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 VALVULA DE CORTE DE COMBUSTIVEL (quando avaria)
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Azimutte
UMM


651 Posts

Posted - 04 July 2010 :  22:38:16  Show Profile Send Azimutte a Private Message  Reply with Quote
Boas, ontem sabado, vinha eu com a familia no meu Azimutte vindos de Canha, sobre o lancamento do livro UMM, quando ao chegar a Lisboa, na zona do Poço do Bispo, o meu menino "desligou".
Simplesmente desliga, sem mais nem menos, sem ameaços e sem aquecimentos... assim de repente.

Pois é com esta já é a seguna vez no espaço de +/- 2 anos e sem entrar em panico, com aqueles sintomas, fui logo ao sitio certo:
Valvula de corte de Gasoleo avariada.
Meto aqui este post com umas fotos a explicar como desenrrascar , pois se acontecer a voces (principalmente aos menos entendidos em mecanica assim como eu)não precisa de acionar reboque, pois é muito facil.

Este é o enquadramento geral onde se encontra a tal valvula de corte de combustivel, (pelo menos no meu atmosferico de 93)


É esta que aponto de cor azul
Para esta operação é necessario chave 8 para desapertar o parafuso que esta por cima onde segura uma sonda. e uma chave 24 para desapertar a propria valvula do local onde se encontra



Este e o material necessario, juntamente com a maldita valvula que teima em se portar mal no meu Azimutte se calhar foi do calor que dei a passar a ponte Vasco da Gama


Agora é assim...
Retirar a borrachinha preta que esta na parta inferior da valvula e voltar a colocar a valvula no sitio com a ajuda da mesma chave 24, e agora sem borrachinha preta.


Pronto.... já esta a "coisa" desenrrascada.
aAgora é só dar a chave "rezar" para que trabelhe claro que trabalha. mas..... atenção agora a viatura não desliga na chave.
Ou seja depois deste procedimento ao desligar o UMM com a chave não vai fazer nada.
Para resolver o desligar pode ser de varias formas:
1º amandamos o UMM contra um muro
2º podemos em segurança com o carro parrado, travar a viatura e engatar a 5ª velocidade, assim o UMM desliga.
Ou ainda

Carregar neste ferrinho de cor vermelha que a foto mostra, e assim desliga-se o UMM tranquilamente.


espero que tenham percebido esta breve explicação, pois poderá ser muiiito util no meio de uma viagem.
A mim já é a segunda vez que me acontece e graças a paciencia ao telemovel do meu amigo RUI MARTINS (obrigado Rui) lá me fui safando.

Quer puder e enrrequecer este topic com sujestões e outros é sempre bem vindo mara os menos experientes em mecanica (tal como eu)
Azimutte

Edited by - Azimutte on 04 July 2010 22:52:02

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maoscovy
UMM



Portugal
374 Posts

Posted - 04 July 2010 :  23:04:50  Show Profile  Visit maoscovy's Homepage Send maoscovy a Private Message  Reply with Quote
Bela reportagem com fotos para ajudar para os mais inesperientes como eu.

1 AbraçUMM

Cummprimentos.

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ToMiX
UMM



Portugal
1270 Posts

Posted - 04 July 2010 :  23:55:50  Show Profile Send ToMiX a Private Message  Reply with Quote
Muito muuito Obrigado ao Rui e a ti! De facto eu tambem pouco ou nada percebo de mecanica e essa pequena grande dica pode ajudar e muito!

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mariUMM
UMMzão



Portugal
5386 Posts

Posted - 05 July 2010 :  02:00:45  Show Profile  Click to see mariUMM's MSN Messenger address Send mariUMM a Private Message  Reply with Quote
Pequeno pormenor, não desligar a chave com o motor a trabalhar, primeiro para-se o motor e só depois se dsliga a chave que o pobre alternador não tem culpa da avaria da válvula de corte do gasóleo, de resto dupla nunirui ou ruinuno dá cartas na arte de fazer os UMM trabalhar mesmo quando eles não têm vontade.


Mário
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joao silva
UMM



Portugal
1859 Posts

Posted - 05 July 2010 :  10:04:13  Show Profile Send joao silva a Private Message  Reply with Quote
Olá pessoal.boas dicas estas para podermos «desenrascarmo-nos» , e o motor continuar a funcionar...
Mas tambem pergunto, a quem saiba e possa responder?, mas esta avaria ,depois tera que se comprar uma válvula nova, né?, ou o defeito é da tal Borrachinha?,ja agora qual sera o preço da válvula aproximadamente?.
Olá Mario ,ja andei por aqui á procura das fotos da boa prestação do Filipe, no trial do Bairro-Alenquer, e ainda não vi nada, para quem não sabe O Umm , o filipe, e Vitor ficaram numma excelente 3ª posição da classe-open, mais umma vez parabêns.
Quanto as fotos á partida deveriam estar no tópico dos Umm's que ainda competem!,bem vou aguardar por umma resposta.
Cummprimentos.

jsilva
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Zeumm
UMM



2101 Posts

Posted - 05 July 2010 :  10:49:02  Show Profile Send Zeumm a Private Message  Reply with Quote
Grande Nuno, isso é que foi azar. Felizmente foi quase em casa. Obrigado pelas dicas, dá sempre geito saber resolver essas coisas.


Abraço

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vpmrato
UMM



Portugal
833 Posts

Posted - 05 July 2010 :  11:33:05  Show Profile Send vpmrato a Private Message  Reply with Quote
Boas

Bela explicação !

Precisamos de mais DIY (Do It Yourself) como este no forumm.

De acrescentar que quaisquer 25 e compram uma válvula nova.


Abraço
Vitor Rato
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valedoumm
UMM



897 Posts

Posted - 05 July 2010 :  11:46:13  Show Profile  Visit valedoumm's Homepage Send valedoumm a Private Message  Reply with Quote
Boas Nuno!

Mais um mestre de UMM,s!!!Isso é que é nunca se chama o reboque...desde que se tenha ferramenta, conhecimentos ou um amigo e um tlmv!!!

Se fosse sucata inglesa ou petroleiros iam lg de reboque!!

Em complemento da excelente reportagem que o Nuno proporcionou, também podem fazer como eu...ando sempre com uma válvula suplente, na mala da ferramenta!!!

Para além disso tb tenho sempre no meu CH, alguns extras que permitem muitas vezes seguir viagem sem recurso a reboque...não só para o meu, mas tb para a malta que me acompanha nas nossas viagens de UMM!!Tais como:

-correias;
-esticador da correia ventoinha;
-rolamentos roda;
-parafuso do pedal embraiagem;
- pastilhas suplentes;
- fusiveis;
- Óleo travões;
- Cabo acelerador/ serra cabo;
- Tubo travão suplente.

Em viagens grandes ainda levo alternador reserva!!!

Quando ando no cournil não levo nada pois nunca avaria!!!

Umm abraço
Ivan Frois


Ivan Frois You must be logged in to see this link.
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Dias
UMM



Portugal
2103 Posts

Posted - 06 July 2010 :  09:44:21  Show Profile Send Dias a Private Message  Reply with Quote
quote:
Originally posted by joao silva


Mas tambem pergunto, a quem saiba e possa responder?, mas esta avaria ,depois tera que se comprar uma válvula nova, né?, ou o defeito é da tal Borrachinha?

jsilva



Boas João
Quando a válvula avaria, terá que ser substituida por uma nova, não basta trocar a borracha, se trocar a borracha o problema do corte de gasóleo continua fazendo com que o veiculo não entre em funcionamento.
No interior da válvula existe um campo electromagnético, ao rodar a chave faz a activação do campo magnético e este faz com que o êmbolo que se encontra no seu interior suba, abrindo assim a passagem de gasóleo para a bomba injectora.


Azimutte, apesar do azar, que no fundo foi uma situação fácil de resolver, dou os meus parabéns pela foto reportagem.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...


Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal



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joao silva
UMM



Portugal
1859 Posts

Posted - 06 July 2010 :  18:46:12  Show Profile Send joao silva a Private Message  Reply with Quote
Olá pessoal.obrigado Vitor e Dias pelo esclarecimento, é sempre a aprender...!.cummprimentos.

jsilva
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Necas.umm
UMM



Portugal
305 Posts

Posted - 16 November 2010 :  08:51:17  Show Profile Send Necas.umm a Private Message  Reply with Quote
Boas ainda á dias me aconteceu essa brincadeira ...
Parei o carro à noite no local de trabalho aqui em benfica, no dia seguinte quis me pôr a milhas para ir para casa, dou à chave e nada.

Claro, como nunca me tinha acontecido ... ~lá contactei o meu mecânico e ele disse me logo que em prencipio seria a válvula de combustivel.

Como nunca tinha visto como a mesma era substituida lá foi o meu TT, tipo "defunto" em cima de um reboque até à Ericeira, directo ao meu mecânico.

Já na oficina lá foi a valvula retirada, e depois de uma "piscina" à Achada, lá gastei € 20,00 e comprei uma nova, resultado máquina a trabalhar sem problemas.

No entanto vou mas é comprar uma reserva não vá ter o azar de um dia voltar a avariar em algum sitio que o reboque não consiga ir.

abraços

Luis Santos

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Azimutte
UMM



651 Posts

Posted - 16 November 2010 :  21:18:21  Show Profile Send Azimutte a Private Message  Reply with Quote
Boas Luis,
Se seguires as dicas como estão no inicio "até" nem precisas de uma valvula de corte nova para saires do sitio onde empenaste.
Para isso basta retirar a avariada e seguires a explicação, pois assim garanto-te que o UMM funciona (só não desliga normalmente)

Abraço

Azimutte
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henriques
UMM



Portugal
265 Posts

Posted - 07 August 2015 :  21:17:53  Show Profile Send henriques a Private Message  Reply with Quote
Obrigado ao amigo Nuno pelas fotos, pois foi mais simples identificar um problema idêntico e que se resolveu com facilidade e também graças a um telefonema que fiz para uma pessoa amiga membro do forumm
Grande abraço para os dois
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Mena Lopes
UMM



Portugal
200 Posts

Posted - 10 August 2015 :  00:58:59  Show Profile Send Mena Lopes a Private Message  Reply with Quote
Sempre a aprender...!!!

Um dia vou ser um às na mecânica...!!!

" O que vale a pena TER...vale a pena ESPERAR"
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MIRANDA
UMM



Portugal
450 Posts

Posted - 25 September 2015 :  11:22:53  Show Profile Send MIRANDA a Private Message  Reply with Quote
Boas!

E ja agora que tambem preciso duma valvula dessas, onde a posso encontrar na zona de Lisboa?

Obrigado!

João Miranda
Um dia tinha de ser, Marrocos 2015!!!
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Eduardo Filipe
UMMzão



Portugal
4227 Posts

Posted - 25 September 2015 :  12:27:09  Show Profile Send Eduardo Filipe a Private Message  Reply with Quote
Boas Miranda

Qualquer loja que vende material para viaturas tem à venda, penso eu....!!!

Se tiveres dificuldade em encontrar, o mais que posso fazer é desenrascar te uma até encontrares uma nova.

Um Abraço UMM
Eduardo Filipe

Posso não voltar..., mas vou!
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