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alex
UMMzão


Portugal
3038 Posts

Posted - 23 December 2009 :  16:16:53  Show Profile  Click to see alex's MSN Messenger address Send alex a Private Message  Reply with Quote
Caros forUMMistas

Espero com este post ajudar algum companheiro com Cournil ou Alter 1 a se desenrascar para fazer este trabalho.
Não sou profissional da coisa, mas tenho muito gosto em fazer eu as coisas e tenho pouco dinheiro para gastar em mão de obra...
O trabalho e peças que poderão ver são para uma "roda" (no caso, a traseira esquerda), a substituição dos 3 sinoblocos do feixe de molas/brinco/chassi e dos 4 meio casquilhos de borracha do amortecedor. Depois há que aplicar as outras rodas…



Para os sinoblocos, procurem também por sinoblocos do Peugeot 404 pick up (3,5€/cada). Os casquilhos de borracha são comuns (0,90€/cada) e encontrei sem problemas, levando o velho para amostra. São os preços que paguei, são meramente indicativos, não quero prejudicar ninguém…


cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83

Edited by - alex on 24 December 2009 19:33:36

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alex
UMMzão



Portugal
3038 Posts

Posted - 23 December 2009 :  16:20:13  Show Profile  Click to see alex's MSN Messenger address Send alex a Private Message  Reply with Quote
Comecei por remover a roda a roda, soltando as roscas, levantei o eixo, pus uma preguiça sob o chassi e removi a roda.







Para poder remover o macaco, apoiei o eixo noutra preguiça



Visto que tinha andado em lama o dia anterior, retirei a poli para ver se não tinha entrado lama, mas não é obrigatório fazer-se para o nosso propósito. Mas não se perde ir ver como estão os calços (os meus estão em fim de vida)



De seguida ataquei as duas porcas que seguram o amortecedor. Usei WD-40 para facilitar a sua remoção (assim como em todos os parafusos em que mexi).




O material vai sobrando…




cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83
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alex
UMMzão



Portugal
3038 Posts

Posted - 23 December 2009 :  16:21:39  Show Profile  Click to see alex's MSN Messenger address Send alex a Private Message  Reply with Quote
Depois foi a vez das abraçadeiras (U’s) que seguram o eixo ao feixe de molas.





Aqui falta uma foto, em que tenho o macaco a forçar um pouco as molas para cima. Tive receio que ao desapertar as abraçadeiras a mola fizesse um efeito chicote. Assim removi a abraçadeira (2 U’s e placa) e só depois desci o macaco devagar para evitar problemas.
Chegou a vez dos tão temidos parafusos dos brincos e da mola. Nada que um bom tira teimas com um rabo de força bem comprido e WD-40 não resolvesse…






Depois ataquei-me ao sinobloco que está no chassi. Este foi uma verdadeira dor de cabeça. O tubo interior estava solto, borracha sobrava pouca e o tubo exterior calcinado… Depois de cortar várias vezes a chapa do tubo, bater com chave de fendas, ponteiro, tubo, sempre com uma marreta pequena na mão, lá foi saindo aos bocados… Estava tão bem disposto nesta fase que a fotógrafa nem tirou fotos!



Após a remoção do sinobloco, convém polir um bocado a parede que ficou para remover sujidade assim como disfarçar rebarbas feitas com a violência da remoção.





cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83
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alex
UMMzão



Portugal
3038 Posts

Posted - 23 December 2009 :  16:23:07  Show Profile  Click to see alex's MSN Messenger address Send alex a Private Message  Reply with Quote
Já estava tão farto daquele sítio que mudei para os sinoblocos das molas. Muito mais fácil… Feixe de molas em cima da bancada (já estava farto de estar no chão), pus uma chave de fendas a forçar o olhal para abrir um pouco.



Depois apoiei uma chave de caixa (24) sobre o sinobloco e com a ajuda de um saca (velho que estava por casa, já comprei um novo, não me batam!)descolou. Com duas boas marretadas, acabou por sair.




Para meter o novo, depois da passagem com lixa e untar com óleo entrou folgado. Tive que o segurar no sítio e depois de remover a chave de fendas ficou no sítio dele.




Repeti a mesma operação no outro olhal do lado oposto.

Voltando ao sinobloco do chassi, um amigo meu deu-me uma bela dica: usar um varão roscado (usei M14) e apertar. E não é que resultou mesmo?





Correu bem até que, quando só faltavam 4mm, a rosca do varão moeu… Tive que tirar o varão a mal (rebarbadora) e acabar com umas porradas bem dadas.


cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83
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alex
UMMzão



Portugal
3038 Posts

Posted - 23 December 2009 :  16:24:27  Show Profile  Click to see alex's MSN Messenger address Send alex a Private Message  Reply with Quote
Chegou a vez de voltar a montar o feixe de molas. Coloquei primeiro o brinco no olhal do feixe de mola e de seguida prendi-o no chassi.



Seguiu o outro olhal do feixe de molas para o sítio. Tendo os 3 parafusos apontados, foi a vez de os apertar bem, muito bem.
Agora, há que apontar o ponto de mola no eixo (tem lá um buraco para ele)





Primeiro, levantei o eixo para remover a preguiça e baixei-o sobre o feixe de molas. Depois subi o feixe de molas até ao ponto de mola entrar no seu buraco…
Há que agora meter a abraçadeira. Já leva a metade do casquilho para o amortecedor e tudo.




Mais uma vez, apontar primeiro e depois apertar bem, sem ficar folga entre cada folha de mola e o apoio no eixo.
Para meter o amortecedor, o macaco levantou o eixo até a altura devida. Meti a outra metade do casquilho, a abraçadeira e a devida porca, com o tal aperto.
Meter a poli no sítio (se a tiverem tirado), a roda no sítio devidamente apontada, remover a preguiça do chassi e dar o aperto final a roda.

Venham daí críticas e dicas, ainda que fazer 3 vezes!


cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83
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miguel umm
UMM



Portugal
1813 Posts

Posted - 23 December 2009 :  17:12:02  Show Profile  Visit miguel umm's Homepage Send miguel umm a Private Message  Reply with Quote
boas ALEX
podias sff por a foto do SINOBLOCO NO FRIO::::::::::::::::



Para amar umm UMM bastou um olhar... Agora para esquecer UMM só mesmo se eu morrer
um abraço
miguel

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eunema
UMM



Portugal
1441 Posts

Posted - 23 December 2009 :  17:31:30  Show Profile Send eunema a Private Message  Reply with Quote
Boas Alex

Mais um curso de mecânica à distância


Excelente documentação




Cumprimentos
Hernani
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alex
UMMzão



Portugal
3038 Posts

Posted - 23 December 2009 :  18:20:23  Show Profile  Click to see alex's MSN Messenger address Send alex a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by miguel umm

boas ALEX
podias sff por a foto do SINOBLOCO NO FRIO::::::::::::::::



Ainda não apliquei essa técnica... Daqui por mais uns dias pode ser que apareça por cá

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83
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PEDROALCANENA
UMM



3649 Posts

Posted - 24 December 2009 :  18:43:07  Show Profile Send PEDROALCANENA a Private Message  Reply with Quote
ola
Sim senhor esta fixe a esplicaçao ainda bem que a pessoal que goste de tirar fotos

Pedro Marques
Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943
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mariUMM
UMMzão



Portugal
5373 Posts

Posted - 24 December 2009 :  19:37:50  Show Profile  Click to see mariUMM's MSN Messenger address Send mariUMM a Private Message  Reply with Quote
É isso tudo! Belo tutorial, só vou acrescentar uma dica de segurança: sempre que se vão desapertar parafusos que sabemos estão com muito aperto o primeiro alivio deve ser feito com o carro ainda assente sobre as 4 rodas, apesar das preguiças darem muito mais segurança do que o macaco um safanão a sério num parafuso pode fazer o carro sair do apoio, se ele estiver com as 4 rodas no chão não existe o risco de levar com o carro em cima ou de ser preciso levantar o eixo do chão depois de ter saído de cima da perguiça.

Leitura obrigatória:You must be logged in to see this link.

Mário
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alex
UMMzão



Portugal
3038 Posts

Posted - 24 December 2009 :  19:45:58  Show Profile  Click to see alex's MSN Messenger address Send alex a Private Message  Reply with Quote
Obrigado pela dica mariumm, será aplicada para o eixo da frente!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83

Edited by - alex on 24 December 2009 19:50:36
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show_time
Mestre



Portugal
6229 Posts

Posted - 24 December 2009 :  21:08:41  Show Profile  Visit show_time's Homepage  Click to see show_time's MSN Messenger address Send show_time a Private Message  Reply with Quote
Boas!

Bela foto reportagem!

Num episodio do Top Gear eles motam um Kit Car em 8 horas senão me engano e têm-no em cima de preguiças até que o motor e a caixa ao entrarem com a grua dão-lhe um beijinho e o carro cai das preguiças.

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
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jarbas
UMM



Portugal
377 Posts

Posted - 02 January 2010 :  23:57:07  Show Profile Send jarbas a Private Message  Reply with Quote
boas alex bela reportagem vai-m dar muito jeito..

por acaso tambem vi esse episodio mauro!!!!

abraços



Subi ao monte para ver o meu UMM passar,depois de ele ter passado....... desci!!!!!!!!!


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Aldeia
Moderator



Portugal
5332 Posts

Posted - 03 January 2010 :  00:22:50  Show Profile Send Aldeia a Private Message  Reply with Quote
Muito bom tópico Alex, apenas falta uma coisa. Ao fim de uns dias ou alguns km, há que reapertar isso tudo!

De resto 5 estrlas, parabéns e obrigado.

UMM abraçUMM

j.aldeia


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alex
UMMzão



Portugal
3038 Posts

Posted - 03 January 2010 :  00:24:11  Show Profile  Click to see alex's MSN Messenger address Send alex a Private Message  Reply with Quote
Aproveito para deixar mais um relato de um problema relacionado.

Para remover os brincos a frente, tive que tirar primeiro tirar a barra de torção. Muitos dirão que só lá anda a fazer peso, mas se quem pensou o carro a lá pôs, é porque lá está a fazer alguma coisa...

Já lá tinha andado mexerico, com parafusos diferentes de um lado e do outro, tudo completamente calcinado. Não fui de meias medidas e deixei o disco de corte esgrimir os seus argumentos... Depois de falar com o mecânico cá da terra, garantiu-me que parafusos M12 8.8 faziam bem o papel necessário (mas apliquei com porca e contra porca). Tive que passar uma broca (10) a limpar/desgastar um pouco o buraco, pois nem os parafusos originais lá cabiam.

Para no final montar tudo é que foi dramático... A cabeça do parafuso M12 não passava pela ponta do parafuso do brinco (o de cima). Tive que os desapertar e recuar a face do apoio da barra de torção, apertar os parafusos da barra e depois apertar a porca do parafuso do brinco. Neste procedimento, o apertar da porca é que trouxe o parafuso do brinco ao sítio, pois com o parafuso todo metido a porca não passava pela cabeça do parafuso M12.

Espero que consigam compriender a estratégia!

Quanto a tirar parafusos calcinados, roda-los ao máximo primeiro e porrada neles! Eles não se magoam e a paciencia não se esgota...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83
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alex
UMMzão



Portugal
3038 Posts

Posted - 03 January 2010 :  00:27:28  Show Profile  Click to see alex's MSN Messenger address Send alex a Private Message  Reply with Quote
Obrigado Aldeia pelo aviso!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83
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