ForUMM
ForUMM
Home | Profile | Register | Active Topics | Active Polls | Members | Private Messages | Search | FAQ
Username:
Password:
Save Password
Forgot your Password?

WARNING: This forum contains adult content and is in violation of the Terms of Service.
Advertising has been disabled.

 All Forums
 Restauros
 Restauro de UMM's
 UMM ALVOR!!
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Next Page
Author  Topic Next Topic
Page: of 2

valedoumm
UMM


888 Posts

Posted - 08 June 2017 :  19:53:08  Show Profile  Visit valedoumm's Homepage Send valedoumm a Private Message  Reply with Quote
Para todos que como eu tinham dúvidas e curiosidade sobre um certo tipo de UMM, aqui está:

Finalmente vou começar a restaurar a minha prenda de anos de 2016!!! este belo exemplar...UMM ALTER TURBO ALVOR de 1992...




História deste raro UMM:

Posto à venda no OLX em 2015, rapidamente em minutos foi vendido e o anuncio apagado!! Para onde foi? Quem comprou?

Como no anuncio dizia sem documentos, assustei-me e pensei que o haviam adquirido para desmontar e vender às peças...

Em Dezembro de 2015, qual o meu espanto quando o meu amigo Passarinho me liga a dizer que o havia comprado, que havia conseguido o contacto do dono que tinha mandado cancelar a matricula por falta de registo de propriedade e que essa pessoa aceitava entregar os documentos e declaração...depois veio a proposta, ou seja como eu passo a vida de volta de UMM,s, tenho vários que nunca serão vendidos e a técnica e meios para assegurar a originalidade do modelo e não o iria vender de certeza, poder adquirir e restaurar esta máquina...é claro que fizemos logo negócio.



Posto isto, o Filipe preparou o jipe para uma inspecção B, de forma a reactivar a matricula e eu o poder registar em meu nome, o que aconteceu em Dezembro de 2015.

Depois esperei um mês, fiz o seguro e combinei no mês de Abril de 2016 ir a Cinfães passar o fds e vir para Santarém de Alvor!!!



No dia combinado arranquei para Cinfães, um fds maravilhoso, o Anho estava demais, o vinho verde, a posta... a companhia e o acolhimento da família do Filipe, espectáculo, só por isto valeu o negócio!!

No domingo arranquei no Alvor, piquei-me logo com 1 petroleiro( que levou a abada da vida dele) na subida para Castelo de Paiva, fiz a viagem sem qq problema a andar muito bem...ainda cheguei a Santarém a tempo de uma lavagem, ver níveis e mostrar à rapaziada!!Que claro ficaram encantados com a aquisição!!





Depois revi alguns pormenores, travões, sistema electrico, apliquei outra capota de lona, substitui os bancos que não eram originais pelos de origem( napa e tecido), inverti asjantes 16 e comprei 4 camac novos!!!







A partir daí comecei a usá-lo como UMM de dia a dia, dando descanso ao Ferragudo, de Julho a Outubro andei sempre com este, rodei 4.000 klms, está aprovadíssimo!!!

Até se atascou!!!



Depois esteve uns meses guardados e agora comecei a desmontar para restaurar a fundo...

A ideia é desmontar tudo, substituir tudo por material novo, pintar na integra da côr original, manter a decoração exclusiva( já fotografei à escala), alterando apenas as jantes( inverti)e os bancos da frente que vai levar recaro em vez dos originais, esses guardo-os no sótão, pois os de origem não se adequam à minha condução!!!

Brevemente já mostro pormenores únicos deste modelo!!!

Mas para já adianto que:

Tem vidros coloridos e tranca central de porta com comando à distância...

Umm abraço





Ivan Frois
Alter Turbo 93 CH
Alter Longo Turbo 92
Alter Turbo 93-Ferragudo
Cournil 1979 CV

Google AdSense

USA
Mountain View


Zatarra
Iniciado



15 Posts

Posted - 08 June 2017 :  20:30:17  Show Profile Send Zatarra a Private Message  Reply with Quote
Bem me queria parecer que o entusiasmo com que escreveu no último post não poderia ser só a alteração que me falou na última vez que estivemos juntos. Muitos Parabéns e anseio por ver essa máquina a reluzir novamente!

Abraçumm
Go to Top of Page

aloevera
UMMzão



United Kingdom
5243 Posts

Posted - 08 June 2017 :  21:08:14  Show Profile  Visit aloevera's Homepage Send aloevera a Private Message  Reply with Quote

Muitos parabens
Tambem Muita "IMBEIJA"
E que viva por muitos anos.
(espero que os "herdeiros" nao troquem os UMM's para "vinho" um dia)

Estava demorada a coisa...



Se Maome nao vai a montanha digam ao Maome para arranjar um UMM...
Go to Top of Page

Jagoz
Moderator



Djibouti
3777 Posts

Posted - 09 June 2017 :  08:42:59  Show Profile Send Jagoz a Private Message  Reply with Quote
Obrigado Ivan por seres mais um cabeça dura que faz coisas espetaculares como estas!!!

a nossa história merece!!!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

Edited by - Jagoz on 09 June 2017 08:44:02
Go to Top of Page

Passarinho
UMMzão



Portugal
3847 Posts

Posted - 09 June 2017 :  08:49:37  Show Profile  Visit Passarinho's Homepage Send Passarinho a Private Message  Reply with Quote
Olha ele!!

pouco haverá a acrescentar á descrição do Ivan, realço que realmente este UMM foi uma enorme surpresa.

Um carro que estava parado há quase 4 anos, quando o fui ver pela primeira vez levei todo o arsenal de peças e ferramentas para o tentar por a trabalhar.

bateria nova ao sitio, gasoleo directo á bomba injectora, o motor rodava bem mas a bomba injectora original teimava em não injectar gasoleo.

tentamos com eter, o carro pegou mas a assim que deixava de queimar o eter ia-se abaixo por falta de gasoleo. Menos mal, pelo menos trabalhava.

Veio de reboque, mudou-se oleos, bomba injectora recondicionada Bosch de 9mm, e há que ir para a estrada. impressionante a pujança que este carro debitava. Sem alterar parametros de turbo, apenas com bomba estava um autentico canhão. O Ivan bem o pode atestarm bem como o gajo do Patrol que levou uma ratada a subir a variante de Paiva e que ainda hoje deve estar a pensar como é que tal foi possivel. Sem duvida foi o melhor UMM em que andei com turbo de origem.

Foi enorme o esforço para conseguir desbloquear a papelada para poder activar a documentação do carro, perdi as conta das inumeras vezes que tive que contar até 20 cá para dentro para não perder as estribeiras face á relutancia em me regularizarem a situação. Não é facil conseguir explicar a pessoas com 60 e tal anos que o que estamos a pedir não é nada de outro mundo, apenas uma assinatura e que não vai acarretar nenhum tipo de problema, mas com calma, paciencia, muitas viagens e lá se conseguiu desbloquear a coisa.

Posto isto, há que começar a definir o restauro. por onde começar, o que fazer, como deverá ficar... até que percebei "Esquece Passarinho, isto não é guerra para ti.. A tua paciência não o permite"

Quem melhor posicionado para agarrar o touro pelos cornos e dar conta do recado?

o resto já se sabe...

força Ivan, não defraudes as expectativas! Boa sorte com o restauro!

Cumprimentos,

Passarinho


You must be logged in to see this link.
geral@pecas-umm.com
You must be logged in to see this link.
Go to Top of Page

volino
UMM



Portugal
1221 Posts

Posted - 09 June 2017 :  12:58:00  Show Profile  Visit volino's Homepage  Click to see volino's MSN Messenger address Send volino a Private Message  Reply with Quote
Aqui a meio do caminho para o acampamentumm tive que parar para conseguir ler o tópico. Parabéns pelo achado pela persistência e pela vontade. É disto que a nossa marca precisa... Parabéns

Tiago Fonseca


Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...


Go to Top of Page

alex
UMMzão



Portugal
3228 Posts

Posted - 09 June 2017 :  20:24:32  Show Profile  Click to see alex's MSN Messenger address Send alex a Private Message  Reply with Quote
Parabéns pelo achado! É este modelo que tem acabamentos interiores diferentes? Para além da decoração exterior, quais são as características que o diferenciam de um turbo normal?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
UMM Alter Turbo 12/92
Go to Top of Page

LuisPSilva
UMMzito



Portugal
120 Posts

Posted - 12 June 2017 :  01:24:14  Show Profile Send LuisPSilva a Private Message  Reply with Quote
Brutal! na altura pedi fotos ao passarinho e tudo1 fiquei babado com o carro! Depois deixas aqui fotos do sistema de tranca automático? gostava de ver qual a forma "original" que eles montavam o dito
Go to Top of Page

valedoumm
UMM



888 Posts

Posted - 13 June 2017 :  18:32:52  Show Profile  Visit valedoumm's Homepage Send valedoumm a Private Message  Reply with Quote
Ora bem, cá fica a famosa tranca central com comando à distância...







Até na porta de trás!!



Agora vou testar cá fora, ver se funciona, se tem reparação ou se tenho de identificar a fonte e substituir o material!!

Tablier e aro prontos a sair!!



Já lavei todo o chassis, caixa, motor, eixos, já lubrifiquei todos os pontos de aperto, de forma a poder em breve desmontar tudo, sem partir pernes e parafusos!!

Esta era uma das partes que mais me afligia...todo o jipe estava forrado a alcatrão por dentro...estaria podre por baixo e o alcatrão serviu para disfarçar??

Felizmente não, após horas ao sol( com 39º graus!!), com a ajuda da espátula larga retirei o alcatrão!!





Depois apliquei vaselina para ajudar a dissolver os restos de alcatrão!



de seguida Mistolin e detergente forte, passei com a máquina pressão e eis a côr original do Alvôr!!!



Neste modelo os senhores da UMM até decidiram gastar verniz por baixo das alcatifas!!!

E podres?? Nada de especial, as 3 calhas da borracha da porta na zona do chão, os dois cantos no findo, junto ao pedal da embraiagem e do lado do pendura no mesmo sitio!!E claro a zona dos cintos de trás, a chapa é dupla e apodrece de dentro para fora!!!

Chapa rachada debaixo do banco do condutor!!1






Já lavadinho e lubrificado a seguir vou desmontar tudo, de forma a poder substituir tudo o que está mal e trocar os casquilhos das molas, zincar e lubrificar os parafusos, ver o estado das molas!!Apoios de motor, trocar os casquilhos e encaixes da alavancas de mudanças e caixa, ver o estado da embraiagem, trocar as bombas... e claro pintar todo o chassis por baixo da côr original, aí não deram verniz, ficou fosco!!!






Ivan Frois
Alter Turbo 93 CH
Alter Longo Turbo 92
Alter Turbo 93-Ferragudo
Cournil 1979 CV
Go to Top of Page

LuisPSilva
UMMzito



Portugal
120 Posts

Posted - 13 June 2017 :  20:31:50  Show Profile Send LuisPSilva a Private Message  Reply with Quote
Grandes fotos!

Referente ao fecho central, parece-me um simples sistema universal. Tenho disso no meu ha anos. Encomenda-se da china com chaves, centralina e 3 pistolas por 20€.
Go to Top of Page

Clube UMM
UMM



Portugal
831 Posts

Posted - 14 June 2017 :  01:54:31  Show Profile  Visit Clube UMM's Homepage Send Clube UMM a Private Message  Reply with Quote
Uma excelente base de trabalho Ivan, com todo o teu habitual empenho essa máquina irá renascer novamente e ficar top.

Obrigado pela partilha desse restauro.
Esperamos poder rever a mesma ao vivo depois de finalizado o restauro no aniversário do Clube UMM.


cUMMprimenTTos


A Direcção do Clube UMM
Go to Top of Page

valedoumm
UMM



888 Posts

Posted - 14 June 2017 :  07:59:46  Show Profile  Visit valedoumm's Homepage Send valedoumm a Private Message  Reply with Quote
Este restauro vai ser longo, pois vou desmontar tudo e rever todos os pontos e montar tudo novo...não vai estar pronto em Novembro, ao Aniversário espero levar o meu CH já 100% funcional, espero...pois a coisa tá difícil...

Umm abraço



Ivan Frois
Alter Turbo 93 CH
Alter Longo Turbo 92
Alter Turbo 93-Ferragudo
Cournil 1979 CV
UMM ALVOR 1992
Go to Top of Page

tojoferreira
UMM



Portugal
315 Posts

Posted - 14 June 2017 :  11:55:17  Show Profile Send tojoferreira a Private Message  Reply with Quote
Grande Ivan! Sempre com projectos "de deixar àgua na boca"! Uma bela máquina! Ficamos à espera dos resultados!!

Grande Abraço!
Go to Top of Page

PETERTUMBLE
UMM



931 Posts

Posted - 19 June 2017 :  23:58:14  Show Profile  Visit PETERTUMBLE's Homepage Send PETERTUMBLE a Private Message  Reply with Quote
Muito bom!!! É uma raridade vale a pena esse restauro.
Esse Bancos parecem de veludo??!!

Go to Top of Page

valedoumm
UMM



888 Posts

Posted - 20 June 2017 :  14:28:43  Show Profile  Visit valedoumm's Homepage Send valedoumm a Private Message  Reply with Quote
Os bancos foram estufados em veludo, bem como as forras de porta, mas não é original, o banco de trás era de uma mitsubishi, 3 lugares foi adaptado.

Os bancos originais são os em napa e tecido cinzento, do modelo de 1992, pelo menos é o que vejo na seguinte foto...



Entretanto não tenho estado parado, já saquei a instalação electrica, alternador para rever, o motor arranque para rever, a bomba agua era original, os parafusos da tampa do termostato partiram-se!!!, mas tinha anti congelante verde!!







O pormenor dos diferenciais, que nada têm a ver com os dos meus outros UMM,s Alter, nem o longo tem destes...





A seguir vou tirar o motor e caixas!



Ivan Frois
Alter Turbo 93 CH
Alter Longo Turbo 92
Alter Turbo 93-Ferragudo
Cournil 1979 CV
UMM ALVOR 1992
Go to Top of Page

valedoumm
UMM



888 Posts

Posted - 20 June 2017 :  18:43:20  Show Profile  Visit valedoumm's Homepage Send valedoumm a Private Message  Reply with Quote
A instalação electrica, sem ratadas, nem emendas!!



A começar a ficar bem descascado!!







Ivan Frois
Alter Turbo 93 CH
Alter Longo Turbo 92
Alter Turbo 93-Ferragudo
Cournil 1979 CV
UMM ALVOR 1992

Edited by - valedoumm on 20 June 2017 18:45:37
Go to Top of Page
Page: of 2  Topic Next Topic  
Next Page
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Jump To:
ForUMM © © 2000 - 2010 ForumCo.com Go To Top Of Page
This page was generated in 0.17 seconds. Powered By: ForumCo v3.4.05
RSS Feed 1 RSS Feed 2
Powered by ForumCo 2000-2008
TOS - AUP - URA - Privacy Policy