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 Departamento técnico
 Refrigeração do motor e habitaculo
 Escape directo
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tojoferreira
UMM


Portugal
480 Posts

Posted - 28 September 2015 :  16:52:09  Show Profile Send tojoferreira a Private Message  Reply with Quote
Boas caros Ummistas! Tenho mais uma dúvida questão para colocar:

Escape Directo: Tanto quanto sei é ilegal, ou seja não deveria passar na inspeção.
É verdade? Já vi por aí várias opiniões, nomeadamente que não há problema e que nunca foram chateados com isso, mas também já vi pessoal que disse que não se pode ter.
É algo que é preciso ter um amigo no centro de inspeções ou passa sem grandes problemas em quase todos?

cUmmprimentos!

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batrakiu
UMM



Burkina Faso (Upper Volta)
2133 Posts

Posted - 28 September 2015 :  19:50:17  Show Profile  Send batrakiu an ICQ Message Send batrakiu a Private Message  Reply with Quote
olá.
Tenho em um dos carros o escape directo, um tubo até lá atrás e ponto!
Noutro, tenho uma panela a envolver o tubo, simulando uma panela verdadeira!

Na inspecção, em ambos os casos até agora ninguem me disse nada!

Desconheço o que diz a legislação

" Na dúvida, é a fundo "

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
UMM Alter Troféu 1992
Altura - Algarve

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Mena Lopes
UMM



Portugal
201 Posts

Posted - 28 September 2015 :  20:53:25  Show Profile Send Mena Lopes a Private Message  Reply with Quote
E isso não faz barulho a mais que dê para algum iluminado um dia chatear...!!!

" O que vale a pena TER...vale a pena ESPERAR"
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Fante
UMM



Portugal
1121 Posts

Posted - 28 September 2015 :  23:41:56  Show Profile  Click to see Fante's MSN Messenger address Send Fante a Private Message  Reply with Quote
Tenho o meu com uma panela sem filtro e até hoje não tive problemas. Mais barulho menos barulho também num UMM não se nota a diferença :)


Carripana on the way ...
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rubenfaustino
UMM



Portugal
1154 Posts

Posted - 29 September 2015 :  01:03:50  Show Profile Send rubenfaustino a Private Message  Reply with Quote
Num UMM atmosférico , o escape direto é absolutamente ensurdecedor, no turbo é mais discreto .Em qualquer um deles deve estar instalado o silenciador homologado para o efeito e a saida devidamente orientada pata trás ou para a esquerda. Note-se que os escapes tal como os outros componentes devem ser dimensionados para o fim a que se destinam e nem sempre mais ruído corresponde a um maior rendimento do motor.
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joao silva
UMM



Portugal
1902 Posts

Posted - 29 September 2015 :  09:54:15  Show Profile Send joao silva a Private Message  Reply with Quote
Bom Dia .Escapes Diretos , ate poderão dar mais rendimento ou não ...!?, julgo que não...!? ,acho que é mais barulho que rendimento , e os orgãos do Motor , não gostam muito .Acho que é mais a sensação do Barulho que faz que agrada a quem houve como é o meu caso , mas prefiro manter uma mecânica saudavel ao barulho ...!.

cUMMprimentos J.Silva
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batrakiu
UMM



Burkina Faso (Upper Volta)
2133 Posts

Posted - 29 September 2015 :  12:06:23  Show Profile  Send batrakiu an ICQ Message Send batrakiu a Private Message  Reply with Quote
quote:
E isso não faz barulho a mais que dê para algum iluminado um dia chatear...!!!


Faz pouco...



" Na dúvida, é a fundo "

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
UMM Alter Troféu 1992
Altura - Algarve

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aloevera
UMMzão



United Kingdom
5281 Posts

Posted - 30 September 2015 :  08:06:01  Show Profile  Visit aloevera's Homepage Send aloevera a Private Message  Reply with Quote
Pessoal,

Aos nossos motores podemos atirar quase tudo e coitados eles lá viram e trabalham.

Antes de responder ao tojoferreira convém ter noção que todos os motores tem e precisam da sua linha de escape.
Cada motor tem características próprias e únicas de funcionamento.

Dou o exemplo quem calça sapato 45 consegue calçar 46 e 47 e até consegue caminhar...
Agora quem calça sapato 45 que tente calçar 44 e 43...

O sintoma é o mesmo, os motores não podem funcionar "apertados" ou "a larga" demais.
Quem desenhou, quem construiu e quem decidiu usar o motor "xis" tem que respeitar o número do sapato,
Valores aceitáveis de exaustão de escape.
Nem total estrangulação de gases nem total anarquia e ou impedimento recomendado a extração destes gases.

Todo e qualquer valor FORA dos valores originais fará com que o comportamento do motor esteja fora de comportamentos aceitáveis e ou até de fiabilidade de longevidade dos componentes.

Não estou no meu pc pois ainda estou na minha pausa anual de férias se não até partilhava aqui uma foto de um engenho que serviu para desenvolver linhas de escape / volumetria dos gases de escape para a marca Aston Martin...e que está agora ao serviço da Íntegra Support.
É equipamento antiguinho mas o princípio está lá é claro da geração de motores sem electrónica...perfeito para desenvolvimento desse tipo de motores.

Respondendo ao tojoferreira...poder podes mas não é a mesma coisa



Se Maome nao vai a montanha digam ao Maome para arranjar um UMM...
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Eduardo Filipe
UMMzão



Portugal
4574 Posts

Posted - 30 September 2015 :  11:36:51  Show Profile Send Eduardo Filipe a Private Message  Reply with Quote
Concordo com a explicação do Carlos Pires.

Quando era menino e moço e que se fazia de tudo até se inventavam panelas e em aço inox e depois quem

sofreu foi o meu Honda Civic que ao ficar atrofiado nos gases de escape começou a querer dar o

berro...!!!

Um Abraço UMM
Eduardo Filipe

Posso não voltar..., mas vou!
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aloevera
UMMzão



United Kingdom
5281 Posts

Posted - 30 September 2015 :  14:52:30  Show Profile  Visit aloevera's Homepage Send aloevera a Private Message  Reply with Quote
E nas nossas primeiras motitas?...
50cc e por aí... Ora o amigo lá arranjou um escape de "rendimento"... Ou de alta compressão ...
Ui era uma correria...era tudo a cagar de lado... Eu passei ao lado.
Depois era encosta que o motor fez PUM...

Em relação a este tema de "escape directo" nem é a minha opinião ...pois se tivesse no meu comp***dor era so postar links e com imagens ilucidativas.
E não inventei nada é tudo explicado em termos de engenharia das coisas.




Se Maome nao vai a montanha digam ao Maome para arranjar um UMM...
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tojoferreira
UMM



Portugal
480 Posts

Posted - 01 October 2015 :  10:36:11  Show Profile Send tojoferreira a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by aloevera

E nas nossas primeiras motitas?...
50cc e por aí... Ora o amigo lá arranjou um escape de "rendimento"... Ou de alta compressão ...
Ui era uma correria...era tudo a cagar de lado... Eu passei ao lado.
Depois era encosta que o motor fez PUM...

Em relação a este tema de "escape directo" nem é a minha opinião ...pois se tivesse no meu comp***dor era so postar links e com imagens ilucidativas.
E não inventei nada é tudo explicado em termos de engenharia das coisas.



Eu estava a perguntar porque dos ultimos Umm que andei a ver para compra varios estavam com escape directo e achei esquisito.

Obrigado pela clarificação!

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tiago_mrp
Iniciado



5 Posts

Posted - 29 December 2015 :  10:31:40  Show Profile Send tiago_mrp a Private Message  Reply with Quote
Bom dia,

Em relação a escapes há uma diferença muito grande em relação a motores 2 tempos e 4 tempos, não podemos sequer fazer comparações.
Quem perceber um bocadinho de inglês e gostar de perceber um pouco mais aconselho a ler o livro Four-stroke performance tuning de A. Graham Bell, com certeza alguns membros do forum já o fizeram.
O problema do escape directo no umm será apenas o barulho exagerado.
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toz
UMM



Portugal
2175 Posts

Posted - 30 December 2015 :  10:39:48  Show Profile  Visit toz's Homepage Send toz a Private Message  Reply with Quote
Bom dia. O ideal é um escape direitinho até atrás com uma panela de 1/2 metro a entrar e sair nas extremidades, com um bocado daquele material que se coloca dentro das panelas parecido com lã de rocha. Tudo feito em inox e fica com um som muito bom e com boas prestações, sem cair no exagero. Mas é apenas uma opinião.
Já tive escape direto e já teve mais piada. Acaba por maçar nas viagens mais compridas e dá demasiado nas vistas.

Cumprimentos.
Tozé.

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Sócio nº 3



Deus é bom, mas o vinho...
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NMoutinho
UMM



Portugal
440 Posts

Posted - 29 November 2016 :  15:02:56  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by toz

Bom dia. O ideal é um escape direitinho até atrás com uma panela de 1/2 metro a entrar e sair nas extremidades, com um bocado daquele material que se coloca dentro das panelas parecido com lã de rocha. Tudo feito em inox e fica com um som muito bom e com boas prestações, sem cair no exagero. Mas é apenas uma opinião.
Já tive escape direto e já teve mais piada. Acaba por maçar nas viagens mais compridas e dá demasiado nas vistas.

Cumprimentos.
Tozé.

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Sócio nº 3



Deus é bom, mas o vinho...



Isto é mais ou menos o que pretendia, mas com a saída para o lado esquerdo. Vamos ver arranjo oficina com paciência para tal obra.
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