ForUMM
ForUMM
Home | Profile | Register | Active Topics | Active Polls | Members | Private Messages | Search | FAQ
Username:
Password:
Save Password
Forgot your Password?

WARNING: This forum contains adult content and is in violation of the Terms of Service.
Advertising has been disabled.

All Forums
 Apresentação
 O meUMM
 The White Boy de novo em obras...
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Previous Page | Next Page
Author Previous Topic Topic Next Topic
Page: of 60

ultimate mountain machine
UMM

Portugal
665 Posts

Posted - 22 April 2013 :  23:11:54  Show Profile  Visit ultimate mountain machine's Homepage Send ultimate mountain machine a Private Message  Reply with Quote
Pelo o que me disseram e se alterares de cilindrada tens de pagar o restante do imposto, mas não deve ser muito pois o teUMM já conta com 20 anos, o pior é que me disseram que ao alterar a cilindrada o imposto de selo também é atualizado, mas essa situação já não sei se é mesmo assim....
Quanto ao 25 que falas, se é o TDS eu não te aconselhava a trocar, pois já tive um e posso te dizer que em baixas aquilo não se arrasta, ficaria com o UMM com um comportamento tipo patrol 2.8 TD, só com altas..
A não ser que faças muitas alterações, mas como esses motores sofrem bastantes de "calores" e de colaças frágeis, não sei até que ponto é que iria resistir com um aumento significativo de binário..
Mas isso é só uma opinião, há-de haver pessoal que conhece bem esse motor e que saiba até onde se pode ir..
Abraço.

Ultimate Mountain Machine
You must be logged in to see this link.

Go to Top of Page

Google AdSense

USA
Mountain View

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 22 April 2013 :  23:41:38  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
David se aprovarem a homologação dum 25, o 30 é muito idêntico.

Além dos turbos o restante é muito similar ;)

Porque uma coisa é teres no livrete que tens um 6 cilindros outra coisa +e teres no livrete 4.

Vais a uma IPO ou numa operação stop tens de levantar capo olham para a cabeça e começam a contar 1,2,3,4,5 e 6.

Podes sempre argumentar que eles tem de contar os intervalos dos cilindros, assim tens 4 só ;)
Podes ficar logo com carro apreendido.

Se já tiveres no livrete uma anotação motor bmw modelo M51 6 cilindros, assim já não é tão fácil de te chatearem.

Digo eu claro...

Humberto Pinto

Edited by - FeniXreBorN on 23 April 2013 20:35:50
Go to Top of Page

Jagoz
Moderator

Djibouti
3811 Posts

Posted - 23 April 2013 :  00:17:13  Show Profile Send Jagoz a Private Message  Reply with Quote
Não querendo baralhar muito a coisa...

Há que ponderar também o 2.8 da mitsubishi! Muito fiável, elástico e mais barato de arranjar que os nissan e Toy!

dos toyota só vale a pena o 1-KZT, os outros são muito pesados para os nossos carros! depois de montar este motor, tens de trocar os eixos, para acompanhar o motor, caso contrario estás sempre em altas e a cortar!

O motor 3.0d da BMW é só electrónica! boa sorte nessa aplicação!! e não me venham dizer que é só desligar sondas, porque não é! Sei de quem os monta e ganha a vida a trabalhar com eles, e não é pera doce! Estes motores são utilizados para TT de velocidade, desconheço a sua aplicação para trialadas!
O motores que montam os X3 e os MINIS da X-Raid têm pouco haver com os dos X3/X5 que por aí andam!

Gostava de pensar nos 2.8TGV da international... ou dos IVECO que montavam as IVECO que andam na tropa! Quem conhece essas cabras do mato, sabe que não se calam!

Se fosse para alterar para ter mais descanso na viagem como o aldeia pretende... certamente ia para o 2.1 da PSA!

Boa sorte!! :)

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 23 April 2013 :  08:05:35  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Bom dia Jagoz,

Não sei se a opção das ivecos não será como nos toyota. Mt peso para o nosso chassis.

Os BMW além de serem usados em velocidade, tb tem umas baixas fantásticas.
Mt provavelmente não serão tão capazes como os indenor mas não se pode querer tudo.

Quanto a parte electrónica essa sim é mt trabalhosa e mt sensível.
É necessário desabilitar na centralina uma data de comandos. Não se pode desligar tudo pk depois o motor não pega sequer.
Pelo menos a bomba de gasóleo tem de ser a que equipa o motor de origem ou uma prima.

Alguns sensores devem ser fáceis de anular evitar. Portas abertas, vidros abertos, sensores de pastilhas de travões gastas e por ai.
"Tudo" que sejam sensores mecânicos deve ser mais ou menos tranquilo.
Já a parte de abs, control de tracção, medidor de massa de ar, imobilizador, quadrante e por ai isso sim é outra fruta.

Humberto Pinto

Edited by - FeniXreBorN on 23 April 2013 20:36:58
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 23 April 2013 :  08:38:34  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Este motor que é mostrado do vídeo foi usado na nautuca.

O pessoal montou num barco a vela como motor para auxiliar quando nao há vento.
Depois tb se encontram montados mas nos barcos de velocidade, dois motores a fazer o barco voar.

Aqui é bem visivel a cablagem que é necessária para por o motor a girar...

Humberto Pinto

Go to Top of Page

Jagoz
Moderator

Djibouti
3811 Posts

Posted - 23 April 2013 :  09:44:36  Show Profile Send Jagoz a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by FeniXreBorN

Bom dia Jagoz,

Quanto a parte electrónica essa sim é mt trabalhosa e mt sensivel.
É necessário desabilitar na centralina uma data de comandos. Nao se pode desligar tudo pk depois o motor não pega sequer.
Pelo menos a bomba de gasoleo tem de ser a que equipa o motor de origem ou uma prima.

Alguns sensores devem ser faceis de anular evitar. Portas abertas, vidros abertos, sensores de pastilhas de travões gastas e por ai.
"Tudo" que sejam sensores mecânicos deve ser mais ou menos tranquilo.
Já a parte de abs, control de tracção, medidor de massa de ar, imobilizador, quadrante e por ai isso sim é outra fruta.

Humberto Pinto

Bom dia Humberto,

Penso que não seja tão linear anular os sensores! Aquilo é preciso um mapa!

Um amigo meu que trabalhava na X-Raid (mexem neste tipo de motores todos os dias), anda a fazer um quebra cabeças parecido... só em folhas de esquemas electricos do X5 ja tem uma enciclopedia!

Se precisares de alguma ajuda tens o meu numero!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

Go to Top of Page

TEBI
UMM

930 Posts

Posted - 23 April 2013 :  10:01:51  Show Profile Send TEBI a Private Message  Reply with Quote
Humberto. Tenho estado atento ao que aqui se tem falado sobre este assunto, acho a tua ideia bastante boa, alias vê-se o bom gosto que tens em tudo que fazes no carro. Agora estas a chegar a limite das capacidades do velho indenor, era algo que eu já imaginava que te ia acontecer.

Olha a minha opinião em relação ao assunto, e como também tenho ideia de montar uma mecânica diferente no UMM, é a seguinte.

Fiquei espantado quando me fui informar da infinidade de coisas que exigem, a burocracia para legalizar um motor 3.0 é imensa, e depois não sai barato aquilo que tens que pagar pela diferença de cilindrada a mais, aqui está logo entrave… e atenção que o carro depois tem que ir a uma inspeção tipo b, em que te vão ver tudo, vais ter que colocar canalizador nesse motor a homolgaçao exige etc etc…esta é a parte burocrática da coisa, alias é tudo o que o David faz referencia, porque eu já me informei.

Ou em alternativa andas com o carro na estrada a correr riscos de apreençao…o que é bastante constrangedor depois de gastar uma pipa de €€€€€

Quanto á aplicação do motor em si, não é fácil, mas faz-se, a centralina só tem que ficar com os sensores essências, alimentação á unidade e depois sensor ponto, injetores, pressão do rail (gasóleo) tens que montar uma bomba axiliar no deposito para alimentar a bomba alta pressão, e depois os tradicionais sensor pressão turbo massa ar etc etc, no tablier tens que deixar o imobilizador com o respetivo transponder para leitura do imobilizador. Até aqui tudo bem isso faz-se com mais o menos tempo e dor de cabeça….

Então e depois como vai ficar o resto??? Caixa velocidades eixos, vai ser uma carga trabalhos, vai partir tudo num rápido, não temos eixos para aguentar a potencia de um 3.0 bmw, que reprogramado passa os 200cv num instante…eu acho até que nem temos carroçaria estável para isso, se me disseres que o carro fica para trial ok, agora para fazeres carro dia dia, penso não ser a melhor opção em todos os níveis, já para não falar nos custos elevados da aplicação.
Tens opções ,uito mais viáveis, como já aqui foi referido, e que chegam perfeitamente, dadas as limitações dos nossos carros.

O que tu vês montado nesse GR BMW do vídeo, até é aqui perto de mim, o gajo é da barquinha é o Russo tem oficina, fez para ele e já fez mais uns poucos, aqui em torres novas também já há um, mas no GR é uma coisa, no UMM, é completamente diferente….
Tal como já aqui foi dito e eu repito, tens duas opções muito boas pagero 2.8td ou vx3000

Eu até ando a pensar no 2.4 td da traker Até 98(bomba mecânica), e Chega perfeitamente para os nossos eixos, sei que não é uma coisa do outro mundo, mas com um bom turbinho, não faz pior que o indenor …e tens a garantia da fiabilidade a baixo custo. Para um UMM com suspensão de origem e eixos de origem…nem estou a imaginar a relação turbo com um motor BMW no mínimo fica tipo uma CR500

Outra opção boa e barata que também já foi falada roki 2.8td, muito fiável….e são tudo motores de 4 cilindros, ainda dá para disfarçar qualquer coisa.

Dada a relação que tens com o Bruno, montas mas é um 2.5 bem preparadinho, já tens os periféricos todos, ficas com o carro 5* e não gastas uma parga de euros e poupas umas quantas dores de cabeça

UMM abraço

Edited by - TEBI on 23 April 2013 10:04:13
Go to Top of Page

filipeumm
UMMzão

Portugal
2953 Posts

Posted - 23 April 2013 :  10:41:00  Show Profile Send filipeumm a Private Message  Reply with Quote
Nao posso estar mais de acordo com o Sergio,esse motor 2.4 da tracker é uma excelente opcao,o umm do Paulo big tem esse motor há muitos anos.Eu se quisesse o carro para fazer km em estrada alem de umas trialadas exporadicas optava por um motor com correia de distribuicao e arvore de cames á cabeça pois é mais rotativo e tem uma melhor elasticidade.Para estrada o 2.1td xud é muito bom e muito agradavel de conduzir,mas para percursos mais tecnicos ja tem de ser mexido.Indenor chega onde chega os outros mas nao tem comparaçao em termos de fiabilidade e prestacoes.O unico que discordo dos enumerados é o 2.8 do rocky,mesmo sendo superior ao indenor é um motor muito antigo.

Filipe Pinheiro
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 23 April 2013 :  10:57:23  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Jagoz o motor X5 é mais evoluído, tem muito mais electrónica.
Um bloco 30 de 184 cv ate 2002 pelo que tenho lido das conversões que a malta dos Bimeers tem uma electrónica mt mais simples que os de 2003 pra frente.

TEBI, eu sei que as alterações de cilindrada são mt mais complicadas de legalizar.
Por isso disse que pedia homolgacao dum 25 já saíram carros na origem com essa motorização não estou a "inventar" nada.
Sera necessária depois inspecção B na mesma? neste caso já não aumenta a carga fiscal.

Quanto a caixa de velocidades porque não usar a do BMW de 6 manual, a posição da alavanca pode ficar a mesma porque existem diversos tirantes com várias medidas entre a alavanca e a caixa.
A saída da caixa é uma chapa triangular onde liga o veio do bmw, criar um adaptador entre essa chapa e a nossa caixa de transferências.

Tudo isto é apenas um estudo, se fosse algo simples já estava no sitio e a malta a ver as fotos ;)

Mas para fazer algo diferente tem de valer a pena. o motor 2.8 ou até o 30 toyota carecem todos eles das mesmas alterações, sejam legais ou mecânicas.

A diferença reside na electrónica sempre...

Quanto aos diferencias discordo com a maioria do pessoal, nos states existe uma grande variedade de veículos com dana 44 de origem em que o pessoal vitamina o motor ate mais não e eles estão lá.
Aguentam-se à bronca.

A diferença de potencia não significa que depois ande sempre no limite, significa menos curso no pedal direito.

A velocidade não vai mudar porque as relações não o vão permitir. vai e ficar mais suave...

Acho eu.
A coisa mais simples sei que era preparar um 2.5 td e em dois dias estava a dar a chave.
Mas depois tenho sempre o problema doa chouriços, das bombas injectoras, de ser material com muitos anos que independentemente de ter sido reconstruido a idade esta lá.

Não fará de todo sentido abrir mais o horizonte e tentar procurar outras soluções? ??

Abraço

Humberto Pinto

Edited by - FeniXreBorN on 23 April 2013 20:39:27
Go to Top of Page

show_time
Mestre

Portugal
6374 Posts

Posted - 23 April 2013 :  11:20:57  Show Profile  Visit show_time's Homepage  Click to see show_time's MSN Messenger address Send show_time a Private Message  Reply with Quote
Boas! A dificuldade de homolgar um 25 ou 30 penso que sera a mesma, a umm ja nao passa as declaracoes por isso vais ter que recorrer a um eng mecanico para o devido efeito. Antigamente era facil, existem umm com o motor 25 homolgado na epoca e nao sairam de fabrica com ele como tambem existem umm a gasolina que so foram homolgados mais tarde. Agora ja as desclaracoes dos pneus sao boas....

No livrete so vem a dizer a cilindrada, se colocares um 25 a cilindrada e igual aos nossos carros e um mero bt nao sabe! So numa inspeccao b te veriam o nr de motor e comparavam com o gravado no mesmo ou entao numa operacao stop devidamente capacitada para tal efeito com a base de dados toda o que duvido muito pois ate os centros de inspecoes têm que requerer ao imtt a folhinha da homolgacao do carro onde nos umms pouco ou nada consta, so distancias pesos motor e pouco mais.

Tu estas apaixonado pelo motor 30 e tens o teu direiro mas acho que vais ficar com o umm desiquilibrado com o motor a frente do eixo, experimenta conduzir um patrol e percebes do que tou a falar.

Esse motor num alter longo para viagens ficava um must!

Ja pensaste no td5 da rover?

Cummps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984
UMM Alter 2000
21-12-2000
UMM Alter I
25-11-1986
UMM Alter II CD
12-1990

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM
UMM's que já fizeram parte da mobilia:
43-94-PT Alter 2000
OE-50-17 Alter I - JG-22-85 Alter I
JJ-51-53 Cournil - IJ-33-85 Cournil - NL-38-95 Cournil - XX-XX-XX Cournil - NF-XX-XX Cournil
Pronto Socorro GV-61-00 - Cournil
UMM - Uma Minuciosa Manutenção
Go to Top of Page

Jagoz
Moderator

Djibouti
3811 Posts

Posted - 23 April 2013 :  11:42:21  Show Profile Send Jagoz a Private Message  Reply with Quote
Mauro,

numero de motor?? isso era dantes! agora ninguem olha a isso! nem as alfandegas quando importas um carro! As próprias marcas promovem as trocas de motor!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 23 April 2013 :  13:33:44  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Filipe tenho de ler acerca do 2.4...

Temos sempre o problema do custo do notor.
Mauro eu não estou apaixonado pelo 30, bem se calhar um bocadinho mas nada de loucuras.

Tem algumas vantahens que ainda não foram faladas.
É dos motores diesel mais fiáveis que foram fabricados.
Tendo em conta o grande número de bmw que existem com esta motorização é um motor com um custo de compra bastante apetecivel.

AbraçUMM

Humberto Pinto

Go to Top of Page

filipeumm
UMMzão

Portugal
2953 Posts

Posted - 23 April 2013 :  17:23:22  Show Profile Send filipeumm a Private Message  Reply with Quote
Já deves ter visto muitos toyotas com esse motor,turbo de origem é o 2LT e equipou muitos VX,o nome VX não é por causa do motor,é o nivel de equipamento,em carros importados há muitos com esse motor.Esta era a minha primeira opção mas como não encontrei nenhum e surgiu o nissan a baixo preço fui para o bloco TD25 que é semelhante ao TD27 e BD30,mas como são motores sem arvore de cames á cabeça são motores mais para "força" menos rotativos mas para o que faço com o carro acabei por dado bem empregue o trabalho.

Filipe Pinheiro
Go to Top of Page

portugues1111
UMM

Portugal
1198 Posts

Posted - 23 April 2013 :  18:23:14  Show Profile Send portugues1111 a Private Message  Reply with Quote
filipe o TD25 tambem tem a cabeça em ferro como os 27?

cUMMps
Go to Top of Page

filipeumm
UMMzão

Portugal
2953 Posts

Posted - 23 April 2013 :  18:41:42  Show Profile Send filipeumm a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by portugues1111

filipe o TD25 tambem tem a cabeça em ferro como os 27?

cUMMps

Tem.

Filipe Pinheiro
Go to Top of Page
Page: of 60 Previous Topic Topic Next Topic  
Previous Page | Next Page
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Jump To:
ForUMM © © 2000 - 2010 ForumCo.com Go To Top Of Page
This page was generated in 1.5 seconds. Powered By: ForumCo v3.4.05
RSS Feed 1 RSS Feed 2