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 afinar valvulas
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pedro lemos
UMM


168 Posts

Posted - 17 February 2010 :  01:10:45  Show Profile Send pedro lemos a Private Message  Reply with Quote
alguem pode esplicar ai como afinar as valvulas do meu UMM 2500 atmosferico

Martins
UMM



Portugal
660 Posts

Posted - 21 February 2010 :  23:26:10  Show Profile Send Martins a Private Message  Reply with Quote
Boas

Esse não é um trabalho para explicações á distancia mas ai vai:

Ferramentas necessárias: Apalpa folgas, chave de luneta 11, cave de fendas, chave de caixa 22 com cabo T


1- Desligar bateria
2- por a caixa de velocidades em neutro
3- para ter melhor acesso retirar o radiador
4- para se rodar melhor o motor podem se retirar as velas de incandescencia
5- retirar a tampa das valvulas
6- rodar o motor no parafuso da polea da cambota no sentido dos ponteiros do relogeo(chave de caixa 22)até que as valvulas do 4 cilindro fiquem a contrabalançar (as 2 abertas quando acaba o escape e começa a admissão)

e afinar as do cilindro nº1(ficam com os martelos folgados)
Admissão

Eacape

7- rodar o motor até as valvulas do cilindro 3 contabalançarem e afnar as do cilindro nº2
8- rodar o motor até contrabalançar as valvulas do cilindro 2 e afinar as do cilindro nº3
9- rodar o motor até contrabalançar as valvulas do cilindro 1 e afinar as do nº4
10- confirmar novamente as folgas
11- montar uma junta nova na tampa das valvulas e montar o resto dos componentes

Folga:
escape= 0,25mm
admissão= 0,15mm

Á outo processo de afinaçpão uma a uma mas é mais complexo para explicar aqui.

Cumprimentos
Rui Martins

Edited by - Martins on 29 March 2010 22:55:50
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estripa
UMM



Portugal
716 Posts

Posted - 19 March 2010 :  14:30:27  Show Profile  Click to see estripa's MSN Messenger address Send estripa a Private Message  Reply with Quote
O cilindro 1 é do lado do volante do motor depois é só somar até à outra ponta.


João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)
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Patrick
UMM



Portugal
1621 Posts

Posted - 23 April 2010 :  00:05:13  Show Profile  Click to see Patrick's MSN Messenger address Send Patrick a Private Message  Reply with Quote
Um dos meus mecânicos disse que ia afinar a válulas 30 30. o que me dizem disto?
Ainda oiço as válvulas a abter de qualquer forma!

Alter II Longo Lona
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mariUMM
UMMzão



Portugal
5386 Posts

Posted - 23 April 2010 :  02:00:11  Show Profile  Click to see mariUMM's MSN Messenger address Send mariUMM a Private Message  Reply with Quote
A folga de origem dos UMM é a que o Martins informou, deixar a 0,30 em ambos os tipos de válvulas é o mesmo que dizer que o carro não vai render, vai aquecer e provavelmente vai estalar a cabeça.

Eu afino as válvulas uma a uma e deixo outras folgas (apalpa folgas em polegadas 1/128 no escape e 1/256 na admissão) para ter mais cruzamento de gases especialmente no motor turbo ainda que isso implique um pouco mais de consumo, a verdade é que com o meu método (que não respeita as folgas recomendadas de fábrica) os motores ficam mais silenciosos, têm mais disparo e ganham elasticidade trabalhando até um pouco mais frios (compenso isso com o a pressão de injecção e o avanço da bomba , claro que as afinações de válvulas têm que ser mais frequentes também, algo que o fabricante dos motores nunca iria recomendar e eu acredito que nesse aspecto têm toda a razão.


Mário
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MiguelGomes
UMM



Portugal
988 Posts

Posted - 23 April 2010 :  12:10:39  Show Profile  Visit MiguelGomes's Homepage  Click to see MiguelGomes's MSN Messenger address Send MiguelGomes a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by estripa

O cilindro 1 é do lado do volante do motor depois é só somar até à outra ponta.


João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)



Nada disso o 1ºCilindro é sempre do lado da bomba de água. Atenção a este pormenor.

cUMMprimenTTos
MiguelGomes
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mariUMM
UMMzão



Portugal
5386 Posts

Posted - 23 April 2010 :  16:54:30  Show Profile  Click to see mariUMM's MSN Messenger address Send mariUMM a Private Message  Reply with Quote
Miguel, pormenor que por acaso para afinar válvulas é irrelevante visto que elas são afinadas de seguida, é no entanto um pormenor importantíssimo quando se trata de assuntos de injecção.


Mário
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rUiMM
UMM



Portugal
270 Posts

Posted - 09 May 2010 :  21:45:13  Show Profile Send rUiMM a Private Message  Reply with Quote
Só uma achega para quem tem pouca experiencia:
- Para reconhecer se a válvula é de escape ou de admissão, basta olhar atentamente para ver que colector lhe está associado, se é o colector de admissão ou se é o colector de escape.
Atenção a isto porque a sequencia não é sempre admissão/escape.
- Para que a folga dada esteja correcta, é necessário, depois de apertar a porca do afinador, verificar que a lamina que foi selecionada
entra justa entre o martelo e a válvula e que a lamina imediatamente a seguir não entra.

Não querendo complicar,só mais uma pequena coisa, em teoria o 1º cilindro em motores em linha é sempre o mais próximo da distribuição, no caso do motor em referencia coincide com o lado da bomba de água e não conheço nenhum motor que a bomba de água não seja do lado da distribuição, mas pode haver...

Parabéns ao meu homónimo, pela foto reportagem.

cUMMps,

Rui Martins

Edited by - rUiMM on 10 May 2010 23:14:56
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transmontanumm
Iniciado



Portugal
49 Posts

Posted - 11 May 2010 :  00:47:37  Show Profile Send transmontanumm a Private Message  Reply with Quote
boas
afinal de que lado é o 1º cilindro? ainda que para afinar as valvulas seja irrelevante



no manual do UMM diz que é do lado do volante.

cUMMps
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bruno-991
UMM



Portugal
1591 Posts

Posted - 11 May 2010 :  01:57:07  Show Profile  Send bruno-991 an ICQ Message  Click to see bruno-991's MSN Messenger address Send bruno-991 a Private Message  Reply with Quote
o Primeiro cilindro nos motores dos nossos carros é o do lado do volante do motor ou seja junto da caixa de velocidades.

Reparem lá bem se junto dos injectores não tem escrito o nrº do cilindro.

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rUiMM
UMM



Portugal
270 Posts

Posted - 11 May 2010 :  20:58:17  Show Profile Send rUiMM a Private Message  Reply with Quote
Boas.
É bem visto, e rectifico a minha intervenção:

"Não querendo complicar,só mais uma pequena coisa, em teoria o 1º cilindro em motores em linha é sempre o mais próximo da distribuição,salvo indicação especifica em contrário,..."


cUMMps atentos UMMistas,


Rui Martins




Edited by - rUiMM on 11 May 2010 20:59:22
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piston
Iniciado



Portugal
46 Posts

Posted - 08 July 2014 :  01:37:12  Show Profile Send piston a Private Message  Reply with Quote
estas medidas sao com o motor frio ou quente?
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alex
UMMzão



Portugal
3241 Posts

Posted - 08 July 2014 :  08:44:19  Show Profile  Click to see alex's MSN Messenger address Send alex a Private Message  Reply with Quote
Sempre motor frio

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
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NMoutinho
UMM



Portugal
514 Posts

Posted - 12 January 2017 :  16:03:31  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
Muito bom. Já tinha ideia desta informação, mas é sempre bom ter mais uma confirmação.
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