ForUMM
ForUMM
Home | Profile | Register | Active Topics | Active Polls | Members | Private Messages | Search | FAQ
Username:
Password:
Save Password
Forgot your Password?

WARNING: This forum contains adult content and is in violation of the Terms of Service.
Advertising has been disabled.

 All Forums
 Departamento técnico
 Electricidade
 Corta corrente (dúvida tirada)
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Author Previous Topic Topic Next Topic  

franciscobarosa
UMMzito


Portugal
97 Posts

Posted - 12 April 2010 :  17:33:55  Show Profile  Visit franciscobarosa's Homepage Send franciscobarosa a Private Message  Reply with Quote
Saudações UMMistas.

Acontece que não sou electricista, mas queria instalar no cournil um corta corrente para evitar aquela mãozinha indesejável...
Como os euros não abundam neste bolso de momento não posso comprar um corta corrente como deve de ser...

Eu tenho facilidade em arranjar dois tipos de botões:
- daqueles universais como trás o cournil


- e deste género


Eu montar consigo sem problemas...
A minha dúvida é se eles aguentam a corrente?
Ou se há uma voltagem específica que tenho de ter em consideração?

Aquele cUMMprimento de sempre



UMM Cournil Entreperneur 07-04-1981


Edited by - franciscobarosa on 13 April 2010 16:24:00

Google AdSense

USA
Mountain View


alex
UMMzão



Portugal
3236 Posts

Posted - 12 April 2010 :  17:41:00  Show Profile  Click to see alex's MSN Messenger address Send alex a Private Message  Reply with Quote
Francisco,

Antes de mais convém definir que tipo de corta corrente pretendes. Ao positivo, a massa, a bomba, a ignição...

Eu tenho um a massa tipo torneira (não é assim tão caro quanto isso, 20€). Não te aconselho a pôr um interruptor fraco. Se ele queimar podes tu ficar enrrascado... E a vantagem do corta corrente a massa é que para além de desmotivar os amigos do alheio, também pode evitar um incendio em caso de curto circuito. Vê no restauro do meu Cournil o que utilizei. Se quiseres explico melhor como fazer a montagem.

Seja como for, não ponhas material fraco ou de origem duvidosa. Podes ficar enrrascado...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
Go to Top of Page

alex
UMMzão



Portugal
3236 Posts

Posted - 12 April 2010 :  17:50:05  Show Profile  Click to see alex's MSN Messenger address Send alex a Private Message  Reply with Quote
You must be logged in to see this link.
You must be logged in to see this link.

No caso de corta corrente a massa, convém o mesmo estar perto da bateria para se evitar muitas dissipações devido a resistência do cabos.
O corta corrente a massa também evita que a bateria se descarregue em paragem prolongada.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
Go to Top of Page

amota
UMM



Portugal
415 Posts

Posted - 12 April 2010 :  17:50:14  Show Profile  Visit amota's Homepage  Click to see amota's MSN Messenger address Send amota a Private Message  Reply with Quote
Concordo com tudo o exposto pelo Alex!

O meu corta-corrente já valeu todo o dinheiro que custou quando tive um curto-circuito no meu jipe, que originou um principio de incendio na instalação electrica! A única maneira que tive para conseguir desligar o jipe, e acabar com aquilo foi mesmo através do corta corrente.

Sendo assim... a teres de gastar dinheiro, gasta de uma vez só, e ficas bem servido!

Cumps

André Mota - Clube Trilhos do Dão
Santa Comba Dão

You must be logged in to see this link.
Go to Top of Page

franciscobarosa
UMMzito



Portugal
97 Posts

Posted - 12 April 2010 :  17:53:25  Show Profile  Visit franciscobarosa's Homepage Send franciscobarosa a Private Message  Reply with Quote
Só anda pelos 20€?? Tinha ideia que era mais.
Vou a seguir dar uma volta pela net a ver mas deverei colocar directamente na massa Eu já tinha visto o restauro dessa máquina antes de comprar a minha Isto de arranjar uma cournélia já me andava na cabeça à algum tempo só que só agora surgiu uma oportunidade E o forUMM é uma ajuda imprescindível

Obrigado pela dica

UMM Cournil Entreperneur 07-04-1981

Go to Top of Page

mariUMM
UMMzão



Portugal
5386 Posts

Posted - 12 April 2010 :  18:10:51  Show Profile  Click to see mariUMM's MSN Messenger address Send mariUMM a Private Message  Reply with Quote
Esses interruptores que mostras nas fotos não servem de corta corrente!

Quando muito podem servir num carro com descompressor eléctrico para fazer um sistema anti-roubo cortando a alimentação do solenoide da bomba mas esse tema é sempre tratado por PM visto que os sistemas de segurança anti-roubo de qualquer carro são apenas do interesse de cada proprietário .

Quanto aos corta-corrente existem de 2 tipos sendo que uns deles têm uma derivação para dois sistemas, assim sendo tens o corta corrente de rosca que é mais raro de encontrar e muito difícil de ultrapassar quando o malfeitor não está prevenido para o que vai encontrar, é a meu ver o corta-corrente mais indicado para um carro com capota de lona, depois existem os corta-corrente mais normais que funcionam com uma chave quase universal, algo que um meliante que saiba ao que vai provavelmente terá dentro do bolso, no entanto o seu uso é muito eficaz a debelar incêndios de origem eléctrica como muito bem referiram o Alex e o André, dentro destes corta corrente existem ainda uns que não precisam de estar dentro do habitáculo porque estão munidos de um impulsor que uma vez actuado um interruptor no tablier dispara a chave desligando a corrente definitivamente, para quem tem um carro com um aspecto interior muito cuidado esta solução pode ser mais agradável do que as anteriores visto que a alavanca da chave fica escondida algures dentro do compartimento do motor.

Há ainda a referir o facto de estes corta-corrente só serem eficazes se TODA E QUALQUER ligação do negativo da bateria for feita passar pelos seus terminais, assim sendo não podem ser ligados rádios, relógios ou alarmes em paralelo ao corta corrente sob pena de os mesmos arderem quando se desliga o corta corrente enquanto existe algum elemento eléctrico do carro a funcionar em simultâneo!

Leitura obrigatória:You must be logged in to see this link.

Mário
Go to Top of Page

franciscobarosa
UMMzito



Portugal
97 Posts

Posted - 13 April 2010 :  00:06:03  Show Profile  Visit franciscobarosa's Homepage Send franciscobarosa a Private Message  Reply with Quote
Muito obrigado pelas dicas ;)
Eu vou optar por corta corrente na massa visto que o carro dorme sempre na garagem... (o que não evita nada se vierem com intenção de roubar e souberem do paradeiro). Tive a ver na net e há uns muito em conta. Só não encontrei esses tipo rosca. Sei quais são pois já tenho um instalado noutro carro e é muito eficaz pois quem não souber o que é aquilo apenas se parece com um parafuso.... Se alguém souber de contactos de lojas que os vendam digam-me;)
Só que agora fiquei preocupado com o que o Mário disse, Podem arder os rádios e afins? Qual a forma de evitar isso?

Até agora obrigado por toda a ajuda que têm prestado.
Sem a ajuda inestimável do forumm e dos seus membros provavelmente não me teria já desenrascado, ou pior, ficava enrascado.

Aquele cUMMprimento de sempre =D

UMM Cournil Entreperneur 07-04-1981

Go to Top of Page

mariUMM
UMMzão



Portugal
5386 Posts

Posted - 13 April 2010 :  02:34:04  Show Profile  Click to see mariUMM's MSN Messenger address Send mariUMM a Private Message  Reply with Quote
Desde que não existe qualquer fio a tirar massa da bateria antes do corta-corrente não existe risco de queimar componentes, um equipamento pode arder se por ele passar uma corrente eléctrica excessiva em relação àquela para que foi pensado, a corrente tanto passa na ligação do positivo como do negativo (pormenor descurado em muitas instalações eléctricas que levam secções de fio muito superiores no positivo em relação ao negativo) por isso ao existir corta-corrente nenhum equipamento pode ficar a fazer a ponte entre o pólo negativo da bateria e a carroçaria sem passar pelo corta-corrente.

Leitura obrigatória:You must be logged in to see this link.

Mário
Go to Top of Page

franciscobarosa
UMMzito



Portugal
97 Posts

Posted - 13 April 2010 :  09:26:04  Show Profile  Visit franciscobarosa's Homepage Send franciscobarosa a Private Message  Reply with Quote
Haaa. Já entendi.
Obrigado pelo esclarecimento.

Aquele cUMMprimento

UMM Cournil Entreperneur 07-04-1981

Go to Top of Page

MarioMachado
UMMzão



Switzerland
4130 Posts

Posted - 13 April 2010 :  16:56:30  Show Profile Send MarioMachado a Private Message  Reply with Quote

Mário também agradeço o esclarecimento que acabas-te de dar, ontem também coloquei um corta corrente ao cabo de massa junto à bateria, e quando fazia uso do corta corrente ele deixava passar alguma massa!!!

Na altura cheguei a pensar que o corta corrente devia ter algum defeito de fabrico e não eliminava totalmente a passagem de corrente!!!

Entretanto ao ler o teu esclarecimento apercebi-me e lembrei-me do fio de massa que liga directamente o rádio CB...!

Afinal o corta corrente está a funcionar na perfeição, só tenho é que lhe ligar o fio do CB … nem sequer me tinha lembrado desse “gaijo”… tão pequenino e sujeito a dar-me um estrago tão grande!!!

Mais uma vez muito obrigado!

Cumprimentos.


[URL=http://img10.imageshack.us/my.php?image=dsc02813f.jpg][/URL]

"Sou apenas um caminhante que perdeu o medo de se perder"(Augusto Cury)
Go to Top of Page

alex
UMMzão



Portugal
3236 Posts

Posted - 13 April 2010 :  17:05:47  Show Profile  Click to see alex's MSN Messenger address Send alex a Private Message  Reply with Quote
Não penso que tenhas que ligar o fio da massa do CB a saida do corta corrente. Pode ser em qualquer lado na chapa. Só não pode ser directo no borne da bateria ou no circuito entre o borne e a entrada do corta corrente... penso eu de que...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
Go to Top of Page

MarioMachado
UMMzão



Switzerland
4130 Posts

Posted - 13 April 2010 :  17:18:17  Show Profile Send MarioMachado a Private Message  Reply with Quote

Realmente expliquei-me mal e pelos vistos o pessoal está atento!...Boa ALEX.!

O fio que está ligado á bateria e que vou ter de fazer passar pelo corta corrente, na verdade não está ligado ao CB, …está antes ligado à base do cabo da antena, na altura que instalei o CB, fiz uma ligação directa entre a base da antena do CB e a bateria para evitar as ondas estacionarias.

A alimentação do meu CB é feia com recurso à ficha de isqueiro, visto que só ando com o CB no UMM em dias de passeios, é menos um chamariz para os amigos do alheio…



[URL=http://img10.imageshack.us/my.php?image=dsc02813f.jpg][/URL]

"Sou apenas um caminhante que perdeu o medo de se perder"(Augusto Cury)
Go to Top of Page

franciscobarosa
UMMzito



Portugal
97 Posts

Posted - 14 April 2010 :  14:39:34  Show Profile  Visit franciscobarosa's Homepage Send franciscobarosa a Private Message  Reply with Quote
Já comprei o corta corrente. Deve chegar ainda esta semana.
Vamos ver como me desenrasco Se para a semana pegar fogo eu comunico eheh.

Aquele cUMMprimento

UMM Cournil Entreperneur 01-01-1981



O Restauro
You must be logged in to see this link.
Go to Top of Page

MarioMachado
UMMzão



Switzerland
4130 Posts

Posted - 14 April 2010 :  15:01:11  Show Profile Send MarioMachado a Private Message  Reply with Quote
Amigo Francisco, já agora, aproveito o tópico para postar umas fotos do corta corrente que acabei de instalar no meu UMM.


Este corta corrente destina-se a ser usado em casos de imergência, ou durante longos períodos de tempo em que não faça uso do UMM... Sempre se poupa a bateria...










Cumprimentos...

[URL=http://img10.imageshack.us/my.php?image=dsc02813f.jpg][/URL]

"Sou apenas um caminhante que perdeu o medo de se perder"(Augusto Cury)
Go to Top of Page

aloevera
UMMzão



United Kingdom
5262 Posts

Posted - 21 March 2016 :  21:28:04  Show Profile  Visit aloevera's Homepage Send aloevera a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by MarioMachado

Amigo Francisco, já agora, aproveito o tópico para postar umas fotos do corta corrente que acabei de instalar no meu UMM.


Este corta corrente destina-se a ser usado em casos de imergência, ou durante longos períodos de tempo em que não faça uso do UMM... Sempre se poupa a bateria...





As fotos va la que nao sao se conseguem ver ao menos isso.
Pois qualquer amigo do alheio a ler este topico publico vai ler este topico e achar graca...


Aconselho a partilhar informacao mais delicada em ambientes de confianca, muito menos em plataformas abertas ao "publico".

Perguntar em publico como se mantem um veiculo "seguro" e ter respostas dadas em publico nao vale de nada.

Pensem nisso.




Se Maome nao vai a montanha digam ao Maome para arranjar um UMM...
Go to Top of Page

tojoferreira
UMM



Portugal
416 Posts

Posted - 15 September 2016 :  13:34:29  Show Profile Send tojoferreira a Private Message  Reply with Quote
Reavivando um bocado este tópico lembrei-me de há muito pouco tempo fiz um dispositivo anti-roubo para o meu UMM muito simples e discreto.
Basicamente a bomba injetora ficou com um interruptor escondido no interior do carro em que quando está desligado o carro não pega. A instalação é extremamente simples e discreta e o larápio que o tentar roubar irá parecer apenas mais um carro "velho" que por mais que se tente dar à chave simplesmente não pega. O local e tipo de interruptor fica à vossa consideração, mais à vista, menos à vista, mas diria que nunca deve ficar do lado do condutor e menos ainda por baixo do volante onde facilmente é encontrado.
Obviamente que quem perceber mesmo e quiser mesmo muito roubar o carro consegue, mas terá sempre muito mais trabalho e não o fará de maneira rápida e discreta. Mas isso até com os carros topo de gama é assim.
Acho que apesar de estar a divulgar um método anti-roubo (que não é novidade nenhuma) continuo a dar muito trabalho a quem tiver más intenções (mas não, isto não é nenhum desafio a nenhum larápio que por aí andar!!!)

Qualquer coisa mandem PM que posso explicar um bocado melhor a ideia.
Go to Top of Page
  Previous Topic Topic Next Topic  
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Jump To:
ForUMM © © 2000 - 2010 ForumCo.com Go To Top Of Page
This page was generated in 0.66 seconds. Powered By: ForumCo v3.4.05
RSS Feed 1 RSS Feed 2
Powered by ForumCo 2000-2008
TOS - AUP - URA - Privacy Policy