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JummP
UMM



Portugal
1532 Posts

Posted - 23 October 2012 :  12:56:13  Show Profile Send JummP a Private Message  Reply with Quote
grande sarilho Humberto

ainda bem que tinhas malta experiente para ajudar
belas fotos


Jorge Portela
Póvoa de Varzim
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FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 24 October 2012 :  13:02:45  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Tenho mesmo de agradecer a ajuda da malta.

Desta vez fui eu, para a próxima serão outros.

Entretanto vou deixar fotos de um manómetro muito especial que montei no UMM.



os diferentes ecras




Este manómetro provem da aviação e permite visualizar as seguintes informações:

Quatro entradas para temperatura de gases de escape ou temperatura de cilindros, estas temperaturas são medidas através de pirometros ou sondas k.

Uma temperatura de agua ou óleo,

Uma entrada para uma sonda de pressão tipo vdo

Um voltímetro

Um conta rotações

Em todas as leituras podemos programar um alarme para um max ou mínimo.
O manómetro faz também registos de valores máximos.

Estas leituras todas numa máquina pequenina que entra num furo de 58mm.

Como tenho umas ideias em mente precisava de saber ao certo as temperaturas a que o intercooler trabalha. Como ele está montado sobre o motor e muita gente diz que ali o intercooler não faz nada eu resolvi arranjar forma de conseguir obter leituras certas e não suposições.

Para já só tenho ligado um pirometro à saída do turbo 100 mm após o Turbo, tenho também ligado um pirometro ligado após o intercooler para saber a que temperatura entra o ar no motor.

Tenho depois ligado o voltímetro e o conta rotações.

Isto é só para abrir o apetite, as fotos foram tiradas com o telemóvel e não fazem jus à realidade.


Humberto Pinto

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FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 24 October 2012 :  13:15:13  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Para que mais um manómetro com tantas informações e tantas merd@s?

Como vocês sabem os aviões dependem por completo dos motores para voar, logo possuem mil e uma leituras diferentes.
O que eu pretendo é conseguir ajustar a minha condução à minha máquina.

Prefiro ter informações claras do que se passa no motor tendo em conta que não tenho ouvido ainda para conseguir distinguir verdadeiramente o que se passa.
Antes de mexer em intercooler e fazer alterações e andar atrás dos gambuzinos e saber só através de velocidade ou do comportamento se fica melhor assim ou ao sol resolvi começar a trabalhar com base em leituras certas.

Informações que recolhi para já:

Temperatura máxima dos gases de escape: 617º
Temperatura máxima de entrada de ar no motor sem a ventoinha do intercooler ligada: 68º
Diferença da ventoinha ligada ou desligada: na ordem do 13 a 15º

Estes valores foram verificados tanto de dia como de noite.
Vou assim que possível montar um pirometro na entrada do intercooler para saber em concreto se ele cumpre a função e quantificar ao certo o trabalho do intercooler naquela posição.

Em suma além do manómetro mandei vir também uma sonda de pressão VDO, uma sonda de temperatura e três pirometros.

Como não tenho experiência em mecânica automóvel e não consigo distinguir como a maioria dos mecânicos através do som os sintomas do motor tenho de me adaptar ;)

Além disso este UMM já esta habituado à aeronáutica.
O antigo dono "Carlos Sequeira" conhece muito bem este tipo de tecnologia ;)


Humberto Pinto

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Edited by - FeniXreBorN on 24 October 2012 13:35:33
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Alex Granhao
UMM



Portugal
333 Posts

Posted - 24 October 2012 :  13:42:08  Show Profile Send Alex Granhao a Private Message  Reply with Quote
Isso é que é! Só lhe falta mesmo as asas!
Abraço
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Sergio_F
UMM



Portugal
243 Posts

Posted - 24 October 2012 :  15:45:38  Show Profile Send Sergio_F a Private Message  Reply with Quote
parabens , muito fixe mesmo..
abacUMM
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ultimate mountain machine
UMM



Portugal
665 Posts

Posted - 24 October 2012 :  19:21:29  Show Profile  Visit ultimate mountain machine's Homepage Send ultimate mountain machine a Private Message  Reply with Quote
Ora aí está um precioso instrumento para podermos prevenir casos sobre-aquecimento, muitas vezes a temperatura de escape é ignorada por muitos de nós epor vezes em vez de aplicarmos manómetros de pressão do turbo deveriamos aplicar um manometro EGT, para quem quiser há vários manometros analogicos a bom preço e faceis de aplicar, aquifica um exemplo...
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E um pequeno esclarecimento do forum autohoje...
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Parabéns pelos up-grades que tens feito na tua máquina Humberto.







Ultimate Mountain Machine
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kingstar
UMM



Portugal
1987 Posts

Posted - 24 October 2012 :  21:06:55  Show Profile Send kingstar a Private Message  Reply with Quote
Boas!Parabéns pelas adaptaçõe s que tens no UMM.
2 achegas apenas:
- existem nas mãos de quem sabemos aparelhos de medição que detectam emissões dos detectores de radar. Cuidado com isso ! Depois há que ter a atenção que se o modelo do radio não estiver homologado pelo ICP podes um dia ter problemas com alguém que sabe da história.
- por último : quando vieres para estes lados, dá um toque que arranjo-te um clips porreiros para evitares esses parafusos todos no tablier.Tipo isto: You must be logged in to see this link.

Boa sorte com a máquina.



UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM - É um...!!! UMM !!!
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RuiFox
UMM



Portugal
524 Posts

Posted - 24 October 2012 :  23:56:56  Show Profile Send RuiFox a Private Message  Reply with Quote

Boas Humberto,

Quando for grande quero ter um UMM tão equipado como o teu ...

Realmente tu não paras, é cursos intensivos de TT, técnicas de condução em situações difíceis e depois fotos de paisagens maravilhosas do nosso Portugal que nos convidam a visitar e conhecer.

Comento os teus upgrades, pois vão muito de encontro ao que eu também gosto no UMM e da preocupação que partilho em ter um carro preparado e cuidado para todos os terrenos sem descurar a fiabilidade...

Parabéns mais uma vez e continua o excelente tratamento do teu UMM.

Abraço


cUMMprimentos
FoxUMM
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mambo
UMMzito



Portugal
73 Posts

Posted - 25 October 2012 :  03:12:37  Show Profile Send mambo a Private Message  Reply with Quote
Muito bem estou a gostar do cruzamento de eixos.

AbraçUMM
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mambo
UMMzito



Portugal
73 Posts

Posted - 25 October 2012 :  03:20:58  Show Profile Send mambo a Private Message  Reply with Quote
Estou a gostar desses cruzamentos de eixos!Mas o Instrumento aeronático,está aí que nem um "ESTALO"Nessa consola,que "consola" qualquer UMM!

AbraçUMM

C.S.mambo
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eunema
UMM



Portugal
1531 Posts

Posted - 25 October 2012 :  10:37:48  Show Profile Send eunema a Private Message  Reply with Quote
É só aventuras

Não há maus caminhos que te parem


Esboço um orgulhoso sorriso por cada imperfeição do restauro do eunema.

Cumprimentos
Hernani
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FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 26 October 2012 :  13:18:16  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Obrigado Tony, por partilhares as fotos





Na altura não sabia, mas o Artur também ajudou quando tive de fazer inversão de marcha.



Mais uma vez um grande obrigado à malta.

Vai????????? não vai???????????


Touch Time



Aqui é bem visível o cruzamento de eixos


Até o UMM chorou com medo ;)





Humberto Pinto

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FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 08 November 2012 :  12:53:13  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Kingstar, eu sei que há aparelhos que dectetam que eu tenho o svisador.

Na carrinha tenho um botão ao lado do cinzeiro que me permite ligar ou desligar.

Sempre que há um radar eu desligo, nas operações Stop o mesmo. Deste modo não estou tão sujeito. Os fixos andam sempre ligados ;)

Quanto ao Cb o meu está homolgado em Portugal portanto posso "usar" na boa.

Entretanto este Domingo fomos dar uma volta, vou deixar umas fotos...

O Grupo


A semana passada fui eu, desta vez tive de ajudar um amigo ;) em São Pedro de Rates















Humberto Pinto

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FeniXreBorN
UMM



Portugal
899 Posts

Posted - 08 November 2012 :  13:46:11  Show Profile  Visit FeniXreBorN's Homepage Send FeniXreBorN a Private Message  Reply with Quote
Chegamos a casa neste estado;



Depois como não podia deixar tanta lama no UMM foi toda a tarde a lavar,
Por fora, por dentro agora até brilha ;)





Como já andava a magicar à muito tempo, eu e o Bruno aka TerraX4 monta-mos um sistema que me permite encher e esvaziar os pneus à pressão que eu pretenda.

Ou seja cada cava de rodas tem uma mangueira destas,





Está tudo ligado a uma electrovalvula e sempre que eu pretenda esvaziar até determinada pressão basta ligar as 4 mangueiras às rodas e carregar num botão que começa o circuito a esvaziar.
Depois quando chega à pressão pretendida este pressoestato fecha a electrovalvula.



Este pressoestato está sempre ligado ao deposito de ar de modo a eu saber que pressão é que está no deposito.
Este sistema permite-me encher e esvaziar os 4 pneus ao mesmo tempo ficando os 4 à mesma pressão.
Não tenho de estar a medir com o pesa ar e a encher ou esvaziar roda a roda.

Ficam uns videos:
Aqui podemos ver o compressor a encher os 4 pneus, depois parei o compressor para mostrar os menus do pressoestato.

Escolhi o canal B, o primeiro toque da-nos a informação das unidades, o segundo toque o tipo de funcionamento do pressoestato se abre com uma leitura ou com duas, na leitura SP (swinching point) escolhemos a pressão que queremos e na leitura HY definimos o intervalo de leituras em microsegundos.

Só foi para verem todas as capacidades do pressoestato.
Depois de definida a pressão só temos de carregar num botão para esvaziar.



Tinha definido parar de esvaziar a 1 bar, assim que chegou a 0,99 bar parou ;)

Aqui fica uma visão geral do kit montado ;)




Humberto Pinto

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volino
UMM



Portugal
1363 Posts

Posted - 08 November 2012 :  15:00:59  Show Profile  Visit volino's Homepage  Click to see volino's MSN Messenger address Send volino a Private Message  Reply with Quote
é sempre um prazer vir dar uma espreitadela a este tópico .....


FENOMENAL

Tiago Fonseca


Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...


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