ForUMM
ForUMM
Home | Profile | Register | Active Topics | Active Polls | Members | Private Messages | Search | FAQ
Username:
Password:
Save Password
Forgot your Password?

WARNING: This forum contains adult content and is in violation of the Terms of Service.
Advertising has been disabled.

 All Forums
 Departamento técnico
 Alterações e preparações
 BMW 525 M57D25
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Next Page
Author Previous Topic Topic Next Topic
Page: of 5

FeniXreBorN
UMM


Portugal
899 Posts

Posted - 08 August 2013 :  19:07:39  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Boa tarde malta,

Vou iniciar a reportagem da recepção e preparação do motor BMW.
Como muitos sabem lutei bastante para ser possível averbar este motor no WhiteBoy.

Após o muito demorado mas positivo parecer do IMTT foi hora de procurar o respectivo e começar a segunda parte da viagem.

Este motor veio da terra de Sua Majestade, vem com alguns kms em cima mas aparentemente veio bastante completo.
Desde já o meu especial agradecimento ao Carlos Pires por toda a disponibilidade demonstrada e por todo o apoio dado.

Atendeu-me sempre e aturou-me as pancadas todas, foste sem dúvida uma peça chave no puzzle que se iniciou.

O material todo embaladinho quase quase carregado.



Agora já nas minhas instalações


Parecia Natal




Este motor veio com muitas peças, veio completo com injectores, turbo, embraiagem, caixa de velocidades, radiadores, ventoinha, bomba de direcção assistida, compressor AC, filtros, veio de Transmissão, alavanca de velocidades, quadrante, cablagem do motor, colector de escape, caixa de velocidades, apoios, centralina, chave entre muitos outros componentes.

Cá em Portugal todos os motores que via eram às peças, motor nu sem turbo e ou injectores, ou sem caixa ou sem isto ou sem aquilo...

Felizmente correu bem e proporcionou-se um óptimo negocio.






Humberto Pinto

You must be logged in to see this link.

Google AdSense

USA
Mountain View


FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 08 August 2013 :  19:15:04  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Um muito obrigado ao Bruno TerraX4, sem ti nem pensar em meter-me nesta loucura sozinho, temos dado voltas e voltas para descortinar a cablagem.
Volta e meia desespero e tenho de parar porque são demasiadas complicações.

Felizmente quando me apetece pegar em tudo e meter no contentor verde da sucata tu acabas por me safar uma outra e outra vez.

Um grande e especial abraço amigo.

Tony obrigado por ires reportando como só tu sabes todos os pequenos avanços que vamos fazendo.









Bomba direcção assistida


Mais fios agarrados ao bloco


A descortinar informação


Humberto Pinto

You must be logged in to see this link.
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 08 August 2013 :  19:37:53  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
O tamanhão do filtro de ar que este bicho tem,








Nesta altura a nossa grande preocupação era perceber se o motor cabia ou não dentro das longarinas.


Aparentemente cabe na boa sem termos de alterar nenhum componente.

O turbo e o alternador encontram-se rés vês mas a partida não deve haver problemas...

O bloco do lado esquerdo apresentava-se sequinho sem óleo nenhum.
Um aspecto muito bom mesmo, o turbo não esta babado tudo impec, já do lado direito as coisas já não são bem assim.

Na zona do permutador de calor e do filtro de oleo, esta muito sujo.





Felizmente era mesmo do filtro, por cima não há óleo...




Humberto Pinto

You must be logged in to see this link.
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 08 August 2013 :  20:09:11  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Os três parafusos que seguram estavam soltos, estes novos motores tem uma vantagem muito grande, todo o tipo de acoplamentos de peças é feito através de vedantes e o-rings, já não há juntas de cartão e silicone...




Todas estas coisas novas levantam montes de dúvidas, montes de questões.
Felizmente existem livrarias com esquemas, lojas on-line com diagramas de peças e suas posições.
Todos os diferentes componentes tem um part number e a sua substituição é possível.
As peças ao contrario do que eu próprio pensava são acessíveis, claro que não estamos a falar de injectores ou medidos de massa de ar, estou a falar de o-rings clips, tubos etc e tal...

Depois deste conjunto de peças foi hora de avançar de novo.
Tive de comprar uma cablagem completa dum carro de forma a poder descortinar as ligações da Centralina.


Um novelo de fios, até me benzi quando abri a caixa...
Depois de tudo esticado no chão o filme era este,


O deposito de combustível também passou a ter um novo dono


O pedal do acelerador também se juntou ao puzzle.


Estes fios estavam a mais, a cablagem pertencia a um carro com navegação, quanto menos fios melhor...


Humberto Pinto

You must be logged in to see this link.
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 08 August 2013 :  20:22:44  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Nos bastidores as coisas também se preparam, imprimi etiquetas de tudo que era fio que ligava à centralina, tenho estado em contacto com a BMW no sentido de me disponibilizarem esquemas eléctricos das ligações necessárias.

Infelizmente por razões de segurança os próprios técnicos electricistas e mecânicas tem acesso muito restrito e muito limitado, um dos responsáveis na BMW pediu autorização aos Big Bosses por forma a partilharem alguns dados comigo.

Tanga depois de muito tempo à espera e de muita insistencia da minha parte recebi um telefonema do Eng. a dizer que com muita pena dele não podia partilhar informação.
Explicou-me que tendo em conta o aumento de furtos realizado a viaturas BMW todas as informações que possam comprometer a segurança do veiculo foram barradas pela BMW.
O acesso que eles tem a esses esquemas é vigiado??? não lhes permitem imprimir diagramas e esquemas e cada acesso fica registrado.
Até bati mal...

Enfim


Tive de fazer as coisas à velha guarda, multímetro na mão e segue fios.
Horas a partir a cabeça...
Disse n xs que estava tão bem com o Indenor, porque raio me meti nesta m€rd@... d@sse...



Seguir cores e fios e m€rd@as ninguém merece.

Uma limpeza...


Humberto Pinto

You must be logged in to see this link.
Go to Top of Page

portugues1111
UMM



Portugal
1198 Posts

Posted - 08 August 2013 :  20:37:24  Show Profile Send portugues1111 a Private Message  Reply with Quote
Humberto quantas horas tem o teu dia? Gabo a tua paciência e vontade. Força no projecto e que tudo corra bem à primeira! Tens sido um UMMista de 1ª categoria.

Obrigado pelas tuas partilhas!

cUMMps
Go to Top of Page

batrakiu
UMM



Burkina Faso (Upper Volta)
2139 Posts

Posted - 08 August 2013 :  21:28:15  Show Profile  Send batrakiu an ICQ Message Send batrakiu a Private Message  Reply with Quote
NÃO DESEperes, vais ver que no final vão sobrar peças e o jipe vai funcionar na perfeição!!

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
UMM Alter Troféu 1992
Altura - Algarve
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 08 August 2013 :  22:32:01  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Portugues1111 infelizmente à primeira nunca corre bem ;(

São muitos fios muitos cabos muitas tangas para ligar.
Um dos meus entraves até já foi o facto do motor ter vindo com Centralina, chave mas o Imobilizador ficou lá agarrado a carroçaria.

Infelizmente esse é o principal problema porque é tão complicado montar estes motores.
Sem uma centralina, imobilizador e chave devidamente combinados é extremamente complicado fazer seja o que for.

Depois de muito pesquisar de muitos telefonemas ter feito e de falar com muita gente "descobri" que estes três componentes comunicam por codigo que de x em x tempo circula.

EWS 3.3 é a versão do imobilizador.
Só descobri uns senhores na russia que realmente conseguem dar a volta a isto.
Fazem-se muitas alteraçoes, martelam-se as centralinas fazem-se 30 por uma linha mas o IMMO tem de se manter sempre.

Como nesta fase pretendo apenas meter o motor a trabalhar ao fim de muita pesquisa consegui encontrar um conjunto que era compativel.
Desta vez veio da Lituania...



Bomba de combustível


Boia de nivel


A antena que emite o código ao IMMO:
É a peçazinha plástica preta que liga a cablagem...


O IMMO devidamente ligado


Esquemas que me põem os olhos em bico e a falar um Português não muito correcto


O esparguete à Bolonhesa ou a massa à Carbonara como lhe queiram chamar...


Quase a perder a vontade de fazer fosse o que fosse, prestes a desistir consegui acender o quadrante e por as luzes do quadrante a rular, que brilho nos olhos que se acendeu, que vitoria tão pequenina face a tudo o que vamos ter pela frente mas já consegui dormir descansado umas noites ;)


Batrakiu vamos rezar para que não sobrem muitas peças, pelo menos que façam falta ;)

Humberto Pinto

You must be logged in to see this link.
Go to Top of Page

taranto
UMM



Portugal
849 Posts

Posted - 08 August 2013 :  22:34:12  Show Profile Send taranto a Private Message  Reply with Quote
Humberto,
Infelizmente, seguir fios, "bater" cabos e descrutinar ligações e equivalencias de cores, tambem faz parte do meu dia a dia no trabalho...
Vais ver que a sensação de vitoria no fim, compensará todo o sofrimento do "entretanto"


Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!
Go to Top of Page

ummfly
UMM



Portugal
1440 Posts

Posted - 08 August 2013 :  22:52:34  Show Profile Send ummfly a Private Message  Reply with Quote
Humberto,

A coisa começa a ganhar forma.

Depois de já teres passado algumas das maiores dificuldades, que foi tratar do inicio desse complicado processo burocrático, estas são as boas novas. Já tens o motor, e vais começar a trabalhar na adaptação e montagem do mesmo no teu UMM.
Claro, que até finalizares este projeto, ainda vais dizer muitos #$@, mas vais ver que depois sentirás um enorme orgulho pela preparação e prestação dessa máquina UMM.
Já vencestes uma batalha e daqui a nada sairás vencedor desta "guerra", não desistas, nem desanimes companheiro.

Quanto a nós resta-nos ir seguindo este tópico com atenção e ir ajudando no que pudermos.

UMM abraço.



CUMMprimentos

Norberto Liberato
Telf. 917841071
You must be logged in to see this link.
Go to Top of Page

joaquim santana
UMMzão



Portugal
3362 Posts

Posted - 08 August 2013 :  23:05:45  Show Profile  Visit joaquim santana's Homepage Send joaquim santana a Private Message  Reply with Quote
ganda malucos!!!!
parabens pela persistência!
assim ate dá mais animo cá por casa!

abraços e bons atascansos
joaquim santana
/]




Go to Top of Page

BomberMan
UMMzito



Portugal
52 Posts

Posted - 09 August 2013 :  11:16:35  Show Profile Send BomberMan a Private Message  Reply with Quote
Mais uma aventura e uma história que espero que tenha um final feliz.

Força Humberto e continua o bom trabalho em prol das nossas máquinas.

Tens sido um grande aventureiro.

Fico à espera de mais desenvolvimentos

AbraçUMM

Carlos Pereira

"Deixa o Mundo um pouco melhor do que o encontraste"
Go to Top of Page

mambo
UMMzito



Portugal
73 Posts

Posted - 09 August 2013 :  12:33:09  Show Profile Send mambo a Private Message  Reply with Quote

Olá Humberto.

Vejo que os avanços já são substanciais e seguros.Faço uma pequena ideia do que tens partido a cabeça a desenvenselhar-te,o Bruno e tu, desse emaranhado de cabos do sistema "CAN Tracção"...é o mais perfeito dos sistemas de comunicação de componentes eléctrico e eléctónicos,todos eles comunicam entre sí num BUS,perfeito!!!Persiste que chegas lá!Nós aqui desejámos que leves isso a bom "PORTO",para satisfação de todos os que gostam destas MÁQUINAS!
Tu mereces ter sucesso com o projecto,pois és incansavél,correndo atrás do sonho que só a JUVENTUDE,de alguns atinge.
Com o resultado final desta empresa a satisfação maior de sonho cumprido te dará uma alegria imensa!

AbraçUMM
Mambo
Go to Top of Page

jmmf
UMMzito



Portugal
112 Posts

Posted - 09 August 2013 :  16:23:16  Show Profile Send jmmf a Private Message  Reply with Quote
Que grande trabalheira, vai postando todas as dificuldades que vais encontrando, pois é uma mais valia para quem no futuro pretenda ter uma aventura semelhante.
Já agora podes partilhar em quanto ficou esse motorzão vindo de terras de sua majestade?
Força nisso, no fim o resultado vai superar qualquer dificuldade agora encontrada.

JMMF
Go to Top of Page

eunema
UMM



Portugal
1531 Posts

Posted - 09 August 2013 :  20:37:06  Show Profile Send eunema a Private Message  Reply with Quote


Em grande

Força nestes trabalhos, qd estiver no sítio...aí sim, vai ser a loucura

Para não variar, fico de olho no tópico.




Esboço um orgulhoso sorriso por cada imperfeição do restauro do eunema.

Cumprimentos
Hernani
Go to Top of Page

volino
UMM



Portugal
1367 Posts

Posted - 10 August 2013 :  00:58:10  Show Profile  Visit volino's Homepage  Click to see volino's MSN Messenger address Send volino a Private Message  Reply with Quote
Humberto muito bom...
há coisas que só com a persistencia conseguimos ... Força

Tiago Fonseca


Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...


Go to Top of Page
Page: of 5 Previous Topic Topic Next Topic  
Next Page
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Jump To:
ForUMM © © 2000 - 2010 ForumCo.com Go To Top Of Page
This page was generated in 0.8 seconds. Powered By: ForumCo v3.4.05
RSS Feed 1 RSS Feed 2
Powered by ForumCo 2000-2008
TOS - AUP - URA - Privacy Policy