ForUMM
ForUMM
Home | Profile | Register | Active Topics | Active Polls | Members | Private Messages | Search | FAQ
Username:
Password:
Save Password
Forgot your Password?

All Forums
 Restauros
 Restauro de UMM's
 UMM ALVOR!!Finalmente Pronto!
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Next Page
Author Previous Topic Topic Next Topic
Page: of 7

valedoumm
UMM

984 Posts

Posted - 08 June 2017 :  19:53:08  Show Profile  Visit valedoumm's Homepage Send valedoumm a Private Message  Reply with Quote
Para todos que como eu tinham dúvidas e curiosidade sobre um certo tipo de UMM, aqui está:

Finalmente vou começar a restaurar a minha prenda de anos de 2016!!! este belo exemplar...UMM ALTER TURBO ALVOR de 1992...

História deste raro UMM:

Posto à venda no OLX em 2015, rapidamente em minutos foi vendido e o anuncio apagado!! Para onde foi? Quem comprou?

Como no anuncio dizia sem documentos, assustei-me e pensei que o haviam adquirido para desmontar e vender às peças...

Em Dezembro de 2015, qual o meu espanto quando o meu amigo Passarinho me liga a dizer que o havia comprado, que havia conseguido o contacto do dono que tinha mandado cancelar a matricula por falta de registo de propriedade e que essa pessoa aceitava entregar os documentos e declaração...depois veio a proposta, ou seja como eu passo a vida de volta de UMM,s, tenho vários que nunca serão vendidos e a técnica e meios para assegurar a originalidade do modelo e não o iria vender de certeza, poder adquirir e restaurar esta máquina...é claro que fizemos logo negócio.

Posto isto, o Filipe preparou o jipe para uma inspecção B, de forma a reactivar a matricula e eu o poder registar em meu nome, o que aconteceu em Dezembro de 2015.

Depois esperei um mês, fiz o seguro e combinei no mês de Abril de 2016 ir a Cinfães passar o fds e vir para Santarém de Alvor!!!

No dia combinado arranquei para Cinfães, um fds maravilhoso, o Anho estava demais, o vinho verde, a posta... a companhia e o acolhimento da família do Filipe, espectáculo, só por isto valeu o negócio!!

No domingo arranquei no Alvor, piquei-me logo com 1 petroleiro( que levou a abada da vida dele) na subida para Castelo de Paiva, fiz a viagem sem qq problema a andar muito bem...ainda cheguei a Santarém a tempo de uma lavagem, ver níveis e mostrar à rapaziada!!Que claro ficaram encantados com a aquisição!!

Depois revi alguns pormenores, travões, sistema electrico, apliquei outra capota de lona, substitui os bancos que não eram originais pelos de origem( napa e tecido), inverti asjantes 16 e comprei 4 camac novos!!!

A partir daí comecei a usá-lo como UMM de dia a dia, dando descanso ao Ferragudo, de Julho a Outubro andei sempre com este, rodei 4.000 klms, está aprovadíssimo!!!

Até se atascou!!!

Depois esteve uns meses guardados e agora comecei a desmontar para restaurar a fundo...

A ideia é desmontar tudo, substituir tudo por material novo, pintar na integra da côr original, manter a decoração exclusiva( já fotografei à escala), alterando apenas as jantes( inverti)e os bancos da frente que vai levar recaro em vez dos originais, esses guardo-os no sótão, pois os de origem não se adequam à minha condução!!!

Brevemente já mostro pormenores únicos deste modelo!!!

Mas para já adianto que:

Tem vidros coloridos e tranca central de porta com comando à distância...

Umm abraço

Ivan Frois
Alter Turbo 93 CH
Alter Longo Turbo 92
Alter Turbo 93-Ferragudo
Cournil 1979 CV

Edited by - valedoumm on 19 April 2018 19:41:07

Zatarra
Iniciado

15 Posts

Posted - 08 June 2017 :  20:30:17  Show Profile Send Zatarra a Private Message  Reply with Quote
Bem me queria parecer que o entusiasmo com que escreveu no último post não poderia ser só a alteração que me falou na última vez que estivemos juntos. Muitos Parabéns e anseio por ver essa máquina a reluzir novamente!

Abraçumm
Go to Top of Page

aloevera
UMMzão

United Kingdom
5312 Posts

Posted - 08 June 2017 :  21:08:14  Show Profile  Visit aloevera's Homepage Send aloevera a Private Message  Reply with Quote

Muitos parabens
Tambem Muita "IMBEIJA"
E que viva por muitos anos.
(espero que os "herdeiros" nao troquem os UMM's para "vinho" um dia)

Estava demorada a coisa...

Se Maome nao vai a montanha digam ao Maome para arranjar um UMM...
Go to Top of Page

Jagoz
Moderator

Djibouti
3813 Posts

Posted - 09 June 2017 :  08:42:59  Show Profile Send Jagoz a Private Message  Reply with Quote
Obrigado Ivan por seres mais um cabeça dura que faz coisas espetaculares como estas!!!

a nossa história merece!!!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

Edited by - Jagoz on 09 June 2017 08:44:02
Go to Top of Page

Passarinho
UMMzão

Portugal
3927 Posts

Posted - 09 June 2017 :  08:49:37  Show Profile  Visit Passarinho's Homepage Send Passarinho a Private Message  Reply with Quote
Olha ele!!

pouco haverá a acrescentar á descrição do Ivan, realço que realmente este UMM foi uma enorme surpresa.

Um carro que estava parado há quase 4 anos, quando o fui ver pela primeira vez levei todo o arsenal de peças e ferramentas para o tentar por a trabalhar.

bateria nova ao sitio, gasoleo directo á bomba injectora, o motor rodava bem mas a bomba injectora original teimava em não injectar gasoleo.

tentamos com eter, o carro pegou mas a assim que deixava de queimar o eter ia-se abaixo por falta de gasoleo. Menos mal, pelo menos trabalhava.

Veio de reboque, mudou-se oleos, bomba injectora recondicionada Bosch de 9mm, e há que ir para a estrada. impressionante a pujança que este carro debitava. Sem alterar parametros de turbo, apenas com bomba estava um autentico canhão. O Ivan bem o pode atestarm bem como o gajo do Patrol que levou uma ratada a subir a variante de Paiva e que ainda hoje deve estar a pensar como é que tal foi possivel. Sem duvida foi o melhor UMM em que andei com turbo de origem.

Foi enorme o esforço para conseguir desbloquear a papelada para poder activar a documentação do carro, perdi as conta das inumeras vezes que tive que contar até 20 cá para dentro para não perder as estribeiras face á relutancia em me regularizarem a situação. Não é facil conseguir explicar a pessoas com 60 e tal anos que o que estamos a pedir não é nada de outro mundo, apenas uma assinatura e que não vai acarretar nenhum tipo de problema, mas com calma, paciencia, muitas viagens e lá se conseguiu desbloquear a coisa.

Posto isto, há que começar a definir o restauro. por onde começar, o que fazer, como deverá ficar... até que percebei "Esquece Passarinho, isto não é guerra para ti.. A tua paciência não o permite"

Quem melhor posicionado para agarrar o touro pelos cornos e dar conta do recado?

o resto já se sabe...

força Ivan, não defraudes as expectativas! Boa sorte com o restauro!

Cumprimentos,

Passarinho

You must be logged in to see this link.
geral@pecas-umm.com
You must be logged in to see this link.
Go to Top of Page

volino
UMM

Portugal
1373 Posts

Posted - 09 June 2017 :  12:58:00  Show Profile  Visit volino's Homepage  Click to see volino's MSN Messenger address Send volino a Private Message  Reply with Quote
Aqui a meio do caminho para o acampamentumm tive que parar para conseguir ler o tópico. Parabéns pelo achado pela persistência e pela vontade. É disto que a nossa marca precisa... Parabéns

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

Go to Top of Page

alex
UMMzão

Portugal
3241 Posts

Posted - 09 June 2017 :  20:24:32  Show Profile  Click to see alex's MSN Messenger address Send alex a Private Message  Reply with Quote
Parabéns pelo achado! É este modelo que tem acabamentos interiores diferentes? Para além da decoração exterior, quais são as características que o diferenciam de um turbo normal?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
UMM Alter Turbo 12/92
Go to Top of Page

LuisPSilva
UMM

Portugal
203 Posts

Posted - 12 June 2017 :  01:24:14  Show Profile Send LuisPSilva a Private Message  Reply with Quote
Brutal! na altura pedi fotos ao passarinho e tudo1 fiquei babado com o carro! Depois deixas aqui fotos do sistema de tranca automático? gostava de ver qual a forma "original" que eles montavam o dito
Go to Top of Page

valedoumm
UMM

984 Posts

Posted - 13 June 2017 :  18:32:52  Show Profile  Visit valedoumm's Homepage Send valedoumm a Private Message  Reply with Quote
Ora bem, cá fica a famosa tranca central com comando à distância...

Até na porta de trás!!

Agora vou testar cá fora, ver se funciona, se tem reparação ou se tenho de identificar a fonte e substituir o material!!

Tablier e aro prontos a sair!!

Já lavei todo o chassis, caixa, motor, eixos, já lubrifiquei todos os pontos de aperto, de forma a poder em breve desmontar tudo, sem partir pernes e parafusos!!

Esta era uma das partes que mais me afligia...todo o jipe estava forrado a alcatrão por dentro...estaria podre por baixo e o alcatrão serviu para disfarçar??

Felizmente não, após horas ao sol( com 39º graus!!), com a ajuda da espátula larga retirei o alcatrão!!

Depois apliquei vaselina para ajudar a dissolver os restos de alcatrão!

de seguida Mistolin e detergente forte, passei com a máquina pressão e eis a côr original do Alvôr!!!

Neste modelo os senhores da UMM até decidiram gastar verniz por baixo das alcatifas!!!

E podres?? Nada de especial, as 3 calhas da borracha da porta na zona do chão, os dois cantos no findo, junto ao pedal da embraiagem e do lado do pendura no mesmo sitio!!E claro a zona dos cintos de trás, a chapa é dupla e apodrece de dentro para fora!!!

Chapa rachada debaixo do banco do condutor!!1

Já lavadinho e lubrificado a seguir vou desmontar tudo, de forma a poder substituir tudo o que está mal e trocar os casquilhos das molas, zincar e lubrificar os parafusos, ver o estado das molas!!Apoios de motor, trocar os casquilhos e encaixes da alavancas de mudanças e caixa, ver o estado da embraiagem, trocar as bombas... e claro pintar todo o chassis por baixo da côr original, aí não deram verniz, ficou fosco!!!

Ivan Frois
Alter Turbo 93 CH
Alter Longo Turbo 92
Alter Turbo 93-Ferragudo
Cournil 1979 CV
Go to Top of Page

LuisPSilva
UMM

Portugal
203 Posts

Posted - 13 June 2017 :  20:31:50  Show Profile Send LuisPSilva a Private Message  Reply with Quote
Grandes fotos!

Referente ao fecho central, parece-me um simples sistema universal. Tenho disso no meu ha anos. Encomenda-se da china com chaves, centralina e 3 pistolas por 20€.
Go to Top of Page

Clube UMM
UMM

Portugal
888 Posts

Posted - 14 June 2017 :  01:54:31  Show Profile  Visit Clube UMM's Homepage Send Clube UMM a Private Message  Reply with Quote
Uma excelente base de trabalho Ivan, com todo o teu habitual empenho essa máquina irá renascer novamente e ficar top.

Obrigado pela partilha desse restauro.
Esperamos poder rever a mesma ao vivo depois de finalizado o restauro no aniversário do Clube UMM.

cUMMprimenTTos

A Direcção do Clube UMM
Go to Top of Page

valedoumm
UMM

984 Posts

Posted - 14 June 2017 :  07:59:46  Show Profile  Visit valedoumm's Homepage Send valedoumm a Private Message  Reply with Quote
Este restauro vai ser longo, pois vou desmontar tudo e rever todos os pontos e montar tudo novo...não vai estar pronto em Novembro, ao Aniversário espero levar o meu CH já 100% funcional, espero...pois a coisa tá difícil...

Umm abraço

Ivan Frois
Alter Turbo 93 CH
Alter Longo Turbo 92
Alter Turbo 93-Ferragudo
Cournil 1979 CV
UMM ALVOR 1992
Go to Top of Page

tojoferreira
UMM

Portugal
520 Posts

Posted - 14 June 2017 :  11:55:17  Show Profile Send tojoferreira a Private Message  Reply with Quote
Grande Ivan! Sempre com projectos "de deixar àgua na boca"! Uma bela máquina! Ficamos à espera dos resultados!!

Grande Abraço!
Go to Top of Page

PETERTUMBLE
UMM

934 Posts

Posted - 19 June 2017 :  23:58:14  Show Profile  Visit PETERTUMBLE's Homepage Send PETERTUMBLE a Private Message  Reply with Quote
Muito bom!!! É uma raridade vale a pena esse restauro.
Esse Bancos parecem de veludo??!!

Go to Top of Page

valedoumm
UMM

984 Posts

Posted - 20 June 2017 :  14:28:43  Show Profile  Visit valedoumm's Homepage Send valedoumm a Private Message  Reply with Quote
Os bancos foram estufados em veludo, bem como as forras de porta, mas não é original, o banco de trás era de uma mitsubishi, 3 lugares foi adaptado.

Os bancos originais são os em napa e tecido cinzento, do modelo de 1992, pelo menos é o que vejo na seguinte foto...

Entretanto não tenho estado parado, já saquei a instalação electrica, alternador para rever, o motor arranque para rever, a bomba agua era original, os parafusos da tampa do termostato partiram-se!!!, mas tinha anti congelante verde!!

O pormenor dos diferenciais, que nada têm a ver com os dos meus outros UMM,s Alter, nem o longo tem destes...

A seguir vou tirar o motor e caixas!

Ivan Frois
Alter Turbo 93 CH
Alter Longo Turbo 92
Alter Turbo 93-Ferragudo
Cournil 1979 CV
UMM ALVOR 1992
Go to Top of Page

valedoumm
UMM

984 Posts

Posted - 20 June 2017 :  18:43:20  Show Profile  Visit valedoumm's Homepage Send valedoumm a Private Message  Reply with Quote
A instalação electrica, sem ratadas, nem emendas!!

A começar a ficar bem descascado!!

Ivan Frois
Alter Turbo 93 CH
Alter Longo Turbo 92
Alter Turbo 93-Ferragudo
Cournil 1979 CV
UMM ALVOR 1992

Edited by - valedoumm on 20 June 2017 18:45:37
Go to Top of Page
Page: of 7 Previous Topic Topic Next Topic  
Next Page
 New Topic  Reply to Topic