei os pneus de 29 para 32. Mas mudei o motor de atmosférico para turbo e ainda vai levar muita vitamina.

O uso vai ser 60% estradas secundárias, 20% monte é 20% autoestrada.

O melhor é ter calma e testar.

Pedro Faria
Barcelos
Go to Top of Page

Eduardo Filipe
UMMzão



Portugal
5142 Posts

Posted - 30 April 2019 :  13:57:56  Show Profile Send Eduardo Filipe a Private Message  Reply with Quote
E como mais ninguém comentou, o que é o normal, acho que as dúvidas ficaram todas tiradas...!!!
Afinal Pedro em que é que a coisa vai ficar, "tiro ou não tiro"...!!!

Sócio do Clube UMM nº 263

Um Abraço UMM
Eduardo Filipe

Posso não voltar..., mas vou!




Go to Top of Page
Page: of 2  Topic Next Topic  
Next Page
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Jump To:
ForUMM © © 2000 - 2010 ForumCo.com Go To Top Of Page
This page was generated in 0.24 seconds. Powered By: ForumCo v3.4.05
RSS Feed 1 RSS Feed 2
Powered by ForumCo 2000-2008
TOS - AUP - URA - Privacy Policy