ForUMM
ForUMM
Home | Profile | Register | Active Topics | Active Polls | Members | Private Messages | Search | FAQ
Username:
Password:
Save Password
Forgot your Password?

WARNING: This forum contains adult content and is in violation of the Terms of Service.
Advertising has been disabled.

All Forums
 Dicas
 Coloquem aqui as vossas dicas
 Preparação Motores
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Next Page
Author Previous Topic Topic Next Topic
Page: of 4

n/a
deleted

303 Posts

Posted - 01 August 2006 :  17:30:31  Show Profile Send n/a a Private Message  Reply with Quote
Vamos lá trocar ideias sobre o que fazem, fizeram, ou ouviram falar sobre preparações nos motores dos nossos Umm!!!
Estou-me a referir aos de origem não a motores montados, mas sim naqueles "promenores" qu fazem grandes diferenças e que só poucos sabem e algum não contam...
Se alguem quiser partilhar, acho que todos agradecemos.

Cumprimentos,

João Olaio
962079166
joao.olaio@bomcar.pt

Google AdSense

USA
Mountain View

toz
UMM

Portugal
2175 Posts

Posted - 01 August 2006 :  20:33:52  Show Profile  Visit toz's Homepage Send toz a Private Message  Reply with Quote
Bom, vou passar a explicar o que fizeram no jipe do meu irmão e ainda mais umas coisas que ficaram por fazer.

Um belo dia, o meu irmão resolveu reparar o motor, metendo uns segmentos novos pois o consumo de oleo estava a agravar-se e a força do motor era cada vez menos.

O UMM esteve no mecanico e meteu-se os segmentos só que a bomba injectora não gostou da compressão extra e começou a "grilar" cada vez mais intensivamente até outro belo dia resolver-se meter um kit de potencia que os compadres aqui da zona construiram.
Levei o jipe ao mecanico para montar esse kit e quando o jipe parou na oficina, nunca mais pegou :). Trocou-se a bomba injectora pela Bosh que vinha no kit, afinou-se a bomba em condições e afinou-se o turbo para responder melhor à solicitação do maior débito de gasóleo.
No dia em que ficou pronto, o jipe andava bem melhor, mas não andava MUITO melhor! EHeehehhehe...
Levei aos autores do kit para eles verem o que se passava e mal eles puseram a mãozinha naquele motor, nunca mais me esqueço, o jipe ganhou fogo no rabo, o turbo andou no inicio no maximo, para testar até onde podia ir :), foi-se reduzindo, parou-se nos 900gr. Assim não estraga e anda que se farta. O consumo aumentou pros 18 litros, mas nem sequer pensamos em baixar os consumos, para bem era consumir ainda mais um bocado e dobrar as prestações... eheheheh... é mesmo nosso, nunca satisfeito!

O meu irmão não mexeu nos injectores, mas podia limpar e afinar, a aí afinava-se a 130bar ou mesmo 150 bar e ficava um reloginho!!!

A partir daí é preciso ter cuidado com cruzetas mais estragadas do que boas, caixas de velocidades que não têm grande saúde, turbos e motores que estão bem gastos, desgraçados... mas vale a pena!

Se houver interessados, posso dar o contacto. Qualquer coisa, toze@ummistas.com.

Sem mais, espero ter ajudado.

Com os melhores cumprimentos, Tozé.

Deus é bom, mas o vinho...
Go to Top of Page

n/a
deleted

304 Posts

Posted - 01 August 2006 :  22:40:15  Show Profile Send n/a a Private Message  Reply with Quote
Pois é há ai um grupo de amigalhaços do Tóze a fazer milagres, e eu como gosto pouco de dar cavilha no bixo assim que for possivel, o coraçao do meu bixo vai lá parar.

...E ao setimo dia Deus fez o UMM...
Go to Top of Page

n/a
deleted

303 Posts

Posted - 02 August 2006 :  09:52:40  Show Profile Send n/a a Private Message  Reply with Quote
Toze, explica-me só uma coisa, esse kit de potencia inclui o que?
Qualquer mecanico pode montar isso?
Quanto é que isso pode ficar?
Obrigado

Cumprimentos,

João Olaio
962079166
joao.olaio@bomcar.pt
Go to Top of Page

mariUMM
UMMzão

Portugal
5386 Posts

Posted - 02 August 2006 :  23:08:09  Show Profile  Click to see mariUMM's MSN Messenger address Send mariUMM a Private Message  Reply with Quote
E que tal sem estragar nada???

Metendo o ar da admissão a entrar para o filtro tipo defender, fresquinho desde fora da zona de motor, metendo ao turbo nos tais 0,9 Bar, metendo os injectores e a bomba com 110 a 120Bar, aplicando um escape em linha com a panela oval de origem só e mandando a ventoinha de origem para o canto aplicando uma electrica, melhorando a refrigeração do intercooler et voila, o rendimento sobe sem grandes investimentos e com manutenção da fiabilidade!

Se bem que mesmo para velocidade o UMM precisa de outras coisas antes do aumento de potencia: travagem a sério, aumento na precisão de trajectória, diminuição de peso especialmente na parte superior, e fiabilização da parte electrica em condições adversas como agua e lama.

E as dicas para isso podem perfeitamente ser conversadas aqui...

Mário
Go to Top of Page

n/a
deleted

304 Posts

Posted - 02 August 2006 :  23:48:15  Show Profile Send n/a a Private Message  Reply with Quote
Bem em relaçao a peso, é possivel fazer como esta no topic que aparece o do Peterhumbler, capota em fibra e retirar uns quilos ao UMM é facilimo, tem muita chapa a mais é só cortar no sitio certo.
Quanto ás famosas cabelagens, no meu ja tratei do assunto, só estou á espera de começar-mos a fabricar fio estanque para refazer a estalaçao do bixo.
No caso da direcçao é que é pior, mas torna-se a aplicar a estabilizadora e altera-se a caixa pra ser mais directa e precisa.
Quanto a motor no meu apos retification vai levar com o Garret de 2.2 kg, mas este fica a trabalhar só a 1.6 kg com valvula externa pra descompressao, vamos refrescar o bixo com um intercooler maior e trabalhar a admissao e colectores pra ele respirar bem.
Quando surgirem mais novidades apito.

...E ao setimo dia Deus fez o UMM...
Go to Top of Page

toz
UMM

Portugal
2175 Posts

Posted - 03 August 2006 :  00:27:14  Show Profile  Visit toz's Homepage Send toz a Private Message  Reply with Quote
Mexer nos injectores fica por quanto? Aí já exige capital!!
Mas é simples de verificar! Para quem conhece o UMM do Hélder Rocha (Facochero), antigo navegador do Madeira, tem tudo o que o Mário disse menos a parte do intercooler, mas em contra-partida tem uns pneus 35"/10,5/16 da Silverstone modelo igual ao Simex Treker2. O piso mais usado no trial.
Meteu relações do atmosférico para compensar o pneu, o turbo está no maximo, a bomba injectora mexida, as ventoinhas electricas... etc etc etc.
Só vos digo uma coisa, o do meu irmao, por acaso tem pneus mais pequenos, tem uns Fedima piso extreme 31/10.5/16, mas tem o dobro da resposta que o jipe dele, sem exagerar. O do meu irmao está de série, só meteu-se esse kit e aumentou-se a pressão do turbo para 900gr.

Esse kit complementa uma bomba injectora Bosh, montagem e afinação. Ó meu irmão pagou só o kit sem afinação, pagou 350€. Os injectores não sei, quando os mandei afinar à 2 anos levaram-me 100 euros, mas agora devo arranjar mais barato!

Para travar, meteis um kit de travões de disco. Essas mesmas pessoas do kit de potencia vendem um kit de travões de disco prontinhos a aplicar, com pinças reconstruidas, calços e discos novos por 350€. Ainda não metemos, não dá para tudo, mas sei quem meteu e ficou a travar às 4 certinhas e com uma eficácia acima da média. Aquilo não é daquelas invenções que vejo alguns UMMistas meter. Tudo material novo, só as pinças é que são reconstruidas.

Qualquer coisa, estais à vontade.

Cumprimentos, Tozé.

Go to Top of Page

n/a
deleted

303 Posts

Posted - 03 August 2006 :  09:43:39  Show Profile Send n/a a Private Message  Reply with Quote
Toz, desculpa, mas podes dar-me o contacto dessas pessoas tuas amigas que tem o kit dos travões de disco, s.f.f.?
Obrigado

Cumprimentos,

João Olaio
962079166
joao.olaio@bomcar.pt
Go to Top of Page

Nunomge
UMMzito

Portugal
54 Posts

Posted - 29 November 2006 :  01:42:59  Show Profile  Click to see Nunomge's MSN Messenger address Send Nunomge a Private Message  Reply with Quote
E que tal umas dicas para os motores atmosféricos?

AbraçoUMM

Nuno
Go to Top of Page

UMMario
UMM

Portugal
441 Posts

Posted - 29 November 2006 :  16:46:33  Show Profile  Visit UMMario's Homepage Send UMMario a Private Message  Reply with Quote
E isso, se for possivel TOZ deixa o contacto desse pessoal que tem para venda os tais kit's..abraçUMM

Uma Maravilha do Monte!!!

Clube UMM - Sócio Nº 113
Go to Top of Page

filipeumm
UMMzão

Portugal
2947 Posts

Posted - 29 November 2006 :  19:57:43  Show Profile Send filipeumm a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by Nunomge

E que tal umas dicas para os motores atmosféricos?

AbraçoUMM

Nuno

Montar um motor turbo
Agora fora de brincadeiras,no meu fiz isso mesmo montei um 2.3turbo,é sempre uma mudança a cima
Mas o que se pode fazer nos atmosfericos sem grandes investimentos é alterar o escape,
abrir as goelas(que já tem que ser feito por quem saiba),
aplicar um turbo(mas isto só para quem não se importa com a fiabilidade do motor),
tirar peso ao volante do motor

Filipe Pinheiro
Go to Top of Page

n/a
deleted

181 Posts

Posted - 30 November 2006 :  11:34:02  Show Profile Send n/a a Private Message  Reply with Quote
Filipe, define abrir a goela? Será a tal história de mexer na bomba injectora? E onde é que isso se pode fazer?
É que o escape já alterei, resta "abrir" a goela desde que isso não comprometa a durabilidade do motor...

Orgulhosamente UMMista

Edited by - n/a on 30 November 2006 11:36:06
Go to Top of Page

n/a
deleted

303 Posts

Posted - 30 November 2006 :  17:46:59  Show Profile Send n/a a Private Message  Reply with Quote
Atenção que retirar peso ao volante do motor, não é para todos, alias é para muito poucos, para ficar bem feito!!!

Cumprimentos,

João Olaio
962079166
joao.olaio@bomcar.pt
Go to Top of Page

n/a
deleted

6 Posts

Posted - 30 November 2006 :  20:59:29  Show Profile Send n/a a Private Message  Reply with Quote
Boas!

O meu mecânico\preparador,fez isso ao UMM dele...e olhem que resulta...em menos de nada vai em 5ª e já com vontade de pedir uma 6ª ...acrescento tambem a bomba injectora "avançada",o turbo,proveniente de um motor 2.0 Fiat regulado a 1,qualquer coisa Bar´s e uma linha de escape "lijeiramente alterada"...

Aquilo é que é puxar ...só não nos podemos esticar nas rotações...a pressão elevada do turbo,não favorece muito o motor,em regimes mais elevados...

Se calhar era gajo para lhe pedir para fazer o mesmo ao meu Troféo

Ricardo Aparício
963433726
ducatitiffosi@clix.pt
Go to Top of Page

mariUMM
UMMzão

Portugal
5386 Posts

Posted - 30 November 2006 :  21:02:47  Show Profile  Click to see mariUMM's MSN Messenger address Send mariUMM a Private Message  Reply with Quote
Abrir a goela é basicamente aumentar o débito de gasoleo, idealmente deve ser feito aumentando não só o caudal de gasoleo mas tambem a pressão de injecção, para aumentar a pressão de injecção é necessário mexer tanto nos injectores como na bomba.

Para quem tiver pouco combustiv€l para gastar uma solução interessante é refrigerar melhor a admissão e isolar o escape, desta forma a temperatura de funcionamento do motor é pouco alterada mas o rendimento especialmente a nivel de binário e linearidade fica melhorado.

No meu Alter Turbo optei por colocar o filtro de admissão dum atmosférico, a maior superficie de filtragem e o maior volume da caixa de admissão deram resultado, alem dum ronco mais racing sem aumentar o volume consegui uma linearidade melhor especialmente em baixa rotação onde o motor turbo costuma ser mais penalizado, tambem noto um pouco mais de elasticidade, ou seja a reprise é melhor depois desta alteração.

O próximo passo será dar pressão à bomba injectora e injectores, não vou pedir muito mais débito, o carro agora até nem faz muito fumo e com um bocado mais de débito akilo começa a bufar demasiado negro para o meu gosto, estou convencido que com a bomba a 120Bar e os injectores afinadinhos acondizer só vou precisar de andar com um pouco mais de atenção ao local onde se começa a travar e aos ponteiros dos dois termometros, porque com a injecção mais picada a temperatura sobe um bocado ao apertar com o bicho, mas como o meu não sabe o que é aquecer acho que não terei demasiadas preocupações.

Para concluir assim que alterar o escape vou colocar a manta isoladora no troço inicial após o turbo, nessa altura dou por terminado o processo de preparação periférica do motor, no interior não tenciono mexer, espero que a cabeça aguente o nivel de performance conseguido com a preparação periférica, com preparação interna desconfio que nem a cabeça nem outros orgãos mecanicos do UMM se vão aguentar...

Mário
Go to Top of Page

toz
UMM

Portugal
2175 Posts

Posted - 01 December 2006 :  01:19:53  Show Profile  Visit toz's Homepage Send toz a Private Message  Reply with Quote
Boas!
Quanto ao contacto de quem faz os Kits, vou perguntar de não ha problema por o contacto deles na net, depois aviso aqui.

Quanto a Kits de potencia pra atmosfericos, ja vi um atmosferico alterado e o maior alteração que vi, foi a 3ª atingir os 100 km/h e aumentou a força em baixa rotaçao.

Cumprimentos, Tozé.

Go to Top of Page
Page: of 4 Previous Topic Topic Next Topic  
Next Page
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Jump To:
ForUMM © © 2000 - 2010 ForumCo.com Go To Top Of Page
This page was generated in 0.61 seconds. Powered By: ForumCo v3.4.05
RSS Feed 1 RSS Feed 2