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Aldeia
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Portugal
5568 Posts

Posted - 27 June 2017 :  09:33:58  Show Profile Send Aldeia a Private Message  Reply with Quote
Nuno acho um dos teus problemas vem da capota de lona. Conheci quem se queixava que o UMM andava menos por causa da capota de lona. Apesar do carro ficar mais leve, a capota cria resistências ao ar e isso nota-se. Basta fazeres a experiência do mesmo percurso com e sem capota e já podes conferir se o que eu digo é verdade (como disse foi uma impressão que me contaram).

Tens sempre a hipótese de turbinar o teu motor, é um assunto polémico mas conheço quem o tenha feito e não se arrependeu. Pelo que sei usou um turbo (salvo erro de um BMW 318 tds). Será conveniente instalar um radiador de óleo o que implica a bomba de óleo do 2300 TD), um suporte do filtro do óleo do turbo (por causa das ligações ao radiador (embora haja umas bolachas que servem para esse efeito) e um intercooler para manter o motor em temperaturas aceitáveis. A bomba injectora terá que ser trocada. O radiador de água pode ser o mesmo. Se quiseres partir para essa aventura a primeira peça a comprar será a bomba de óleo, pois é das mais difíceis de arranjar. O Ricardo Nogueira tem uma receita dessas no seu UMM à anos e anda satisfeito. Podes falar com ele. Aqui chama-se Darkmaster mas no Facebook está pelo nove como gerente do Xapas Bar.

Mas antes disso tudo, afina o motor novamente. Uma vez que o reconstruiste pode necessitar de rever as folgas de válvulas e afinações de bomba.

Outra coisa que pode ter a ver (ou não) foi um episódio curioso que se passou com o Portela. Apesar de ter o motor turbo "kitado" com um turbo Stage 2 da TerraX4, o UMM não melhorou muito a performance. Ao fim de partir muito a cabeça, descobriu-se que a causa estava na árvore de cames!

UMM abraço

j.aldeia


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NMoutinho
UMM



Portugal
292 Posts

Posted - 27 June 2017 :  17:15:17  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
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Originally posted by Aldeia

Nuno acho um dos teus problemas vem da capota de lona. Conheci quem se queixava que o UMM andava menos por causa da capota de lona. Apesar do carro ficar mais leve, a capota cria resistências ao ar e isso nota-se. Basta fazeres a experiência do mesmo percurso com e sem capota e já podes conferir se o que eu digo é verdade (como disse foi uma impressão que me contaram).

Tens sempre a hipótese de turbinar o teu motor, é um assunto polémico mas conheço quem o tenha feito e não se arrependeu. Pelo que sei usou um turbo (salvo erro de um BMW 318 tds). Será conveniente instalar um radiador de óleo o que implica a bomba de óleo do 2300 TD), um suporte do filtro do óleo do turbo (por causa das ligações ao radiador (embora haja umas bolachas que servem para esse efeito) e um intercooler para manter o motor em temperaturas aceitáveis. A bomba injectora terá que ser trocada. O radiador de água pode ser o mesmo. Se quiseres partir para essa aventura a primeira peça a comprar será a bomba de óleo, pois é das mais difíceis de arranjar. O Ricardo Nogueira tem uma receita dessas no seu UMM à anos e anda satisfeito. Podes falar com ele. Aqui chama-se Darkmaster mas no Facebook está pelo nove como gerente do Xapas Bar.

Mas antes disso tudo, afina o motor novamente. Uma vez que o reconstruiste pode necessitar de rever as folgas de válvulas e afinações de bomba.

Outra coisa que pode ter a ver (ou não) foi um episódio curioso que se passou com o Portela. Apesar de ter o motor turbo "kitado" com um turbo Stage 2 da TerraX4, o UMM não melhorou muito a performance. Ao fim de partir muito a cabeça, descobriu-se que a causa estava na árvore de cames!

UMM abraço

j.aldeia






A capota!!! Foram-se com essa é que me deixas-te descolhoado!!
Não consigo acreditar em tal coisa, ou posso acreditar que esses efeito aerodinámicos tenham realmente diferença mas não num UMM.
Ou não fossem quase todos os UMM's de competição de capota de lona!
Ou não é neste caso em particular.
Partir para um turbo, não faz parte dos meus planos, ou se fosse, já tive oportunidade de ponderar tal obra antes de reparar este motor.

A ideia é melhorar um pouco o desempenho, tal como se faz na troca de uns travões de tambor para uns discos.

Tenho que fazer qualquer coisa na alimentação, das duas uma, ou a bomba que tenho (que foi toda rectificada) ainda é possivel regular alguma coisa, ou ponderar um bomba e uns injectores, mexer em caudal e pressão alguma diferença tem que fazer...

As válvulas já foram revistas, logo após poucas horas de testes, e ao fim de uns 3500km.

O próximo passo é estudar aquela peça que mete gasóleo no motor e ver os efeitos.

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