ForUMM
ForUMM
Home | Profile | Register | Active Topics | Active Polls | Members | Private Messages | Search | FAQ
Username:
Password:
Save Password
Forgot your Password?

WARNING: This forum contains adult content and is in violation of the Terms of Service.
Advertising has been disabled.

All Forums
 Apresentação
 O meUMM
 The White Boy de novo em obras...
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Previous Page | Next Page
Author Previous Topic Topic Next Topic
Page: of 60

TEBI
UMM

930 Posts

Posted - 23 April 2013 :  19:23:16  Show Profile Send TEBI a Private Message  Reply with Quote
Exatamente Filipe o 2lt equipou os lj70, hilux, ranner é um motor de arvore cames a cabeça, logo muito melhor… a cilindrada não ultrapassa os 2500

O problema é que são raros, andam ai alguns á venda das Runner, mas já com bomba eletrica NIPODENSO isso não intressa, já tive um comprado cheguei lá o homem dizia que era bomba mecânica, ainda estava montado na ranner caixa automática importada de Inglaterra.

Tem que ser tracker de 96 a 98 como todos nós sabemos estas carrinhas são raras e muito fiáveis, quem tem guarda, nós temos uma ao serviço da oficina mas 2.4d, o td é praticamente igual, só tem mais os injetores de óleo o turbo e bomba sobrealimentada.

Não vejo assim outras opções melhores, pajero 2.8td

Também aqui falaram nos motores Iveco (sofim) muito sinceramente acho que são um posso de força, especialmente os 2.8 td e fiáveis, mas considero um motor muito pesado e com uma adaptação um pouco complicada, pois usa um Sub carter com uma configuração de queloche esquisita, e depois qual a caixa a montar??? Eu sou contra manter a do UMM, em qualquer que seja o motor a montar.

Go to Top of Page

Google AdSense

USA
Mountain View

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 23 April 2013 :  20:35:19  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Nem mais Tebi,

Os motores Toyota são raros e €scasos. como dizes-te quem os tem guarda.
Os que se encontram à venda ou tem algum problema ou então são a uns preços exorbitantes.

Não sei se a mercedes tem algum bloco 2500 de jeito.
Amanha de tarde vou dar um salto ao IMTT para ver em concreto as hipóteses que há na mesa e respectivos custos...

A minha grande duvida relativamente ao 30 é saber como se comporta em baixas.
Isto é tudo muito bonito e tal, alterações, preparações e mais propriamente invenções.

Sabemos de ante mão que é um bloco mt mais rotativo mt mais elástico, mas será que se aguenta da mesma medida que o indenor?
Será que conseguimos na mesma fazer aquelas subidazitas ao relantim bem ao estilo UMM?
Com esta ou aquela alteração na eco será possível fazer com que fique equivalente pelo menos?

Humberto Pinto

You must be logged in to see this link.
Go to Top of Page

TEBI
UMM

930 Posts

Posted - 23 April 2013 :  22:13:01  Show Profile Send TEBI a Private Message  Reply with Quote
Humberto Mercedes não estou a ver nada de jeito…só se for com electrónica os 270 cdi, mas não acho viável, ou melhor acho menos viável do que o bmw , então assim prefiro o 3.0 bmw

O melhor que fazes antes de tomar qualquer decisão é mesmo passares no IMTT e saberes ao pormenos.

Hoje fui a uma inspeçao com um carro, e lembrei-me de perguntar ao chefe de centro, que conheço bem, se era necessário inspeção tipo B numa alteração de motor…mas nem ele me soube explicar bem quais os critérios que o IMTT adopta, mas frisou que provavelmente não será um processo fácil nem barato.

O melhor que tens a fazer é mesmo passar no IMTT e pedires um esclarecimento pormenorizado, o problema é que eles estão sempre a mudar as leis, dizem hoje uma coisa, mas no fim do trabalho feito, as tantas já não é bem assim.

O melhor é pedires uma copia do documento, onde esta bem explicito o preto no branco, para depois de fazeres qualquer coisa, não sofreres nenhuma desilusão

Em relação a percas ou ganhos entre motores, eu acho que com os eixos de origem, o carro fica sempre com um “limitador”, ou seja quanto mais potencia se colocas, mais na ponta da relação de transmiçao ficas. E tu que tens relação curta, notas bem que o teu motor tem potencia que chegue para fazer uma determinada velocidade e pronto, e tens bom comportamento em todo terreno.

Agora o que podes ganhar é ainda mais binário, mas em qualquer dos casos terás que alongar a relação de transmiçao.

Agora em todo terreno, o motor de 6 cilindros fica montado muito para a frente, não tens forma de o colocar para trás, eu já tive o cuidado de tirar todas as medidas, acho que vais perder aquilo que o UMM tem de bom…o equilíbrio, aquilo que o faz transpor alguns obstáculos com facilidade mesmo gerindo a pouca potencia, e tu notas bem isso no teu carro.

Em relação a as subidas em baixo regime, é sempre uma incógnita por são adaptações e nunca sabes como vai ficar, a não ser que se façam cálculos pormenorizados dos rapores da caixa etc etc .

Eu confesso que em termos de equilíbrio do carro, um motor de 4 cilindros é melhor opção e também optaria por uma mecânica sem electrónica e se possível um conjunto, motor e caixa.

Existe aqui um membro que montou o 3.0 to vx, motor e caixa, quando fui a Fil estive a ver o trabalho, está muito bem aplicado…mas estivemos um bocado a conversa, ele referiu que a transmiçao esgota num rápido, ou seja para viagens longas, tens sempre o mesmo problema, mesmo com relação turbo…

Go to Top of Page

batrakiu
UMM

Burkina Faso (Upper Volta)
2138 Posts

Posted - 23 April 2013 :  22:40:25  Show Profile  Send batrakiu an ICQ Message Send batrakiu a Private Message  Reply with Quote
Desculem intrometer-me, mas sei de um UMM que anda com motor DAF, não sei é qual é o motor em causa, mas posso tentar saber.

André Santos
HF Integrale Evo2
Bowler Wildcat 200
Altura - Algarve
Go to Top of Page

TEBI
UMM

930 Posts

Posted - 24 April 2013 :  08:28:05  Show Profile Send TEBI a Private Message  Reply with Quote
DAF!!!!! pode ter um motor DAF, mas não dixa de ser um XD3te, é que havia em finais dos anos 80 inicio 90 umas DAF400 tipo iveco que sairam com o indenor...deve ser o caso Andre

Tenho cá um bloco que saio de uma carrinha destas...mas o motor é igual ao dos UMM, só muda os periféricos, curioso que este tinha coletores já com valvula EGR.
Go to Top of Page

batrakiu
UMM

2138 Posts

Posted - 24 April 2013 :  08:56:12  Show Profile  Send batrakiu an ICQ Message Send batrakiu a Private Message  Reply with Quote
Penso que tens razão Sérgio, o UMM em causa é de um espanhol, ele falou-me num furgão DAF, mas tentarei confirmar!

André Santos
HF Integrale Evo2
Bowler Wildcat 200
Altura - Algarve
Go to Top of Page

Aldeia
Moderator

Portugal
5702 Posts

Posted - 24 April 2013 :  10:19:06  Show Profile Send Aldeia a Private Message  Reply with Quote
Mercedes talves o motor da Vito? Sei que tem um 2300 atmosférico com 85 cv que deve fivar bem num UMM mais "pacifico". Não sei qual é a versão turbinada.

Não se falou na ISUZU. Tem um 2800 td com 110 cv muito bom.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Go to Top of Page

batrakiu
UMM

2138 Posts

Posted - 24 April 2013 :  12:49:45  Show Profile  Send batrakiu an ICQ Message Send batrakiu a Private Message  Reply with Quote
Eu tenho uma Vito de 2001 com 1,1 milhoes de km e nunca deu problemas, é um CDI de 106 cv, não estou a ver é se é possivel aplicar no UMM, mas que dura, isso dura!

André Santos
HF Integrale Evo2
Bowler Wildcat 200
Altura - Algarve
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 24 April 2013 :  23:49:17  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Obrigado desde ja a todas as respostas, a todas as opiniões que foram descritas.

Estive com calma a analizar as respostas e a assimilar a informação.
Mas vamos por partes,

Mauro é diferente homologação de um motor com a mesma cilindrada ou com mais.

Com a mesma tens de apeesentar os documentos presentes na lista que o David apresentou.
Não necessitas de memórias descritivas nem projectos e acima de tudo da assinatura do Eng mecanico.

Com aumento de cilindrada ou no caso de montagem de um motor com caracteristicas técnicas diferentes vais precisar ou não da tal memoria e o resto.

Passo a explicar podemos montar um 25 da bmw que tem 2500 cc mas tem 6 cilindros logo é um motor diferente.
No IMTT não me souberam responder se só aumentarmos o número de cilindros se precisamos do tal projecto.
No meu ponto de vista o Português é muito claro, aumento de cilindrada ou alterações de características tecnicas.
Mas não me souberam dizer.

De qualquer das maneiras a máquina podera ser analisada por tecnicos do IMTT.
Deu-me a entender que não será num centro de inspecções mas sim nas instalações do IMTT. Do género metemos o pedido e depois recebemos uma carta para estar tal dia em tal hora nas instalações do IMTT.

Até aqui tudo bem,
Mauro com o aumento de potência vão logo aumentar impostos.
Portanto nesta altura vou-me focar na legalização dum motor bmw 25.

Não vou aumentar cilindrada mas vou alterar características técnicas, vou passar de 4 para 6 cilindros.

Preciso duma declaração do representante da marca a confirmar que o notor é compativel com o meu carro.
No IMTT em Lisboa fiz entender que o departamento automóvel da UMM sessou actividade.
Que face ao fraco interesse de várias entidades o departamento foi dissolvido.
Perguntei se não seria possivel uma entidade privada, um eng. mecanico ou alguém sem ser a marca a passar a declaração.
A resposta foi não, que a UMM é que tem de passar.

Depois de sair do IMTT entrei em contacto com a europeças e falei com o Eng. Victor Cruz, expus o problema ao qual me disse que não podia fazer nada.

Estão toca a ligar à UMM, falei com a D. Teresa Moreira que efectivamente me confirmou que não podiam passar nenhuma declaração porque os papeis das homolgacoes eram propriedade da Mocar.

Sendo que a Mocar é a casa mãe da Santogal, entrei em contacto com o departamento principal em Cascais para tentar entrar em contacto com Alguem que me pudesse ajudar.

Infelizmente as unicas pessoas do tempo Mocar que ainda se encontram são os administradores.
Vou tentar agendar uma reunião com eles no intuito de me ajudarem.

Como o projecto UMM foi encerrado vai ser muito difícil conseguir realizar este desafio.

Mas nesta altura recolhi informações muito preciosas acerca do processo e devidas vias para atingir os fins.

Depois de um longo dia e de muitos telefonemas feitos acabo por sentir um misto de impotencia e desilusão.
Não vou de modo algum baixar os braços e vou tentar de todas as formas conseguir o que pretendo.

Compreendo a situação do IMTT quando me dizem que a UMM tem de fazer a declaração.
Afinal felizmente continuam a passar as declarações para alterações de pneumático e do peso máximo rebocavel.

Compreeendo que a UMM não possua homolgacoes dos 25 bmw pois estes eram fornecidos pela Mocar logo as homolgacoes tem de partir da Mocar.

Não aceito de maneira nenhuma a solução que me foi apresentada no IMTT, ou troca de carro ou mantem o mesmo motor.

A peugeot não fabrica motores Xd3, estes foram descontinuados, não podemos continuar a seguir o caminho mais facil, de andar a correr o centro de abate mais proximo na esperança de conseguir encontrar um motor indenor.

As nossas máquinas merecem mais que isso.

Ficou um resumo do meu dia ;)

Quero desde ja agradecer a todos os Ummistas que durante o dia me foram dando pequenos passos, felizmente a nossa comunidade é muito unida.
Comecei por ligar ao Sequeira para me dar o número de alguém da Europeças, depois dai foi o palavra passa palavra.
Sempre que temos um nome torna-se muito mais simples de ir montando o puzzle.

Norberto desculpa estar constantemente a solicitar-te este ou aquele número de telefone.
Torna-se bastante mais simples recorrer a ti de que andar horas infinitas a procura da informação correcta.

Pedro (petertummble) obrigado por partilhares a história e os pormenores do teu 25.

Pedro Marques adorei falar contigo e como disse vou fazer o que estiver ao meu alcance...

Humberto Pinto

Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 25 April 2013 :  00:02:52  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
É verdade Aldeia vou pesquisar acerca do motor Mercedes com 85.
Vou estudar a hipotese de o montar atrás para puxar um guincho. É capaz de dar conta do recado e já agora ajuda a equilibrar o carro...

Quanto ao isuzo é uma opção a ter em conta
Se bem que alterar a cikindrada legalmente é pior, mais imposto para pagar não mt obrigado. ..

Batrakio os motores Mercedes são muito fiáveis, são motores com uma durabilidade fantástica, parti o motor dum 190 ao 970 mil.
Quem anda comigo sabe que não sou propriamente meigo com a mecânica.
Nao havia turbos nem bombas maradas estava completamente stock.

Tinha caixa de 4 e nunca fiquei na estrada.
ficava-me era montes de xs a doer a perna direita de ir a carregar com força no acerelador na esperança do carro andar mais...

São filosofias completamente distintas. Agora também andei num 3.2 16v a gasolina que ate te doia o peito nas mudanças de caixa. Era uma pancada. ..
A Mercedes também tem blocos a dar pastilha. São e mais raros.
Quando entra esta palavra esta logo associada a palavra aram€...

Humberto Pinto

Go to Top of Page

Samuel
Moderator

Portugal
1327 Posts

Posted - 25 April 2013 :  01:21:42  Show Profile Send Samuel a Private Message  Reply with Quote
Olá,
Ja contactaste o Laboratorio de tecnologia automovel, para ver o que te dizem?
Eles tratam de homolegações de pneus ve o que te dizem sobre motores.

UMM abraço
Samuel Sousa

Go to Top of Page

edicar
Iniciado

Portugal
3 Posts

Posted - 26 April 2013 :  01:13:37  Show Profile Send edicar a Private Message  Reply with Quote
Boas

Também tive que optar por um bom motor para mais um projecto UMM, e sem duvida também acabei por optar pelo 3.0 BMW.
Mas para um motor como este todos os outros componentes tem de ser alterados, é um motor muito potente e económico, sendo possível ter uns 270cv e gastar 10 l/100km

o motor que usei no outro UMM, o "alterego" um 300tdi da landrover com pequenas alterações como um turbo de geometria bem aplicado a fazer 1.7 bar constantes também fica muito bom... tendo este a mesma cilindrada.

Abraço
Edi Madureira
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 26 April 2013 :  03:12:35  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Boa noite,

Samuel quando falei nas entidades privadas referi a lta.
Mas tem de ser mesmo a umm a passar a declaração.
Se eles continuam a pedir homologação de pneus estao vivos logo "tem" de passar a declaração.
Esta foi resposta do IMTT.

Edi obrigado pelas palavras, vou-te colocar algumas questões não me leves a mal mas são pequenas duvidas que tenho.

Os componentes que em principio terão de ser alterados são caixa de velocidades suponho que a de 6 original Bmw para os motores M57tud30 de 204 é a mais indicada, inclinação da caixa de transferências, adaptador entre a caixa bmw e a caixa de transferências, posicao do turbo, linha de escape, posição da alavanca de velocidades tubagens intercooler e suportes de motor e caixa.

o radiador pode ficar o turbo ou tem de ser alterado para o bmw?
A nível de suspensão acho que numa primeira fase também devo estar servido.
Tenho discos novos a frente e discos bx atras. pinças reconstruidas a pouco a frente e atrás.
Muito provavelmente a capacidade de travagem vai ser insuficiente para segurar. mas isso so depois de...

Se eventualmente for para a frente numa primeira fase quando mexer na eco nao vou alterar power, vou manter o original.
Posso e mexer um bocadinho na curva de modo a conseguir ter mais binário mais cedo em baixas rotações tipo 1750 2000.

Ja concretizaste a montagem, tens o carro a andar, queria saber de ante mao como ficam as baixas de, se tem força ou so depois de ulrrapassar as 2000 mil ???

Ja vi que es do Marco de Canaveses, gostava de falar pessoalmente contigo.
Se puderes envia-me o teu numero de contato por pm.

Obrigada por teres vindo deixar a tua opinião.

Já agora e nao menos importante quero agradecer a todos os que me tem ligado e enviado pm para se prontificarem a ajudar.

AbraçUMM

Humberto Pinto

Edited by - FeniXreBorN on 26 April 2013 03:18:01
Go to Top of Page

edicar
Iniciado

Portugal
3 Posts

Posted - 26 April 2013 :  19:14:01  Show Profile Send edicar a Private Message  Reply with Quote
Boas

Não precisas de te preocupar com o desempenho em baixas, desde que se use um volante com o peso ideal.

O meu UMM ainda está numa fase inicial, estou a tratar da carroçaria e a comprar material, porque mais uma vez do UMM só vou usar a carroçaria.

Mas já preparei um motor destes de um range Rover vogue, e apesar das jantes 22” e do seu peso, o carro ficou com força constante desde as 1000rpm. Este motor já tem um bom turbo, com pequenos ajustes nos mapas de gestão do motor facilmente se obtém o desempenho ideal.

Em relação á caixa de velocidades, a minha opinião é usar uma boa caixa de um 4x4 e fazer umas falanges de adaptação da furação de aperto.

A nível de refrigeração o original deve ser o suficiente, mas podes sempre adaptar ventiladores elétricos para aumentar o caudal de ar.

Para fazer uma aplicação deste motor é preciso fazer um estudo a nível eletrónico, é possível usar só a instalação elétrica do motor com a Centralina, mas é preciso fazer algumas alterações na Centralina.

Abraço
Edi Madureira
Go to Top of Page

toz
UMM

Portugal
2175 Posts

Posted - 27 April 2013 :  08:25:19  Show Profile  Visit toz's Homepage Send toz a Private Message  Reply with Quote
Boas Humberto.
Eu gosto da ideia do 30d. É muita laboura!!! Mas gosto...

Para ficar com outro qualquer... acho que mais vale estar quieto. É só uma opinião!!!

Abraço.
Tozé.

Sócio nº 3

Deus é bom, mas o vinho...
Go to Top of Page
Page: of 60 Previous Topic Topic Next Topic  
Previous Page | Next Page
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Jump To:
ForUMM © © 2000 - 2010 ForumCo.com Go To Top Of Page