ForUMM
ForUMM
Home | Profile | Register | Active Topics | Active Polls | Members | Private Messages | Search | FAQ
Username:
Password:
Save Password
Forgot your Password?

WARNING: This forum contains adult content and is in violation of the Terms of Service.
Advertising has been disabled.

All Forums
 Departamento técnico
 Refrigeração do motor e habitaculo
 ventoinha com embraagem??
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Author Previous Topic Topic Next Topic  

volino
UMM

Portugal
1317 Posts

Posted - 08 May 2012 :  10:38:24  Show Profile  Visit volino's Homepage  Click to see volino's MSN Messenger address Send volino a Private Message  Reply with Quote
bom dia

será possivel adaptar uma "embraagem" na ventoinha do radiador?

passo a explicar... quando entro na água com o jipe ele não desenvove... ganha ali uma grande resistencia... depois de muito magicar percebi que é quando a ventuinha está de baixo de água, e aquilo parece a elice de um barco...

deu para perceber o que estou a tentar dizer??
já alguem fez alguma coisa parecida??

abraço

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

Google AdSense

USA
Mountain View

Aldeia
Moderator

Portugal
5636 Posts

Posted - 08 May 2012 :  11:09:21  Show Profile Send Aldeia a Private Message  Reply with Quote
Muitos Land's têm essas ventoninhas e são motivo de alegria e regozijo para os seus donos, quando se livram delas. Acho que me faço entender.

As "boas práticas do TT" determinam que, no acto preparatório do mergulho, se deve desmontar a ventoninha. Mas é uma chatisse....

UMM abraçUMM

j.aldeia

Go to Top of Page

volino
UMM

Portugal
1317 Posts

Posted - 08 May 2012 :  11:39:55  Show Profile  Visit volino's Homepage  Click to see volino's MSN Messenger address Send volino a Private Message  Reply with Quote
lololo amigo aldeia já me fez rir "Quando se livram delas" mas não se deviam livrar do carro todo??

desmontar a ventoinha para entar na água tambem não é muito boa solução... dá uma trabalheira...

vai ao acampamentum??? ainda estou em divida consigo... não me esqueci

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

Go to Top of Page

Fante
UMM

Portugal
1121 Posts

Posted - 08 May 2012 :  22:35:24  Show Profile  Click to see Fante's MSN Messenger address Send Fante a Private Message  Reply with Quote
Atenção que embora possa ser considerado um anfibio não é um submarino!! :)

Carripana on the way ...
Go to Top of Page

MarioMachado
UMMzão

Switzerland
4130 Posts

Posted - 08 May 2012 :  23:21:13  Show Profile Send MarioMachado a Private Message  Reply with Quote

Colocas uma ventoinha electrica ligada a uma valvula de temperatura e tens o problema resolvido sem teres que desmontar nada.

As ventoinhas com ebraiagem são uma treta, já tive uma no meu UMM e fiquei muito feliz depois de a ter mandado dar uma volta.

Já agora conto-te um episódio que me aconteceu, um belo dia fui para a serra da estrela com o meu Basófias e só porque estavam -4 graus a ventoinha não ligava, no entanto a temperatura do motor andava a roçar o vermelho e só não foi alem disso porque reparei a tempo e fiz uma condução muito moderada para evitar o sobreaquecimento do motor, foi um dia para esquecer e meia hora para desmontar a tal ventoinha...

Um abraço e bons mergulhos ao volante do teu UMM

Abraço.

"Sou apenas um caminhante que perdeu o medo de se perder"(Augusto Cury)
Go to Top of Page

volino
UMM

Portugal
1317 Posts

Posted - 09 May 2012 :  09:39:44  Show Profile  Visit volino's Homepage  Click to see volino's MSN Messenger address Send volino a Private Message  Reply with Quote
ventoinha eletrica eu já tenho mas para ajudar a outra porque tirar a ventoinha que está diractamente ligada ao motor está fora de questão... pois trabalha sempre comforme a rotação do motor....

andava era cá a magicar como havia de resolver aquela questão, mas já vi que a ventoinha do embraagem não é a melhor opção.

Tiago Fonseca

Go to Top of Page

XBBruno
UMMzito

Portugal
71 Posts

Posted - 09 May 2012 :  19:39:30  Show Profile Send XBBruno a Private Message  Reply with Quote
Boas Tiago, podes na boa colocar só a ventoinha eletrica e retirar a outra, tens é que ter a certeza que essa ventoinha é suficiente. O ideal é colocares uma com 2 velocidades colocas a 1 velocidade com sonda e a segunda com interuptor para actual manualmente, Uma luz sinalizadora na segunda velocidade em serie tambem é boa ideia, ficaras a saber se roda ou esta presa quando não acionada.

Umm...UMM um mundo cheio de altos e baixos.

Bruno Jesus bbruno_jesus@sapo.pt
933893482

Go to Top of Page

MarioMachado
UMMzão

Switzerland
4130 Posts

Posted - 09 May 2012 :  23:14:45  Show Profile Send MarioMachado a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by volino

ventoinha eletrica eu já tenho mas para ajudar a outra porque tirar a ventoinha que está diractamente ligada ao motor está fora de questão... pois trabalha sempre comforme a rotação do motor....

andava era cá a magicar como havia de resolver aquela questão, mas já vi que a ventoinha do embraagem não é a melhor opção.

Tiago Fonseca

Uma boa ventoinha electica ligada a uma valvula de temperatura é tudo o que precisas para resolver essa tua inquietação, tenho um UMM turbo com muita vitamina e só conto com um electroventilador para manter os cavalos fresquinhos, e olha que não gosto de os colocar de molho, á semelhança do que tanto aprecias...

Abraço...

"Sou apenas um caminhante que perdeu o medo de se perder"(Augusto Cury)
Go to Top of Page

filipeumm
UMMzão

Portugal
2947 Posts

Posted - 09 May 2012 :  23:25:56  Show Profile Send filipeumm a Private Message  Reply with Quote
A melhor opção é manteres o sistema que tens,falo por (má) experiencia propria
Com o radiador do atmosferico não há ventoinha electrica "sozinha" que te valha e depois tens outro grande problema,se é para andar com a ventoinha dentro de agua(que normalmente é lama)tem de ser uma ventoinha muito bem isolada,e o pior ainda vai ser a lama que fica acumulada nas pás que a vai descalibrar toda dando cabo do motor em 3 tempos.
Nada como a de origem fixa, com a ventoinha dentro de agua ganhas propulsão,faz de héliceAH se te queixas que "prende o motor" é porque tá a puxar poucodá-lhe pressao de turbo e gasoil

Filipe Pinheiro

Edited by - filipeumm on 09 May 2012 23:27:10
Go to Top of Page

volino
UMM

Portugal
1317 Posts

Posted - 10 May 2012 :  09:57:54  Show Profile  Visit volino's Homepage  Click to see volino's MSN Messenger address Send volino a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by filipeumm

AH se te queixas que "prende o motor" é porque tá a puxar poucodá-lhe pressao de turbo e gasoil

Filipe Pinheiro

hahaha coitado, não dá mais....

Tiago Fonseca

Go to Top of Page

NMoutinho
UMM

Portugal
369 Posts

Posted - 04 January 2018 :  15:00:09  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
Volino,

Isto já lá vai em 2012, mas pergunto eu. Tens a ventoinha mecânica original e uma eléctrica montada na frente do radiador?

Go to Top of Page

ruiumm87
Iniciado

Portugal
45 Posts

Posted - 04 January 2018 :  15:13:12  Show Profile Send ruiumm87 a Private Message  Reply with Quote
Boa tarde, eu ainda nao alterei o meu para turbo, ainda assim tenho a ventoinha normal, e na frente tenho uma electrica da spal com botao on/off. Desde que reparei o motor, ainda não foi necessário fazer uso dela...
Go to Top of Page

volino
UMM

Portugal
1317 Posts

Posted - 09 January 2018 :  11:42:22  Show Profile  Visit volino's Homepage  Click to see volino's MSN Messenger address Send volino a Private Message  Reply with Quote
Sim Nuno, isso mesmo ... ventoinha original e uma montada na frente do radiador ...

eu sei que o caudal de vento que uma e outra fazem não são iguais... mas quando o gajo começa a aquecer um bocado mais e ligo a auxiliar a temperatura baixa por isso está bom assim ...

Tiago Fonseca

Go to Top of Page

trekker
UMM

238 Posts

Posted - 09 January 2018 :  11:50:54  Show Profile Send trekker a Private Message  Reply with Quote
Basta colocar uma embraiagem electromagnetica oriunda de um compressor de AC na ventoinha original, desta forma pode-se ligar quando se quer ou automaticamente atraves de sensor de temperatura e rele.
Go to Top of Page
  Previous Topic Topic Next Topic  
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Jump To:
ForUMM © © 2000 - 2010 ForumCo.com Go To Top Of Page
This page was generated in 0.38 seconds. Powered By: ForumCo v3.4.05
RSS Feed 1 RSS Feed 2