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FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 11 May 2013 :  22:13:03  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Boa noite Bruno,

Os nossos veículos tem homologados pela Mocar o motor Peugeot 4 cilindros Xd3 este é o meu caso.
Depois também existem os Xd3te.

Se montares um motor Peugeot 4 cilindros e com cilindrada ate 2498 não deves ter problemas de maior.
No meu caso pretendo montar um 6 cilindros só por isso dá logo bandeira.

Como faço muita eatrada e não quero correr o risco de ser mandado parar e ficar com a viatura apreendida prefiro correr saltar palmilhar mt gravilha mas conseguir fazer td direitinho...

AbraçUMM

Humberto Pinto

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show_time
Mestre



Portugal
6374 Posts

Posted - 12 May 2013 :  01:55:16  Show Profile  Visit show_time's Homepage  Click to see show_time's MSN Messenger address Send show_time a Private Message  Reply with Quote
Boas!

A UMM nao homologou motores 525i. Sairam de fabrica com esse motor mas papeis de diesel XD3.

Tens BMW 24td, BMW25tds, indenor 1,9;2,1;2,3;2,5, PSA 2,1, ford v6, prv v6 mais outra coisa que nao me lembro e nada mais (senao me falha a memoria, os registos tao noutro pc.)


Humberto continua na luta!!! eu vou tentar um dia homologar um toyota no Cournil, quando for engenheiro e poder fazer eu tudo ou praticamente tudo.

Desejandoo.....

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984
UMM Alter 2000
21-12-2000
UMM Alter I
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JJ-51-53 Cournil - IJ-33-85 Cournil - NL-38-95 Cournil - XX-XX-XX Cournil - NF-XX-XX Cournil
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UMM - Uma Minuciosa Manutenção
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FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 12 May 2013 :  02:00:14  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Depois de uns dias sem passeios, finalmente resolvemos levar o WhiteBoy a passear...

O nosso destino desta vez foi Trás dos Montes, uma viagenzita até Vila Flor.
Como as minhas princesas se tem portado bem, principalmente a pekenita arriscamos vir devagarinho de UMM.

Saimos perto das oito e fomos jantar a Vila Real para partir a viagem a meio.
Como sou Portista viemos a ouvir o relato do grande derby.
Estavamos a jantar quando o Porto marcou o 2-1... O meu tio como é benfiquista daqueles ferrenhos eu durante o dia ja me tinha metido com ele.
A saida de casa não encontrei o meu cachecol, acabamos de jantar e perguntei se havia alguma bluestore em Vila Real.
Indicaram-me a casa do F.C.P. la fomos nós buscar um cachecol ;)

Amanhã vou entrar em casa do meu tio cheio de frio com o cachecol ao pescoço.
Ps vou levar também umas pastilhas Rennie ou Kompensan, mas não devem ser só para ele...

Joking...

Fotos isso é que a malta gosta.

Um colante novo...





Aqui temos Mirandela ao fundo mas não se vê.


Amanha tiro umas fotos maneira com luz.

Os benfiquistas que me desculpem mas "perder" o campeonato na penúltima jornada é complicado...

O azar de uns é a sorte de outros.

AbraçUMM

Humberto Pinto

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FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 12 May 2013 :  02:09:42  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Mauro eu bem queria que houvese um 525tds homologado.

Infelizmente não há.
o carro do Pedro Silva não tem o motor averbado infelizmente.
Que eu tenha conhecimento é o único veículo com essa motorização.
Vou tentar descobrir se existe algum tipo de registros da aplicação por parte da BMW Áustria.
O motor foi montado lá.
Não me recordo do nome do Eng. Português que acompanhou essa montagem.
Se alguém souber o nome e contacto enviei-me por PM se não s importarem.

Humberto Pinto

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I AM UMM
UMM



1766 Posts

Posted - 12 May 2013 :  14:32:03  Show Profile Send I AM UMM a Private Message  Reply with Quote
Olá Humberto,

Em 1º lugar segue um beijinho para a Catarina e para a Sara...estão ambas lindas

É de enaltecer todo o esforço que estás a fazer para cumprir toda a legislação que a própria UMM não cumpria na época

Recomendo-te que fales novamente com o Tucha que te poderá colocar em contacto com o Aniceto Silva responsável pela realização dos dois protótipos do 25TDS em Portugal. Na Alemanha (e não na Austria) foram montados os dois 24TDS em chassis UMM que supostamente deveriam ter regressado com motores Mercedes.

Esta é a história que conheço, carece a mesma de confirmação junto de quem na época a viveu na 1ª pessoa.

cUMMprimentos,
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volino
UMM



Portugal
1368 Posts

Posted - 13 May 2013 :  09:47:35  Show Profile  Visit volino's Homepage  Click to see volino's MSN Messenger address Send volino a Private Message  Reply with Quote
parabens é muita dedicação

Tiago Fonseca


Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...


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FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 20 May 2013 :  20:23:59  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Boa tarde malta...

Leonor desculpa a demora da mensagem, muito obrigado pelo beijinho.
Ambas retribuem, a Catarina com um beijinho e a Sara com um xuto impulsivo ;).
É a maneira que tem nesta altura de se expressar, xutos ou voltas é fantástico sentirmos a nossa bebe a mexer.

Como me indicas-te um nome novo, lá fui eu fazer mais uns contactos, o Aniceto Silva trabalhava na UMM e fazia umas "brincadeiras" como ele próprio referiu mas quem estava na linha da frente do departamento de competição e da montagem dos protótipos era o Pedro Cortês.

Quando escrevi que os 525 tinham vindo da Áustria do departamento de protótipos da BMW tinha acabado de falar com o Pedro Cortês.
Hoje estive a falar com o Tucha e realmente segundo ele os 524 foram montados cá e os 525 vieram de fora.

As informações que coloco acerca desta ou daquela montagem podem não ser totalmente correctas.
Os próprios intervenientes ficaram ligeiramente confusos entre os 24 ou os 25.

Estamos a falar de factos que se passaram há muito tempo, as coisas na altura eram feitas "quase" sempre a correr na véspera ou de uma prova, ou de uma apresentação...

No meio disto, de manha fui à fabrica UMM em Queluz.
Tive o prazer de falar com a D. Teresa pela primeira vez ao vivo.
Já temos falado diversas vezes por telefone mas achei por bem hoje apresentar-me com o intuito de deixar de ser mais um nome e passar a ser uma pessoa. É uma abordagem bastante diferente.

Tive também o prazer de falar com o Sr. Tarcisio, desenhador projectista da UMM.
Na altura estava bastante ligado ao desenvolvimento das nossas máquinas.
Também já temos falado bastante e achei por bem agradecer pessoalmente todas as palavras e todo o tempo dispensado.

Vi que realmente este Sr. gostava do que fazia e teve imensa pena de ver desaparecer tanto trabalho.

Falamos de n assuntos assim como da montagem do motor BMW.
Como me vou apercebendo esta mudança é deveras mais complexa do que aparenta.
A tampa das válvulas tem de ser maquinada de modo a não bater na chapa da chauffage, o cárter tem de ser trabalhado de modo ao diferencial nunca bater.

Tanto o Tucha como o Pedro Cortês referiram que mesmo depois do diferencial encostado às longarinas o cárter podia continuar a bater, para deixar sempre uma folga.

O todo terreno leva o material além dos limites...

As características técnicas do XD3 continuam sem aparecer, a memoria descritiva está quase completa.
Na sexta-feira solicitei as vistas em planta à UMM para completar o pedido de autorização para a alteração.
Solicitei o envio das vistas em formato informático Autocad ou assim.

Vamos ver se a administração autoriza o envio.
Não queria ter de desenhar um UMM, se tiver de ser que remédio ;)


AbraçUMM


Humberto Pinto

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mambo
UMMzito



Portugal
73 Posts

Posted - 21 May 2013 :  02:24:43  Show Profile Send mambo a Private Message  Reply with Quote
Boas Humberto:
Vejo que continuas no esforço de encontrar a resolução para a montagem do motor BMW.Penso que,embora, seja muito trabalhosa a demanda de teus objectivos hás-de chegar lá.
julgo que já faltou mais.Boa sorte e continua.

AbraçUMM.
C.S.
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brunomss
UMMzito



Portugal
107 Posts

Posted - 21 May 2013 :  17:17:52  Show Profile Send brunomss a Private Message  Reply with Quote
Parabéns pelo esforço

Estas questões de burocracia são sempre um quebra cabeças.

Espero que sejas bem sucedido
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MarioMachado
UMMzão



Switzerland
4174 Posts

Posted - 21 May 2013 :  19:25:38  Show Profile Send MarioMachado a Private Message  Reply with Quote
Amigo Humberto, fico de veras impressionado pelo empenho e dedicação sobre este assunto de aplicar um motor BMW 525...
Já que está tão determinado posso apontar mais uns pontos muito negativos sobre esse upgrade, já se falou do problema do cárter que por muito que se mexa teima em estar na trajectória do eixo da frente, mas na minha opinião o pior ainda não é isso!
Falo disto porque conheço um UMM com o motor do BMW 525 que curiosamente foi montado com a supervisão da UMM...
Em conversa com o dono ele apontou como pontos fracos uma espécie de bolacha que serve para acoplar a caixa de transferências à caixa de velocidades!!!
... E ainda a velocidade que o UMM atinge em altas que na prática é menos do que a de um atmosférico, isto porque a relação da caixa de velocidades é tão baixa que mesmo a usar diferenciais com relação 4/88 (turbo) o jipe não anda sem andar com o motor em regimes muitos elevados!
Cumprimentos





"Sou apenas um caminhante que perdeu o medo de se perder"(Augusto Cury)
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FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 21 May 2013 :  20:32:30  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Sequeira sim aos poucos vou reunindo informações, falando com uns e com outros e recolhendo dados.

Brunomss os quebra cabeças mantém-nos a mente a trabalhar, obrigam-nos a seguir o caminho mais difícil mas no fim se for bem sucedido seremos todos bem recompensado pois será uma porta que se abre para o futuro.

Máriomachado, o "problema" das caixas também ja é conhecido.
O que se passava no passado é que o rapor das caixas era muito diferente das caixa peugeot que equipam os umm.
Nas nossas caixas a quarta faz o 1:1 nas caixas Bmw a quinta faz o 1:1 ou seja em quinta o carro ia andar como se fosse em quarta.

Segundo ouvi isso foi corrigido com a montagem da caixa do 524 no motor 525 ou então outra solução era montar a caixa do 325 que ja tinha as relações mais longas.

No caso do bloco M57d25 infelizments as caixas bmw são muito compridas.
O motor em si vai ser mais comprido, depois mais a caixa de velocidades de 6 ou de 5 manual mais um adaptador para ligar à nossa caixa de transferências ia atirar a caixa de transferências muito para trás.
Ao ponto da inclinação do veio de transmissão ser demasiado grande obrigando a montagem de cruzetas duplas, recuar o eixo de trás ou girar a pinha do dana44 como fiz no da frente.

Todas estas alterações são perfeitamente exequíveis mas carecem de testes e afinações e muito tempo perdido de volta da mecânica.
Nao quero com isto dizer que num futuro não faça mas numa primeira fase vou limitar ao máximo as alterações de modo a ir aos bocadinhos.
Se fosse um carro protótipo que fosse para ir fazendo aos poucos alinhava na ideia.

Deste modo ficam duas soluções, aplicar motor, caixa de velocidades e caixa de transferências bmw fazer um swamp completo mas aí temos tracção permanente além de toda a gestão electrónica. O meu caminho não vai ser por aqui.

Ou então fazer uma coloche de adaptação entre o M57d25 e a nossa caixa.
O binário que a nossa caixa suporta segundo o Eng. Barral que na altura esteve ligado na construção da caixa de transferências é de aproximadamente 500 Nm.

Em conversa com o Tucha e com o Cortês as caixas do Turbo aguentam com os V6 e com os Prv.
O Tucha corre com as caixas Turbo, disse-me que a terceira é o elo mais fraco mas que se aguentam na boa.

Ainda não coloquei de parte a montagem de motor e caixa de velocidades Bmw.
Tenho de ver ao certo se é possível reduzir a coloche bmw e depois acoplar a caixa d transferências Umm directamente.

Isto claro se for legal a alteração...

Abraço

Humberto Pinto

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incufan
UMM



Portugal
1047 Posts

Posted - 21 May 2013 :  23:03:04  Show Profile Send incufan a Private Message  Reply with Quote
Confirmo que com a caixa do bmw 325ix fica muitissimo melhor...! Pode corrigir-se o problema do carter se se limitar o curso da suspensão...nao é assim tao dificil!

Miguel Guerreiro

UMM addicted...
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UMM Alter Turbo92
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show_time
Mestre



Portugal
6374 Posts

Posted - 22 May 2013 :  01:08:33  Show Profile  Visit show_time's Homepage  Click to see show_time's MSN Messenger address Send show_time a Private Message  Reply with Quote
Boas!

A terceira é o elo mais fraco porque com a terceira eles tiram o carro duma curva e levam ate aos 150 ou algo perto.... ou seja a terceira coitadinha é que aguenta a pasada quase toda, fala com o pedro silva que ele diz te quantas vezes é que meteu a quinta no PRV dele hehehe aquilo em quarta desalvora e em quinta morreu =)

cUMMps

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cesteves99
UMM



Portugal
173 Posts

Posted - 23 May 2013 :  10:56:28  Show Profile Send cesteves99 a Private Message  Reply with Quote
Parabéns pelo teu esforço e tenacidade Humberto! Por este andar vais criar um modelo de UMM novo!
Abraço
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kanguru
UMM



292 Posts

Posted - 23 May 2013 :  22:42:13  Show Profile Send kanguru a Private Message  Reply with Quote
Antes de mais parabéns pelas mais de 30 mil visualizações do teu post, depois pela tua Sara e finalmente pela dedicação á causa UMM.
Que tudo te corra pelo melhor. Boa sorte.

UMM... mais do que duas longarinas e chapa quinada é a mistura de liberdade e prazer.
Bruno Jesus - bbruno_jesus@sapo.pt - 933893482


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