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portugues1111
UMM



Portugal
1198 Posts

Posted - 24 October 2014 :  14:51:04  Show Profile Send portugues1111 a Private Message  Reply with Quote
Boa tarde Sr. Humberto!!!
Pensava que já tinhas emigrado de vez... nunca mais te consegui contactar pois dava sempre impedido ou reencaminhava sei lá para onde..
Tou a ver que afinal ainda andas na luta e não mandaste a toalha ao chão. Dá-lhe com fé!

citando palavras tuas: "embora a malta prefira usar o facebook como ferramenta de partilha, prefiro deixar a informação num cantinho só nosso" <<< e assim deveria de continuar, nao percebo a logica do facebook / UMM's.

Carlos queres que te explique??
É assim esta plataforma do forumm já está desactualizada faz hoje um porradão de anos... A dificuldade em publicar fotos é outra barreira.
Para mim o maior problema é o acesso ao forumm ou seja, qualquer papagaio tem acesso ao mesmo assim como olheiros do TT que aí andam para tramar a malta.
O face já não é assim.. Publicas para quem queres e só dás acesso a veres as tuas publicações a quem queres.

Tenham cuidado ao publicarem alterações e preparações pois eles andam aí que nem cães. Eles tiram as matriculas dos carros e introduzem no sistema para quando passarem por eles a matricula dá sinal no sistema como carro potencialmente alterado (já sabem o que vai acontecer depois não?).

Humberto, desculpa lá o off topic no teu post ;)

aloevera tens que te render ao face e criar uma conta para perceberes bem os porques da ligação face/UMM.. e tu desde que nasceu o teu rebento novo também tens andado desaparecido.










cUMMps
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show_time
Mestre



Portugal
6371 Posts

Posted - 24 October 2014 :  15:08:16  Show Profile  Visit show_time's Homepage  Click to see show_time's MSN Messenger address Send show_time a Private Message  Reply with Quote
Boas

Com esse binário que a caixa aguenta e com esse motor e o peso e pneus que tens é no mato dares uma a fundo e vai enrolar Hehehe

Continua a postar fotos que a malta gosta

Cummps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984
UMM Alter I
25-11-1986
UMM Alter II Trofeu ex Carlos Sousa
2-1990
Cournil Curto para breve...

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM
Alguns UMM's que já fizeram parte da mobilia:
43-92-PT 43-94-PT 49-46-QU 79-83-QU Alter 2000
OE-50-17 JG-22-85.... Alter I
JJ-51-53 Cournil - IJ-33-85 Cournil - NL-38-95 Cournil - XX-XX-XX Cournil - NF-XX-XX Cournil .....
Pronto Socorro GV-61-00 - Cournil
UMM - Uma Minuciosa Manutenção - UMM
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filipeumm
UMMzão



Portugal
2948 Posts

Posted - 24 October 2014 :  21:51:34  Show Profile Send filipeumm a Private Message  Reply with Quote
Grande Humberto!Quem te conhece sabe que os projectos podem ter estado na gaveta mas é só por uma questão de tempo
Quanto a montar este motor já sabes a minha opinião...é trabalho a mais...mas sei que vai ficar canhão,cada um sabe de si e no que puder ajudar estás á vontade,só tenho pena de não puder acompanhar a evolução mais de perto que eu até nem gosto nada destas invenções

Para quem já aplicou outra mecanica no UMM,o meu caso,posso te dizer que ainda estás a fazer o que é mais facil de tudo,que é aparafusar o motor e caixa no sitio...o grande trabalho e dores de cabeça é depois de o motor lá estar e vais chegar ao ponto que pensas em voltar para trás e já não há volta dar...então o caminho é sempre seguir em frente!
Sei que não se pode fazer tudo de uma vez,eu tambem não fiz,mas vai-te faltar eixos e suspensões...e pelas fotos só não me agrada muito o veio que liga as 2 caixas,só com soldadura(pela soldadura não parte)achas que aguenta?não dá para fazer ainda tratamento ao veio?...
De resto 5*


Filipe Pinheiro
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eunema
UMM



Portugal
1531 Posts

Posted - 24 October 2014 :  22:06:07  Show Profile Send eunema a Private Message  Reply with Quote
Imagino a dor de cabeça que está a ser.
Mas são esses desafios que nos matêm vivos.

Se precisares de fazer veios ou carretos diz.
Arranjo-te um contacto porreiro e a bom preço.




Esboço um orgulhoso sorriso por cada imperfeição do restauro do eunema.

Cumprimentos
Hernani
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FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 25 October 2014 :  23:45:38  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Boas malta,

Portugues1111 vamos por partes, tu não precisas de colocar a matricula do meu carro para saber que está alterado. So precisas de olhar de longe para veres ha muita coisa diferente lol
Até ao dia tenho tido sorte com os amigos de farda vamos ver se continua assim.

Quanto as chamadas, na Ferrero é proibido o uso dos telemóveis só a noite é que estava a jogo.

Mauro ohhhh na digas isso, os meus pneus nem são assim tão pesados.
Depois de tentar calibrar ai sim fica a roda pesada ;)

Filipe eu sei que ainda vou no inicio mas dia a dia vou solucionando problemas, O grande stress é que resolves um aparecem logo dois dasse.
Vai ficar irreversível não, vai ficar tudo original de chapa e apoios. Se bem que depois de provarmos vinho do porto não queremos voltar a beber sumo ;)

O veio é uma das minhas muitas preocupações, o que está nas fotos +e um veio para me guiar apenas, é para poder montar tudo no sitio.
Assim que puder tirar o veio fora vou a braga a uma casa muito conhecida, fez muito material para as nossas máquinas e faz muito material para rali.
Irmãos Rito You must be logged in to see this link.

Aproveitando a dica do Eunema saio de Braga e vou ao tal contacto que me vai ser enviado por PM certo Hernâni???

Depois de tanto patua vamos ao que interessa.
Após os acertos todos e as verificações para ver se era possível retirar o turbo e o alternador sem ter de desmontar tudo foi hora de começar a pensar nos apoios.

Como não há certezas de nada decidi manter todos os suportes originais intocáveis e colocar suportes identicos para motor e caixas.





A chapa quinada fica soldada nas longarinas e temos uma chapa que aperta por cima.
Optei por parafusos M10 e fêmeas soldadas directamente na chapa.



Preparados os suportes do chassis tempo de criar os suportes do motor




Preferi fazer suportes de motor novos porque por vezes nos originais acontece isto


Para fazer a ligação de chapas a conselho do Sr Fernando usei os Sticks do diferencial traseiro do Nissan Terrano, embora estejam com muito má cara o que intessa são os elementos metalicos. Os sinoblocos depois de tudo soldado são para colocar novos.
Para já ainda falta muito corta e coze...



Nas longarinas temos isto


No motor isto


Humberto Pinto

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FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 26 October 2014 :  00:14:07  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Do outro lado







Para a caixa de velocidades tendo em conta a inclinação dos suportes existentes no corpo da caixa e o veio de transmissão da frente passar pertinho tive de inventar de novo.





Soldei as abas directas nas longarinas e o suporte em tubo com as extremidades curvadas a 45º







Humberto Pinto

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FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 26 October 2014 :  00:24:06  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Para a caixa de transferências segui o mesmo principio que usado para o motor.

4 suportes nas extremidades da caixa.





Aproveitando os parafusos existentes para apertar as tampas passei a furação para uma cantoneira, fiz um raio na cantoneira e depois de apertada toca a pingar.













A chapa original por baixo da caixa de transferências vai ficar na mesma, tive de alterar o suporte onde pousa o apoio da caixa e o furo para apertar o mesmo.

Como fiz contas para a caixa de transferências ficar no sitio original poupo uma data de alterações e chatices.

Evitar alterar veios de transmissão, ter de passar para cruzeta dupla atrás, ter de andar a girar o diferencial atrás nos suportes de molas, enfim uma data de problemas.

É verdade Filipe no teu post disses-te que me vai faltar suspensão e diferenciais.
Antes disso vão faltar travões e depois sim suspensão.

Numa primeira fase vou arriscar em meter pastilhas EBC a frente


"EBC Greenstuff Brake Pads

Greenstuff Pads are the ultimate performance/fast road brake pads you can get. These pads have a high friction coefficient, great initial bite from cold, and do not fade like standard brake pads. Being low dust, Greenstuff pads cut down between 60-90% of the dust common with most competitive types of semi-metallic pad on your alloys keeping wheels cleaner and delivering performance at the same time.

Features
Perfect for On and Offroad Use
Brake well from cold
Effective to very high temperatures
Low dust formula - Keeps your wheels cleaner than other break pads"

Felizmente a EBC conhece os nossos UMM's e tem material com compostos mais agressivos que os tradicionais Ferrodo.

Já para os travões atrás quem usa pinças BX só tem hipóteses de material OEM. Quem usa Vag tem uma infinidade de opções.

Humberto Pinto

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Edited by - FeniXreBorN on 26 October 2014 00:44:59
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MarioMachado
UMMzão



Switzerland
4174 Posts

Posted - 26 October 2014 :  08:55:46  Show Profile Send MarioMachado a Private Message  Reply with Quote
A cada foto que postas é que me apercebo do quanto é dantesco fazer uma alteração de motor e respectivas caixas!!
Só mesmo quem passa por elas é que comprende as horas euros e dores de cabeça que um trabalho desses exige.
Realmente estava a milhas de distância de imaginar tal coisa!
Tenho que te dar os parabéns pela tua determinação e coragem para o que já conseguiste sem deixar de te dar força para o que ainda tens que enfrentar daqui para a frente muito embora me atreva a dizer que aparentemente o grosso dos trabalhos já foram bem conseguidos.
Claro que nem tudo o que já está feito está definitivo e isso tens deixado bem claro o que me deixa a pensar que até que tudo esteja como realmente pretendes muita coisa ainda tenha de voltar a ser mexida, alterada ou eliminada, ou seja ainda falta mesmo muito para isso estar arrumado!!!
Olha onde tu te foste meter
Aproveito para fazer um reparo muito embora me pareça que o que vou dizer já tu o sabes mas mesmo assim aqui vai.
Não sendo eu um entendido nesse tipo de coisas quer-me parecer que aqueles suportes feitos de cantoneira da caixa de transferências deveriam ser alterados de forma a apanharem o maior numero possivel de parafusos!!!
Então aquele que apanha penas dois parafusos até me arrepia!
Quanto maior for o numero de parafusos maior será a resistência, menor é a probabilidade de alguma coisa ceder,penso eu!!
Resta-me o agradecimento pela foto reportagem e o reforço de continuação de bons trabalhos.





"Sou apenas um caminhante que perdeu o medo de se perder"(Augusto Cury)

Edited by - MarioMachado on 26 October 2014 08:58:24
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FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 26 October 2014 :  10:23:52  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Bom dia pessoal.

A missa ainda nem a meio vai tenho a certeza disso.

Depois dos suportes todos pingados a rigidez já é tanta que quando tentas abanar algo acabas por abanar o UMM.

Os suportes na caixa de transferências são 5, um inferior o original e 4 laterais. Para se fazerem suportes com 3 furos nalguns sítios tens de abraçar metade da tampa quase.

O meu medo é que a vibração parta o sitio onde encaixam os parafusos.

Depois do motor comecei a ver a posição dos restantes componentes.

Monto a caixa de direcção monto o radiador de água e dou por mim a fazer contas...

No bloco a entrada e saída de água é nos sítios opostos do radiador.

Solução trocar os tubos no radiador e como tinha levantado a caixa de direcção para passar o tubo por baixo já vou ter de alterar de novo o apoio da caixa...



Humberto Pinto

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filipeumm
UMMzão



Portugal
2948 Posts

Posted - 26 October 2014 :  13:59:36  Show Profile Send filipeumm a Private Message  Reply with Quote
Vais usar o radiador original do Umm??


Filipe Pinheiro
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joao Soares
UMMzito



62 Posts

Posted - 26 October 2014 :  19:37:38  Show Profile Send joao Soares a Private Message  Reply with Quote
Boas Humberto,
Desde já parabéns, acho que está a ficar um trabalho 5* mesmo .
Tudo bem pensado, e a evoluir muito rápido mesmo.
Isso quer é continuação, e claro, FOTOS...
Já agora muito obrigado pela foto-reportagem, sempre com boas fotos e bons ângulos ;)

j$
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FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 27 October 2014 :  01:00:25  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Obrigado João, foram muitas horas a pesquisar, muitas horas a ler e muitas opiniões recolhidas através de muitos contactos, muitas horas e muita dedicação.

O projecto já estava todo estruturado na cabeça por mim e pelo TerraX4, passamos os dois muitas horas a dar a volta a pequenos e grandes problemas e formas de os solucionar.

Depois do motor no sitio foi hora de começar a inventar mais...

Comecei por fazer uma flange para a admissão para substituir e eliminar a EGR original.



Optei por usar duraluminio pois assim consigo trabalhar com tubos de aluminio.



Depois foi preparar um tubo de alumínio com o topo abocardado para não saltarem os tubos de silicone fora.



Alinhar o melhor possivel



E cavilha em cima ;)


Depois de soldar deixei arrefer e foi ao torno rectificar a face e o interior.


Humberto Pinto

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FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 27 October 2014 :  01:37:22  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Tive de tapar também o tubo que vem do colector, desse não tenho fotos mas é onde liga o tubo metálico que se vê na primeira foto.

Entretanto depois da EGR eliminada vamos passar para outro desafio.

A BMW assim como muitas outras marcas deixaram de ter radiadores de oleo do motor.
Passaram a usar permutadores de calor Agua Óleo, ou seja o óleo arrefece através da passagem da agua fria que vem do radiador.

Este sistema funciona tão bem como os radiadores mas tem um grande senão, volta e meia o permutador fura e passa agua para o óleo e vice versa.

A peça em questão é tipo isto:






A do meu motor é esta:


Eu como tenho radiador e tubos de óleo retiro a peça e coloco uma chapa para apertar os tubos do óleo:





Como temos uma passagem de agua aproveito e coloco a sonda de temperatura original do UMM aqui.
Como esta chapa aperta abaixo do segundo cilindro a agua ainda não vai a temperatura máxima.



Como a temperatura normal de trabalho do motor é na ordem dos 105º, espero não ter a luz do quadrante sempre acesa.



Se tiver tenho de trocar a sonda para uma aconselhada...

Na penúltima foto também é possível ver o sensor de pressão de óleo por baixo do filtro de óleo, semelhante ao filtro de óleo UMM.
Neste caso tenho de comprar uma sonda de pressão vdo de dois contactos de forma a poder ligar a luz de pressão de óleo do quadrante UMM e ligar o meu manómetro de pressão de óleo.
Já mandei fazer no torneiro um casquilho adaptador M12x1.5 M10x1.
A sonda vem em M10x1 e a rosca do filtro M12x1.5

Depois na electrónica vou ter de enganar todos os sinais dos sensores que estou a anular.
Mas isso são outros quinhentos, um passo de cada vez...

Humberto Pinto

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FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 27 October 2014 :  02:08:14  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Filipe respondendo a tua questão, sim vou manter o radiador original UMM Turbo.

Não, não tenho a certeza se é suficiente para arrefecer o motor.
Infelizmente é uma daquelas perguntas que só quando puser a trabalhar sei a resposta.

Não vou manter a ventoinha mecânica, vou colocar duas ventoinhas Spal eléctricas a abrir aos 65º para já.
Sei que é muito cedo para este motor mas não sei a capacidade de refrigeração do radiador.
Prefiro numa primeira fase ter o motor fresco demais que quente demais.

Vou jogar com as ventoinhas maiores que la conseguir enfiar e fazer uma tampa em alumínio para canalizar o ar de toda a superfície do radiador.
A seu tempo quando lá chegar.

Como a posição do circuito de agua é diferente;


Mandei alterar o meu radiador, trocar a entrada e saida e colocar um casquilho para apertar a sonda de temperatura das ventoinhas:







O interior do radiador foi limpo e testado.
Para poder ter alguma margem entre a caixa de direcção e o radiador tive de alterar as fixações inferiores do radiador, vai deixar de trabalhar perfeitamente na vertical como estava e vai passar a estar como saiam de fabrica.

Como não sei o que esperar do radiador, numa primeira fase o intercooler vai ficar no mesmo sitio que estava, por cima do motor.
Como o meu intercooler é dum pajero 2.8 tem menos área de refrigeração que o original BMW mas para já não quero arriscar (ainda mais).
Acho que já chega de riscos...

More bad news...
Chapa com furos ;(


Humberto Pinto

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Edited by - FeniXreBorN on 27 October 2014 02:11:48
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FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 29 October 2014 :  02:29:10  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Bem depois das más noticias costumam vir as boas (ou não)...

Desta vez ainda ficou o buraco em aberto para já, primeiro aproveitei a mecânica no sitio para fazer os tirantes da caixa de transferências.
Como não uso a caixa de velocidades UMM e como a caixa BMW é mais larga de ossos era "impossível" por outras palavras era extremamente complicado seguir o original.

Posto isto resolvi criar um apoio na longarina para suportar as alavancas. Recorri ao suporte original mas fiz-lhe um bocadinho de corte e costura.
Infelizmente só tenho fotos do suporte aplicado mas assim que for oportuno tiro fotos das transformações que fiz.
Comecei por rodar 180 e trocar a posição das manetes depois cortei o topo da chapa de forma a ser possível apertar no suporte.





Depois de ir acertando o suporte mais para cima ou mais para baixo e de o deslocar para a frente ou para trás por forma as alavancas não tocarem no tablier nem na chapa, os tirantes trabalharem o mais horizontal possível, tive de cortar e soldar as alavancas para ficarem a meio dos furos.
Ficou a trabalhar com os tirantes originais tudo o mais original possível.

Logo de seguida foi retirar a mecânica toda, engatar rodas, retirar todo o isolamento ninho de ratos e fazer uma lavagem profunda do habitáculo do motor e da chapa por cima das caixas.

Depois da lavagem corta e cose, cortar a chapa podre e soldar chapas novas tive de soldar nas três chapas, na chapa de suporte do servo freio, na chapa da cava de rodas e na chapa onde estão os pedais.
Parecia papel tudo fininho. O óleo dos travões mina tudo.
Não tenho fotos porque não quero recordar...

Humberto Pinto

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