ForUMM
ForUMM
Home | Profile | Register | Active Topics | Active Polls | Members | Private Messages | Search | FAQ
Username:
Password:
Save Password
Forgot your Password?

WARNING: This forum contains adult content and is in violation of the Terms of Service.
Advertising has been disabled.

All Forums
 Apresentação
 O meUMM
 The White Boy de novo em obras...
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Previous Page | Next Page
Author Previous Topic Topic Next Topic
Page: of 60

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 07 November 2014 :  21:40:33  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Bem último reduto português antes de mais uns dias duros de trabalho.

A jantar um valente naco de vitela em Bragança antes de alinhar numa semana a comer baguetes hambúrguer e derivados...

Ummaia claro que o WhiteBoy vai manter o mesmo nome ;))) posso mudar muita coisa mas o nome mantém-se intocável.

João Fernandes é complicado equiparar ao overhauling, eles são muitas pessoas a trabalhar no mesmo projecto em que cada equipa tem o seu objectivo a cumprir.

Eu vou fazendo o que posso o melhor que sei...

Abraçumm

Humberto Pinto

You must be logged in to see this link.
Go to Top of Page

Google AdSense

USA
Mountain View

snipers
UMM

Portugal
1224 Posts

Posted - 10 November 2014 :  11:18:31  Show Profile  Click to see snipers's MSN Messenger address Send snipers a Private Message  Reply with Quote
Fantástico... parece que ficou tudo justinho ;)

cUMMprimentos,
Ricardo Gomes

Edited by - snipers on 10 November 2014 11:18:42
Go to Top of Page

NicolaUMM
UMM

Portugal
745 Posts

Posted - 11 November 2014 :  22:34:31  Show Profile  Visit NicolaUMM's Homepage Send NicolaUMM a Private Message  Reply with Quote
muito bomm!!! estou desejoso de ver um video com o power desse bixo :D

Força excelente trabalho..essas soldaduras.estão de topo
Go to Top of Page

jmmf
UMMzito

Portugal
112 Posts

Posted - 12 November 2014 :  22:02:08  Show Profile Send jmmf a Private Message  Reply with Quote
Boas Humberto,

Esse overhauling de que falas é o americano, o teu overhauling é a versão tuga (one man job).

AbraçUMM

Joao Fernandes

Melhor que um UMM são 2 UMM

Alter II Turbo 88
Alter II 93
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 21 November 2014 :  08:33:30  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Bem malta depois de uns dias fora é hora de continuar o trabalho...

Quem ler assim de repente até pensa que fui para a Bélgica passear ;)

Bem pernos das rodas já no sitio com respectivas fêmeas, tão cedo não me devo chatear com os pernos de novo

Foi altura de montar umas ventoinhas eléctricas no radiador, como uso a caixa de direcção de um primo japones tive de optar por umas mais pequenas de modo a conseguir enfiar tudo na frente.

Depois de escolhermos as ventoinhas certas foi criar os suportes, soldar, pintar montar o puzzle e siga para o sitio:

É tudo sempre justinho como gostamos ;)

Humberto Pinto

Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 21 November 2014 :  08:41:22  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote

Os tubos para o radiador da soufagem também já estão montados,

O deposito de óleo para a direcção assistida também já está no sitio e a bomba ligada.

Parece tudo super fácil, mas a verdade é que não é bem assim.
Depois de tudo montado tive de trocar a bomba de óleo da direcção assistida de modo a conseguir apertar os tubos, com a antiga tornava-se impossível...

Humberto Pinto

Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 21 November 2014 :  08:56:51  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Outra das coisas que me chateava bastante era fazer a ligação entre o filtro de ar e o medidor massa de ar por ser oval.
Acabei por fazer o mesmo que a malta faz, pegar num acessório em pvc, dar calor até o deformar e criar o cone de redondo para oval.

Acabei por usar depois o tubo que liga o medidor massa de ar ao turbo porque assim consegui ligar o respiro do motor também.

A pré bomba de combustível também já está montada assim como o filtro de gasóleo

O filtro de gasóleo acabei por não usar o UMM, arranjei um filtro dum Opel Astra tem entrada e saída no topo, mandei fazer só este acessório para a entrada ser a direito:

Montei o filtro por baixo do deposito de óleo de direcção e ao lado do reservatório do óleo de travões.

Tive cuidado a escolher o sitio de forma a conseguir retirar o filtro sem grandes stress.

O filtro de ar também já esta montado, as ligações de ar estão todas prontas assim como as de agua.
De uma forma geral só falta ligação de gasóleo e o radiador de óleo.

O WhiteBoy só em tubos meu Deus do Céu nunca pensei que fosse preciso tanta coisa.

Ontem passei de soldador para picheleiro, foi sempre a ligar tubos...

Grande abraçUMM

Humberto Pinto

Go to Top of Page

rubenfaustino
UMM

Portugal
1154 Posts

Posted - 21 November 2014 :  22:55:00  Show Profile Send rubenfaustino a Private Message  Reply with Quote
Grande avanço Humberto , já nem há comentários possíveis a semente obra. Assim dá gosto vir ao Forumm.
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 22 November 2014 :  02:19:50  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Bem gente ontem mais más noticias...

O carter tinha uma entaladela junto a sonda de nível de óleo:
Onde fica aquele furo grande,

Onde aperta a sonda, na zona de um dos parafusos estava fisurado.

Como já tinha lavado o motor e continuava a aparecer uma gota de óleo naquela zona ontem desmontei para trocar o vedante, afinal tive de trocar mais que isso...

Hoje lá fui eu desenrascar um carter, lava-lo todo verificar se não estava estalado arranjar uma junta nova desmonta o velho e monta o "novo".

Meti também ponteiras nos tubos de óleo para o radiador de óleo, cortei os tubos a medida vi a melhor posição e siga.

Radiador de óleo para o sitio apertar tubos, meter suportes para os tubos e menos uma dor de cabeça.

Ao apertar a sonda de pressão de óleo por baixo do filtro, na zona onde fiz a chapa de adaptação, partiu o casquilho, a sonda vdo com sinal para o quadrante original UMM e para o meu manometro é rosca M10x1, o furo do filtro é M12x1.5, tinha mandado fazer um casquilho directo mas não tem parede suficiente amanha tenho de ir ao torneiro para fazer uma peça diferente...

Já levou o filtro de óleo novo, para fechar o circuito de óleo é só mesmo o casquilho para apertar a sonda e óleo pra dentro.

Humberto Pinto

Edited by - FeniXreBorN on 22 November 2014 02:55:15
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 22 November 2014 :  02:53:17  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Já montei a sonda para ligar as ventoinhas, como tenho duas ventoinhas optei por colocar uma sonda de duplo efeito.
A primeira ventoinha liga aos 88º e desliga aos 83, a segunda liga aos 92 e desliga aos 87.

Como o termostato original BMW só abre aos 92º não me adianta de nada ter a agua no radiador demasiado fria correndo o risco de ter as ventoinhas sempre a trabalhar desnecessariamente.

Se vir que tenho problemas numa primeira fase troco a sonda e ponho a abrir mais cedo em segundo retiro o termostato.
Se os Eng. da BMW puseram a abrir tão tarde é porque este bloco trabalhar bem na ordem dos 90 e poucos graus não vale para já andar a inventar mais.

A ligação do vaso de expansão para o radiador também já está pronta,

Como o tubo do vaso é de 14mm e o do radiador é de 8 fiz um tubo de alumínio em 8 mm e na zona onde liga ao tubo de 14 soldei um tubo de 12 para conseguir apertar as abraçadeiras.

Com esta ligação o circuito de agua também já está fechado.

Ontem depois de montar a pré bomba fiquei a pensar se não seria melhor montar um pré filtro logo a saída do deposito, é preferível gastar 8€ antes de fazer um passeio e trocar o pré filtro do que gastar 200 e tal numa pré bomba.

Se o WhiteBoy só andasse na estrada não havia problemas mas volta e meia gosto de me meter no pó, na lama resolvi não arriscar:

É mais uma mariquice no meio de tantas outras mas a verdade é que nós sabemos bem como andam os nossos filtros de gasóleo, sempre limpinhos :)

Humberto Pinto

Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 25 November 2014 :  12:07:26  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Boas malta, depois de uns dias sem dar news vamos lá deixar umas novidades fresquinhas...

A parte eléctrica já começou a mexer...

Numa primeira fase não vou retirar o IMMO porque são € que posso precisar para outras situações.
Para já vai ficar com o IMMO original e com a chave BMW de modo a centralina poder trabalhar.

Num futuro com mais pulmão mando retirar o IMMO na centralina, tenho de deixar uns euros no tecnico e depois fazer um shunt em dois fios do IMMO e retirar a chave original BMW.

Entretanto andei virado para a alavanca de velocidades, depois de muito partir a cabeça, de tentar n soluções diferentes cheguei a conclusão que era demasiado complicado manter a alavanca no sitio original UMM.

Tive de fazer um suporte que suporta-se a alavanca de velocidades na caixa e que desse para colocar e retirar através do túnel UMM para permitir colocar e retirar a caixa de velocidades sem ter de mexer no motor.

A alavanca original BMW trabalha depois da traseira da caixa de velocidades.

Era impossível para mim manter esta configuração pois quem teria de meter velocidades era o passageiro traseiro.
Tive de inverter o sistema e passar a alavanca para a frente.
Até aqui tudo bem não era nada de complicado não fosse o movimento para a esquerda direita que é feito pelo sistema.

Para a frente e para trás era canja por a trabalhar, para girar o veio sem folgas, com certezas de ficar a trabalhar certinho é que foi a dor de cabeça.

Comecei por fazer um suporte para a alavanca de modo que o centro da esfera ficasse no centro do veio.

Como a peça é em alumínio tive de fazer tudo em alumínio para não ter de criar uma esfera nova.

Depois foi reforçar este conjunto todo para garantir que fica tudo no sitio, a marcha atras BMW é para o lado da primeira mas temos de dar uma toque mais forte para ela entrar.
Este toque podia torcer tudo se não fosse reforçado.

Humberto Pinto

Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 25 November 2014 :  12:17:44  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Para tentar minimizar o curso da alavanca no topo elevei o suporte cerca de 5 cm.

Aumentei a distancia da alavanca original entre a bola e o ponto inferior de encaixe. Deste modo fiquei com um curso mais pequeno no topo da alavanca.

Aqui parece tudo simples e fácil mas posso-vos garantir que deu muita luta para conseguir meter a m€rd@ da alavanca a funcionar como deve ser.
Foram muitos testes muitos sistemas testados muitas horas passadas até chegar a solução.

Como previsto tive de abrir um buraco na chapa do túnel, o centro da alavanca em relação ao original ficou desviado 7 cm para a direita. em termos de alinhamento ficou no mesmo da alavanca original UMM.

Tive de abrir mais o buraco porque esta peça entra e sai por cima.
Depois com um fole a maneira disfarço tudo na boa.

Depois de testar a alavanca no sitio e verificar que tudo trabalha como deve ser, já girei a alavanca 180º de modo a ficar a inclinação para a frente.

Por acaso não tenho fotos disso mas oportunamente tiro.

Por baixo a vista é esta,

Humberto Pinto

Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 25 November 2014 :  12:27:36  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote

Nesta altura já tenho a caixa de velocidades no sitio, a caixa de transferências no sitio e as alavancas da caixa de transferências colocadas.

Não tenho fotos porque ontem o dia foi muito longooo....

Entretanto já chegaram as pastilhas de travões para a frente

Já estão aplicadas no sitio quando chegar altura dou feedback.
Infelizmente as pastilhas para trás vieram trocadas, pedi Citroen BX de 83 para a frente mas como tinha dito que era para montar na traseira do UMM houve uma falha de comunicação e vieram Citroen BX para trás.

Já pedi a troca disso, vamos ver o prazo de entrega...

Entretanto já comecei a meter líquidos no motor,

Levou quase 8 litros de óleo, encher filtro + radiador foi o que deu...

Anti congelante também já la mora

Quase dez litros de anti congelante lá dentro...

Humberto Pinto

Go to Top of Page

Jovan
Iniciado

Portugal
48 Posts

Posted - 25 November 2014 :  15:35:22  Show Profile Send Jovan a Private Message  Reply with Quote
Sem palavras Humberto...da minha parte garanto-te que este restauro é uma inspiração e deveria ser exemplo para todos nós! Força com isso, já faltou mais!

JovanUMM
Go to Top of Page

rjoina
UMM

Portugal
503 Posts

Posted - 25 November 2014 :  20:39:14  Show Profile Send rjoina a Private Message  Reply with Quote
Amigo agora sim precebo a dor de cabeça que tiveste com a alavanca. Uiii

Está tudo em pulgas para ver o canhão na estrada, boa sorte e bom apetite para o que ai ainda vem lol.

Saudações tintas 14.5% (Touriga Nacional)
Aveiras de Cima a concelho
Go to Top of Page
Page: of 60 Previous Topic Topic Next Topic  
Previous Page | Next Page
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Jump To:
ForUMM © © 2000 - 2010 ForumCo.com Go To Top Of Page
This page was generated in 0.31 seconds. Powered By: ForumCo v3.4.05
RSS Feed 1 RSS Feed 2