ForUMM
ForUMM
Home | Profile | Register | Active Topics | Active Polls | Members | Private Messages | Search | FAQ
Username:
Password:
Save Password
Forgot your Password?

All Forums
 Apresentação
 O meUMM
 The White Boy de novo em obras...
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Previous Page | Next Page
Author Previous Topic Topic Next Topic
Page: of 60

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 03 February 2018 :  16:12:14  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
O resultado da coloche de adaptação foi este:

Do veio primario da caixa de transferencias foi este:

Claro que antes de soldar houve muito trabalho, mas isso fica para contar mais a frente ;)

Como ia alterar a caixa tive de alterar volante do motor pois nesta caixa o veio primário é mais curta e o rolamento que habitualmente esta na cambota passa a ficar no volante.

Depois de muito ler, muito pensar e equacionar arrisquei tudo e mandei vir da Valeo um kit de tres peças.
Basicamente trás Volante de motor embraiagem prensa e rolamento de encosto.
Referencia da Valeo 835167
Esqueci-me de referir que este é um kit de conversão bimassa para monomassa.

Claro que todo este material foi mandado vir sem certezas de absolutamente nada.
Acender muitas velinhas para que o puzzle de mil e umas peças encaixe na perfeição.
A minha grande duvida que infelizmente não consegui dispor de informação prende-se com a bomba de embraiagem. Saber no final de tudo não terei de fazer invenções para que a bomba faça o curso correcto. Por muito que pesquisei não encontrei nada...

PS. O retentor não esta montado ao contrario, aqui montei dois retentores costas com costas tal como nas saídas para as transmissões.

Humberto Pinto

You must be logged in to see this link.

Edited by - FeniXreBorN on 03 February 2018 16:45:26
Go to Top of Page

Google AdSense

USA
Mountain View

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 03 February 2018 :  16:38:26  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
As diferenças

Testar o novo conjunto e felizmente aperta tudo no sitio...

Toca a desmontar e levar o volante ao ginásio para perder uns quilinhos...

Depois de pesar, rectificar e equilibrar vejam se descobrem as difirenças

O original bimassa tinha 14,5 Kg, na altura pedi para tirarem 2 Kg
Este monomassa tem de origem 14 Kg e perdeu 4, ficou com 10Kg e umas gramas.

Nós nos carros de velocidade usamos volantes com 6, 7 e no limite 9 Kg.
Eu não quis ser tão violento moderei-me para os 10.
No final dou o feedback...

Humberto Pinto

Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 03 February 2018 :  16:42:34  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
A diferença entre as caixas de velocidade:

Como a minha caixa de transferências já levou muita porradinha já sofreu muito e para não parar a maquina durante muito tempo, tinha comprado uma caixa de transferência para desmontar alterar e no final montar.
Infelizmente só arranjei pré 93 portanto tive de manter a carcaça que tem o apoio por baixo e de resto foi tudo novo.
As correntes estavam impec sem folga, rolamentos retentores juntas e parafusos tudo brand new.

No final ficou porreira

Depois do conjunto caixa de velocidades, coloche e caixa de transferências no sitio tive de procurar a posição de tudo para encontrar os angulos certos antes de soldar a coloche.

Mantive um suporte antigo para me posicionar a caixa, marcar a coloche e desmonta tudo de novo.
Desta vez a caixa de velocidades fica no sitio para começar a idealizar novos suportes.

Fiz uma chapa em forma de berço que aperta directa na caixa de velocidades

Apliquei três sinoblocos no tal berço para me garantirem a estabilidade e posição da caixa.

Humberto Pinto

Edited by - FeniXreBorN on 03 February 2018 17:18:07
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 03 February 2018 :  17:24:19  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
O novo suporte para a nova caixa:

Entretanto cá fora soldei a coloche, As duas placas BMW-UMM.

E depois tudo a caixa de transferências.

No final ficou um conjunto muito agradável.
Tive de rectificar umas orelhas na caixa de velocidades para o selector trabalhar, alterar dois parafusos e colocar um parafuso M8 com Fêmea num furo porque era impossível apertar com o M10.

No final muito muito satisfeito porque apesar da quantidade de peças diferentes acabou por ir batendo tudo certo sem grandes azares.
Agora é uma tarefa gigantesca fazer uma brincadeira destas.
Só quem está acostumado a fazer alterações é que sabe o que se passa na realidade.

Já mora no sitio.
Depois de fazer meia dúzia de contas, de medir o curso da bomba de embraiagem verificar de novo as distancias e a minha grande duvida desvaneceu-se.
Afinal de contas a bomba de embraiagem da caixa de 5 também funciona na caixa de 6 ;)

Ainda tenho a enorme tarefa de perceber como vou colocar o selector de velocidades a trabalhar.
Uma coisa de cada vez...

Humberto Pinto

Edited by - FeniXreBorN on 03 February 2018 17:34:24
Go to Top of Page

LuisPSilva
UMM

Portugal
200 Posts

Posted - 03 February 2018 :  21:08:29  Show Profile Send LuisPSilva a Private Message  Reply with Quote
grande grande trabalho humberto!

no meu UMM nao o montei mas ja marquei a posição do evaporador de AC. vou coloca-lo por cima da minha cabeça. desta meneira consigo ter condutas proprias para os vidros e para os ocupantes da frente.
Go to Top of Page

NMoutinho
UMM

Portugal
474 Posts

Posted - 04 February 2018 :  09:47:15  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
Assim está bem por momentos pensei que este umm estava morto!

Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 04 February 2018 :  10:59:07  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Bom dia,

Sim por cima parece uma boa ideia preparar um túnel com evaporador ventoinha e condutas.

Infelizmente tenho teto de abrir radio cb e mais umas coisas no teto creio que não será possível montar assim.

N Moutinho morto o WhiteBoy ui nada disso anda todos os santos dias é o meu carro do dia a dia.
O ano passado é que foi um ano em cheio, troca de casa, fazer assistência no campeonato tt em Espanha, assistência nalgumas provas ca em Portugal, fazer mais dois carros para Espanha o meu trabalho do dia a dia que implica viajar quase todos os meses consiliar todas as tarefas com a família posso dizer que não foi um ano fácil.

Já por isso é que tenho de parar agora o Umm para lhe dar estes mimos.
A partir de Março começam de novo as provas e nessa altura é impossível...

Humberto Pinto

Go to Top of Page

LuisPSilva
UMM

Portugal
200 Posts

Posted - 04 February 2018 :  11:48:03  Show Profile Send LuisPSilva a Private Message  Reply with Quote
na impossibilidade de colocar por cima, pensa no cofre debaixo do banco do pendura.

eu tenho um evaporador parecido com um destes para aplicar

Go to Top of Page

markilhas
UMM

Portugal
1263 Posts

Posted - 04 February 2018 :  21:12:22  Show Profile Send markilhas a Private Message  Reply with Quote
sempre bom ver esta maquina sempre no bom caminho,keep going e sempre atento a maquina, ja vai uns tempos desde o nosso ultimo passeio

Equipa de competição Serralhariaajoao sponsor Euro4x4parts.com
Go to Top of Page

Clube UMM
UMM

Portugal
888 Posts

Posted - 04 February 2018 :  22:59:15  Show Profile  Visit Clube UMM's Homepage Send Clube UMM a Private Message  Reply with Quote
Sempre em altas na preparação do White Boy Humberto.
Como sempre muitas horas e dedicação dão sempre um excelente resultado, como já bem demonstraste.
Vai ficar mais um excelente upgrade na máquina.
Parabéns e boas continuações.

cUMMprimenTTos

A Direcção do Clube UMM
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 05 February 2018 :  00:07:55  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
LuisPSilva Também já pensei muito no cofre do pendura mas a dificuldade é ligar o sistema as condutas originais.

Já pensei bastante sobre o assunto e realmente não me ocorre.
Nos pés do pendura é um sitio porreiro mas torna-se um incomodo muito grande porque ocupa bastante espaço.
Por cima dos pedais também não há espaço.

Tenho de arranjar um ventilador original 93 e ver se é possível acoplar lá o evaporador.
Alguém sabe se os ventiladores 93 foram feitos pela UMM ou se pertencem a algum modelo peugeot?

Entretanto hoje foi dia de mais trabalhinho e aos poucos vai ficando pronto.

Selector de velocidades aplicado.
Uma compra muito ponderada e dispendiosa mas que valeu a pena.
Neste tipo de situações é deveras agradável quando montamos algo e fica a trabalhar como queremos.

Imaginem qual a minha escolha

Ainda tenho de afinar o selector, tem uns parafusos para limitar o curso lateral da alavanca para nunca passar a posição.
Como ainda não sangrei a embraiagem e só amanha é que meto óleo na caixa só após isso afino tudo direito.

A alavanca das altas e das baixas também teve de ser alterada esta caixa é mais "gorda" na zona das alavancas teve de levar ali corte e costura.

Quando tiver as alavancas no sitio tiro fotos como deve ser.

Humberto Pinto

Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 05 February 2018 :  00:17:31  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Também foi dia de trocar as pastilhas da frente e substituir os pernos de rodas.

Tenho espaçadores de 30mm a frente e 50 atrás.
Os espaçadores a frente apertam com os 5 parafusos originais ao cubo e saem 5 pernos para apertar a roda.

Os pernos atrás também foram feitos a medida por uns originais.
Conclusão tinha passos de rosca diferentes em tudo era impressionante.
Passos metricos, passos polegadas que dores de cabeça.
Desta vez fiz pernos novos e fêmeas novas mas tudo com o mesmo passo de rosca.

Vou deixar um pequeno quiz para ver quem adivinha donde saiu este parafuso:

Pago uma mini ao primeiro que acertar ;)

Humberto Pinto

Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 05 February 2018 :  00:51:57  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Vou agora mostrar também o que fiz na dobradiça da porta traseira.

Primeiro simulei tudo em SolidWorks para ver se ia funcionar alterar o ponto de pivot da dobradiça.

No pior cenário com a bike na traseira para ver até onde é que a porta abria.

Como o UMM não é muito largo a opção mais segura para transportar bikes sem as rodas saírem meio metro de cada lado é com um suporte deste género.
Tiramos a roda da frente e aperta na forqueta.

Em termos legais podemos transportar bicicletas ou outros objectos desde que não ultrapassem 450mm da carroçaria para trás e a largura do veiculo.

Humberto Pinto

Go to Top of Page

rjoina
UMM

Portugal
520 Posts

Posted - 05 February 2018 :  07:44:01  Show Profile Send rjoina a Private Message  Reply with Quote
Mais uma vez sempre em altas amigo. Parabéns.
Onde arranjaste essas rotulas para a porta traseira?

Aveiras a concelho
Go to Top of Page

NMoutinho
UMM

Portugal
474 Posts

Posted - 05 February 2018 :  08:50:00  Show Profile Send NMoutinho a Private Message  Reply with Quote
O parafuso empenado pertence ao batente de limitação da direção!

Go to Top of Page
Page: of 60 Previous Topic Topic Next Topic  
Previous Page | Next Page
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Jump To:
ForUMM © © 2000 - 2010 ForumCo.com Go To Top Of Page
This page was generated in 2.12 seconds. Powered By: ForumCo v3.4.05
RSS Feed 1 RSS Feed 2