ForUMM
ForUMM
Home | Profile | Register | Active Topics | Active Polls | Members | Private Messages | Search | FAQ
Username:
Password:
Save Password
Forgot your Password?

WARNING: This forum contains adult content and is in violation of the Terms of Service.
Advertising has been disabled.

All Forums
 Restauros
 Restauro de UMM's
 SoBe versão 2.0
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Next Page
Author Previous Topic Topic Next Topic
Page: of 14

mariUMM
UMMzão

Portugal
5386 Posts

Posted - 16 September 2010 :  02:18:53  Show Profile  Click to see mariUMM's MSN Messenger address Send mariUMM a Private Message  Reply with Quote
Rei morto Rei posto como na lenda de Teseu...

Na passada Sexta-feira o SoBe teve o AVC dos motores, agarrou, uma fuga de óleo muito rara e difícil de diagnosticar (bomba de vácuo a puxar óleo e a atira-lo pelo veio da polie) levou a que o nível do lubrificante tivesse descido em poucos quilómetros 2 a 3 litros, sem ter dado por isso deixei o meu querido UMM a trabalhar inclinado durante um bocado e apesar de ele ter parado de chave nunca mais o motor rodou...

Como mais dia menos dia o motor estava para ser alvo de um tratamento de esteróides, o aspecto precisava de alguns cuidados, a instalação eléctrica estava a pedir mimos e eu quero melhor desempenho de suspensão aproveitei a deixa e dei de imediato início aos trabalhos.

O SoBe já é conhecido de alguns de vós mas relembro umas imagens:

Ele era assim, atrevido!

Bem disposto!

Irreverente!

E suficientemente mal comportado para brincar na lama:

Agora com o início do restauro estou a elaborar o caderno de encargos, que se pode resumir da seguinte forma:

- Aspecto de UMM;
- Tracção como a dos Unimogs;
- Peso parecido com o dos samurais;
- Travagem pelo menos como a dos GLK;
- Flexibilidade ao estilo Defender;
- Potência inspirada nos GR
- Fiabilidade de BJ73

Claro que isto tudo apenas com evoluções sobre as peças originais UMM.

Para já é certo que a travagem se vai manter, com os 4 discos, apenas com ligeiras alterações de pormenor, nomeadamente com cabos de travão de mão diferentes.

O motor vai ter melhor respiração, refrigeração e um acrescento no rendimento. A suspensão vai ser alvo de alterações a nível de ancoragens superiores dos amortecedores (que terão mais 15Cm de comprimento do que os originais) e encurtamento da distância entre olhais de mola, obrigando-as a trabalhar um pouco mais curvadas, o que aumentará também ligeiramente a distância entre eixos, já que se mexe nos apoios os mesmos irão mudar a fixação onboard das molas o que permitirá manter os ângulos de funcionamento dos diferenciais mesmo com brincos um pouco maiores.

A instalação eléctrica vai ser refeita com a maior parte dos circuitos comandados por massa e sendo todos os cabos com positivo protegidos por fusíveis, pelas minhas contas prévias serão pelo menos 6 relais e mais de 20 fusíveis além do mestre. A cablagem que possa ser passada pelo interior não estará fora do carro e mesmo essa será quase toda aderida à chapa sob fita adesiva em vez dos tubos rachados de origem, a caixa "azul" à semelhança do que acontece nos modelos pós 1990 estará dentro do habitáculo bem como todos os relais que estarão agrupados numa caixa estanque onde partilharão o espaço com os fusíveis, todas as ligações ao tablier passarão por fichas para que a desmontagem integral do dito apenas esteja dependente da retirada de 4 parafusos, de desligar a bicha do conta quilómetros e de desligar 3 ou 4 fichas eléctricas.

Na pintura darei prioridade à resistência aos riscos e à longevidade da cobertura nos pontos mais sensíveis, por isso as abas onde os UMMs costumam ganhar ferrugem a chapa danificada será substituída e tratada, nos sítios onde a estrutura sob stress estala serão aplicados reforços interiores, onde a lama se acumula e não seja visível com o carro em posição de estrada existirão furos de escoamento de lama e água. Providenciarei pelo menos 6 pontos de elevação para o hi-lift e reforçarei os locais onde colocar as cintas de resgate, ainda não está posta de parte a possibilidade de rebaixar o plano onde o pneu suplente se encontra, também a fixação do hi-lift será nova e diferente porque onde ele está agora existirá uma torre de amortecedor traseiro...

Ao nível de pormenor todos os parafusos que são actualmente a passar com cabeça dum lado da chapa e aperto de outro terão a sua posição assegurada por soldadura da cabeça para que nunca mais seja necessário pedir ajuda para segurar a chave do outro lado!

Fotos, ainda não há, por agora existem muitas peças espalhadas e a precisar dos mais variados cuidados, logo que existam cenas dignas de reportagem, caso exista alguém com as mãos em condições de pegar na fotografadora, as imagens serão registadas e as relevantes serão partilhadas convosco...

Mário

Google AdSense

USA
Mountain View

SuperPilot
UMM

Portugal
636 Posts

Posted - 16 September 2010 :  02:55:54  Show Profile  Click to see SuperPilot's MSN Messenger address Send SuperPilot a Private Message  Reply with Quote
Mário, fico contente por ler este tópico. O SoBe merece.
Parece-me tudo muito bem, excepto um ponto que não passa sem dar a minha opinião.
A alteração que pretendes fazer na suspensão, não creio que seja aconselhável. Ao diminuíres a distância entre os olhais das molas, vais diminuir o efeito de alavanca que as faz trabalhar, logo vais aumentar a força necessária para esticar as molas, consequentemente vais perder cruzamento de eixos, e aumentar o risco de tombar, pois antes de atingires a tal força necessária para as molas cederem, podes atingir o ponto de virar o boneco...

E é só, resta-me esperar ansiosamente pelas fotos :D

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's

Edited by - SuperPilot on 16 September 2010 02:58:15
Go to Top of Page

Benjamim
UMM

Portugal
1007 Posts

Posted - 16 September 2010 :  09:04:14  Show Profile  Click to see Benjamim's MSN Messenger address Send Benjamim a Private Message  Reply with Quote
AHAHAH! É que nem a propósito, o SoBe veio ontem a conversa entre eu e o Macedo! :p Parece que estavamos a adivinhar um 're-born' do SoBe que vai para lá de apenas lhe voltar a dar vida ao motor! =D

Assim que o Robin Hood estiver pronto, conta comigo nessa garagem! ;)

cUMMprimentos
Benjamim
Go to Top of Page

lution
UMM

Portugal
379 Posts

Posted - 16 September 2010 :  10:06:25  Show Profile Send lution a Private Message  Reply with Quote
Da maneira que relatas o sucedido apenas posso dizer, o meu sinceros e sentidos sentimentos pois foi-se a viatura que me baptizou em terrenos mais complicados.
Uma pergunta, que n quero ofender nimguém, mas mário assim n deixarás de ter UMM para teres uma "coisa" com mascara de UMM???????
Em todo o caso se precisares de mão de obra já sabes que poderás contar comigo e com o espírito endiabrado do meu FILHO
e "VIVA OS UMM'S"

Abraço
Pedro Costa
Go to Top of Page

mariUMM
UMMzão

Portugal
5386 Posts

Posted - 16 September 2010 :  11:34:51  Show Profile  Click to see mariUMM's MSN Messenger address Send mariUMM a Private Message  Reply with Quote
Questões pertinentes as colocadas pelo Nuno e pelo Pedro...

Diminuição da distância entre os olhais das molas: 8mm na frente e 12 na traseira o que se compensa no comprimento extra dos brincos que passarão a ter 125mm entre centros ao invés dos actuais 90, assim sendo o que estou a falar é afinação de pormenor não tenciono fazer mudanças radicais, parece-me que a diferença na inercia de suspensão será muito pequena, também a diferença de altura conseguida por esta afinação de pormenor será mínima, o ganho vem mesmo do reposicionamento vertical dos apoios, o horizontal apenas surge para compensar um pouco o possível virar de brincos na frente e para evitar que os traseiros fiquem muito verticais com a suspensão aberta, ao contrário do que parecia ao Nuno esta alteração melhorará o cruzamento de eixos porque permitirá trabalhar com as molas mais arqueadas apesar da menor força de resistência, isto na traseira porque na frente a intenção é mesmo aproveitar melhor os 35mm extra de brinco...

No caso da "coisa com mascara de UMM" não me parece que assim seja porque não recorrerei a peças de outras marcas excepto as que jé lá estão (bancos de BMW, Discos de Suzuki, pinças de travão traseiras de VW e depósito de gasóleo náutico) tudo o resto, incluindo o intercooler serão peças de UMM, ou feitas exclusivamente para o SoBe é verdade que algumas serão recolocadas, afinadas, melhoradas, modificadas mas sempre com a intenção de manter a estética e em caso algum o UMM perderá a sua identidade, começando no som característico passando pela imagem e sempre mantendo as características principais da máquina que nos apaixona, a esse nível o que mais me deixa apreensivo será a adopção de amortecedores com fixação superior de espigão que podem ser confundidos com os dos ingleses, no entanto serão APV, bem Portugueses criados propositadamente para o SoBe!

De qualquer forma as observações são sempre bem-vindas porque eu não consigo pensar de todas as formas possíveis e das opiniões diversas podem surgir soluções alternativas exequíveis capazes de melhorar ainda mais o UMM que me acompanhará nas incursões mais agressivas, sim que para velocidade TT peço as chaves do troféu da casa, para passear está o FiXe na calha para a recuperação e para ir a exposições deve chegar um Cournil muito especial nos próximos dias, se calhar acompanhado de outro UMM que deve ser para vender...

Benjamim, com essa disponibilidade até te dou uma cópia das chaves da garagem, é que o meu tempo não estica e todo o apoio será muito bem vindo

Fotos vamos ver quando aparecem, melhor aparecerão com o decurso dos trabalhos que não avançam ao ritmo que eu pretendia, afinal não é dos UMMs que vem o meu rendimento, é mais neles que o invisto...

Mário
Go to Top of Page

Benjamim
UMM

Portugal
1007 Posts

Posted - 16 September 2010 :  13:46:26  Show Profile  Click to see Benjamim's MSN Messenger address Send Benjamim a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by lutionUma pergunta, que n quero ofender nimguém, mas mário assim n deixarás de ter UMM para teres uma "coisa" com mascara de UMM???????
...
Pedro Costa

O MariUMM já respondeu e eu diria, lendo nas entrelinhas da resposta dele...achas mesmo que fica sem UMM? Hehehe UMM's é coisa que (felizmente) não falta naquela casa! =D O SoBe é o brinquedo do Mário...outros lá estão para ficar originais e alguns até em estado de exposição! É caso para dizer, com tal garagem, deixem lá o rapaz alterar um dos UMM e desvia-lo daquilo que é o original, ele merece! Hehehe

quote:
]Originally posted by MariUMMsim que para velocidade TT peço as chaves do troféu da casa, para passear está o FiXe na calha para a recuperação e para ir a exposições deve chegar um Cournil muito especial nos próximos dias, se calhar acompanhado de outro UMM que deve ser para vender

MariUMM, pelos vistos, boas noticias! Mais um UMM que conseguiste resgatar?! Ou é desta que vem a Campina aí para a garagem?!

Quanto ao Cournil, era digno restaura-lo até ao ponto de ter sirenes e macas!!! Mas uma coisa de cada vez!

cUMMprimentos
Benjamim
Go to Top of Page

I AM UMM
UMM

1766 Posts

Posted - 16 September 2010 :  13:48:30  Show Profile Send I AM UMM a Private Message  Reply with Quote
Mário,

Fica só um pequenissimo reparo...o que entra na garagem não sai

Bem, os amigos podem sempre entrar e sair do bUMMker à vontade...agora esse UMM que mencionas vir provavelmente a acompanhar o cournil...não sei, não

cUMMprimentos,
Go to Top of Page

lution
UMM

Portugal
379 Posts

Posted - 16 September 2010 :  13:55:22  Show Profile Send lution a Private Message  Reply with Quote
Ó mario (que me perdoem o avontade e a brincadeira que n é no mau sentido, mas se assim o interpretarem mandem PM que logo venho a retirar) Não quises-te uma MULHER com gasoleo nas veias e com fibra para o UMM, agr olha qualquer dia em vez de teres uma garagem és o representante oficial com mais viaturas novas da UMM. que em vez de se chamar União Metal Mecânica passará União Mario e Mulher.

Abraço
Pedro Costa
Go to Top of Page

filipeumm
UMMzão

Portugal
2951 Posts

Posted - 16 September 2010 :  17:49:26  Show Profile Send filipeumm a Private Message  Reply with Quote
Nem acredito no que estou a ler
Um dos teus UMM vai levar tinta nova?!!!

Só é pena é ser nesta altura que está a começar a epoca
Boa sorte com o trabalho!!E toca a dar seguimento a isso!!

Filipe Pinheiro
Go to Top of Page

JoaoBaleiras
UMMzito

Portugal
120 Posts

Posted - 16 September 2010 :  18:12:01  Show Profile  Click to see JoaoBaleiras's MSN Messenger address Send JoaoBaleiras a Private Message  Reply with Quote
Este vai ser daqueles restauros/preparações que vou acompanhar com muito tento...

Vespa PK 50XLS '87

Edited by - JoaoBaleiras on 16 September 2010 18:12:20
Go to Top of Page

mariUMM
UMMzão

Portugal
5386 Posts

Posted - 16 September 2010 :  19:13:41  Show Profile  Click to see mariUMM's MSN Messenger address Send mariUMM a Private Message  Reply with Quote
Filipe, conto só faltar mesmo ao Trial do Sobral, pelo que me disponibilizo para navegar algum colega que entenda por bem ir divertir-se, de resto a tinta em segunda mão (sim que nova não leva ) aproveitou a deixa que o motor deu e lá vai ela...

Parece então que o AII de 92 vai ser estacionado na rua para que não tenha de sair da garagem

Quanto à escolha, ainda não sei quem escolheu quem, acho que há um afair entre o Sobe e a viatura de matricula AM hehehe

Ainda não é uma campina, quem souber de uma dessa de cabine dupla com motor e relações do Turbo que não precise de trabalhos no imediato pode avisar que depois das medidas tiradas talvez se encontre espaço no bUMMker para ela, será a namorada do FiXe...

Macas estão lá dentro, sirene talvez leve, rotativo é que não se pode, as fenix nas portas também não mas de resto será para manter tal como saiu da Inasi há 26 anos, se bem que nas viagens longas a maca será trocada por um colchão insuflável para pernoitar, afinal num Cournil que deve estar com mais de 2300Kg qualquer viagem para fora do distrito demora mais de um dia... de puro prazer!

João para valer a pena seguir o restauro é preciso que seja instalado um frigorifico no bUMMker se não os amigos não aparecem e depois não há quem pegue na fotografadora, já deu para perceber que a Leonor prefere fazer uso do roquete, do alicate e do martelo do que da máquina dos pixels...

Pedro em caso de necessidade, se eu não gostasse das brincadeiras (que eu também faço por isso não posso levar a mal), era eu próprio quem editava o teu post, afinal com o Sardinha de férias nem sequer os restantes "Patrões" do ForUMM davam por isso LOLOL

Por falar nas férias do Sardinha vou fazer uma patrulha a ver se toda a gente se anda a portar bem... classificados ai vou eu!

Mário
Go to Top of Page

ToMiX
UMM

Portugal
1270 Posts

Posted - 16 September 2010 :  19:50:42  Show Profile Send ToMiX a Private Message  Reply with Quote
Bom,se o Sobe já é digno de ter essa alcunha, para quê estar a alterar mais?

Boa Sorte no restauro e não te esqueças do FX!

Go to Top of Page

Ruibri
UMMzito

Portugal
119 Posts

Posted - 16 September 2010 :  21:58:19  Show Profile Send Ruibri a Private Message  Reply with Quote
Caro Mario,

Desejo uma rapida recuperação do SoBe e estou certo que vira melhor e mais bonito.

Deixo uma sugestão:

" se bem que nas viagens longas a maca será trocada por um colchão insuflável para pernoitar, afinal num Cournil que deve estar com mais de 2300Kg qualquer viagem para fora do distrito demora mais de um dia... de puro prazer!"

Não é por uns Kgs a mais que te inibas de colocar outro tipo de colchão para que tambem a noite o seja...

Abraço

Rui Eloy

Edited by - Ruibri on 16 September 2010 21:59:48
Go to Top of Page

aloevera
UMMzão

United Kingdom
5295 Posts

Posted - 16 September 2010 :  22:07:14  Show Profile  Visit aloevera's Homepage Send aloevera a Private Message  Reply with Quote

Ora entao "sai mais um para restauro para a mesa 5".

Mario,
Isso das ferias e' relativo olha eu tb esta semanita de ferias e sabe bem mto obrigado mas ainda tenho tempo para dar uma espreitadela ao forum UMM.
E claro desejar-te bons trabalhos e que o bichinho de compor o que esta estragado e a arranjar por "melhor" te pegue.

Eu falo por mim pois o XN em portugal sera sem duvida o UMM de corpo e alma, em estilo Praias.
Agora o UMM "camone" sera e tem vindo a ser um desafio em tempo real a varios niveis.

Portanto diverte-te a executar esses trabalhos a que te propoes.
Espero sempre que sejam trabalhos de optima qualidade pois os nossos UMM's nada mais merecem se nao primeira qualidade.

Outra mister Mario olha la os posts longs, comeca a cobrar ao pessoal que se estica a escrever...ou sera que tb o virus ja passou para ti!
Lol

Abraco e honestamente bom trabalho e dispoe se vires que possa ajudar em algo.
Nao tenhas complexos e poe este teu UMM como pensas ser o ideal para ti.
Nao deixa de ser UMM.

Carlos Pires

Lembrem-se se Maome nao vai a montanha digam ao Maome para arranjar um UMM!!!
Go to Top of Page

Aldeia
Moderator

Portugal
5704 Posts

Posted - 17 September 2010 :  00:20:21  Show Profile Send Aldeia a Private Message  Reply with Quote
Já estou como o Filipe... O SoBe com tinta nova???

Muito bem, acho que já merecia!

Apenas a questão da suspenção ainda me faz confusão. Comovais mudar a posição dos olhais em apenas uns mm? Achas que compensa/vale a pena? Estou curioso....

Se a Leonor gosta mais de roquetes e afins, vê-le se pegas tu na máquina;)

Abraço, boa sorte. Lamento o que aconteceu ao teu motor, mas olha, na farmácia é pior...

UMM abraçUMM

j.aldeia

Go to Top of Page

mariUMM
UMMzão

Portugal
5386 Posts

Posted - 17 September 2010 :  01:41:59  Show Profile  Click to see mariUMM's MSN Messenger address Send mariUMM a Private Message  Reply with Quote
Aldeia, 35mm é diferença de posição suficiente para valer a pena a mexida, essa deslocação no eixo vertical é a primária, depois por acréscimo e porque estarei a passar os apoios dianteiros para trás e a fazer novos para a frente não custa nada fazer o ajuste fino ao nível do pormenor no eixo horizontal, é apenas uma questão de sítio onde se pinga o apoio no suporte ou na longarina...

Quantas vezes tenho que repetir que o SoBe vai levar tinta em segunda mão? Só ainda não sei se é apenas segunda ou também terceira demão...

Rui, olha que um bom colchão insuflável é bem confortável e é óptimo para fazer exercício... ... sim que eu não tenho bomba eléctrica, é cheio com a bomba manual (mentes perversas estas que não se lembraram da bomba manual de encher colchões)...

As fotografias... acho que vou alojar num site pago, se cada vizualização me render 15 cêntimos facturo o suficiente para comprar uma anilha e dois parafusos novos (dos pequenos)

Mário
Go to Top of Page
Page: of 14 Previous Topic Topic Next Topic  
Next Page
 New Topic  Reply to Topic
 Printer Friendly
Jump To:
ForUMM © © 2000 - 2010 ForumCo.com Go To Top Of Page
This page was generated in 1.11 seconds. Powered By: ForumCo v3.4.05
RSS Feed 1 RSS Feed 2