ForUMM
ForUMM
Home | Profile | Register | Active Topics | Active Polls | Members | Private Messages | Search | FAQ
Username:
Password:
Save Password
Forgot your Password?

All Forums
 Apresentação
 O meUMM
 The White Boy de novo em obras...
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Previous Page | Next Page
Author Previous Topic Topic Next Topic
Page: of 60

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 31 October 2014 :  23:18:18  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Obrigado a todos pelos comentários e pelas opiniões.

Infufan obrigado pelas PM's.

Entretanto a questão da embraiagem está resolvida. Já explico.

Mas vamos a mais umas fotos que é o que a malta gosta.

Frente toda pintada, berço do guincho pintado também, tubo de travão passou a estar mais ou menos alinhado já ;)

Hora de começar a montar a mecânica que foi retirada, por muito que tentei lavar os componentes não deixam de ter um aspecto menos porreiro.
Embora não esteja totalmente satisfeito com isto não tenho tempo para fazer melhor. E isto depois do primeiro passeio fica logo com o aspecto que eu gosto de ver ;)

O filtro de gasóleo não sei bem se vou usar este ou outro, assim que a mecânica for para o sitio logo de vê...

Aqui fica também a foto do alternador com a saída para o conta rotações

Humberto Pinto

You must be logged in to see this link.
Go to Top of Page

Google AdSense

USA
Mountain View

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 02 November 2014 :  22:16:52  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Relativamente a embraiagem, depois de muito ponderar, de falar e recolher muitas opiniões e perante o tempo que tenho e o t€mpo disponível resolvi para já não alterar nada e manter mais ou menos o original.

Por partes, para mim a melhor solução era retirar o bimassa, colocar um volante normal "monomassa", aproveitar a roda dentada para bater certinho com o motor de arranque.

Isto ia-me obrigar logo a cabeça a duas soluções distintas, mandar fazer um volante, um disco de embraiagem e uma prensa e ter de fazer tudo certinho para manter as distancias corretas de modo ao rolamento trabalhar convenientemente e ao conjunto aguentar o binário a saída do motor.

A outra solução passava por arranjar um kit completo de um carro com muito binário em que o volante fosse grande o suficiente mas de modo a não ultrapassar a área de trabalho do disco original bmw.
Tinha de alterar a furação do volante e o centro do disco de modo ao veio da caixa entrar.

Estas soluções na minha opinião seriam as ideais mas iam-me obrigar a gastar muito tempo a procurar e a arranjar os componentes certos e depois a gastar muitos € para os fazer funcionar correctamente.

Além disso ia correr o risco de algo correr menos bem e obrigar a desmontar tudo de novo e perceber onde estava o erro.

Após ponderar tudo muito bem, falei com uma casa que repara embraiagens e reforça as mesmas.
Depois de falarmos de números, de eu explicar o que pretendia em concreto e do prazo de entrega foi a solução mais imediata que arranjei.

Falei com o Sr. Arlindo, da TDE You must be logged in to see this link. e perguntei se era possível reparar e reforçar o meu conjunto original LUC. Ele respondeu que sim, que o meu bimassa possui um dos maiores rolamentos que se encontram nos volantes, reforçou as molas do bimassa para aguentarem 600nm, colocou um disco com mistura de cobre, reforçou as molas do disco e alterou as molas da prensa para aguentarem os 600nm.

Ao mesmo tempo retirou algum peso ao volantes nada de especial 10% do peso do volante.

Garantiu-me que ao manter o bimassa, não ia sentir vibrações com o carro ao relantim, quando desligava o carro e que mais importante não ia passar tanta violência a transmissão.

O bimassa funciona como um primeiro amortecedor logo a saída do motor.
Depois ainda tenho a peça de borracha entre as caixas vamos ver como fica no final...

O melhor de tudo é que em dia e meio fez o trabalho ;)

Assim que vi o disco de embraiagem fiquei com duvidas, parece-me bastante oem, as reforçadas são de 4 6 ou 8 pastilhas em que algumas pastilhas são em composto diferente.

Neste disco é visível o cobre mas será que aguenta?????
Vou ser o primeiro a descobrir....

Durante a próxima semana conto montar o conjunto.

Humberto Pinto

Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 02 November 2014 :  22:41:15  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Agora avanços no motor,

A tampa de válvulas do meu motor tem incorporado o filtro de ar, como não vou utilizar o filtro de ar original ia ficar com a caixa inferior do filtro de ar a fazer de tigela, a recolher pó e agua na meia lua...

Ao fim de um passeio esta peça ia ficar linda seguramente.
Infelizmente "não" se pode cortar esse plástico que está a mais porque o respiro do motor está naquele tubozinho que fica por baixo da tigela.

Podemos cortar isso tudo claro mas temos de inventar uma ligação manhosa para solucionar o respiro do motor.

Depois de andar uns dias a pensar nisto, de pesquisar muito na Net descobri que os motores mais recentes não tem o filtro incorporado, que a tampa de válvulas é em tudo semelhante excepto que nos modelos mais recentes o respiro do óleo está incorporado no interior.

Peguei na minha tampa e fui a procura de uma tampa semelhante mas de um bloco mais recente.
Depois de uns telefonemas, lá fui passear a tampa de válvulas.

Meti uma dum 35 o bloco é seis cilindros, tem 3000 de cilindrada e é biturbo.
Verifiquei furações encaixes e parecia-me tudo igual.

Lá resolvi testar a tampa no meu bloco, montei encaixou limpinho, apertou tudo na boa a minha duvida é se os injectores tem a mesma altura e se a nova tampa vai ser mesmo igual.

O motor fica muito mais "livre" os colectores e o turbo a vista é super fácil trabalhar.

Entretanto fiquei com um menino grande nas mãos, medidor massa de ar.
Aquela m€rd@ tem ligações ovais dasse...

Tenho de meter isto entro o filtro de ar e o turbo...
Mais umas noites sem dormir...

Humberto Pinto

Go to Top of Page

aloevera
UMMzão

United Kingdom
5308 Posts

Posted - 02 November 2014 :  23:33:48  Show Profile  Visit aloevera's Homepage Send aloevera a Private Message  Reply with Quote
... Eu continuo a dizer.
O pessoal fica cada vez mais com os olhos em bico...
E a culpa vai ser tua.

Nao andas a inventar a roda...mas andas la perto.
Que areas nao esta tu a alterar...

Nao corras, mas aproveita a mare de disponibilidade
Vai entretendo o pessoal, mas acima de tudo anda e' com as coisas pa frente...pois vir ca e por a info em ordem tb toma o seu tempo.

Ate breve

Se Maome nao vai a montanha digam ao Maome para arranjar um UMM...
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 06 November 2014 :  08:20:56  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Vamos lá continuar com mais umas novidades,

Túnel de ar para a sofagem já está pronto, como não consegui arranjar nenhum, (desde já obrigado a todos os que chateei por causa do túnel), o meu estava todo cortado para permitir a montagem do intercooler sobre o motor.

Infelizmente esta alteração fazia com que só entrasse ar quente para o habitáculo, não havia a entrada de ar original no capot, estava fechada e era complicado andar mesmo com a sofagem desligada, so entrava ar quente sempre.

Como estou a mexer na frente resolvi puxar o intercooler ligeiramente para a frente e manter o sistema original UMM de entrada de ar para o habitáculo.

Não posso manter a ventoinha original do intercooler porque é demasiado alta e bate no motor, vou ter de aplicar uma spal e fazer uma caixa.

O pedal do acelerador também já esta no sitio,

E por fim ao fim de muito tempo, entra o coração para o sitio...

Humberto Pinto

Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 06 November 2014 :  08:23:05  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote

Agora sim vão começar as dores de cabeça...

Humberto Pinto

Go to Top of Page

joaquim santana
UMMzão

Portugal
3365 Posts

Posted - 06 November 2014 :  08:44:22  Show Profile  Visit joaquim santana's Homepage Send joaquim santana a Private Message  Reply with Quote
hé,hé companheiro!
agora não há volta a dar!!!siga pra bingo!!

abraços e bons atascansos
joaquim santana
/]

Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 06 November 2014 :  09:07:04  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Companheirumm desde que desliguei a chave ao Indenor que já não havia volta a dar.

Assim que o WhiteBoy entrou no elevador já estava preparado para o transplante.

Eu e que não estava preparado para tantas dores de cabeça fdx

Humberto Pinto

Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 06 November 2014 :  21:58:37  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Bem malta aqui ficam as fotos de mais umas actualizações...

Como o IC veio mais para a frente tive de "invertar" um suporte para o dito.
Na parte de trás aperta ao tunel da sofagem, a frente aperta na chapa que serve para levantar o motor:

Depois do IC foi altura de meter o radiador no sitio, tive também de alterar e meter dois suportes novos para a parte de baixo, fica tudo justinho:

A caixa de direcção como não uso a original tive de mexer no suporte para encaixar o puzzle todo, é a zona mais critica porque não fica espaço para nada, muito provavelmente vou ter de alterar o vaso do oleo de direção assistida, o tubo fica demasiado apertado e com a vibração do motor corro o risco de partir algo...

Como o motor fica alto tive também de alterar o suporte da torneira da sofagem.
Ficou no sitio original mas tive de encurtar o suporte 3 cm.

Fico com muito espaço para trabalhar os tubos que ligam o turbo, o ic, o medidor massa de ar e o filtro de ar.

Humberto Pinto

Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 06 November 2014 :  22:06:35  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Depois de tanto trabalho a limpar o vaso de expansão de agua infelizmente não o vou puder usar...

A tampa do vaso abre a uma pressão de 0,97 bar, infelizmente a pressao de agua do bmw é 1,2 bar.
A diferença é muito pouca mas era suficiente para me despejar a agua do circuito.

Como a ultima coisa que quero é ficar sem agua toca a trocar o vaso de expansão e montar um original Bmw...

Vista geral da montagem

A chapa onde vão os tubos de oleo e onde tenho a sonda de temperatura do quadrante original UMM e a de temperatura de oleo:

Humberto Pinto

Go to Top of Page

UMMAIA
UMM

Portugal
1755 Posts

Posted - 06 November 2014 :  22:12:22  Show Profile  Visit UMMAIA's Homepage Send UMMAIA a Private Message  Reply with Quote
PQP ouve lá!
o Whiteboy vai manter o mesmo nome?

Edited by - UMMAIA on 06 November 2014 22:13:04
Go to Top of Page

joaquim santana
UMMzão

Portugal
3365 Posts

Posted - 06 November 2014 :  22:35:58  Show Profile  Visit joaquim santana's Homepage Send joaquim santana a Private Message  Reply with Quote
está a ficar bonitinho!!
até o vaso de expansão ficou bem porreiro!
força e fogo a peça!!

abraços e bons atascansos
joaquim santana
/]

Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 06 November 2014 :  22:55:33  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Hoje foi dia de ligar alguns tubos e fazer rebordos nos tubos de alumínio:

Do turbo ao IC estamos falados, tenho de soldar um niple para ligar o meu manómetro de pressão do turbo.

Do Ic ao motor também estamos apresentados, tenho de soldar um casquilho no tubo de alumínio para ligar a sonda K para saber a temperatura do ar que entra no motor...

Entrada de agua para o radiador também já está feito;

A saída de agua do radiador e entrada para o bloco também já está pronta:

A ligação do vaso de expansão para o bloco também já foi idealizado mas não tenho fotos...

Cada vez a lista de trabalhos parece que cresce, como meti mais dois cilindros a frente e por ter alterado a entrada de ar para a chauffage (por fim fui ver como se escreve correcto andava a bater mal) e para o intercooler resolvi montar um capot de fibra que tinha aqui, menos uns kg na frente do WhiteBoy.

Depois como alterei o vaso de expansão de agua e para não ficar tudo tão apertado na frente vou mandar as duas baterias para trás por baixo dos bancos traseiros desta forma liberto a frente da entulheira, consigo arrumar (ou não) melhor a fiarada toda que anda por ali e equilibro mais o peso no WhiteBoy.

Depois não gosto de ter a polie da bomba de óleo de direcção assistida a passar tão perto da caixa de direcção portanto vou procurar uma polie de cinco pistas mais pequena para não ficar tudo tão acanhado.
Já para não falar do vaso de óleo de direcção que vai sair dali e ser montado na zona do filtro de gasóleo para ficar o mais alto possível. Significa que muito provavelmente o filtro de gasóleo vai ser alterado...

Além disto a alavanca de velocidades ainda me está a tirar o sono porque quero ficar com a alavanca na posição original e com um curso pequeno de modo as trocas de caixa serem rápidas.

Recebi ontem também do Tebi e desde já muito obrigado o veio fêmea da caixa de transferências onde entra o veio macho que fiz e amanha seguem para a RMC em Leiria para alterarem o estriado, fazerem lá uma coisa engraçada, r€forçada que aguente o binário do motor.

Para ajudar a festa amanha vou fazer 2000 km até a Bélgica e vou ficar por lá 11 dias, significa que não vão haver mexidas no WhiteBoy e depois fico com duas semaninhas para o acabar até às 24 Horas...

Assim de repente a lista de coisas que faltam:

Alavanca de velocidades
Abrir a caixa de transferências para trocar o veio
Montar caixas
Passar baterias para a traseira e respectiva instalação
Montar circuito de gasóleo incluindo filtro e pré filtro
Trocar a polie da bomba de óleo e o vaso
Retirar o termo-estato o original abre aos 97º demasiado tarde
Montar duas ventoinhas Spal no radiador de agua
Montar sonda de temperatura no radiador
Montar ventoinha Spal no Intercooler
Cortar, pintar e montar capot de fibra
Trocar pastilhas de travões
Trocar sinoblocos das molas
Ajustar barra de direcção
Fazer tubos para o radiador da chauffage
Trocar as ponteiras dos tubos do radiador de óleo
Fazer tubo para ligar a embraigem
Por a electrónica toda original UMM e original BMW a trabalhar
Montar a frente toda
Reforçar e montar portas
Rezar para que consiga fazer tudo a tempo
Rezar para que o motor esteja em condições e pegue
Rezar para que todas as invenções que fiz funcionem
Rezar para que todo o conjunto de transmissões não fique demasiado curto

Enfim vou amanha para a Bélgica a pensar na lista e nos problemas que ainda vão surgir...

Desejem-me coragem e força porque parece que todos os dias surgem novos problemas...

Ps, como a lista é pequenina, mandei fazer pernos para o diferencial de trás em cromo-níquel com passo de rosca M12x1.5 para nunca mais me chatear com a m€rd@ das roscas e das fêmeas e poder trocar rodas a vontade, ainda vai ser preciso trocar estes meninos:

Grande AbraçUMM e até daqui a uns dias ;)

Humberto Pinto

Edited by - FeniXreBorN on 06 November 2014 23:02:23
Go to Top of Page

jmmf
UMMzito

Portugal
112 Posts

Posted - 06 November 2014 :  23:02:25  Show Profile Send jmmf a Private Message  Reply with Quote
Boas Humberto,

Desde que começas-tes a montagem do motor BMW o teu tópico mais parece um episódio do overhaulin.
Estou sempre agarrado ao forum à espera da próxima novidade, para quem está em casa a deliciar-se com o teu tópico até parece fácil, mas para chegar aqui nem imagino as horas que já passastes agarrado ao whiteboy, não desanimes pois agora vai começar a 2 parte e atenção já só faltam 23 dias para Fronteira.

AbraçUMM

João Fernandes

Melhor que um UMM são 2 UMM

Alter II Turbo 88
Alter II 93
Go to Top of Page

MIRANDA
UMM

Portugal
455 Posts

Posted - 07 November 2014 :  10:57:58  Show Profile Send MIRANDA a Private Message  Reply with Quote
BOA SORTE E ATÉ FRONTEIRA!!!!

João Miranda
Metade da velocidade

Dobro do prazer!!!
Go to Top of Page
Page: of 60 Previous Topic Topic Next Topic  
Previous Page | Next Page
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Jump To:
ForUMM © © 2000 - 2010 ForumCo.com Go To Top Of Page
This page was generated in 0.52 seconds. Powered By: ForumCo v3.4.05