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 Refrigeração do motor e habitaculo
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67 Posts

Posted - 19 February 2007 :  19:28:10  Show Profile Send n/a a Private Message  Reply with Quote
boas!!tou com um problema neste inverno,e qe n tenho sofagem no meu jipe,falta me um botao e tb falta me uma tubagem,alguem pode explicar como funciona o sistema pra ver se consigo por a minha a funcionar!!agradeço umm abraço a tds

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PedroUMM
UMMzão



4135 Posts

Posted - 19 February 2007 :  22:16:52  Show Profile Send PedroUMM a Private Message  Reply with Quote
Boas


Não te posso expicar nda em relação à sofagem, porque nem tive tempo de trabalhar com ela visto que a tirei logo.

Quanto ao tubo que te falta, penso que tenho os dois, dou-te o que precisares, mas primeiro vou confirmar se tenho ou não.

Mas dou-te um conselho, a sofagem é feia, ocupa espaço, é pesada, é pouco fiavel, não serve para nada, etc, etc, etc. Eu comprei o meu UMM em pleno Inverno e retirei a sofagem ao fim de uma ou duas semanas e até hoje nunca senti a falta dela. Isto é a minha opinião, com certeza haverá mais opiniões.


Abraço


Pedro

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832 Posts

Posted - 19 February 2007 :  22:31:25  Show Profile Send n/a a Private Message  Reply with Quote
Boas

Dinis..a grosso modo! a sofagem trabalha simples

esse tubo ke te falta nao é da agua pois nao.?..será um dos ke vai pra akeles respiros redondos na parte de cima do tablier?
e o butao calculo ke seja o de ligar..e das velocidades da ventoinha.

mas vamos lá como trabalha uma sofagem..ke por acaso nao uso :-)

vem agua do motor akecida pelo mesmo(num pek tubo ke está ligado á parte de tráz do motor) ..a seguir tem uma torneira ke tem 2 posiçoes..kente ou fria
a seguir tem um pek radiador em aluminio e por detráz deste tem uma ventoinha (o botao serve pra acionar esta ventoinha e a rotaçao da mesma) depois sai outro tubo de outro lado do radiador ke vai pra bomba de agua...e é aki ke tb está a purga pra retirar ar do circuito

e como distribui

tem dois tipos de "tuneis" ke calanizam o ar pra os pés do piloto e pendura e um outro central ke bota pra o centro (em frente ás manetes) e depois tem dois tubos em papelao com aluminio (kem ainda os tem :-)...ke bota ar pra os tais 2 respiros redondos
superiores ..estes por sua vez tem afinaçao e regulaçao (coitado de um pendura ke do lado dele ia aberto e levou um banho :-)..

a grelha do capot ..serve pra canalizar ar exterior ke por sua vez entra num tunel (em chapa) e este tem uma "guilhotina"..a kual se regula atravez de um manipulo ao lado do joelho dto do Piloto e ke serve pra botar ar fresco pra todos esses circuitos (é bom kuando se faz passeios com muito pó..:-) ou levar com os fumos dos ke vao a nossa frente nas cidades

como ves é muito simples a nossa sofagem..ou nao fosse ela oriunda tb de um carro simples...Renault 4 L

UMM abraço
madeira
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67 Posts

Posted - 20 February 2007 :  13:52:14  Show Profile Send n/a a Private Message  Reply with Quote
boas a tds!!obrigado pedroumm e madeira pelas dicas,e assim ate dava jeito com este frio qe anda pra ai.. mas o meu e de lona n sei se o calor se consegue manter dentro do jipe, de facto.. o qe falta e qe quando abro o capot junto ao motor tenho 2 saidas qe tao tapadas com uns tapoes de borracha e umas braçadeiras a prender,o antigo dono deve ter optado por n ter sofagem,agora sera qe tenho so de ligar esses 2 tubos??sera qe tento de tirar a sofagem pra ver se o peqeno radiador n ta podre?? um abraço a tds
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832 Posts

Posted - 20 February 2007 :  15:08:43  Show Profile Send n/a a Private Message  Reply with Quote
Hummm!!

geralmente kuando se anula a sofagem liga-se directo um tubo ao outro com um pek tubo de aluminio ke emboke por dentro e apertado com dusa boas braçadeiras

eu aconselhava-te a desmontares tudo..veres o estado de tudo...princilplamente dos tubos e da torneira (esta esta afarafussada ao radiador),,estas custumam calcinar por um simples razao..pouco uso

e esta torneira, ja mandou alguns motores...pro mecanico!!!..por isso deves ver bem isso e montar com certezas do ke estas a fazer!!!

UMM abraço
madeira
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PedroUMM
UMMzão



4135 Posts

Posted - 20 February 2007 :  17:28:58  Show Profile Send PedroUMM a Private Message  Reply with Quote
Depende Madeira, eu por exemplo fiz como está o do Diniz, ou seja coloquei um tampão na bomba de água e na cabeça no local onde liga a sofagem coloquei uma tampa.


Pedro

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832 Posts

Posted - 20 February 2007 :  17:56:48  Show Profile Send n/a a Private Message  Reply with Quote
sim Pedro..tb pode ser

mas se tiver o tubo a vir do bloko á bomba..é mais uma saida pra arrefeçer a agua e liberta um pouco mais a pressao ke agua faz ali nakela zona sobre as relas

UMM abraço
madeira
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PedroUMM
UMMzão



4135 Posts

Posted - 20 February 2007 :  19:07:40  Show Profile Send PedroUMM a Private Message  Reply with Quote
Mas por exemplo, quando a sofagem está montada e o selector(torneira) está posicionada para o frio não há circulação de água. Também com essa circulação ligada o motor demora mais a aquecer.

Considero vantagem como bem disseste as vantagens são aliviar a pressão no circuito principal e também um melhor arrefecimento na parte posterior da cabeça, que normalmente é onde queima a junta, o que por exemplo aconteceu no meu.


Pedro

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67 Posts

Posted - 20 February 2007 :  20:20:57  Show Profile Send n/a a Private Message  Reply with Quote
afinal e mais complicado do qe eu pensava.. e vai dar mais trabalho pois se calhar tenho qe retirar o tablier.. se fosse so ligar os 2 tubos era facil,so qe por aqilo qe me disseram.. eu fui a uma sucata pra arrnjar o botao..mas os gajos so vendem a sofagem completa..por isso tb e outra coisa qe me desmoraliza.. um abraço a tds
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Samuel
Moderator



Portugal
1327 Posts

Posted - 20 February 2007 :  20:56:30  Show Profile Send Samuel a Private Message  Reply with Quote
O botão e bem mais fácil comprar novo se fores a uma casa que venda materialRenault e pedires o botão da solfagem da 4l de 80 a 89 arranjas de certeza e acho que custa cerca de 4 euros. Mas claro que é preferível verificares o radiador para teres a certeza que não esta roto, furado ou até mesmo se lá esta no meu não estava.

UMM abraço
Samuel Sousa
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mariUMM
UMMzão



Portugal
5386 Posts

Posted - 20 February 2007 :  22:37:33  Show Profile  Click to see mariUMM's MSN Messenger address Send mariUMM a Private Message  Reply with Quote
As nossas (vossas que eu não uso disso) são um paradoxo da mecanica, tão simples e no entanto tão susceptiveis de causar avarias, ainda bem que os UMM só foram buscar essas peças à regie...

A sofagem do UMM é minuscula para as necessidades dum Todo-Terreno com todo aquele espaço interior e tão mau isolamento térmico, o radiador é extremamente apertado no circuito de água, por isso é muito frequente entupir por calcário, rebentar por incrustrações em pontos criticos, e a torneirinha apesar de barata é muito frágil tanto do ponto de vista mecanico como de funcionalidade por tudo, mas tambem porque é peso, eu não tenho sofagem nos meus UMMs.

A ligação dos tubos que serviriam para fazer circular a agua no circuito de sofagem entre sí quando se elimina esse elemento é importante para diminuir pressões mas tambem para ficarmos com um ponto alto onde sangrar o circuito de refrigeração, nos meus carros a solução foi aproveitar os tubos de origem, realinha-los de forma a que apontem directamente uma ao outro e colocar uma tubo metálico no interior com 2 abracadeiras, assim para sangrar o circuito de agua basta aliviar com cuidado uma das abraçadeiras e esperar que saia apenas agua por esse sangrador.



Mário
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nunumm
UMM



Portugal
2272 Posts

Posted - 21 February 2007 :  00:18:12  Show Profile Send nunumm a Private Message  Reply with Quote
Soufagem... peso??? bem, vocês querem mesmo andar com os UMM na competição ao mais alto nível... eh, eh, eh, eh...
Eu no meu só digo que funciona e muito bem... aquece muito bem no inverno e não a tiro...

Cumps UMMistas
Nuno - Cournil 84
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67 Posts

Posted - 21 February 2007 :  11:31:11  Show Profile Send n/a a Private Message  Reply with Quote
bem!! se calhar vou mm a renault pra ver se arranjo o botao,la vou desmanchar por dentro o jipe,aproveito pra por alcatifa nova.. por acaso desconhecia qe a 4l tinha igual a nossa??qem e qe pos primeiro os umm ou 4l?? nunumm por aqilo qe dizes do teu em funcionamento da sofagem tas contente!! vou ver se trato do problema pra ver se fico da mm opiniao ehh!! um abraço a tds
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Aldeia
Moderator



Portugal
5568 Posts

Posted - 21 February 2007 :  12:57:46  Show Profile Send Aldeia a Private Message  Reply with Quote
Boas, se tiveres alguma paciência (e resistência ao frio) eu mostro-te umas fotos pois tenho de fazer uma reparação no ventilador da minha.

Agora é assim, imagina que estás ao volante do teu bixo e olhas para a solfagem. Retirá-la é mais simples do que parece e sim tens de retirar o tablier, mas são 4 parafusos e retirar os botoes. Também tens de retirar o quadrante (zona do velocimetro e ponteiros temperatura e nivel combustivel) antes de retirares o tablier, para isso puxa-o para ti (com cuidado) e soltas as duas fichas e a bicha. Para tudo isto vais precisar de uma chave "10".

Depois passamos á solfagem propriamente dita: começa por retirar a peça em "bico" onde indica o quente e frio (zona dos circulos azul e vermelho). Para isso basta uma chave de fendas pequena.

Depois desapertas os seis(?) parafusos (chave 10) que seguram a solfagem e puxa-a para ti com cuidado pois o radiador está como que encaixado por detrás.

Agora deves ver o radiador com a torneira somente. Se tens a torneira presa, pega num alicate de pressão e com muito! cuidado e carinho força-a um pouco no sentido dos ponteiros do relógio (se bloqueou em quente) ou no sentido contrário se bloqueou em frio. Comigo resultou e agora funciona perfeitamente.

Sentado no lugar do condutor e olhando o radiador em frente vais ter três tubos que ligam por detrás do mesmo. Um grosso (-+ 2cm diametro) no canto superior direito (onde está a torneira), outro igual no canto inferior esquerdo e um fino no canto superior esquerdo. Este último é a purga do sistema. Para desmontar basta desapertar os tubos grossos. No meu caso foi mais fácil desapertar o tubo que liga à torneira junto da mesma e o outro desapertei-o no pré-aquecedor do filtro de gasóleo (é mais fácil).

Com cuidado retira o radiador e os tubos no sentido do interior do jipe.

Quando sacares tudo desmonta o tubo estreito que está ligado ao radiador. Como já disse esse tubo é uma purga, mas também é o local de acumulação de lixo, e certamente estará entupido. Esse tubo tem uma tamba com rosca na outra extremidade (branca). Deves retirá-la e limpar bem o interior do tubo. Para que faças uma ideia o meu estava completamente entupido em toda a sua extensão, tive de recorrer a uma chave de fendas para conseguir limpá-lo. Aproveita limpa também o radiador e vê o estado das tubagens.

Agora, para montar é exactamente o processo inverso.

Quando acabares a montagem, coloca a torneira do radiador na posição "quente", depois retira a tampa branca do tubo que faz a purga do radiador (e de todo o sistema). Seguidamente começa a encher o sistema de liquido anti-conjelante no vaso de expanção até sair pelo tudo da purga. Depois fecha esse tubo e acaba de encher o circuito.


Agora com respeito ao botão: é comum ele "emperrar" chegando mesmo ao ponto de partir quando se força. Esse problema tem uma resolução muito simples.

Começa por puxar o botão para fora (assumindo que está tudo montado no seu sítio). Tem cuidado pois a moldura cromada é maleável e estraga-se com facilidade.

Depois com jeitinho e amor retiras a moldura cromada (tens de a abrir um pouco, mas não te preocupes que depois voltas a pô-la no sitio) e retiras a moldura.

Seguidamente com uma chave de fendas abres a junta da caixa do botão (é encaixado, não tem cola), só o suficiente para o botão sair para fora. Tem cuidado que o botão tem uma mola, pode saltar e podes perder alguma peça.

Quando sair o botão vais ver quatro patilhas em cobre no interior da caixa onde estava montado. O que aconteçe é que com o uso as patilhas que estão nos topos tendem a abrir, ficando um espaço residual entre elas, espaço esse onde vai emperrar o contacto do botão. Assim, para consertar esse problema apenas tens de apertar as patilhas dos topos (apertar para o centro). Em principio 2 milimetros cada uma deve ser suficiente, mas vai testando até chegares ao melhor compromisso. Para montar é fazer o inverso.

Parece muito mas não é, demoras menos tempo a consertar o botão do que eu a explicar, hehehehehe.

Acho que está tudo, mas se houver falhas, erros ou gralhas, que alguém se pronuncie p.f.

Qualquer duvida avisa, vou ver se tenho alguma foto para te ajudar.

UMM abraçUMM

j.aldeia
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329 Posts

Posted - 21 February 2007 :  13:44:50  Show Profile Send n/a a Private Message  Reply with Quote
eu sou da opinião do nunumm a minha soufagem funciona bem e tem-me dado muito jeito especialmente para desembaciar o vidro para brisas e não só tb serve para me aquecer quando saio as 7 da matina e estão 3 graus dentro do carro, quanto ao botão se houver na renault é preferivel senão arranjas numa loja de electrónica um interruptor de duas posições que faz o mesmo efeito
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67 Posts

Posted - 21 February 2007 :  14:20:53  Show Profile Send n/a a Private Message  Reply with Quote
boas pessoal!!obrigado aldeia pela explicaçao ao promonor!!vou tentar fazer alguma coisa,passo a passo,o qe n souber vou colocando as duvidas!!
qefro!!ja somos 2 pq tb saio mto cedo de manha e ate gela os ossos!!n levo sp pq tenho outro carro mas qd levo o jipe.. e tenho de andar com um paninho a lipar vidro!! umm abraço a tds
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