ForUMM
ForUMM
Home | Profile | Register | Active Topics | Active Polls | Members | Private Messages | Search | FAQ
Username:
Password:
Save Password
Forgot your Password?

WARNING: This forum contains adult content and is in violation of the Terms of Service.
Advertising has been disabled.

All Forums
 Restauros
 Restauro de UMM's
 SoBe versão 2.0
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Previous Page | Next Page
Author Previous Topic Topic Next Topic
Page: of 14

mariUMM
UMMzão

Portugal
5386 Posts

Posted - 17 November 2010 :  15:32:58  Show Profile  Click to see mariUMM's MSN Messenger address Send mariUMM a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by show_time

Boas!

Mario ja aprendi mais 5 quilos de materia hoje LOL!!!

Agora uma ultima duvida. No trial 4x4 plus como tu conheces existem muitas zonas aborrecidas pelo menos para mim onde os jipe têm que andar a contornar bolinhas estacas etc etc...

Nessas zonas em que o carro anda a 1km hora o que é que um amortecedor está lá a fazer enquanto sobe calhaus e desce calhaus quase parado???

Está a tentar estabilizar a suspensao para não oscilar?...

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM

Mauro, se as zonas técnicas do Plus são aborrecidas para ti nunca compitas lá, é precisamente nessas zonas que se vê a diferença entre as equipas, para andar a pular enquanto os motores gritam existem outras competições às quais também chamam trial...

Como algarvio que és estás habituado a que te respondam a uma pergunta com outra por isso cá vai: E nas outras zonas todas onde o carro anda no Plus, na estrada ou noutra competição qualquer o que faz o carro sem amortecedores?

Achas que um carro sem amortecedores consegue subir o que se vê neste vídeo? Olha que no Plus existem muitas secções parecidas com este bocadinho de caminho!

Dinamicamente depois de ter pneus, motor e boa transmissão a parte mais importante dum carro é ter a suspensão a funcionar em condições para que os pneus consigam meter no chão a potencia a que o motor tem para lhe entregar... Como bónus a boa suspensão ainda reduz substancialmente a distância de travagem e melhora o conforto... Não será por acaso que nas inspecções além dos travões, da busca de folgas no chassis e dos testes de gases as suspensões são os componentes submetidos a testes mais complexos, provavelmente porque a segurança do veiculo, dos seus ocupantes e dos outros utilizadores das estradas estão dependentes do estado desses componentes.

Mário
Go to Top of Page

Google AdSense

USA
Mountain View

show_time
Mestre

Portugal
6371 Posts

Posted - 17 November 2010 :  22:20:02  Show Profile  Visit show_time's Homepage  Click to see show_time's MSN Messenger address Send show_time a Private Message  Reply with Quote
Boas!

Tudo percebido!

Eu aqui no trial 4x4 plus como referi a parte do lento lentinho não me agrada muito.
Gosto mais de tudo o resto, tem algumas pistas que é como tudo na vida não pode ser bom!!! LOL

Ja percebi o uso dos amortecedores! acho vou trabalhar para uma fabrica de amortecedores quando acabar o curso LOOOL

Obrigado pela explicação MariUMM!

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Go to Top of Page

ummfly
UMM

Portugal
1413 Posts

Posted - 19 November 2010 :  09:19:25  Show Profile Send ummfly a Private Message  Reply with Quote
Este tópico parece-me que está a precisar de mais um agente infiltrado no próximo fim-de-semana.

Pois assim nunca mais vislumbramos o aspecto que o SoBe está a tomar.

Com tanta segurança por cauda da cimeira da Nato, vamos ver se ele consegue aceder ao bUMMker mais desejado do País.

CUMMprimentos

Norberto Liberato
Telf. 917841071
You must be logged in to see this link.
Go to Top of Page

Dias
UMM

Portugal
2113 Posts

Posted - 19 November 2010 :  10:38:58  Show Profile Send Dias a Private Message  Reply with Quote
Caro Amigo Norberto
Caso pretenda aceder ao bUMMker durante este fim de semana, não utilize gorro (preto) e lenço ou caxecol por forma a tapar parte da face,... pois pode ser confundido com um extremista radical Anti-Nato e acabar por levar um encerto de porrada ao tentar aceder ao bUMMker.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

Edited by - Dias on 19 November 2010 14:35:03
Go to Top of Page

andre ligeiro
UMM

Portugal
543 Posts

Posted - 19 November 2010 :  20:46:55  Show Profile  Visit andre ligeiro's Homepage  Click to see andre ligeiro's MSN Messenger address Send andre ligeiro a Private Message  Reply with Quote
mario, desculpa o off-topic, mas esse video mostra uma das melhores partes da primeira "rota dos gallUMM´s" (eu fui "co-piloto" do litos nesse dia e nessa parte so tive tempo de me agarrar ao roll-bar) e se nao tou em erro esse alter tinha amortecedores "koni" nas 4 rodas, era um atmosferico com muito power mesmo (ainda hoje nao sei porque é que ele andava tanto), o novo dono já o "turbinou", esta muito diferente, mas continua lindo!!!
gostei do aspecto dos teus novos amortecedores!
força nisso!

UMM power,a potência laranja
Go to Top of Page

show_time
Mestre

Portugal
6371 Posts

Posted - 20 December 2010 :  20:29:46  Show Profile  Visit show_time's Homepage  Click to see show_time's MSN Messenger address Send show_time a Private Message  Reply with Quote
Boas!

Já me chegou uma mosquinha ao ouvido a dizer que o sobe já tem progressos!!!! O que é????

Já andas a cruzar eixos???

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Go to Top of Page

joaquim santana
UMMzão

Portugal
3345 Posts

Posted - 20 December 2010 :  21:41:44  Show Profile  Visit joaquim santana's Homepage Send joaquim santana a Private Message  Reply with Quote
pois é!novidades?so no continente??????!!!!!

abraços e bons atascansos
joaquim santana

Go to Top of Page

mariUMM
UMMzão

Portugal
5386 Posts

Posted - 21 December 2010 :  13:05:23  Show Profile  Click to see mariUMM's MSN Messenger address Send mariUMM a Private Message  Reply with Quote
Progressos no SoBe são poucos mas fundamentais, entre o mais importante encontra-se a placa à entrada do bUMMker a dizer "Obrigatório uso de equipamento de protecção!"

Agora a sério: Estou na fase de alterações ao chassis, em que o trabalho feito quase não se vê por serem evoluções com o cuidado de deixar visualmente a mesma impressão como se o carro não tivesse sido mais do que apenas pintado e recuperado de chapa, mas só em patilhas de origem destinadas a prender protecções, fixar cabos e outros pequenos pormenores já tirei um contentor de aço para o ferro velho. Após tomar conhecimento, no passeio da Figueira, que a Valvoline tem um produto de protecção de aço não pintado para aplicação em zonas de dificil acesso vou resolver a questão da corrosão no interior das longarinas, comum a quase todos os UMMs, com maior facilidade, no entanto a abertura de todas as tampas de topo das longarinas é um facto, e se a maior parte delas já saiu, as da longarinas traseiras superiores ainda me estão a dificultar a progressão... O certo é que só em ferrugem e lama de dentro das longarinas abertas anteriormente já tirei muito mais do que pensava ser possível.

Penso ainda esta semana passar por Mafra para recolher uns upgrades que encomendei, após essa fase e com a aplicação das suspensões corrigidas é altura de mandar fazer os 3 tubos de travão com malha de aço a condizer com o novo curso de suspensões do SoBe.

Foi entretanto decidido em concílio UMMista que a decoração do SoBe será, tanto quato possível, uma réplica da original, assim o conteúdo será "camuflado" por um invólucro discreto... teremos portanto um gatinho com pele de coelho

Mário
Go to Top of Page

show_time
Mestre

Portugal
6371 Posts

Posted - 19 January 2011 :  13:36:40  Show Profile  Visit show_time's Homepage  Click to see show_time's MSN Messenger address Send show_time a Private Message  Reply with Quote
Boas!

La me calhou a mim... Fui ao buncar buscar uma caixa que estava guardada lá e lá está.... tive que sujar as maos, tirar um pneus suplente empurrar e sabe-se la mais o que...

Mas saí de lá limpinho.. o BUMMker tem pasta para as maos daquela esfoliante e fiquei limpinho..

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Go to Top of Page

zerui
UMMzito

Portugal
62 Posts

Posted - 24 February 2011 :  00:09:55  Show Profile Send zerui a Private Message  Reply with Quote
Boa noite,

Após mais uns meses afastado do fórum por razões profissionais, deparei-me com este tópico e fiquei curioso.
Apesar de não escrever, continuo a dar bom uso às máquinas e a aquisição mais recente está no bom caminho para ser todo desmontado e "reparado" (não que esteja podre ou mal tratado, mas quero-o como "novo").
Como tenho tido alguns problemas com o curso de suspensão do "troféu", pois acho que até a subir um passeio mais alto fico com uma roda no ar, estou farto de tentar "magicar" uma solução.

A primeira ideia a vir à cabeça é sempre as helicoidais mas depois de olhar para o carro com "olhos de ver", não é solução pois à frente são virtualmente impossíveis de montar sem levantar o carro uns 10cm alterando completamente a estética e o desempenho/fiabilidade.

Passo seguinte foi a solução "coilover" tão em voga nos ultimos tempos. Esquecendo o preço proibitivo, mais uma vez, na frente para se conseguir montar este sistema com curso igual ao teórico de origem (20cm) obriga a levantar o carro e "cortar" muita chapa nas cavas das rodas. Por isso, mais uma vez, está fora de questão.

Neste momento, a ideia passa por aumentar ao comprimento da mola mestre e um "redesenhar" dos brincos e talvez a sua fixação. O objectivo é conseguir um cruzamento idêntico ao de um Defender ou KZJ70 de origem levantando o carro não mais que 2/3cm.
Mas como para se conseguir um cruzamento interessante não basta mudar/alterar as molas, agora andava na parte do estudo dos amortecedores. E foi aqui que fiquei curioso da tua solução. Atrás é fácil reposicionar os amortecedores sendo a opção lógica (na minha opinião) colocar a fixação superior do amortecedor mais para o centro do carro facilitando o dito cruzamento (penalizando ligeiramente o amortecimento simultâneo das duas rodas). Mas na frente é que tudo se complica novamente!

Com isto tudo, quero dizer/pedir que vás colocando umas fotozitas dessa evolução da suspensão para ver se eu vejo a luz no fundo do túnel!

Depois também ainda havemos de falar sobre essa "aventura" do motor mas esta tem tempo pois é para outro projecto.

Abraço,
Zé Rui

Edited by - zerui on 24 February 2011 23:58:47
Go to Top of Page

mariUMM
UMMzão

Portugal
5386 Posts

Posted - 25 February 2011 :  01:04:26  Show Profile  Click to see mariUMM's MSN Messenger address Send mariUMM a Private Message  Reply with Quote
Zé, para não teres pessoal "preocupado" com alterações num troféu é importante dizer que não se trata de um verdadeiro troféu, mas sim de uma réplica, feita a ressalva digo que é normal num carro que está "afinado" para velocidade que as suspensões tenham pouco curso, exactamente o contrário do que eu pretendo no SoBe, portanto se pretendes manter o comportamento de carro de corridas não te aconselho a mexer muito na suspensão, podes isso sim tirar um dos tirantes da estabilizadora quando fores ao maTTo e com isso fazes bastante mais curso por roda.

Se quiseres abdicar do comportamento de corridas podes seguir diversos rumos, tirar metade dos amortecedores que tens (se tens 8), arquear as molas e eventualmente tirar uma folha pequena, desligar ou tirar por completo a barra estabilizadora, cada uma destas medidas aumenta um pouco o cruzamento de eixos, todas juntas transformam o UMM numa máquina mais difícil de conduzir em pisos regulares mas muito bom a "copiar" os pisos irregulares, no caso do SoBe a intenção é mesmo ter a maior flexibilidade possível sem que se notem visualmente muito as alterações efectuadas, portanto as molas vão ficar pouco arqueadas para fazerem curso positivo e negativo auxiliadas pelos amortecedores com uma generosa carga de azoto, e com as fixações devidamente recolocadas...

Se não conheces existem por ai muitas pessoas que conhecem e algumas fotos das suspensões traseiras UMM com fixação entre as longarinas, inclusive existe um UMM com essas fixações e as de fora para 2 amortecedores por roda...

Acerca de fotos e avanços eles estão muito condicionados pela disponibilidade de tempo e pelos afazeres paralelos, ainda hoje no pouco tempo que pude dedicar ao AM apareceu uma novidade nos retentores que surpreendentemente são diferentes de tudo o resto que conheço nos UMMs, obrigando-me a tirar medidas peça a peça para amanha ir procurar o retentor certo para no fim de semana remontar o eixo dianteiro renovado por completo...

Mário
Go to Top of Page

zerui
UMMzito

Portugal
62 Posts

Posted - 25 February 2011 :  23:30:06  Show Profile Send zerui a Private Message  Reply with Quote
Pois, eu já escrevi o troféu entre aspas por causa disso. Saiu turbo de fábrica e foi preparado em 90/91 para correr pela Rodominho.

Já tenho apenas 4 amortecedores, mas são Koni com afinação para velocidade. Tenho 7 lâminas à frente por causa do guincho e 6 atrás onde não tenho nada para além do roll-bar e do pneu suplente.
Ainda tenho a barra estabilizadora apesar de já ter pensado seriamente em tira-la mais pelo peso e aninhar da frente do que pelo cruzamento.
Quando falo disto é mais porque atrás também não consigo cruzar e aí não há barra estabilizadora.

Que saudades do cruzamento do Alter I...

Só queria conseguir algo igual com um Alter II!
Go to Top of Page

incufan
UMM

Portugal
1044 Posts

Posted - 24 March 2011 :  21:39:50  Show Profile Send incufan a Private Message  Reply with Quote
Ohh Sr.Mario o pessoal ja a ressacar de novidades...

Diga algo de sua vontade...

Miguel Guerreiro

UMM addicted...
UMM Alter Atm 89
UMM Alter Turbo92
Go to Top of Page

alex
UMMzão

Portugal
3239 Posts

Posted - 24 March 2011 :  23:05:06  Show Profile  Click to see alex's MSN Messenger address Send alex a Private Message  Reply with Quote
Vinha eu todo lampeiro para ver as novidades e afinal nada! Deve andar de volta de algum longo... ou do troféu... ou do cournil... ou a tirar medidas ao bUMMker para ver como arrumar melhor a casa e arrumar mais UMM lá dentro!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
Go to Top of Page

show_time
Mestre

Portugal
6371 Posts

Posted - 30 May 2011 :  23:44:28  Show Profile  Visit show_time's Homepage  Click to see show_time's MSN Messenger address Send show_time a Private Message  Reply with Quote
Boas!

Nao ha umas fotos da carroceria do SOBE???

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

UMM's que já fizeram parte da mobilia:
43-94-PT Alter 2000
OE-50-17 Alter I - JG-22-85 Alter I
JJ-51-53 Cournil - IJ-33-85 Cournil - NL-38-95 Cournil - XX-XX-XX Cournil - NF-XX-XX Cournil
Pronto Socorro GV-61-00 - Cournil
UMM - Uma Minuciosa Manutenção
Go to Top of Page
Page: of 14 Previous Topic Topic Next Topic  
Previous Page | Next Page
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Jump To:
ForUMM © © 2000 - 2010 ForumCo.com Go To Top Of Page
This page was generated in 0.23 seconds. Powered By: ForumCo v3.4.05
RSS Feed 1 RSS Feed 2