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 Melhorar desempenho motor Atmosférico
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manuel80
UMM


Portugal
336 Posts

Posted - 05 November 2013 :  14:08:49  Show Profile Send manuel80 a Private Message  Reply with Quote
Boas

Abro este tópico no sentido de criar uma discussão sobre como melhorar o desempenho do motor atmosférico, nomeadamente alteração de bombas injectoras/ injectores, aplicação de turbos ou outros.

Convém identificar soluções e origem dos equipamentos.

(Sim, eu sei que à empresas que vendem kits para isso, mas a intenção é acrescentar conhecimento aos utilizadores do forumm.)

cUMMpts.

Edited by - manuel80 on 05 November 2013 14:09:08

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MarioMachado
UMMzão



Switzerland
4128 Posts

Posted - 05 November 2013 :  15:03:10  Show Profile Send MarioMachado a Private Message  Reply with Quote
Na minha opinião, tentar melhorar o desempenho de um motor atmosférico é uma perda de tempo!
Os ganhos obtidos com adaptações ou alterações de componentes são tão poucos que não justificam o investimento nem de tempo nem de dinheiro!
O melhor é partir logo para a adaptação de um motor turbo...
Cumps




"Sou apenas um caminhante que perdeu o medo de se perder"(Augusto Cury)
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toz
UMM



Portugal
2175 Posts

Posted - 05 November 2013 :  18:19:51  Show Profile  Visit toz's Homepage Send toz a Private Message  Reply with Quote
Boas!
Se quiser um desafio, dá. Já conseguimos fazer um atmosférico fazer ver um turbo. Fazer obstáculos em segunda enquando os turbo íam a gritar em 1ª. Em auto-estrada é que não dá grande resultado. Exige afinações e motor com saúde. Mas é um desafio engraçado.

Boa sorte.

Cumprimentos.
Tozé.

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Sócio nº 3



Deus é bom, mas o vinho...
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Passarinho
UMMzão



Portugal
3851 Posts

Posted - 05 November 2013 :  19:20:58  Show Profile  Visit Passarinho's Homepage Send Passarinho a Private Message  Reply with Quote
O Bruno (terrax4) tem uns kits de potencia para motores atmosféricos, não conheço ninguém que tenha montado este kit mas vindo daquelas mãos de certeza que a coisa aprova!

Cumprimentos,

Passarinho


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geral@pecas-umm.com
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show_time
Mestre



Portugal
6366 Posts

Posted - 05 November 2013 :  20:05:31  Show Profile  Visit show_time's Homepage  Click to see show_time's MSN Messenger address Send show_time a Private Message  Reply with Quote
Boas

Isso com debito, avanço e afinação de válvulas fica porrerinho para o mato de triladas com bons buracos...

O meu de trial e atmosférico e vai se mexendo... Com calma

Cummps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984
UMM Alter 2000
21-12-2000
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MarioMachado
UMMzão



Switzerland
4128 Posts

Posted - 05 November 2013 :  21:08:59  Show Profile Send MarioMachado a Private Message  Reply with Quote

Isso é tudo muito lindo e claro que quem não têm cão caça com gato!
Mas um motor turbo apenas com um turbo de geometria variável faz muito mais sucesso que qualquer motor atm todo mexidinho!!!




"Sou apenas um caminhante que perdeu o medo de se perder"(Augusto Cury)
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Passarinho
UMMzão



Portugal
3851 Posts

Posted - 05 November 2013 :  21:28:04  Show Profile  Visit Passarinho's Homepage Send Passarinho a Private Message  Reply with Quote
Mario, não tem comparação!

Um motor turbo mesmo com um turbo todo f$odido tem sempre melhor desempenho que o melhor motor atmosférico, nem é preciso ir para os de geometria.

Cumprimentos,

Passarinho


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geral@pecas-umm.com

Edited by - Passarinho on 05 November 2013 21:28:58
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miguelcoruche
UMM



Portugal
577 Posts

Posted - 05 November 2013 :  21:44:26  Show Profile Send miguelcoruche a Private Message  Reply with Quote
Aqui está um atmosférico que faz ver a muitos Turbos

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Miguel Matias
Alter Turbo 2000
43-93-PT
Sócio nº 278 do Clube UMM
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toz
UMM



Portugal
2175 Posts

Posted - 05 November 2013 :  21:52:23  Show Profile  Visit toz's Homepage Send toz a Private Message  Reply with Quote
Passarinho, acho que estás equivocado... :)
Já andei em atmosféricos com muito mais vida do que alguns turbo. Andei num turbo bem roto que fazia uma subida na Trofa a gritar em segunda, e um atmosférico que meto a 3ª na subida. E o atmosférico tinha o motor a bater e a bomba lucas um pouco atrasada.

Outra situação. Já fui a um passeio de UMM's, acho que foi na Lourinhã. Já faz uns anos... Em que um atmosférico era em segunda e os turbo voltavam atrás para meter primeira. Isso é o que eu chamo de "vantagem". Fazer ver com o pouco que temos.

É claro que é um investimento e horas perdidas. Mas meter um motor turbo também o é. É mais certo mas não deixa de ser um investimento e horas perdidas. Só se a pessoa realmente quiser entrar numa de atmosférico e curtir o projeto é que fica-se pelo atmosférico.

Em suma, se esse motor estiver como o aço, eu aproveitava-o, dava um jeito e ía andando. Ganhando estofo para comprar um turbo e reparar-lo e por-lo como manda a sapatilha e trocava assim que o motor estivesse pronto. Aproveitava para juntar o radiador do turbo e todo o material necessário para a conversão enquanto goza o atmosférico.

Depende do objetivo...

Cumprimento.
Tozé.

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Sócio nº 3



Deus é bom, mas o vinho...
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bitaum
UMM



464 Posts

Posted - 06 November 2013 :  01:26:57  Show Profile Send bitaum a Private Message  Reply with Quote
Boas,

Pelo que já sondei, nunca um atmosferico preparado se poderá comparar a um turbo mexido pelos mesmos especialistas. No entanto, importa esclarecer (ajudem sff) que o investimento possivel num atmosferico tambem é muito inferior ao que se fará num turbo. Mais que não seja pela simples logica de que existem menos componentes possiveis de alterar. Ou estarei errado?

Abraço
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batrakiu
UMM



Burkina Faso (Upper Volta)
2111 Posts

Posted - 06 November 2013 :  02:57:34  Show Profile  Send batrakiu an ICQ Message Send batrakiu a Private Message  Reply with Quote
Sim pelo menos num atmosférico o turbo não berra...

Já agora, em termos de percentagem, e a andar temos 50% de turbos ou esse numero é menor que os atmosféricos?

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
UMM Alter Troféu 1992
Altura - Algarve
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manuel80
UMM



Portugal
336 Posts

Posted - 06 November 2013 :  09:22:07  Show Profile Send manuel80 a Private Message  Reply with Quote
Viva.
Quantas vezes vimos neste forum a mensagem "se o teu motor está bom, fica com ele", "é melhor reparar o teu, que comprar um sem saber como está"...
Este tópico é mesmo para esses casos.
Se tenho um motor atmosférico em condições, porque não meter uns pozinhos? A troca pelo motor turbo, não é assim tão económica e lá está... é sempre uma sorte.
Abraço e bons comentários.
cUMMpts!
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Passarinho
UMMzão



Portugal
3851 Posts

Posted - 06 November 2013 :  09:30:54  Show Profile  Visit Passarinho's Homepage Send Passarinho a Private Message  Reply with Quote
Amigos,

o que me dizem da aplicação e uma bomba bosch 10 mm (proveniente do 2300 TD) num atmosférico?

mesmo sem a ligação da sobrealimentação do turbo, é capaz de trazer resultados bastante positivos, não?

Penso que o Celso de Braga tinha uma aplicação idêntica no UMM dele, vamos ver se ele passa cá para deixar o feedback.


Cumprimentos,

Passarinho


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viriato
UMM



1521 Posts

Posted - 06 November 2013 :  10:42:53  Show Profile Send viriato a Private Message  Reply with Quote
Bom dia,

Na minha pequena base de dados, tenho sensivelmente 1100 UMM's identificados, onde os resultados são os seguintes:

413 atmosféricos
226 turbos
2 prv's
1 v6
429 por identificar a motorização (falta de tempo e vontade, mas que não deve fugir à porpoção de mais atmosféricos que turbos)

Cumprimentos,

-joão pereira-

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aloevera
UMMzão



United Kingdom
5252 Posts

Posted - 06 November 2013 :  12:35:33  Show Profile  Visit aloevera's Homepage Send aloevera a Private Message  Reply with Quote
Manuel80,

Como ja deves de ter reparado ao longo to topico ate ao momento o pessoal e' unanime em relacao a opiniao.

Uma explicacao de um leigo:
O motor atmosferico foi desenhado para certos comportamentos, certo volume de fluidos no seu interior, concebido para aguentar determinada potencia.
E esse como qualquer outro motor se lhe for alterado os valores originais teras muita pouca durabilidade do motor, para nao falar que toda e qualquer alteracao mecanica feita ser baseada em "kits plug & go" o resultado sera o mesmo curta vid, isto se nao fizer "pum" nos primeiros instantes.

Como o corpo humano um motor tem bastantes sistemas que dependem uns dos outros, se alterares comportamentos ou valores a um dos varios sistemas logo perceberas que os restantes sistemas terao tambem de ser alterados...mas alterados ate valores suportaveis entre TODOS os sistemas.

O motor Indenor tem as suas limitacoes.

Nao especificaste se querias um motor mais "veloz" ou com mais "forca".
De todo a base atmosferica deva de ser considerada para qualquer alteracao para "velocidade".

Tens que abrir mais aqui no topico quais sao as tuas intencoes e possivel "budget" = orcamento.
Pois se fores a comprar umas "chinesisses" via internet...vai la vai.

Abraco e aguardo com interesse.

P.S. ADOREI o post do VIRIATO...mas adorei de verdade, isso e' que e' organizacao, admiro e um dia gostava de ver essa coleccao.
Haja dedicacao.




Se Maome nao vai a montanha digam ao Maome para arranjar um UMM...
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manuel80
UMM



Portugal
336 Posts

Posted - 06 November 2013 :  14:11:43  Show Profile Send manuel80 a Private Message  Reply with Quote
aloevera,

Eu no meu caso, tenho um atmosférico em estado razoável, no entanto ando à procura de um motor turbo para lhe montar.

Como o orçamento não é largo e também não há pressa na troca... no meu caso este tópico apenas serve de informação para ter soluções para dar mais alguma alma ao meu UMM, tanto em velocidade como em força (apesar de força ter ele com a caixa ZF).

Sobre o tópico, este é para servir de informação para a globalidade dos utilizadores, conheço algumas pessoas com atmosféricos e estão contentes, conheço outras que não... que lhes falta mais alguma coisa.

Bem sei que o motor atmosférico não é para grandes corridas, mas se poder ter um melhor desempenho com esta ou aquela alteração desde que mantenha a fiabilidade, porque não fazer? Tal como já se vê nos turbos a substituir o turbo tradicional pelos de geometria, por exemplo.

Não pretendo transformar de todo um motor atmosférico, mas sim tirar partido de todas as potencialidades dentro dos limites.

abraçUMM.
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