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FeniXreBorN
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Portugal
899 Posts

Posted - 03 February 2018 :  16:12:14  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
O resultado da coloche de adaptação foi este:



Do veio primario da caixa de transferencias foi este:





Claro que antes de soldar houve muito trabalho, mas isso fica para contar mais a frente ;)

Como ia alterar a caixa tive de alterar volante do motor pois nesta caixa o veio primário é mais curta e o rolamento que habitualmente esta na cambota passa a ficar no volante.

Depois de muito ler, muito pensar e equacionar arrisquei tudo e mandei vir da Valeo um kit de tres peças.
Basicamente trás Volante de motor embraiagem prensa e rolamento de encosto.
Referencia da Valeo 835167
Esqueci-me de referir que este é um kit de conversão bimassa para monomassa.



Claro que todo este material foi mandado vir sem certezas de absolutamente nada.
Acender muitas velinhas para que o puzzle de mil e umas peças encaixe na perfeição.
A minha grande duvida que infelizmente não consegui dispor de informação prende-se com a bomba de embraiagem. Saber no final de tudo não terei de fazer invenções para que a bomba faça o curso correcto. Por muito que pesquisei não encontrei nada...

PS. O retentor não esta montado ao contrario, aqui montei dois retentores costas com costas tal como nas saídas para as transmissões.

Humberto Pinto

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Edited by - FeniXreBorN on 03 February 2018 16:45:26
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FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 03 February 2018 :  16:38:26  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
As diferenças



Testar o novo conjunto e felizmente aperta tudo no sitio...



Toca a desmontar e levar o volante ao ginásio para perder uns quilinhos...

Depois de pesar, rectificar e equilibrar vejam se descobrem as difirenças





O original bimassa tinha 14,5 Kg, na altura pedi para tirarem 2 Kg
Este monomassa tem de origem 14 Kg e perdeu 4, ficou com 10Kg e umas gramas.

Nós nos carros de velocidade usamos volantes com 6, 7 e no limite 9 Kg.
Eu não quis ser tão violento moderei-me para os 10.
No final dou o feedback...

Humberto Pinto

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FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 03 February 2018 :  16:42:34  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
A diferença entre as caixas de velocidade:



Como a minha caixa de transferências já levou muita porradinha já sofreu muito e para não parar a maquina durante muito tempo, tinha comprado uma caixa de transferência para desmontar alterar e no final montar.
Infelizmente só arranjei pré 93 portanto tive de manter a carcaça que tem o apoio por baixo e de resto foi tudo novo.
As correntes estavam impec sem folga, rolamentos retentores juntas e parafusos tudo brand new.

No final ficou porreira





Depois do conjunto caixa de velocidades, coloche e caixa de transferências no sitio tive de procurar a posição de tudo para encontrar os angulos certos antes de soldar a coloche.

Mantive um suporte antigo para me posicionar a caixa, marcar a coloche e desmonta tudo de novo.
Desta vez a caixa de velocidades fica no sitio para começar a idealizar novos suportes.

Fiz uma chapa em forma de berço que aperta directa na caixa de velocidades







Apliquei três sinoblocos no tal berço para me garantirem a estabilidade e posição da caixa.






Humberto Pinto

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Edited by - FeniXreBorN on 03 February 2018 17:18:07
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FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 03 February 2018 :  17:24:19  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
O novo suporte para a nova caixa:





Entretanto cá fora soldei a coloche, As duas placas BMW-UMM.

E depois tudo a caixa de transferências.







No final ficou um conjunto muito agradável.
Tive de rectificar umas orelhas na caixa de velocidades para o selector trabalhar, alterar dois parafusos e colocar um parafuso M8 com Fêmea num furo porque era impossível apertar com o M10.

No final muito muito satisfeito porque apesar da quantidade de peças diferentes acabou por ir batendo tudo certo sem grandes azares.
Agora é uma tarefa gigantesca fazer uma brincadeira destas.
Só quem está acostumado a fazer alterações é que sabe o que se passa na realidade.





Já mora no sitio.
Depois de fazer meia dúzia de contas, de medir o curso da bomba de embraiagem verificar de novo as distancias e a minha grande duvida desvaneceu-se.
Afinal de contas a bomba de embraiagem da caixa de 5 também funciona na caixa de 6 ;)

Ainda tenho a enorme tarefa de perceber como vou colocar o selector de velocidades a trabalhar.
Uma coisa de cada vez...

Humberto Pinto

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Edited by - FeniXreBorN on 03 February 2018 17:34:24
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LuisPSilva
UMM



Portugal
200 Posts

Posted - 03 February 2018 :  21:08:29  Show Profile Send LuisPSilva a Private Message  Reply with Quote
grande grande trabalho humberto!

no meu UMM nao o montei mas ja marquei a posição do evaporador de AC. vou coloca-lo por cima da minha cabeça. desta meneira consigo ter condutas proprias para os vidros e para os ocupantes da frente.
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NMoutinho
UMM



Portugal
474 Posts

Posted - 04 February 2018 :  09:47:15  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
Assim está bem por momentos pensei que este umm estava morto!

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FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 04 February 2018 :  10:59:07  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Bom dia,

Sim por cima parece uma boa ideia preparar um túnel com evaporador ventoinha e condutas.

Infelizmente tenho teto de abrir radio cb e mais umas coisas no teto creio que não será possível montar assim.

N Moutinho morto o WhiteBoy ui nada disso anda todos os santos dias é o meu carro do dia a dia.
O ano passado é que foi um ano em cheio, troca de casa, fazer assistência no campeonato tt em Espanha, assistência nalgumas provas ca em Portugal, fazer mais dois carros para Espanha o meu trabalho do dia a dia que implica viajar quase todos os meses consiliar todas as tarefas com a família posso dizer que não foi um ano fácil.

Já por isso é que tenho de parar agora o Umm para lhe dar estes mimos.
A partir de Março começam de novo as provas e nessa altura é impossível...

Humberto Pinto

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LuisPSilva
UMM



Portugal
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Posted - 04 February 2018 :  11:48:03  Show Profile Send LuisPSilva a Private Message  Reply with Quote
na impossibilidade de colocar por cima, pensa no cofre debaixo do banco do pendura.

eu tenho um evaporador parecido com um destes para aplicar

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markilhas
UMM



Portugal
1263 Posts

Posted - 04 February 2018 :  21:12:22  Show Profile Send markilhas a Private Message  Reply with Quote
sempre bom ver esta maquina sempre no bom caminho,keep going e sempre atento a maquina, ja vai uns tempos desde o nosso ultimo passeio



Equipa de competição Serralhariaajoao sponsor Euro4x4parts.com
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Clube UMM
UMM



Portugal
888 Posts

Posted - 04 February 2018 :  22:59:15  Show Profile  Visit Clube UMM's Homepage Send Clube UMM a Private Message  Reply with Quote
Sempre em altas na preparação do White Boy Humberto.
Como sempre muitas horas e dedicação dão sempre um excelente resultado, como já bem demonstraste.
Vai ficar mais um excelente upgrade na máquina.
Parabéns e boas continuações.


cUMMprimenTTos


A Direcção do Clube UMM
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FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 05 February 2018 :  00:07:55  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
LuisPSilva Também já pensei muito no cofre do pendura mas a dificuldade é ligar o sistema as condutas originais.

Já pensei bastante sobre o assunto e realmente não me ocorre.
Nos pés do pendura é um sitio porreiro mas torna-se um incomodo muito grande porque ocupa bastante espaço.
Por cima dos pedais também não há espaço.

Tenho de arranjar um ventilador original 93 e ver se é possível acoplar lá o evaporador.
Alguém sabe se os ventiladores 93 foram feitos pela UMM ou se pertencem a algum modelo peugeot?

Entretanto hoje foi dia de mais trabalhinho e aos poucos vai ficando pronto.

Selector de velocidades aplicado.
Uma compra muito ponderada e dispendiosa mas que valeu a pena.
Neste tipo de situações é deveras agradável quando montamos algo e fica a trabalhar como queremos.





Imaginem qual a minha escolha







Ainda tenho de afinar o selector, tem uns parafusos para limitar o curso lateral da alavanca para nunca passar a posição.
Como ainda não sangrei a embraiagem e só amanha é que meto óleo na caixa só após isso afino tudo direito.

A alavanca das altas e das baixas também teve de ser alterada esta caixa é mais "gorda" na zona das alavancas teve de levar ali corte e costura.

Quando tiver as alavancas no sitio tiro fotos como deve ser.


Humberto Pinto

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FeniXreBorN
UMM



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899 Posts

Posted - 05 February 2018 :  00:17:31  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Também foi dia de trocar as pastilhas da frente e substituir os pernos de rodas.

Tenho espaçadores de 30mm a frente e 50 atrás.
Os espaçadores a frente apertam com os 5 parafusos originais ao cubo e saem 5 pernos para apertar a roda.

Os pernos atrás também foram feitos a medida por uns originais.
Conclusão tinha passos de rosca diferentes em tudo era impressionante.
Passos metricos, passos polegadas que dores de cabeça.
Desta vez fiz pernos novos e fêmeas novas mas tudo com o mesmo passo de rosca.





Vou deixar um pequeno quiz para ver quem adivinha donde saiu este parafuso:



Pago uma mini ao primeiro que acertar ;)

Humberto Pinto

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FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 05 February 2018 :  00:51:57  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Vou agora mostrar também o que fiz na dobradiça da porta traseira.

Primeiro simulei tudo em SolidWorks para ver se ia funcionar alterar o ponto de pivot da dobradiça.





No pior cenário com a bike na traseira para ver até onde é que a porta abria.







Como o UMM não é muito largo a opção mais segura para transportar bikes sem as rodas saírem meio metro de cada lado é com um suporte deste género.
Tiramos a roda da frente e aperta na forqueta.







Em termos legais podemos transportar bicicletas ou outros objectos desde que não ultrapassem 450mm da carroçaria para trás e a largura do veiculo.



Humberto Pinto

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rjoina
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520 Posts

Posted - 05 February 2018 :  07:44:01  Show Profile Send rjoina a Private Message  Reply with Quote
Mais uma vez sempre em altas amigo. Parabéns.
Onde arranjaste essas rotulas para a porta traseira?


Aveiras a concelho
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NMoutinho
UMM



Portugal
474 Posts

Posted - 05 February 2018 :  08:50:00  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
O parafuso empenado pertence ao batente de limitação da direção!

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