ForUMM
ForUMM
Home | Profile | Register | Active Topics | Active Polls | Members | Private Messages | Search | FAQ
Username:
Password:
Save Password
Forgot your Password?

WARNING: This forum contains adult content and is in violation of the Terms of Service.
Advertising has been disabled.

All Forums
 Apresentação
 O meUMM
 The White Boy de novo em obras...
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Previous Page | Next Page
Author Previous Topic Topic Next Topic
Page: of 60

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 17 December 2014 :  01:50:13  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Bem chego a Box da malta do UMM e estava a máquina a rular na pista.

Treta pra um lado treta pra outra toca o telefone e sms roda esquerda fora manga de eixo partida espero reboque.

O Sergio "Tebi" estava todo rebentado e disse-lhe tens material? "Tenho" Vai descansar que eu troco isso e meto o carro a andar.

Preparo o material todo, varro a lama da box e esperamos e esperamos e esperamos....

Nisto outra sms reboque atascado mais dois carros atascados aguardamos retro.

O UMM lá chegou por volta das 7, descarrega mete na box vou tirar a roda e vejo a ponte dana 30 partida no C do Knukle.
Disse pra malta pessoal acabou a ponte está partida não dá pra fazer nada.

Ao mesmo tempo viro-me pra um mecânico o Tebi tem alguma ponte 30?
Na sei.
Vai perguntar se tiver trocamos a ponte a o UMM vai pra pista.
Lá foram acordar o Tebi até bateu mal quando viu a ponte partida.

Tebi tens alguma ponte? Tenho na carrinha. Bora lá vamos trocar esta m€rd@...

Fdx Humberto és maluco ohhh Sérgio vai pro c@r@lho trocamos a ponte...

Tirei o fato macaco ele vestiu por cima do fato de piloto e foi pata a fundo ele dum lado eu do outro tirar a ponte desmontar barras desapertar molas desmontar knukles e começar a montar tudo na nova.

Parecíamos tolos berra dum lado a pedir chaves berra do outro a pedir ferramenta, a malta que estava por lá a colaborar sempre abrir.

Sangrar travões apertar rodas olho para a roda de trás esquerda rolamento e retentor do semi-eixo de trás tudo fdd. eram perto das 9 e meia.

Sergio tens semi eixos de trás rolamentos e retentores. Tenho

Bora lá continuar vamos meter o UMM na pista... A malta só batia mal...

Desmonta tudo troca, não havia o semi eixo.
Meti um rolamento novo, peguei no rolamento antigo meti ao lado soldei o rolamento antigo ao semi eixo para segurar o rolamento novo no sitio monta tudo mete pastilhas novas roda pro sitio e carro pra pista.

Eram 10 e meia da matina tavamos todos rebentados mas o carro a andar.

Nisto aparece o Marco da minha equipa Oh Humberto vamos bazar pra chegar cedo ta tudo desmontado bora lá...
Fdx que m€rd@ não vamos ficar até ao fim.

Bem vamos embora despede da malta e tal o Sergio recebe um telefonema carro a deitar fumo branco não puxa Turbo nas couves...

Bem depois de tanta luta virei-me pro Sergio e disse mete essa merd@ atmosférico, saca o turbo e põem directo...

Tive de bazar com muita pena minha. Não pude continuar a ajudar a equipa.

Chegaram ao fim acabaram a corrida isso é que vale.

Na Segunda Feira nem me mexia parecia que tinha levado uma carga de porrada mas acreditem piamente que fazia tudo de novo.

É uma diferença abismal estar cá fora ou dentro das boxes a dar assistência pro ano espero estar de novo vamos é ver em que equipa ;)

Grande AbraçUMM e vamos ao WhiteBoy...

Humberto Pinto

You must be logged in to see this link.
Go to Top of Page

Google AdSense

USA
Mountain View

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 17 December 2014 :  03:07:09  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Hora bem terça feira dia de luta de novo ;)

Desta vez ponteiras e barras de direcção.
Como os meus cones andavam meios marados preferi trocar tudo de uma vez e mandar fazer barras reforçadas.

As ponteiras que meti foi tudo 555:

Arranjei para a barra inferior umas ponteiras de um Toyota tenho as caixas guardadas para no futuro saber as referencias, esquerda e direita:

Para a barra superior meti ponteiras Nissan

Estas ultimas tão cedo não devem dar chatices, a rosca das ponteiras é M21 enquanto a barra inferior é maciça a barra superior é um Tubo Diam 28mm.

Vamos ver quanto tempo duram...

Humberto Pinto

Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 21 December 2014 :  11:40:10  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Finalmente chegaram as pastilhas EBC para trás, já estão montadas com travão de mão afinado.

Agora é acamarem para ver como ficam.
Em estrada tem um feedback muito positivo da minha parte até ver.

Na altura quando mandei trocar as entradas e saídas do radiador não me lembrei da tampa e de verificar a pressão a que ela abria.
Quando vi agua a gotejar pela tampa do radiador fez-se luz e o iluminado que se lembrou que a tampa do vaso de expansão não ia aguentar a pressão do motor caiu na real e viu que fez m€rd@.

Podia ter eliminado esta entrada de agua mas agora estava feito andei a procurar até que encontrei uma tampa capaz de aguentar 1,4 bar de pressão ;)

Ainda vou tendo um bocadinho de sorte aqui e ali ;)

Chegou a hora de começar a fazer afinações e testes ;)

Tive de cortar a barra que liga do volante ao Knukle estava 10mm mais comprida e não dava para centrar o volante.

Entretanto vi que o UMM ficou curto com as relações atmosféricas, na altura fizemos contas para a caixa de velocidades de 6 mas como é 10 cms mais comprida que a de 5 montei a de 5.

Agora em 5 às 3500 vou a 100 Km/h com as relações 5.38

Com relações 4.88 as 3500 pela matemática vou a 109 Km/h

Com relações 4.10 as 3500 ronda os 132 Km/h

Em teoria para andar em Ae a 120 tenho de ir com o motor as 3200.

Com as relações 4.1 o UMM até terceira fica idêntico as relações originais atmosféricas depois entre quarta e quinta fica mais comprido que um Turbo original.

Vou deixar aqui uma pequena tabela em que sabemos atmo 5.38 turbo 4.88

Rapors de caixa original UMM/ BMW

1ª 3.86/1 5.240
2ª 2.18/1 2.920
3ª 1.44/1 1.820
4ª 1/1 1.270
5ª 0.85/1 1.000

Velocidades teóricas em Km/h com o motor Peugeot as 3500 rpm relações 5.38/ Bmw as 3500 com relações 4.1

1ª 26 / 24
2ª 45 / 44
3ª 70/ 72
4ª 99/ 103
5ª 120/ 130

As contas foram feitas a pensar no meu UMM com os pneus que uso e para o tipo de uso que pretendo dar ao UMM.
Não quero um carro puro de estrada nem um poço de força no monte, gosto das relações atmosféricas no TT apenas quero andar um bocadinho mais suave em estrada.

Convém lembrar que o motor Indenor fazia 4000 Rpm o Bmw faz 5000 em Redline ;)

As contas estão feitas para andar as 3500 o motor Bmw tem a entrega max de binário entre as 1750 e as 3800

Humberto Pinto

Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 21 December 2014 :  11:56:46  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Ah é verdade, as baterias também já foram montadas, fiz uma caixa de suporte que encaixa por baixo do banco do pendura atrás.

As baterias bem seguras para não andarem aos saltos:

O banco trabalha por cima sem problemas, ficou tudo justinho como gostamos.

Os cabos de massa ligam logo ao chassis, os dois positivos seguem para a frente para depois ligar tudo.

Uma coisa que tenho de montar ainda é um corte de corrente que me isole as massas do chassis.

Devo optar por uma solução destas ou semelhante:

É um Comutador de baterias 1 - 2 - 1 & 2 - OFF de 350A contínuos
Posso desligar ambas ou cada uma isolada este tipo de material é usado na náutica.

Na frente os dois cabos dos positivos ligam a dois apoios anti-vibratórios com um perno M10 tipo isto:

Uma parte fica presa ao chassis e a outra serve de ligador para tudo.
Na altura tentei arranjar estes pernos com capa mas não consegui.

Assim que arranjar troco os apoios de borrachas.
Aos poucos a lista de coisas a fazer vai ficando mais curta ou mais comprida ;)

Humberto Pinto

Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 21 December 2014 :  12:16:25  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Outro ponto que também já resolvi foi o veio de transmissão.

Estava com muita folga na luva e nas cruzetas e fazia um barulho desconforme.

Portanto foi altura de renovar.
Como nunca parti nenhuma cruzeta a meio, elas ficam só com folga nos olhais fui recolher informações acerca das nossas cruzetas.

Elas podem trabalhar com inclinações até 12º mas mediante a rotação existem valores de referencia:

A nível de binário as nossas cruzetas aguentam 850 Nm de binário.

Posto isto e das informações que recolhi não vi necessidade de para já andar a inventar nos veios de transmissão.

Depois de fazer uns telefonemas descobri na zona Industrial da Maia uma empresa que trabalha muito bem e a uns preços muito porreiros.

Vou deixar o nome e os contactos para quem precisar poder ligar para lá.

Brito e Silva LDA.
229487079

Tem filiais em Lisboa, São João da Talha e Maia.

Fazem calibrações de veios embraiagens entre outros, reparam veios cruzetas luvas etc.

Gostei muito da malta, entretanto vamos ao que interessa.

Como o meu material estava cheio de folga teve de levar Luva, veio estriado que trabalha na luva e cruzetas.

Avisaram-me logo que se não rodasse o diferencial ao fim de pouco tempo as cruzetas estavam raladas de novo.
Todos os dias aparece mais trabalho para fazer ;)

Humberto Pinto

Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 21 December 2014 :  13:05:27  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
E temos aqui o momento em que finalmente o WhiteBoy saiu pela primeira vez da garagem ao fim de dois meses e tal de trabalho...

Visto de fora ;)

Humberto Pinto

Edited by - FeniXreBorN on 21 December 2014 13:07:33
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 21 December 2014 :  13:34:28  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Ontem na minha garagem foi dia de tratar do diferencial de trás.

Como o veio de transmissão estava com um ângulo demasiado fechado tive de descravar as bases de molas, limpar a soldadura existente apontar de novo as bases na ponte, apertar ligeiramente as molas ao eixo e depois girar a pinha até ficar no angulo que pretendia.

Infelizmente não tirei fotos do que fui fazendo mas vou tentar deixar umas fotos que pesquisei na net.

As bases de molas são estas peças

Depois de as ter tirado e limpo tudo apontei de novo para garantir que o ponte de mola ficava no sitio certo

Não apertei de vez para permitir ao diferencial girar, depois pus um macaco por baixo da pinha na zona do retentor do pinhão para fazer rodar o veio.

Antes estava assim,

Depois ficou assim

Tentei deixar a pinha alinhada com o veio, o UMM estava com a altura que normalmente anda.

Tive também de descravar os suportes dos balões que tenho de forma a deixar o mais nivelado possível.

No interior também já estou a fixar o melhor possível todos os componentes de modo a não ter barulhos e xiadeiras de coisas soltas.

Aos pouquinhos vamos adiantando as coisas ;)

Humberto Pinto

Go to Top of Page

SuperPilot
UMM

Portugal
636 Posts

Posted - 21 December 2014 :  14:16:58  Show Profile  Click to see SuperPilot's MSN Messenger address Send SuperPilot a Private Message  Reply with Quote
Boas Humberto.

Quero dar-te os Parabéns pelo excelente trabalho que tens feito.

No entanto, quero fazer-te uma crítica/dar-te um conselho construtivo para não vires a ter problemas. É que esse girar do eixo que tanto trabalho te deu, foi uma asneira.

Já sei que vou ser crucificado pelo que estou a dizer, que na faculdade não se aprende nada e quem trabalha na especialidade é que sabe e blá blá blá...
Mas, no alinhamento de veios, quando tens desfasamento, como é o caso entre a caixa e os diferenciais, em que a caixa está alta e os diferenciais abaixo dela. Estes dois devem estar paralelos, e o veio de transmissão é que deve fazer os ângulos, iguais mas opostos, através das cruzetas, para ligar um ao outro. Se eliminares um dos ângulos, vais descompensar o equilíbrio do sistema e originar diferenças de velocidade que por sua vez originam esforços de torção e vibrações que vão destruir as cruzetas que são o elo mais fraco, e a maior longo prazo, dar cabo de rolamentos, e grupos cónicos dos diferenciais.
Isto é tão importante como o alinhamento das cruzetas entre si, através da rotação das luvas ao tirar e voltar a pôr. Daí que seja importante marcar a posição, para não esquecer de fazer o correcto alinhamento.
Caso não me tenha feito entender, fica aqui um vídeo para mais fácil compreensão

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 21 December 2014 :  21:17:31  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Nuno antes de mais obrigado pela critica.

Tens razão em tudo o que dizes-te e eu sei bem o que vai acontecer as cruzetas se eu mantiver o que tenho por muito tempo.

Eu uns post acima fiz questão de deixar uma tabela da Spicer onde constam os ângulos vs rotações.
Ou seja por partes eu para manter as duas faces paralelas como estavam caixa de transferência e dana 44 que é assim que um sistema de cruzetas deve empiricamente trabalhar:

Ia ultrapassar largamente os ângulos recomendados pela Spicer:

De tal forma que a face dos dados das cruzetas passava rés ves campo de Ourique com a flange.

Neste cenário não tinha muitas opções, decidi pela que mais me convinha na altur€.

Reparar o veio de trás meter material novo, alinhar a bola com o veio do diferencial e assim que possível montar uma menina destas ;)

Passo o material novo para o veio da frente que tem a luva e o estriado nas couves, corto o excesso de veio e meto cruzeta dupla atrás.

Se foi asneira rodar o diferencial, tecnicamente claro que foi. Se é a solução final nada disso ;)
Ainda a missa vai a meio no WhiteBoy ;)
Ah ia-me esquecendo, a luva e o veio tem setas para indicar o encaixe certo.
Se bem que por incrível que pareça se montares a luva e o veio descasados 180º a transmissão fica calibrada. A cama do estriado não bate certo mas a verdade é que aquela brincadeira não vibra.
Fiz questão de testar isso na sexta. Já tinha ouvido e parecia-me impossível mas na verdade fiquei boquiaberto.

Não estamos aqui para crucificar ninguém longe disso, queremos sempre aprender mais e melhorar o melhor possível.

Se na faculdade não se aprende nada e blá blá wiskas saquetas esquece isso, aprendi muito no ISEP, uso diariamente conhecimentos adquiridos lá, sem isso não me metia a fazer metade das coisas que faço.

Depois além de todo o tempo a queimar pestanas temos uma coisa muito importante também, a escola da vida em que vamos pondo em pratica tudo o que fomos aprendendo e graças as cabeçadas que vamos dando aprendemos muito mais.

Humberto Pinto

Edited by - FeniXreBorN on 21 December 2014 21:22:48
Go to Top of Page

joaquim santana
UMMzão

Portugal
3346 Posts

Posted - 21 December 2014 :  21:33:02  Show Profile  Visit joaquim santana's Homepage Send joaquim santana a Private Message  Reply with Quote
Grande Humbertumm!!!
como tenho pena de estar longe!!adorava ver ao vivo as tua "invenções"

abraços e bons atascansos
joaquim santana
/]

Go to Top of Page

rubenfaustino
UMM

Portugal
1154 Posts

Posted - 21 December 2014 :  22:26:31  Show Profile Send rubenfaustino a Private Message  Reply with Quote
Olá Humberto , o SuperPilot tem razão mas também achava estranho que não estivesses a par desse pormenor, bem me parecia que também já tinhas queimado pestanas nas Engenharias , reconhece-se logo a linguagem .Concordo plenamente com a tua ideia , muitas vezes temos de adaptar os conceitos técnicos à carteira e à situação que temos em mão, aliás também se aprende isso na Engenharia Mecânica actual .Mais uma vez parabéns pela grande obra.
Go to Top of Page

filipeumm
UMMzão

Portugal
2947 Posts

Posted - 21 December 2014 :  23:14:33  Show Profile Send filipeumm a Private Message  Reply with Quote
No meu tb tenho o dif. De trás rodado como o teu e claro montei cruzeta dupla junto à caixa,as cruzetas u100 chegam perfeitamente, convém é subires um pouco o bojao de nível da válvula para ela não faltar no rolamento do pinhão

Filipe Pinheiro
Go to Top of Page

SuperPilot
UMM

Portugal
636 Posts

Posted - 22 December 2014 :  14:57:22  Show Profile  Click to see SuperPilot's MSN Messenger address Send SuperPilot a Private Message  Reply with Quote
Ah pronto, como não tinha visto essa solução do cardan duplo em lado nenhum... :P

Sendo provisório não deves ter grandes problemas então ;)

Pois, isso de desfasar 180º estás a manter o alinhamento, porque o que interessa não é a cama das estrias, mas sim o alinhamento das forquilhas das falanges e dos dados das cruzetas. O estriado para fazer uma vibração perceptível tem de estar mesmo muito muito nas lonas, num ponto em que acho que ninguém deixa chegar.

Continuação de bom trabalho, força com isso ;)

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
Go to Top of Page

UMMAIA
UMM

Portugal
1755 Posts

Posted - 22 December 2014 :  21:32:20  Show Profile  Visit UMMAIA's Homepage Send UMMAIA a Private Message  Reply with Quote
Depois de fazer umas "entregas de pizzas" neste UMM aqui na Maia, só tenho uma coisa a dizer-te Humberto, nunca mais me apanhas dentro dele!!

É uma brutalidade, um abuso! A minha rua ficou todo "escrita".

WTF!

ummonline4x4@outlook.pt
Facebook - You must be logged in to see this link.

Edited by - UMMAIA on 22 December 2014 21:34:32
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 23 December 2014 :  08:49:23  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Ao menos as pizzas foram entregues quentinhas ainda ;)

Sim sem duvida que ficou um UMM muito diferente do que por norma estamos habituados.
Ainda com as relações curtas e o WhiteBoy anda que se farta. A velocidade de ponta ainda é menor por causa das relações mas o tempo que demora a chegar lá é um fosforo.

Ainda vai demorar até ficar no ponto mas o caminho sem duvida que é este.
Faz valer a pena todo o trabalho todo o esforço toda a luta e no fim conseguir obter resultados tão positivos.
O WhiteBoy não é para entregar pizzas e não vou andar sempre como andamos, mas a verdade é que cravamos e ele responde com aço na hora ;)

Logo vocês que andam sempre pela sombra, sempre pela beirinha não estão habituados a que os donos UMM's puxem a serio por eles, entrar no WB e levar com a adrenalina toda ui ui imagino...

Se fosse eu no banco de trás tinha aberto a janela e saia por lá com as pizzas na mão e jurava que tão cedo não me metia outra vez com gajos alucinados como eu ;)

Quanto a rua, é como a musica diz: "Se essa rua fosse minha, eu mandava ladrilhar" neste caso meter um betuminoso a maneira ;)

Só o cantar do animal em altas é algo fantástico...
Mas ver para crer, palavras fotos e videos não fazem de todo jus a realidade.

Humberto Pinto

Go to Top of Page
Page: of 60 Previous Topic Topic Next Topic  
Previous Page | Next Page
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Jump To:
ForUMM © © 2000 - 2010 ForumCo.com Go To Top Of Page
This page was generated in 0.28 seconds. Powered By: ForumCo v3.4.05
RSS Feed 1 RSS Feed 2