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filipeumm
UMMzão



Portugal
2951 Posts

Posted - 24 June 2016 :  15:32:18  Show Profile Send filipeumm a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by Jagoz

tenho um bateria dessas no meu... pau para toda a obra!!!

Atenção que esse preço apresentado é estupidamente caro!

há lojas onde se arranja 150€

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha



O link que pus é meramente indicativo,só o postei aqui pois foi o primeiro que apareceu com todas as baterias que vulgarmente a malta do tt usa.Nem sei se estará actualizado



Filipe Pinheiro
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tojoferreira
UMM



Portugal
508 Posts

Posted - 26 June 2016 :  12:29:48  Show Profile Send tojoferreira a Private Message  Reply with Quote
Já agora pelo que me foi informado a Exide de 50Ah 900DC foi substituída pela Exide EP450 DUAL AGM. Parece-me ser a mesma coisa. o preço mantém-se nos 150€ no sitio referido pelo Jagoz.

Estou entao decidido a comprar uma destas mas... fiquei a pensar no que faço á outra. Andei a procurar e encontrei isto:
NAGARES RL 180-12 (12V/100A) ou 120-12 (12V/120A) , um aparelhozito de cerca de 15€ que se faz o que dizem que faz parece-me ideal:
"no fundo o que faz é: só deixa carregar a bateria 2 depois de a 1 estar carregada, e quando o motor está desligado, só deixa descarregar a 2; é ligado entre os positivos das duas baterias, e o negativo da segunda está ligado à massa; instalei-o recentemente, e parece resultar; a segunda bateria é uma Optima yellow top, a que tinha ligado um frigorífico com compressor, que funcionou sempre, e a bateria de arranque nunca falhou;"
...
" este aparelho funciona com duas baterias diferentes; a única limitação é a amperagem máxima do alternador, que para este modelo deve ser 100 amps; existe uma versão de 120 amps, mas que eles não vendem; as baterias devem estar ligadas positivo a positivo, e o negativo da segunda ligado à massa; o aparelho tem quatro terminais numerados, mas só são utilizados dois, com rosca e porca ( os outros dois devem ser utilizados para monitorização?!) o 30 ligado à bateria de arranque e o 87 ligado à segunda bateria. A monitorização pode ser feita por voltimetros e/ou amperimetros normais."

Na verdade sei que estou a acrescentar confusão a isto, mas a bateria que tenho nunca me deixou mal e parece-me uma pena deixa-la de lado.



Edited by - tojoferreira on 26 June 2016 12:30:37
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tojoferreira
UMM



Portugal
508 Posts

Posted - 26 June 2016 :  12:40:51  Show Profile Send tojoferreira a Private Message  Reply with Quote
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Não é o mesmo sistema mas acho que funciona basicamente da mesma maneira.
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tojoferreira
UMM



Portugal
508 Posts

Posted - 26 June 2016 :  21:37:18  Show Profile Send tojoferreira a Private Message  Reply with Quote
Bem, ontem lá me decidi a por mãos à obra e após alguns contratempos lá consegui montar o guincho.
depois de desmontar a grelha descobri que não tinha material para conseguir desmontar o mata-vacas.
Ora é um bocado mais difícil mas também entra. Meti o guincho no sítio e deparo-me com 2 peças soldadas de cada lado em que o guincho bate e não avançava o suficiente para os furos da fixação.
Tira tudo fora e disco de corte e fora com as duas peças. Bem o Guincho já cabe e de seguida toca a começar a prender os parafusos de fixação. Missão impossível com a placa protectora da barra de direção, fora com isso também, desta vez pelas porcas obviamente (e abençoado WD40!!). Depois disso removido começo a alinhar os parafusos com os buracos e reparo que uma ligeira inclinação provocada por um bocado de excesso de solda, que inclinava o guincho e os parafusos não entravam por uns milímetros. Toca a tirar tudo fora e voltar a desbastar um bocado da solda para ficar minimamente plano sem fragilizar o berço.
Tive também que rodar as buzinas para a esquerda para não bater na torre do guincho.
Depois de tudo alinhado e finalmente apertado começo a ver que vou ter que recortar parte da grelha para caber o guincho... lá me doeu um bocado a alma e decidi recortar à medida a grelha, mas tive logo que deixar uma margem para conseguir colocar o comando do guincho e engatar/desengatar a embraiagem.
Tudo pronto e alinhado e toca a começar a apertar os parafusos e porcas mas ,como estava tudo feito à medida do lado que não tinha a abertura, não tinha como colocar as porcas... então para me doer mais um bocado a alma lá fiz um corte para ficar praticamente simétrico em ambos os lados e la se prendeu (o que restava d') a grelha ao sitio dela.
Como já sabia que tinha um buraco para a guia do cabo desaparafusei a matricula e foi só colocar o guia no sítio dela.



No meio de isto tudo a parte ainda mais complicada ainda foi passar a guia do cabo sintético pelo raio do buraco. Mas com muito enforço e as mãos esmurradas lá foi ao sítio.

Entretanto ficou de noite e lá ficou pronto. Agora só me falta arranjar uma maneira de colocar a matrícula por cima, que deve ficar com umas dobradiças.

No entanto antes de me meter nesta aventura tinha instalado um sistema eléctrico que acho que ficou muito porreiro e discreto. Comprei no ebay uns leds de iluminação lateral dos camiões que cabe á medida na calha da capota e liguei ao mesmo switch que liga as luzes quando se abre a porta.





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Não coloquei no outro cabo porque dessa forma nunca conseguia desligar a luz. Andei à volta da luz central a tentar descobrir porque é que quando a porta estava aberta nunca conseguia desligar a luz, pensava que estaria algo mal montado mas não está. Só tinha então 2 opções ou sempre ligada independentemente da posição, ou ligada quando quiser e ligada sempre quer a porta está aberta. Agora falta então arranjar um switch para ligar e desligar o cabo que tem sempre corrente e fico com esse "problema" resolvido.

Edited by - tojoferreira on 26 June 2016 21:39:12
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alex
UMMzão



Portugal
3240 Posts

Posted - 26 June 2016 :  21:45:33  Show Profile  Click to see alex's MSN Messenger address Send alex a Private Message  Reply with Quote
Sou bem capaz de roubar essa ideia luminosa!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
UMM Alter Turbo 12/92
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tojoferreira
UMM



Portugal
508 Posts

Posted - 27 June 2016 :  12:58:11  Show Profile Send tojoferreira a Private Message  Reply with Quote
Depois de uns dias a matutar nisto, já estou a tratar de comprar um grelha nova e estou e pensar em arranjar um sítio que me consiga "baixar" o berço. Desta forma não tenho o UMM todo retalhado e acho que vai ficar melhor. Para já fica desta forma, mas já com o projecto na cabeça.

Alex, estás à vontade, foi por isso mesmo que coloquei aqui ;) uma iluminação eficaz, simples e bem melhor do que o que estava neste momento.

Edited by - tojoferreira on 27 June 2016 12:59:38
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Dr_Lion
UMM



443 Posts

Posted - 18 July 2016 :  13:42:44  Show Profile Send Dr_Lion a Private Message  Reply with Quote
Sinceramente essas baterias (apresentadas no link) fazem-me comichão... Exide? que marca é isso? :S depois 50Ah para trabalhar com guincho? isso funciona bem na primeira vez que usam a bateria apenas ou só conseguem puxar motas? :P

Eu optei por uma destas á 2 anos:
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atenção que escolhi a ek800 com 900cca/750cca, 80Ah!!! 800A!!! dei na altura 180eur! Agora enquanto estava a pequisar a imagem até vi num link pt a 170eur... E mais não tenho guincho no meu Umm, apenas uma barra de leds... O que eu sei é que com uma bateria de 90Ah o umm custava a arrancar, tinha que ficar a dar á chave 4 ou 5segundos e injetar com o pé. Com esta bateria 1 ou 2 segundos e está a trablhar...

Resumindo, AGM, Ah suficientes... e CCA > 750 no mínimo... Evitem baterias chinesas porque podem pegar fogo..




Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
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filipeumm
UMMzão



Portugal
2951 Posts

Posted - 27 July 2016 :  11:41:05  Show Profile Send filipeumm a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by Dr_Lion

Sinceramente essas baterias (apresentadas no link) fazem-me comichão... Exide? que marca é isso? :S depois 50Ah para trabalhar com guincho? isso funciona bem na primeira vez que usam a bateria apenas ou só conseguem puxar motas? :P

Eu optei por uma destas á 2 anos:
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atenção que escolhi a ek800 com 900cca/750cca, 80Ah!!! 800A!!! dei na altura 180eur! Agora enquanto estava a pequisar a imagem até vi num link pt a 170eur... E mais não tenho guincho no meu Umm, apenas uma barra de leds... O que eu sei é que com uma bateria de 90Ah o umm custava a arrancar, tinha que ficar a dar á chave 4 ou 5segundos e injetar com o pé. Com esta bateria 1 ou 2 segundos e está a trablhar...

Resumindo, AGM, Ah suficientes... e CCA > 750 no mínimo... Evitem baterias chinesas porque podem pegar fogo..




Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.



Como disse tenho uma Bateria Gel Exide MAXXIMA 900 DC, não ia aconselhar uma coisa que não conhecesse com experiencia propria,no meu tenho guincho, dá para puxar uma mota,ou fazer provas de trial resistencia de 2 horas com uso intensivo do guincho muitas vezes sem o alternador ja estar a funcionar,e é a mesma bateria há uns 4 anos...e ainda mete o carro a trabalhar!Há e ainda se pode capotar o carro á vontade porque está feita para funcionar em segurança até de pernas para o ar.


Filipe Pinheiro
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FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 27 July 2016 :  17:54:00  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Tojo se queres baixar o guincho tens de fazer um berço novo, ou então aumentar as laterais do teu.

Quando fiz o meu inclinei o máximo possivel logo depois do sitio onde o guincho aperta. Ficou justinho ao motor dum lado e do outro onde tem a alavanca engatar/desengatar também.

Assim não fica o berço "quadrado"







Humberto Pinto

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tojoferreira
UMM



Portugal
508 Posts

Posted - 27 July 2016 :  19:54:25  Show Profile Send tojoferreira a Private Message  Reply with Quote
Humberto, essas fotos dão sempre gosto de ver! Ele lateralmente cabe mm à medida (cerca de 1cm d folga para cada lado) pra trás tem o radiador, a opção que sobra é só mesmo descer como tens no teu. A ideia que tinha em mente é mesmo essa. Tenho é que arranjar um sitio onde me o façam sem que me doa(€€€) muito.
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FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 27 July 2016 :  22:19:10  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
O meu radiador de oleo está mais acima, tenho ideia de ter o meu mais dentro qualquer coisa.
Está tudo a tangente, dos lados, no fundo, na grelha e no radiador tens de fazer ao contrario.

Poes o guincho de forma a que não tenhas de cortar ou retirar nada depois tiras medidas e fazes o berço...

Humberto Pinto

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rubenfaustino
UMM



Portugal
1154 Posts

Posted - 27 July 2016 :  23:18:59  Show Profile Send rubenfaustino a Private Message  Reply with Quote
Também tenho o meu assim e tem espaço para tudo e mais alguma coisa. É um WARN XD9000 dos velhinhos.
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