ForUMM
ForUMM
Home | Profile | Register | Active Topics | Active Polls | Members | Private Messages | Search | FAQ
Username:
Password:
Save Password
Forgot your Password?

WARNING: This forum contains adult content and is in violation of the Terms of Service.
Advertising has been disabled.

All Forums
 Apresentação
 O meUMM
 O meu UMM - A Caravana Cigana
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Previous Page | Next Page
Author Previous Topic Topic Next Topic
Page: of 6

Pirussas
UMM

167 Posts

Posted - 19 May 2016 :  21:38:19  Show Profile Send Pirussas a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by asilvamachado

Caro Pirussa

Excelente trabalho e muitas ideias, em relação á água não sei se será util You must be logged in to see this link. .

Abraço

Obrigado mas a água fria não me assusta :D

Esse produto não está a ser comercializado, estão a angariar fundos para o lançar.

The things you own end up owning you
Go to Top of Page

Google AdSense

USA
Mountain View

eunema
UMM

Portugal
1531 Posts

Posted - 19 May 2016 :  22:49:26  Show Profile Send eunema a Private Message  Reply with Quote
Boas

Para água quente compra daqueles kit de duche de campismo.
É um reservatório flexível de 20l.
Aquece água em 2.3 horas. Podes prender com cinta no tejadilho do jipe.

É barato e aquece muito bem a água.
Depois compra um chuveiro eléctrico e está feito.

Existem tb uns kits para aquecer água para colocar no tejadilho. São tipo tubos de pvc. É tb solução.

Qt mais prático melhor.
Assim Qd quiseres desmontar e ficas com o jipe original.

Esboço um orgulhoso sorriso por cada imperfeição do restauro do eunema.

Cumprimentos
Hernani
Go to Top of Page

Pirussas
UMM

167 Posts

Posted - 23 May 2016 :  21:50:27  Show Profile Send Pirussas a Private Message  Reply with Quote
Mais um fim de semana de trabalhos, está praticamente pronto para as férias, os próximos capítulos terão de ficar para depois do Verão.

Grade montada com tenda de tejadilho e painel solar:

Fiz um móvel que vai dar imenso jeito para guardar as latas de atum e outras iguarias campistas:

Hoje já estive a acabar a instalação eléctrica e do gás. Faltam apenas pequenos pormenores, como as cortinas, que estão neste momento a ser costuradas pela patroa :D

Go to Top of Page

Mena Lopes
UMM

Portugal
201 Posts

Posted - 01 June 2016 :  11:57:57  Show Profile Send Mena Lopes a Private Message  Reply with Quote
E está quase pronto para as Férias...!!!

" O que vale a pena TER...vale a pena ESPERAR"
Go to Top of Page

Aldeia
Moderator

Portugal
5702 Posts

Posted - 01 June 2016 :  22:02:41  Show Profile Send Aldeia a Private Message  Reply with Quote
Está porreiro, mas tem cuidado com a tenda. O suporte aguenta o peso de todos quando estas a dormir?

UMM abraçUMM

j.aldeia

Go to Top of Page

tojoferreira
UMM

Portugal
494 Posts

Posted - 02 June 2016 :  10:04:59  Show Profile Send tojoferreira a Private Message  Reply with Quote
A tenda foi feita por ti ou comprada? Tb gostava andava a pensar em arranjar algo do género!
Go to Top of Page

LuisPSilva
UMM

Portugal
193 Posts

Posted - 02 June 2016 :  12:25:37  Show Profile Send LuisPSilva a Private Message  Reply with Quote
Tens a certeza que a grade suporta o peso?
Go to Top of Page

Pirussas
UMM

167 Posts

Posted - 02 June 2016 :  21:36:46  Show Profile Send Pirussas a Private Message  Reply with Quote
Aguenta o peso porque já experimentei no passado fim de semana. Não se vê mas a grade assenta em toda a calha do tejadilho e não apenas em naqueles 4 pontos de ligação à plataforma superior. Teria que ceder toda a aba do tejadilho para que isso caia.

A tenda foi comprada, consegui duas tendas por 300€ no OLX, foi um bom negócio. Agora está lá uma parecida com uma das minhas por 200€, também não está nada mau, elas novas são caríssimas. Não há nada como uma james baroud, para quem tiver 2000-3000€ para gastar...

Go to Top of Page

Pirussas
UMM

167 Posts

Posted - 12 June 2016 :  23:07:22  Show Profile Send Pirussas a Private Message  Reply with Quote
Quem estiver a pensar montar um sistema semelhante vai ter o mesmo problema com que me deparo agora, o frigorífico consome mais electricidade que aquela que o painel solar é capaz de gerar. Como já aqui foi falado, uma solução é, através dum relé, ligar as duas baterias ao alternador. Regra geral as baterias têm diferentes cargas e diferentes especificações (as das células devem ser de descarga lenta) e ligá-las uma a outra pode causar alguns problemas. Há também quem diga que, após a bateria da ignição estar completamente carregada, a energia que passará do alternador para a 2ª bateria é residual. Tendo a 2ª bateria maior capacidade e sendo habitualmente a mais descarregada, isso fará com a carga através do alternador demore demasiado tempo. Há no entanto quem diga o contrário, que o alternador carregará a 2ª bateria de igual forma, independentemente da carga da bateria de ignição. Não consegui chegar a nenhuma conclusão pois as opiniões de utilizadores de fóruns de caravanismo são contraditórias. Se alguém souber algo sobre isto, sejam certezas ou bitaites, que diga por favor. Só não digam que têm a certeza absoluta de algo que não sabem...

Independentemente disso, parece que há alguns aparelhos (ainda que carotes) que resolvem este problema. Um deles foi referido pelo Humberto, deixo aqui outra sugestão que me parece ser a mais interessante:

Um carregador DC/DC separa as baterias de modo a que não exista troca de cargas e permite uma carga total da(s) bateria(s) das células. Isto é também importante quando falamos de baterias AGM, que são as melhores para caravanas e que atingem a carga máxima nos 14,5V, ao contrário das baterias de ignição que são 13,7V. Para carregar as baterias AGM totalmente é necessário um destes carregadores ou um painel solar, uma vez que o alternador só carrega até aos 13,7V. Ter ambos os sistemas é bom pois um funciona com o carro parado, ainda que residualmente, e outro apesar de dar uma carga valente, só o faz em andamento.

Vou esta semana montar um relé dos mais simples e para a semana vou estar 8 dias no sul de Espanha. Poderei ter uma ideia de como é que o alternador irá enviar a carga para a bateria da célula, depois deixo o meu parecer.

Deixo desde já um alerta, há relés simples a cerca de 10-15€ e outros mais carotes, 50-60€. Os mais caros não precisam ser ligados directamente ao alternador e são accionados quando a voltagem da bateria de ignição atinge determinada voltagem. Normalmente nos 12.8V corta a ligação das duas baterias e nos 13.3V liga-as, permitindo o fluxo de carga. Os mais simples são mais difíceis de ligar e são accionados directamente pelo alternador, as baterias ficam ligadas assim que se liga o carro e desligadas assim que o mesmo é desligado. Não comprem os mais baratos, o que se poupa no relé gasta-se na montagem do electricista e o relé em si tem mais alguns inconvenientes.

Para quem quiser saber mais sobre o tema:

You must be logged in to see this link.
You must be logged in to see this link.

Edited by - Pirussas on 12 June 2016 23:17:20
Go to Top of Page

Pirussas
UMM

167 Posts

Posted - 12 June 2016 :  23:22:10  Show Profile Send Pirussas a Private Message  Reply with Quote
Entretanto deixo outra foto de como o jipe está agora, foi necessário montar outra tenda um pouco maior e mais prática.

Go to Top of Page

tojoferreira
UMM

Portugal
494 Posts

Posted - 13 June 2016 :  10:50:14  Show Profile Send tojoferreira a Private Message  Reply with Quote
Nunca tinha pensado que abrir a tenda para esse lado fosse uma opção! Mt bem pensado e executado!
Go to Top of Page

volino
UMM

Portugal
1363 Posts

Posted - 13 June 2016 :  14:03:11  Show Profile  Visit volino's Homepage  Click to see volino's MSN Messenger address Send volino a Private Message  Reply with Quote
altamente

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

Go to Top of Page

eunema
UMM

Portugal
1531 Posts

Posted - 19 June 2016 :  21:50:11  Show Profile Send eunema a Private Message  Reply with Quote
Olá

Realmente essa tenda tem mais pinta.
certamente é bem melhor do que outra que tinhas e deve ser bem mais confortável para dormir.

A tenda a abrir para a frente até está bem. eu só nao metia à escada onde está.
se calhar é mais seguro baixar até ao chão.....é a minha opinião.

Esboço um orgulhoso sorriso por cada imperfeição do restauro do eunema.

Cumprimentos
Hernani
Go to Top of Page

TomHuli
UMM

Portugal
577 Posts

Posted - 20 June 2016 :  18:34:54  Show Profile Send TomHuli a Private Message  Reply with Quote
Boas! QUE EXCELENTE PROJECTO, PARABÉNS!!!

É o grande objectivo que tenho para o meu avozinhUMM, equipa-lo para uma boas temporadas :D

Se tivereconhecimento de mais uma tenda dessas eu estou interessadíssimo! :D

É mesmo necessário o uso de uma grade de tejadilho ou a tenda fica bem assente sobre duas ou três barras de tejadilho? :D

Tomás Palma

tomhuli - Instagram

Orgulhoso pertence aos Bubedanas, e dono de um UMM, para que havia de ir chatear o Aladino?
Go to Top of Page

Pirussas
UMM

167 Posts

Posted - 27 June 2016 :  21:00:45  Show Profile Send Pirussas a Private Message  Reply with Quote
Infelizmente a escada não chega até ao chão, é uma tenda já algo antiga, fabricada em Viseu ao que parece.

Em relação ao tejadilho, diria que dependerá do estado do mesmo. O mesmo já apresenta algum desgaste, apoiar cerca de 200Kgs em 2 ou mesmo 3 pontos seria arriscado. Além de que uso o resto do tejadilho para por painel solar, malas e mais algumas tralhas, dá-me jeito ter uma grade no comprimento x largura total do tejadilho.

Ontem acabou a minha primeira semana na autocarripana, foi uma grande volta pelo sul de Espanha com mais 2 amigos. Cansativo mas, no fim, recompensador.

Aqui fica uma foto tirada nos caños de meca, uma zona que recomendo a quem gostar de boas praias e pacatez, para festa noite dentro existem sítios melhores.

Resumo da volta: Lagos, Manta Rota, Huelva, Jerez de la Frontera, Canõs de Meca, Ronda, Marbelha, Velilla Taramay, Granada e Sevilha.

Go to Top of Page
Page: of 6 Previous Topic Topic Next Topic  
Previous Page | Next Page
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Jump To:
ForUMM © © 2000 - 2010 ForumCo.com Go To Top Of Page
This page was generated in 0.17 seconds. Powered By: ForumCo v3.4.05
RSS Feed 1 RSS Feed 2