ForUMM
ForUMM
Home | Profile | Register | Active Topics | Active Polls | Members | Private Messages | Search | FAQ
Username:
Password:
Save Password
Forgot your Password?

WARNING: This forum contains adult content and is in violation of the Terms of Service.
Advertising has been disabled.

All Forums
 Departamento técnico
 Interiores e chaparia
 Tirar a capota
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Author Previous Topic Topic Next Topic  

tojoferreira
UMM

Portugal
483 Posts

Posted - 30 June 2016 :  18:22:48  Show Profile Send tojoferreira a Private Message  Reply with Quote
You must be logged in to see this link.

Alguém conhece?
Parece-me uma boa coisa para pedir a um ferreiro para fazer, o preço é puxado mas parece uma coisa boa para se ter.

Google AdSense

USA
Mountain View

blaketrooper
Iniciado

Portugal
6 Posts

Posted - 04 July 2016 :  18:22:09  Show Profile Send blaketrooper a Private Message  Reply with Quote
Olá Tojo,

Eu também ando a pensar numa coisa semelhante.

Já coloquei uma rollbar interior para poder pôr e tirar a nossa hardtop facilmente sem ter de andar a pôr e tirar a estrutura da lona. Quem me fez o trabalho arranjou um sistema semelhante, mas muito mais simplificado - fez uma estrutura, colocou o jipe por baixo, uns camarões nos furos da chuva da capota, uma nolha em cada e levantou a capota sem grandes problemas.

Agora o nosso problema é:
- Peso - os nossos hardtop de metal devem pesar uns 80~100kg, logo o sistema tem de ser mais robusto que este da jeep;
- É preciso à mesma tirar as G3 (se as tiverem instaladas);
- É preciso levantar a capota com cuidado, porque à frente, no encaixe do parabrisas com o tecto, no alter II é inclinada para trás, ou seja, a capota deve sair meio na diagonal para cima (isto só para não estragar nada no parabrisas, nem no hardtop).

Aquilo que ando a pensar para tentar resolver alguns destes problemas era:
1 - tirar de vez o hardtop de metal e mandar fazer uns painéis, em fibra, semelhantes aos da jeep, que encaixem mais facilmente e sejam leves (não faço ideia quanto é que custaria);
2 - recortar a nossa hardtop para:
2.1 - separar o tecto da frente (do condutor e pendura) do de trás (à semelhança do da jeep), ficando o hardtop com duas peças, que facilita a retirada e já pode ser totalmente na vertical;
2.2 - manter a G3 no sítio dela, ou seja recortar a parte lateral e de cima para nem ter de tirar a G3 quando tiro e ponho o hardtop;
2.3 - o 2.1 e 2.2 juntos permitiam também que coloca-se apenas uma lona no tecto da frente (condutor e pendura) deixando o hardtop atrás... é outra ideia.

Como vês, andamos todos a tentar imaginar formas mais fáceis de descapotar os nossos meninUMMs! Se tiveres mais ideias, ou souberes de alguém que tenha outras soluções, apita!

Abraço,
Pedro
Go to Top of Page

Eduardo Filipe
UMMzão

Portugal
4611 Posts

Posted - 04 July 2016 :  19:02:33  Show Profile Send Eduardo Filipe a Private Message  Reply with Quote
Não ficará mais em conta comprar outro Alter que venha de fábrica com capota de lona...!!!

Sócio do Clube UMM nº 263

Um Abraço UMM
Eduardo Filipe

Posso não voltar..., mas vou!

Go to Top of Page

tojoferreira
UMM

Portugal
483 Posts

Posted - 05 July 2016 :  14:14:01  Show Profile Send tojoferreira a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by Eduardo Filipe

Não ficará mais em conta comprar outro Alter que venha de fábrica com capota de lona...!!!

Mas onde é que estava a piada disso? ;)
Quem quer fácil compra um carro de plástico!
Go to Top of Page

Eduardo Filipe
UMMzão

Portugal
4611 Posts

Posted - 05 July 2016 :  22:09:42  Show Profile Send Eduardo Filipe a Private Message  Reply with Quote
António o trabalho que dá andar a tirar e colocar novamente a capota fixa, é de loucos...!!!

O que disse foi para tentar aliviar o stress que se tem a fazer tal trabalho...!!!

Se feri alguém no seu orgulho laboral e de engenheiro peço desculpa.

Só quem nunca realizou tal trabalho não sabe o que custa...!!!

Mas se houver alguém que consiga fazer tal "engenho" o que á partida duvido, tubo bem, e dou todo o

mérito ao engenheiro.

Haja sentido de humor, a vida sem tal não é saudável...!!!

Sócio do Clube UMM nº 263

Um Abraço UMM
Eduardo Filipe

Posso não voltar..., mas vou!

Edited by - Eduardo Filipe on 05 July 2016 22:13:20
Go to Top of Page

tojoferreira
UMM

Portugal
483 Posts

Posted - 06 July 2016 :  11:53:57  Show Profile Send tojoferreira a Private Message  Reply with Quote
Eduardo também eu estava na brincadeira! Eu sei que não estavas a dizer nada por mal nem para ferir orgulhos a ninguém!
Eu queria conseguir arranjar uma maneira de conseguir converter o UMM facilmente entre capota rígida e lona, mas tenho visto que não é, de maneira nenhuma, uma tarefa fácil (ainda não o fiz eu próprio).

Go to Top of Page

UMMistas
Iniciado

44 Posts

Posted - 06 July 2016 :  17:14:33  Show Profile Send UMMistas a Private Message  Reply with Quote
Um garibaldi e uma árvore :)

Clube dos UMMistas - You must be logged in to see this link.
Go to Top of Page

blaketrooper
Iniciado

Portugal
6 Posts

Posted - 27 July 2016 :  15:12:43  Show Profile Send blaketrooper a Private Message  Reply with Quote
Olá Malta,

Sinceramente, se tivermos a coisa já bem preparado, pôr e tirar a capota não custa assim tanto. São uma dúzia de parafusos e tá a andar. Eu já descapotei o meu num sábado de manhã, dei uns passeios e voltei pô-la no domingo ao final do dia a tempo de fazer a viagem para Torres-Lisboa de dia.

Demora tempo? demora! aí umas 2h~3h para cada montagem/desmontagem, mas qualquer motivo é bom para andarmos de volta dos bichUMM's!

A minha última engenhiçe foi um mecanismo de Alta Segurança!

É a minha opinião pelo menos!
Go to Top of Page

NMoutinho
UMM

Portugal
450 Posts

Posted - 26 December 2016 :  11:48:58  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
Sinceramente... O UMM capota de lona é bem mais versátil, mais bonito e mais pratico. Ok reconheço que para ter capota de lona convém ter garagem, e o amigo do alheio pode dar disabores, para isso não tenho argumentos.

Do resto, a capota de chapa não tem interesse nenhum. E andar a meter e a tirar essa capota várias vezes não tem piada nenhuma. Das duas uma ou é fechado "para toda a vida" ou se é para andar abrir e a fechar é melhor ter capota de lona mesmo.

e mesmo assim as vezes é chata, eu gosto pouco de a tirar e meter, porque acaba-se sempre por danificar alguma coisa.

E agora para contribuir com algo para o tópico, o que estou a pensar fazer para ser mais fácil de tirar e meter a capota de lona sozinho e não a deixar no chão da garagem (não vá o cão lá morde-la) é fazer uma coisa parecida com isto.

Como a minha garagem tem um bom pé direito, vou usar o sistema básico do estendal de tecto:
[/url][url=https://postimage.org/app.php]screenshot tool[/url]

Ou seja, onde estaciono o jipe vou meter no tecto uma armação no tecto que sobe e desce como esse estendal.

Vou ter que fazer 2 tubos parecidos com o tubo original da armação de ferro (aquele ferro do meio que está na parte dos passageiros de trás)

Uma coisa parecida com isto:
[/url][url=https://postimage.org/]free upload pictures[/url]

Para tirar a capota, desaperto-a, tiro as escovas do parabrisas, e a parte da capota do passageiro e condutor viro-a para cima do resto da capota, e enrolo as janela laterais, faço passar os 2 tubos curvos por cima da armação do jipe e meto a travessa do meio com uma cavilhas ou parafusos, prendo as argolas dos tubos nas cordas com mosquetão e puxo, a capota sobe e fica no tecto, quando quiser montar é só descer. a estrutura fica no tecto todo o ano como um estendal.

Para quem tem capota de chapa e uma garagem com tecto alto será uma ideia, mas usando um garibalde

Edited by - NMoutinho on 26 December 2016 11:51:29
Go to Top of Page
  Previous Topic Topic Next Topic  
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Jump To:
ForUMM © © 2000 - 2010 ForumCo.com Go To Top Of Page
This page was generated in 0.38 seconds. Powered By: ForumCo v3.4.05
RSS Feed 1 RSS Feed 2