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 Departamento técnico
 Pneus e jantes
 descentrar jantes
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ustaka
UMMzito


Portugal
113 Posts

Posted - 12 September 2012 :  23:17:32  Show Profile Send ustaka a Private Message  Reply with Quote
Boas pessoal,

O que acham de descentrar as jantes? Tem implicacoes a nivel mecanico?

Cumprimentos,

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eunema
UMM



Portugal
1531 Posts

Posted - 12 September 2012 :  23:44:36  Show Profile Send eunema a Private Message  Reply with Quote
Boas

Tudo depende do que queiras fazer e qual a utilidade do teu UMM.
Na minha opinião...desde que seja bem feito....não há nenhum tipo de problema de maior.

faz isso numa casa da especialidade, o trabalho tem que ficar muito bem feito


Esboço um orgulhoso sorriso por cada imperfeição do restauro do eunema.

Cumprimentos
Hernani
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mariUMM
UMMzão



Portugal
5386 Posts

Posted - 13 September 2012 :  00:10:02  Show Profile  Click to see mariUMM's MSN Messenger address Send mariUMM a Private Message  Reply with Quote
se fores ter o carro parado na garagem ou num parque de estacionamento força, o UMM fica bem bonito, se for para andar com ele estuda o princípio das alavancas e decide quanto queres gastar por dezena de milhar de quilometros em rolamentos e rótulas, apenas te posso adiantar que se o ponto de apoio do pneu ficar 25mm mais fora que o eixo de esforço dos rolamentos o esforço sobre os mesmos se multiplica aproximadamente por 6 com pneus de 740mm de diâmetro...

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Mário
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Passarinho
UMMzão



Portugal
3922 Posts

Posted - 13 September 2012 :  01:08:00  Show Profile  Visit Passarinho's Homepage Send Passarinho a Private Message  Reply with Quote
Ustaka,

também te aconselho a não o fazeres (apesar de ter rolamentos e rotulas para vender...)

Esteticamente fica mais agressivo, mas a médio prazo a carteira é que sofre.

Cumprimentos,

Passarinho


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eunema
UMM



Portugal
1531 Posts

Posted - 13 September 2012 :  13:07:22  Show Profile Send eunema a Private Message  Reply with Quote
Boas

Para teres uma ideia da influência, imagina apertares um parafuso com uma chave de roquete e em seguida, o mesmo parafuso mas com uma extensão. Uma vez que tens maior offset, o problema maior será mesmo nos desalinhamentos.

Obviamente que vai esforçar a mecânica, mas pessoalmente não vejo isso como o fim do mundo, o mais importante é que seja um trabalho bem feito.

Tudo depende daquilo que queiras fazer com o jipe e das jantes e dos pneus que uses. Se calhar, a lama estraga muito mais do que umas jantes descentradas....



Esboço um orgulhoso sorriso por cada imperfeição do restauro do eunema.

Cumprimentos
Hernani
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ustaka
UMMzito



Portugal
113 Posts

Posted - 13 September 2012 :  20:19:33  Show Profile Send ustaka a Private Message  Reply with Quote
Boa tarde,

Obrigado pelas respostas. Ideia apagada da mente. Pelas explicações os espaçadores provocam o mesmo esforço na mecanica do UMM.


Cumprimentos,
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Darkmaster
UMM



Portugal
500 Posts

Posted - 14 September 2012 :  09:11:29  Show Profile Send Darkmaster a Private Message  Reply with Quote
camarada, tenho pneus 238/85 16 e jantes descentradas as 16 de triangulos viradas ao contrario, nada a apontar... e saem uns 7 cm fora da carroçaria

UMM= Uma Maquina de Monte...
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ustaka
UMMzito



Portugal
113 Posts

Posted - 15 September 2012 :  21:05:45  Show Profile Send ustaka a Private Message  Reply with Quote
Boas,

Neste momento, (desde ontem), tenho pneus 235/75 R15 e ficaram bastante bonitos no carro. Ficaram quase à face da carroçaria. Logo que possa coloco fotos

Cumprimentos,
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Passarinho
UMMzão



Portugal
3922 Posts

Posted - 15 September 2012 :  23:04:25  Show Profile  Visit Passarinho's Homepage Send Passarinho a Private Message  Reply with Quote
bota lá as fotos

Cumprimentos,

Passarinho


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Dr_Lion
UMM



443 Posts

Posted - 16 September 2012 :  17:05:16  Show Profile Send Dr_Lion a Private Message  Reply with Quote
Depende da utilização do jipe, em estrada acredito que o desgaste não seja notório, mas se fores para o mato, qualquer cacetada mais a sério numa das rodas, seja uma pancada lateral ou frontal, vai aumentar o esforço exercido na mecânica do eixo.. se juntares uns pneus agressivos, é ver o esforço a aumentar cada vez mais. Alguma vez irá ceder. Agora isso depende muito da condução, tanto pode ceder por excesso de abuso ou simples pancada azarada. Não quer dizer que faças isso e quebre no primeiro dia em que vás para o mato, mas em vez de quebrar ao fim de 8 anos, quebra ao fim de 2 por exemplo.

A única diferença desta opção para os espaçadores é simplesmente cada roda ficar mais leve, ou seja o jipe não perde tanta aceleração.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
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bitaum
UMM



464 Posts

Posted - 29 May 2014 :  12:46:47  Show Profile Send bitaum a Private Message  Reply with Quote
Desculpem lá vir desenterrar um tópico antigo, mas estava a fazer umas contas de cabeça e usando o meu caso como exemplo (em que tenho 150mm de distancia horizontal entre o prato onde a jante encosta até à vertical dos plásticos da aba da roda), nunca deveria montar jantes com mais de 50mm de offset, de modo a não ficarem saídas

Digo isto porque se aos 150mm de espaço retirar-mos metade da largura de uma jante normal de 8 polegadas com offset zero (150-100=50mm).

Ou estou a deixar de fora algum fator?

Na realidade nem devia ser 50mm mesmo, pois o pneu sai sempre um pouco para fora da jante (depende do pneu..)

Obg.

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NMoutinho
UMM



Portugal
473 Posts

Posted - 24 January 2018 :  15:48:12  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
Já foi desenterrado à uns anos, e eu volto a desenterrar, porque antes prefiro desenterrar tópicos do que abri-los de novo.

As contas que o ultimo amigo comentou parecem-me bem, mas existe a questão da barriga dos pneus, e essa depende de medida para medida de pneu. Segundo as minhas contas que pretendia rodar os centros da minhas jantes de triangulos de 15", reparo que 40mm de offset já pode ser demais para uns pneus 235/75R15, ou parece-me ficar a "pisar o risco".

Pretendia rodar os centros de jantes de modo a eliminar as pequenas bolachas traseiras de 9 mm que servem para afastar as jantes das pinças de travão traseiras, e também claro, colocar as jantes mais à face para ganhar pinta.

A questão que coloco, alguém que tenha as mesmas jantes que as tenha descentrado e instalados os mesmos pneus e que possa partilhar que medidas usou para as rodas ficarem res-ves com os plásticos da cava da roda.

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Aldeia
Moderator



Portugal
5716 Posts

Posted - 24 January 2018 :  18:05:58  Show Profile Send Aldeia a Private Message  Reply with Quote
Como cada um tem a sua opinião eu dou a minha...

Não sou nada adepto de descentrar jantes.

Estou farto de ver pessoal que faz isso e depois vende as jantes. Porquê? Para começar é um trabalho que tem de ficar MUITO BEM feito. As razões são evidentes, não vale a pena comentar. Além disso implica repintar as jantes e para reverter é muito mais complicado. Prefiro 50 vezes o uso de espaçadores do que mexer nas jantes. À anos que os uso e nunca se me desapertou uma roda. E saem mais baratos.

Nuno cada um sabe de si, mas eu deixava estar como está.

UMM abraço

j.aldeia


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NMoutinho
UMM



Portugal
473 Posts

Posted - 25 January 2018 :  00:34:26  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
Cada cabeça sus sentença!
Eu detesto ver os espaçadores, sou capaz de perdoar se for em jantes de alumínio.
A questão de reverter preocupa-me pois acredito que um dia meta uns 31/10,5 e depois não posso jogar o centro da jante como se pode fazer com os alargadores.

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markilhas
UMM



Portugal
1263 Posts

Posted - 29 January 2018 :  20:25:35  Show Profile Send markilhas a Private Message  Reply with Quote
mais simples e comprar jantes de outros modelos ja com offset ou largura desejada e se nao for de 5 furos alterar a furaçao



Equipa de competição Serralhariaajoao sponsor Euro4x4parts.com
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NMoutinho
UMM



Portugal
473 Posts

Posted - 02 February 2018 :  10:35:55  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
Também já ponderei essa ideia que como é lógico é mais viável que descentrar jantes, mas o que encontro tem o mesmo offset.
Obra era alterar os 5 pernos originais no UMM para 6 furos "japoneses", atrás fazia-se bem, à frente é que não estou bem a ver. Mas é algo que ainda vou estudar.

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