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 Restauro de UMM's
 SoBe versão 2.0
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mariUMM
UMMzão



Portugal
5386 Posts

Posted - 11 November 2010 :  01:49:38  Show Profile  Click to see mariUMM's MSN Messenger address Send mariUMM a Private Message  Reply with Quote
Como prometido cá ficam as fotos dos amortecedores APV novos:



Agora a solo:



Comparando com os originais, e com os de upgrade:



Comparando também com os Rancho 7000 que equipavam os troféus:



Para poder aplicar os amortecedores com as características que mandei fazer segundo as minhas especificações obviamente que as fixações serão alteradas e a altura da suspensão será também um pouco diferente...

Com estas peças novas para testar agora é que os trabalhos vão avançar rápido


Mário
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rUiMM
UMM



Portugal
270 Posts

Posted - 11 November 2010 :  21:36:54  Show Profile Send rUiMM a Private Message  Reply with Quote
Boas Mário.

Parabéns pelos excelentes critérios na selecção de peças para o SoBe.
Impressiona a certeza e segurança com que escolheste o novo "Bouquet" de material a aplicar.
Revela sem duvida muita paixão, experiência e um vasto leque de conhecimentos!!!

Tanta determinação, rigor e perfeição,vão gerar sem duvida um novo SoBe de altíssima qualidade.

Até lá, vamos todos morrer de curiosidade.
Mas,é o preço a pagar...
Vamos acabar por ficar SoBedependentes, deste restauro.Na verdade eu acho que não tem muito de restauro, é mais reinventar um UMM, ou então fazer um UMM quase perfeito.

Continuação de bons trabalhUMMs.

Sempre á disposição, abraço,


Rui Martins



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mariUMM
UMMzão



Portugal
5386 Posts

Posted - 12 November 2010 :  00:36:36  Show Profile  Click to see mariUMM's MSN Messenger address Send mariUMM a Private Message  Reply with Quote
Rui, obrigado pelos elogios, mas podes estar a exagerar, depois de pronto logo vemos se o resultado é tão eficaz na prática como em teoria... hoje foi dia de tapar mais buracos na chapa, soldar a típica estaladela no travessão por cima do túnel motor, começar a tirar os apoios de mola da frente e consequentemente desligar o eixo dianteiro, abrir outro par de tampas para descobrir mais meio metro cúbico de ferrugem solta no interior da longarina inferior (não fossem os senhores dos centros de inpecção e não sei se as longarinas de baixo não ficariam melhor abertas em ambos os topos, ao menos sempre dariam para lavar após cada saida ao maTTo...)

A seguir vem a colocação de apoios de amortecedor, de mola, reforços de chassis, fixações de depósito, tapar mais buracos, trocar as chapas com corrosão por novas e... esperar que apareça gente para tirar fotografias, sim que eu de mão sujas não pego na fotografadora


Mário
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show_time
Mestre



Portugal
6371 Posts

Posted - 12 November 2010 :  01:37:11  Show Profile  Visit show_time's Homepage  Click to see show_time's MSN Messenger address Send show_time a Private Message  Reply with Quote
Boas!

Mario, sim senhor, belos amorteceores!!!

Vais meter brincos maiores?

Como chegaste a essa medida para eles?

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984


UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM
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PedroUMM
UMMzão



4135 Posts

Posted - 12 November 2010 :  14:21:38  Show Profile Send PedroUMM a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by show_time

Boas!

Mario, sim senhor, belos amorteceores!!!

Vais meter brincos maiores?

Como chegaste a essa medida para eles?

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984


UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM




A solução que o Mário encontrou é excelente e não se resume a um simples aumento de brincos. A explicação terá de ser dada pelo Mário porque o mérito da ideia só a ele lhe pertence, mas, na minha opinião e pelo que é expectável ficará extremamente eficaz sem ofender a imagem do UMM.

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Ideias
UMM



Portugal
657 Posts

Posted - 12 November 2010 :  14:32:23  Show Profile Send Ideias a Private Message  Reply with Quote
Mário,
O bUMMker nunca me enganou ... devido à tua estatura eu não te aconselhava a usar brincos maiores.
Mas se estás decidido a colocar brincos maiores ... escolhe um tom suave para o rimel (aconselha-te com a Leonor antes de saires à rua, até porque ela pode indicar-te boas marcas).
José Simões
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I AM UMM
UMM



1766 Posts

Posted - 12 November 2010 :  16:48:12  Show Profile Send I AM UMM a Private Message  Reply with Quote
A melhor marca que poderia aconselhar é a marca d'água...o suficiente para manter a beleza em pestanas e principalmente em veículos 4x4

Com a quantidade de fuligem que anda neste momento pelo bUMMker, bastaria juntar óleo de rícino para que surgisse UMMa nova marca nacional

Os trabalhos no SoBe vão avançando ao ritmo necessário sob o olhar atento da FaDa e do FiXe, na expectativa do que é que lhes vai calhar no sapatinho

cUMMprimentos,
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markilhas
UMM



Portugal
1263 Posts

Posted - 13 November 2010 :  22:26:57  Show Profile Send markilhas a Private Message  Reply with Quote
espetaculo gostei do aspecto desses amortecedores, da para saber em quanto importa essas beldades?abraço

UMM Cournil 80
UMM Alter 1 87
UMM PornStar 80

vitoria nao e chegar em primeiro mas sim concretizar os sonhos e objectivos
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joaquim santana
UMMzão



Portugal
3346 Posts

Posted - 13 November 2010 :  23:35:41  Show Profile  Visit joaquim santana's Homepage Send joaquim santana a Private Message  Reply with Quote
BOAS companheiros

mariumm,lindos meninos que tens ai!
força e ate amanhã!

abraços e bons atascansos
joaquim santana



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mariUMM
UMMzão



Portugal
5386 Posts

Posted - 14 November 2010 :  01:19:59  Show Profile  Click to see mariUMM's MSN Messenger address Send mariUMM a Private Message  Reply with Quote
@ Mauro, esperar para ver é a melhor forma de saberes o que vai ser feito, posso no entanto adiantar que os angulos e cavilhão e de entrada dos pinhões de ataque nos eixo se manterão iguais apesar do ganho de altura em 3Cm no eixo dianteiro e 4 no traseiro. Quanto às dimensões são fruto de estudo e testes daqueles que só no lugar se conseguem fazer, contudo é fácil perceber que os apoios superiores dos amortecedores vão mudar de lugar e de configuração...

@ Pedro, os amortecedores APV com depósito anexo, sem regulação externa, tal como eu comprei, independentemente da medida, custam 250€ cada unidade, no entanto por serem valvulados com as dimensões e cargas de acordo com as nossas especificações, por permitirem acertos de pressão de Azoto, sendo intervencionáveis e tendo veios de 20mm tratam-se da opção que apresenta a melhor relação preço qualidade nesta gama de amortecedores, contas bem feitas para quem tem 8 amortecedores "normais" acabados a passagem para 4 monotubos de alta performance semelhantes a estes não representa grande investimento em relação à troca por outros amortecedores de usar e deita fora, se o uso a dar for a competição então nem vejo solução mais válida. Quando fui buscar os meus novos estavam a chegar os 8 do camião da Elisabete Jacinto acabadinhos de ganhar o rali de Marrocos e nem uma fuga de óleo, vieram só verificar se estava tudo bem por precaução... O pessoal dos ATV e buggy de competição já descobriu que para ser competitivo e fiável precisa de escolher os amortecedores APV. Por mim fico à espera dos testes no terreno quando o SoBe estiver apto para então poder dizer quais as diferenças em relação aos Koni e aos Monroe que tinha, mas saber que tenho válvulas com diferenciação de e fluxo conforme a pressão e a velocidade do impacto e estabilidade de comportamento independentemente da "porrada" que lhes dê deixa-me com expectativas muito altas!


Mário
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vdpcunha
UMM



Portugal
168 Posts

Posted - 15 November 2010 :  10:06:52  Show Profile  Visit vdpcunha's Homepage Send vdpcunha a Private Message  Reply with Quote
Realmente esses amortecedores são de lhe tirar o chapeu.
O preço não é convidativo para um uso normal, mas eles tem muito boa cara.
Como apologista que sempre fostes dos APV cumpriste com a palavra.
Espero que tenham bom desempenho.
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show_time
Mestre



Portugal
6371 Posts

Posted - 15 November 2010 :  12:47:00  Show Profile  Visit show_time's Homepage  Click to see show_time's MSN Messenger address Send show_time a Private Message  Reply with Quote
Boas!

Muito obrigado pela resposta mariUMM mas.....

agora vem a pergunta que secalhar vai deixar alguns de boca aberta LOOOL

Pondo de parte o uso que vais dar ao jipe e não falando no teu jipe mas como o tema veio à baila, numa prova de trial vale a pena usar amortecedores?

Não é só mais uma coisa que tem desgaste?

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984


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mr.bones
UMM



Portugal
565 Posts

Posted - 15 November 2010 :  19:48:43  Show Profile Send mr.bones a Private Message  Reply with Quote
Um dia destes passo no estamine para espiar um cadito ;-)
Muito fixe o projecto Mario... espero que consigas rapidamente passar de projecto a realidade e que as expectativas nao sejam defraudadas!

Um forte abraço

Mr.Bones, dono do Brutus
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mariUMM
UMMzão



Portugal
5386 Posts

Posted - 17 November 2010 :  03:12:14  Show Profile  Click to see mariUMM's MSN Messenger address Send mariUMM a Private Message  Reply with Quote
@ Mauro: a existência dos amortecedores é indispensável tanto em Formula 1 como em trial, se não são usados nos Karts é porque a suspensão é conseguida apenas ao nível da flexibilidade do chassis, sem algo que limite a continuidade da resposta das molas ao peso do chassis o movimento será perpétuo, obviamente que apenas pela resistência dos apoios o movimento vai diminuindo, mas quando é preciso agarrar os pneus ao chão só um amortecedore rápido a copiar o terreno e suave a aceitar o rebote consegue garantir que se pode meter o pé no acelerador após cada irregularidade do terreno... Se me perguntares se em trial é melhor ter um amortecedor barato para usar e deitar fora ou um amortecedor criado para fazer raids daqueles que custam 3 vezes mais do que os meus, então sim eu direi que o de origem preto é excelente, infelizmente dá para fazer uma ou duas provas e depois está todo babado, tornando-se inútil, mas a maioria ds amortecedores vulgares bitubo também ficam todos babados ao fim de 3 ou 4 provas por isso a diferença é pouca, para competir em fiabilidade e/ou desempenho com os APV só encontro 3 ou 4 opções no mercado e nenhuma delas custa menos de 750€ a unidade por isso na hora de reconverter o SoBe nem tive a menor dúvida.

Se quiseres ver até onde se pode ir em amortecedores espreita os sites da reiger You must be logged in to see this link. , da ohlins You must be logged in to see this link. ou da proflex You must be logged in to see this link. , a forma de pensar do Sr Rui Moreira não o leva a querer ter uma empresa dimensionada como estas, mas a tecnologia e o saber disponíveis na APV estão muito próximo do nível dos apresentados pelos outros plyers da mesma faixa de mercado. A ohlins como montador de origem de algumas marcas apresenta uma dimensão bastante diferente dos outros especialistas, por isso mesmo também apresenta algumas soluções meramente destinadas a "encher o olho" aos potenciais compradores já a necessidade de afinações externas é perfeitamente justificável num equipamento que tanto se pode aplicar a um eixo com 450Kg de peso como a um de 1500, quando se mandam fazer os amortecedores especificamente para uma viatura da qual conhecemos as especificidades dispensa-se o custo e os potenciais problemas de fiabilidade extra decorrentes de mais um sítio com vedantes e válvulas...

Para quem apenas imagina um amortecedor como sendo um tubo com um veio e eventualmente tem noção de que no seu interior existe óleo e talvez gás fica um vídeo acerca de um conhecido amortecedor monotubo com plataforma:



Para os mais curiosos e interessados em compreender a diferença entre cartuchos com óleo de usar e deitar fora e amortecedores fica uma pequena ideia acerca do que se pode encontrar dentro de uma destas peças de alta tecnologia:



Alfredo, serás bem recebido no bUMMker como sabem alguns outros UMMistas... ainda para mais sabes onde ficam as instalações, não te irás perder quanto a passar rapidamente dos projectos à prática vamos ver o que consigo, afinal existe tanto para fazer que não consigo de momento ter sequer uma ideia da data possível para a conclusão da reconversão do SoBe.


Mário
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show_time
Mestre



Portugal
6371 Posts

Posted - 17 November 2010 :  13:18:54  Show Profile  Visit show_time's Homepage  Click to see show_time's MSN Messenger address Send show_time a Private Message  Reply with Quote
Boas!

Mario ja aprendi mais 5 quilos de materia hoje LOL!!!

Agora uma ultima duvida. No trial 4x4 plus como tu conheces existem muitas zonas aborrecidas pelo menos para mim onde os jipe têm que andar a contornar bolinhas estacas etc etc...

Nessas zonas em que o carro anda a 1km hora o que é que um amortecedor está lá a fazer enquanto sobe calhaus e desce calhaus quase parado???

Está a tentar estabilizar a suspensao para não oscilar?...

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984


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