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NMoutinho
UMM



Portugal
635 Posts

Posted - 28 November 2018 :  08:41:33  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
Esqueçam lá esses restauros de colecção ou “zé frisinho” como diz o conhecido Youtuber Brasileiro Marcelo Tonela.
O chassi não está assim tão mau, e a restante pintura que fica é sempre boa para garantir o tratamento da chapa, se tiro a pintura que está boa, só estou a retirar o bom para deixar a nu o que nunca vou conseguir fazer em modo caseiro.
Se retirar todos os podres, retirar toda a ferrugem e aplicar o respectivo primário e o flitcoat, a pintura fica na mesma garantida.
Fazer isso não é mais do que um capricho dispendioso e demorado, tendo em conta o estado em que se encontra, justificava-se isso para um caso mais degradado.
É que se me ponho com todos esses perfeccionismos de carro de estufa e de coleção daqui a pouco passam-se 2 ou 3 anos a restaurar um carro, e depois das duas uma acabo por nem usar o carro para não estragar pois o trabalho e a despesa é avantajada, ou então os pormenores são tantos, com capricho daqui, capricho da li, é só mais isto e aquilo e passam meia dúzia de anos e a obra cai em saturação e fica tudo embargado por falta de tempo, dinheiro e paciência.

Entretanto para que as humidades da época não danifiquem o que já foi feito, há que cobrir a capa já tratada antes que volte a ganhar ferrugem.

[url=https://postimg.cc/5QYZWKtQ][/url]

[url=https://postimg.cc/CBK3mxTN][/url]

[url=https://postimg.cc/BtjWFbCZ][/url]

[url=https://postimg.cc/TLHZSvTX][/url]



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Aldeia
Moderator



Portugal
5849 Posts

Posted - 28 November 2018 :  15:40:25  Show Profile Send Aldeia a Private Message  Reply with Quote
A questão da pistola é só para os recantos inacessíveis ao disco de lixa. Onde está bom é deixar ficar, esses ainda tinham um bom tratamento de fábrica.

Não rebarbas a solda dos cantinhos onde colocaste chapa nova? Esse primário é brilhante ou estava liquido?

UMM abraço

j.aldeia


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NMoutinho
UMM



Portugal
635 Posts

Posted - 28 November 2018 :  16:21:08  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
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Originally posted by Aldeia

A questão da pistola é só para os recantos inacessíveis ao disco de lixa. Onde está bom é deixar ficar, esses ainda tinham um bom tratamento de fábrica.

Não rebarbas a solda dos cantinhos onde colocaste chapa nova? Esse primário é brilhante ou estava liquido?

UMM abraço

j.aldeia




O primário estava fresquinho, agora já está fosco. Não rebarbo para garantir que a solda fica forte, pois não sou grande um soldador. A ideia é aplicar flitcoat como fiz no UMM do cavalo, vai ficar tudo com aquele aspecto "apintalado", por isso todas estas imperfeições não se vão ver. Também vou aplicar no interior do jipe na zona dos pés, garanto mais resistência e mato todas estas imperfeições de uma modo simples e não muito feio, é como se ficasse com um aspecto "raptor".

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mtavares
UMMzito



Portugal
113 Posts

Posted - 01 December 2018 :  03:21:52  Show Profile Send mtavares a Private Message  Reply with Quote
nmoutinho,
Já vi o teu equipamento de solda, é transformador mas é máquina se respeitares as regras.
- Liga o equipamento só quando vais soldar , não o deixes a zumbir sozinho, está a aquecer as bobinagens do transformador e perdes potência.
- Ele é pequeno, usa electrodos finos, o 2,5 mm está no limite máximo.
- O electrodo mais fácil de usar é o 6013. Para cosmética é perfeito, agora para soldas de responsabilidade não serve.
- Eléctrodos de Marca,
- Eléctrodos SECOS, no forno da maria a 120 ºC durante 2 horas,
- Massa Massa Massa, esses alicates transferem pouca corrente, maior área possível de contacto. a minha massa é uma sandwich de chapa com um iman de micro ondas no meio e o cabo com respectivo olhal .
- Ensaia o movimento do cordão solda,
- Tens de ser firme como uma rocha, pés assentes no solo ,braço e ante braço encostados ao corpo, para teres total controlo da ponta do eléctrodo
- Usa máscara de cabeça, tens a mão livre para estabilidade.
- Soldas ás bolinhas é falta de amperagem
- Ouve o zumbir da máquina , zzzzzzzz, nada de códigos morse.

Com a prática consegue-se muito.
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mtavares
UMMzito



Portugal
113 Posts

Posted - 01 December 2018 :  03:43:19  Show Profile Send mtavares a Private Message  Reply with Quote
Um Equipamento de Soldadura DC os chamados inverter, mesmo made in china, são muito superiores que os tradicionais transformadores AC.

Já vi baratuchos a fazer o trabalho deles, não tem é reparação são descartáveis.
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NMoutinho
UMM



Portugal
635 Posts

Posted - 03 December 2018 :  16:09:03  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
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Originally posted by mtavares

nmoutinho,
Já vi o teu equipamento de solda, é transformador mas é máquina se respeitares as regras.
- Liga o equipamento só quando vais soldar , não o deixes a zumbir sozinho, está a aquecer as bobinagens do transformador e perdes potência.
- Ele é pequeno, usa electrodos finos, o 2,5 mm está no limite máximo.
- O electrodo mais fácil de usar é o 6013. Para cosmética é perfeito, agora para soldas de responsabilidade não serve.
- Eléctrodos de Marca,
- Eléctrodos SECOS, no forno da maria a 120 ºC durante 2 horas,
- Massa Massa Massa, esses alicates transferem pouca corrente, maior área possível de contacto. a minha massa é uma sandwich de chapa com um iman de micro ondas no meio e o cabo com respectivo olhal .
- Ensaia o movimento do cordão solda,
- Tens de ser firme como uma rocha, pés assentes no solo ,braço e ante braço encostados ao corpo, para teres total controlo da ponta do eléctrodo
- Usa máscara de cabeça, tens a mão livre para estabilidade.
- Soldas ás bolinhas é falta de amperagem
- Ouve o zumbir da máquina , zzzzzzzz, nada de códigos morse.

Com a prática consegue-se muito.



É pá finalmente alguém me consegue ajudar com tão pouco. Obrigado, mas obrigado mesmo. Já vi e revi montes de youtubes, já li e sei lá mais o que! É difícil soldar a electrodo. As vezes é desesperante...
Algumas das tuas dicas já faço, outras ouvi dizer, e outras não dei importância, mas estou a ver que são mesmo importantes.

Ando à anos para comprar uma semi-automática, elas agora andam na casa dos 250 a 280€, não tenho grandes soldaduras, mas o que é certo é que vou sempre dando uso ao aparelho, ou porque há umas grades cá de casa para soldar, ou porque é bricolage, etc etc. Será uma boa aposta? É que são 250 paus!!!

Os electrodos que estou a usar são de 2mm e são realmente os 6013, tenho mascara "automática" e luvas para pegar a meio do electrodo.
A massa já dei conta que se usar o cabo descarnado e o alicate só a esmagar o cabo que realmente se solda melhor do que usando só o alicate. Já ou vi falar de usar os electrodos bem secos, agora 120º no forno durante duas horas!!!! Porra!!! É mesmo assim ou estás a exagerar???

Estou a usar a técnica dos pontinhos de solda, tipo derreto a ponta do electrodo num bocado de ferro para a ponta perder a protecção e aquecer, depois pingo, e o pingo seguinte cobre metade do pingo anterior, quando o electrodo ainda está grande, seguro com as luvas a meio do electrodo, tipo relojoeiro.

Soldar duas chapas juntas uma à outra ao mesmo nivel faço mais ou menos bem. Agora soldar por exemplo uma chapa por cima da outra ou em canto, isso é um desespero!!! Por exemplo tapar um furo de 8 ou 10mm, coloco por trás uma barra de ferro de uns 5mm, e primeiro que consiga encher o buraco de solda, é um atrofio!!

Mas vou seguir esses conselhos o melhor possível, e depois conto como foi a experiência.

Obrigado pelos conselhos. ;)

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NMoutinho
UMM



Portugal
635 Posts

Posted - 03 December 2018 :  16:13:52  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by mtavares

Um Equipamento de Soldadura DC os chamados inverter, mesmo made in china, são muito superiores que os tradicionais transformadores AC.

Já vi baratuchos a fazer o trabalho deles, não tem é reparação são descartáveis.



A minha aposta seria mais uma semi-automática, a que tem o eléctrodo continuo, mas sem gás, pois as que trabalham a gás já são para profissionais, o preço é avantajado e não é muito funcional um "bricoleiro" como eu adquirir esse gás.

Lembro-me que em 2003 trabalhei num patrão que tinha uma semi-automática com gás, aquilo era um mimo!! Só quando sai dessa empresa e comprei um aparelho a electrodo é que percebi que não sabia soldar

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NMoutinho
UMM



Portugal
635 Posts

Posted - 03 December 2018 :  16:35:06  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
Ora bem, este fim-se-semana não ouve tempo para grandes bricolages, mas entretanto para ir ganhando tempo na organização do trabalho, arranjei um pneu 31/10,5R15 velho e montei numa jante, para ver como fica montado no carro.
Como o Turbo está só no "aro" colocar lá este pneu é obvio que cabe lá de chancas, pois não tem peso nenhum, mas montei este pneu no "cavalo" para perceber se a coisa assenta bem. É notório que o pneu é realmente enche mais as cavas da roda, não fiz qualquer tipo de manobras com o carro, mas não me pareça que seja necessário cortar nada.

A questão é a seguinte, eu gostava de no Turbo dar-lhe um ar de graça, pintadinho, a mecânica a rigor, e uns sapatos que lhe dessem pinta, gosto muito das jantes Bertone que tenho, a ideia seria pinta-las de cinza escuro tipo antracite e estou a pensar usar um Cooper STT Pro com medida 31/10,5R15, mas não escondo que uns 32 ou até 33/10,5R15 é que realmente lhe davam um ar sério.

Vale a pena apostar nos 32 ou 33? Que alterações tenho que garantidamente fazer? Cortar a cava da roda traseira uns 2 cm da parte de trás, certo? E brincos também preciso de alterar?

Reconheço que os 31 para a utilização que dou é mais que suficiente, mas não me desagrada a ideia de meter maior, mas também não sou muito apreciador de meter a rebardadora, e meter brincos com mais 3 ou 5cm só me agrada se tiver certeza que não vou colocar em esforço as transmissões e de mais componentes.

[url=https://postimg.cc/1nrW8jWf][/url]

[url=https://postimg.cc/nMTRZNjW][/url]

[url=https://postimg.cc/dDJHbJ1d][/url]

[url=https://postimg.cc/RNFP0GwZ][/url]

A inspiração dos pneus 31 da cooper veio daqui, vá se lá saber o motivo. lolololol

[url=https://postimages.org/][/url]

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Aldeia
Moderator



Portugal
5849 Posts

Posted - 03 December 2018 :  21:27:35  Show Profile Send Aldeia a Private Message  Reply with Quote
Na minha opinião os 31 são os mais equilibrados e não é necessário alterar nada. Os diferenciais do teu turbo tem uma relação mais longa (4.88) e se montas pneus muito grandes depois o carro não puxa, ou sobre a embraiagem.

Não é só a altura que conta, também conta (e muito!) a largura. Por exemplo para montar os 32 tens que puxar as rodas para fora um mínimo de 15 a 20mm e convém cortar a aba traseira uns 3 cm, senão roça.

Se montares a relação curta no turbo, podes montar bem os 32, anda perfeitamente com eles. não fica esforçado. Mas com a relação longa eu não passaria dos 31.



UMM abraço

j.aldeia


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NMoutinho
UMM



Portugal
635 Posts

Posted - 03 December 2018 :  21:38:48  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
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Originally posted by Aldeia

Na minha opinião os 31 são os mais equilibrados e não é necessário alterar nada. Os diferenciais do teu turbo tem uma relação mais longa (4.88) e se montas pneus muito grandes depois o carro não puxa, ou sobre a embraiagem.

Não é só a altura que conta, também conta (e muito!) a largura. Por exemplo para montar os 32 tens que puxar as rodas para fora um mínimo de 15 a 20mm e convém cortar a aba traseira uns 3 cm, senão roça.

Se montares a relação curta no turbo, podes montar bem os 32, anda perfeitamente com eles. não fica esforçado. Mas com a relação longa eu não passaria dos 31.



UMM abraço

j.aldeia






Obrigado Aldeia, era isso mesmo que precisava de ler. ;)

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NMoutinho
UMM



Portugal
635 Posts

Posted - 03 December 2018 :  21:40:14  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
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Originally posted by NMoutinho

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Originally posted by Aldeia

Na minha opinião os 31 são os mais equilibrados e não é necessário alterar nada. Os diferenciais do teu turbo tem uma relação mais longa (4.88) e se montas pneus muito grandes depois o carro não puxa, ou sobre a embraiagem.

Não é só a altura que conta, também conta (e muito!) a largura. Por exemplo para montar os 32 tens que puxar as rodas para fora um mínimo de 15 a 20mm e convém cortar a aba traseira uns 3 cm, senão roça.

Se montares a relação curta no turbo, podes montar bem os 32, anda perfeitamente com eles. não fica esforçado. Mas com a relação longa eu não passaria dos 31.



UMM abraço

j.aldeia






Obrigado Aldeia, era isso mesmo que precisava de ler. ;)
Os 31 parece-me o mais civilizado e adequado para a utilização que dou.




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NMoutinho
UMM



Portugal
635 Posts

Posted - 10 December 2018 :  03:03:07  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
Bem mais uns passitos... de podres já não tenho mais nada a tratar, o corte e costura acabou, agora só ferrugem superficial.
Já acabei com os restos de primário que havia cá pela garagem.
De desmontagem só faltava desmontar travagem, amortecedores, batentes e pouco mais. Agora é só mesmo o chassi, eixos, molas e rodas, que ainda fazem falta para mobilizar a viatura.
O fundo como é óbvio está cheio de terra e gordura, deitado no chão é impossível tirar tudo, e super desagradável trabalhar deitado :)
Pensei inicialmente pintar apenas as cavas das rodas de preto e deixar o resto como estava, se fosse para continuar branco não me importava, é esta a desvantagem de mudar a cor a um carro! Como já me conheço no dia que fosse alinhar a direção, montar um escape, ou simplesmente passar a vista por baixo dele ia detestar vê-lo de branco cheio de terra e gordura. Tive que meter o gajo de patas ao ar, para pelo menos não ter remorsos de me entregar à preguiça.

Próxima etapa, lavar muito bem, aplicar algumas pinceladas de primário onde faça falta para de pois aplicar o anti-gravilha.
Em princípio o fundo será todo em preto fosco, a não ser que me dê a coragem do vermelho, mas não estou muito inclinado para isso, no futuro posso me arrepender.

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NMoutinho
UMM



Portugal
635 Posts

Posted - 10 December 2018 :  03:04:38  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
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NMoutinho
UMM



Portugal
635 Posts

Posted - 10 December 2018 :  03:06:16  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
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NMoutinho
UMM



Portugal
635 Posts

Posted - 17 December 2018 :  16:40:04  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
Mais um avanço...

Pintura das "partes baixas" está pronto. Por acaso escolhi o preto fosco, mas se tivesse escolhido o semi-fosco talvez não fosse má ideia, mas agora já está.

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