ForUMM
ForUMM
Home | Profile | Register | Active Topics | Active Polls | Members | Private Messages | Search | FAQ
Username:
Password:
Save Password
Forgot your Password?

All Forums
 Restauros
 Restauro de UMM's
 Restauro UMM Longo 5 portas
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Next Page
Author Previous Topic Topic Next Topic
Page: of 2

Passarinho
UMMzão

Portugal
3990 Posts

Posted - 26 February 2019 :  22:49:51  Show Profile  Visit Passarinho's Homepage Send Passarinho a Private Message  Reply with Quote
Boa tarde

Venho apresentar o restauro de um longo de 5 portas que já há algum tempo que tenho em mãos. Para já chama-se apenas “longo de 5 portas”, pois ainda não consegui sincronizar os meus neurónios para o baptizar apropriadamente. Se alguém quiser por a imaginação a trabalhar e me quiser ajudar nesse sentido, fica desde já nomeado o Padrinho oficial do UMM (as letras da matricula são "XM", pode ajudar!)

Vamos então ás fotos:

O estado em que ele se apresentava quando o comprei:

Cumprimentos,

Passarinho

You must be logged in to see this link.
geral@pecas-umm.com

Edited by - Passarinho on 26 February 2019 23:21:54

Passarinho
UMMzão

Portugal
3990 Posts

Posted - 26 February 2019 :  22:50:19  Show Profile  Visit Passarinho's Homepage Send Passarinho a Private Message  Reply with Quote

Este carro foi alvo de algumas alterações tais como:

- Aplicação de uma capota de lona chassis longo de 3 portas. Para que fosse permitido o “abrir de portas” traseiras com a lona, foram cortadas as portas a meio, assim como os pilares B do chassis

- aplicação de um motor turbo e periféricos

Desde logo decidi a conversão de capota de lona para capota rígida. Possivelmente este carro deveria ter sido equipado de origem com capota rígida com tejadilho em fibra, com a “bossa” a meio e vidros alpinos. Além dessa capota ser difícil de encontrar, esteticamente não é a minha favorita. Decidi então optar por uma alternativa que me parece mais elegante: um tejadilho paralelo ao chassis, tal como nos chassis curtos. Foram então usados 2 tejadilhos “chassis Curto” para serem emendados e darem assim origem a um tejadilho longo.

Depois de desmontada a capota, uma analise mais aprofundada ao estado do carro.

As primeiras más noticias, chapa central traseira, pousa pés do passageiro e chapa base da bateria com bastante oxidação.

Substituição das chapas estragadas por chapa nova:

Cumprimentos,

Passarinho

geral@pecas-umm.com
Go to Top of Page

Passarinho
UMMzão

Portugal
3990 Posts

Posted - 26 February 2019 :  22:50:37  Show Profile  Visit Passarinho's Homepage Send Passarinho a Private Message  Reply with Quote

Felizmente tinha lá no armazém uns pilares B novos, vieram mesmo a calhar!!

Cumprimentos,

Passarinho

geral@pecas-umm.com
Go to Top of Page

Passarinho
UMMzão

Portugal
3990 Posts

Posted - 26 February 2019 :  22:51:01  Show Profile  Visit Passarinho's Homepage Send Passarinho a Private Message  Reply with Quote
Os tejadilhos cortados e emendados:

As primeiras aplicações de primário:

Cumprimentos,

Passarinho

geral@pecas-umm.com
Go to Top of Page

Passarinho
UMMzão

Portugal
3990 Posts

Posted - 26 February 2019 :  22:51:26  Show Profile  Visit Passarinho's Homepage Send Passarinho a Private Message  Reply with Quote
Numa primeira fase foi escolhido pintar o carro em vermelho ferrari e tejadilho preto.

Os primeiros ensaios em vermelho:

Entretanto a parte mecânica:

Inicialmente a opção Indenor. Estava já em calha um motor 2.5TD com uma configuração de periféricos igual ás que tenho feito nos meus UMM’s..
Mas como este carro vai ser essencialmente usado para estrada, comecei a ponderar uma solução não tão agressiva, mas mais confortavel, mais suave, com bons consumos e mais elasticidade de binário. A escolha previsível foi o 2.1 TD XUD que equipou o Alter 2000. Comprei o motor, preparei-o a nível de periféricos, preparei-o para a montagem, mas….. (tem sempre que haver um mas..)

A aplicação não era assim tão fácil. Apenas iria ter facilidade na aplicação do motor com a caixa, quase todos os periféricos do motor 2.1TD teriam que sofrer ligeiras alterações.

Uma vez que praticamente iria ter que desenvolver uma aplicação de raíz, fiz algumas pesquisas, trocar impressões com vários amigos/mecânicos, decidi optar por outra solução. Outro solução com mais garantias de fiabilidade, consumo, binário, elasticidade, eficácia e versatilidade. Escolhi finalmente o motor VW TDI 130 cv. Depois de adquirido todo o swap para aplicação, tive que definir como iria fazer a digestão do binário do motor. Nesta parte optei por manter o conjunto de caixas originais Alter 2. Comecei então o casamento do motor com a caixa de velocidades UMM. Volante e prensa originais VW e garfo de embraiagem UMM alterado para acopolamento com o rolamento de encosto VW. Penso que a caixa vai aguentar, uma vez que vou manter os 130 cvs originais, não vou alterar parâmetros.

Aplicação do motor VW com a cloche da caixa de velocidades UMM:

Entretanto já todo pintado na versão final, mas com a intenção assumida pelo pintor de dar uma segunda pintura, uma vez que tinham aparecido algumas imperfeições.

Cumprimentos,

Passarinho

geral@pecas-umm.com
Go to Top of Page

Passarinho
UMMzão

Portugal
3990 Posts

Posted - 26 February 2019 :  22:52:25  Show Profile  Visit Passarinho's Homepage Send Passarinho a Private Message  Reply with Quote
Decididamente, não gostei do aspecto final. não sei, mas sentia que aquele carro merecia mais.

Uma vez que o pintor iria pintar novamente o carro, decidi aproveitar para mudar a cor. Por muito bem que ficasse, iria sempre olhar para ele e pensar: “e se…..?”

Então mais vale tarde do que nunca! Carrega novamente para o pintor com outro irmão mais pequeno.

Vamos ao verde que já é conhecido por alguns Ummistas:

(aquele remendo tosco ao lado da tampa do gasóleo está lá propositadamente, ando a magicar uma aplicação futura em que ele me vai dar jeito)

E pronto, neste momento, gosteri!!

Para já está nesta fase. Brevemente mais novidades!

Cumprimentos,

Passarinho

geral@pecas-umm.com

Edited by - Passarinho on 26 February 2019 23:23:45
Go to Top of Page

migumm
UMM

Portugal
303 Posts

Posted - 26 February 2019 :  23:18:10  Show Profile Send migumm a Private Message  Reply with Quote
Gosto muito do que vi parabéns, com muita pena be não ver todas as fotos..

Cummps miguel esteves

Miguel esteves
Go to Top of Page

Passarinho
UMMzão

Portugal
3990 Posts

Posted - 26 February 2019 :  23:25:17  Show Profile  Visit Passarinho's Homepage Send Passarinho a Private Message  Reply with Quote
Obrigado pelo feddback, Miguel.

quando ás fotos, consigo visualizar todas. Já tentaste fazer um refresh?

Cumprimentos,

Passarinho

geral@pecas-umm.com
Go to Top of Page

Eduardo Filipe
UMMzão

Portugal
5212 Posts

Posted - 26 February 2019 :  23:25:38  Show Profile Send Eduardo Filipe a Private Message  Reply with Quote
Verde...!!!????

Saíste me cá um vira casacas...!!!

Sócio do Clube UMM nº 263

Um Abraço UMM
Eduardo Filipe

Posso não voltar..., mas vou!

Go to Top of Page

Passarinho
UMMzão

Portugal
3990 Posts

Posted - 26 February 2019 :  23:39:10  Show Profile  Visit Passarinho's Homepage Send Passarinho a Private Message  Reply with Quote
Vermelho só no nosso Glorioso, Eduardo! :)

Cumprimentos,

Passarinho

geral@pecas-umm.com

Edited by - Passarinho on 26 February 2019 23:41:11
Go to Top of Page

NMoutinho
UMM

Portugal
668 Posts

Posted - 27 February 2019 :  09:51:46  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
f*da-se borras-te a pintura toda...
Na cor e na capota...

Mas força com isso, tem bom aspecto o trabalho realizado.

Go to Top of Page

Aldeia
Moderator

Portugal
5880 Posts

Posted - 27 February 2019 :  10:04:54  Show Profile Send Aldeia a Private Message  Reply with Quote
Bom trabalho Filipe. Os meus pilares B são aparafusados. Os teus são soldados? Curiosamente já vi restauros em que não desmontavam esses pilares e não percebi porquê.

Por acaso gosto mais da nova cor (clubismos à parte).

Esse motor vai ficar bom, boa escolha.

UMM abraço

j.aldeia

Go to Top of Page

JummP
UMM

Portugal
1573 Posts

Posted - 27 February 2019 :  11:23:01  Show Profile Send JummP a Private Message  Reply with Quote
bela máquina

Gosto muito de vermelho mas num UMM também não seria minha escolha
Acho que esta cor fica bem melhor e já lhe podes chamar Green Hornet
O motor também me parece uma boa escolha, com fiabilidade reconhecida
e a potencia de "fabrica" adequada ao UMM e com facilidade futura em encontrar peças de reposição

continuação de bom restauro

Jorge Portela
Póvoa de Varzim

[/url]
Go to Top of Page

Passarinho
UMMzão

Portugal
3990 Posts

Posted - 27 February 2019 :  11:23:23  Show Profile  Visit Passarinho's Homepage Send Passarinho a Private Message  Reply with Quote
Nuno Moutinho,

vermelho é para os Ferraris e para o meu Lancia HF turbo. no UMM, decididamente não! Mas, Obviamente cada um com o seu gosto!

Cumprimentos,

Passarinho

geral@pecas-umm.com
Go to Top of Page

Passarinho
UMMzão

Portugal
3990 Posts

Posted - 27 February 2019 :  11:25:27  Show Profile  Visit Passarinho's Homepage Send Passarinho a Private Message  Reply with Quote
Aldeia,

estes pilares foram soldados, nem sequer ponderei a possibilidade de fixação pois nem o chassis tinha furação nem os suportes. mas podia ter sido um caso a pensar.

Cumprimentos,

Passarinho

geral@pecas-umm.com
Go to Top of Page

Passarinho
UMMzão

Portugal
3990 Posts

Posted - 27 February 2019 :  11:26:37  Show Profile  Visit Passarinho's Homepage Send Passarinho a Private Message  Reply with Quote
Jorge Portela,

já fica um nome de batismo na calha!

Obrigado!

Cumprimentos,

Passarinho

geral@pecas-umm.com
Go to Top of Page
Page: of 2 Previous Topic Topic Next Topic  
Next Page
 New Topic  Reply to Topic