ForUMM
ForUMM
Home | Profile | Register | Active Topics | Active Polls | Members | Private Messages | Search | FAQ
Username:
Password:
Save Password
Forgot your Password?

WARNING: This forum contains adult content and is in violation of the Terms of Service.
Advertising has been disabled.

All Forums
 Dicas
 Coloquem aqui as vossas dicas
 Acelerador de mão - V2.0
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Next Page
Author Previous Topic Topic Next Topic
Page: of 2

Aldeia
Moderator

Portugal
5691 Posts

Posted - 07 April 2009 :  16:55:30  Show Profile Send Aldeia a Private Message  Reply with Quote
Como prometido aqui vai a dica de como apliquei um acelerador de mão nos nossos UMM’s.

Versão 2.0 para corrigir os problemas de fiabilidade da primeira versão.

O material que utilizei em ambos casos foi o seguinte:

Um selector de velocidades da roda pedaleira (dos mais baratos, daqueles que dá para ficar em qualquer posição).

Um cabo de acelerador igual ao acelerador de pé.

A posição do acelerador foi o que mais me fez pensar, pois já conhecia a que existe nos Cournil’s de origem, mas a verdade é que não gostava nada daquilo assim. A inspiração veio-me do “interceptor” do filme MAD MAX 2 (tinha uma alavanca para o nitro ou lá o que era no selector de velocidades) e foi aí que decidi colocar o acelerador. Pessoalmente gostei bastante da posição, é prático e não foge muito às regras da ergonomia.

A montagem na bomba é idêntica ao acelerador de pé.

Montar o selector da bicicleta na alavanca da caixa de velocidades, usei um bocadinho de 15mm de um cabo de vassoura.

E já está. Como vêm este dispositivo é bastante simples de aplicar e trás várias vantagens, como por exemplo;

Serve para acelerar um pouco o motor enquanto está frio (funcionando como o ar).

Serve como uma espécie de “cruise control” caseiro, permitindo descansar o pé direito, o que é bastante bom em grandes viagens (mantenho uma velocidade na ordem dos 110/120 em recta na auto-estrada).

Auxilia (muito) nos pontos de embraiagem, sobretudo quando estamos em dificuldades no meio de picadas (já suei frio à conta disso).

De momento não encontrei inconvenientes, mas estou aberto a sugestões para melhorar o sistema.

Não é nada aconselhado usar este acelerador em estrada nacional, sobretudo no meio do trânsito!!!!!!

UMM abraçUMM

j.aldeia

Edited by - Aldeia on 30 September 2016 16:37:02

Google AdSense

USA
Mountain View

joaquim santana
UMMzão

Portugal
3346 Posts

Posted - 07 April 2009 :  18:17:34  Show Profile  Visit joaquim santana's Homepage Send joaquim santana a Private Message  Reply with Quote
boas aldeia
excelente ideia!serve tb para umma ultilização de quando é necessário ultilizar o guincho e temos que acelarar umm bocadinho!

abraços e bons atascansos
joaquim santana
[URL=http://imageshack.us][/URL]

Edited by - joaquim santana on 07 April 2009 18:18:24
Go to Top of Page

joaocarneiro
UMM

Portugal
995 Posts

Posted - 07 April 2009 :  19:46:44  Show Profile Send joaocarneiro a Private Message  Reply with Quote
boas aldeia, impecavel, o Falkor já me tinha falado desse apetrecho, mas essa aplicação à lá MAD MAX está fora de série. Sem querer abusar da boa vontade, podes mostrar o detalhe da aplicação na alavanca das velocidades?

obrigado
Go to Top of Page

Aldeia
Moderator

Portugal
5691 Posts

Posted - 07 April 2009 :  20:36:40  Show Profile Send Aldeia a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by joaocarneiro

boas aldeia, impecavel, o Falkor já me tinha falado desse apetrecho, mas essa aplicação à lá MAD MAX está fora de série. Sem querer abusar da boa vontade, podes mostrar o detalhe da aplicação na alavanca das velocidades?

obrigado

De momento só tenho esta:

o mecânico mudou a furação e cortou o que estava a mais. Já tinha feito assim no vermelho e não tinha gostado muito pois fica com um acabamento grosseiro. Mas como não há 2 sem 3 esqueci-me desse detalhe e ele voltou a fazer o mesmo no branco. Podes mandar fazer umas pecinhas em teflon (num torneiro) para compensar a diferenca de diametro ou então fazes como fez o mecânico dos meus UMM's. Depois coloco uma foto com mais detalhe.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Vivemos e morremos... Disfrutem do intervalo!

You must be logged in to see this link.
Go to Top of Page

joaocarneiro
UMM

Portugal
995 Posts

Posted - 07 April 2009 :  20:51:19  Show Profile Send joaocarneiro a Private Message  Reply with Quote
Go to Top of Page

filipeumm
UMMzão

Portugal
2947 Posts

Posted - 08 April 2009 :  00:18:19  Show Profile Send filipeumm a Private Message  Reply with Quote
Ainda há outra vantagem de ter esse acelerador auxiliar e tambem importante.É no caso de se partir o cabo do acelerador!
Bom trabalho

Filipe Pinheiro
Go to Top of Page

joao silva
UMM

Portugal
1903 Posts

Posted - 08 April 2009 :  12:48:19  Show Profile Send joao silva a Private Message  Reply with Quote
ola pois é! filipe ,excelente ideia ,e lembrança.cummprimentos.

jsilva
Go to Top of Page

verdes radios
UMM

Portugal
1403 Posts

Posted - 09 April 2009 :  00:02:06  Show Profile Send verdes radios a Private Message  Reply with Quote
Amigo Aldeia

Finalmente uma ideia útil e prática, pelo facto OBRIGADO. Os aceleradores de mão que vêm nos Cournil (eu tirei o meu) são, devido à sua forma e posição, uma excelente arma de ataque aos nossos joelhos no caso de um acidente frontal.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

Edited by - verdes radios on 09 April 2009 00:03:18
Go to Top of Page

mjcm
UMM

Portugal
2053 Posts

Posted - 09 April 2009 :  00:26:16  Show Profile  Click to see mjcm's MSN Messenger address Send mjcm a Private Message  Reply with Quote
Boas Companheiros

O amigo Aldeia não pára de inovar com excelentes ideias.
Também quero aplicar no meu Alter um acelerador de mão.
Principalmente fora de estrada dá muito jeito.
Está excelente sim senhor. Parabéns pela inovação e obrigado pela partilha!

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

Go to Top of Page

UMMAIA
UMM

Portugal
1755 Posts

Posted - 09 April 2009 :  09:46:17  Show Profile  Visit UMMAIA's Homepage Send UMMAIA a Private Message  Reply with Quote
Ideia muito boa!

Acho que vou fazer o mesmo no meu.

Parabéns

cUMMprimentos
Go to Top of Page

JorgeUMM
UMM

Portugal
566 Posts

Posted - 09 April 2009 :  11:51:48  Show Profile Send JorgeUMM a Private Message  Reply with Quote
Excelente ideia Aldeia

Vou apressar-me a colocar no meu UMM antes que o Aldeia resolva registar a patente e nós tenhamos que pagar em ... Minis

JORGE FIGUEIREDO
Carregal do Sal

Quero ir até ao Fim do Mundo em 4x4 ... mas, exijo que seja em 1.ª CLASSE.
Isso só é possível num 4x4 de eleição
O UMM ...

Go to Top of Page

Aldeia
Moderator

Portugal
5691 Posts

Posted - 09 April 2009 :  17:01:20  Show Profile Send Aldeia a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by JorgeUMM

Vou apressar-me a colocar no meu UMM antes que o Aldeia resolva registar a patente e nós tenhamos que pagar em ... Minis

Pretas se fazes favor! As loiras pesam-me mais na barriga!

UMM abraçUMM

j.aldeia

Go to Top of Page

B380
UMM

Portugal
806 Posts

Posted - 28 May 2009 :  13:44:26  Show Profile Send B380 a Private Message  Reply with Quote
Parece-me uma ideia interesante que pode ser bastante util, estou a pensar fazer o mesmo, tenho um cabo do Ar, originario de um alter atmosferico.
Dá para o efeito?
Sabem indicar-me o melhor local para o ter?

A passagem de cabo deve ser em todo identica a das fotos do Aldeia.

Abraço

É Portugês, e é melhor que o Magalhães, UMM.
Go to Top of Page

Aldeia
Moderator

Portugal
5691 Posts

Posted - 28 May 2009 :  15:05:13  Show Profile Send Aldeia a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by B380

Parece-me uma ideia interesante que pode ser bastante util, estou a pensar fazer o mesmo, tenho um cabo do Ar, originario de um alter atmosferico.
Dá para o efeito?
Sabem indicar-me o melhor local para o ter?

A passagem de cabo deve ser em todo identica a das fotos do Aldeia.

Abraço

É Portugês, e é melhor que o Magalhães, UMM.

Se o cabo tiver o comprimento suficiente deve dar. Mas como já disse a aquisição do material fica numa dúzia de euros. Não sei se vale a pena andar a inventar mais...

UMM abraçUMM

j.aldeia

Go to Top of Page

PedroUMM
UMMzão

4135 Posts

Posted - 28 May 2009 :  17:43:50  Show Profile Send PedroUMM a Private Message  Reply with Quote
Essa ideia da colocação na alavanca das mudanças é muito boa. Também cheguei a ter acelarador de mão, mas de arranque a frio, ou seja, substituia a peça que é apertada à cabeça do motor e faz de arranque a frio automático. No meu caso utilizei no mesmo sitio onde se fixa o cabo do arranque a frio.

Positivo também seria fazer-se isso ao descompressor da bomba injectora(para quem o tem), com um sistema do mesmo genero mas deixando o manipulo escondido serviria de anti-roubo...

Pedro Filipe

Este governo não cairá porque não é um edificio. Sairá com benzina porque é uma nódoa.
Eça de Queirós
Go to Top of Page

Eduardo Filipe
UMMzão

Portugal
4611 Posts

Posted - 15 January 2017 :  13:01:44  Show Profile Send Eduardo Filipe a Private Message  Reply with Quote
Gostei deste tópico, será que já existe alguém que tenha feito igual ou idêntico que queira colocar umas fotos...!!!

Sócio do Clube UMM nº 263

Um Abraço UMM
Eduardo Filipe

Posso não voltar..., mas vou!

Go to Top of Page
Page: of 2 Previous Topic Topic Next Topic  
Next Page
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Jump To:
ForUMM © © 2000 - 2010 ForumCo.com Go To Top Of Page
This page was generated in 0.41 seconds. Powered By: ForumCo v3.4.05