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 Departamento técnico
 Refrigeração do motor e habitaculo
 Ventoinha com mais pás
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ruiumm87
Iniciado


Portugal
45 Posts

Posted - 18 September 2015 :  22:54:10  Show Profile Send ruiumm87 a Private Message  Reply with Quote
Boa noite, precisava da vossa opiniao para uma possivel alteraçao/soluçao nas nossas maquinas. Um dos problemas que acontece a estas máquinas no verão é a temperatura subir um pouco quando apertamos por ele, embora a ventoinha esteja sempre a trabalhar as vezes nao é o suficiente. Sendo as nossas ventoinhas de "8" pás, alterando por exemplo para uma com mais pás, iria arrefecer melhor? Por exemplo os land rover usam de 10 pás... já testaram alguma vez?
obrigado.

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corsair_860
UMM



Portugal
1265 Posts

Posted - 19 September 2015 :  00:31:33  Show Profile Send corsair_860 a Private Message  Reply with Quote
Boas
Optei por colocar uma eléctrica na parte frontal do radiador com um botão para ligar e desligar.
Acho que será a melhor solução.


UMM ALTER "FENIX"
Os anos passam o UMM fica!!!!!!
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MarioMachado
UMMzão



Switzerland
4130 Posts

Posted - 19 September 2015 :  10:00:16  Show Profile Send MarioMachado a Private Message  Reply with Quote
Esse è um problema muito comum a muitos UMMs, principalmente quando turbinados...
A colocacão de uma ventoinha de diâmetro um pouco maior e com mais pàs dà uma enorme vantagem mas com o senão de ir esforcar muito o conjunto de correias que è estremamente fràgil e que frequentemente dà problemas principalmente com o rolamento do tensor!!!

A meu ver acho que a solucão ideal passa pela adapatcão de uma ventoinha eléctrica ligada a uma vàlvula que a partir de uma determinada temperatura arranca!

Esta solucão é a melhor uma vez que a rotacão da ventoinha eléctrica è muito superior à da rotacão do motor desta forma o arrefecimento do circuito de refrigeracão é mais eficiente.







"Sou apenas um caminhante que perdeu o medo de se perder"
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NMoutinho
UMM



Portugal
369 Posts

Posted - 04 January 2018 :  14:42:15  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
Vamos lá desenterrar isto!
Costumam aplicar um ventilador eléctrico mas deixam o mecânico na mesma?

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mtavares
UMMzito



Portugal
55 Posts

Posted - 05 January 2018 :  01:06:36  Show Profile Send mtavares a Private Message  Reply with Quote
NMoutinho.

Tb estou com essa atrás da orelha.

A ventoinha mecanica está sempre ligada. logo nunca falha.
mas tem rotacoes diferentes 1500 rpm, 2500 rpm, 4000 rpm, logo caudais diferentes.

Uma electrica, pode ter 1 ou 2 velocidades, se algo falha, termostato ou motor electrico ficas sem arrefecimento.
mas tens rotacao constante, quer estejas as 2000 rpm ou 4500.

agora mais mas e mas.
Os ditos motores mais ecologicos usam electrica para poupar combustível , pk uma ventoinha daquele tamanho ainda gasta um a 2 Cv do motor.
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volino
UMM



Portugal
1317 Posts

Posted - 09 January 2018 :  11:30:33  Show Profile  Visit volino's Homepage  Click to see volino's MSN Messenger address Send volino a Private Message  Reply with Quote
Eu pessoalmente acho que não se deve anular a ventoinha original ...

se por algum acaso vais muito bem a dar um passeio mais longe e a ventoinha eletrica falha ?? ao menos continuas com a do carro sempre a trabalhar ...

Tiago Fonseca


Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...


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