ForUMM
ForUMM
Home | Profile | Register | Active Topics | Active Polls | Members | Private Messages | Search | FAQ
Username:
Password:
Save Password
Forgot your Password?

WARNING: This forum contains adult content and is in violation of the Terms of Service.
Advertising has been disabled.

All Forums
 Departamento técnico
 Electricidade
 DIY - Instalar aviso luzes ligadas
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Next Page
Author Previous Topic Topic Next Topic
Page: of 2

Júlio
UMMzito

Portugal
100 Posts

Posted - 22 November 2011 :  17:24:32  Show Profile Send Júlio a Private Message  Reply with Quote
Boas Pessoal,

Pois há algum tempo que o meu Alter, de quando em vez, me pregava umas partidas e enquanto eu trabalhava ele ia deixando escapulir-se a energia que eu tinha deixado alojada na bateria, rua abaixo. Como consequência, a Câmara Municipal agradeceu a preocupação em deixar a rua iluminada durante o dia, e o Júlio teve de empurrar o UMM algumas vezes.
Certo de que estas situações até são familiares à maioria dos condutores de UMMs (e de outras viaturas mais ou menos clássicas) e cuja resolução não ultrapassa o orçamento de um cerveja e o tempo de beber umas 6 aqui deixo o relato deste up-grade, que se calhar até já existe, que não levou mais de meia hora e que nunca mais me deixou esquecer de desligar as luzes à saída do UMM.

Este foi o resultado:

Material:
Aviso sonoro específico (este custou 1euro numa grande superfície mas qualquer outro buzzer que não toque demasiado alto serve)
Busca-pólos 12V (uma Lâmpada auto, um voltímetro, um multímetro, etc.;
Terminal eléctrico “fêmea”;
Ligador rápido ou fita isoladora;
Chave parafusos;

1.Desligar a bateria e começar por retirar o interruptor que faz a luz do plafonier central acender sempre que abrimos uma porta (há um de cada lado do tablier, escolhi o do lado do condutor por uma questão de proximidade com a linha de mínimos).
Especial atenção à porca/fêmea que segura o interruptor por dentro, a minha caiu e escondeu-se no interior do UMM, mostrando-se arrependida, uns dias depois lá apareceu…

2. Desconectar os terminais do interruptor para se trabalhar mais à vontade.

3. Retirar o interruptor de emergência/4 piscas e começar a passar os fios do Buzzer para o orifício onde se encontrava o interruptor da porta.

4. Cravar o terminal eléctrico “fêmea” na extremidade do fio preto (ou não vermelho) não esquecendo o pormenor de passar primeiro a protecção de plástico ou borracha (caso o terminal não possua já incorporado) ou um pouco de manga termoretráctil;

5. Acoplar o terminal no interruptor (se forem iguais aos meus/da foto possuem 2 terminais “macho”, num deles encontrava-se já o terminal da linha que acende as luzes do tecto sempre que se abre a porta (fio amarelo e verde no meu caso) no terminal que estava livre encaixa-se o terminal “fêmea” que cravamos no fio preto (-) do Buzzer.

6. Desapertar o plástico que cobre a coluna da direcção por baixo, ligar os mínimos e com o busca pólos 12V ligado à massa da viatura ( até pode ser ao fio preto com terminal eléctrico em anel) procurar nas fichas da manete/comutador de luzes os fios com energia, desligar as mínimos na manete/comutador de forma a isolar a linha de mínimos da outras linhas com corrente simultânea. No meu caso (Alter II de 1992) é o fio branco identificado na figura.

7. Voltar a apertar o interruptor da porta no orifício original, tendo o cuidado de ligar o terminal em anel (fio preto da foto) antes da anilha e da porca que segura o interruptor por dentro do tablier.

8. Com um ligador rápido unir o fio vermelho do Buzzer (+) à linha de mínimos (fio branco identificado, neste caso) ou fazer uma emenda, soldar e cobrir com fita isoladora.
Escolher um local em que o som do Buzzer não fique demasiado abafado (no UMM não é nada difícil) e coloca-lo no sítio através de fita de dupla face (este já trazia) pois é um elemento leve (não esquecer de desengordurar bem o local onde colar) ou através de umas abraçadeiras de fivela.

Espero que possa ser útil a alguém.

AbraçUMMs, Júlio.

Google AdSense

USA
Mountain View

Aldeia
Moderator

Portugal
5675 Posts

Posted - 22 November 2011 :  17:44:42  Show Profile Send Aldeia a Private Message  Reply with Quote
Excelente tópico Julio. Agora só falta descobrir como se pode fazer isso nos UMM's que não têm esses interruptores nas portas.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Go to Top of Page

bruno-991
UMM

Portugal
1591 Posts

Posted - 22 November 2011 :  18:16:30  Show Profile  Send bruno-991 an ICQ Message  Click to see bruno-991's MSN Messenger address Send bruno-991 a Private Message  Reply with Quote
com um rele ligado á chave de ignição,
quando desligas a chave o rele volta a fechar o circuito que esta ligado ás luzes e ao buzzer.

Já instalei alguns nos tractores agricultas como aquilo é descompressor lá ficava a chave ligada e liguei o buzzer na luz de óleo, juntou-se o útil ao agradável.
É mole mas sobe.

Edited by - bruno-991 on 22 November 2011 18:22:58
Go to Top of Page

celsoumm
UMM

Portugal
815 Posts

Posted - 22 November 2011 :  19:33:08  Show Profile Send celsoumm a Private Message  Reply with Quote
é contrui um para por no meu bicho mas ainda nao tive tempo de o colocar, tem regolador de som e tudo

"Tenta deixar um umm, melhor do que encontras-te"
Celso Amilcar
Braga/Vila Verde
Go to Top of Page

ravediver
UMM

551 Posts

Posted - 22 November 2011 :  20:54:20  Show Profile Send ravediver a Private Message  Reply with Quote
boa ideia! Já tive que empurrar o Cournil algumas vezes à conta disso, e é um pouco pesado, acreditem!
(por agora vou estando safo com a minha vizinha-buzzer que volta e meia me toca à porta a dizer que tenho as luzes acesas, mas vou considerar a instalação de um destes...)

Go to Top of Page

Dias
UMM

Portugal
2113 Posts

Posted - 22 November 2011 :  20:54:57  Show Profile Send Dias a Private Message  Reply with Quote
Excelente partilha.
Na minha Princezinha (autocaravana) também tinha esse problema, de dia esquecia-me de desligar as luzes, optei por fazer/aplicar o mesmo sistema.

Aldeia
Quanto á tua questão, basta aplicar apenas um interruptor de pressão do lado do condutor, da mesma forma como está aqui aplicado.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

You must be logged in to see this link.

Go to Top of Page

Júlio
UMMzito

Portugal
100 Posts

Posted - 23 November 2011 :  09:07:44  Show Profile Send Júlio a Private Message  Reply with Quote
Boas,

Ainda bem que pude ser útil :-)

Aldeia:
Podes fazer exactamente como o Bruno-991 disse, ou então aproveitas a oportunidade e para que a mini não fique a meio, instalas um (ou 2) interruptores destes, fica mais original, e sempre que abrires as portas tens luz...

Se as vizinhas forem boas, esqueçam lá o tópico e façam como o ravediver tem vindo a fazer (eu só instalei o buzzer porque a D. Alcina -minha vizinha- já tem quase 90 anos lol)

Celsoumm:
este fim de semana fui instalar uns sensores de estacionamento a um Audi A3 num stand e o dono não queria com visor, apenas buzzer, reparei que o buzzer que vinha naquele kit de sensores de estacionamento também tinha regulador de intensidade, e recordei-me deste up-grade, este pequeno serve e o barulho até não é irritante, mas até um buzzer um pouco maior dava, se tivesse regulação ainda melhor....

AbraçUMM
Go to Top of Page

celsoumm
UMM

Portugal
815 Posts

Posted - 23 November 2011 :  11:06:20  Show Profile Send celsoumm a Private Message  Reply with Quote
lol a barulho ate comvem ser irritante, que assim apagas mesmo as luzes lol

"Tenta deixar um umm, melhor do que encontras-te"
Celso Amilcar
Braga/Vila Verde
Go to Top of Page

Dias
UMM

Portugal
2113 Posts

Posted - 24 November 2011 :  10:22:59  Show Profile Send Dias a Private Message  Reply with Quote
Download da aplicação/adaptação.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

Go to Top of Page

MarioMachado
UMMzão

Switzerland
4130 Posts

Posted - 24 November 2011 :  10:56:24  Show Profile Send MarioMachado a Private Message  Reply with Quote

Excelente partilha.

Um pouco à semelhança do que já aconteceu a muitos proprietarios de UMM também já me calhou na rifa ter de andar a "angariar" pessoas suficientes para me ajudarem a empurar o meu UMM...

Na altura fui comprar um buzer igual ao apresentado, mas confesso que até hoje ainda não o tenho aplicado, muito por culpa da minha falta de conhecimentos em electicidade auto, com a preciosa ajuda do amigo Julio já sei paço a paço como faze-lo, por isso hoje ou amanhã já vou ter o meu UMM com mais uma modernisse...

Mais uma vez obrigado.

"Sou apenas um caminhante que perdeu o medo de se perder"(Augusto Cury)
Go to Top of Page

nunumm
UMM

Portugal
2272 Posts

Posted - 25 November 2011 :  01:10:04  Show Profile Send nunumm a Private Message  Reply with Quote
Eu no Cournil instalei isso ligado à chave... mal desligo o motor e tiro a chave apita logo se as luzaes estiverem ligadas... dá muito jeito

Cumps UMMistas
Nuno - Cournil 84
Go to Top of Page

Júlio
UMMzito

Portugal
100 Posts

Posted - 29 November 2011 :  14:39:04  Show Profile Send Júlio a Private Message  Reply with Quote
Cada um contribui com elementos úteis à comunidade, dentro das matérias onde se sente mais à vontade :-)

Sempre a considerar AmigUMM Mário. Agora não há desculpas para não instalar esse útil up-grade ...

AbraçUMM

Júlio
Go to Top of Page

kingstar
UMM

Portugal
1987 Posts

Posted - 01 December 2011 :  16:08:52  Show Profile Send kingstar a Private Message  Reply with Quote
Boas!
Da forma como fizeste por acaso quando tiveres o motor do carro a funcionar e saires porta fora
ele não vai soar ??? Acho que sim porque nada diz ao buzzer isso !
Para isso terias de fazer outro tipo de ligação caso contrário sempre que tenhas luzes acesas e
o motor a trabalhar piiiiiii!!!!
Outra coisa : nos interruptores das portas que apenas servem como ligador unilateral, tens massa ou corrente ???? Não se deve colocar estes interruptores com corrente pois fica sujeito com muita facilidade a curtos.
No meu, os interruptores apenas servem para conectar a massa e nada mais.

Abraço
Pedro Reis
Go to Top of Page

UMM89
UMM

1424 Posts

Posted - 03 December 2011 :  20:05:54  Show Profile Send UMM89 a Private Message  Reply with Quote
Boas,
Excelente partilha, vou ponderar em instalar um brinquedo desses!

cUMMPs
Miguel
Go to Top of Page

Júlio
UMMzito

Portugal
100 Posts

Posted - 05 December 2011 :  11:17:43  Show Profile Send Júlio a Private Message  Reply with Quote
Boas pessoal,

KingStar: Não percebi se a questão foi para mim ou para o "Nunumm", mas no meu caso, sempre que abrir a porta, desde que tenha os mínimos ligados, ele toca. Tentei fazer a instalação o mais original possível,mas compreendo as mais valias no caso do modo de aplicação do Nunumm, pode ir abrir o portão de casa, ou deixar um iogurte numa papeleira que deixando a porta aberta com as luzes ligadas ele não toca, apenas se desligar o motor (independentemente de abrir ou fechar as portas. Acho até que uma aglutinação entre ambos (interruptor de porta e canhão) seria o melhor de dois mundos: aplicando um relé, o buzzer apenas soava quando as luzes tivessem ligadas, uma porta aberta e o canhão desligado :-) Mas em abono da premissa SIMPLEX dos UMMs, ao criar um esquema mais complexo e cómodo correríamos o risco de atenuar a sua principal função e estaríamos a desvirtuar o cumprimento primordial da sua principal função: Chatear e lembrar, deste modo ou encostamos a porta ou desligamos as luzes, coisas fáceis de fazer e que contribuem para a poupança de energia/bateria. Mas mais vale ser chato vezes demais e muito poucas!
Lancei o "réptil" que até é algo simples de instalar/fazer mas qualquer utilizador introduz as alterações/comodidades de acordo com a utilização que dá ao UMM:-)

Acho que os interruptores de porta (contacto) apenas têm massa e é (também) por esse motivo que conseguimos ligar as luzes do plafonier e tablier directamente com as portas fechadas, eles possuem sempre corrente.

AbraçUMM

Edited by - Júlio on 05 December 2011 11:18:55
Go to Top of Page

volino
UMM

Portugal
1350 Posts

Posted - 14 December 2015 :  09:53:07  Show Profile  Visit volino's Homepage  Click to see volino's MSN Messenger address Send volino a Private Message  Reply with Quote
este fim de semana fiz esta aplicaçao.

há alguem que tenha aplicado???
o que acontece quando ligamos a luz do tejadilho com as luzes ligadas, mesmo que a porte esteja fechada ????

... toca

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

Go to Top of Page
Page: of 2 Previous Topic Topic Next Topic  
Next Page
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Jump To:
ForUMM © © 2000 - 2010 ForumCo.com Go To Top Of Page
This page was generated in 0.47 seconds. Powered By: ForumCo v3.4.05
RSS Feed 1 RSS Feed 2