ForUMM
ForUMM
Home | Profile | Register | Active Topics | Active Polls | Members | Private Messages | Search | FAQ
Username:
Password:
Save Password
Forgot your Password?

WARNING: This forum contains adult content and is in violation of the Terms of Service.
Advertising has been disabled.

All Forums
 Departamento técnico
 Diferenciais e transmissões
 Rótula de suspensão
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Next Page
Author Previous Topic Topic Next Topic
Page: of 2

bfonseca
Iniciado

11 Posts

Posted - 13 April 2012 :  12:21:20  Show Profile Send bfonseca a Private Message  Reply with Quote
Não sei se será aqui o local para colocar esta questão, mas uma vez que já foi abordada esta questão neste tema, aqui vai:

Penso que a rótula de suspensão está a dar as últimas. Levanta-se a maquina com o macado, abana-se o pneu e ouve-se um "toke toke". O barulho e a folga estão identificadas como sendo entre a rótula e o forquilha interior(não sei se é assim que se chama).

A questão é: como retirar as rótulas? Sei que já existem tópicos a falar disto bem como se desmontam os cubos, discos, etc:

You must be logged in to see this link.

No entanto, não encontrei nenhum tópico que chegue a falar da substituição das rótulas.

-É necessário tirar a forquilha exterior inteira para substituir as rótulas? Ou consigo substituir apenas a superior com ela no lugar? Parece-me que as cruzetas não vão deixar trabalhar bem e retirar as rótulas.

-As rótulas são retiradas e colocadas à pressão? Que tipo de ferramente costumam usar?

Uns bonecos para melhor perceberem:

Desde já agradeço qualquer eventual ajuda.

Edited by - bfonseca on 13 April 2012 13:06:43

Google AdSense

USA
Mountain View

toz
UMM

Portugal
2175 Posts

Posted - 13 April 2012 :  12:46:09  Show Profile  Visit toz's Homepage Send toz a Private Message  Reply with Quote
Boa tarde.
É preciso tirar tudo até tirar o semi-eixo. Depois é desapertar as duas porcas das rótulas e os freios e tirar as rótulas com uma prensa e colocar outras novas de igual modo. Não te esqueças de limpar bem o sitio onde se colocam as rótulas para ficarem bem no sítio. E não te esqueças dos freios.

Boa sorte.

Cumprimentos.
Tozé.

Sócio nº 3

Deus é bom, mas o vinho...
Go to Top of Page

bfonseca
Iniciado

11 Posts

Posted - 13 April 2012 :  13:11:32  Show Profile Send bfonseca a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by toz

Boa tarde.
É preciso tirar tudo até tirar o semi-eixo. Depois é desapertar as duas porcas das rótulas e os freios e tirar as rótulas com uma prensa e colocar outras novas de igual modo. Não te esqueças de limpar bem o sitio onde se colocam as rótulas para ficarem bem no sítio. E não te esqueças dos freios.

Boa sorte.

Obrigado!!! Já vi que há muito trabalhinho para fazer! Já agora, como se tira o semi-eixo? Só encontrei um topico com a manga de eixo.
Estou com problemas com o "search", parece que não está a funcionar ou será só a mim?!

Edited by - bfonseca on 13 April 2012 13:13:18
Go to Top of Page

Benjamim
UMM

Portugal
1007 Posts

Posted - 13 April 2012 :  13:22:35  Show Profile  Click to see Benjamim's MSN Messenger address Send Benjamim a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by bfonseca

quote:
Originally posted by toz

Boa tarde.

Boa sorte.

Obrigado!!! Já vi que há muito trabalhinho para fazer! Já agora, como se tira o semi-eixo? Só encontrei um topico com a manga de eixo.
Estou com problemas com o "search", parece que não está a funcionar ou será só a mim?!

Usa o Google. Na caixa de psquisa do Google usa:
[termo que queres procurar] site:forumm.forumco.com
se existir no ForUMM, vai aparecer nos resultados do Google! :p

cUMMprimentos
Benjamim

Go to Top of Page

toz
UMM

Portugal
2175 Posts

Posted - 13 April 2012 :  14:04:29  Show Profile  Visit toz's Homepage Send toz a Private Message  Reply with Quote
Boas!
Tens que fazer a história da manga de eixo e depois continuas. Tiras o semi-eixo e desapertas as porcas e freios e depois prensa e depois... já estou a repetir-me :)

Não sei de onde és, mas se precisares de ajuda, apita.

Boa sorte.

Cumprimentos.
Tozé.

Sócio nº 3

Go to Top of Page

JSousa
UMM

Portugal
451 Posts

Posted - 13 April 2012 :  14:14:58  Show Profile Send JSousa a Private Message  Reply with Quote
Boas
um conselho: pelo trabalho que dá, substitui as duas e ficas descansado, senão vais ter trabalho a dobrar sujeito a estragar a mais recente.
No verão substitui a superior e agora tive que substituir a inferior, na altura quis poupar dinheiro e bem me arrependi.
AbraçUMMs

JSousa

Edited by - JSousa on 13 April 2012 14:15:52
Go to Top of Page

bfonseca
Iniciado

11 Posts

Posted - 13 April 2012 :  15:26:53  Show Profile Send bfonseca a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by toz

Boas!
Tens que fazer a história da manga de eixo e depois continuas. Tiras o semi-eixo e desapertas as porcas e freios e depois prensa e depois... já estou a repetir-me :)

Não sei de onde és, mas se precisares de ajuda, apita.

Boa sorte.

Quando te referes a prensa, referes-te a uma coisa tipo os grampos de carpinteiro mas mais robusto?

Sou da Costa da Caparica, a maquina não é minha! Eu já sou a ajuda (espero eu)! Obrigado na mesma!
Go to Top of Page

bfonseca
Iniciado

11 Posts

Posted - 13 April 2012 :  15:36:13  Show Profile Send bfonseca a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by Benjamim

quote:
Originally posted by bfonseca

quote:
Originally posted by toz

Boa tarde.

Boa sorte.

Usa o Google. Na caixa de psquisa do Google usa:
[termo que queres procurar] site:forumm.forumco.com
se existir no ForUMM, vai aparecer nos resultados do Google! :p

AH!! Assim, sim! Agora já não tenho desculpa!
Obrigado
Go to Top of Page

toz
UMM

Portugal
2175 Posts

Posted - 13 April 2012 :  16:00:23  Show Profile  Visit toz's Homepage Send toz a Private Message  Reply with Quote
Boas!

Não, prensa é isto:

Cumprimentos.
Tozé.

Sócio nº 3

Go to Top of Page

bfonseca
Iniciado

11 Posts

Posted - 13 April 2012 :  16:15:27  Show Profile Send bfonseca a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by toz

Boas!

Não, prensa é isto:

Cumprimentos.
Tozé.

Sócio nº 3

Ah, assim sendo, isso arranja-se!
Obrigado mais uma vez!
Go to Top of Page

Passarinho
UMMzão

Portugal
3918 Posts

Posted - 13 April 2012 :  19:53:10  Show Profile  Visit Passarinho's Homepage Send Passarinho a Private Message  Reply with Quote
Fonseca,

para tirares a peça que une as rotulas ao eixo não precisas de levar á prensa, apenas precisas de a lever depois de "descolada" do eixo.

basta dares umas pancadas na mesma que acaba por saltar fora.

Corrigi o teu desenho, pois tinhas a ordem do mesmo invertido, e assinalei-te com uma seta amarela onde tens que "martelar" até sair fora. depois essa peça é que vai á prensa.

espero ter ajudado.

Cumprimentos,

Passarinho

Go to Top of Page

bfonseca
Iniciado

11 Posts

Posted - 21 April 2012 :  01:20:23  Show Profile Send bfonseca a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by Passarinho

Fonseca,

para tirares a peça que une as rotulas ao eixo não precisas de levar á prensa, apenas precisas de a lever depois de "descolada" do eixo.

basta dares umas pancadas na mesma que acaba por saltar fora.

Corrigi o teu desenho, pois tinhas a ordem do mesmo invertido, e assinalei-te com uma seta amarela onde tens que "martelar" até sair fora. depois essa peça é que vai á prensa.

espero ter ajudado.

Cumprimentos,

Passarinho

Correcto! É isso mesmo!
Go to Top of Page

Fante
UMM

Portugal
1123 Posts

Posted - 13 May 2016 :  01:03:02  Show Profile  Click to see Fante's MSN Messenger address Send Fante a Private Message  Reply with Quote
Estive a substituir as rótulas mas a rótula superior (bico massa) está a bater no semi-eixo. Das duas uma, ou apertei muito a rótula ou a rótula superior não leva freio. Alguém confirma se a rótula superior leva freio? Está a acontecer nos dois lados.

Carripana on the way ...
Go to Top of Page

Delgado
UMM

Portugal
856 Posts

Posted - 13 May 2016 :  18:02:26  Show Profile Send Delgado a Private Message  Reply with Quote
Boas,

As rótulas originais não têm bico de massa...

cUMMps,

Delgado
Go to Top of Page

UMMAIA
UMM

Portugal
1755 Posts

Posted - 13 May 2016 :  18:53:35  Show Profile  Visit UMMAIA's Homepage Send UMMAIA a Private Message  Reply with Quote

quote:
Originally posted by Delgado

Boas,

As rótulas originais não têm bico de massa...

cUMMps,

Delgado

Infelizmente....

ummonline4x4@outlook.pt
Facebook - You must be logged in to see this link.
Go to Top of Page

Fante
UMM

Portugal
1123 Posts

Posted - 13 May 2016 :  18:59:24  Show Profile  Click to see Fante's MSN Messenger address Send Fante a Private Message  Reply with Quote
Mas as que lá estavam tinham bico e cabiam, a solução passará por colocar um parafuso no lugar do bico? Ou levantar mais a rótula superior retirando o freio? Quanto à porca roscada, segundo o o manual técnico tem que ser apertada a 11mkg se não estou em erro mas no meu caso fica bem funda. será mesmo assim?

Carripana on the way ...

Edited by - Fante on 13 May 2016 19:46:09
Go to Top of Page
Page: of 2 Previous Topic Topic Next Topic  
Next Page
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Jump To:
ForUMM © © 2000 - 2010 ForumCo.com Go To Top Of Page
This page was generated in 0.45 seconds. Powered By: ForumCo v3.4.05
RSS Feed 1 RSS Feed 2