ForUMM
ForUMM
Home | Profile | Register | Active Topics | Active Polls | Members | Private Messages | Search | FAQ
Username:
Password:
Save Password
Forgot your Password?

WARNING: This forum contains adult content and is in violation of the Terms of Service.
Advertising has been disabled.

All Forums
 Apresentação
 O meUMM
 The White Boy de novo em obras...
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Previous Page | Next Page
Author Previous Topic Topic Next Topic
Page: of 60

MarioMachado
UMMzão

Switzerland
4167 Posts

Posted - 21 October 2014 :  19:26:04  Show Profile Send MarioMachado a Private Message  Reply with Quote
Grande Humberto, sempre metido em coisas de alto nível!
Realmente ter que soldar um emaranhado de tubos como o que tiveste não deve ter sido tarefa para pessoas com pouca paciência.
Confesso que fiquei de queixo caído com o teu inquestionavel talento e profissionalismo.
Dá sempre gosto ver alguns dos teu trabalhos, claro que para isso contamos com as tuas fotos pois acabamos sempre por tirar algumas ideias
Obrigado pelas fotos e pelos comentários sobre o que tens andado a fazer
Cumps.

"Sou apenas um caminhante que perdeu o medo de se perder"(Augusto Cury)
Go to Top of Page

Google AdSense

USA
Mountain View

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 22 October 2014 :  02:28:46  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
MárioMachado, quando as oportunidades surgem nós temos de as aproveitar.

Eu sou um gajo de desafios, quando me perguntaram se eu era capaz de soldar o chassis respondi que achava que sim.

Nunca tinha feito nada do género principalmente naquele material, mas estou habituado a trabalhar em caldeiras com ligas muito maradas P9, P91, Inconel entre outras. Fazer soldaduras em sítios como estes:

Ali foi um desafio novo.

Adiante, depois do Depieres 2RM pronto o Sr. Fernando prontificou-se a ajudar a montar a mecânica BMW no UMM.

Expliquei todas as ideias e conclusões que eu e o Bruno TX4 tínhamos delineado descrevi todas as nossas ideias de modo a receber a opinião dele.

Tornou a referir que ia ser obra aberta e que me ia meter numa carga de trabalhos (nada que não soubesse já).

Entretanto estive três mesinhos de "ferias" na Bélgica, a fazer uma intervenção profunda numa fabrica muito conhecida por todos ;)

Estou farto de chocolate para o resto da minha vida ;)

Depois de finalizado o trabalho por lá a minha intenção era começar a mexer no WhiteBoy, começar por fim após muita luta muitas pestanas queimadas a montar a mecânica BMW.

Já tinha chegado a altura de, já tinha dados e informações suficientes.

Com muita pena minha o Bruno nesta altura tem o tempo muito limitado, não podia estar a parar o trabalho dele para me acompanhar nesta jornada, sempre foi ele que me acompanhou que me foi ajudando a solucionar os problemas que iam surgindo.

Graças a ele me meti na aventura da mecânica Bmw e é a ele que tenho de agradecer pelo projecto. O WhiteBoy é fruto da nossa capacidade, da nossa persistência teimosia e dedicação.

Desta vez aceitei a ajuda do Sr. Fernando que me "cedeu" um elevador e uma vantagem muito grande, é possível trabalhar todos os dias de dia e de noite se for necessário.

Depois da prova de Idanha e da rota do douro ia existir um espaço livre que dava para eu começar a trabalhar...

Após muitos kms feitos, após muitas alegrias e algumas dores de cabeça, foi altura de começar.

No dia 6 comecei a desmontar o WhiteBoy, infelizmente como a vontade era tanta comecei a casa pelo telhado.

Na segunda feira desmontei motor caixa de velocidades e caixa de transferências, infelizmente não me lembrei de lavar o UMM antes.

Não cometam o mesmo erro que eu, antes de tirarem o motor aproveitem e façam uma lavagem profunda da zona do motor e caixas.
A vontade é tanta que os pequenos pormenores esquecem-se.

Aprendi a lição...

Para quem não leu as 38 paginas do tópico aqui fica o resumo do que o Indenor 2300 turbo, ao longo do tempo foi levando,

Cabeça nova de válvulas largas trabalhada pelo TX4
BI Bosch 10mm TX4
Injectores Bosch TX4
Colectores KKK modificados
Turbo Stage 2 TX4
Volante motor turbo aligeirado
Disco de embraiagem reforçado
Caixa de cinco revista

Entre outras cenas que não me recordo ;)
Ao mesmo tempo também já se engasgou com agua no aguça o ano passado.
Para ficar impec como eu gosto tinha de trocar segmentos e os retentores da cambota.

Para mim estes motores bem mantidos duram uma vida e mais um dia, carecem de mimos como todos nós...
Não sei se me vou arrepender ou não de o trocar, só o tempo dirá agora.

Humberto Pinto

You must be logged in to see this link.

Edited by - FeniXreBorN on 22 October 2014 02:37:37
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 22 October 2014 :  02:41:47  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Vejam a casa a começar pelo telhado,

A quantidade de terra, lama, oleo, massa consistente e m€rd@ que estava no UMM.

Comecei por desapertar tudo por cima, assim que passei para baixo vi logo que estava completamente f0dId0...

Como disse atrás aprendi a lição dasse...

Humberto Pinto

Go to Top of Page

MIRANDA
UMM

Portugal
455 Posts

Posted - 22 October 2014 :  08:53:00  Show Profile Send MIRANDA a Private Message  Reply with Quote
Dá-lhe com forca Humberto!!!!

Boa sorte!!

João Miranda
Metade da velocidade

Dobro do prazer!!!
Go to Top of Page

snt
UMMzito

Portugal
58 Posts

Posted - 22 October 2014 :  21:18:46  Show Profile Send snt a Private Message  Reply with Quote
Muitos parabéns pelo teu trabalho, Humberto!

Ficamos ansiosamente a aguardar pelo desenrolar dos próximos capítulos...
Continua com toda essas força e empenho em torno das máquinas que são os nossos UMM's.

Abraçumm
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 23 October 2014 :  00:24:25  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Depois do motor Indenor fora foi altura de começar a trabalhar no novo pulmão.

Em primeiro para conseguir definir posições melhor sitio e ângulos do motor BMW no UMM precisei de começar por unir a caixa de transferências a caixa de velocidades Bmw.

Comecei por pegar no carreto original UMM que trabalha na caixa de velocidades de 5 e tive de fazer corte e costura.

Precisava de aproveitar o veio que entra na nossa caixa de transferências.

Depois disso foi pegar no veio de transmissão original Bmw e sacar este pequeno triângulo,

Abrir um rebaixo no veio para fazer guia, abrir caixa no triângulo, prensa para entrar tudo justinho e depois fazer o que mais gosto de...

Depois disto foi rectificar a faceta da chapa triangular e temos a nossa peça de guia pronta.

Uma das nossas ideas minha e do Tx4 era criar uma caixa de transferência separada da caixa de velocidades.

Este sistema é utilizado em montes 4x4.

A malta tende a utilizar cruzetas para fazer a ligação, funciona em carros compridos no UMM isso era impossível.

Como a caixa de velocidades de 5 BMW não possui forma de acoplar uma coloche parti para algo radical.

Usar a borracha original BMW entre as caixas

Deste modo obtenho montes de vantagens, permite que aja algum tipo de desalinhamento entre as caixas, a borracha corrige.
Evito ter de andar a inventar coloches.
Espero que a borracha absorva aquele primeiro impacto quando carregamos no pedal.
Poupo bastante espaço entre caixas.

Escolhi a foto de propósito porque quando a borracha estiver a chegar ao fim da vidinha, existem n opções de origem para...

Humberto Pinto

Go to Top of Page

tilt
UMM

Portugal
150 Posts

Posted - 23 October 2014 :  01:35:32  Show Profile Send tilt a Private Message  Reply with Quote
Agua na boca amigo, agora é todos os dias aqui por esta hora á espera das novidades, tal qual como á uns anos atrás á espera do " Quando o telefone toca "
EXCELENTE.

Isto é digno de se tirar o chapeu!

Cumprimentos,

Joao Costa
Go to Top of Page

show_time
Mestre

Portugal
6371 Posts

Posted - 23 October 2014 :  13:01:47  Show Profile  Visit show_time's Homepage  Click to see show_time's MSN Messenger address Send show_time a Private Message  Reply with Quote
boas!

nao sei se te recordas da conversa que tivemos a um ano atras nas 24htt de eu te dizer que fez algumas electronicas para o pierre foi um gajo ca de baixo, o fininho power. fico contente que tenhas ido falar com o pierre para te ajudar pois é malta super habituada a isso, so faltava teres colocado uma caixa sequencial eheheh

nos temos ca em baixo ao pe de mim um rav4 feito por ele. conselho de amigo e de experiencia, separa a instalaçao electrica do carro da instalaçao do motor, luzes piscas etc do resto, este carro tem que ser todo refeito devido a mistura que ha.

e preferivel teres uma instalaçao com uma funçao e a outra com o resto das coisinhas.

de resto e continuares com as fotos e estas entregue a pessoa certa.

eu quando ponderei meter o 3000 bmw no trofeu fui falar aqui com o fininho e ele disse que da um pouco de trabalho mas fica bom e que agora ja é relativamente facil a parte electrica pois ja fez alguns.

quanto a caixa de transferencias estou em desacordo contigo quanto a escolhida. acho que os problemas te vao começar por ai e aconselho te ja a reforçares o veio de entrada a caixa, a femea e o macho.

eu com o 2.5td enrolava os quanto mais tu com esse. uma boa soluçao para por uma caixa toyota ou nissan que seja separavel com a do UMM. tens alguns 4x4 com caixa completa a parte da de velocidades como no suzuki samurai e essa é uma boa forma de adaptaçao, se tivers dinheiro investias numa caixa de transferencias como as dos crawlers com 3 mudanças hehehe existem usadas a preços aliciantes.

quanto aos eixos aconselho te a falares com o filipe pinheiro aka filipeumm que esta um mestre em suspensoes nos UMM's e a modificares porque no meu UMM esta uma cena do outro mundo e ainda nao esta perfeito, agora vou montar helicoidais no cournil com a ajuda dele e vai ficar brutal. o jipe dele tem um comportamento exemplar quer em estrada quer em TT

de resto como te disse desde o inicio desde IMT etc etc, UMM BMW ;) etc... em tudo o que precisares é so dispores porque apesar de estarmos longe e isto ser quase a mauritania por cá tambem existem pierres e UMM com 200cv hihii

Boa Sorte ;)

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984
UMM Alter I
25-11-1986
UMM Alter II Trofeu ex Carlos Sousa
2-1990
Cournil Curto para breve...

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM
Alguns UMM's que já fizeram parte da mobilia:
43-92-PT 43-94-PT 49-46-QU 79-83-QU Alter 2000
OE-50-17 JG-22-85.... Alter I
JJ-51-53 Cournil - IJ-33-85 Cournil - NL-38-95 Cournil - XX-XX-XX Cournil - NF-XX-XX Cournil .....
Pronto Socorro GV-61-00 - Cournil
UMM - Uma Minuciosa Manutenção - UMM
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 23 October 2014 :  13:47:02  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Boas malta tudo a rular?
Água na boca tenho eu para ver tudo pronto... Podem acreditar nisso.

Mauro as instalações vão ser separadas não fazia sentido ser de outra forma.

A partida a instalação original e respectivas sondas para o quadrante e para os meus manómetros vão ficar do lado direito no lugar do condutor, a instalação bmw vai ficar do lado esquerdo.

A ecu vou montar por cima do porta luvas dentro do tablier.

Tudo com fichazinhas de modo a num futuro sempre que for necessário mexer no motor ser tudo muito mais fácil.

Quanto à caixa de transferência concordo contigo que o estriado do veio primário não é suficiente.

Nesta altura vou tentar manter as coisas o mais simples possíveis e o mais económico possível.

O meu objectivo é montar a mecânica e depois com t€mpo tentar ir fazendo os acertos necessários.

Não posso de todo fazer tudo de uma vez, isso implicava um investimento demasiado avultado logo a cabeça e ter o WhiteBoy parado muito tempo.

Roma e pavia não se fez num dia.
Vamos com calma muita calma para não fugir dos planos.

Quando houver stress com a caixa de transferência arranja-se até ter hipóteses de mandar vir uma atlas 4 da terra do tio Sam...

O fininho já ouvi muito bons comentários acerca e tenho ideia que foi o único que conseguiu mexer nos 35 que de usam agora sem inventar. Dar garantia do que faz.

Mas no início o objectivo é montar tudo stock sem mexer demais.

Já tenho demasiadas coisas para tratar não posso ter mais preocupações.

Vamos indo e vamos vendo.

AbraçUMM

Humberto Pinto

Go to Top of Page

jmmf
UMMzito

Portugal
112 Posts

Posted - 23 October 2014 :  13:49:50  Show Profile Send jmmf a Private Message  Reply with Quote
Boas Humberto,

Antes de mais obrigado pela reportagem, o WhiteBoy vai ficar um espectaculo, agora tira-me uma duvida a caixa que estás a colocar é a original ou é a do 325IX?
Já tens ideia da altura que vai instalar o motor? O pertertumble teve de encurtar o curso à frente para o carter não bater no eixo, mas concerteza não tens esse problema pois o WhiteBoy é mais crescidito certo?

Força nisso.

João Fernandes

Melhor que um UMM são 2 UMM

Alter II Turbo 88
Alter II 93
Go to Top of Page

show_time
Mestre

Portugal
6371 Posts

Posted - 23 October 2014 :  13:52:55  Show Profile  Visit show_time's Homepage  Click to see show_time's MSN Messenger address Send show_time a Private Message  Reply with Quote
boas!

ok humberto, para o ano temos um cournil vx e um alter bmw a rolar por este pais fora e quem sabe juntos em africa;) finalmente fiabilidade potencia conforto e silencio xD

cUMMs

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984
UMM Alter I
25-11-1986
UMM Alter II Trofeu ex Carlos Sousa
2-1990
Cournil Curto para breve...

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM
Alguns UMM's que já fizeram parte da mobilia:
43-92-PT 43-94-PT 49-46-QU 79-83-QU Alter 2000
OE-50-17 JG-22-85.... Alter I
JJ-51-53 Cournil - IJ-33-85 Cournil - NL-38-95 Cournil - XX-XX-XX Cournil - NF-XX-XX Cournil .....
Pronto Socorro GV-61-00 - Cournil
UMM - Uma Minuciosa Manutenção - UMM
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 23 October 2014 :  14:12:37  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Boas João, a caixa e a original do M57d25.

Pelas contas deve ficar idêntica à nível de relações com a original Umm.

A matemática não falha, podem e falhar alguns elementos. Só quando for o teste de estrada e k posso dizer com certezas como ficou.

O WhiteBoy usa pneus 35 logo o curso de suspensão para o interior está limitado pelas cavas.

Mauro pode ser k o WhiteBoy alinhe na viagem ;)

Humberto Pinto

Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 24 October 2014 :  01:37:47  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Bem depois de mais um dia ai vamos nós...

Aqui foi a primeira tentativa de meter o motor no sitio.

Alinhar caixa de transferencias,

Visto de baixo

Andamos um valente par de dias até chegarmos a solução que por fim me agradou.
Começamos com o motor mais abaixo para o afastar o mais possível da frente.

Mas antes de iniciar o puzzle tive de desmontar o alternador, sacar o vaso de expansão da bomba de direcção assistida e sacar a bomba.
Calhava tudo em cima da caixa de direcção.

Calça nivela apoia tudo direitinho, afina por baixo nas caixas, desce elevador verifica por cima, verifica distancia ao diferencial não funciona.
Começa de novo.

Sobe o motor mais um bocadinho, já esta a tocar no túnel, vamos embora amanha há mais.

Durante a noite sempre a partir a cabeça no outro dia de manha desfaz tudo e começar de novo.

Motor mais pra frente agora fica a tocar a caixa do filtro de ar original.
Tira a tampa e o filtro e vamos de novo a luta, medir distancias no diferencial ainda falta um km.

Puxa de novo pra cima, sobe elevador calçar mais as caixas alinhar, medir ir por tentativa erro.

Amanha a mais, que raiva para alinhar e chegar ao sitio...

Terceiro dia comecei por aplicar a chapa que suporta a caixa de transferências no sitio original, retirei o apoio de borracha e arranjei um calço da msm medida.

A caixa de transferências estava guiada tinha de ver como estava a frente.
É preciso mandar o motor para a esquerda mas temos os sensores do turbo e o reservatório a mais desaperta muda de sitio.
Motor todo para a esquerda, turbo a 3 cm da longarina.

Agora vamos a caixa ver, endireitar tudo, cortar o suporte original da caixa de transferências, alinhar tudo tive de abrir o furo da fêmea de aperto 5 cm pro lado.

O bojão para retirar valvuline fica mesmo justinos para desapertar.

Vamos embora amanha a mais.

Dia seguinte tentar montar o alternador foi preciso dar mais os mimos na posição e o alternador funciona no sitio original sem inventar nada...
Garantir que temos espaço para tirar o alternador fora se for preciso.

Montar a caixa de direcção tanga anos luz de caber, solução tirar o suporte da caixa e trabalhar depois.
Que grande br@x€ corta aqui, corta ali, mota pra baixo, mota pra cima sem tocar na longarina. FDX pk é que tinha de soldar isto assim, podia só ter soldado por fora não tinha de soldar por dentro tb fdx.

Só a mim, depois de já muito queimado lá saiu o suporte. Agora tenho de montar a bomba de oleo, o vaso de expansão e a polie da bomba.
Meter a frente de chapa com o radiador turbo tirar medida para saber até onde a caixa pode vir e vamos montar legos de novo.

Pra baixo pra cima inclina n chega. Testes e testes e m€rd@s não cabia de forma nenhuma.

Bem o motor esta na posição não pode mexer, toca mexer no radiador.
Mimos mimos e mimos la as peças foram pro sitio.
Tira radiador pinga suporte da caixa e vamos continuar...

Humberto Pinto

Edited by - FeniXreBorN on 24 October 2014 01:40:35
Go to Top of Page

aloevera
UMMzão

United Kingdom
5282 Posts

Posted - 24 October 2014 :  10:38:28  Show Profile  Visit aloevera's Homepage Send aloevera a Private Message  Reply with Quote
...andas a ir tarde para a cama andas!

citando palavras tuas: "embora a malta prefira usar o facebook como ferramenta de partilha, prefiro deixar a informação num cantinho só nosso" <<< e assim deveria de continuar, nao percebo a logica do facebook / UMM's.

Outra observacao que ja estava para te dizer...pois tem sido complicado arranjar bilhete para entrar ca no teu topico tamanha e' a fila de transito para ca entrar.

Mas tenho reparado que de tanto ficarem os olhos em bico a algum pessoal ainda contagia o motor e passa de "alimao" para "japoles".

Profetas UMM onde "andem" eles, sim os entendidos.

Continuacao de bom trabalho.

EDIT: ah ja me esquecia, como te disse e' so pena nao se ter acesso aos valores de torque da caixa de transferencia UMM, pois assim sabias com o que contar, nada que nao se mande fazer este ou aquele componente ou veio em ligas mais resistentes um dia se for preciso.
ou trocar de caixa de trnsf.

Eu acho que um dia vais querer ou ter que rebaixar o teu UMM.
Esses sapatos de tacao alto nao sao bons para atletismo.

Mas nao me preocupo minimamente pois seja que obstaculo neste projecto te aparecer a frente faras por o ultrapassar e es capaz disso.

Cabecinha ai...

Se Maome nao vai a montanha digam ao Maome para arranjar um UMM...

Edited by - aloevera on 24 October 2014 10:44:46
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 24 October 2014 :  14:05:24  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Boa tarde companheiro, bem o tópico já passou as 55 mil visualizações é sinal que a malta tem andado a ver as novidades.

Quanto aos marcos e aos yiens ambos têm muito bom material.

Segundo dois eng da Umm, fiz a pergunta em separado e ambos disseram o mesmo valor de binário para as nossas caixas.

450 nm. Segundo eles a caixa tem capacidade para aguentar isso.

Os veios se forem bem feitos e com um tratamento porreiro aguentam ainda mais.

E sempre a mesma questão tudo se faz é preciso é guilho...

Nesta altura adoro andar de tacão alto. Não os Silverstone porque é um pneu de lama mas os meus bf também não ficam atrás.

A altura do Umm para mim e para o que eu faço esta no ponto.

O WhiteBoy tem de ter o compromisso de ir para o TT sem pousar de barriga ;)

Abracumm

Humberto Pinto

Go to Top of Page
Page: of 60 Previous Topic Topic Next Topic  
Previous Page | Next Page
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Jump To:
ForUMM © © 2000 - 2010 ForumCo.com Go To Top Of Page
This page was generated in 0.3 seconds. Powered By: ForumCo v3.4.05
RSS Feed 1 RSS Feed 2