ForUMM
ForUMM
Home | Profile | Register | Active Topics | Active Polls | Members | Private Messages | Search | FAQ
Username:
Password:
Save Password
Forgot your Password?

WARNING: This forum contains adult content and is in violation of the Terms of Service.
Advertising has been disabled.

All Forums
 Departamento técnico
 Refrigeração do motor e habitaculo
 "imitação" tecto duplo - RESOLVIDO!!
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Author Previous Topic Topic Next Topic  

Passarinho
UMMzão

Portugal
3894 Posts

Posted - 11 August 2015 :  11:45:08  Show Profile  Visit Passarinho's Homepage Send Passarinho a Private Message  Reply with Quote
Amigos,

como a maioria dos utilizadores deste forumm já deve ter tido conhecimento, dia 29 arranca uma caravana de UMM's a caminho de terras Africanas, até Marrocos, da qual eu faço parte.

Uma das minhas maiores preocupações tem sido a demanda por uma solução que me permita baixar a temperatura dentro do UMM que vou levar, uma vez que é todo preto e gosta muito de me ver a transpirar (seja pelos mais diversos motivos.....)

Considerei várias hipóteses, desde a aplicação de um ar condicionado (que não está posto de parte, mas não para esta aventura que agora se aproxima..), forrar o tejadilho com vinil branco ou reflector.. A solução mais eficaz que me aconselharam foi a aplicação do tradicional tecto duplo.

Nesse sentido, lembrei-me de uma grade de tejadilho que tenho arrumada lá para casa e que poderá ser porreira para esse fim!

Seguem umas fotos da dita grade, ainda montada num UMM:

Qual a vossa opinião acerca do material a utilizar para forrar a grade para fazer de chapéu?

tinha pensado em placas de contraplacado, aí com 3 mm de espessura, possivelmente até apertadas por baixo dos ferros em vez de apertarem por cima, por forma a não terem tendência a descolarou a saltarem fora...

o que acham?

Cumprimentos,

Passarinho

You must be logged in to see this link.
geral@pecas-umm.com

Edited by - Passarinho on 28 August 2015 18:36:14

Google AdSense

USA
Mountain View

JummP
UMM

Portugal
1491 Posts

Posted - 11 August 2015 :  11:48:36  Show Profile Send JummP a Private Message  Reply with Quote
acho que vais levantar voo

Jorge Portela
Póvoa de Varzim

Go to Top of Page

Passarinho
UMMzão

Portugal
3894 Posts

Posted - 11 August 2015 :  11:52:17  Show Profile  Visit Passarinho's Homepage Send Passarinho a Private Message  Reply with Quote
Já tenho a banda sonora escolhida, Jorge Portela!!

Cumprimentos,

Passarinho

geral@pecas-umm.com

Edited by - Passarinho on 11 August 2015 11:54:03
Go to Top of Page

aloevera
UMMzão

United Kingdom
5262 Posts

Posted - 11 August 2015 :  15:01:06  Show Profile  Visit aloevera's Homepage Send aloevera a Private Message  Reply with Quote
Filipe,

Se a pergunta e', "Como reduzir a temperatura no interior do UMM" entao ai vai uma resposta:

1 - Tens que pensar qual e' a maior fonte de calor no interior do UMM ou fonte de calor que esteja perto do habitaculo, e' o motor e transmissoes.

2 - E que fazer para suprimir a producao de calor dessa fonte?...muito pouco, pois podias fazer remocao do tablier e todos os componentes na zona desde o "torpedo" (zona inferior do para brisas / carrocaria) ate a pedaleira e a toda a largura dessa area, insonorizavas com material adequado e revestias a material termico-reflector, principalmente nesta area tem que ser material de espessura razoavel e de composicao muito especifica (uma tela de celula fechada e se possivel com uma camada "sandwich" de metal dissipador "no meio") e' uma tela flexivel.

EDIT: fotos adicionadas referentes a tela que falo na linha de cima

3 - No chao do veiculo tambem teras que aplicar material neste caso flutuante e nao "colado" mas de caracteristas semelhantes ao te cima pois tens a caixa de velocidades a gerar calor, e ainda influencia do motor e zona da linha de escape. Usando os verdadeiros materiais teras diferencas na passagem de calor para o interior da cabine SEM DUVIDA nenhuma. o problema e' mesmo teres o correcto fornecimento.

Agora se a pergunta e': Como usar uma grade de tejadilho para reduzir a influencia do sol no comportamento da temperatura no habitaculo UMM"

1 - A resposta sera simples, muito pouco iras obter na reducao da temperatura no interior do UMM ao montares uma grade de tejadilho como na foto mesmo que apertando placas de "contraplacado".

E aqui deixo uma nota especifica, se usares a grade tal e qual esta nas fotos pensa bem se os pontos de solda estarao de boa saude pois com as vibracoes TREMENDAS em toda a viagem e especificamente em zonas semelhantes a da foto da assinatura do Jorge Portela a coisa parte toda e racha em pontos que menos esperas pois a idade da estrutura e fraca proteccao a corrosao nao ajuda em nada e as constantes torcoes e "saltos" tambem.

Ao carregares com peso seja de mercadorias ou items que precises para esta tua viagem so vais aumentar o stress da estrutura ja por si so fragilizada com a idade.
Lembro que podes bem apanhar chuva durante tao longa viagem....e contraplacado se nao for o "maritimo" vais gastar dinheiro mal gasto, ao mesmo tempo o maritimo e' bem pesado devido as caracteristicas de fabrico + mercadoria...voltas a linha de cima.

Levares essa mesma armacao "vazia" e com algum tipo de painel estilo "chapa de aluminio" poderas reduzir no peso e dar algum reforco a toda a estrutura se estas novas chapas forem devidamente aplicadas e reforcadas entre elas e a grade.
Teras algum obstaculo a luz directa do sol? sim...mas olha que nao sera esse o ponto principal da producao de calor no habitaculoo UMM.

Conselhos para nao te meteres em despesa agora na recta final:
- Boa ventilacao do habitaculo
- Calcoes
- Robe para a sauna se tiveres um no kit de sobrivencia
- Boa disposicao
- E deixa la o "aranhico" que para quem nao tem nada essa grade ate pode dar jeito, mas para teres mais uma preocupacao extra para esta viagem nao aconselho. E de regresso quando tiveres que fazer desmontagem geral aproveita e volta a ler estes pontos e "investe", passando por fabricar uma grade "nova" e isolar a cabina toda do UMM

Tambem deixo aqui um link que na altura do debate neste topico foi criado e vale a pena passar por la para mais explicacoes e pontos de vista:

Boa sorte e boa viagem

Se Maome nao vai a montanha digam ao Maome para arranjar um UMM...

Edited by - aloevera on 11 August 2015 15:55:02
Go to Top of Page

JummP
UMM

Portugal
1491 Posts

Posted - 11 August 2015 :  16:31:54  Show Profile Send JummP a Private Message  Reply with Quote
amigo Passarinho

deixo uma dica para os dias de mais calor no deserto

Conduz o máximo de tempo que puderes com os vidros fechados,
quando a temperatura dentro do UMM atingir cerca de 50 graus e
estiveres quase a desmaiar, abre os vidros ao mesmo tempo
e vais ver que sentes uma corrente de ar fresco

repetir qb e hidratar com chá quente

Jorge Portela
Póvoa de Varzim

Go to Top of Page

mafagaios
UMM

Portugal
238 Posts

Posted - 11 August 2015 :  16:55:38  Show Profile Send mafagaios a Private Message  Reply with Quote
Já pensaste em pladur :P
Agora sem brincadeiras, o melhor que podes fazer sem gastar € é aplicar umas tábuas tipo contraplacado, por experiência não leves nada fofo, tipo espuma pois se desconfiarem de algo rasgam isso tudo, garrafas de álcool e tabaco, esconde mt bem senão ficas sem elas lol qualquer coisa liga-me pois já lá fui MUITAS vezes em várias épocas do ano. abc

Ricardo Guimarães
Go to Top of Page

msUMM
UMM

Portugal
208 Posts

Posted - 12 August 2015 :  03:47:16  Show Profile  Visit msUMM's Homepage Send msUMM a Private Message  Reply with Quote
Viva Passarinho!
Penso que não vale a pena complicar... principio do boné na cabeça...
Colocas um tecido tipo tenda de campismo fixado à grade de tejadilho é mais leve que o contraplacado e se chover não à stress!
Assim a tua máquina não precisa de bronzeador....
UMM abraço
MS
Go to Top of Page

silvio
UMM

Portugal
181 Posts

Posted - 12 August 2015 :  10:51:56  Show Profile Send silvio a Private Message  Reply with Quote
Amigo passarinho: Passa bastante cola sobre o UMM e cola penas de passarinho.

cUMMprimentos
Sílvio
Go to Top of Page

Passarinho
UMMzão

Portugal
3894 Posts

Posted - 12 August 2015 :  11:48:31  Show Profile  Visit Passarinho's Homepage Send Passarinho a Private Message  Reply with Quote
e onde vou arranjar as penas??

ainda não aderi á metrosexualidade para poder dar o meu contributo :)

Cumprimentos,

Passarinho

geral@pecas-umm.com
Go to Top of Page

Mena Lopes
UMM

Portugal
200 Posts

Posted - 13 August 2015 :  00:19:55  Show Profile Send Mena Lopes a Private Message  Reply with Quote
Ja que vais para Africa o melhor é colocares umas folhas de palmeira por cima da grade que serve ao mesmo tempo de camuflagem se te vires de aflitos...!!!

" O que vale a pena TER...vale a pena ESPERAR"
Go to Top of Page

Eduardo Filipe
UMMzão

Portugal
4410 Posts

Posted - 14 August 2015 :  12:30:31  Show Profile Send Eduardo Filipe a Private Message  Reply with Quote
As mulheres têm cada ideia maluca.,!!!

Com um depósito de 50 l de água e uns dispersores montados em volta da grade, com uma bomba a apanhar a água que cai para as calhas de volta ao depósito e tens o problema resolvido...!!! e esta hem...

Um Abraço UMM
Eduardo Filipe

Posso não voltar..., mas vou!
Go to Top of Page

MarioMachado
UMMzão

Switzerland
4130 Posts

Posted - 15 August 2015 :  19:39:38  Show Profile Send MarioMachado a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by Eduardo Filipe

As mulheres têm cada ideia maluca.,!!!

Com um depósito de 50 l de água e uns dispersores montados em volta da grade, com uma bomba a apanhar a água que cai para as calhas de volta ao depósito e tens o problema resolvido...!!! e esta hem...

Um Abraço UMM
Eduardo Filipe

E depois dizes que as mulheres è que tem cada ideia maluca!

"Sou apenas um caminhante que perdeu o medo de se perder"
Go to Top of Page

Mena Lopes
UMM

Portugal
200 Posts

Posted - 16 August 2015 :  21:40:05  Show Profile Send Mena Lopes a Private Message  Reply with Quote
Pois é, eu é que pago sempre tudo...!!!

" O que vale a pena TER...vale a pena ESPERAR"
Go to Top of Page

Abreu
UMM

Portugal
475 Posts

Posted - 17 August 2015 :  02:47:57  Show Profile Send Abreu a Private Message  Reply with Quote
Se o problema é o preto do tejadilho, pinta de branco com umas jantes brancas fica bem.

Outra hipótese é capota de lona mas de cor clara que ainda te vai ajudar bastante a reduzir peso.

Essa estrutura parece porreira mas isso depois de forrado vai dar mais uns bons kg ao jipe...
Cumprimentos.

Go to Top of Page

Passarinho
UMMzão

Portugal
3894 Posts

Posted - 28 August 2015 :  12:07:03  Show Profile  Visit Passarinho's Homepage Send Passarinho a Private Message  Reply with Quote
....Resolvido!!

Invenções de lado, aproximado á solução original:

Cumprimentos,

Passarinho

geral@pecas-umm.com
Go to Top of Page

Eduardo Filipe
UMMzão

Portugal
4410 Posts

Posted - 28 August 2015 :  16:22:52  Show Profile Send Eduardo Filipe a Private Message  Reply with Quote
Ainda dizem que não existem, eles é que não os procuram...!!!

Tens que registar a patente antes de partires para as Africas, senão sujeitas te a ficar sem ela...!!!

Um Abraço UMM
Eduardo Filipe

Go to Top of Page
  Previous Topic Topic Next Topic  
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Jump To:
ForUMM © © 2000 - 2010 ForumCo.com Go To Top Of Page
This page was generated in 0.64 seconds. Powered By: ForumCo v3.4.05
RSS Feed 1 RSS Feed 2