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 Departamento técnico
 Electricidade
 Precauções na carga de baterias
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bruno-991
UMM


Portugal
1591 Posts

Posted - 30 August 2010 :  11:14:24  Show Profile  Send bruno-991 an ICQ Message  Click to see bruno-991's MSN Messenger address Send bruno-991 a Private Message  Reply with Quote
PRECAUÇÕES
As baterias foram concebidas para ter uma certa durabilidade, dependendo da
“profundidade do ciclo de carga/descarga” das baterias ácidas e da sua utilização.
De seguida indicamos alguns cuidados a ter:

• As baterias devem ser carregadas em áreas ventiladas, pois sofrem reacções
químicas e consequentemente libertação de hidrogénio, e este em contacto com o
oxigénio forma uma atmosfera explosiva.
• A bateria e o local de instalação devem estar sempre limpos, mantendo o acesso
ao local das baterias limitado a pessoal qualificado
• A limpeza das baterias não pode ser feita com solventes ou químicos e não se
devem utilizar panos sujos nas partes eléctricas, para evitar as descargas
electrostáticas.
• Não fumar ou fazer chama junto ás baterias.
• A bateria deve ser carregada correctamente e totalmente;
• A bateria deve manter o electrólito com o nível de água correcto. A verificação
deste deve ser feita pelo menos de 12 em 12 meses, é necessário ter em
consideração que a água em excesso pode provocar uma má regulação da tensão.
Caso seja adicionado ao electrólito outra substância que não água destilada pura
irão ser introduzidas impurezas que vão causar reacções químicas adversas e
interferir com o normal funcionamento da bateria.
• A bateria não deve ser exposta a choques nem a vibrações.
• Não devem ser ligadas entre si baterias diferentes tanto ao nível da capacidade
como do tipo.

LIGAR UM CARREGADOR

Antes do carregamento e compensação de uma bateria de automóvel,
Desligue primeiro o cabo de ligaçãodo pólo negativo (preto) do veículo do pólo negativo da bateria.
O pólo negativo da bateria está ligado geralmente à carroçariado veículo.
Desligue em seguida o cabo de ligação do pólo positivo (vermelho) do veículo do pólo positivo da bateria.
Desaperte ou remova as tampas de acesso ao interior da bateria nivele se necessário apenas e só com Agua destilada a venda em qualquer Hiper (da chuva, dos secadores de roupa ou a mais perto que existe da mesma Agua do Luso)
Agora ligue as garras do carregador pólo positivo + (vermelho) no mesmo da bateria e polo negativo - (Preto) no mesmo da bateria.
Seleccione os parâmetros necessários no carregador 12v, 24v, carga rápida ou lenta com as características da bateria.
Só agora ligue o mesmo na tomada de rede (220V).Aguarde até que o amperímetro da carregador desça até ao Zero
O local deve estar ventilado e não deve aproximar qualquer tipo de ignição à bateria. Correndo o risco de uma explosão da mesma.
Uma carga deve sempre ter uma duração de 24 Horas.

DESLIGAR O CARREGADOR
O processo é o mesmo mas começando pelo final:
Desligar o carregado da rede (220V)
Desligar as garras do carregador da bateria.
verificar o nível de electrólito da bateria.
Inserir ou enroscar as tampas ou válvulas de acesso.
Ligue o cabo de ligação do pólo positivo + do veículo de novo ao pólo positivo da bateria.
Ligue o cabo de ligação do pólo negativo - do veículo de novo ao pólo negativo da bateria.
Verifique se tudo ficou correcto, feche sempre o capot antes do start.









Edited by - bruno-991 on 30 August 2010 14:28:52

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mariUMM
UMMzão



Portugal
5386 Posts

Posted - 30 August 2010 :  17:49:59  Show Profile  Click to see mariUMM's MSN Messenger address Send mariUMM a Private Message  Reply with Quote
Muito imteressante este post, é o manual essencial de procedimento com acumuladores de chumbo em electrólito líquido, no entanto a maior parte do texto aplica-se a todos os acumuladores auto.

Este assunto pela sua importância vai ser colocado como sticky, em altura de maior disponibilidade dos administradores serão movidos, rearrumados e organizados alguns posts, com a criação de um arquivo de informações essenciais gerais e com a relocalização de alguns que estão alojados nos essenciais sobre os UMMs nessa altura será pedida a colaboração dos especialistas em cada árae para que tal como o Bruno contribuam com a sua experiência em favor do ForUMM enquanto espaço de partilha focada nos UMMs mas muitas vezes com interesse muito para além dos jipes da marca Portuguesa.


Mário
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Eduardo Filipe
UMMzão



Portugal
4643 Posts

Posted - 01 January 2011 :  01:26:29  Show Profile Send Eduardo Filipe a Private Message  Reply with Quote
Não esquecer que existem clássicos, em especial Ingleses que têm de origem o borne da bateria positivo (+) ligado á massa(negativo) e vice versa que é o caso dos Austins e Morris.

Um Abraço UMM
Eduardo Filipe

Posso não voltar..., mas vou.
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joaocarneiro
UMM



Portugal
995 Posts

Posted - 01 January 2011 :  15:43:13  Show Profile Send joaocarneiro a Private Message  Reply with Quote
Aqui fica mais uma referencia:

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have fun,

JC


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joaocarneiro
UMM



Portugal
995 Posts

Posted - 01 January 2011 :  15:44:36  Show Profile Send joaocarneiro a Private Message  Reply with Quote
afinal é preciso ir por aqui até chegar ao "battery check":

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cumps,

JC


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XBBruno
UMMzito



Portugal
71 Posts

Posted - 30 December 2011 :  19:45:20  Show Profile Send XBBruno a Private Message  Reply with Quote
Boas. Gostava de saber se possivel de quantos amperes deve ser uma bateria para os Alter 2.5d? A recomendada pelo fabricante?

Umm...UMM um mundo cheio de altos e baixos.

Bruno Jesus bbruno_jesus@sapo.pt
933893482

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Palu
UMM



Portugal
433 Posts

Posted - 08 June 2013 :  01:08:25  Show Profile Send Palu a Private Message  Reply with Quote
Boa noite a todos.

Ora queria aproveitar este tópico que é muito útil para fazer uma pergunta relacionada.
O outro dia peguei numa bateria que estava descarregada e liguei-a a um carrecador da marca bosch que o meu pai comprou à uns anos. O dito carregador tem uma agulha de carga.
Quando iniciei a carga, a agulha acusava, bateria sem carga (naturalmente), ao fim de uma hora, tinha já subido o nivel de carga um tracinho na escala, umas duas horas depois voltava a marcar sem carga, outra hora depois já tinha mais um pouco.
Achei estranha esta variação..., mas fui-me deitar.
Na manhã seguinte o indicador de carga, acusava "ZERO".

Levei a bateria a um eletricista auto para ele meter a carregar naqueles carregadores profissionais. Ao fim da tarde passei lá para ver como estava e ele disse que a bateria estava estragada. Não aceitava carga nenhuma.

Ora, a bateria teve apenas uns 15 dias de uso após os quais ficou parada uns 3 meses (ligada ao carro...).

Fiquei com a sensação que o carregador do meu pai é que avariou a bateria.

A questão é esta:
Como saber se um carregador está bom?
Pode-se com ele ligado à corrente medir alguma coisa nas pinças preta e vermelha?

Obrigado desde já e desculpem o texto longo.
cUMMprimentos para todos.


Já fui contaminado!!!
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