ForUMM
ForUMM
Home | Profile | Register | Active Topics | Active Polls | Members | Private Messages | Search | FAQ
Username:
Password:
Save Password
Forgot your Password?

WARNING: This forum contains adult content and is in violation of the Terms of Service.
Advertising has been disabled.

All Forums
 Departamento técnico
 Outros
 Bomba injectora
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Previous Page | Next Page
Author Previous Topic Topic Next Topic
Page: of 3

aloevera
UMMzão

United Kingdom
5308 Posts

Posted - 05 October 2010 :  19:09:25  Show Profile  Visit aloevera's Homepage Send aloevera a Private Message  Reply with Quote
Carlos,

Um gajo ja se vai conhecendo desde 2000, lembras-te que eras para pegar no meu UMM?
Va la que os tempos mudaram para ti e para melhor.

Olha eu entendo certas coisas, mas outras que nao entendo tento entender com quem sabe.
ja passei a bola a alguem que ira ler este post "possivelmente" e postarei as suas palavras, pois convem desmistificar algumas coisas.

E sim inventar e' bom mas Carlos sabes que conta muito inventar bem.

Assim que tiver informacao partilho aqui...entretanto TEBI's e companhia leiam e nao se acanhem partilhem pois sou da mesma opiniao ...ha que pelo menos mostrar as diferencas,e nao deixar o pessoal as escuras.

Ate breve.
CP

Edited by - aloevera on 05 October 2010 19:10:17
Go to Top of Page

Google AdSense

USA
Mountain View

TEBI
UMM

930 Posts

Posted - 05 October 2010 :  19:34:24  Show Profile Send TEBI a Private Message  Reply with Quote
Boas...vou só dar mais uma opinião sobre o assunto sem stress claro...pois isto é mesmo um local de debater estes assuntos, embora não faça muito o meu género.

Cá vai a minha opinião, com algum "traquejo" nestas lides

É claro que nunca saio umm,s com injecção BOSCH, pois esta só estava disponível nos motor XD2S, muitos foram os motores de 505 que vi o meu pai reparar de 505 SRDT que era o único que trazia essa tal milagrosa bomba que vós tanto falam, mesmo as 505 turbo carrinha trazia o xd3, mas na maioria com injecção Lucas, os motores 2.5 td foram todos equipados com Lucas, eram acordos das fabricas fornecedoras de componentes...alias isso ainda hoje se passa.
Nos UMM também sempre foi Lucas, que eu pessoalmente não gosto, já nos anos 80 o meu pai montava bombas dos xd2s, em 505 xd3...recordo-me de na altura era um amigo nosso que chegou a trazer bombas de França.
Vamos ás verdadeiras difrenças!!!!

A melhor bomba bosch para (adaptar) nos UMM é mesmo essa...elemento
de 10MM, de fácil adaptação ao INDENOR visto ter sido mesmo desenvolvida para estes motores, tem uma boa faixa de rotação, deixa o UMM com muito boas prestações...neste momento encontrar estas bombas é já muito difícil, em opção partimos para uma panóplia de "possiveis" compatibilidades. Em alternativa temos todas as do grupo VAG, que está a originar este debate é a mais viável actualmente, mas com algumas limitaçoes, visto ter cabeça 9MM, tornando-se um pouco insuficiente para alimentar o 2.5 lts.
Contudo há pormenores técnicos que obviamente a colocam uma bomba muito boa nos nossos motores...eu já montei varias, já tive inclusivamente um UMM com uma e era muito melhor que a Lucas
Depois partindo para outros patamares, existem varias compatibilidades de referencias com elementos 12MM, que sendo também bem preparadas deixam o UMM um verdadeiro CANHÃO.

Resumindo tudo, quem tiver uma do grupo VAG pode perfeitamente montar no UMM, está desde logo a fazer uma melhoria substancial no rendimento do motor, é necessário é fazer uma boa afinação ao conjunto MOTOR/BOMBA/TURBO....há e claro não esquecer que por um motor INDENOR com bom rendimento não passa só por montar uma bomba bosch eu até diria que isso é a ultima alteração depois de uma série de melhorias que deveram ser feitas...ou então ficamos com a ideia que montamos bomba bosch e o UMM já está um AVIÃO!!!!esta redondamente errado.....

É O meu contributo "saudável" e sincero para este assunto, claro sem querer ferir susceptibilidades

UMM abraço a todos
Go to Top of Page

aloevera
UMMzão

United Kingdom
5308 Posts

Posted - 05 October 2010 :  20:18:53  Show Profile  Visit aloevera's Homepage Send aloevera a Private Message  Reply with Quote

atchim!...
santinho!

obrigadinho SERGIO!...bom contributo. obrigado mais uma vez.
a ver se a Integra Support tambem da uma achega e o pessoal anda mais direitinho...pois eu pessoalmente nao gosto nem quero ouvir cenas "mal feitas" seja em bombas seja em raios que vos parta!
:-)

Ate breve
CP
Go to Top of Page

hrpm669
UMM

263 Posts

Posted - 05 October 2010 :  20:52:38  Show Profile Send hrpm669 a Private Message  Reply with Quote
Muito Boa partilha pessoal... afinal a ideia que tinha não foge á realidade...

Cummp

Hugo Martins
UMM Cournil 84
Go to Top of Page

filipeumm
UMMzão

Portugal
2953 Posts

Posted - 06 October 2010 :  10:59:48  Show Profile Send filipeumm a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by aloevera

atchim!...
santinho!

obrigadinho SERGIO!...bom contributo. obrigado mais uma vez.
a ver se a Integra Support tambem da uma achega e o pessoal anda mais direitinho...pois eu pessoalmente nao gosto nem quero ouvir cenas "mal feitas" seja em bombas seja em raios que vos parta!

Ate breve
CP

Então e agora?Já servem as bombas de um 19td num 2.5 ou não??Senhor Carlinhos??Já que alertas tanto,e bem, para o pessoal não mexer onde não sabe...tambem ás vezes não devemos falar do que não sabemos...

Faltou so falar nas bombas de 11mm

A grande diferença em adaptação de uma bomba de 9 ou 10mm para uma de 11 ou 12mm é mesmo o carreto,pois o veio das bombas de 11 e 12mm é maior,enquanto que uma de elemento 9 recebe o carreto proveniente das de 10mm de xd2s as de 11 e 12mm têm de receber um carreto feito de proposito.
Para mim a de melhor adaptação(tirando a dos xd2s) é a de 11mm de uma Iveco 2.5td pois garantimos a mesma ou mais capacidade e a bomba como a do xd2s não tem o dispositivo de arranque a frio(avanço) que como é do lado direito da bomba nos indenor pode haver o caso de ficar muito encostado ao bloco.

Há ainda a hipotese de trocar os elementos das bombas,e pôr uma bomba de um 1.9td com elemento de 10mm...

Filipe Pinheiro
Go to Top of Page

aloevera
UMMzão

United Kingdom
5308 Posts

Posted - 06 October 2010 :  11:04:24  Show Profile  Visit aloevera's Homepage Send aloevera a Private Message  Reply with Quote

Meus amigos, como prometido alguns posts atras ficam aqui entao algumas palavras do Eng Antonio Pires da Integra Support, a meu pedido.

Ele mesmo ja teve muitos UMM's e e tambem sabe da carencia de informacao em relacao a certos assuntos em geral, portanto decidiu responder a minha solicitacao, para esclarecer ainda mais o proprietario UMM.

Aos alergicos a posts longos recomenda-se mudar de canal!

Bom dia
Vamos la falar um pouco das bombas injectoras, le e depois diz-me se queres mais informação.
Considerando que um motor umm faz 4500 rpm por minuto e que tem 4 cilindros , 4500x2 ( motor a 4 tempos ) = 9000 injecções por minuto, ou seja 150 injecções por segundo!! Da-lhe ao pedal!!
A combustao de gasoleo requer 15,10 de ar por cada 1 de gasoleo ( naturalmente que isto é um valor teorico ), se tiver mais gasoleo então faz fumo.
Fazendo contas 150 partes de gasoleo para 2265 de ar ( normalmente a unidade de medida é o peso, neste caso gramas ) por segundo.
Ora bem , como é logico a bomba injectora é optada tendo em conta o motor em questao , caracteristicas da camara de combustao do motor ( tipo distancia dos injectores, camara de turbulencia ao pistao ) condicionam a escolha. Um motor 1.7 td da fiat penso que nao requer tanto ar como um motor 2.5 td. Pelo que eu sei o motor tem caracteristicas semelhantes ao o umm, os puntos nunca foram veiculos de competição!! Como necessita de menos ar necessita de menos gasoleo, basico. O nosso objectivo é tem capacidade de meter la para dentro mais gasoleo e puxar pelo turbo ( tb entrar mais ar para a camara de combustão ). Naturalmente que os consumos aumentam isto se andarmos com o pe mais pesado...
Quando eles falam de bombas de embolo 9, carlos eu nao conheço as dimensoes dessas bombas, nao sei como é a de um umm 2.5 bosch, ou por exemplo de um carro com mais cilindrada que utilize esse tipo de bomba. Mas existem outras dimensoes que deveriamos saber. Um dia desmonto uma para ver.
Agora uma coisa sei, é bem mais facil mexer numa bomba bosch e como o pessoal gosta de fazer as coisas em casa , sem gastar euros , a bomba bosch é uma opção.
Levam a bomba ao maximo seja la o maximo que for , acompanhados por uns furos nos injectores e aqui vai disto, por vezes corre mal. O gasoleo é a mais ou em vez de ir pulvurizado vai tipo gota. Levando ao ridiculo por que nao ligar directamento um tubo ao pistao, assim gasoleo nao falta LOL.

Basicamante FUMO sim mas com cabeça.

Ah, atenção que as bombas rotodiesel tb dao para mexer, simplesmente sao mais complexas e menos resistentes.

Abraço
AP

Para ja e' tudo de minha parte penso,

Abraco
Carlos Pires

Lembrem-se se Maome nao vai a montanha digam ao Maome para arranjar um UMM!!!
Go to Top of Page

aloevera
UMMzão

United Kingdom
5308 Posts

Posted - 06 October 2010 :  11:44:07  Show Profile  Visit aloevera's Homepage Send aloevera a Private Message  Reply with Quote

o post do Filipe foi quase ao mesmo tempo que o meu...pura coincidencia. :-)

(citando uma PM enviada)
o que para mim filipe BEM sabes que me passa ao lado...muita coisa tecnica e de pormenor, e nunca me proclamei "Doutorado" em A ou B.
So nao gosto e' que em todos nos "haja" um artista ou "TENICO" escondido (sim tenico)(que ate existe)...mas bem sabes que ha necessidades de cada individuo/veiculo para satisfazer mas por vezes na maior parte delas precisamos dos meios...e o pessoal em "casa" normalmente nao tem...e se nao ha cao...vai com gato isso e' so' o que me da "comichao" ...

mas manda comentarios para ai!
...so nao quero e' que me queimem vivo pois no fundo ate quero o bem do pessoal...

Carlos Pires
Go to Top of Page

vpmrato
UMM

Portugal
833 Posts

Posted - 06 October 2010 :  16:59:07  Show Profile Send vpmrato a Private Message  Reply with Quote
Boas

Não sou mecânico, nem tenho pretensões a tal.

Mas tal como o camarada Aloevera, não gosto de atamanquices, pois fazer mal qualquer gajo faz com mais ou menos jeito.
Sempre ouvi dizer que as bombas de uma cilindrada superior podem ser colocadas em motores inferiores (mas não muito), mas que o inverso não é aconselhável.

E sobretudo o que menos gosto é de invenções, pois foi graças a uma invenção do anterior dono que tive de gastar quase 2600€ a restaurar o meu motor de A a Z, devido a este colar porque o anterior dono retirou a lubrificação do carreto da BI que roda na distribuição e depois este agarrou.

Portanto tudo o que seja fora do normal, sou sempre contra, porque depois quem paga a factura é o gajo que compra o carro a seguir.

Façam como eu reparem as vossas bombas e coloquem bicos novos e vão ver que o carro tem outra alma.

Abraço
Vitor Rato
Go to Top of Page

TEBI
UMM

930 Posts

Posted - 07 October 2010 :  08:28:53  Show Profile Send TEBI a Private Message  Reply with Quote
...Boas, bem visto... amigo Filipe faltou mesmo falar nas de 11MM, e na possibilidade de troca das de 9MM, para elemento superior...e tambem a difrença de espessura de veios, entre elas
AChoo que o que foi dito dá para tirar as duvidas em relaçao as bombas

OBG amigo Filipe, UMM aBraço
Go to Top of Page

Paulo UMM
UMM

190 Posts

Posted - 09 October 2010 :  00:47:05  Show Profile Send Paulo UMM a Private Message  Reply with Quote
Boas!
Desde já o meu obrigado a todos, estou esclarecido.

AbraçUMM
Paulo

UMM, SIMPLES MAS EFICAZ!
Go to Top of Page

aloevera
UMMzão

United Kingdom
5308 Posts

Posted - 09 October 2010 :  11:57:12  Show Profile  Visit aloevera's Homepage Send aloevera a Private Message  Reply with Quote
Paulo,

ainda nao digas ja esta - este topico que encontrei por "acidente"....o qual "mister" MarioUMM ja se mergiam alguns topicos que falem do mesmo...pois anda tanta coisa espalhada por preguica claro em procurar informacao por parte de "nos" os membros.

Este topico que se segue tem 3 ANOS!!!
You must be logged in to see this link.

independentemente da veracidade do seu conteudo convem sempre aqui ficar para elucidar mais o pessoal em geral (incluind aki o "je")

Estive mesmo para fazer copy n paste desse topico e ficar tudo num post meu

Carlos Pires

Lembrem-se se Maome nao vai a montanha digam ao Maome para arranjar um UMM!!!

Edited by - aloevera on 09 October 2010 11:59:19
Go to Top of Page

Palu
UMM

Portugal
433 Posts

Posted - 10 October 2010 :  23:00:43  Show Profile Send Palu a Private Message  Reply with Quote
Viva a todos.

Olha Paulo, ainda bem que ficaste elucidado. Eu não...
É que depois de tanto paleio inflamado, a conclusão a que chego é que se pode instalar a tal bomba do VAG 1.9 nos nossos UMM's.
Depois de algumas pessoas idóneas como o Tebi e o Aldeia, virem dizer que dá. Então é porque dá.
O que queria saber, é se a Lucas é tão "fraquinha" que até essa dos Vag1.9d, com as devidas alterações ficam melhores.

Também gostaria de saber se essas alterações são dispendiosas e se é também necessário trocar injectores.

No fundo é saber das coisas como deve ser. Escrever-se muito e não dizer nada é uma chatice.

Gostava de saber se vale a pena trocar uma lucas afinadinha por uma dessas bosch's que se arranjam baratinhas quase em qualquer lugar.

O Mariumm, que tem muito a dizer sobre este assunto, ou ainda não viu este tópico ou resolveu nem se dar ao trabalho. Já me respondeu à muito tempo trás por PM que o SoBe dele tinha uma Lucas bem afinada e só lhe dava alegrias. Andava bem, não se excedia nos consumos e não intoxicava de fumo negro quem seguia atrás.
Isto para mim é muito bom!
Por isso fica aqui a pergunta.
Mudar para quê? (expliquem-me pf porque não sei mesmo...)
Fica melhor em baixas? Em altas? em todo o regime? Gasta menos? Anda mais?

Bem..., desculpem-me estas perguntas todos, mas no meio de tanta confusão não encontrei resposta a estas questões que podem ser pouco inteligentes, mas mais realistas e terra-a-terra.

Obrigado a todos.
cUMMprimentos

Já fui contaminado!!!
Go to Top of Page

mariUMM
UMMzão

Portugal
5386 Posts

Posted - 11 October 2010 :  01:23:40  Show Profile  Click to see mariUMM's MSN Messenger address Send mariUMM a Private Message  Reply with Quote
Paulo eu vi o tópico mas não pretendo alimentar conversas que nada mais são do que isso mesmo, existem partidários das Bosch, e partidários das Lucas tal como algumas pessoas gostam de fazer compras no Lidl enquanto outras preferem o Pingo Doce, qual o melhor é um conceito pessoal, sujeito a critérios individuais e dos meus critérios já falei o suficiente...

Mário
Go to Top of Page

Aldeia
Moderator

Portugal
5716 Posts

Posted - 11 October 2010 :  11:54:44  Show Profile Send Aldeia a Private Message  Reply with Quote
Paulo, no que a mim diz respeito posso dizer:

UMM vermelho

Mudei a roto diesel pela vo VW 1.9 td. Mantive os consumos, mas melhorou a performance, sobretudo em baixas. Passei a andar com uma velocidade acima e a partir daí o UMM pede-me uma 6ª velocidade.

UMM branco (neves)

Troquei por uma 1.9 td de um ibiza. Baixou os consumos em cerca de 2 litros. Mantive a performance em baixas mas em altas pedeu um bocadinho. Dificlimente passava dos 130, não dava gásoleo para mais. Mais tarde troquei a bomba pela de uma 505 turbo. Aumeutou meio litro ao consumo mas agoda vai aos 150. Até aos 140 é sempre a abrir. Além disso deixei de empenar bielas.

Sinceramente e na minha opinião, detesto aos bombas rotodiesel pelos seguintes motivos:

em caso de rotura de uma membrana e deixando o UMM inclinado pode pingar gásoleo pela adimssão. O resultado pode acabar facilmente numa biela empenada. Aconteceu comigo e com demais ummistas com quem já falei.

São mais caras e complexas de afinar. Os valores de reparação que vejo por aí excedem bem os valores das Bosch.

Falam muito do poço de potência dos UMM's em baixas. Mudem para bosch e vão ver o que acontece ao poço.

Para terem o mesmo desempenho, gastam mais gásoleo que as bosch.

Sinceramente, só manteria a rota-gasoleo, se tivesse o UMM para velocidade, pois para isso são melhores que as bosch. mas sem olhar a despesas.

Finalmente as Bosch são material alemão, as Roto-Diesel são inglesas. Acho que diz muito.

Só mais um conselho. Não é só comprar uma bomba de um Golf e já está. Além de trocar o carreto há que afinar e rever os injectores. A bomba deve ser bem revista antes de ser montada pois estragam-se muito ao estar paradas. De todas as bombas que tive (e foram bastantes) só uma não me deu problemas.

Aconselho vivamente a entregarem este trabalhos a quem sabe. Na zona Norte aconselho vivamente o Bruno do TerraX4 (passo a publicidade). É preferivel gastar um pouco mais de dinheiro e evitarem chatisses e avarias desnecessárias.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Go to Top of Page

Passarinho
UMMzão

Portugal
3922 Posts

Posted - 11 October 2010 :  14:13:55  Show Profile  Visit Passarinho's Homepage Send Passarinho a Private Message  Reply with Quote
Amigos,

não vou querer alimentar polemicas com este post, apenas quero partilhar a minha opinião com base na minha experiencia.

o meu Alter turbo, como os demais, vinha equipado com bomba lucas.

Em conversa com um grupo de amigos (entre eles estava o Bruno do terrax4), tomei conhecimento da possibilidade da aplicação da bomba bosch. Ao inicio torci o nariz, pois um incremento assim de potencia tem, que ser descompensado em algum lado, ou em consumos ou em durabilidade do motor. Sensibilizaram-me de que quer num aspecto quer no outro ainda haveria melhoras. Como as pessoas que estavam a debater esse assunto são todas para mim bastante crediveis, fiquei obviamente tentado a exprimentar.

A aplicação foi feita com uma bomba bosch de 9 mm VAG (que, aproveito a oportunidade para informar que está á venda :)) ) que melhorou sgnificativamente a prestação do carro. as recuperações em baixas, as recuperações.. só notei que o carro não pegava tão bem, enquanto que na lucas dava um toque na chave e ele pegava, na bosch tenho que aguentar quase um segundo e meio até ele trabalhar.

Entretanto, apareceu-me uma bomba bosch de um 505 turbo. estava num estado lastimoso, cheia de pó, ferrugem, etc. levei-a a uma casa especializada, rectificaram a bomba/ injectores, fiz a aplicação: meu Deus! o resultado é abismal! não consigo encontrar adjectivos que me permitam fazer-vos entender aquilo em que o motor se transforma. Acho que só mesmo quem tem esta bomba percebe aquilo que estou a dizer.

a quem defende convictamente a não aplicação destas bombas, só posso dizer uma coisa: exprimentem! é que é impossivel não se mudar de opinião perante um tão grande desfasamento de performance. Acho que só por uma questão de idealogia é que podem defender tão afincadamente as bombas Lucas. são uma m#rda em comparação com as Bosch, e não há volta a dar! por mais argumentos que se queiram usar, os factos são esses!

os consumos aumentaram? é provavel... médias? nunca fiz... para quem tem um UMM que só anda no fim de semana e quase sempre com o ARB ligado, os consumos vão ser a ultima coisa com que me vou preocupar. mas mesmo assim, a diferença não é muito significativa.

P.S. Carlos (Aloé Vera) em tempos telefonaste-me para me comprares a minha bomba Bosch para aplicares no teu carro.... lembraste??

Abraços
Go to Top of Page
Page: of 3 Previous Topic Topic Next Topic  
Previous Page | Next Page
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Jump To:
ForUMM © © 2000 - 2010 ForumCo.com Go To Top Of Page
This page was generated in 1.08 seconds. Powered By: ForumCo v3.4.05
RSS Feed 1 RSS Feed 2