ForUMM
ForUMM
Home | Profile | Register | Active Topics | Active Polls | Members | Private Messages | Search | FAQ
Username:
Password:
Save Password
Forgot your Password?

WARNING: This forum contains adult content and is in violation of the Terms of Service.
Advertising has been disabled.

All Forums
 Apresentação
 O meUMM
 The White Boy de novo em obras...
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Previous Page | Next Page
Author Previous Topic Topic Next Topic
Page: of 60

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 19 April 2013 :  12:27:03  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Bom dia David, felizmente tive muita sorte porque assim que me apercebi que tinha entrado água desliguei o motor.

O meu filtro não deixou entrar foi a minha sorte.
Na hora limpamos injecção duas vezes para confirmar e deixei o coração a trabalhar ao relantim uns 15 minutos, no inicio tava constipado mas assim que só chegava gasóleo aos injectores ficou tudo bem.

Durante a semana troquei óleo e filtros e entretanto ja fui a Santarém e agora a Viana.

O que me aconteceu no 2300 é mal comum, os chouriços estão a deixar passar um bocadinho de óleo.
Tenho o WhiteBoy a cerca de um ano com 34 mil km feitos entre estrada e TT.
Nunca mexi no bloco e nesta altura para solucionadar o problema tenho de tirar o motor fora.

estou muito dividido entre reparar um motor 2500td e montar os meus periféricos todos.
A minha culaça é de válvulas largas e tem 10 meses, o meu turbo stage II tem 8 meses, a minha embraiagem é ceramica e tem meio ano.
As caixas estão reparadas sem folgas nenhumas.

Quem tem andado na minha máquina sabe o estado em que está.
Como eu gosto de desafios sei que ficava melhor servido se montase um motor bmw 3.0d
Para os kms que faço com o UMM ganhava no conforto, na poupança de combustivel e claro na potencia extra do 6 cilindros.

Mas tenho muitas dúvidas relativamente a toda a electrónica existente. No TT com lamas, pós areia e tudo mais não sei se aquilo se aguenta.

Já existem algumas máquinas nacionais com essa motorização.

Estamos a falar de tecnologia diferente, blocos com quase 30 anos dw diferença.

O problema são todos os custos inerentes, a compatibilidade entee caixas de velocidades e caixas de transferência.
Pareço um tolo no meio da ponte.

A solução mais imediata é sem duvida reparar um motor 2500 e junta-lo a todos os meus componentes.

O grande desafio é o 30d...
Tenho tanto trabalho tanto tempo gasto nos meus componentes e sei o que tenho.
Valerá a pena arriscar tudo e mudar para o futuro?

Sei que se optar pelo 2500 num futuro posso-me arrepender.
Mas também sei que se me meter nestas aventuras ninguém me garante que não va ter problemas com turbos injectores borboletas de ar e alguns problemas mais que são conhecidos dos blocos 30....

Humberto Pinto

You must be logged in to see this link.

Edited by - FeniXreBorN on 19 April 2013 12:48:55
Go to Top of Page

Google AdSense

USA
Mountain View

Passarinho
UMMzão

Portugal
3921 Posts

Posted - 19 April 2013 :  16:21:19  Show Profile  Visit Passarinho's Homepage Send Passarinho a Private Message  Reply with Quote
Humberto, tu é que tens a ultima palavra, mas na minha opinião acho que a melhor opção não será essa de aplicares um bloco3.0d.
Tendo em conta as excelentes relações que tens com o Bruno Terrax4, acho que farias melhor investimento se montasses um motor dos que ele vende totalmente recondicionados..

Um motor recondicionado custa 2500€. com um jeitinho talvez fique menos com um deconto de amigo e com o desconto dos perifericos que vais aproveitar do teu..

Sabes que gastas mais 200€ ou 300€ para o por no sitio, mas não gastas mais nada em aplicações, testes, adaptações, medidas,etc.

Sabes que os teus periféricos que tão bem preparados estão vão para lá outra vez, evitando o risco de aplicares um turbo, bomba e emraiagem que não sabes como vem.

O que é que vais fazer com o motor 3.0d que não fazes com o 2.5? acho que nada

O teu carro não vai ir a mais sítios para além daqueles que consegues ir actualmente, vais estar sempre limitado aos 120/130 km/h do UMM, os ganhos de consumos não vão ser notórios, pois estamos a falar de um motor 2.5 sem folgas e todo afinadinho por quem sabe..

Além disso não vais andar sempre com o coração nas mãos com medo que uma centralina entregue as alma ao criador por causa da agua, lama, etc.

Quanto é que te vais custar esse motor 3.0? uns 1500€? Ou talvez mais… Não vem novo, vem usado.. quanto é que vais gastar em aplicações, testes, medidas, etc?? uns 1500€ a correr bem, não? Já vamos em 3000€.. mexer nos periféricos, turbo, bomba, injectores… mais uns 500€? Não te deve ficar a brincadeira por menos de 5000€ para não ficares com uma diferença significativa de utilização em relação aquela que agora tens…

Abraço

Cumprimentos,

Passarinho

geral@pecas-umm.com
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 19 April 2013 :  17:32:55  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Nem mais Passarinho.

Essas são todas as minhas questões.
Eu tenho bomba bosch original UMM injectores bosch etc e tal.

Portanto "apenas" preciso de arranjar um bloco 2.5 turbo completo e trabalha-lo a meu gosto.
O stress é que vou desmontar tudo e vou montar um bicho que pode no limite ficar com 120 cv deve ser dificil espremer mais.

É suficiente claro que sim mas para fazer passeios mais longos a viagem é um bocado saturante.
Ru adoro a condução do Umm o trabalhar dos blocos indenor e principalmente a cara de espanto dos comuns mortais sempre que dou a chave ou sempre que o Umm ultrapassa as dificuldades.

De certeza que já se debateram com esta questão.

Humberto Pinto

Go to Top of Page

alex
UMMzão

Portugal
3239 Posts

Posted - 19 April 2013 :  17:55:18  Show Profile  Click to see alex's MSN Messenger address Send alex a Private Message  Reply with Quote
Antes de mais, dá gosto ver as fotos

Se o teu problema maior é a preparação para viagens maiores, porque não alteras a relação dos eixos para algo mais longo? Creio que o Bruno já fez essa transformação no Brutus e conseguiu um bom compromisso entre TT e estrada. Tenta apostar também num bom isolamento do habitáculo para melhorar o conforto.

Nunca será um X5, mas manterás a fiabilidade e simplicidade.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

Edited by - alex on 19 April 2013 17:57:54
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 19 April 2013 :  19:00:31  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Obrigado Alex,

Antes de mais tenho-me esquecido, Passarinho não sei se vou estar a trabalhar no dia do passeio a Cinfães.
Só mesmo no dia é que consigo saber. No entanto se estiver livre e se as minhas caras metades concordarem o WhiteBoy aparece para ver as tais picadas...
Este ano já me sinto mais confortável para fazer a do ano passado ;) tipo um tira teimas ;) vamos lá ver...

Alex quanto as relações estou super bem com as do atmosférico. São ideais no TT e na estrada também permitem andar.
O meu problema nem é o facto das relações e da falta de velocidade.
Os motores indenor são barulhentos só por si. Independentemente do isolamento e de tudo o resto que possas fazer tem o trabalhar tipico indenor.

Da mesma maneira que os Mercedes 190 tem o trabalhar típico das tuches a bater característico do motor. Adoro sentir esse barulho, conduzi muitos anos um 190 e o barulho deixa saudades, entre outras coisas claro.
Adoro sentir o rugir do indenor.

Sei que não há certezas absolutas, recordo-me de em tempos ter falado com o Aldeia acerca dos motores Indenor, ele estava na mesma situação que eu, na mesma balança.

Não sou um purista da marca que pretende manter tudo original, é bem visível isso na minha máquina.
Mas é um UMM independentemente dos pneus 35 das suspensões alteradas dos interiores cheios de m€rd@s das caixas de direcção nipónicas e tal é sempre um UMM.

Será que nos dias de hoje com a actual evolução das coisas compensa????

Não quero sequer fazer comparações entre a minha carteira e a carteira do Simon van der Velde, da minha máquina com a dele, mas a verdade é que ele corre no LR 110 designado como Elephant à duas épocas com o M57D30.

Vejam aqui a comparação entre um Bowler e o Elephant;

Como digo não pretendo comparar o UMM a isto, não pretendo transformar nada nem aplicar nada de momento.
Estou a pensar alto, a pesar prós e contras.

Fiquei estúpido com a potencia deste Patrol nacional, tem um 30 lá metido:

Mais um:

E existem mais alguns cá em PT.
Não é de todo uma aplicação directa nem fácil.

As nossas caixas devem aguentar com os 180 cv do 30, ou no caso de se ter de fazer uma coisa mais profunda pode ficar a caixa de transferências.

Isto antes de falar das dores de cabeça das legalizações...

Mas temos de ir sonhando ;) é isso que nos faz sentir vivos...

Mais umas fotos de Domingo:

Vamos sonhar alto e elevar a Fasquia a outro nível.
Como falaram de X5, porreiro era tirar motor, caixas e cablagem dum X5 de 2004 pelo menos e montar num UMM.
Isso é que era ;)

Humberto Pinto

Edited by - FeniXreBorN on 19 April 2013 19:07:35
Go to Top of Page

show_time
Mestre

Portugal
6371 Posts

Posted - 19 April 2013 :  23:37:58  Show Profile  Visit show_time's Homepage  Click to see show_time's MSN Messenger address Send show_time a Private Message  Reply with Quote
Boas!

Humberto, em relaçao a alteraçoes eu sou das pessoas mais curiosas e cuscas nesse ramo, adoro andar a inventar e principalmente pesquisar.
O motor do bmw e bom mas e um motor 6 cilindro, vais perder o equilibrio todo do carro assim como com o motor 1w hino ou o 15bft. Este dois ultimos sao motores toyota em que o primeiro e atmosferico e pesado e o segundo turbinado e 375kg.... tas a ver a diferença para o nosso carro.

Dos motores ideais para mim seriam o XUD11ATE que eu tenho um e para me dizerem que não presta vão ter que justificar muito bem porque fiz trial com um UMM longo com esse motor por isso venham de la as criticas e o 1-KZT. Este ultimo é mais pesado que os nossos mas é um excelente compromisso, vez no trial norte, rain forest etc etc grandes preparaçoes desse motor. este motor tem tudo, binario, potencia, elasticidade etc.. é so dares uma voltinha num KZJ95 com um atrelado a puxar um UMM em cima e vez logo do que falamos comparativamente com os nossos XD3TE ou XD2S.

Isto é a minha opiniao para um carro de monte e grandes viagens para ir a passeios como é o teu e o meu cournil! agora se quiseres um carro para passear como a grande maioria da malta e quando vê obstaculos a frente passar ao lado pois ai secalhar até ia era para um motor a gasolina por ser mais silencioso e metia a gas LOL

Nunca te esqueças do equilibrio do bicho... o meu UMM tem diferenças de 50 a 70 kg entre rodas a frente e atras... agra nao consigo precisar nao fogem dos 400 kg andam todas entre os 400 a 500kg..

os nossos motores nao sao dos piores, ainda hoje tive a afinar um RD28T dum patrol e aquilo sim é um cão.. enquanto os nossos com 1.5bar e bosch fazem os gajos ficar a bater mal.

Pensa bem no que vais fazer mas uma coisa digo te... ja tenho ca a caixa do Toyota BJ73 de motor VM para acoplar um dia a um 1-KZT porque é sem duvida a melhor caixa que a toyota tem e aí entro noutra fasquia... tenho muitos km no corpo de KZJ e aquilo é outra loiça...

Os UMM's devido ao equilibrio, à tara etc ultrapassam os obstaculos com um minimo de potencia e isso é das nossas maiores vantagens sendo que nós se tivessemos mais um pouco como é o caso dos motor XUD11 uiiii..... agra com o KZT AIAIAI!!!!

Com isto tudo nao te esqueças que depois tens que ter eixos para segurar as cavalos, Dana 44 em principio sera suficiente dependendo da tua cabeça, e travoes para acalmar as feras!

O meu cournil so anda de peugeot la dentro porque o carcanhol so deu para a caixa ainda mas estou desejando!!!

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984
UMM Alter 2000
21-12-2000
UMM Alter I
25-11-1986
UMM Alter II CD
12-1990

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM
UMM's que já fizeram parte da mobilia:
43-94-PT Alter 2000
OE-50-17 Alter I - JG-22-85 Alter I
JJ-51-53 Cournil - IJ-33-85 Cournil - NL-38-95 Cournil - XX-XX-XX Cournil - NF-XX-XX Cournil
Pronto Socorro GV-61-00 - Cournil
UMM - Uma Minuciosa Manutenção

Edited by - show_time on 19 April 2013 23:44:12
Go to Top of Page

show_time
Mestre

Portugal
6371 Posts

Posted - 19 April 2013 :  23:45:34  Show Profile  Visit show_time's Homepage  Click to see show_time's MSN Messenger address Send show_time a Private Message  Reply with Quote
Boas!

esquecime... dentro dos bons motores ainda tens o cabstar mas esse é o que mais desconheço a nivel de pesos etc... sei que é muito bom, ja nadei varias vezes num GR com esse motor mas nunca me despertou muita a atençao para colocar no UMM e posso estar a pensar errado

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984
UMM Alter 2000
21-12-2000
UMM Alter I
25-11-1986
UMM Alter II CD
12-1990

43-94-PT Alter 2000
JJ-51-53 Cournil - IJ-33-85 Cournil - NL-38-95 Cournil - XX-XX-XX Cournil - NF-XX-XX Cournil
Go to Top of Page

rubenfaustino
UMM

Portugal
1154 Posts

Posted - 20 April 2013 :  00:42:40  Show Profile Send rubenfaustino a Private Message  Reply with Quote
Show time se quiseres ver um UMM com motor Cabstar e eixos Mercedes G e caixa Patrol vem cá acima a Alcobaça .Tenho aqui um vizinho que tem o UMM nesse estado (por acaso está à vanda).Aquilo sopra tanto que de vez em quando ele descuida-se com os bloqueios e degola os semi-eixos .

Alcobaça

ruben.faustino@gmail.com
Go to Top of Page

show_time
Mestre

Portugal
6371 Posts

Posted - 20 April 2013 :  02:02:28  Show Profile  Visit show_time's Homepage  Click to see show_time's MSN Messenger address Send show_time a Private Message  Reply with Quote
Boas!

O motor cabstar aqui em baixo nos GR's demonstra ter muita vitamina, o unico aspecto que nao estou por dentro é a rotaçao maxima e o peso dos mesmos que poderá ser algo negativo nos UMM's caso a red line seja muito curta e usemos os eixos 5.38 e se usarmos capota de lona e tivermos uma rocha a frente estamos tramados!

O motor tem provas dadas que é bom sim senhor e gostava de o ver num UMM a rolar, nao tens uns videos desse jipe ??? o Markilhas tem esse motor e o nando no verdocas que agora é preto tambem mas nunca vi num jipe "citadino"

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984
UMM Alter 2000
21-12-2000
UMM Alter I
25-11-1986
UMM Alter II CD
12-1990

43-94-PT Alter 2000
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 20 April 2013 :  12:40:43  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Mauro estamos a falar de coisas mt distintas.

Tu falas de motores com bomba mecanica sem electrónica quase nenhuma.
Funciona tudo directo.

Gostava de saber ao certo quanto pesa um Xd3te para poder comparar com um 30 com o bloco em aluminio.
O motor tinha de ficar ficar no mesmo local bastante recuado de modo a mantermos a tal distribuição de peso ideal.

Entre montar um 2500 todo refeito com os meus periféricos directos ou montar outro motor Peugeot prefiro não arriacar e manter a base indenor com tantas provas dadas.

Temos por ai 2500 trabalhados pelo TerraX4 que deixam mts queixos caidos como referiu o Passarinho.

Agr eu estou a falar noutra guerra...

Todos sabem que eu detesto as difilculdades e até gosto de passar nas alternativas. ..
Ja me conheces Mauro nem devias ter dado essa ideia. Até fiquei sentido contigo ;)

Toma lá umas alternativas...

AbraçUMM

Humberto Pinto

Go to Top of Page

show_time
Mestre

Portugal
6371 Posts

Posted - 20 April 2013 :  13:16:53  Show Profile  Visit show_time's Homepage  Click to see show_time's MSN Messenger address Send show_time a Private Message  Reply with Quote
Boas!

Humberto eu frisei que o teu carro era de monte e nao de passeios de fotografia repara bem:
"Isto é a minha opiniao para um carro de monte e grandes viagens para ir a passeios como é o teu e o meu cournil! agora se quiseres um carro para passear como a grande maioria da malta e quando vê obstaculos a frente passar ao lado pois ai secalhar até ia era para um motor a gasolina por ser mais silencioso e metia a gas LOL "

eu escrevi tanto que deve ter passado ao lado secalhar a primeira parte desse paragrafo.

o 30 para ficar recuado terias que ficar com a chapa da sofagem metida ainda mais para dentro e secalhar a manete das mudanças muito atras fazendo secalhar algum desconforto e tambem ruido por teres o motor quase ao lado dos ouvidos.

na minha opiniao para um bicho de monte no UMM um 6 cilindros secalhar nao e o ideal. o peso do motor do UMM sao cerca de 220kg. sei que um motor turbo completo com radiador agua, caixa de velc e transferencias, intercooler, radiador de oleo etc etc uma vez enviei um e foram 380kg. (nao me lembro se ia mais alguma coisa na palete)

é uma questao de tentares descobrir o peso do motor e da caixa.
Achas uma boa ideia usares a caixa de transferencias do UMM? as correntes ja dao o berro as vezes nao seria melhor uma caixa so de carretos?

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984
UMM Alter 2000
21-12-2000
UMM Alter I
25-11-1986
UMM Alter II CD
12-1990

43-94-PT Alter 2000
Go to Top of Page

Aldeia
Moderator

Portugal
5702 Posts

Posted - 20 April 2013 :  20:00:13  Show Profile Send Aldeia a Private Message  Reply with Quote
É verdade, eu também tenho mesmo "problema", se bem que eu quero o longo para fazer expedições, muitos km e até turismo pois de futuro quero comprar uma caravana.

O meu 2300 TD é barulhento e lento, mas um poço de força. Brevemente vai levar as relações longas para minimizar esse problema. Outra questão são as pequenas "avariazinhas" que tenho tido. Quando era só eu e a Gaby, tubo bem, mas agora ficar na estrada com os miudos... É um stress. E já tenho tido tantas avariazinhas que, confesso, perdi a confiança no material.

A minha duvida anda em manter o indenor, mas em 2500 td, aplicar o 2.1 td ou chatear-me a sério e aplicar o motor e caixas de um Daihatsu Rocky/Fourtrack 2.8 td.

O motor BMW 3.0 é um bicho brutal, acho-o demasiado violento para a restante mecânica UMM. Mas gostava de ver o resultado.....

UMM abraçUMM

j.aldeia

Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 22 April 2013 :  20:39:00  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Hora bem pessoal, vamos lá baralhar as ideias...

Os motores 30 são em tudo muito idênticos aos 25 que a UMM montou.
Dimensões pesos etc e tal. A grande diferença passa-se na diferença de cilindrada.
Gostava de saber a opinião de quem possui UMM com os motores do 525 para saber as diferenças em tt e depois em estrada. Estamos a falar das diferenças entre um indenor 2.5 td e um bmw 25.

Aldeia discordo na parte da violência, não é pelo facto de teres mais cvs disponíveis que vais andar sempre a partir.
Nós, ja tive oportunidade de te ver n xs no monte a conduzir e vi o tipo de condução que fazes, andamos ao nosso ritmo e só carregamos quando necessário.
Ou seja apenas temos de continuar a usar o bom senso na condução.
O que noto agora é que "tenho" de andar n xs a esticar as rotações para aguenta os 35.

Tenho de antes de fazer suposições ir ao IMTT saber se eventualmente é possivel legalizar o motor Bmw.
Se a resposta for negativa nem vale a pena continuar... o WhiteBoy tem de andar legal...

AbraçUMM

Humberto Pinto

Go to Top of Page

ultimate mountain machine
UMM

Portugal
665 Posts

Posted - 22 April 2013 :  22:43:41  Show Profile  Visit ultimate mountain machine's Homepage Send ultimate mountain machine a Private Message  Reply with Quote
Substituição do Motor

A substituição do motor de um veículo deve ser efectuada de forma a ser assegurada a compatibilidade do novo motor com o veículo em termos de segurança e protecção do ambiente. Documentos O pedido deve ser apresentado junto dos Serviços Regionais e Distritais do IMTT, sendo a eventual inspecção ao veículo efectuada por estes Serviços. Consoante as situações, deve ser acompanhado dos respectivos documentos. Sem alteração das características técnicas (por motor igual ao de origem)•Formulário Modelo 9 IMTT (a entregar no Serviço Regional do IMTT da área de residência do requerente);
•Documento comprovativo da origem e propriedade do motor;
•Termo de Responsabilidade pela montagem do motor;
•Termo de Compatibilidade passado pelo representante da marca, onde constem as características técnicas do motor e sua compatibilidade com o veículo);
•Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula);
•Documento de identificação do requerente (ou fotocópia).
Taxa: € 50,00 Com alteração das características técnicas•Formulário Modelo 9 IMTT (a entregar no Serviço Regional do IMTT da área de residência do requerente);
•Documento comprovativo da origem e propriedade do motor;
•Termo de Responsabilidade pela montagem do motor;
•Termo de Compatibilidade passado pelo representante da marca, onde constem as características técnicas do motor e sua compatibilidade com o veículo);
•Documento alfandegário (DAV) comprovativo da regularização do imposto devido (só aplicável nos automóveis ligeiros quando se verifique um aumento de cilindrada, das emissões de CO2, bem como das emissões de partículas);
•Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula);
•Documento de identificação do requerente (ou fotocópia).
Taxa: € 165,00

Ultimate Mountain Machine

Edited by - ultimate mountain machine on 22 April 2013 22:47:16
Go to Top of Page

FeniXreBorN
UMM

Portugal
899 Posts

Posted - 22 April 2013 :  22:55:46  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Obrigado David,

Ja andei a ler as informações. O que me chateia é saber se a UMM me pode ou nao passar a declaração.
Se alterar para um 25 será que vou pGar mais imposto???
Será que o Xd3te é menos poluente que um 25???

São estas algumas das minhas questões. ..

Obrigado pela partilha

Humberto Pinto

Go to Top of Page
Page: of 60 Previous Topic Topic Next Topic  
Previous Page | Next Page
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Jump To:
ForUMM © © 2000 - 2010 ForumCo.com Go To Top Of Page
This page was generated in 0.31 seconds. Powered By: ForumCo v3.4.05
RSS Feed 1 RSS Feed 2