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NMoutinho
UMM



Portugal
426 Posts

Posted - 21 December 2017 :  20:59:34  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by JummP

parece-me que aqui não vais ter direito a bitaites [;]

boa sorte no projecto

Jorge Portela
Póvoa de Varzim

[/url]



Aqui é tudo mais ponderado, moderado e avaliado!!
O Facebook é uma praça pública, às vezes dá jeito, mas se reparares, por lá gosto de ir publicando umas coisitas, mas é por aqui que gosto de publicar tudo. Às vezes tenho um pouco a sensação que ando a falar sozinho, mas lá vão aparecendo uns comentários positivos e construtivos. E quando apareço pessoalmente todos, ou uma boa parte, sabem quem sou. No Facebook teria mais fama, mas eu sei que é por aqui que estão os mais conservadores, admiradores e os chamados da “velha guarda”.

O Facebook não chega aos calcanhares de um Forum, o problema dos fóruns não acompanharam a tecnologia.

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LuisPSilva
UMM



Portugal
172 Posts

Posted - 21 December 2017 :  21:06:30  Show Profile Send LuisPSilva a Private Message  Reply with Quote
radiador turbo envolve mudares o apoio da caixa de direção de sitio. tens que a recuar 10cm.

Aposta num radiador universal (vê os do ebay).

Enquanto nao o fazes mete pelo menos uma boa ventoinha nesse.
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NMoutinho
UMM



Portugal
426 Posts

Posted - 21 December 2017 :  21:56:16  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by LuisPSilva

radiador turbo envolve mudares o apoio da caixa de direção de sitio. tens que a recuar 10cm.

Aposta num radiador universal (vê os do ebay).

Enquanto nao o fazes mete pelo menos uma boa ventoinha nesse.



Para já aposto no que tenho, e vou vendo o que a coisa dá, não vou fazer investimentos em cima de investimentos, antes de perceber os resultados.

O ventilador talvez seja algo que pondere, mas já agora, a ideia é aplicar ambos, ou anular o mecânico e aplicar o eléctrico???

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rjoina
UMM



Portugal
501 Posts

Posted - 21 December 2017 :  22:26:22  Show Profile Send rjoina a Private Message  Reply with Quote
Eu no meu novo projeto estou a colocar apenas eletrico. Da marca spal. A funcionar com túnel muito importante


Aveiras a concelho
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Passarinho
UMMzão



Portugal
3918 Posts

Posted - 22 December 2017 :  16:45:37  Show Profile  Visit Passarinho's Homepage Send Passarinho a Private Message  Reply with Quote
Nuno,

troca esse filtro de oleo pelo do turbo. tem mais capacidade de limpeza, e agora vais precisar dela..

Cumprimentos,

Passarinho


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NMoutinho
UMM



Portugal
426 Posts

Posted - 22 December 2017 :  20:38:22  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
Olha nem sabia que tinha diferença os filtros. Ok fica a dica.
E o óleo, estava a usar o 15w40 da Funchs, vou talvez passar para o 10w40?

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rjoina
UMM



Portugal
501 Posts

Posted - 23 December 2017 :  01:32:44  Show Profile Send rjoina a Private Message  Reply with Quote
Um pequeno grande concelho de quem ja fez o mesmo que tu.
Comecei por arranjar um turbo depois penssei em fazer um coletor, e fiz,
Depois comprei bomba injetora mais devida revisão e upgrade 12mm depois achei que os coletores não estavam bem comprei um turbo 2056vk reconstruído e coletores novos. Logo o motor começou a aquecer um pouco, mandei reparar o radiador mais um radiador de óleo com tubos novos base de filtro de óleo do xd3te. Ou seja aos poucos transformei o meu motor n xd3te.
Conclusão o motor 2.3 td que tinha visto nos batistas por 400€ completo era barato.
Fica a dica camarada.
Isto contado na propria pessoa.
E sim eu sei por aquilo que estás a passar, ou seja dar um pouco de mais potência ao umm sem gastar muito.
Se calhar o que tu precisas é de trocar de umm #128521; sem ofensas mas vai pensando nisso.
Ou então junta as coroas e muda toda a mecânica pois por muita juderia que vás fazer a esse motor isso nunca vai ficar um vx ou semelhante.
Um abraço e boa sorte


Aveiras a concelho
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Passarinho
UMMzão



Portugal
3918 Posts

Posted - 23 December 2017 :  12:15:05  Show Profile  Visit Passarinho's Homepage Send Passarinho a Private Message  Reply with Quote
convém usares agora o 10w40.

Cumprimentos,

Passarinho


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NMoutinho
UMM



Portugal
426 Posts

Posted - 31 December 2017 :  15:32:25  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
Bem pessoal, o UMM do cavalo ATMOSFÉRICO, já vai entrar em 2018 com rotulo de “motor atmosférico com turbo lento”.
Para mim nunca vai ser um Alter turbo, pois nasceu atmosférico, e continua atmosférico mas agora com um sistema “empurradeiro de ar”.

Comecei a brincadeira ontem pelas 15h, a ideia era só aproveitar o elevador do meu mecânico para tratar do retorno de óleo do turbo, mas a ansiedade era tanta que acabei sozinho na oficina, perdi a hora do lanche e do jantar (mas como se come tanto nesta época do ano, e eu até estou bem largo, nem quis comer). Eram 2h quando consegui meter tudo ao sitio, falta apenas o escape e adaptar a tomada de ar ao filtro, dei à chave meio a medo, pois podia me estar a escapar algo e fazer grande cagada. A pressão do óleo levou uns ligeiros segundos a encher, pois tinha entrado um radiador de óleo, e um turbo, espreitei se havia fugas, estava tudo aparentemente normal, voltei a desligar, verifiquei o nível de óleo e tive que acrescentar meio litro, voltei a dar à chave, e voltei a verificar tudo, grande cagaçal fazia o gajo sem escape na calada da noite.
Deixei o motor aquecer, com pequenas acelaraçoes enquanto me encantava com o novo trabalhar. Parecia tudo em ordem, tirei-o do elevador, e tentei o levar para longe das casas com o menos barulho possível, e numa pequena subida acelarei um pouco meio a medo por causa do barulho...

Meti primeira, meti segunda, meti terceira, sem passar das 3000 rpm, tirei o pé do acelerador e voltei a meter... que maravilha... sentir o turbo a trabalhar e conseguir ir Buscar a mesma velocidade sem precisar de esganar o motor.

Arrumei a ferramenta e fui para a cama quase às 3h!!!

E pensei para mim, sou apenas um bricoleiro que gosta de mecânica, e isto faz-me feliz.

:) :) :)

Ficam as poucas fotos, pois a vontade era tanta que nem me lembrava de fotografias.

[url=https://postimg.org/image/fhnczwvvf/][/url]

[url=https://postimg.org/image/dd2zyu1yj/][/url]

[url=https://postimg.org/image/hyz475smj/][/url]

[url=https://postimg.org/image/dd2zyu9ob/][/url]



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Passarinho
UMMzão



Portugal
3918 Posts

Posted - 01 January 2018 :  14:00:00  Show Profile  Visit Passarinho's Homepage Send Passarinho a Private Message  Reply with Quote
bom trabalho.

o coletor não ficou a bater quando dás á chave ou quando desligas o motor? regra geral tens que dar umas pancadas na chapa para ganhares uns 10 mm..



Cumprimentos,

Passarinho


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NMoutinho
UMM



Portugal
426 Posts

Posted - 01 January 2018 :  15:39:48  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
Por acaso não bate. Na foto até parece mais apertado, mas deve ter um pouco menos de 10mm. Mas também não te esqueças que não tenho isolamento nenhum.
Para já ainda não dei conta de bater, ja acelarei directo na bomba para ver, e pareceu-me não tocar.
Mas como ainda não acabei o filtro de ar e o escape, ainda não me preocupei com isso.
Se for necessário encosto uma Madeira e leva umas pancadas de amor.

No turbo original, esta zona co chassi é diferente?

Estou é preocupado com a pressão de óleo, antes o ponteiro da pressão estava muito mais alto, e agora fica a meio, mas ainda estou com o óleo 15w40, preciso de estudar este assunto que para mim é preocupante.

Bom ano a todos #128512;

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Passarinho
UMMzão



Portugal
3918 Posts

Posted - 01 January 2018 :  17:34:52  Show Profile  Visit Passarinho's Homepage Send Passarinho a Private Message  Reply with Quote
No Alter turbo original o chassis nessa parte é exatamente igual, a diferença é que a UMM não equipava os motores com esses colectores e com esse turbo, equipava com os turbos K16 com colectores diferentes, colectores esses que ficam ligeiramente mais afastados do chassis.

sempre que aplicamos esses colectores iguais aos teus temos que dar sempre um jeitinho na chapa.

Cumprimentos,

Passarinho


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NMoutinho
UMM



Portugal
426 Posts

Posted - 01 January 2018 :  19:36:24  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
Depois das festividades todas, dei mais um avanço no gajo.
Estava-me a preocupar amanhã ir à oficina de escapes sem filtro de ar.

Uns tubos velhos, uma mangueira típica das transfegas de vinho (UMM e vinho é coisa que combina sempre, por isso ele não vais estranhar), e mais um bocado de plástico de um extintor.

Não é que goste muito do resultado cheio de emendas, e a bater no alternador e na bateria, mas como é provisório, é melhor assim que sem nada.

@Passarinho, olhei melhor para aquilo é realmente precipitei-me, tenho uns 2 ou 3 mm dos colectores ao chassi! Mas em pequenas acelerações não bate.
Não vou amassar já, em tempos falei com um amigo, e disse que a solução que teve foi usar um pedaço de barra de cobre de uns 8mm(era o estava a jeito, pois é electricista) a servir de calço entre o apoio do motor, sobe o motor inclinando-o um pouquinho, de modo a que não faz diferença no ventilador e radiador. Sou capaz de exprimentar...

[url=https://postimg.org/image/p06g963fv/][/url]

[url=https://postimg.org/image/ghx04uk2j/][/url]

[url=https://postimg.org/image/q2gmrq1or/][/url]

[url=https://postimg.org/image/cljo8u47v/][/url]

[url=https://postimg.org/image/vdvjcfg1n/][/url]

[url=https://postimg.org/image/c8sa2n6ij/][/url]

Tenho é que ver se arranjo algo deste género:
[url=https://postimages.org/][/url]
E já agora soluções para o escape??
Estou a pensar aplicar a linha de escape entre a caixa e o chassi, usando talvez um flexível à saída do turbo, e linha recta até uma panela tipo donuts, ficará daqueles que são com tudo directo e envolvido em lã de rochã , tudo em 60mm, ficará a fazer muito barulho?? E dará problemas com IPO ou autoridades??

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NMoutinho
UMM



Portugal
426 Posts

Posted - 03 January 2018 :  11:44:45  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
Ora bem turbo aplicado, filtro mais ou menos provisório, foi hora do escape...
E esta doeu-me um bocado. A linha de escape que tinha estava boa, mas era totalmente inútil para esta aplicação do turbo, a saida de gases tinha que aumentar para pelo menos 60mm e os escape desta vez tinha que ser "tunning", não sou muito adepto destas coisas, mas se assim não fosse não valia apena ter avançado com isto.
Para a coisa parecer minimamente civilizada apliquei um escape de um corsa B com as letras de homolgação viradas para baixo de modo a que se perceba que está tudo "legal", ou pelo menos que parece que houve vontade!
A panela é daquelas directas e até mais estreita que a linha de escape, mas a ideia não é má, pois aperta um pouco, mas como os gases não se enrolam lá dentro, garante-se um escoamento bom. Percebo que a saida do fumo é intensa, pelo menos bem mais forte que em modo atmosférico com linha de escape réplica do original.
O barulho está muito QB, ouve-se o assobiar do turbo, faz uma pequena ronca tipica de motor com turbo, mas em velocidade é bastante silencioso, diria até que o carro ficou mais silencioso, pois com a ajuda do turbo, o motor consegue andar a velocidades cruzeiro sem se sentir aquele esganar de atmosférico.

Resumindo, apesar de o turbo não ser grande espingarda, valeu a pena, o carro está muito mais "leve" aguenta melhor as velocidades e está muito mais agradável de conduzir. De momento terei feito uns 100 km, e a temperatura da água está muito estável, a do óleo nem consegue mexer o ponteiro. Para já é inverno não irá sofrer muito com o calor, mas com a entrada da primavera talvez seja melhor ventilar um pouco o gajo.

Próxima etapa será em pensar meter "petroleo" lá para dentro. Não sei se perca tempo em aumentar o débito de gasóleo na lucas ou se deixe ficar para já assim enquanto pondere outras soluções.

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Edited by - NMoutinho on 03 January 2018 11:52:27
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NMoutinho
UMM



Portugal
426 Posts

Posted - 03 January 2018 :  11:46:37  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
[url=https://postimg.org/image/b8f39obyl/][/url]

[url=https://postimg.org/image/rjf75zw65/][/url]

[url=https://postimg.org/image/aiwaxavzh/][/url]

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