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 Restauro de UMM's
 UMM do Cavalo Turbo Vermelho Ferrari
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NMoutinho
UMM


Portugal
586 Posts

Posted - 05 November 2018 :  18:19:34  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
Viva UMMistas,

Apresento-vos o Futuro UMM do Cavalo Turbo Vermelho Ferrari.
Será este o meu novo projecto, talvez demorado, não será perfeito certamenta, mas será a meu gosto e dentro das minha possibilidades.

Pretendo que seja relativamente próximo da originalidade de um UMM turbo em capota de lona e em vermelho. Terá apenas algumas ligeiras alterações mas nada especial.

Pretendo um carro a meu gosto que servirá para uso de segundo carro e passeios familiares com alguns passeios TT e eventos UMM, à imagem daquilo que tenho vindo a fazer.

Este é um UMM Alter II Turbo de 1991, 6 lugares, capota rígida, e encontra-se todo original, mas em muito mau estado. É Algarvio de "nascença" até à data que o registei em meu nome e o trouxe para Trás-os-Montes.

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Depois da compra há que metê-lo na estrada, eram 12h30 quando me preparava para a longa viagem


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Aqui eu mais a minha mulher. A minha aventureira a qual agradeço imenso o apoio que me deu por participar nesta aventura.

O Carro está num estado lamentável, mete medo ao susto por fotos, quanto mais ao vivo, os interiores estão piores que muitos carros abandonados durante anos e anos, a mecânica tem uma aparência terrível com fugas de óleo. Acreditar que isto faz 700 km no mesmo dia é dose.

Levei uma mala cheia de ferramenta, óleo motor, óleo travões, lanternas, panos, e um fato de macaco, só sobrou espaço para mais uma cuecas e a escova de dentes .

Depois de confirmar números de chassi (incluindo o que está no topo da longarina de trás do para-choques) ver o estado geral dele, foi hora de o pagar e regista-lo.

Primeiras medidas, encher o deposito, e comecei logo abrir a mala da ferramenta para emendar o cabo do acelerador que estava quase partido, segunda ir a uma recauchutagem comprar um pneu velho ao preço de um furo, pois o suplente já estava a ser usado e outro estava rebentado na lateral.


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Pelo menos que tiver um furo a coisa desenrrasca, de qualquer forma trazia um pneu de cada nação e todos nos limites legais.

Rever níveis de fluídos, inspeccionar transmissões e bota para a nacional 2.

Chegamos a Évora ainda de dia, fiz umas 10 paragens para rever todos os níveis, e maravilha, nada de consumos de água, de óleo havia perda, mas não pelo consumo no motor, mas sim por marcação de território.

A noite chegou, e aquelas longas rectas no escuro começavam a criar desconforto, havendo uma avaria no meio do nada de noite escuro em plena nacional ia doer muito, tinha sempre o reboque do seguro para chamar, mas não era isso que me interessava.

GNR-BT, manda encostar, e nem os piscas para a direita tinha!!! Carta verde só tinha no e-mail, e claro um carro com mil e uma multas. Correu bem o agente percebeu que eu era gente seria, as questões documentais não havia falhas (nem eu quero de outra forma). Boa Viagem desejou ele, siga para bingo...

Em Arraiolos há que procurar combustível, os telemóveis começam a ficar sem bateria, engano-me num cruzamento e sou obrigado a fazer uns 30 km a mais do que o planeado para o combustivel que tinha, e o ponteiro estava apontar para as botas!!!!
150m foi a distancia a que fiquei das bombas quando o motor de desligou!!!

Porra, estas bombas manuais são uma m£#&@ para puxar gasóleo, pensei eu logo de imediato, no meu da escuridão!
Garrafão de água passou de imediato a ser garrafão de gasóleo, 150 metros a pé até que nem é mau de todo (o tuga tem sempre sorte).
A bomba manual claro está, não puxava gasóleo nenhum, bota xupadela, à terceira cuspide-la a bomba ferrou.

Rodar a chave, motor a trabalhar e gás na tábua até à bomba.

Próxima etapa, inventar uns fios para ligar o carregador do telemóvel, um condutor num parafuso da chapa, outro nos stops, funciona, está bom, siga...

Em Abrantes, ao perceber que não havia aquecimentos anormais, níveis de fluidos estabilizados, arrisquei a Auto-estrada até ao IP3 em Coimbra, foi sempre a 80km/h o IP3 todo e a A24 também, não queria acelerar muito, pois notava que existia uma fuga na admissão cada vez que o turbo fazia pressão.

Sai do Algarve por volta das 13h, cheguei a Vila Real às 3h30.
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Deitei-me na cama, e disse... Que put@ de panca que eu tenho pela bricolage!!!! E a minha mulher respondeu: e eu é que te aturo!!

Que comece a TELENOVELA...





Edited by - NMoutinho on 05 November 2018 18:24:08

viriato
UMM



1562 Posts

Posted - 05 November 2018 :  20:35:25  Show Profile Send viriato a Private Message  Reply with Quote
Bom dia caro amigo,

São aventuras dessas que nos criam uma empatia com o UMM dificilmente inabalável. Quase que aposto que apesar do ar menos 'bonito' do UMM, já trocaram ADN, o dono e o UMM.

Já agora, julgo que o amigo que lhe vendeu o UMM também tem ou tinha um longo a recuperar para venda. Cheguei a trocar umas mensagens com ele pelo OLX sobre umas questões, e o senhor pareceu-me um complicado do caraças. Curiosamente cada parafuso que colocava no restauro do UMM, lá subia o preço do mesmo.

Li no facebook que está meio preocupado com a cilindrada do motor, é pá não se preocupe, eu fui buscar o meu atual UMM a um amigo que está à muitos anos dentro do assunto dos UMM's e garantiu-me que o UMM era um 2500 td, mas afinal o bloco é um 2300 td com todos os periféricos do 2500. Conclusão, não me incomoda nada, grande motor, o andamento para o que eu quero é o mesmo e ainda à umas semanas fez 600 kms no fim de semana em passeio sem chatice nenhuma.

Grande abraço e boa sorte com a máquina.

-joão pereira-
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joao silva
UMM



Portugal
1987 Posts

Posted - 05 November 2018 :  21:22:42  Show Profile Send joao silva a Private Message  Reply with Quote
Parabéns, por mais um Umm , esse é da fornada do meu Vitesses…!. Já não chegava Umma carga de problemas , e fostes buscar outra...!. Isso é que é Coragem …!?. Força nisso , pelo outro ,á sabemos que daqui a uns meses tens outro Umm , este Turbo de Origem...! e so tu lhe sabes dar …!? , e Parabéns também, a tua esposa , por ter de andar a 80 km's Hora numma viagem tão longa …! é de Louvar , pois esposas dessas são raras , estima-a , assim como sabes e deves estimar Umm´s . Força Coragem …! e Forte Abraçumm…! , se Fosses Sportinguista …!? , diria Esforço , dedicação e Gloriaumm.


Cumprimentos J.Silva
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joao silva
UMM



Portugal
1987 Posts

Posted - 05 November 2018 :  21:23:30  Show Profile Send joao silva a Private Message  Reply with Quote
Parabéns, por mais um Umm , esse é da fornada do meu Vitesses…!. Já não chegava Umma carga de problemas , e fostes buscar outra...!. Isso é que é Coragem …!?. Força nisso , pelo outro ,á sabemos que daqui a uns meses tens outro Umm , este Turbo de Origem...! e so tu lhe sabes dar …!? , e Parabéns também, a tua esposa , por ter de andar a 80 km's Hora numma viagem tão longa …! é de Louvar , pois esposas dessas são raras , estima-a , assim como sabes e deves estimar Umm´s . Força Coragem …! e Forte Abraçumm…! , se Fosses Sportinguista …!? , diria Esforço , dedicação Devoção e Gloria Umm…!.



Cumprimentos J.Silva

Edited by - joao silva on 05 November 2018 21:24:54
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NMoutinho
UMM



Portugal
586 Posts

Posted - 05 November 2018 :  22:11:34  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by viriato

Bom dia caro amigo,

São aventuras dessas que nos criam uma empatia com o UMM dificilmente inabalável. Quase que aposto que apesar do ar menos 'bonito' do UMM, já trocaram ADN, o dono e o UMM.

Já agora, julgo que o amigo que lhe vendeu o UMM também tem ou tinha um longo a recuperar para venda. Cheguei a trocar umas mensagens com ele pelo OLX sobre umas questões, e o senhor pareceu-me um complicado do caraças. Curiosamente cada parafuso que colocava no restauro do UMM, lá subia o preço do mesmo.

Li no facebook que está meio preocupado com a cilindrada do motor, é pá não se preocupe, eu fui buscar o meu atual UMM a um amigo que está à muitos anos dentro do assunto dos UMM's e garantiu-me que o UMM era um 2500 td, mas afinal o bloco é um 2300 td com todos os periféricos do 2500. Conclusão, não me incomoda nada, grande motor, o andamento para o que eu quero é o mesmo e ainda à umas semanas fez 600 kms no fim de semana em passeio sem chatice nenhuma.

Grande abraço e boa sorte com a máquina.

-joão pereira-



Obrigado pelo comentário.
A preocupação ou interesse em saber qual o motor que tenho é apenas para saber melhor como programar a troca deste motor. A ideia inicial passa por instalar este motor que já tem teste drive desde o Algarve no meu UMM atmosférico, utilizando os colectores, turbo k14, BI Bosch, e linha de escape que já tinha investido aquando da adaptação do motor atmosférico para turbo. Assim garanto para já que o meu UMM atmosférico fica com um motor TD sem invenções (pois já inventei de mais) podendo usufruir dele normalmente enquanto faço o restauro a meu gosto no UMM Turbo, depois na fase final do restauro decido se uso este mesmo motor ou se refaço de novo o 152b que trouxe na mala.

O Sr. Pires tem realmente um ou 2 longos (também não percebi muito bem), realmente estão a um preço pouco amigável, mas isso é com ele, a viatura é dele. Este veio pelo preço mais ou menos próximo do que precisava, quando percebi que trazia outro motor mesmo em mau estado, resolvi fechar os olhos ao custo da viagem e trazê-lo comigo.

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NMoutinho
UMM



Portugal
586 Posts

Posted - 05 November 2018 :  22:14:41  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by joao silva

Parabéns, por mais um Umm , esse é da fornada do meu Vitesses…!. Já não chegava Umma carga de problemas , e fostes buscar outra...!. Isso é que é Coragem …!?. Força nisso , pelo outro ,á sabemos que daqui a uns meses tens outro Umm , este Turbo de Origem...! e so tu lhe sabes dar …!? , e Parabéns também, a tua esposa , por ter de andar a 80 km's Hora numma viagem tão longa …! é de Louvar , pois esposas dessas são raras , estima-a , assim como sabes e deves estimar Umm´s . Força Coragem …! e Forte Abraçumm…! , se Fosses Sportinguista …!? , diria Esforço , dedicação Devoção e Gloria Umm…!.



Cumprimentos J.Silva




Vamos ver se de 2 consigo fazer 3. lololol Para já vou manter os 2, no final do restauro do Turbo avalio se abdico dele ou se é devolvido aos meus pais. Só sei adiantar que o Turbo original será vermelho e lona, eternamente lona.

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Aldeia
Moderator



Portugal
5796 Posts

Posted - 05 November 2018 :  23:21:00  Show Profile Send Aldeia a Private Message  Reply with Quote
Este vicio é tramado... Boa sorte nesse restauro!

Andes de montar o motor turbo, convém dar uma revisão. Muda os vedantes para não ficares a marcar o território (pelo menos durante uns meses).

Força nisso e não te esqueças do que te falei acerca do vaso de expansão.



UMM abraço

j.aldeia


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valedoumm
UMM



991 Posts

Posted - 06 November 2018 :  00:02:02  Show Profile  Visit valedoumm's Homepage Send valedoumm a Private Message  Reply with Quote
Boa aquisição e se fez esses quilómetros todos é pq esse motor está bom. O que vem na mala é bom para refazer!!

Porque será que os UMM,s do Algarve vêem sempre péssimos??O meu Ferragudo tb veio de lá cheio de ferrugem e com a embraiagem na ultima...o motor vinha acabado de reparar em rodagem, vá lá vá lá!!

Isso quer é trabalho e fotos aqui no fórum dos avanços!!

Abraço


Ivan Frois
Alter Turbo 93 CH
Alter Longo Turbo 92
Alter Turbo 93-Ferragudo
Cournil 1979 CV
UMM ALVOR 1992
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msUMM
UMM



Portugal
228 Posts

Posted - 06 November 2018 :  00:02:28  Show Profile  Visit msUMM's Homepage Send msUMM a Private Message  Reply with Quote
Grande aventura! Assim damos mais valor aos nossos UMM´s....
Parabéns pela aquisição.
Força no restauro.
UMM grande abraço.
MS
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viriato
UMM



1562 Posts

Posted - 06 November 2018 :  01:43:03  Show Profile Send viriato a Private Message  Reply with Quote


Obrigado pelo comentário.
A preocupação ou interesse em saber qual o motor que tenho é apenas para saber melhor como programar a troca deste motor. A ideia inicial passa por instalar este motor que já tem teste drive desde o Algarve no meu UMM atmosférico, utilizando os colectores, turbo k14, BI Bosch, e linha de escape que já tinha investido aquando da adaptação do motor atmosférico para turbo. Assim garanto para já que o meu UMM atmosférico fica com um motor TD sem invenções (pois já inventei de mais) podendo usufruir dele normalmente enquanto faço o restauro a meu gosto no UMM Turbo, depois na fase final do restauro decido se uso este mesmo motor ou se refaço de novo o 152b que trouxe na mala.

O Sr. Pires tem realmente um ou 2 longos (também não percebi muito bem), realmente estão a um preço pouco amigável, mas isso é com ele, a viatura é dele. Este veio pelo preço mais ou menos próximo do que precisava, quando percebi que trazia outro motor mesmo em mau estado, resolvi fechar os olhos ao custo da viagem e trazê-lo comigo.


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Olá novamente, claro que o preço do UMM é com o dono, mas nem foi isso que questionei, foi uma outra questão muito simples e foi um filme do caraças, acabando eu por não obter uma simples matrícula para enriquecer uma base de dados que tenho. O homem ficou desconfiado, mas também não o censuro por isso.

Grande abraço,

-joão pereira-
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volino
UMM



Portugal
1389 Posts

Posted - 06 November 2018 :  16:23:56  Show Profile  Visit volino's Homepage  Click to see volino's MSN Messenger address Send volino a Private Message  Reply with Quote
que TOP é destas viagens que nos fazem gostar ainda mais deles ...

abraço e força nesse restauro ;)

Tiago Fonseca


Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...


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NMoutinho
UMM



Portugal
586 Posts

Posted - 06 November 2018 :  17:27:25  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
Ora bem, vamos lá então mostrar uma fotos do estado da viatura.
Fotos ainda do antigo dono.

Cuidado que isto pode assustar alguns.

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Primeira inspecção geral, e primeira lavagem esta feita. Agora é começar avaliar e programar trabalhos.
O motor que veio "suplente", está a marinar em óleo, não sei se fará falta ou não, mas óleo não lhe faz mal.

Primeira impressão, e que eu desta não tive duvidas desde inicio, para quem viveu toda a vida no Algarve, está bem bom de ferrugem, podres não encontro nenhuns no chassi, mesmo nas zonas mais criticas, tudo está integro, a pintura do carro é garantidamente a original. A capota de chapa, tem realmente uns podres nos cantos, para já vai manter-se assim, mas a minha ideia final é sempre capota de lona.

O Motor trazia o tubo de saída ao intercooler com a braçadeira metálica encavalitada, e que causava nitidamente fuga de admissão e daí a razão de tanto óleo espalhado por essa zona. Tenho também uma valente fuga no carter e talvez do chouriço da cambota, mas como a ideia é tirar o motor fora, será simples fazer uma revisão.
Periféricos parece-me tudo bem, à excepção da direcção assistida que não funciona, o radiador em optimo estado, alternador, travões, etc etc

Próximo passo, colocar o gajo no "sitio do morto" e preparar ferramentas para desmontar o motor. Este motor vai ser colocado em modo de empréstimo no UMM do cavalo atmosférico, pelo menos enquanto o cavalo turbo fica repousado para restauro.






Edited by - NMoutinho on 06 November 2018 17:32:01
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mtavares
UMMzito



Portugal
110 Posts

Posted - 06 November 2018 :  17:45:11  Show Profile Send mtavares a Private Message  Reply with Quote
Grande compra. Com o treino que tens do Cavalo, isso vai ser canja de galinha..
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aguia_negra
UMM



Portugal
348 Posts

Posted - 07 November 2018 :  02:36:13  Show Profile Send aguia_negra a Private Message  Reply with Quote
Boas, bom restauro, se fosses ti deixava esse motor de vez no cavalinho e restaurava o motor original dele.
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volino
UMM



Portugal
1389 Posts

Posted - 07 November 2018 :  16:13:15  Show Profile  Visit volino's Homepage  Click to see volino's MSN Messenger address Send volino a Private Message  Reply with Quote
não está nada mau ... já ví bem pior

Tiago Fonseca


Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...


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NMoutinho
UMM



Portugal
586 Posts

Posted - 08 November 2018 :  17:02:37  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
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Originally posted by aguia_negra

Boas, bom restauro, se fosses ti deixava esse motor de vez no cavalinho e restaurava o motor original dele.



É uma hipótese que mantenho ainda em aberto, restaurar o motor original 152b era o que pretendia, mas para já vou usufruir de um motor turbo, depois logo vejo se este mesmo motor volta para o UMM turbo ou se fica, ainda existem aqui pelo menos 2 "Joãos" adeptos do XUD 2.1 TD que me andam a tentar convencer, mas os cobr€s é que mandam, e o resultado final será sempre UM SÓ UMM com motor Turbo, vermelho e capota de lona.

Alguns meses se passarão, certamente.

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