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 preciso de informação relativa ao turbo
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volino
UMM


Portugal
1327 Posts

Posted - 07 November 2012 :  10:26:25  Show Profile  Visit volino's Homepage  Click to see volino's MSN Messenger address Send volino a Private Message  Reply with Quote
bom dia

o meu turbo entregou a alma ao criador, o veio que agarra as turbinas partiu ao meio , era um Garret o modelo não sei, mas era utilizado pelos UMM's pois os coletores eram de um UMM.

agora o meu mecânico diz que devia-mos por lá o turbo mais pequeno que equipou os UMM's, porque é para ele abrir melhor em baixas e depois em altas não esforçar tanto o motor ??? isto é mesmo assim??

quais os turbos que equiparam os UMM's ?

há mais turbos que apertem no colector do UMM?

desculpem tantas perguntas, mas vou ter que compar um turbo e gostava de fazer a melhor opção ...

já agora se alguem tiver algum para venda que se vá acusando ;)

obrigado

Tiago Fonseca


Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...


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Aldeia
Moderator



Portugal
5668 Posts

Posted - 07 November 2012 :  10:39:56  Show Profile Send Aldeia a Private Message  Reply with Quote
Os turbos que vinham nos UMM's são os KKK 16. Podes montar um KKK 14 (mais pequeno, melhor para baixas) ou um KKK 24 (um pouco maior, melhor para altas).

Tanto quanto sei, os Garret nunca equiparam os UMM's de origem. Equipavam sim as Peugeots 505 turbo.

UMM abraçUMM

j.aldeia


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volino
UMM



Portugal
1327 Posts

Posted - 07 November 2012 :  10:52:27  Show Profile  Visit volino's Homepage  Click to see volino's MSN Messenger address Send volino a Private Message  Reply with Quote
obrigado Aldeia

mas as falanges que apertam nos coletores são todas iguais??


Tiago Fonseca


Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...


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Aldeia
Moderator



Portugal
5668 Posts

Posted - 07 November 2012 :  11:35:38  Show Profile Send Aldeia a Private Message  Reply with Quote
Tanto quanto sei os colectores são diferentes na falange do turbo.

UMM abraçUMM

j.aldeia


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Delgado
UMM



Portugal
852 Posts

Posted - 07 November 2012 :  17:51:06  Show Profile Send Delgado a Private Message  Reply with Quote
Boas!

Se não me engano, os 2.3 TD vinham com turbo Garret.
E os 2.5 TD com os KKK16, que têm o caracol mais pequeno e respondem melhor em baixas!
Claro que estas motorizações têm os colectores diferentes.
Adaptar por adaptar, metia um TGV!
Já pensaste nisso Tiago?

Abraço,

Delgado

Edited by - Delgado on 07 November 2012 17:52:20
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mariUMM
UMMzão



Portugal
5386 Posts

Posted - 07 November 2012 :  22:59:40  Show Profile  Click to see mariUMM's MSN Messenger address Send mariUMM a Private Message  Reply with Quote
Tens um TA0302, muito querido por quem faz velocidade mas eu estou de acordo com o teu mecânico, um turbinho pequeno para o uso que fazes do carro é muito mais acertado, para não teres de trocar de colector podes procurar um TA0304 dos Golfs, Passats e Audi 80 1,6Lt turbo.

Caso pretendas manter esse modelo de turbo existem muitos carros que o usaram, e eu tenho um completo que não tenciono usar, só não sei quanto devo pedir por ele...

Montar no teu carro um TGV não me parece ser boa ideia, tens o radiador pequeno e não consegues colocar um radiador maior sem muitas invenções, falta-te o radiador de óleo quase de certeza, desconheço que caixas e relações de diferenciais tens, mas possivelmente não só te faltam relações para aproveitar todo o potencial do turbo de geometria variável como o estado do material pode já não ser tão bom quanto necessário para aguentar o esforço que essa solução solicita.

Caso arranjes colectores de um Alter Turbo ou Peugeot 505GTD podes optar pelos turbos que equiparam os UMMs quer nas versões normais (KKK16) ou o mais pequeno dos troféus (KKK14), por falta de opções não ficas limitado...

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Mário
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Delgado
UMM



Portugal
852 Posts

Posted - 07 November 2012 :  23:27:57  Show Profile Send Delgado a Private Message  Reply with Quote
Boas!

O que o Mário refere sobre a fiabilidade do motor, é de extrema importância!
No entanto, suponho que ao teres montado o motor turbo, fizeste alguns ajustamentos?
Como o radiador de óleo, alteração do chupador de óleo, revisão ao circuito de refrigeração, ventoinha eléctrica auxiliar, etc...
Digo isto, porque o meu Cournil sofreu essas alterações para receber o 2.3 TD!
E felizmente, a nível de fiabilidade está impecável!
Mesmo com a bomba Bosch mexida...

Abraço,

Delgado
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volino
UMM



Portugal
1327 Posts

Posted - 08 November 2012 :  10:11:37  Show Profile  Visit volino's Homepage  Click to see volino's MSN Messenger address Send volino a Private Message  Reply with Quote
Bom dia

Amigo Delgado, isso dos coletores serem diferentes nos 2.3td e no 2.5 td, foi o que eu ontem depois de uma exaustiva pesquisa no forumm me apercebi, pois não sabia... consequentemente também reparei que a parte onde os turbos apertam nos coletores são diferentes, 2.3 são de 4 parafusos e 2.5 de 3 parafusos.
TGV já tinha pensado mas ... o meu motor NÃO é um motor turbo, é um atmosférico adaptado, e precisamente por várias das razões que o Mariumm mencionou em relação ao estado do motor não queria (para já) estar a fazer essa alteração...


amigo Mário, pois era o que o meu mecanico me dizia que tinha um turbo grande ... quanto aos turbos que falas (TA0304) obrigado pela informação, é sempre precioso saber que carros utilizam turbos compativeis com os nossos coletores (2.3).
Por agora vai levar um igual que o amigo JORGE PORTELA se prontificou em me dispensar.

como já disse em cima montar um TGV para já está fora de questão, como referes, tenho o radiador pequeno, mas tenho rádiador de oleo, as minhas caixas são as de 4 de ferro e os diferenciais atmosféricos, e mais uma vez como referes, o estado do motor já não deve ser de muita saúde.

quanto a arranjar uns coletores do 2.5 td ou da 505GTD, vai ser uma coisa que vou estar atento e quando arranjar pode ser que então leve o k14 .
mais uma vez obrigado pela tua esclarecedora resposta

Boas!
Delgado, quando fizemos a adaptação do turbo fizemos alguns melhoramentos, radiador de oleo , ventoinha auxiliar , bomba bosch, agora digo sinseramente que não torquei o chupador de oleo e ainda nem troquei o carter (que ainda é de uma 505) , já que está parado pode ser que seja desta

obrigado a todos pelas respostas, abraço

Tiago Fonseca


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show_time
Mestre



Portugal
6371 Posts

Posted - 08 November 2012 :  11:13:44  Show Profile  Visit show_time's Homepage  Click to see show_time's MSN Messenger address Send show_time a Private Message  Reply with Quote
Boas

Para era arranjares os colectores do 2.5td e meteres o k14. E o que tenho no meu e ta com power em montes para estes motorzinhos

Cummps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984
UMM Alter 2000
21-12-2000
UMM Alter I
25-11-1986

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM
UMM's que já fizeram parte da mobilia:
43-94-PT Alter 2000
OE-50-17 Alter I - JG-22-85 Alter I
JJ-51-53 Cournil - IJ-33-85 Cournil - NL-38-95 Cournil - XX-XX-XX Cournil - NF-XX-XX Cournil
Pronto Socorro GV-61-00 - Cournil
UMM - Uma Minuciosa Manutenção
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volino
UMM



Portugal
1327 Posts

Posted - 08 November 2012 :  11:50:37  Show Profile  Visit volino's Homepage  Click to see volino's MSN Messenger address Send volino a Private Message  Reply with Quote
pois mauro é essa a ideia ... mas por agora vai mesmo ficar com o garrett quando houver €€€ sufiucientes procuro-os para fazer essa alteração;)

Tiago Fonseca


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show_time
Mestre



Portugal
6371 Posts

Posted - 08 November 2012 :  11:55:28  Show Profile  Visit show_time's Homepage  Click to see show_time's MSN Messenger address Send show_time a Private Message  Reply with Quote
Podes usar os teus colectores e so fazes uma bolacha para meter.la o turbo. O k14 custa numa sucqta 150€

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984
UMM Alter 2000
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Delgado
UMM



Portugal
852 Posts

Posted - 08 November 2012 :  17:36:57  Show Profile Send Delgado a Private Message  Reply with Quote
Olá Tiago!

Estou a ver que esse Cournil está bem vitaminado!
A minha opinião foi só uma achega, porque por vezes os turbos originais usados custam tanto como um TGV em bom estado...
Boa sorte com a máquina!
Vê essa situação do chupador de óleo e do cárter, essa sim, é muito importante!

Abraço,

Delgado!
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volino
UMM



Portugal
1327 Posts

Posted - 09 November 2012 :  09:59:37  Show Profile  Visit volino's Homepage  Click to see volino's MSN Messenger address Send volino a Private Message  Reply with Quote
Delgado, o ideal seria montar um motor turbo mas falta o melhor €€€ ... mas ainda hei-de conseguir ...
tenho que ver realmente a situação do carter e chupador. é uma coisa que quero fazer à muito tempo, mas sabes como é o gajo anda tá bom... só depois das coisas avariarem a que um gajo se preocupa ...

abraço e obrigado ;)

Tiago Fonseca


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nuno2.8
Iniciado



11 Posts

Posted - 14 November 2012 :  22:30:40  Show Profile Send nuno2.8 a Private Message  Reply with Quote
ola Tiago.
tenho um motor 2.5 turbo que era do meu umm
depois do afogamento no vosso passeio passado uns dias ele começou a perder compreção deve ser uns segmentos nada de especial quando o tirei ele estava a trabalhar não gastava olío nem agua
so não tem bomba injectora tem turbo e colectores
faço te um bom preço tanbem tenho a caixa de 5 com caixa de transferancia se precisares

cumprimentos NUNO SILVA
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NMoutinho
UMM



Portugal
398 Posts

Posted - 05 February 2018 :  14:57:25  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by show_time

Podes usar os teus colectores e so fazes uma bolacha para meter.la o turbo. O k14 custa numa sucqta 150€

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UMM Alter 2000
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25-11-1986

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UMM - Uma Minuciosa Manutenção



Ora aqui está um tópico que já procurava por ele à umas semanas. O nosso amigo Volino também teve a mesma dúvida que eu.
Estou a desenterrar o tópico, mas eu agora pergunto, fazer uma bolacha para adaptar as falanges do Turbo!!! Já alguém conseguiu fazer isso que consiga mostrar, há espaço para isso?
Estava capaz de experimentar um K14 na vez do meu garret...


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