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 Departamento técnico
 Motores, caixas e direcção
 Aplicação Direcção Assistida no UMM Cournil
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joaocarneiro
UMM



Portugal
995 Posts

Posted - 06 October 2009 :  14:59:32  Show Profile Send joaocarneiro a Private Message  Reply with Quote
boas, assim que aplicar aqui no meu, posso ceder-te o copo e os tubos ;) se servem ou não, não sei, mas podes sempre adaptar... digo eu...

abraço,

JC
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Dias
UMM



Portugal
2114 Posts

Posted - 06 October 2009 :  15:17:59  Show Profile Send Dias a Private Message  Reply with Quote
Boas
A referência da bomba eléctrica do saxo não sei e a do clio neste momento só se a desmontar porque ficou virada para o radiador ( esqueci-me de tirar a referencia antes de a montar).
Quanto a tubos os do clio não dão na caixa nem os da caixa dão na bomba, então como eu tinha a tubagem do Alter e quando comprei a bomba eléctrica também tinha os tubos do clio, com os engates da bomba e com os da caixa fui a uma casa da especialidade e foram feitos uns tubos novos.
Não se esqueçam de que o engate mais largo é a saída e o mais fino é a entrada e de formar os pares de forma que ao fazerem a tubagem os engates não fiquem trocados.


cUMMprimentos

Dias
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UMMOCA
UMM



Azores
428 Posts

Posted - 06 October 2009 :  21:20:18  Show Profile Send UMMOCA a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by PEDROALCANENA

Ola
Olha so nao gosto da parte da fixaçao da caixa acho que havias de ter feito um suporte e aproveitar a furaçao da caixa e nao da antiga mas tudo pode acontecer e ficar boa
Pedro Marques

Pedro Marques
Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943



Realmente também acho melhor fazer um apoio no chassi para a caixa. Mas de resto está impecável, daqui a uns dias faço eu, mas com tudo original do turbo.

Cps,
Paulo Brás
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Aleixo
UMM



Portugal
870 Posts

Posted - 08 October 2009 :  13:35:54  Show Profile Send Aleixo a Private Message  Reply with Quote
Renault Clio electric hydraulic power steering (96-98)

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espanhol5
UMM



Portugal
1191 Posts

Posted - 09 October 2009 :  10:10:44  Show Profile Send espanhol5 a Private Message  Reply with Quote
alguem consege-me arranjar uma bomba igual à que o ALEIXO esta a mostrar?

é de um clio (96-98)

que esteja em bom estado e não muito cara?

obrigado
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Aleixo
UMM



Portugal
870 Posts

Posted - 09 October 2009 :  17:09:37  Show Profile Send Aleixo a Private Message  Reply with Quote
se quiseres tens aqui uma de um saxo :
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Dias
UMM



Portugal
2114 Posts

Posted - 12 October 2009 :  22:19:19  Show Profile Send Dias a Private Message  Reply with Quote
Ora vamos ás novidades referente a esta aplicação.
Durante cerca de 3 semanas a direcção assistida esteve a funcionar bem, mas........(não se assustem que eu também não) desde sexta-feira a bomba eléctrica só entrava em funcionamento após fazer cerca de 20 metros com o UMM, em andamento esta distancia ás vezes era de 100m ora mais ora menos.
Possiveis causas, Corpo da bomba marado, falha do alternador,relé em mau funcionamento ou escovas do motor eléctrico em fim de vida.
Comecei no sábado por fazer medições com o voltimetro e tudo ok, como a bomba lhe custava iniciar o seu funcionamente só poderia ser as escovas, apliquei o teste básico das pancadinhas de amor na bomba na zona das escovas e voilá ela trabalhava.
Hoje em conversa com o Papa Rotundas (Bruno) e como ele tinha um clio para abate cedeu-me a nova bomba.
Iniciei a troca de bomba ás 20h e assim que aplicada a coisa mudou de figura.
Após a aplicação fiz a desmontagem da anterior para verificar se as minhas suspeitas se confirmavam, e claro as escovas estavam nas últimas.









A bomba aplicada hoje saiu de um clio com cerca de 180.000 km, a outra quantos mil teria??
A bomba que retirei repara-la-ei e ficará como nova
Neste caso irei colocar escovas novas e refazer no torneiro o cobre, este já apresenta um bom desgaste, depois desta operação terei uma bomba como nova e aguentará uns bons km.
A operação que irei fazer á futura bomba de reserva deveria ter sido feita antes de a montar.
Quem estiver com ideias de aplicar uma bomba eléctrica, aconselho a verificar o estado do motor eléctrico(escovas), a não ser que conheça a proveniência da bomba (ex:de veiculo batido com poucos km).



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Dias
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Edited by - Dias on 12 October 2009 22:24:27
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Aleixo
UMM



Portugal
870 Posts

Posted - 21 October 2009 :  14:11:11  Show Profile Send Aleixo a Private Message  Reply with Quote
problema resolvido ?

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Dias
UMM



Portugal
2114 Posts

Posted - 21 October 2009 :  15:50:59  Show Profile Send Dias a Private Message  Reply with Quote
Boas Aleixo

O problema ficou logo resolvido na hora, substitui a bomba por outra igual, está a funcionar na perfeição.
A que lá estava estou à espera das escovas (alta rotação)para montar e esta semana vou rectificar o induzido, após esta operação e a sua montagem ficarei com uma bomba (nova) de reserva. A que está a funcionar neste momento saiu de um Clio com 180.000km, pode durar muito como pode durar pouco tempo (não a desmontei para ver o desgaste das escovas, porque iria reparar a anterior).


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Dias
UMM



Portugal
2114 Posts

Posted - 30 October 2009 :  10:00:08  Show Profile Send Dias a Private Message  Reply with Quote
Esquema de montagem e ligação eléctrica






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nunumm
UMM



Portugal
2272 Posts

Posted - 30 October 2009 :  21:40:01  Show Profile Send nunumm a Private Message  Reply with Quote
Não entendo essa ligação do relé ao alternador... para quê??? essa ligação deve vir com corrente do que vai accionar a bomba, certo? ela é accionada a partir do alternador?

Cumps UMMistas
Nuno - Cournil 84
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Dias
UMM



Portugal
2114 Posts

Posted - 31 October 2009 :  09:12:02  Show Profile Send Dias a Private Message  Reply with Quote
Boas Nunumm
A ligação do alternador ao relé serve para ligar o relé apenas quando o motor estiver em funcionamento, assim que accione o relé este faz a ligação directa da bateria à bomba eléctrica do óleo. O relé pode ser também ligado no canhão de ingnição, mas assim que rode a chave e acenda as luzes do quadrante a bomba entrava de imediato em funcionamento, a melhor forma é a ligação ao alternador.

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espanhol5
UMM



Portugal
1191 Posts

Posted - 31 October 2009 :  19:15:01  Show Profile Send espanhol5 a Private Message  Reply with Quote
muito bem esplicado dias...

grande ajuda... ta quase... eh eh

abraço
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espanhol5
UMM



Portugal
1191 Posts

Posted - 05 November 2009 :  20:45:25  Show Profile Send espanhol5 a Private Message  Reply with Quote
DIAS!!?? Dias!!??

ja tenho o material todo para aplicar eh eh

agora espero concequirmontar tudo direitinho eh eh
( vou-te chatiar muito eheh )

abraço
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Aleixo
UMM



Portugal
870 Posts

Posted - 12 November 2009 :  19:12:15  Show Profile Send Aleixo a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by espanhol5

DIAS!!?? Dias!!??

ja tenho o material todo para aplicar eh eh

agora espero concequirmontar tudo direitinho eh eh
( vou-te chatiar muito eheh )

abraço


Que material arranjaste ? "clio (96-98)" ?

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