ForUMM
ForUMM
Home | Profile | Register | Active Topics | Active Polls | Members | Private Messages | Search | FAQ
Username:
Password:
Save Password
Forgot your Password?

All Forums
 Apresentação
 O meUMM
 The White Boy de novo em obras...
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Previous Page | Next Page
Author Previous Topic Topic Next Topic
Page: of 60

TiZeDasCoives
UMM

288 Posts

Posted - 06 April 2016 :  21:53:13  Show Profile Send TiZeDasCoives a Private Message  Reply with Quote
Estive a ver na Oilybits, e a válvula que tem é com tubos de 8 e de 10mm.

Essa de 8mm em todas as saídas e entradas não tem lá. Vou tentar pelo ebay então
Go to Top of Page

Google AdSense

USA
Mountain View

TiZeDasCoives
UMM

288 Posts

Posted - 06 April 2016 :  21:58:13  Show Profile Send TiZeDasCoives a Private Message  Reply with Quote
Ou entao, vem a de 8 / 10 mm e compro uns adaptadores que tem la na Oilybits. Já na altura o homem aconselhou-me a isso.
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 07 April 2016 :  13:24:09  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Tize não deves precisar dos adaptadores o tubo entra, tens é de ter um bocadinho de paciência e vaselina para escorregar melhor ;)

No meu montei a de dez com tubos de oito ...

Humberto Pinto

You must be logged in to see this link.
Go to Top of Page

TiZeDasCoives
UMM

288 Posts

Posted - 08 April 2016 :  09:23:37  Show Profile Send TiZeDasCoives a Private Message  Reply with Quote
Ja mandei vir da Olilybits. A ver se passo a ter um UMM bi-tanque :D
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 03 May 2016 :  22:29:08  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Bem aproveitando o tópico de apresentação do UMM do Pirussas, e das ideias que foram aparecendo no ar vou partilhar o que pretendo fazer no meu.

Nesta altura só ando a estudar os melhores componentes e melhores maneiras de montar o sistema, vou colocar algumas duvidas e vamos ver se alguém ajuda.

Para já a ideia é muito simples, montar componentes que me permitam ter agua potável no UMM.

Esta agua tem de servir para beber, lavar mãos depois de andarmos debaixo do UMM, tomar um banho quando formos acampar e todas as restantes vantagens que um deposito de agua permitem.

Como eu detesto tomar banho de agua fria tenho de arranjar forma de aquecer agua.
Depois de muito consultar as ideias que a malta usa achei por bem apostar no sistema de permutador de calor agua agua de placas.

Este sistema é simples, usa o calor da agua do motor para aquecer a agua dos banhos (entre outros)

Vou buscar agua a sofagem desvio para este permutador e está a andar.
Agora começamos com as hipoteses ;)

Existem pelo menos duas maneiras de ter este sistema a rular, cada um tem vantagens e desvantagens.

A primeira hipótese e a mais simples é: Ter um deposito de agua com uma bomba seja no interior ou no exterior (já la vamos) por o carro a trabalhar, meter uma válvula para reduzir o caudal de agua de forma a conseguirmos a temperatura desejada e está feito (mais ou menos).
Inconvenientes temos de ajustar o caudal e corremos o risco de termos pouco caudal, temos de ter o carro a trabalhar e por vezes temos de aumentar as rotações do motor para conseguimos ter um bom compromisso. O outro grande problema é que o termostato do motor cada vez que abrir e fechar vai variar a temperatura da agua do circuito de refrigeração, podemos depois ter variações na temperatura da agua para banhos onde corremos o risco de agua muito quente ou amena só.

Humberto Pinto

Edited by - FeniXreBorN on 03 May 2016 22:43:49
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 03 May 2016 :  23:04:04  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
O sistema que para mim é o melhor mas um bocadinho mais complicado é:
Termos um deposito de agua, uma bomba no interior do deposito para fazer circular a agua através do permutador, um termoestato com comando para ligar e desligar a bomba e uma segunda bomba para alimentar torneiras chuveiros e tal.

Como é que isto funciona,
Programamos o termoestato para ligar ou desligar a bomba de circulação mediante a temperatura que quisermos.
Vamos de viagem, ligamos o termoestato e ele vai mantendo a agua toda do deposito a temperatura escolhida.
Paramos o carro e temos 70 lts de agua quente tipo cilindro.
Se durante o dia ou noite a agua arrefecer é so ligar o carro e o termoestato e ele automaticamente controla a temperatura.

Este sistema funciona muito bem também e é muito mais seguro, inconveniente temos de ter duas bombas de agua.
O outro problema depois de termos a agua toda quente não temos agua fria ;)

Humberto Pinto

Edited by - FeniXreBorN on 03 May 2016 23:06:23
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 03 May 2016 :  23:21:01  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Material necessário para fazer uma brincadeira destas:

Deposito de agua

Bomba para circular agua:

Bomba de pressão para as saidas de agua:

Torneira para lavar mãos loiça

Para fazer uma mesa assim na traseira

Saida para chuveiro e chuveiro

Ligadores para deposito

Humberto Pinto

Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 03 May 2016 :  23:28:17  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Permutador de calor de placas

Entrada de agua para deposito

Painel de comando de bombas e sonda nivel com porta fusiveis

Controlador de temperatura

Tubos e acessórios todos para a montagem.
Assim de repente parece-me que expliquei tudo.

As minhas duvidas são mesmo se vou pelo sistema um ou pelo segundo.

Eunema diz ai como tens planeado fazer, vamos trocar ideias.
Quem quiser ajudar é na boa digam vantagens e desvantagens.

Humberto Pinto

Edited by - FeniXreBorN on 03 May 2016 23:30:42
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 03 May 2016 :  23:35:34  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Se me meter nisto mesmo a serio depois tenho de arranjar umas entradas e saídas de agua do género que é usado na nautica.

As cenas de camping são um bocadinho fora do contexto no UMM

Ligação para chuveiro

Humberto Pinto

Go to Top of Page

rjoina
UMM

Portugal
520 Posts

Posted - 03 May 2016 :  23:55:29  Show Profile Send rjoina a Private Message  Reply with Quote
Qualquer dia vai ter de trocar isso tudo para um longo eh eh eh.
Boa sorte neste novo projecto

Saudações tintas 14.5% (Touriga Nacional)
Aveiras de Cima a concelho
Go to Top of Page

Jagoz
Moderator

Djibouti
3811 Posts

Posted - 04 May 2016 :  08:58:38  Show Profile Send Jagoz a Private Message  Reply with Quote
Humberto

eu no meu toyota tenho um deposito de 30 litros, com uma bomba interior, com uma ligação junto da porta traseira.

é um sistema arcaico... mas dá para lavar mãos, pés, outras partes e ainda jantes, pneus e por ai fora.

Quando tiver fotos coloco para veres.

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha
Go to Top of Page

Pirussas
UMM

167 Posts

Posted - 04 May 2016 :  11:38:43  Show Profile Send Pirussas a Private Message  Reply with Quote
Se for para acampar no Verão basta ter um depósito de água preto no tejadilho. A água fica automaticamente quente com o sol, e bem quente diga-se. A ideia de beber a água que está no depósito a mim não me parece viável, muito menos se for dar todas essas voltas que está a referir, haverá bastantes impurezas e microorganismos que se vão formando nos depósitos. No meu caso a aplicação que vou fazer destina-se apenas a ter água para lavar as mãos e banhos, para beber vou usar garrafões. Um UMM não é uma caravana, infelizmente não cabe lá tudo dentro :P mesmo assim com imaginação consegue-se adaptar muita coisa.

Um longo é o sonho de qualquer campista :P Um desses deve dar para montar tudo e mais alguma coisa lá dentro...

The things you own end up owning you
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 04 May 2016 :  16:25:42  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Pois é a ideia do longo não é descabida de todo então se a família crescer começa a ficar muito complicado.

O problema além dos €€€ é conseguir arranjar umM longo que me encha as medidas.
Conheço um que está fechado em Santo Tirso, cabine dupla com lona atrás e de 93 a cor branco Era mesmo esse longo que me enchia as medidas e me fazia perder a cabeça.
Pode ser que um dia mais tarde namorando bem o dono e tal seja possível uma troca. Nem quero pensar nisso para já, o objectivo é mesmo preparar o WhiteBoy o melhor possível.

Não é uma caravana nem nunca será mas que é possível fazer muita coisa sem dúvida que é. Aja €€€ vontade e imaginação.

quanto às minhas cenas um sistema simples é porreiro mas a fazer que seja a sério sempre foi a minha cena.
Com uma tenda no tecto o depósito em cima não é muito viável por questões de espaço disponível.

Jagoz partilha umas fotos para ir vendo o que se pode ou não fazer...

Abracumm

Humberto Pinto

Go to Top of Page

aloevera
UMMzão

United Kingdom
5308 Posts

Posted - 04 May 2016 :  21:49:21  Show Profile  Visit aloevera's Homepage Send aloevera a Private Message  Reply with Quote

Fizeste-me rir...mas olha que o "dono" nao e' Gayzola!!!!
:-D

Pelo que imagino estaras a falar desta:

(esta primeira foto esta sempre como fundo no ambiente de trabalho do compu-tador do dono)

Tem a sua traseira arrebitada e um gajo disse que nao havia la lonas!!! ai que cegueta! :-P
Nao estavam a mao eram os ferros da armacao da lona...e claro tambem nao tinhas um catalogo com a foto para veres o "altinho" da lona.

Esta arrumadinha e em temperatura estavel esta...poe mas e' o olhos na outra la ao fundo...

So te tenho a agradecer pela ajuda ali do lado esquerdo, sempre me lembrarei de ti e da tua dedicacao. Obrigado!
Lembro-te que fui buscar este modelo onde fui buscar para "me oferecer" uma prenda quando cheguei aos 40 anos de idade, assim de repente creio que ainda nao tive prenda de aniversario melhor do que esta ate a data.

Nao percas a esperanca.
E olha que para o que estas a apetrechar um chassis de 100" num longo se calhar estavas mesmo mais a vontade.
A minha bola de cristal diz que um dia vais colocar esse TODO original ou de lona so para encontros ou passeios a beira mar, e sim teres um longo com essa mecanica e todos e mais alguns extras.

Mudando de assunto,
Por falar em meter agua, olha que vi estes tanques ja faz uns anos pois andava com "ideias" e ate se calhar te darao jeito:

Se quiseres que lhes ligue apita.

Se Maome nao vai a montanha digam ao Maome para arranjar um UMM...
Go to Top of Page

eunema
UMM

Portugal
1531 Posts

Posted - 04 May 2016 :  22:40:59  Show Profile Send eunema a Private Message  Reply with Quote
Boas

Isto é que sã ideias

Um sistema muito prático e barato são aqueles sacos térmicos para tomar duche em campismo. aquilo aquece bem a água numas 3 horitas. de verão é bom, de inverno não sei dizer.....
Por gravidade não dão caudal de água, mas com uma bomba eléctrica já dá para desenrascar bem. com 50€ resolve-se o problema.

Para mim, o que tenho em mente e um dia a meter é a primeira opção.
Uma permutador ligado à saída do radiador da soufagem é uma solução prática. A temperatura existente no circuito é suficiente para para aquecer água. Quanto ao deposito, podes manter fixo dentro do jipe, ou então existem reservatórios flexíveis que são mt práticos (melhor opção).
No sistema é preciso colocar uma bomba de água electrica.
Todo o sistema deve ficar na frente do carro. qts mais tubagens, maior o desperdício de água.
O deposito se não for fixo pode facilmente ser transportado para a frente do UMM. Se nao for usado....não vai ocupar espaço.

Existem já também sistemas para aquecer água a gás, bem práticos e a preços acessíveis, no entanto para mim a opção do permutador de calor é a melhor.

Venham daí essas ideias e essas alterações

Esboço um orgulhoso sorriso por cada imperfeição do restauro do eunema.

Cumprimentos
Hernani
Go to Top of Page
Page: of 60 Previous Topic Topic Next Topic  
Previous Page | Next Page
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Jump To:
ForUMM © © 2000 - 2010 ForumCo.com Go To Top Of Page
This page was generated in 0.34 seconds. Powered By: ForumCo v3.4.05
RSS Feed 1 RSS Feed 2