ForUMM
ForUMM
Home | Profile | Register | Active Topics | Active Polls | Members | Private Messages | Search | FAQ
Username:
Password:
Save Password
Forgot your Password?

WARNING: This forum contains adult content and is in violation of the Terms of Service.
Advertising has been disabled.

All Forums
 Departamento técnico
 Alterações e preparações
 Melhorar desempenho motor Atmosférico
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Previous Page | Next Page
Author Previous Topic Topic Next Topic
Page: of 3

celsoumm
UMM

Portugal
815 Posts

Posted - 06 November 2013 :  19:51:37  Show Profile Send celsoumm a Private Message  Reply with Quote
ola tenho um Motor atmosférico,com Bomba Bosch 10mm de uma Iveco, em velocidade estou muito contente tem baixas muito agressivas e rápidas, em reta consigo acompanhar bem um turbo ate aos 120.sim esta com um avanço na bomba. ter o motor atmosférico só peca nas subidas. e no meu caso nos consumos, pois tenho o pé pesado. sim mudava para um turbo, principalmente por causa dos consumos. e o trabalhar é diferente :-)

"Tenta deixar um umm, melhor do que encontras-te"
Celso Amilcar
Braga/Vila Verde
Go to Top of Page

Google AdSense

USA
Mountain View

bitaum
UMM

464 Posts

Posted - 06 November 2013 :  20:22:49  Show Profile Send bitaum a Private Message  Reply with Quote
Celso, não queres desenvolver mais um pouco os pormenores dessa adaptação e afinações?
Abraço
Go to Top of Page

celsoumm
UMM

Portugal
815 Posts

Posted - 06 November 2013 :  21:07:29  Show Profile Send celsoumm a Private Message  Reply with Quote
a adaptação é simples é aplicar a bomba e dar um bocadinho de debito, não fiz mais nada no jipe, atenção que pneus também ajudam depois de trocar por uns não recauchutados notei muita diferença

"Tenta deixar um umm, melhor do que encontras-te"
Celso Amilcar
Braga/Vila Verde
Go to Top of Page

kanguru
UMM

292 Posts

Posted - 06 November 2013 :  22:01:28  Show Profile Send kanguru a Private Message  Reply with Quote
Boas
Vou falar um pouco da experiencia que tenho (pouca) de UMMs. Tenho dois alter atmosfericos basicos sem alteraçoes com bombas lucas, consumos exelentes, andam o que devem andar, fiaveis nunca tive qualquer problema de motor e aí vou falar do XB, que ja ficou duas vezes afogado, uma das vezes até parecia uma motobomba a deitar agua pelo escape. Ainda pega a primeira tanto frio, como em quente, andei num atmosferico com bomba boch aacho que so difere no consumo para mais bebado e andei num turbo bom fiquei impressionado mas nem tanto. Agora também depende muito do piloto.:)

UMM... mais do que duas longarinas e chapa quinada é a mistura de liberdade e prazer.
Bruno Jesus - bbruno_jesus@sapo.pt - 933893482

Edited by - kanguru on 06 November 2013 22:40:09
Go to Top of Page

joaocouceiro
UMM

Portugal
218 Posts

Posted - 06 November 2013 :  23:57:16  Show Profile Send joaocouceiro a Private Message  Reply with Quote
boas. eu ja pensei trocar de bomba injectora no meu atmosférico para ver se consigo baixar os consumos. como não faço tt não tenho grandes problemas em que o umm fique ainda mais pastelão.
ja pensei numa bonba bosh de um fiesta 1800d, e apesar de ter uma em condições penso ser fraca.
outra ipotese sâo as bonbas que vêm montadas nas bedford brava ou opel campo 2500d. motor isuzu. penso que a bonba e bosh.
tenho uma carrinha dessas e bebe muito menos que o umm.
em relação a bomba do fiesta ja alguem montou no umm? vale a pena perder tempo a tentar executar esta alteração?
Go to Top of Page

taranto
UMM

Portugal
849 Posts

Posted - 07 November 2013 :  09:49:02  Show Profile Send taranto a Private Message  Reply with Quote
Boas a todos,
Há ainda que ter em conta as relações dos diferenciais serem diferentes, o que tambem influencia o desempenho do veiculo.
Não percebo muito da coisa, mas acho que o atmosferico, com as relações que tem, tem melhor desempenho a baixa velocidade, e perde em velocidade de ponta (se é que os UMMs têm disto)para o turbo, também derivado ás relações dos diferenciais.
Resumindo, acho o turbo mais adequado para uma condução mista e o atmosferico mais adequado para trialadas e condução em baixas.

Obviamente posso estar errado pois mecânica não é a minha praia...

Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!

Edited by - taranto on 07 November 2013 09:50:05
Go to Top of Page

Patrick
UMM

Portugal
1620 Posts

Posted - 24 November 2013 :  20:48:37  Show Profile  Click to see Patrick's MSN Messenger address Send Patrick a Private Message  Reply with Quote
Mexidelas mexidelas, ya , bacano. Já parece que estamos a falar de LC's (Dt's).
Cá vai mais um bitaite:
Metí o carro no melhor mecânico de UMM's. o que ele fez foi; meter em parâmetros originais da bomba lucas cav, afinar válvulas, capas de bielas (nada feito nos pistons) e.... resultados:
bebe menos de 12/16 fedimas 235/85r16 25kg passou para 10/12 aurora 20kg, e o pessoal sabe que eu nunca levanto pé. Longo atmo. 91 sim?!
Se o meu anda mais que os turbo? claro que sim, tem o melhor dono do mundo e o dono tem o melhor UMM de todos ahahah
Segundo a pergunta do tópico a minha dica é: Snorkel de cabeça giratória. Ganhei meia mudança muito últil para embalar em descidas e para ultrapassagens. 100€

Alter II 91 Longo verde Lona- Rio Lizandro=Mafra/Ericeira
Go to Top of Page

Passarinho
UMMzão

Portugal
3921 Posts

Posted - 24 November 2013 :  21:01:40  Show Profile  Visit Passarinho's Homepage Send Passarinho a Private Message  Reply with Quote
Snorkel de cabeça giratória, mas manual, certo?

Cumprimentos,

Passarinho

You must be logged in to see this link.
geral@pecas-umm.com
Go to Top of Page

kanguru
UMM

292 Posts

Posted - 24 November 2013 :  22:43:07  Show Profile Send kanguru a Private Message  Reply with Quote
Concordo com o Patrick, atmosferico só tem um problema:
os travões... :)

UMM... mais do que duas longarinas e chapa quinada é a mistura de liberdade e prazer.
Bruno Jesus - bbruno_jesus@sapo.pt - 933893482

Go to Top of Page

Dr_Lion
UMM

443 Posts

Posted - 21 December 2013 :  17:36:53  Show Profile Send Dr_Lion a Private Message  Reply with Quote
Ora bem, possuindo eu:

-um Alter 1 Atm, caixa de 4 ma ao lado da primeira, eixos relação turbo, e motor 2500 mais ou menos :S pneus 235/70r16 fedima extreme// pneus fedima cafema 7.5r16(trator em espinha :P), e agora apenas com 10km rolados bf km2 usados 33x10.5r15
-um Alter 2 Atm, caixa de 5, eixos relação do atmosférico e motor 2500 mais ou menos :S, pneus camac 235/75r15

Ainda assim o motor do Alter 1, apesar de achar que está menos saúdavel parece puxar melhor.

A minha ideia é:
- velocidade, picansos, corridas na vdg, etc -> motor turbo
- força, fraca aceleração, e calma -> motor atmosférico

TT de velocidade -> turbo
TT de trial, técnico, cruzamentos, subidas com regos -> Atmosférico

Jipe >= 60% estrada, 40% tt -> turbo
Jipe >= 60% mato -> atmosférico

Areia -> o atmosférico desenrasca, o turbo dá prazer.

Pessoalmente gosto do meu como está para o que faço, só sinto falta duas coisas, uma meia mudança entre a primeira e a segunda baixas porque em segunda morre em subidas íngremes muito longas, e faltam 3 mudanças a seguir á 4a para poder ir com os amigos para longe pela estrada confortavelmente sem ter que ir a 70 com o motor a ganir..

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
Go to Top of Page

Patrick
UMM

Portugal
1620 Posts

Posted - 11 January 2014 :  12:54:30  Show Profile  Click to see Patrick's MSN Messenger address Send Patrick a Private Message  Reply with Quote
outra coisa em que se pode gastar dinheiro com xuning para melhorar o desempenho (ou não) de um motor aspirado para um motor electroturbinado.
Desmistificar um mito:
You must be logged in to see this link.

Mas axo estranho que não faça nada se com a cabeça do snorkel virada pa frente se nota diferença... Algum físico ou alguém que perceba de termodinâmica me pode explicar isto?

Go to Top of Page

SuperPilot
UMM

Portugal
636 Posts

Posted - 11 January 2014 :  13:33:20  Show Profile  Click to see SuperPilot's MSN Messenger address Send SuperPilot a Private Message  Reply with Quote
Oh Zé Manel, não precisas de ser físico nem expert em termodinâmica...
Eles experimentaram aquela porcaria num motor a gasolina, de carburador, tu viras a cabeça de um snorkel num motor a diesel.
Um motor a gasolina ainda por cima a carburador, podes-lhe meter o ar que quiseres, se não aumentares o débito de gasolina não tens resultados, antes pelo contrário. Porque a mistura Ar-Gasolina convém ser ligeiramente rica, com mais combustível que ar.
Num motor Diesel é precisamente o contrário, são motores que funcionam com excesso de ar, daí que quanto mais ar lhe metes melhores resultados terás, claro que também tens limites, mas tens uma boa margem até lá chegares ;)
Se além de meteres mais ar, o conseguires arrefecer, então os resultados serão ainda melhores ;)

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
Go to Top of Page

Patrick
UMM

Portugal
1620 Posts

Posted - 11 January 2014 :  13:46:27  Show Profile  Click to see Patrick's MSN Messenger address Send Patrick a Private Message  Reply with Quote
Então compensa comprar alí uma cena dessas no chinoca da av brasil por 70 paus e 1 kg de gelo para meter antes do filtro de ar? ou consegue-se adaptar directamente no snorkl?

Go to Top of Page

SuperPilot
UMM

Portugal
636 Posts

Posted - 12 January 2014 :  05:16:26  Show Profile  Click to see SuperPilot's MSN Messenger address Send SuperPilot a Private Message  Reply with Quote
Ahahahah... Só tu...
Mas olha, uma ventoínha de comp***dor, daquelas grandes, é capaz de fazer o mesmo efeito :P
E o arrefecimento do ar tem de ser feito depois do turbo, não antes do filtro. E podes fazer algo mais simples, como nos subarus, arranjas um sistema de mija-mija extra e metes a borrifar o intercooler ;)

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
Go to Top of Page

NMoutinho
UMM

Portugal
466 Posts

Posted - 26 June 2017 :  16:20:16  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
Ando constantemente a procura de informação de como vitaminar qualquer coisinha um motor atmosférico, e não há meio de encontrar luz ao fundo do túnel.

Reparei o meu motor atmosférico de A a Z, mas começo a chorar-me muito por um turbo...

Não queria bolas de neve com grandes alterações, e problemas com vistorias, etc etc, mas faz falta qualquer coisinha, para não ter que passar na A24 sentido Viseu - VReal na subida depois do túnel a 50km/h em 3ª.

Não pretendo velocidade de ponta, nem força em baixas de arrancar paralelos, mas as subidinhas maiores gostava de não andar constantemente a trocar de velocidades.

Ando a estudar a questão de bombas injectoras e injectores, acredito que há qualquer coisinha que se consiga fazer.

Go to Top of Page
Page: of 3 Previous Topic Topic Next Topic  
Previous Page | Next Page
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Jump To:
ForUMM © © 2000 - 2010 ForumCo.com Go To Top Of Page
This page was generated in 0.17 seconds. Powered By: ForumCo v3.4.05
RSS Feed 1 RSS Feed 2