Print Page | Close Window

'Restauro' do RL-95-59 aka Robin dos Bosques

Printed from: ForUMM
Topic URL: http://forumm.forumco.com/topic.asp?TOPIC_ID=8208
Printed on: 31 October 2014

Topic:


Topic author: Benjamim
Subject: 'Restauro' do RL-95-59 aka Robin dos Bosques
Posted on: 18 July 2009 13:16:28
Message:

Depois da aquisição e da surpresa (menos boa) que deu à vinda para casa, ei-lo no estaleiro pronto a ser curado!

Não se trata de um restauro propriamente dito, pois não tenciono ir até ao osso...mas sim reparar uns quantos problemas e personalizar o UMM a meu gosto!

Para começar, o meu Muito Obrigado ao MariUMM por me ter ajudado a fazer um primeiro diagnóstico ao UMM e ter identificado uns quantos problemas por onde devo começar!

As fotos colocarei mais tarde, pois esta tarde ainda o vou rebocar até ao barracão onde vai estar sobre tecto e com espaço e material à mão para trabalhar nele!

Por agora, o alternador já seguiu para o electricista...tudo o que são correias e filtros vão ser trocados, oleos repostos, drenar o sistema de refrigeração para sair a àgua porcalhona, tratar da bomba do gasoleo que tem uma fuga e mete ar no circuito, lubrificar cubos e restantes pontos que requerem massa 'pra cima' e trocar as rotulas M8 (já não me lembro se são M8 ou M80...acho que M80 é a radio...lol)

Vou dando noticias! Até lá, estarei no estaleiro a tratar do bicho! ;)

cUMMprimentos
Benjamim

Replies:


Reply author: mariUMM
Replied on: 18 July 2009 21:01:56
Message:

Não esqueças os apoios do escape, aquilo está mesmo a fazer muita força!

Depois disso é altura de ir aos diferenciais, primeiro uma revisão séria ao traseiro (a ser feita com a troca de valvulina, e depois ver o que se passa com o dianteiro, se tiraram o veio de transmissão dianteiro algo de grave se deve estar a passar...

De resto a chapa está interessante, como queres tirar o suplente da porta traseira vai procurando um par de dobradiças de porta lateral e tira o prato de esparguete que anda espalhado pelo carro, aquilo tem fios para dar e vender, os tipos da Arranhó ainda te dão um bónus só pela quantidade de cobre que lhes vais entregar

Tem especial atenção ao circuito de refrigeração porque tens um Alter II que nasceu com motor atmosférico e depois alguém lhe meteu um XD3T com o turbo, sem intercooler, sem radiador de óleo, sem radiador de água maior, sem túnel motor, o risco de sobreaquecimento é maior por isso trata bem desse aspecto para manteres a capacidade de arranque que o teu carro deve ter por ser um turbo com relações de atmosférico.

Leitura obrigatória:http://forumm.forumco.com/topic~TOPIC_ID~7315.asp

Mário


Reply author: Benjamim
Replied on: 18 July 2009 23:13:49
Message:

Como a malta gosta é de bonecos e como o MariUMM diz no tópico dele dos diferenciais, que a quantidade de amigos faz-se com a quantidade de fotos, aqui ficam umas do dia de hoje.

Estas ainda pouco têm de restauro...servem para ficarem a conhecer a máquina no ANTES







Já agora, para tirar a capota existe algum 'truque' ou aquilo está preso em algum lado que não seja de imediato visivel? Já andei a desaparafusar uma serie de parafusos e ela nem mexe! :
MariUMM, aqueles fios todos, tenciono dar uma volta a tudo...ver quem está a mais e quem é necessário, coloca-los todos dentro de protecções porque não gosto dos fios assim desprotegidos e têm efectivamente de ser melhor arrumados...amanhã vou ver se meto o escape no sitio, vou retirar as rotulas M8 para ir comprar novas e retirar também as correias e filtro do ar para trocar.

A bomba de gasoleo tem uma fuga que faz entrar ar quando se 'dá à bomba'...o fole da mesma é substituivel? Ou requer trocar toda a bomba toda?

Por hoje é tudo! Devo dizer que estou a ficar viciado nisto! Este fim de semana até cancelei o que tinha a fazer para andar de roda do UMM! Vicio malvado!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: amota
Replied on: 19 July 2009 00:13:51
Message:

Boas!

No fim de desapertados todos os parafusos, o "truque" é pegar num macaco hidráulico, num "prumo", e numa tábua (para distribuir a carga) e vai-se levantando devagar, aplicando a força na zona reforçada do tejadilho, logo atrás dos bancos dianteiros.

Cumps,

André Mota - Clube Trilhos do Dão
Santa Comba Dão

www.trilhosdodao.com


Reply author: Benjamim
Replied on: 19 July 2009 14:27:42
Message:

André, obrigado pela dica...um barrote de madeira e o macaco e a capota 'descolou' do resto da carroceria!

Agora tenho é de arranjar umas roldanas presas às vigas do tecto para içar aquilo...que é pesado pa burro!

Progressos desta manhã:
Com o objectivo de endireitar os suportes do escape vi que este era facil de remover e assim foi...está cá fora e estou a pensar retirar a ferrugem e pinta-lo com qq coisa que o proteja mais da oxidação.


A porta traseira também já saiu...mas o suporte da roda nem por isso...estão lá dois parafusos que nem com WD40 os sacanas querem sair!


Passando à parte da frente, o filtro do ar era este o estado em que se encontrava:

O filtro é para trocar e a caixa do mesmo para lixar e pintar também com algo anti-oxidante...os tubos também são para trocar pois aqueles tipo 'acordeão' além de estarem montados 'à martelo', parece que não são o tipo de tubos mais indicados.

Queria ainda retirar as correias para as substituir, mas essa parte é que está complicado...como vou desapertar as correias?! Andei para lá a cuscar mas não encontrei nada que me parecesse servir para folgar as correias e as retirar.Isto é, sem contar com a alternativa de desmontar as rodas / ventoinhas às quais estas estão ligadas...

Ficam algumas fotos das ditas, para se alguém identificar algum ponto para as conseguir retirar me indicar...este motor é um XD3T de uma peugeot 505...




(a correia que se vê já solta é a do alternador que de momento está em reparação)

É tudo!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: xanumm
Replied on: 19 July 2009 15:40:34
Message:

Benjamim, para tirares as correias é simples, não tens que desmanchar nada!
A da bomba de hidraulico da direção assistida, folgas os parafusos da regua de afinação da bomba hidraulica que é essa que se vê na primeira foto do lado direito. A da bomba de água folgas os parafusos do esticador que fica na segunda foto no topo, do lado esquerdo. E a outra da bomba de vácuo (ultima foto)também alargas os parafusos dos apoios da bomba (cogumelo)!

Pronto e depois pegas nas correias e vais comprar umas novas do mesmo tamanho dessas!

cUMMps, e bom restauro!

Alexandre

"O que é nacional... é bom!"


Reply author: Benjamim
Replied on: 19 July 2009 20:33:12
Message:

Obrigado Alexandre! Vou tentar retira-las durante a semana para no próximo fim de semana já ter material novo para montar!

Ainda antes de terminar o fim de semana houve tempo para sacar fora o banco do pendura e as pálas das rodas traseiras.





Preciso de mais uns quantos conselhos/sugestões:
tenho chapa amolgada (zona traseira onde fixam as palas - 2ª foto) provavelmente de uma falta de angulo de saida e amassou a chapa. Como é que costumam reparar estas mazelas? Não é para ficar nada xpto ou 100% perfeito...quero apenas que a chapa retome a forma inicial. Já tentei usar um barrote de madeira e um maço, mas é mentira...aquilo nem mexeu! Se não encontrar nenhuma sugestão mais eficiente, acho que primeiro vou tentar com a força do macaco e se não der, puxar a chapa ao sitio com o tractor!
outra coisa...parafusos calcinados!Há mais alguma coisa a fazer além de WD40?! até agora tudo o que é parafuso de pequena dimensão tem saido melhor ou pior com WD40...mas agora virei-me para o parachoques e além do acesso aos parafusos ser bastante dificil, estes são enormes (chave 20 para os desapertar)...e estão lá presos que parecem uma parede de betão armado!

Se houverem sugestões de quem já certamente passou por estes detalhes, que partilhe conhecimento!

E agora vamos a mais uma semana de trabalho!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: filipeumm
Replied on: 20 July 2009 00:16:49
Message:

Para trocares as correias,e se nunca trocaste de nenhum UMM atmosferico aconselho-te a tirar o radiador fora!!Ficas logo com uma melhor prespectiva da coisa,e aproveitas e poupas trabalho...sim porque o mais certo é teres um trabalho do catano a trocar as correias com o radiador do sitio e daqui a pouco tempo teres que trocar o rolamento do tensor da correia da bomba de agua.
Com o carro nesse estado e já que estas com a mão na massa tira o radiador,troca o rolamento do tensor da correia da bomba de agua,inspecciona bem o estado do suporte da bomba de direcção assistida,vês se a bomba de agua já tem alguma folga ou mesmo fuga,inspeccionas todos os tubos de agua e se tiveres duvidas mandas dar uma inspecção no radiador,inspeccionas tambem o apoio da caixa de direcção.
Estás a ver que a simples remoção do radiador tens logo uma grande parte importante do UMM para inspeccionar e que é vital para o seu bom funcionamento


Filipe Pinheiro


Reply author: mariUMM
Replied on: 20 July 2009 00:25:10
Message:

Pintar escape... não é prioridade, por muito que metas tinta de chaminés aquilo vai escamar tudo, preocupa-te com coisas mais essenciais...

Tirar parafusos grandes calcinados requer meios grandes, sem mata vacas a tapar uma boa chave de caixa (19mm e não 20 que essa tem folga e além de perder eficácia pode danificar a cabeça dos M12), rabo de força em condições e tubo nele, o truque é tirar o aperto inicial depois porque o agarramento nesse sitio é comum, dar uns ligeiros movimentos em direcção a apertar a cada meia volta de desaperto e isso passa, como tens mata vacas a tapar o acesso pela frente vais precisar de uma boa chave de luneta ou boca-luneta e do martelo pesado... Mesmo assim insiste no WD 40 aplicando também por dentro do pára-choques entre as chapas em "S", para que a suspensão não roube eficácia à força que fazes nos parafusos mete um macaco ou uma preguiça debaixo da longarina a fazer um pouco de força antes de lhe dares com a alma.

Chapa amolgada é aquele vinco que se vê na lateral? Se for a isso que te referes tira os pára-choques traseiros pelos parafusos no tubo de suporte interior e mete uma alavanca a fazer força entre a chapa interior e a exterior como a de dentro é mais forte vais dando com o maço na zona do vinco enquanto forças a alavanca, vais ver que recupera um pouco a forma, novo não fica mas disfarça, no entanto não te distraias com o essencial que é meter a parte mecânica em perfeito estado.

Leitura obrigatória:http://forumm.forumco.com/topic~TOPIC_ID~7315.asp

Mário


Reply author: JPMacedo
Replied on: 20 July 2009 02:23:00
Message:

Sim senhor

tás-lhe a dar com alma, força nisso.

Umm abraço


Reply author: PEDROALCANENA
Replied on: 20 July 2009 08:28:24
Message:

Ola
Olha antes de tudo a chave do parachoques e a 22mm usa uma chave boca anel e nunca a de bocas se tiver muito calcinado e que depois escapa meia duzia de vezes e a cabeça fica redonda entao e que e biscate tirar depois usa W-40 com fartura para os tirares e se for preciso um tubo na chave para auxiliar desde que a chave nao seja dos chineses tiras na boa
Pedro Marques

Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943


Reply author: mariUMM
Replied on: 20 July 2009 12:18:32
Message:

Aquilo é M14? Pronto deve ser, chave 20 é que não podia ser, 19 para M12 ou 22 para M14...

Porrada na cabeça que é receita habitual neste caso não se pode usar porque as cabeças estão tapadas, mais um ponto a favor da minha visão da frente dos UMM, sem mata-vacas

Leitura obrigatória:http://forumm.forumco.com/topic~TOPIC_ID~7315.asp

Mário


Reply author: Benjamim
Replied on: 10 August 2009 20:19:22
Message:

Boas!

Depois de uma semana fora, voltei hoje à carga, numa meia tarde que não se mostrou muito produtiva...

Andei a estudar a coisa para tirar fora as correias e com base no que me disseram por aqui, saquei fora o radiador e toca de sacar fora as ditas...





Ainda voltei a atacar os parafusos do parachoques dianteiro e do suporte da roda na traseira mas continuam sem ceder...

Uma questão, à cerca de uma semana e meia enchi o deposito de agua (por cima do radiador). Hoje abri-o e estava seco...abri depois o radiador e este estava cheio de agua. Andei lá de volta mas não consegui identificar a origem da fuga. Alguém tem alguma sugestão de como identificar o problema? Já agora, isto não é normal, certo?

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 11 August 2009 18:12:25
Message:

Mais um pouco de tempo durante a tarde e mãos à obra!

Dediquei-me apenas à parte da frente...finalmente o parachoques saiu! Devo dizer que ao desaperta-lo parecia que estava a desapertar os parafusos que sustentavam toda a carroçaria do UMM...tal foi a força que fiz e tal era o guinchar que eles faziam...parecia que algo se ía desfazer!

Entretanto ainda houve tempo para ir às compras:
as correias todas para trocar:


e um fole novo para a bomba do gasoleo, porque a que lá estava era este o estado dela:


Ao tirar a bomba para lhe retirar o fole roto, retirei do seu interior um liquido amarelado que não me parecia gasoleo (pelo menos no seu estado natural...) Deveria te-lo feito ou nem por isso? É que agora, colocada a bomba no sitio já com o novo fole, aquilo nunca mais forra a bomba! Tou para ali a bombar feito doido e nem sinal do liquido! Reparei que existe uma ficha electrica a ligar à bomba e estou sem bateria de momento...poderá isso ser o motivo de o gasoleo nunca mais chegar à bomba? É normal demorar tanto? Há algum truque para forrar a bomba depois de a retirar?! HELP! (desculpem algumas perguntas idiotas, mas não percebo nada de mecanica e estou a aventurar-me neste mundo)

Mais uma questão que reescrevo do meu ultimo post:
À cerca de uma semana e meia enchi o deposito de agua (por cima do radiador). Hoje abri-o e estava seco...abri depois o radiador e este estava cheio de agua. Andei lá de volta mas não consegui identificar a origem da fuga. Alguém tem alguma sugestão de como identificar o problema? Já agora, isto não é normal, certo?

E ainda, há por aí à venda farolins para os UMM? Ou isso já não existe? Ao retirar um dos piscas, o estado dele era este:


Ainda sobre material a adquirir, fui todo contente à Ribapeças em Alenquer e na lista de compras íam também as rotulas M8...as quais eles não vendem! Alguém sabe onde posso aqui na zona (Arruda dos Vinhos, Vila Franca, Alverca, Alenquer, Lisboa) arranjar as rotulas M8?

Se alguém souber assim de cabeça, podem ainda indicar-me as referencias, marcas ou tipos de oleos usados para manutenção? Oleo de travões e oleo de motor. (onde fica o filtro do oleo?...)

Por agora é tudo e já é muita coisa a pedir-vos!

Fica uma foto do estado actual do bicharoco:


cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: kingstar
Replied on: 11 August 2009 18:43:34
Message:

Benjamin, em último recurso tenta a Europeças para as rótulas.
Quanto aos óleos :
15w40 para o motor
dot4 para o circuito dos travões
80w90 transmissões
LS90 para diferenciais c/ blocante
Falta o da cx de velocidades que agora não me lembro.
Posso estar errado neste 2 últimos porque agora não tenho a cábula aqui mas se estiver a dizer
asneiras alguém virá aí corrigir-me.

UMM abraço
Pedro Reis


Reply author: TEBI
Replied on: 11 August 2009 19:49:15
Message:

na caixa velovidades utilizar sempre oleo do motor.
A caixa é peugeut, e neste tipo de caixa a peugeut recomendou sempre oleo 30, há quem ponha valvulina, depois quixam-se que fez pummmmm.

UMM abraço


Reply author: mariUMM
Replied on: 12 August 2009 00:16:22
Message:

Rótulas M8: Passas pela minha casa e safas-te!

Água a desaparecer: Volta a encher e mete um cartão por aixo do motor, se pingra vais dar por isso.

Espelhados de farolim: Vendem-se com os plásticos, 5€ cada, procurando no ForUMM encontras a referêcia rinder e locais de venda.

Oleos: 15-40 mineral para motor, caixa de velocidades e transferências, para as caixas podes usar monogrado mas se não tencionas andar com stocks basta usar tudo igual, valvulinas já estão no post e o oleo de travões é originalmente dot4, podes e é altamente recomendável (excepto para a carteira) fazer o upgrade para dot5.

O filtro de oleo está junto da bomba injectora um pouco mais para tráz...

Na saída do filtro de gasóleo tens um parafusinho pequeno, desaperta-o ligeiramente para ajudar a encher o filtro, se precisares de abrir um pouco até à entrada da bomba injectora para sair gasóleo na alimentação da mesma não tenhas medo, akilo não morde, depois com a bateria e 10 ou 12 voltas de motor ele péga!

Esse fole é causa de muitas dores de cabeça em inúmeros UMM e outros motores diesel, nas casas de peças estão fartos de os conhecer, desconfio que 1 em cada 10 carros com o filtro de gasóleo CAV anda com esse fole furado e as contas de oficina aparecem sem se dar conta por causa disso, o primeiro sintoma que se encontra quando o fole rompe é uma estranha aceleração sem explicação de vez em quando nalguns casos também se sente o motor a perder força inexplicavelmente para depois voltar à normalidade com a mesma falta de explicação, o barulho quando se carrega na bomba manual que o aciona é denunciador do referido defeito.

Leitura obrigatória:http://forumm.forumco.com/topic~TOPIC_ID~7315.asp

Mário


Reply author: Benjamim
Replied on: 12 August 2009 19:56:22
Message:

Mais uma tarde e mais uns avaços!

Hoje pela primeira vez inverti o processo e em vez de desmontar comecei a montar!

Já tem correias novas e filtro do oleo. O filtro do ar também já está pronto mas só o coloco no final porque aquele monstro ocupa espaço que dá jeito ainda para manobrar no motor.

A bomba de gasoleo parece já ter gasoleo dentro...se ontem o meu problema era falta de gasoleo, hoje começou a verter...acho que ficou mal fechada, apesar dos esforços em tentar fechar a 'tampa' da bomba o mais vedado possivel...alguma sugestão como fecha-la de forma a não haver fugas de ar? É que se a abri para resolver uma fuga de ar e agora deixo-a na mesma com uma fuga, apesar de em sitio diferente, é o chamado trabalho de m€rd@!

Finalmente a capota saltou fora...já estava desaparafusada e solta, mas faltava-me logistica para a tirar fora...





Já tenho também o oleo dos travões e do motor.

Agora as novas duvidas:
Para trocar os oleos (motor, caixa velocidades e caixa transferencias) é necessário tirar o que lá está primeiro...onde estão os 'bujões' para estes três sitios? O do motor deverá ser facil de encontrar, ainda não fui à procura dele mas não deve ser dificil...os outros dois é que não faço ideia onde possam estar! E depois, por onde meto o oleo para as caixas (de transferencia e de velocidades)?

Para retirar o banco do condutor, digam-me que não tenho de retirar o deposito do combustivel (acho que é isso que está por baixo do banco)...mas se o tiver de fazer, é necessário algum cuidado? é preciso despejar o gasoleo antes de o tirar?

Como é que aconselham a retirar os cubos das rodas? A unica coisa que me cabe lá é uma chave de bocas...e estando aquilo calcinado, com a chave de bocas ela vai fugir...outra chave não entra ali...

Tablier...queria tira-lo para organizar o ninho de cucos que para ali vai de cabos electricos...mas deparei-me com o problema das manetes de piscas e escovas...não deixam o tablier passar e sair...como o consigo retirar?! Já agora, a consola central da chovagem por saltar fora sem problema? Ou h´alguma coisa a que deva tomar especial atençao?

Alguém tem sugestão de onde se podem comprar os espelhados para os nossos farois? Mais uma vez não os consegui no local onde costumo ir comprar o material (Ribapeças em alenquer).

Por hoje é tudo.

Obrigado a todos os que têm dado as suas opiniões, sugestões e dicas para me ir safando e a obra seguir a bom ritmo!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: kingstar
Replied on: 12 August 2009 22:18:08
Message:

Benjamin, onde tu te foste meter !lol
Já não encontras os bujões !!!
Decora isto: todos os bujões são de chave quadrada por isso não te vai dificil descobrir em cada
componente o mesmo.
No motor é claro que o óleo sai por baixo e metes por cima tirando a tampa com um tubo que tem
por cima da tampa das valvulas. Nada que saber!
Ah!Não te esqueças de depois de tirar o oleo do motor apertar o bujão no carter outra vez antes de colocares óleo novo.
Em ambas as cxs já não lembro onde se situam os bujões mas alguém mais to dirá aqui.
Queres tirar o tablier mas primeiro tens de tirar a tampa que está por debaixo do guiador.
É por ali que depois poderás trabalhar as manetes.
Não te esqueças do guiador que tb tem de sair.
A sofagem é fácil : desapertas todos os parafusos que vires com excepção dos 3 que estão no centro que seguram o motor. Puxas as abas debaixo para desencaixar e est+a cá fora.
O banco desde que não tenciones tirar a estrutura por debaixo é só desapertares as porcas que estão nos tubos do banco por debaixo do assento. Se quiseres tirar tudo tens de tirar o dep. e claro se possível tirar o combustível para um trabalho mais limpo e seguro.
Os cubos das rodas : falas dos cubos da frente ? Se sim tens de desapertares primeiro os 6 ou 8
parafusinhos que tem à volta.
Ópticas : compras mas é os farois completos porque não vais conseguir arranjar só os espelhos.
Na PPT Peças é a ref 430. Vê aqui no catalogo deles: http://www.pptpecas.com/images/stories/ppt/catalogos/038ppt.pdf
Acho que não me esqueci de nada excepto a ajuda extra que aí vem.

UMM abraço
Pedro Reis


Reply author: joaocarneiro
Replied on: 13 August 2009 00:26:22
Message:

ao tirares o tablier, tem em atenção que vais ter de tirar o quadrante que sai muito facilmente, mas cuidado ao retirares a bicha do conta quilometros para não a danificares.

tira fotos, MUITAS fotos, vais ver que não te vais arrepender.

Tens de desapertar as manetes e o volante para tirar o tablier, senão ele não sai. depois de desapertadas fazes um movimento de rotação no sentido ascendente tendo como fulcro a linha do parabrisas.

Há por ai alguns modelos de tabliers diferentes, no meu a tal tampa que o Pedro fala só sai se aliviares o tablier completo de modo a descobrires os buracos dos parafusos... Posso mesmo dizer-te que desmontei e montei o meu quatro vezes sucessivas e vou ter de desmontar a quinta porque para quem não connhece os truques, dá um bocado de luta...

boa sorte :)


Reply author: Aldeia
Replied on: 13 August 2009 09:08:17
Message:

quote:
Originally posted by Benjamim



Para trocar os oleos (motor, caixa velocidades e caixa transferencias) é necessário tirar o que lá está primeiro...onde estão os 'bujões' para estes três sitios? O do motor deverá ser facil de encontrar, ainda não fui à procura dele mas não deve ser dificil...os outros dois é que não faço ideia onde possam estar! E depois, por onde meto o oleo para as caixas (de transferencia e de velocidades)?


O bujão do motor está no cárter, é facil ver. Na caixa de velocidades estão localizados na lateral direita (o de entrada) e o de saída está um bocado escondido pela travessa de protecção da caixa de transferência, virado para a trazeira do UMM. Desmonta essa protecção e logo o vês.
Na caixa de transferência tens o de entrada vidado para trás e o de saída virado para baixo, facilmente se encontram.
Dodos os bujões usam uma chave quadrada, habituamente em forma de um "Z". Se não tens nenhuma podes comprar uma numa casa de ferramentas, não é cara e é daquelas ferramentas que vai dar sempre jeito.



Para retirar o banco do condutor, digam-me que não tenho de retirar o deposito do combustivel (acho que é isso que está por baixo do banco)...mas se o tiver de fazer, é necessário algum cuidado? é preciso despejar o gasoleo antes de o tirar?

Para retirar o banco, não necessitas de mexer no depósito, mas se queres retirar as calhas aí sim. Contudo eu aconselho-te a retirares o depósito para dares uma limpeza, aproveitando para substituir os tubos de gásoleo (e claro que tens que vazar o depósito, senão ainda levas com ele na cabeça! Para isso tens um bujão (igual ao das caixas). Uma vez que tenas retirado o depósito aproveita para soldar as porcas dos parafusos que seguram as calhas e nunca mais te chateias com esse "detalhe".

Como é que aconselham a retirar os cubos das rodas? A unica coisa que me cabe lá é uma chave de bocas...e estando aquilo calcinado, com a chave de bocas ela vai fugir...outra chave não entra ali...

Tens tudo aqui muito bem explicado:

http://forumm.forumco.com/topic~TOPIC_ID~836.asp




Tablier...queria tira-lo para organizar o ninho de cucos que para ali vai de cabos electricos...mas deparei-me com o problema das manetes de piscas e escovas...não deixam o tablier passar e sair...como o consigo retirar?! Já agora, a consola central da chovagem por saltar fora sem problema? Ou h´alguma coisa a que deva tomar especial atençao?


Em 1º lugar sacas o volante, pepois desapertas um parafuso que está por baixo da peça plástica onde estão "embutidas" as manetes (não tentes desmontar nada ainda) e depois desapertas os 2 parafusos de cada manete. Com tudo isso solto, já consegues retirar a peças de plástico e depois desligar os terminais electricos das manetes.

Para desmontar a consola da solfagem tens que (pelo menos) soltar o tablier, ou então desmontá-lo. Só depois consegues retirar a consola.



Alguém tem sugestão de onde se podem comprar os espelhados para os nossos farois? Mais uma vez não os consegui no local onde costumo ir comprar o material (Ribapeças em alenquer).

Houve quem conseguisse arranjar o espelhado completo com vidro e ligações electicas, mas o mais comum é arranjar mesmo o farol completo. Cá em cima até consigo arranjar mas sinceramente tenho medo de te mandar isso pelo correio. Mas em ultimo caso...




UMM abraçUMM

j.aldeia



Reply author: Benjamim
Replied on: 13 August 2009 14:25:26
Message:

Obrigado pela ajuda! :)

Assim que puder irei continuar a tratar do bicho! Por agora vou fazer uma pausa no restauro...desloquei ontem o ombro e estou de braço ao peito...pelo menos umas 3 semanas vou ter de estar parado, no entanto acho que ainda antes meto novamente mãos à obra! Não vou ficar a parasitar 3 semanas com o UMM ali na garagem a olhar para mim e a pedir para ir para a rua!!! :D

Quando voltar à carga, volto a actualizar o topico! ;)

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 20 August 2009 21:30:36
Message:

Estou de volta! Mesmo com um braço ao peito, vou dando uns toques no restauro (se o médico sonha que ando a fazer isto em vez de repouso...)

Como trabalho mais soft dediquei-me à pintura de alguns plásticos e para choques:




O tablier e consola central já estão fora também:


Agora o próximo trabalho soft (para o fisico, arduo para a mente) será pegar naqueles fios todos e dar um jeito a tudo! Há por ali muita coisa que nem sequer é usada...outras mal ligadas, ligações já desgastadas, outras feitas 'a martelo'...enfim, um entretenimento para umas boas horas!

Já agora, na consola central (aka chofagem), sai mais alguma coisa do que está na foto? já vi por aí em restauros que salta tudo fora, mas aquele filtro parece-me agarrado ao motor e não o quis puxar sem saber o que estava a fazer. Para mim não é imperativo retirar aquela parte, por isso se estiver mesmo agarrado algures ao motor e der trabalho a retirar, vai ficar por ali. Outra questão, posso soprar aquele filtro com um compressor? O pó que vai para o outro lado (lado do motor) não lhe vai fazer mal?

Outra questão que me ocorreu agora mesmo...um mapa/esquema electrico do Alter II, há por aí? Ainda vou procurar à secção electrica, mas se alguém tiver isso por aí, seria porreiro mais que não seja para ter uma noção minima do que estou a mexer.

PS: ja tenho o esquema eléctrico do Alter II (agora é maos à obra!)


Reply author: n/a
Replied on: 20 August 2009 23:15:57
Message:

Boa noite,

Depois de começar a desmanchar é muito difícil conseguir parar
Boa sorte com isso.

Penso que o "filtro" de que falas é o radiador da "chauffage". Se bem me lembro tens apenas dois tubos a ligá-los ao motor: um directo à bomba de água e um directo a uma falange que terás montada na parte de trás da cabeça do motor do lado dto. Esta última está um pouco escondida mas se te colocares por baixo do UMM e seguires o tubo não será difícil de encontrar.

Cumprimentos,

Marco Pinho


Reply author: joaocarneiro
Replied on: 21 August 2009 01:49:00
Message:

O Marco tem toda a razão, parar é dificil, lembra-te apenas de fotografar tudinho... abundantemente.

e convida a vizinhança mais experiente, vais ver que resulta em progressos mais rapidos :)


Reply author: Benjamim
Replied on: 21 August 2009 20:16:28
Message:

Hoje foi dia de electricidade...afinal a coisa até nem está má... alguma desorganização e ligações soltas (que não faço ideia onde ligam), mas de resto parece estar tudo ok!

Foi dia também de ir às compras...já cá estão os farolins todos, as rotulas M8 e mais uns detalhes que me vão fazer falta...

Achei piada quando o senhor da Europeças me dá as caixas dos farolins...sabia a referencia Rinder e sabia que lá tinham farolins compativeis...o que não sabia é que eram mesmo original UMM! Um outro detalhe, de 5 em 5 minutos alguém por ali falava em UMM...era telefonemas, ram encomendas, eram comentarios entre funcionários...estive mesmo para perguntar se só os UMM se vão abastecer ali!



Amanhã há mais!

Já me começam a faltar apenas partes de maior porte para completar as necessidades do restauro...faltam as 3 portas (se arranjar para trocar, senão tenho de tratar as que tenho), capot (em mau estado), rollbar, baquets e ainda por saber, diferenciais.

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 22 August 2009 18:28:33
Message:

Mais um dia de trabalho e mais umas quantas dúvidas...

Ía todo lançado para a troca de oleos no motor de nas duas caixas (de velocidades e de transferência) mas faltam-me os locais de inserção do oleo...ja que os 'bujões' de saída creio estarem identificados. Aqui ficam para me confirmarem:

Oleo do motor:


Oleo da caixa de velocidades (do lado direito daquela 'chapa' rectangular, quase ao centro da foto):


Oleo da caixa de transferencias:


Quanto às entradas de oleo, para o oleo de motor, será esta tampa preta com o autocolante da ESSO, na cabeça do motor?


As outras entradas para o oleo não faço ideia onde ficam...já as procurei mas sem sorte...

Outra duvida que quero confirmar...deposito do oleo dos travões é o deposito imediatamente do lado direito da bomba de gasoleo, certo?


Agora umas curiosidades...

Um dos braços que têm as rotulas M8 está torto...é normal, ou isto já levou uma pancada e tem de ser endireitada?! Faz diferença se estiver torto? E aquelas braçadeiras plasticas...certamente não é de origem, mas ocorreu-me que por uma questão de segurança poderiam ser colocadas, não fosse uma rotula saltar do sitio e assim é sempre mais uma segurança, até porque estas rotulas nem parecem estar em mau estado...deixo-as lá ficar? não há stress? ou devem saltar fora?


Por fim, uma foto do 'forro' da caixa de velocidades do meu bicho...camada protectora à base de terra...


E agora, a capota de chapa transformada em mesa de trabalho!


É tudo! Fico a aguardar as dicas de quem mais sabe.

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: kingstar
Replied on: 22 August 2009 18:45:37
Message:

Benjamin, para meter o oleo do motor é onde dizes onde tem ESSO.
Eu se fosse a ti dava-lhe uma limpeza à pressão para tirar essa terra toda.
Outra coisa: não axanates mais as rótulas. O que está aí está cheio de malabarices com abraçadeiras de plastico a segurar as folgas.
Pôe é material novo aí ou usado em bom estado. No que diz respeito à segurança não há que olhar
aos custos. Ficas servido e não te xateias mais durante uma década.

UMM abraço
Pedro R


Reply author: Benjamim
Replied on: 22 August 2009 19:14:29
Message:

quote:
Originally posted by kingstar

...
Eu se fosse a ti dava-lhe uma limpeza à pressão para tirar essa terra toda.
Outra coisa: não axanates mais as rótulas. O que está aí está cheio de malabarices com abraçadeiras de plastico a segurar as folgas.
Pôe é material novo aí ou usado em bom estado. No que diz respeito à segurança não há que olhar
aos custos. Ficas servido e não te xateias mais durante uma década.

UMM abraço
Pedro R



A lavagem é amanhã! Hoje já estive a tirar a tralha toda do jipe, amanha puxo-o para a rua e com a maquina de pressão vou tentar limpar os quilos de terra que ele tem em todo o lado!

Quanto às rotulas, tenho cá novas, era mesmo só uma questão de saber se, primeiro aquele braço pode ficar torto ou tem de ser endireitado e segundo, se as braçadeiras são aldrabice ou são uma precaução (mesmo com as rotulas boas) para as evitar saltar fora...

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: n/a
Replied on: 22 August 2009 20:09:37
Message:

Boa tarde,

Há por aí algures um link directo para fazeres download do manual de utilizador (ou algo semelhante). Tem ilustrações e diz-nos onde estão os orifícios para atestar os níveis de óleo das caixas.
Tens que fazer uma pesquisa pois sinceramente já não me lembro onde o encontrei.

Cumprimentos,

Marco Pinho


Reply author: Benjamim
Replied on: 29 August 2009 19:51:34
Message:

Avanços do dia de hoje...

A tarefa principal do dia de hoje foi lixar a chapa na zona do motor e exterior...havendo ainda tempo para lixar a parte dos bancos e chão da caixa...







Reparação da zona da bateria dado o mau estado em que se encontra:


Os farois traseiros e suporte da roda já sairam fora...parafusos calcinados...nada que a rectificadora não resolva!


Por fim e já sem lixas para o trabalho, deitei-me (literalmente) debaixo do carro...

...uma rotula M8 substituida...


...duas rotulas M8 substituidas...


...e fica a faltar a terceira (visivel na ultima foto, ainda solta)...porque não a consigo desenroscar...vou ter de retirar o conjunto todo (braço onde enrosca a rotula) para ver se a consigo desenroscar sem danificar nada...

Por hoje é tudo...o trabalho continua amanhã!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 12 September 2009 11:40:37
Message:

Ontem como quem não quer a coisa, depois de sair do trabalho ainda dei um salto à garagem, carreguei a pistola de pintar e o resultado foi este:

(ainda faltam 4 jantes fechadas que são as que estão montadas no UMM)

Um parafuso mais teimoso...nada que o berbequin não tenha resolvido...


E para terminar, o material já todo em stock para a pintura!!!

(primário, conversor de ferrugem, betume de pedra, gravitex e tinta verde!)

Com todo o material para a pintura reunido agora falta terminar de lixar toda a chapa e começar a trabalhar nela!

Vou dando noticias...

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: eunema
Replied on: 14 September 2009 23:12:47
Message:

Olá
Ainda bem que só querias fazer um pequeno restauro

As coisas estão a correr bem, continuação de bom trabalho.

Cumprimentos
Hernani


Reply author: ToMiX
Replied on: 14 September 2009 23:33:22
Message:

Benjamim, se a côr foi afinada na maquina e saiu muito ao lado, não me culpe... Essa máquina não foi calibrada por mim!!

Continuação de bom restauro


Reply author: Benjamim
Replied on: 15 September 2009 09:19:33
Message:

quote:
Originally posted by eunema

Olá
Ainda bem que só querias fazer um pequeno restauro

As coisas estão a correr bem, continuação de bom trabalho.

Cumprimentos
Hernani



Vou-me animando com a coisa e as peças vão saindo fora para serem tratadas! É a vontade e no final o prazer de ver no resultado final uma maquina em que possa confiar e ter longas horas de diversão!

quote:
Originally posted by ToMiX

Benjamim, se a côr foi afinada na maquina e saiu muito ao lado, não me culpe... Essa máquina não foi calibrada por mim!!

Continuação de bom restauro





Ahahaha! Foi afinada na máquina pois! Espero que pelo menos tenham ficado verde! Hehehe

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: n/a
Replied on: 23 September 2009 22:04:19
Message:

boa sorte, e que corra tudo pelo melhor.


Reply author: Benjamim
Replied on: 25 September 2009 21:38:41
Message:

Uma questão:

tenho a tampa por cima da caixa de velocidades retirada...a caixa está completamente coberta de terra e lama...posso dar-lhe com a maquina de lavar a pressão em cima dela? ou há algum inconveniente nisso?!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: mariUMM
Replied on: 27 September 2009 14:03:00
Message:

Tira o lixo! Se for com máquina de pressão tem apenas atenção para que o jacto de água não vá directo aos pontos de entrada dos veios de Redutoras e de 4X4, certifica-te que tens os tubos de respiro no lugar e deixa isso a cheirar a sala de operações de hospital.

Leitura obrigatória:http://forumm.forumco.com/topic~TOPIC_ID~7315.asp

Mário


Reply author: Benjamim
Replied on: 27 September 2009 21:56:55
Message:

Finalmente mais um fim de semana em que me consegui mandar ao bicho!

Está todo lixado e polido! Agora tem de levar um grande banho antes de começarem as pinturas.

Algumas imagens dos trabalhos destes dias:











cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 27 September 2009 21:58:28
Message:

Dobradiças todas polidas para serem também pintadas:


Depósito de combustivél...


O mesmo depósito, já lavadinho!


O conversor de ferrugem a fazer das suas!




Uma foto do 'workspace'...não é grande mas vai dando para o gasto!


O material de protecão utilizado durantes estes dois dias:


Dizem na especificação do gajo 'resistente a poeiras'...nada como testar!


Termina o fim de semana e os trabalhos 'pesados'. Durante a semana seguem-se pequenos trabalhinhos de background que vão fazendo falta também!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: estripa
Replied on: 28 September 2009 13:17:32
Message:

Será que com um bocadinho mais de esforço não se desmontava por completo, é que pouco falta.

Cumprimentos

João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)


Reply author: Aldeia
Replied on: 28 September 2009 14:17:30
Message:

Também estou de acordo com o João. Estás a fazer um trabalho tão bom e a deixar esses pormenores para trás. Mas de resto muito bem.

UMM abraçUMM

j.aldeia



Reply author: Aldeia
Replied on: 28 September 2009 14:19:39
Message:

Aquilo que acabo de escrever não se aplica ao vidro do pára-brisas. Esse deixa-o estar para não teres chatisses e despesas extra.

UMM abraçUMM

j.aldeia



Reply author: Benjamim
Replied on: 28 September 2009 17:19:57
Message:

A que se referem com 'desmontar o resto'?...

Motor e caixas?! Essas não lhes mexo...praticamente percebo nada de mecanica e a não ser que tenha problemas nesses componentes, não tenciono mexer-lhes.

Os diferenciais ainda têm de levar uma revisão a ver o que cada um tem e qual o mal deles.

De resto o que me falta mais desmontar?! LOL Ah...a capota também não achei necessidade de a desmontar toda, dado que está em bom estado tanto de chapa como de pintura interior, logo para pintar o exterior não achei necessário desmonta-la toda.

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Aldeia
Replied on: 28 September 2009 17:25:50
Message:

Eu referia-me aos vidros e aos puxadores. Desmontar a capota toda também não é pior. Quando tratei do meu vermelho o aspecto era bom, mas nas uniões da capota tinha ferrugem a atacar. E aparentemente não necessitava, apenas descobri porque fui "picuínhas".

UMM abraçUMM

j.aldeia



Reply author: Benjamim
Replied on: 05 October 2009 21:30:58
Message:

Apesar do fim de semana ter sido dos grandes, só houve tempo para um dia de trabalho...aqui ficam as fotos dos avanços

UMM na rua e lavagem à pistola para saltar todo o pó que tinha agarrado...

PS: bem guardado pelo canideo ali do sitio (aka Crocodilo...por ter os pés para o lado de nascença)

Descobri que afinal também tenho caixa de velocidades e de transferências!...estavam enterradas até hoje! LOL


Conversor de ferrugem nalgumas peças que a água à pressão fez questão de revelar (e ainda bem)


Gravitex na zona do motor (não foi dado em toda a zona do motor porque este não foi removido)


Gravitex na zona de passageiros/caixa de carga


DUVIDAS:
Que peça é esta? Encontrei-a no chão, debaixo do UMM quando o retirei para a rua...




Para que servem estes dois parafusos?! Andei a cuscar mas não encontrei nenhuma utilidade para os mesmos...


Os próximos passos são o primário para a pintura e revisão aos diferenciais (MariUMM, em breve vou-te chatear )

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: kanguru
Replied on: 05 October 2009 21:43:19
Message:

boas. ta a ficar porreiro.
o primeiro deve ser um apoio de escape ou algo do genero.
Os ultimos são para segurar os terminais dos sintos.


Reply author: Aldeia
Replied on: 05 October 2009 22:36:02
Message:

A peça é um apoio do escape que caiu. Procura por baixo se não tens o escape solto em algum lado.

Esses 2 parafusos servem para apertar os chicotes dos cintos de segurança. Como é que estavam no teu?

UMM abraçUMM

j.aldeia



Reply author: mariUMM
Replied on: 05 October 2009 23:24:40
Message:

Podes "chatear" à vontade, em breve as eleições estão passadas e já tenho o D30 trocado pelo D44 por isso ainda que me falte o tempo para por o FiXe a andar haverei de arranjar um bocadinho para te dar uma mãozinha nesse tema.

Será que tiraste fotos suficientes do UMM antes de desmontar? É que se não tens como ver o que estava agarrado a esses parafusos imagino o que te vai faltar descobrir de outras peças menos óbvias, mas podes ter a certeza que com a prática acabas por conseguir apanhar o fio à meada, se não fores lá directo um manual de peças do UMM ou o ForUMM acabam por fazer o resto.

Leitura obrigatória:http://forumm.forumco.com/topic~TOPIC_ID~7315.asp

Mário


Reply author: Benjamim
Replied on: 06 October 2009 09:20:36
Message:

Quanto ao apoio do escape, o escape está retirado, logo o apoio deve ter caído quando o desmontei!

Quanto aos parafusos para fixação dos terminais dos cintos, estes estavam fixos nas calhas dos bancos, daí não ter percebido o objectivo dos ditos parafusos! Assim já faz sentido! ;)

MariUMM, há muitas fotos...mas acho que vou ter problemas na mesma na montagem! LOL Creio que com muita paciência e o manual ao lado a coisa vai lá! De qualquer forma, praticamente só chapa está desmontada...no máximo podem ver por aí um motor montado num chassis a andar...com a chapa a ficar pelo caminho (ainda assim, chego ao destino!!!)

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 17 October 2009 09:20:54
Message:

Tal como estava previsto, uma revisão aos diferenciais era prioritária e obrigatória já que segundo constava, pelo menos o dianteiro não estava funcional...

Com a ajuda do MariUMM lá se abriu os diferenciais e SURPRESA!!!!

Este era o estado do dianteiro:




No lugar da valvulina, havia água...muita água mesmo! Aí já ele estáseco...o MariUMM tem por aí uma foto do momento em que o abrimos...

O traseiro estava assim:


Parece que o traseiro se safa...quanto ao dianteiro, é meter mãos à obra para tirar o eixo e reparar ou trocar!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: espanhol5
Replied on: 17 October 2009 22:42:57
Message:

pois... grande seca ...

mas coragem e força no restauro que esta a ir bem

abraço


Reply author: mariUMM
Replied on: 18 October 2009 16:42:12
Message:

Pois esse Dana 30 ao ser aberto além de se babar como um carocho a ressacar está mesmo todo agarradinho, quando lhe tirámos a tampa até roletes de rolamento caíram lá de dentro, no teste prévio já se tinha visto que o grupo cónico não rodava embora o conjunto de satélites e palnetários estivesse funcional, incrível é ver que alguns UMMistas por se prevenirem abusam do material de forma extrema, este Dana 30 estava munido de um respiro elevado, o que o anterior proprietário não se lembrou foi que pelos retentores entra mais lixo e água do que pelo respiro quando estes estão danificados, assim sempre que um diferencial pingue valvulina pela ponta está interdita a passagem a vau em sítios com mais de 15 ou 20Cm de altura de água sob pena de terem uma surpresa deste género.


Não tenho uma mas sim duas fotos desse momento deprimente ao qual assisti, ficam apenas para que se veja o aspecto feio do Dana 30 com os dentes à mostra enquanto se baba:





Quanto ao diferencial do segundo eixo é impressão minha ou no conjunto de satélites e planetários há faltas de pedaços de material nos dentes? Se o que me parece for verdade tens ai um trabalho extra bem chato e ainda que tu tenhas um truque o material para isso anda escasso...

3ª feira em principio temos solução para umas coisas que te andam a apoquentar.

Leitura obrigatória:http://forumm.forumco.com/topic~TOPIC_ID~7315.asp

Mário


Reply author: Benjamim
Replied on: 18 October 2009 20:26:42
Message:

Hoje começou o trabalho para remover o diferencial dianteiro...os parafusos inferiores dos brincos já estão desapertados mas estou com problemas a tentar desapertar os parafusos dos U's que seguram o eixo, num dos lados...acho que vou ter de adoptar também neste local uma metodologia mais bruta de remoção de porcas e parafusos (aka martelo e escopo)...

State of art:


Como não estava a avançar por um lado, fui adiantando outros trabalhos...neste caso, preparação para a pintura que já tarda em ser feita!


DÚVIDA / QUESTÃO PRÁTICA:
Como é que conseguem remover este parafuso do suporte para atrelado? Existe um parafuso de cada lado e está mega protegido por todos os lados...meter ali uma qualquer chave é complicado...pior ainda quando se tem de a rodar para desapertar...e a tornar a missão impossivel, os parafusos estão lá agarrados de tal forma que não sei como os remover!


Sugestões aceitam-se

MariUMM, 3ª feira atacamos então desses pormenores que realmente me chateiam um pouco...principalmente aquelas estaladelas na chapa que nem dava nada por aquilo...

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: mariUMM
Replied on: 18 October 2009 21:06:56
Message:

Atenção que as peças necessárias para 3ª feira estão dependentes de terceiros por isso ainda coloco o "em princípio" na frase...

Tirar a armação do puxe implica boas chaves de caixa para trabalhar no espaço existente, pelo que vi ou tens pouca confiança nas chaves de caixa ou não as consideras a melhor opção para muitos sítios onde são a melhor escolha de ferramenta a usar, por exemplo nos parafusos em "U" a chave de caixa no rabo de força e eventualmente um tubo para aumentar o braço de força são bem mais apropriados do que qualquer escopro, este só é realmente útil quando o parafuso está numa peça que não absorva impacto, o que não é o caso do sistema de suspensão.

Atenção que eu só me deito debaixo desse carro para trabalhar na suspensão com as rodas no lugar, pelo menos com 3 porcas aconchegadas em cada roda, mexer em coisas com apertos muito elevados com o carro em cima de perguiças não faz o meu género, é como a homosexualidade, não sei se é bom mas não tenciono experimentar por questões de princípios...

Leitura obrigatória:http://forumm.forumco.com/topic~TOPIC_ID~7315.asp

Mário


Reply author: Benjamim
Replied on: 18 October 2009 22:27:59
Message:

quote:
Originally posted by mariUMM
Atenção que as peças necessárias para 3ª feira estão dependentes de terceiros por isso ainda coloco o "em princípio" na frase...


Sem problema Mario! Durante o dia de 3ª feira confirma-me se vens para assim sair inclusive um pouco mais cedo do trabalho.

quote:
Originally posted by mariUMM
Tirar a armação do puxe implica boas chaves de caixa para trabalhar no espaço existente, pelo que vi ou tens pouca confiança nas chaves de caixa ou não as consideras a melhor opção para muitos sítios onde são a melhor escolha de ferramenta a usar


Confio nas chaves de caixa mas vou ter de comprar um kit novo...as que tenho maior parte já estão muito moídas como viste na sexta feira quando lá estiveste...

quote:
Originally posted by mariUMM
Atenção que eu só me deito debaixo desse carro para trabalhar na suspensão com as rodas no lugar, pelo menos com 3 porcas aconchegadas em cada roda


Concordo plenamente, aliás hj andei por lá a mexer mas nunca me metendo debaixo dele...ou sempre com um olho no burro e outro no cigano...apesar de ele não estar assente em preguiças mas sim toros de madeira de 40cm de diametro!


Já agora, uma outra questão...as porcas das rodas, temos alguma outra marca/modelo de vaiculo que tenha as porcas compativeis com os nossos UMM (Alter 2 Atm)? É que tenho um misto de porcas abertas com outras fechadas e quero meter tudo igual (fechadas por serem as mais indicadas com o uso de espaçadores (?))...e se soubesse de algum veiculo compativel, dava um salto ao eBay à procura...(como devem imaginar, procurar no eBay por "UMM wheel nuts" não retorna propriamente resultados...) e quem diz eBay, diz alguma loja que conheçam por cá ou algum membro aqui do ForUMM que tenha porcas fechadas para vender

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: mariUMM
Replied on: 18 October 2009 23:04:00
Message:

Porcas fechadas havia às pargas no Silvino há algum tempo, as abertas são iguais às de um Volvo, se não me engano do 244 e seus irmãos mas dos diversos doadores que se encontram nos abates sacam-se 25 ou 26 porcas na boa, nunca devemos ter só as porcas à conta porque nas mudanças de roda feitas no meio do mato além de elas se gotarem muito de esconder na vegetação ou na lama por vezes também se sujam muito e é preferível deixa-las para voltar a usar mais tarde depois de limpas fazendo uso na altura das suplentes impecavelmente guardadas para estas ocasiões.

Leitura obrigatória:http://forumm.forumco.com/topic~TOPIC_ID~7315.asp

Mário


Reply author: show_time
Replied on: 19 October 2009 00:54:18
Message:

Boas!

Nesse eixo dianteiro tens um bom investimento em retentores e rolamentos UIUI... hehehe

Boa sorte cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.


Reply author: Benjamim
Replied on: 21 October 2009 20:39:35
Message:

Mais um dia (ou serão) de trabalhos

Há poucas fotos mas no fim de semana já actualizo com mais.

Foi dia de abrir os cubos (um parafuso deu luta por umas boas dezenas de minutos...), soltar as rodas dianteiras para o eixo sair fora, soldar duas estaladelas que tinha em cima à frente (crê-se que de muita porrada que ele tenha levado no passado) e soldar os furos onde fixam os plásticos (em baixo) e as presilhas da lona (em cima).

O hi-lift ao serviço do TT, desta feita, empurrando a chapa para o sitio certo para ser soldada!


O nosso já conhecido amigo MariUMM num excelente trabalho de reforço das zonas danificadas...se no futuro voltarem a partir, é sinal que o UMM está em muitooooo mau estado!


Quando voltar à garagem, tiro fotos dos restantes trabalhos feitos. Até lá!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: mariUMM
Replied on: 21 October 2009 21:40:03
Message:

Apanham um gajo entretido e zuca vai logo de tirar fotos, mas reparem como o Benjamim é poupado, aproveitou a luz para não ter de gastar pilhas no flash.

Se não fosse a bilha de gás ter terminado os buracos da corroçaria estavam todos tapados, assim fica para nova sessão de trabalho, menos mal que entretanto me lembrei de mais um sítio para voltar a soldar, Benjamim: limpa a tinta no sítio da cava de roda esquerda onde estava o tira teimas da porrada para voltarmos a ter a máquina com tudo junto.

Este carro precisa de uns cuidados especiais porque um anterior proprietário não lhe deu só bons tratos, desde o diferencial dianteiro completamente destruído como foi documentado, até ao capotanço sobre o lado esquerdo que quase posso garantir que o carro já deu, passando pela muita porrada, pelos satélites e planetários traseiros a demonstrar que houve falta de cuidado, pela necessidade de trocar o motor original por um XD3T não original muitas coisas denotam que este carro já pode fazer uma obra por fascículos para escrever as suas memórias.

Se alguém notar a falta de luvas nas mãos do soldador por favor não comente é que fica mal falar de segurança e depois dar exemplos destes

Leitura obrigatória:http://forumm.forumco.com/topic~TOPIC_ID~7315.asp

Mário


Reply author: Benjamim
Replied on: 23 October 2009 20:30:22
Message:

Mais fotos dos trabalhos...

As rachas na parte frontal foram soldadas


Tapar os buracos dos rebites para a lona e buracos onde fixam os plásticos


Reparação de uns buracos na zona da bateria (até aqui ainda a coisa corria bem...):


Quase a terminar o trabalho de solda, verificamos que havia mais ferrugem no local da bateria...vá de esgravatar...e havia mesmo...depois olhamos para a zona entre a porta e a cava da roda dianteira...e fomos à caça...eis os resultados

Lado pendura:






Lado condutor:






E ainda se verificou que está uma das barras paralelas à longarina solta e precisa também de ser soldada de novo à carroceria


Sem dúvida que as palavras de ordem ontem à noite (quando foi feita esta descoberta) eram desanimo, desilusão, vontade de desistir...

Hoje a vontade de meter esta máquina a andar e dar-lhe o devido tratamento veio ao de cima! Recuperado do 'choque' já comecei a fazer alguns contactos para descobrir um bate chapas da velha guarda o quanto antes para ultrapassar este contratempo inesperado!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: aloevera
Replied on: 23 October 2009 21:19:30
Message:


Benjamim e Mario,

Sem duvida entendo a tal frustracao ao deparares-te com tal "surpresa".

Olha se me permites dar uma opiniao eu sugeria o seguinte em funcao das seguintes condicionantes:

- Se tens "largueza", espaco amplo para "bem desmanchares" o teu carro, e efectuares desmontagem TOTAL.
- Se tens "tempo" e paciencia.
- Se mensalmente podes por de lado alguma verba mesmo que seja pouca mas seja significativa.
- Se tens algums "amigos" que vejo que tens.
- Se esses amigos estao dispostos a ajudar "ate ao fim".
- Se tens uma garagem / ou espaco ao ar livre ou podes levar o chassie e pecas desmontadas para "longe de tudo".

Entao eu sugiro o seguinte:
- Compras um equipamento "base" de jacto de areia...nao mais que 100 euros. (se for preciso envio um daqui)
- Recrutas a forca o MARIO, o qual tenho a certeza que tera gosto em ajudar nesta situacao.
- Ficas sempre com esse equipamento para ajudar pessoal da tua zona a "decapar" a jacto de areia noutras situacoes, cobrando-lhes valores "simbolicos" mas que devagarinho pagarao o teu pequeno investimento.
- Seja para UMM's seja para decapagem de pequenas pecas.

Eu se estivesse no teu lugar era assim que faria, estares com soldas aqui e ali nao vai realmente fazer o trabalho bem feito.
Mas tambem te digo uma coisa:

Lembra-te ou vai ver o Cournil da PETERTUMBLE e o seu restauro...BEM PIOR do que o teu carro e olha como ficou, nao desanimes e olha que sao nestes pontos que se ve quem realmente gosta de UMM's e esta disposto a sacrificar, agora se a tua vida nao permite, tens equacionar isso tudo que SO mesmo tu o podes fazer.

Mas gostaria de acompanhar este topico e daqui a 1 mes...ou 6 meses ou um ano ou "ao teu tempo" teres realmente levado o problema "a raiz".

Nao desanimes, pensa e "re-agrupa".

Abraco
Carlos Pires




Lembrem-se se Maome nao vai a montanha digam ao Maome para arranjar um UMM!!!


Reply author: Benjamim
Replied on: 24 October 2009 22:04:18
Message:

Continuando os trabalhos...

Com a quantidade de betume pedra que havia nas zonas 'criticas', andei a tira-lo todo fora para por a descoberto a chapa...




Depois disto, baterias apontadas ao diferencial dianteiro...e já cá está fora!




Se tudo correr bem, esta semana já chega o substituto para ocupar o lugar!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: show_time
Replied on: 24 October 2009 22:17:12
Message:

Boas!

Faz as coisas com calma e vais ver como é facil a recuperaçao do bichUMM hehehe

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.


Reply author: Benjamim
Replied on: 28 October 2009 21:08:35
Message:

Ontem foi dia de 'ir às compras'!

Já tenho em casa um 'novo' eixo dianteiro para substituir o actual que está em muito mau estado e além disso, portas e capot (para substituir os actuais com problemas de ferrugem) e ainda suporte para a roda supelente, para colocar no interior.

Tudo material 'doado' por ex-gnr's!

Deixo duas fotos de um dos doadores em pleno acto...(fotos de telemovel e de noite...)

No parque...


Pronto a ceder algumas peças...


Mete dó ve-los chegarem no empilhador e serem desmantelados...uma imagem que não gostaria de rever muitas mais vezes...do mal o menos, todas as peças são para irmãos que ainda circulam!

Em breve começam os trabalhos para repôr o eixo e deixa-lo operacional!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 29 October 2009 22:06:32
Message:

Agora sim, fotos do 'novo' material!

Conjunto completo de eixo dianteiro


Retiradas já as peças 'em excesso' no eixo


O restante mateiral vindo dos ex-gnr...
Capot


Portas (traseira e laterais) e aro do para-brisas com o respectivo para-brisas


Suporte interior para a roda supelente


Segue-se montar o eixo, polir este novo material, arquear molas e bate-chapas com ele para reparar as zonas em mau estado.

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: mariUMM
Replied on: 30 October 2009 00:13:00
Message:

Um desses parafusos de brinco está reservado para mim, esse molame está mesmo com aspecto de quem quer dar-nos trabalho!

Leitura obrigatória:http://forumm.forumco.com/topic~TOPIC_ID~7315.asp

Mário


Reply author: Benjamim
Replied on: 30 October 2009 08:47:36
Message:

quote:
Originally posted by mariUMM

Um desses parafusos de brinco está reservado para mim, esse molame está mesmo com aspecto de quem quer dar-nos trabalho!



Reservadissimo!

E só não os tirei porque estão muito apertados e tenho de meter as molas no torno para os conseguir desaparafusar! Mas não me esqueci que precisavas dele!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: vagr666
Replied on: 30 October 2009 10:25:42
Message:

É preciso coragem para este projecto, muita surpresa desanimadora...

Sugestão para nome Capicua por causa da matricula.

Cumps.


Reply author: estripa
Replied on: 30 October 2009 15:34:22
Message:

Oh Benjamim como todo o respeito aquela foto do ex-GNR ganhava o concurso da pior fotografia, parece um objecto sem valor .

Sobre o teu anónimo, realmente está atacado e vai dar trabalho mas se fores tu a fazer não vai ficar dispendioso.
Desejo-te muita força de vontade bem como ao Mário.
Vou continuar a acompanhar este restauro, e espero que depois deste restauro recuperes mais um, do tipo corta-se uma árvore planta-se outra.

Se for possível mostra como vais quinar a chapa nova.

Um grande abraço

João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)


Reply author: Benjamim
Replied on: 30 October 2009 16:24:17
Message:

quote:
Originally posted by estripa

Oh Benjamim como todo o respeito aquela foto do ex-GNR ganhava o concurso da pior fotografia, parece um objecto sem valor .

E infelizmente é quase o que são nesta fase...objectos sem valor Ou melhor, valor têm muito mas é financeiro!
Garanto-te que não te faz mais confusão a ti ou qualquer um ve-lo ali como fez a mim...quando o vi a chegar no empilhador...ainda por cima estava 5 estrelas de chapa (exterior, não vi o interior) e com uma cor muito fixe!

quote:
Originally posted by estripa

Vou continuar a acompanhar este restauro, e espero que depois deste restauro recuperes mais um, do tipo corta-se uma árvore planta-se outra.

Para bem da verdade, era já hoje que ía buscar outro! Para restaurar em seguida! Mas a vida não é só isto...e como ando a iniciar o processo de construção da minha casa, tem de se guardar algum (muito) € para esse fim! No entanto te garanto que se surgir alguém que se queira desfazer de um UMM e mo queira deixar por um valor simpático, agarro-o e restauro como estou a fazer com este! Acho que como muitos outros aqui no forumm, estou a ficar com o 'mau' vicio de querer restaurar UMM's e traze-los de novo à vida! Gostava de arranjar um para restaurar e deixa-lo impec para expedições e longas viagens aventura!

Quanto à chapa, como referi anteriormente, a dimensão dos danos e da reparação excede de todo a minha capacidade e também já está fora do dominio do MariUMM, pelo que este trabalho, excepcionalmente será feito por um bate-chapas profissional (quando o arranjar)...é muita chapa, muita quinaria e muito corta e solda para qualquer um de nós se meter nisso.

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: joao silva
Replied on: 30 October 2009 18:06:11
Message:

olá benjamim.estou a precisar de uma porta para trás e da estrutura que segura a roda ,se por acaso souberes de mais alguma ,avisa-me ja que passo por ai de 15 em 15 dias,temos que nos encontrar.boa continuação no restaurumm.cummprimentos.

jsilva


Reply author: Alf
Replied on: 07 November 2009 20:21:40
Message:

O Benjamim há varios bate chapas aqui na zona de alenquer, um ali na entrada do carregado +-€, e um mais caro mas a melhor oficina de chapa e pintura que eu conheço aqui na minha terra(Camarnal)e mais uns quantos mas vou ver se sei de algun gajo que faça uns biscates por fora e depois digo-te
se fores da minha zona apita
961807235

Alfredo Santos


Reply author: Benjamim
Replied on: 08 November 2009 17:44:20
Message:

quote:
Originally posted by Alf

O Benjamim há varios bate chapas aqui na zona de alenquer, um ali na entrada do carregado +-€, e um mais caro mas a melhor oficina de chapa e pintura que eu conheço aqui na minha terra(Camarnal)e mais uns quantos mas vou ver se sei de algun gajo que faça uns biscates por fora e depois digo-te
se fores da minha zona apita
961807235

Alfredo Santos



Obrigado pela disponibilidade Alfredo. Zona de Alenquer e arredores também me serve, já que de Arruda até Alenquer é um saltinho.
Se souberes de mais algum informação, diz qualquer coisa. Entretanto vou tentar saber mais infos sobre esses bate chapas de referiste.

Abraço e obrigado! ;)

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Mario Machado
Replied on: 20 November 2009 12:05:55
Message:

E novidades do restauro?Ja sei que falaste com o bate-chapas que te indiquei e que restaurou o meu,conseguiram entender-se?se la fores e se precisares e precisares das g3 avisa com tempo,porrque o meu ja nao esta lá,está em Alcanena nas maos do pedro para a parte da mecanica.Abraço e poe aí mais umas fotos se houver avanços!

Mário Machado
UMM Alter II Atmosf.
SA-41-47


Reply author: joao silva
Replied on: 20 November 2009 12:49:50
Message:

olá benjamim so agora vi estes tópicos.se não tens ainda nenhum bate-chapas,vai ai ao pe da tua casa ao zé vicente,fica na estrada que vai para o restaurante saloio,é dos melhores da zona,ou vai ás antas e fala com o padeirinho ,diz que vais da minha parte,ele facilita-te, cheguei a fazer la varias reparaçoês ,no cournil e neste alter,vai la um mecânico tambem ,que é o joão catarino,que ja teve umm alter e é um porreiraço.bom restauro.cummprimentos.

jsilva


Reply author: Benjamim
Replied on: 20 November 2009 17:36:55
Message:

Mario Machado, o UMM segue amanhã para o bate chapas! E por acaso estava a contar apanhar lá o teu porque queria mandar fazer-lhe as G3 e a armação da lona...de qualquer forma ele vai lá ficar sem pressa, pois entretanto vou eu ao 'bate chapas' e vou estar uns tempos de baixa em recuperação. Se puderes lá levar pelo menos as G3 era porreiro.

joao silva, conheço-os a todos! Ainda assim, este trabalho parece-me que ultrapassa um pouco o dominio tanto do zé vicente como do padeirinho...eles estão mais habituados a reparações de troca paineis...trabalhar mesmo a chapa, quina-la, procurar a ferrugem pelo resto da chapa, etc é trabalho que se eles alguma vez fizeram, hj em dia já não estão para aí virados!

Quanto ao João Catarino, é da familia e o mecanico lá de casa! :p

De qualquer forma obrigado pelas dicas! O UMM já vai seguir amanhã para o bate chapas que reparou o UMM do Mario Machado e pelo que se pode ver nas fotos do restauro dele, parece ter sido um trabalho muito bem feito! E como em equipa vencedora não se mexe, o meu segue para lá também!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 21 November 2009 12:20:31
Message:

Actualização do restauro...o UMM seguiu hoje para o bate-chapas. Como se trata de uma viagem longa, o serviço tem de ser sincronizado e portanto o UMM seguiu para o parque do ACP e aguarda serviço para seguir viagem!

Toca a subir lá para cima...


...e siga viagem!


Um pequeno pormenor no parabrisas...

...será que posso fazer uso desta etiqueta?

E por agora nada mais há de novo! Agora vai ficar por fora uns tempos...

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 27 November 2009 20:11:05
Message:

Enquanto o bicho está no 'médico' e eu ainda estou em condições, quero adiantar algum trabalho...

Alguém me pode explicar ou disponibilizar umas dicas de como retirar os vidros das portas? Já lá andei a investigar e a ver se havia alguma forma dos vidros cederem ou tomarem uma posição de forma a sairem do aro da porta, mas não foi facil e antes de arranjar mais despesa, decidi parar e perguntar a quem sabe ou já fez esse trabalho!

Aproveito o balanço também para colocar outra questão...a mim, a chofagem central não me faz falta, até porque a transformação para lona começa a ser uma realidade e como tal, temperatura ambiente controlada por chovagem é coisa que não existe muito em UMM's de lona...assim sendo, se retirar fora a chofagem, que cuidados devo ter e onde devo ligar os tubos (não me lembro se são tubos ou fios) que ligavam à chofagem? Há algum problema em retira-la? Isto porque já me explicaram que existem alguns procedimentos no que toca ao circuito de agua que até se deve faze-lo com a chofagem no quente...ao retira-la, acaba-se o quente e o frio...outra questão mais de maçarico, isto tem alguma influência no rendimento ou refrigeração do carro? Digo de maçarico, mas já vi problemas em carros com sobre-aquecimento, que ao ligar a chofagem no quente, reduziam a temperatura, ou seja, deve ter alguma influência directa no sistema de refrigeração.

Obrigado

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: mariUMM
Replied on: 27 November 2009 22:19:29
Message:

Retirar os vidros é mais fácil com as portas no lugar do que cá fora mas a técnica é a da força mais do que a força da técnica, podes no entanto por os vidros completamente para um lado consegues assim mais flexibilidade no aro mas arriscas mais a ter empenos depois...

Quanto ao sistema de aquecimento do habitáculo importa ligar os dois tubos que ligam aos radiador da chaufagem para fazer circulação de água e para teres um ponto de sangria do sistema, de resto o radiador de aquecer o habitáculo pouco conta para arrefecer o motor por isso não te preocupes muito, vais isso sim agradecer aquele "metro cúbico" extra no compartimento do motor que fica livre depois de tirares a tralha toda, não te esqueças entretanto de passar pela drogaria para comprar uma esponja lava vidros com rodo de borracha para desembaciar o vidro...

Depois de teres andado à pendura em britânicos e máquinas de consumir gasóleo em quantidades industriais no domingo passado vejo que estás mais empenhado em ter rapidamente a máquina digna de figurar nas passereles enlameadas...

Leitura obrigatória:http://forumm.forumco.com/topic~TOPIC_ID~7315.asp

Mário


Reply author: Benjamim
Replied on: 28 November 2009 11:16:36
Message:

quote:
Originally posted by mariUMM

(...)
Depois de teres andado à pendura em britânicos e máquinas de consumir gasóleo em quantidades industriais no domingo passado vejo que estás mais empenhado em ter rapidamente a máquina digna de figurar nas passereles enlameadas...

Leitura obrigatória:http://forumm.forumco.com/topic~TOPIC_ID~7315.asp

Mário


Quanto mais ando na concorrência, mais vontade tenho de meter o que é nacional a andar!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 12 February 2010 00:33:01
Message:

Depois de algum tempo de paragem forçada, voltei aos trabalhos!

Dado que o UMM ainda está a reparar a chapa no bate-chaps, vou despachando o que tenho por cá para adiantar serviço!

Ontem pintei a estrutura da lona


Depois de seca, nada como experimentar a lona


Hoje peguei ainda no tablier e depois de polido, foi pintado!




(peço desculpa a má qualidade das fotos mas era escuro e foram tiradas com o telemóvel)

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Palu
Replied on: 12 February 2010 19:40:18
Message:

Olá Benjamim.

Quero dar-te os parabéns pelo trabalho e dedicação apaixonada com que tratas o teu UMM. Com o empenho vem tudo e até conseguiste meter o Mario de máquina de soldar em punho. Sim senhor!!!

O meu UMM sem ter as surpresas escondidas que o teu te deu, está também em trajos semelhantes. No meu caso optei por gastar mais uns euros, mas pelo menos já fica. A ideia inicial era tirar só algumas coisas, mas não consegui limpar e tratar umas coisas e deixar outras. Está agora em chapa e vai para a decapagem e zincagem...

Se não fizeres o mesmo ao teu, tira lá o que falta que é pouco e tratas como deve ser o chassis. Não percebi pelas fotos do reboque se sempre tiraste motor e caixa...

Abraço e continuação de bom trabalho.

Orgulhosamente Português !


Reply author: Benjamim
Replied on: 16 February 2010 17:19:17
Message:

quote:
Originally posted by Palu

Se não fizeres o mesmo ao teu, tira lá o que falta que é pouco e tratas como deve ser o chassis. Não percebi pelas fotos do reboque se sempre tiraste motor e caixa...



Palu, obrigado pelo comentário.

Efectivamente, motor e caixa continuam no sitio. Não os retirei nem vou retirar mais, a não ser que venha mesmo a ser necessário. Apesar de tudo, os euros estão a ser poupados para o projecto seguinte!

Sendo este um veículo mais para brincadeiras e passeios, já se sabe o desgaste que sofrem e como tal, investir demasiado neles não é grande estratégia.

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 16 February 2010 17:24:43
Message:

Depois de muita farra carnavalesca, hoje decidi ficar por casa, até porque o tempo não está para grandes festas e fui até ao 'estaleiro' adiantar mais serviço!

Antes das novidades de hoje, uma foto com melhor qualidade do tablier já pintado


O dia de hoje serviu para começar a pintar a capota de chapa. O primário está dado! Como principiante que sou e pelo facto de nunca ter feito um trabalho de grande escala e com o nivel minimo de qualidade exigido neste tipo de trabalho, ao inicio houve ali 3 ou 4 pingos que escorreram...nada de mais...ao final o trabalho está a meu ver, muito bom! :D




Além da pintura da capota, e antes desta operação, estive ainda a polir as portas para o UMM. Portas de ex-GNR, ainda com a faixa verde fluorescente...dá luta remove-la!!! :)

Utensilio do dia:
Pistola de pintar - 9,90€ - até agora cumpriu com distinção a tarefa!


cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 27 February 2010 19:53:47
Message:

Depois do primário dado à dias, hoje foi a vez de levar com a tinta!







E a capota está despachada!

as próximas vitimas caso o UMM não chegue entretanto do bate chapas, vão ser portas, capot e demais peças de chapa.

Por este fim de semana é tudo...amanhã é dia do passeio do Sobral de Monte Agraço e vou 'pendurado' num 'made in England'! :)

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: eunema
Replied on: 27 February 2010 23:11:58
Message:

Boas

Parabens pelo restauro

A pintura até que saiu bem

Diz-me um coisa, que tipo de tinta usaste no tablier?
Usate primário? Qual?

Continução de bons trabalhos

Cumprimentos
Hernani


Reply author: mariUMM
Replied on: 28 February 2010 00:49:54
Message:

Benjamim, terei todo o gosto em te tratar no passio do Sobral como tratei alguns colegas há umas horas no passeio da Ota estará sempre uma cinta à mão para vos ajudar

Leitura obrigatória:http://forumm.forumco.com/topic~TOPIC_ID~7315.asp

Mário


Reply author: Benjamim
Replied on: 01 March 2010 12:19:03
Message:

quote:
Originally posted by eunema

Boas

Parabens pelo restauro

A pintura até que saiu bem

Diz-me um coisa, que tipo de tinta usaste no tablier?
Usate primário? Qual?

Continução de bons trabalhos

Cumprimentos
Hernani


Obrigado Hernani!

Para o tablier usei uma tinta usada para pintar interiores...coisa barata e sem grande ciencia. Se resultar, resultou, se não resultar, saca-se o tablier fora e volta-se a pintar como deve ser.

Aqui ficam as fotos da lata, já que várias pessoas me perguntaram que tinta usei:





Como referi, é uma pintura para desenrascar...não é nada de profissional. Não levou primário, apenas poli o tablier para a tinta aderir melhor e o resultado a meu ver foi muito bom! Se se vai portar bem com sol e outras adversidades, bom, o futuro o dirá! :p

quote:
Originally posted by MariUMM

Benjamim, terei todo o gosto em te tratar no passio do Sobral como tratei alguns colegas há umas horas no passeio da Ota estará sempre uma cinta à mão para vos ajudar


Só foi pena a dada altura estares mesmo mais para trás, porque essa cinta fez falta! :D

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: brunomx
Replied on: 01 March 2010 14:53:41
Message:

boas, belo restauro, e deve ficar muito bem essa cor no umm , depois de terminado vai ficar um maquinaoumm

abraçumm...
BRUNO XAVIER



Reply author: MarioMachado
Replied on: 01 March 2010 15:01:43
Message:



Benjamim, o restauro está no bom caminho, continua assim, tanto no trabalho que estás a fazer como na actualização do tópico com as fotos que todos nós apreciamos…

Parabéns pelo trabalho que estás a fazer…

Cumprimentos


[URL=http://img10.imageshack.us/my.php?image=dsc02813f.jpg][/URL]

"Sou apenas um caminhante que perdeu o medo de se perder"(Augusto Cury)


Reply author: Benjamim
Replied on: 15 May 2010 14:27:24
Message:

Ora então, para quem já se tinha esquecido deste restauro ou o julgava parado, nada disso! O restauro continua e apesar do UMM ainda não estar de volta, por estar no bate-chapas a reparar chapa podre, outros trabalhos vão tendo lugar, sempre condicionados pelo tempo livre e sobrepostos por outras obrigações...

Aqui ficam as novidades...depois da capota pintada, tempo para pintar as portas, capot e outras peças de chapa que ficaram por cá:







Depois, montagem das portas:

Instruções:
Retirar a borracha dos vidros

Colocar a borracha na porta

Por fim, colocar os aro com os vidros na porta

(tentei colocar logo tudo de uma vez, borracha juntamente com o aro e vidros e tornou-se muito complicado...)

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 15 May 2010 14:28:59
Message:

Continuando a montar as portas...

Revestimento interior com lã de vidro para melhor isolamento


Entretanto, outra parte do UMM foi desenvolvida...a consola central que irá substituir a chofagem.

Consola feita em fibra de vidro, com os orificios dos manometros marcados e os switches para as mais diversas funções electricas que venham a existir...


Aspecto final, já com furos feitos


Os manómetros a instalar (Pressão turbo; temperatura agua; temperatura oleo; pressão do oleo; voltimetro; amperimetro):


Circuito electrico para indicar que switches estão ligados ou desligados...mais um desafio pessoal que uma necessidade


Um pormenor nas portas, quando as estava a lixar...
Quem tem relações com a GNR conhecerá o simbolo! :)


Para terminar, uma questão:

Como raio é suposto uma roda ser suportada neste suporte? O que falta aqui? Como funcionava isto?...este capot veio de um ex-GNR...se alguém tiver fotos de como isto era usado, agradecia. Será que era mesmo suporte para roda?...ou era outra coisa?!...


cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: raposa do deserto
Replied on: 15 May 2010 16:36:14
Message:

A mim parece me mais um suporte de antena cb, do que propriemente para o pneu..


Reply author: Camponês
Replied on: 15 May 2010 16:48:32
Message:

Confirama-se é o suporte da antena do rádio!o fio vem por dentro do capô até ao interior do tablier!


Reply author: brunomx
Replied on: 15 May 2010 17:06:05
Message:

boa continuação de restauro, ja lhe arranjas-te nome ou nao??heheheh

abraçumm...
BRUNO XAVIER



Reply author: Benjamim
Replied on: 15 May 2010 21:03:36
Message:

quote:
Originally posted by brunomx

boa continuação de restauro, ja lhe arranjas-te nome ou nao??heheheh

abraçumm...
BRUNO XAVIER






Yap! Será o Robin de Locksley (mundialmente conhecido por Robin Hood ou Robin dos Bosques)...que outro nome poderia ter um veículo verde e que anda sempre no mato e no bosque?!

Nem a propósito saiu esta semana o filme de Robin Hood! É a anúnciar o lançamento deste UMM de novo à estrada, lançamento esse que já não deve demorar muito (espero)!



cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 15 May 2010 21:07:24
Message:

Quanto ao suporte que tenho no capot...nunca me tinha lembrado da antena de radio...e faz todo o sentido, porque ainda hoje estava a olhar para ele e a reparar que além dos 4 furos para os 4 rebites, tem um furo ao centro...o tal para o fio da antena...não sei bem porquê, tinha metido na cabeça que seria um suporte para pneu supelente...thanks pela observação!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Fante
Replied on: 16 May 2010 00:57:20
Message:

quote:
Originally posted by Benjamim

quote:
Originally posted by eunema

Boas

Parabens pelo restauro

A pintura até que saiu bem

Diz-me um coisa, que tipo de tinta usaste no tablier?
Usate primário? Qual?

Continução de bons trabalhos

Cumprimentos
Hernani


Obrigado Hernani!

Para o tablier usei uma tinta usada para pintar interiores...coisa barata e sem grande ciencia. Se resultar, resultou, se não resultar, saca-se o tablier fora e volta-se a pintar como deve ser.

Aqui ficam as fotos da lata, já que várias pessoas me perguntaram que tinta usei:





Como referi, é uma pintura para desenrascar...não é nada de profissional. Não levou primário, apenas poli o tablier para a tinta aderir melhor e o resultado a meu ver foi muito bom! Se se vai portar bem com sol e outras adversidades, bom, o futuro o dirá! :p

quote:
Originally posted by MariUMM

Benjamim, terei todo o gosto em te tratar no passio do Sobral como tratei alguns colegas há umas horas no passeio da Ota estará sempre uma cinta à mão para vos ajudar


Só foi pena a dada altura estares mesmo mais para trás, porque essa cinta fez falta! :D

cUMMprimentos
Benjamim



Olá benjamin, por acaso tambem estou agora em uma de pinturas mas estou um pouco confuso ....

usaste tinta de mobeis para o tablier? Eu tambem não sei qual tinta usar mas de moveis ? e o primário tambem foi para mopveis? (se é que existe), obrigado.


Carripana on the way ...


Reply author: brunomx
Replied on: 16 May 2010 10:51:21
Message:

quote:
Originally posted by Benjamim

quote:
Originally posted by brunomx

boa continuação de restauro, ja lhe arranjas-te nome ou nao??heheheh

abraçumm...
BRUNO XAVIER






Yap! Será o Robin de Locksley (mundialmente conhecido por Robin Hood ou Robin dos Bosques)...que outro nome poderia ter um veículo verde e que anda sempre no mato e no bosque?!

Nem a propósito saiu esta semana o filme de Robin Hood! É a anúnciar o lançamento deste UMM de novo à estrada, lançamento esse que já não deve demorar muito (espero)!



cUMMprimentos
Benjamim



hahahah

muito original o nome desse bicho

abraçumm...
BRUNO XAVIER


Reply author: brunomx
Replied on: 16 May 2010 10:57:04
Message:


UMM ROBIN HOOD

abraçumm...
BRUNO XAVIER


Reply author: Benjamim
Replied on: 16 May 2010 11:19:20
Message:

quote:
Originally posted by Fante
(...)

Olá benjamin, por acaso tambem estou agora em uma de pinturas mas estou um pouco confuso ....

usaste tinta de mobeis para o tablier? Eu tambem não sei qual tinta usar mas de moveis ? e o primário tambem foi para mopveis? (se é que existe), obrigado.


Carripana on the way ...




Sim, tinha por cá estas latas e fiz a experiência! Como referi por aí algures, isto é uma pintura artesanal...e o tablier é uma parte que se correr mal, facilmente se remove e se pinta novamente. Do resultado que obtive, a meu ver ficou muito bom! Resta saber como se irá comportar com a exposição ao sol/calor, mas creio nao haver problemas...

Solução home made, rápida e barata!

O tablier não levou primário, apenas essa tinta.

Já quanto à pintura do UMM a conversa é outra...aí sim, estou a usar material apropriado e indicado...primários, tintas, etc!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: brunomx
Replied on: 16 May 2010 12:05:32
Message:

olha quem com essa tinta fica 5 estrelas no interior claro sendo uma solução home made

abraçumm...
BRUNO XAVIER


Reply author: Camponês
Replied on: 17 May 2010 23:57:59
Message:

A regra dos 3 B's é sempre importante Bom, Barato e Bonito. Resta saber se com o calor ñão apanha um escaldão e começa a saltar a pele. Mas sem duvida uma boa escolha, os veiculos verdes com interiores beje ficam muito bons!


Reply author: Benjamim
Replied on: 05 July 2010 22:18:02
Message:

Finalmente e após uns bons meses no bate-chapas, o UMM voltou à garagem já com a chapa reparada e pronto para ser montado!

O trabalho de chapa:









Primeira tarefa e mais prioritária, pintar o UMM (hoje foi dia de primário):







Enquanto o primário vai secando e porque ainda há tempo, eixo e molas dianteiras fora...eixo para o lixo, molas para espartar!





O substituto do eixo dianteiro, a aguardar a chamada para ir para o sitio!



Amanhã segue-se a pintura com tinta!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: umm lover`s
Replied on: 06 July 2010 18:15:58
Message:

é bom saber que ainda há muita gente que se importa com estes jipes maravilhosos. belo restauro.


Reply author: Benjamim
Replied on: 06 July 2010 22:47:56
Message:

Hoje foi a vez de dar tinta no UMM e a primeira fase está terminada...está pintado!

(peço desculpa pelo 'ruido' que existe nas fotos, mas a máquina deve estar com algum problema, já que me fartei de limpar a lente e mesmo assim aparecem esses pigmentos como se a lente estivesse suja ou molhada...)







Entretanto em casa, a consola vai também ganhando forma:



Próxima fase: anti-gravilha, montar radiador e filtro do ar e começar a montar o tablier!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: eunema
Replied on: 06 July 2010 23:47:17
Message:

Boas

Afinal o restuaro vai

Gosto dessa consola central




O objectivo é acabar o restauro antes do eunema passar a clássico

Cumprimentos
Hernani


Reply author: Benjamim
Replied on: 12 July 2010 21:58:39
Message:

Depois da pintura, algum anti-gravilha em locais que requerem protecção extra...

zona do motor


berço da bateria


chão do condutor e pendura


zona de carga (já com os bancos montados)


trabalho actual...tratar deste ninho de fios...hehe


já com porta traseira e o roll bar da capota


...e...surpresa das surpresas...coloquei a bateria, encaixei o quadrante, rodei a chave e FEZ-SE LUZ!!! Ele ainda vive! =D

(depois de tanta coisa desmontada seria de esperar que nem sinal de vida houvesse! hehehe)

Estou com um pequeno problema...o alternador tem os fios desligados...mas não encontro os ditos para os voltar a ligar!!! alguém me pode dar umas pistas de onde eles vêm?! já corri tudo o que é fio e não encontro as extremidades que encaixam no raio do alternador... evaporou?!...hehe

Segue-se o esperto das molas e a continuação da arrumação da parte eléctrica!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Martins
Replied on: 12 July 2010 22:18:21
Message:

Boas

A cablagem do alternador vem da zona da bateria, sai por baixo do suporte tem um terminal em olhal de 6mm uma ficha femea auto ainda pode ter outro em olhal de 4mm que liga á massa do alternador.
As molas bem precisam de um bom tratamento pelo menos as da frente, pela foto.

Cumprimentos
Rui Martins


Reply author: Benjamim
Replied on: 13 July 2010 11:09:16
Message:

Obrigado Martins, quando lá voltar, a ver se os encontro...não podem ter desaparecido! :)

Um outro pormenor que também gostava de partilhar e que me vai dar algum trabalho...com o trabalho de bate chapas na embaladeira do lado do condutor, o UMM encolheu (ou melhor, emagreceu!)!...quando fui meter o depósito de combustivel no sitio, surpresa - não cabe! Por uns escassos 5 ou 6mm bate na chapa...provavelmente vou ter de, com jeitinho, alargar ligeiramente a chapa para o depósito ir ao sitio! Mas nada de especial...só para partilhar um pormenor que no inicio me intrigou mas que depoi me lembrei que poderia ser pelo bate chapas ter andado a trabalhar perto daquela zona! :)

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Aldeia
Replied on: 13 July 2010 14:15:30
Message:

quote:
Originally posted by Benjamim

Obrigado Martins, quando lá voltar, a ver se os encontro...não podem ter desaparecido! :)

Um outro pormenor que também gostava de partilhar e que me vai dar algum trabalho...com o trabalho de bate chapas na embaladeira do lado do condutor, o UMM encolheu (ou melhor, emagreceu!)!...quando fui meter o depósito de combustivel no sitio, surpresa - não cabe! Por uns escassos 5 ou 6mm bate na chapa...provavelmente vou ter de, com jeitinho, alargar ligeiramente a chapa para o depósito ir ao sitio! Mas nada de especial...só para partilhar um pormenor que no inicio me intrigou mas que depoi me lembrei que poderia ser pelo bate chapas ter andado a trabalhar perto daquela zona! :)

cUMMprimentos
Benjamim




Cuidado, podes estragar o que está feito.

O depósito por vezes tem manha para montar, vai tentando.

Se tiveres que alargar usa uma tábua e faz as coisas com paciência. Depois de alargares não é pior despolires a tinta desse lado e repitares porque de certeza que vai abrir microfissuras (pelo menos) na tinta.

Bom trabalho, estou curioso para ver como vai ficar essa consola que fizeste.

UMM abraçUMM

j.aldeia



Reply author: Benjamim
Replied on: 13 July 2010 14:33:59
Message:

quote:
Originally posted by Aldeia
Cuidado, podes estragar o que está feito.

O depósito por vezes tem manha para montar, vai tentando.

Se tiveres que alargar usa uma tábua e faz as coisas com paciência. Depois de alargares não é pior despolires a tinta desse lado e repitares porque de certeza que vai abrir microfissuras (pelo menos) na tinta.

Bom trabalho, estou curioso para ver como vai ficar essa consola que fizeste.

UMM abraçUMM

j.aldeia






Sim, será feito com cuidado e quando digo alargar é mesmo só dar um jeito (eventualmente com a tabua que referes)...mas ainda tneho de olhar bem para o que se passa...há ali quanquel coisa que não deve estar a bater certo...ou falta de jeito/habilidade, já que também estav a tentar meter o depósito sozinho e sem grande apoios para o estabilizar e também não me matei muito a tentar perceber o que estavaa falhar...apenas vi que não estava a passar num dos lados por bater na chapa...

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 13 July 2010 14:39:31
Message:

Já agora, uma outra questão à navegação:

Dos seis manometros que tenho para instalar, tudo me parece claro quanto ao seu funcionamento, excepto um...o amperimetro! Este tem apenas 2 fios, os da iluminação...serão também esses dois fios que servem para o amperimetro propriamente dito?! Experimentei ligar a fonte de 12V ao dito e apenas acendeu a luz...não mexeu o ponteiro...mas agora enquanto escrevo este post, ocorre-me que, se não estou em erro, ligar a fonte directamente ao amperimetro é suposto dar zero...logo o ponteiro não mexer...correcto?! Se assim for, onde devo ligar o amperimetro para ter uma leitura correcta do que se passa no sistema electrico do UMM? e para o voltimetro, liga-se no mesmo sitio do circuito electrico?

Entretanto tenho de tirar umas fotos com maior proximidade para me darem umas dicas de onde ligar os outros manometros/sondas...

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: filipeumm
Replied on: 13 July 2010 15:26:13
Message:

Um amperimetro é sempre ligado em serie num circuito!
Como o que deves ter é de 0 ao centro é para se ligar entre o alternador e a bateria,para saberes que intensidade de corrente é que o alternador está a fornecer á bateria,o ideal é o amperimetro estar sempre no 0,que quer dizer que o que estás a gastar é igual ao que está o alternador a fornecer e assim não estás a "gastar" bateria.
Para o ligares tens que ligar do terminal largo do alternador ao amperimetro e depois do amperimetro para a bateria.(O amperimetro deve ter os 2 terminais com porcas M6 no minino)
ATENÇÃO Á DIMENSÃO DO FIO E SUAS LIGAÇÕES!!



Filipe Pinheiro


Reply author: celiaeUMMze
Replied on: 13 July 2010 22:51:43
Message:

Bela pintura quem sabe,sabe.


Reply author: brunomx
Replied on: 13 July 2010 23:29:03
Message:

ta mesmo altamente

abraçumm...
BRUNO XAVIER


Reply author: Benjamim
Replied on: 16 July 2010 11:28:05
Message:

Uma outra questão: nas lampadas dos farolins só agora reparei que tenho umas com um unico filamento e outras com 2 filamentos...tem algum motivo especial o duplo filamento?! Serão as lampadas de que farolins?...piscas?

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: joao silva
Replied on: 16 July 2010 11:46:24
Message:

Olá Benjamim, não me lembro ao certo mas penso que as lâmpadas de duplo filamento são, luz de travão e de presença!.parece que a máquina ja esta para os lados da terra dos vinhos!.cummprimentos.

jsilva


Reply author: MarioMachado
Replied on: 16 July 2010 11:47:30
Message:


Boas Benjamim, parabéns pelo restauro, essa cor está muito bem conseguida!

Quanto à tua questão das lâmpadas com dois filamentos, posso dizer-te que essas lâmpadas são as que ficam nos farolins traseiros e ligam um filamento quando acendes os minamos, e o outro acende sempre que travas, ou seja tens na mesma lâmpada luz de presença e luz de stop!

Cumprimentos.





"Sou apenas um caminhante que perdeu o medo de se perder"(Augusto Cury)


Reply author: Benjamim
Replied on: 16 July 2010 16:29:11
Message:

Faz sentido e é óbvio! hehehe burrice minha ter-me esquecido desse detalhe (um farol para duas funções distintas!)

Obrigado! :)

joao silva: é verdade, a máquina já está de volta à terra dos vinhos!

MarioMachado: a cor inicialmente nem queria esta...seria verde, mas sem qualquer brilho...de qualquer forma, agora depois de pintado parece-me que até ficou fixe! Mas só no final de tudo montado farei um juizo final pois só aí se terá a percepção certa da cor com o resto dos componentes do carro :)

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 16 July 2010 19:57:37
Message:

Ajuda de electricistas precisa-se!!!

Estou neste momento de volta da consola...e meti aqui uns leds e tal, para dar sinal quando determinado circuito está ligado...vamos aos bonecos, o esquema é este que j+a consta por aí:



Em vez de ligar aos farois auxiliares, troquem-nos po uma resistencia e respectivo led.

Acontece que, ao ligar o terminal negativo, o led fica imediatamente aceso (muito fraquinho, mas aceso)...o switch está OFF, o relé não tem alimentação positiva e a alimentação dos maximos também está desligada...PORQUE RAIO O LED ACENDE?!?!

Outra questão, com todo o sistema ligado (positivo e negativo) ao ligar o switch o relé faz barulho e uma forte trepidação...é normal?! Será que nunca me apercebi disto pelo ruido normal do veiculo e agora estando silencio o ouço ou está aqui um problema qualquer?

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 16 July 2010 20:03:31
Message:

bom...mais simples ainda...depois de andar aqui a fazer experiencias, concluí que se ligar apenas o positivo da fonte 12V ao led, este fica iluminado (muito muito fraquinho, mas aceso)...não é normal, correcto?...deveria manter-se apagado até o circuito estar fechado...ou estarei errado?!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: AndreV
Replied on: 17 July 2010 02:18:53
Message:

Viva Benjamim,

Para ligares LEDS, tens que ter em consideração dois aspectos importantes, que como não sei se sabes, passo a dizer:) :
- um LED tem polaridade, logo não é indiferente ligares o positivo da bateria a uma pata ou outra. A mais mais comprida (ânodo) tem que estar sempre a uma tensão mais elevado que o cátodo, ou seja, a pata mais comprida liga ao + da bateria e a mais curta à massa.
- Outra coisa é que o LED é um díodo emissor de luz. Como díodo que é, só conduz a corrente num sentido. Como é um díodo emissor de luz, ao passar corrente nele, acende a luz. Acontece que o LED não tem praticamente resistência interna, ou seja, oferece uma resistência nula à passagem de corrente nele, quando está em condução (tensão do ânodo maior que a do cátodo). Isto tudo para dizer que, se ligares simplesmente um LED entre os +12 e a massa correctamente, estás na realidade a fazer um curto circuito à bateria, sendo para efeitos práticos o mesmo que ligares um fio do terminal + para o -. Na realidade o LED acaba por saturar, e queima antes de isso acontecer. Moral da história: tens que meter uma resistência em série com o LED para limitar a corrente. Para o cálculo da resistência ideal, convém saber qual a queda de tensão no LED, que depende da cor. Diz-me qual a cor e eu faço-te a conta :) Mas com uma resistência à volta de 400/500 ohms em serie com cada led já estás bem servido.

Quanto à trepidação nos relés, isso é ruído.. Esse efeito chama-se "bouncing" vê bem a massa e ligações ao interruptor...

Força aí! Tá a ficar um espectáculo :)


Reply author: Benjamim
Replied on: 17 July 2010 15:58:13
Message:

Obrigado pelas dicas André, apesar de ter conhecimento prático do que explicaste, alguma teoria desconhecia! :)

Quanto à resistência, tenho-a no circuito (não sei agr de quantos ohm pois nao tenho aqui o material), deve é ser pequena para o led em questão (led de cor verde). Quantos às patas do led, também tenho respeitado a polaridade...

Quanto ao relé, não será portanto normal o 'bouncing'...vou rever o circuito a ver se descrubro algum problema...

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 19 July 2010 21:32:47
Message:

Como estas coisas me ficam a moer na cabeça e tenho de saber a todo o custo como funcionam, lá voltei à batalha com o raio dos leds...e por acaso tinha aqui uns leds antigos, que em vez de capa transparente e emitirem determinada cor, têm capa colorida (não sei se são brancos e a cor deve-se apenas à capa ou se emitem a cor da capa)...lá fui eu testa-los...toca de ligar o led à resistencia, terminal positivo num dos lados do circuito e...TXARAM!!!...na outra ponta, bem que podia tocar e fazer o que quisesse que não havia sinal de 'ruido' no led...este manteve-se apagado até encostar lá o outro terminal (negativo). O que me leva a concluir que os leds usados anteriormente terão alguma caracteristica ou modo de funcionamento diferente...que faz com que exista sempre o referido 'ruido'...

Adiante, já descobri que o problema é dos leds e não do restante circuito...assim que puder vou comprar leds destes para montar e continuar com o trabalho de electricista! :)

Em breve coloco mais fotos.

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 21 July 2010 08:58:59
Message:

Mais umas pecitas montadas e uma nova questão...

Liguei os farois, picas, buzina, quadrante e manipulos...o quadrante dá sinal ao rodar a chave, portanto há bateria...no entanto, farois não dão sinal, piscas idem e buzina está muda...

A primeira questão é, preciso de ter tudo ligado? Farolins e demais componentes eléctricos?...supostamente não, já que quando alguma coisa se funde ou queima, o resto continua a funcionar...o fios estão bem ligados pois está confirmado com as fotos tiradas antes de desmontar.

Sugestões do que me pode estar aqui a faltar?

PS: já encontrei os fios que ligam ao alternador e este também já está ligado! :)

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: estripa
Replied on: 21 July 2010 10:27:19
Message:

Tens todos os fios massa ligados(pretos)? verificas-te os fusiveis?
Com o multimetro digital tens uma opção shunt(alguns).
Por de tráz da ficha do manipolo das luzes liga o preto do multimetro(em modo shunt) com o preto da ficha, coloca o manipolo nos máximos e com o fio vermelho do multimetro vai picando os restantes fios da ficha, assim descobres se o manipolo está bom e se estiver descobres qual é o fio do máximos. Depois vais picando esse fio(máximos) nas várias fichas (com o vermelho do multimetro) sempre a fazer massa em algum lado do chassi para saberes até onde passa corrente. Eventualmente chegas até à lampada que pode estar fundida. Se percebes aquilo que expliquei (que tentei explicar) percebes como descobrir o restante. No caso da buzina vais precisar de alguem que tente buzinar ou então fazes um shunt atravez de um fio ou clip entre o preto da ficha e o fio da buzina(isto ficha do manipulo da buzina).

Ahh o meu multimetro é dos digitais "normais" e nesse modo que falo quando encontra circuito apita. Não sei qual é o simbolo referente a essa opção mas ligas as duas pondas do mesmo e rodas todas as opções até apitar.

João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)


Reply author: mariUMM
Replied on: 21 July 2010 10:32:56
Message:

Benjamim, quando um carro é repintado e não existe cuidado em refazer os contactos de massa é muito comum que quase nada funcione, não sei se será esse o problema do RL mas pelo que descreves não devo andar muito longe da verdade...


Mário


Reply author: Benjamim
Replied on: 21 July 2010 10:41:47
Message:

João, percebi e logo já vou tentar descobrir o que se passa com o multimetro.

Mario, é provavel, não descarto essa hipotese, no entanto o circuito electrico não esteve exposto à tinta...só se for um ou outro fio que me tenha ecapado e então vou procura-lo com as dicas que o João deixou.

Obrigado!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: vagr666
Replied on: 21 July 2010 18:02:45
Message:

Boas,

acho que o que tentaram dizer é os pontos onde o circuito electrico faz massa com o chassi podem estar isolados.

Cumps.


Reply author: Pedro GP
Replied on: 21 July 2010 23:53:25
Message:

Olá benjamim!

Grande trabalho que estás a fazer no RL!

Já não vinha aqui ao Forumm há cerca de 1 ano e fiquei boquiaberto com a forma como estás a tratar do UMM!

Fico contente por to ter passado (embora pelos vistos mais mal tratado do que pensei...).

E fico muito satisfeito por manteres essa matricula activa (não abatida)!

Admito, sem qualquer pudor:O UMM tem agora um "melhor dono"!



Obrigado!

Pedro GP


Reply author: Benjamim
Replied on: 22 July 2010 09:52:51
Message:

Boas Pedro!!! Sê bem aparecido! :)

Agora que apareces, lembro-me que fez por estes dias 1 ano que o fui buscar!...desde então começou o restauro que ainda dura, motivo de tal demora pelo facto de ter estado cerca de 6 meses no bate chapa.

Melhor dono ou não, não sei...estou a fazer os possiveis e dentro das possibilidades e capacidades para deixar o RL em forma para umas aventuras engraçadas! =D

Seguindo uma velha máxima proferida por Baden Powell (fundador do escutismo), "tenta deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraste!"...aplicando-se a este caso concreto, estou a tentar deixar este UMM um pouco melhor que o encontrei! =D

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 22 July 2010 22:13:02
Message:

À bocado a montar o filtro do ar reparei que preciso do tubo que faz a ligação do mesmo ao motor...o problema é que já corri os sitios possiveis de vender tal material e ninguém vende o raio de um tubo para aquilo...alguém sabe de sitios onde possa arranjar o dito tubo aqui na zona de Arruda dos Vinhos / Sobral de Monte Agraço / Vila Franca de Xira / Lisboa?

Assim por alto, outra questão...retirei a chofagem...agora onde posso/devo ligar o tubo que passava pela dita?

(em breve haverá mais fotos!)

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: estripa
Replied on: 22 July 2010 23:26:50
Message:

dá um salto a http://forumm.forumco.com/topic~TOPIC_ID~12033.asp pode ser do teu interesse.

Quando à soufagem, tens certeza que não precisarás? Se não estou em erro a soufagem vem da bomba de agua e liga ao bloco do motor do lado da caixa de velocidades. Podes fechar a saida e a entra ou podes colocar um tubo a fazer passagem de agua constante.

Cumprimentos

João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)


Reply author: Benjamim
Replied on: 23 July 2010 23:12:31
Message:

Primeiro as fotos:

Em casa vai-se continuando de volta da consola...fio para aqui...fio para ali...solda daqui...descarna dali...e a coisa vai indo!


Prova de que vai indo foi este primeiro teste à iluminação dos manómetros!


Radiador no sitio...parte frontal a ganhar forma...e claro, experimentar a 'roupa de verão'! Fica bonito de capota de lona! =D


Vista de outra perspectiva (é mesmo só para experimentar porque ainda nem tem as presilhas rebitadas no UMM...


Por agora é tudo...a luta continua com a parte eléctrica! :(


Mais algumas dúvidas (electricidade):

1. Estranhamente e depois de encontrar uma ficha desligada, fui com o multimetro medir a tensão junto aos farois que teimam em não acender e (espanto meu), há corrente nos terminais dos farois...porque será que não acendem?! EEstou a falar dos farois (maximos/medios e minimos) e daqueles farolins laterais...todos têm corrente e nenhum dá luz...não estão fundidos porque verifiquei as lampadas...que poderá ser?

2. Já por aqui vi algumas referências à 'caixa azul'...sem querer parecer chato e de forma rápida, alguém me diz para que serve? Isto porque, por desconhecimento de causa nem a tentei abrir com medo de danificar algo...e a questão surge pois ao rodar um pouco mais a chave na ignição, começa a vir um ruido de 'tracalhar' vindo dessa caixa...(este ruido não existia antigamente)...que se poderá estar a passar? Terá a ver com a parte eléctrica?

3. Depois de todos os componentes mecanicos montados, ao rodar a chave na ignição até ao final, não há qualquer sinal do motor...nem ruido, nem uma tentativa de rotação...um arranque...nada! Certamente e mais uma vez será problema eléctrico...queria é que me ajudassem a dar umas dicas por onde procurar a origem do problema...

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: bruno-991
Replied on: 23 July 2010 23:33:01
Message:


em vez de usares um multímetro para verificar tensões usa antes um busca-polos de 12v.


se também diz que o motor não roda deve verificar o estado da bateria.

Pode acontecer por um puxão num cabo ou uma pancada na tentativa de ligar o terminal ao borne da bateria o mesmo se ter partido no seu interior.

por consequência o acido e seus vapores dentro dela como são condutores num vulgar multímetro acusar os tais 12v ou até mais "até pode acusar uns 16 ou 18v", mas sem corrente alguma, e isto apresentar os sintomas que descreves.


Reply author: mariUMM
Replied on: 24 July 2010 02:01:18
Message:

Bateria descarregada, quando se ouvem as castanholas na caixa azul quer dizer que a corrente da bateria não é suficiente para alimentar circuitos...

Mete isso à carga que agente amanhã (logo) deixa esse motor a deitar fumo!


Mário


Reply author: estripa
Replied on: 24 July 2010 13:41:22
Message:

quote:
Mais algumas dúvidas (electricidade):

1. Estranhamente e depois de encontrar uma ficha desligada, fui com o multimetro medir a tensão junto aos farois que teimam em não acender e (espanto meu), há corrente nos terminais dos farois...porque será que não acendem?! EEstou a falar dos farois (maximos/medios e minimos) e daqueles farolins laterais...todos têm corrente e nenhum dá luz...não estão fundidos porque verifiquei as lampadas...que poderá ser?

2. Já por aqui vi algumas referências à 'caixa azul'...sem querer parecer chato e de forma rápida, alguém me diz para que serve? Isto porque, por desconhecimento de causa nem a tentei abrir com medo de danificar algo...e a questão surge pois ao rodar um pouco mais a chave na ignição, começa a vir um ruido de 'tracalhar' vindo dessa caixa...(este ruido não existia antigamente)...que se poderá estar a passar? Terá a ver com a parte eléctrica?

3. Depois de todos os componentes mecanicos montados, ao rodar a chave na ignição até ao final, não há qualquer sinal do motor...nem ruido, nem uma tentativa de rotação...um arranque...nada! Certamente e mais uma vez será problema eléctrico...queria é que me ajudassem a dar umas dicas por onde procurar a origem do problema...


1- Vê este topico http://forumm.forumco.com/topic~TOPIC_ID~8922.asp
Minimos, médios e máximos se lhes chega corrente vai ao menos de cada lampada e liga a metal do chassi. Se não estiver fundida (cada lampada testada) tem de acender, senão tens de rever toda a massa(-) da instalação electrica.

2- Caixa azul serve para aquecer as velas. Ao rodares a chave deve aparecer uma luz amarela/laranja das velas(quadrante) é nesse momento que deves ouvir um "tac" segundos depois ouves outro "tac" que é sinal que as velas já aqueceram e a luz deve apagar. Depois é altura do arranque do motor.

3- Teste a Motor de arranque. O (+) da bateria deve ligar ao (+) do M.A..
O (-)(massa) da bateria liga em qualquer ponto do chassi ou motor. Feito isto, utiliza com uma pedaço de fio, chave de fendas ou outro pedaço de metal e toca no perno superior da Bobine de Chamada e no (+) do M.A..
Se percebeste isto, se o fores fazer e se o M.A. estiver bom espero que não te assustes com o simples ligar de um fio o motor comece a rodar como se estivesse sentado confortavelmente no banco do contudor a rodar a chave. As primeiras vezes fazia-me alguma confusao estar ali tao perto do motor e aquilo começar a trabalhar.

Podes abrir a caixa azul com as mãos, com os pés acredito que a estragues. Vais ver que o funcionamento é simples e engraçado de ver(primeira vez depois já é banal )

O "tracalhar" é sinal de bateria fraca ou mau contacto.

João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)


Reply author: mariUMM
Replied on: 25 July 2010 11:52:08
Message:

Luzes já tem, o motor já roda e as molas têm arco mais do que suficiente, agora falta tratar do rolamento gripado na roda dianteira esquerda...


Mário


Reply author: Benjamim
Replied on: 25 July 2010 14:05:55
Message:

É verdade!...a questão eléctrica de não dar sinal foi resolvida pelo MariUMM em...vá...30 segundos de estar na garagem...hehehe...pegou no fio de massa e perguntou porque estava aquilo desligado...

Parece-me uma pergunta idiota...mas cá vai: é suposto podermos ligar os máximos e estes permanecerem ligados?! é que o manipulo de luzes roda para minimos...depois médios...dá para fazer sinais de luzes...mas posição 'fixa' em máximos não tem... será problema do manipulo?...creio que no peugeot 305 tenho manipulos iguais...e o 305 tem máximos normalissimos...

Outra questão, ao fazer sinal de luzes, num farol (direito) acende o farol com máximo (normal)...o esquerdo acende uma luz muito fraquinha (abaixo de médio)...o fio que os liga é o mesmo...já troquei as lampadas e verifica-se o mesmo nos mesmos farois, logo não é das lampadas...que poderá ser? (terá a ver com os minimos e piscas ainda não darem sinal de vida?)

Ultima questão: sugestões para o que se pode passar quando tento ligar o carro (ver video). rodo a chave e só dá o tac tac tac que se ouve no video, vindo se não estou em erro, do motor de arranque! (a propósito, já abri o motor de arranque e está limpo e em bom estado!)



E agora, um DESAFIO (o MariUMM não poderá participar dado ter sido ele a lançar o desafio!):

Descubram as diferenças entre estes dois eixos:







cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 25 July 2010 22:43:27
Message:

Depois de mais uma tarde de trabalhos, o problema com o ruido ao tentar ligar o carro deve-se unicamente à bateria...ou falta desta! Cheira-me que das duas uma, ou tenho alguma coisa no circuito electrico a comer bateria (o que não me parece pois não inventei nem fiz qualquer alteração ao sistema eléctrico) ou então a pobrezinha entregou a alma ao criador... é que uma noite à carga...e de manhã faço uns testes de poucos minutos aos farois...tento ligar por duas vezes o carro e puff...acabou...ou pelo menos deixa de ter força para o motor...

Durante a tarde esteve à carga e novas tentativas de ligar o motor e o bicho deu sinal de vida! Ainda não ligou mas é uma questão de lhe fazer chegar gasoleo, que provavelmente ainda não chegou à bomba...

Os trabalhos continuam...os dois eixos já estão montados bem como as molas espartadas! a parte frontal já começa a parecer novamente um UMM com plásticos, farois, grelha...já falta pouco!

Entretanto fico a aguardar as respostas ao desafio que lancei (por ideia do MariUMM) no post anterior!!!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 25 July 2010 23:22:21
Message:

Aqui ficam mais mais fotos...

Eixo traseiro montado e já com as rodas...tudo prontinho!

(o eixo dianteiro fica ainda sem rodas pois tem de ser aberto de um lado para trocar rolamentos)

A dianteira vai ganhando a forma original! :)


Também já comecei a colocar as presilhas para a lona


...e depois de um fim de semana metido na garagem a trabalhar no UMM é caso para dizer 'ui quí calôr...'


cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: estripa
Replied on: 26 July 2010 00:37:17
Message:

ihiihih o som do video parece uma metralha de airsoft. Li bem? 47 graus? Raios quando tiver calor começo a trabalhar é que nem senti nada .
O desafio parece fixe mas tenho de ir ver os patinhos. Amanhã de manhã volto cá!
Não há para ai um video espertar molas home made? Tenho ali um macaco de 20 Ton falta-me fazer a prensa mas gostava de ver uma mola a saltar mas não num video meu .

Uii tanto sono. Boa noite!

João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)


Reply author: Benjamim
Replied on: 26 July 2010 09:39:42
Message:

quote:
Originally posted by estripa(...)
Não há para ai um video espertar molas home made? Tenho ali um macaco de 20 Ton falta-me fazer a prensa mas gostava de ver uma mola a saltar mas não num video meu .
(...)


Molas a saltar?! Macaco de 20 Ton? Prensa?...Um torno bem robusto, 3 cavilhas de alfaias agricolas, 2 pares de braços e o resultado:



Aqui trabalha-se à moda antiga!!! Prensas são para meninos! (tinha dado um jeitão, tinha! LOOOL)

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 26 July 2010 09:45:38
Message:

Alguém me indica uma forma simples e rápida de verificar se está a chegar gasoleo à respectiva bomba?...Já lhe dei umas boas bombadas e até parece estar mais rija do que inicialmente (ou isso ou é do cansaço de tanto bombar, já sinto aquilo mais resistente à pressão!)...é que parece-me que está tudo no bom caminho para o motor arrancar, mas deve estar a faltar-lhe gasoleo (sim, o deposito tem gasoleo...hehe...e os tubos para a bomba também estão ligados)

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: estripa
Replied on: 26 July 2010 10:29:49
Message:

Epah vais-me ter de explicar melhor isso das molas 3 cavinhas.... Mais ou menos estou a ver o filme mas...

Não sei se é disparate mas eu para ver (não propriamente se chegava gasóleo) o motor a rodar tirei as 4 velas e dei à chave. Como o motor deixa de ter compressão o motor de arranque não mata logo a bateria (Segundo dizes a tua parece estar nas ultimas). A bomba injectora forçosamente trabalha e assim poderás ver se está a chegar gasóleo aos pistons. Deve aparecer um nevoeiro isto se os injectores estiverem a pulverizar como deve de ser.

O que pode também estar a acontecer é que as velas morreram, não aquecem. Para veres se estão boas tiras a vela fora e ligas a normalmente(o fio) ao mesmo tempo encostas a ao bloco com a parte de metal (para fazer massa). Se não ficar incandescente toca-lhe(tipo toca e foge) com o dedo húmido. Deverás ouvir som parecido com fritar bacon. Claro que tens de rodar a chave no ponto de aquecer as velas ou então forças directamente na caixa azul (esta ultima é só para Homens ).

Também podes estar com problema na bomba injectora ou com fuga nos tubos ou membrana da bomba manual de gasoleo rota.
Melhor é fazeres o que te disse ao inicio com uma garrafa com gasoleo limpo, uma bomba manual de ferrar (tipo Saxo) e tubo novo directamente na bomba injectora.




João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)


Reply author: mariUMM
Replied on: 26 July 2010 10:34:45
Message:

Depois de dares à bomba e a sentires com pressão precisas de desapertar ligeiramente cada um dos tubos de injector, junto dos mesmos, para que o gasóleo espirre ao rodar o motor, só depois se apertam os tubos de injector por completo, é nesse momento que a pressão da bomba passa a injectar directo aos cilindros, antes disso o gasóleo está a tentar passar num circuito fechado onde existe ar e uma mola que só abre a 120 ou 130Bar portanto a bomba está a comprimir ar, o que gasta bastante bateria para fazer menos trabalho do que com o circuito aberto...


Mário


Reply author: estripa
Replied on: 26 July 2010 11:33:40
Message:

Mariumm não sabia dessa mas faz todo o sentido. Obrigado! É sempre a aprender.

Quanto ao desafio noto diferênças mas não faço ideia do que é pretendido....

João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)


Reply author: Benjamim
Replied on: 26 July 2010 15:22:40
Message:

quote:
Originally posted by estripa

Mariumm não sabia dessa mas faz todo o sentido. Obrigado! É sempre a aprender.

Quanto ao desafio noto diferênças mas não faço ideia do que é pretendido....

João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)



Ok...o facto de um estar pintado e o outro não é diferença...mas não é por aí!...hehe...

Segundo o amigo MariUMM (porque eu disto ainda pouco conheço e percebo), o eixo pintado é uma raridade entre os UMM...porquê?!...(a ver se mais alguém se apercebe de alguns pormenores...e depois o MariUMM revela do que se trata, já que ele poderá fazer uma melhor explicação da coisa)

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 28 July 2010 23:22:12
Message:

quote:
Originally posted by estripa

Epah vais-me ter de explicar melhor isso das molas 3 cavinhas.... Mais ou menos estou a ver o filme mas...


Aqui fica a explicação em formato 'bonecos' (dizem que um boneco vale mais que 1000 palavras...):





Ao fechar o torno, a mola vai dobrar no sitio onde está a cavilha maior (a que está sozinha de um lado da mola)

Esta é a parte fácil e que qualquer um até pode fazer...a ciência está em perceber onde se vai dobrar a mola! E já agora, não há cá molas a saltar nem nada que se pareça...é um trabalho super tranquilo e seguro!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: estripa
Replied on: 29 July 2010 00:15:23
Message:

não hà bonecos mais parvos senão teria posto. Ai é assim....e que é que comes para arranjar força para isso?

O diferencial é brasileiro

João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)


Reply author: mariUMM
Replied on: 29 July 2010 01:40:37
Message:

quote:
Originally posted by Benjamim

quote:
Originally posted by estripa

Epah vais-me ter de explicar melhor isso das molas 3 cavinhas.... Mais ou menos estou a ver o filme mas...


Aqui fica a explicação em formato 'bonecos' (dizem que um boneco vale mais que 1000 palavras...):





Ao fechar o torno, a mola vai dobrar no sitio onde está a cavilha maior (a que está sozinha de um lado da mola)

Esta é a parte fácil e que qualquer um até pode fazer...a ciência está em perceber onde se vai dobrar a mola! E já agora, não há cá molas a saltar nem nada que se pareça...é um trabalho super tranquilo e seguro!

cUMMprimentos
Benjamim



Eu acrescentaria e sujo à frase final, mas compensa porque o melão é óptimo...

João a mola que o Benjamim colocou na foto é a de espera, as molas arqueadas e arqueáveis são bem mais finas por isso com um torno de tamanho generoso com qualidade (o da loja do xiang feung tuanxi não serve) aplicando um tubo de pouco mais de 30Cm para aumentar o braço de força o trabalhinho só precisa de um nível de bolha de ar além do exposto...

Quanto ao diferencial não acertaste, podem vir mais palpites...


Mário


Reply author: aloevera
Replied on: 29 July 2010 10:57:18
Message:


Benjamim:
so para ajudar a missa,







mas particular atencao para este video, a carga dada a lamina e' uniforme, por toda a seccao do metal, cargas ou "forcas" localizadas produzem "stresses" localizados, a ideia e' distribuir por toda a lamina a "forca" aplicada:


Claro que o servico Benjamim desenrasca, mas podendo ou conhecendo alguma casa que tenha as "maquinetas" certas convem.

Quando ao eixo sera "ingles"?

E desculpa a invasao do teu topico!
:-)

Mas convem alertar para estas questoes do "nao ha cao vai com gato".

Carlos Pires



Lembrem-se se Maome nao vai a montanha digam ao Maome para arranjar um UMM!!!


Reply author: mariUMM
Replied on: 29 July 2010 11:26:51
Message:

Para quem quiser seguir os (des)envolvimentos nos trabalhos vá passando por http://adventurerspot.blogspot.com/ verão como se ganham forças para regressar em força!


Mário


Reply author: Aldeia
Replied on: 29 July 2010 23:52:01
Message:

Boa dica, tenho um torno e umas laminas....

um dia destes vou experimentar.

Dava jeito uma foto da tampa do diferencial, talvez ajudasse a resolver o mistério......

UMM abraçUMM

j.aldeia



Reply author: Benjamim
Replied on: 23 August 2010 10:34:27
Message:

Estou de volta! infelizmente ainda não tive oportunidade de publicar as aventuras das férias no link que o MariUMM deixou, mas o meu obrigado pela divulgação do link! Em breve colocarei lá a reportagem da viagem!

Quanto ao restauro, já dei mais um avanço na coisa!
A faltar:
- um rolamento de um tensor de uma das correias (ver pedido de ajuda mais abaixo)
- o motor arrancar (só depois de ter o rolamento substituido)
- trocar um rolamento gripado no diferencial
- montar farolins traseiros (que estão a dar luta quanto às ligações e a funcionarem correctamente)
- montar bancos, as duas tampas ao centro do carro e o tablier
- olear bem toda a maquina

Portanto, pouco falta! =D

AJUDA, sff

Por agora preciso da ajuda dos mais experientes...como referi, preciso de trocar um rolamento de um tensor (creio ser esse o nome correcto) de uma das correias (se nao me engano, a da bomba de agua)...deixo duas fotos para ajudar a identificar o dito rolamento que saltou fora numa tentativa de ligar o motor...




(aqui o topo da foto é o radiador e a parte de baixo o motor...foto tirada de baixo do carro)

Será que na Europeças têm o dito rolamento?!




cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 23 August 2010 10:55:01
Message:

Quanto ao desafio do diferencial lançado uns posts atrás...

...este diferencial que adquiri trata-se um dos raros diferenciais reforçados! Não só é reforçado na zona do diferencial propriamente dita como também o diametro do eixo é mais largo...tem alguns outros pormenores que não sei explicar. Se o MariUMM assim entender, explicará um pouco mais sobre o mesmo! Segundo ele, trata-se de uma peça rara, os quais poucos foram montados em UMM's! =D

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: mariUMM
Replied on: 23 August 2010 11:40:54
Message:

Eu bem queria ajudar-te ao vivo mas o fim de semana foi curto para preparar o regresso às lides laborais.

Veremos se um destes dias ao cair da noite conseguimos colocar esse tensor a funcionar com um rolamento novo e iniciar a troca dos rolamentos do/s cubo/ de roda dianteiro/s nesse diferencial Coreano que tem tubos, mangas e falanges reforçadas, uma preciosidade que muitos UMMistas procuram. Eu já não te reproponho a troca das mangas pelas minhas porque já fiz a remontagem com rótulas, rolamentos, anilhas, porcas e retentores novos inclusive fiz a selagem integral dos cubos com retentores ao estilo dos eixos Ingleses, um upgrade que se vier a demonstrar a sua validade será divulgado na secção de preparações.


Mário


Reply author: Benjamim
Replied on: 24 August 2010 09:43:38
Message:

Preciso de ajuda...

Ando à procura do rolamento para o tensor da correia da ventoinha (o anteriormente referido que se partiu e saltou fora)...o problema é que o motor que tenho não é o original dos UMM...é um XD3 com Turbo e pouco mais sei sobre o mesmo...a questão é, o que digo quando for a uma casa de peças para conseguir identificar o dito rolamento?! Basta-me dizer-lhes que é um motor XD3 Turbo?...ou vou ter de procurar outros pormenores para o identificar?...

Ontem fui à Europeças à procura do dito rolamento, mas nos manuais que lá têm, nenhum dos tensores/rolamentos servem! O que seria de esperar dado que o motor não é o original! Um dos rolamentos do catálogo de peças está esgotado e é o único que não sei se servirá ou não pois não o experimentamos... Já pensei em procurar um rolamento normal mas não sei se irá servir e é aconselhado...

Opiniões...sugestões...help!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: mariUMM
Replied on: 24 August 2010 11:21:43
Message:

Com a medida do veio, do alojamento dentro da polia e a espessura do rolamento descobres um seis mil e qualquer coisa que dá lá directo, nas pistas ou na blindagem restante ainda podes descobrir a referência do original sem dificuldade, tens é de desmontar primeiro as pistas dos locais onde ainda estão.

Se apareceres com as duas metades restantes do rolamento numa casa da especialidade esperas 30 segundos até que te digam qual a referência certa, depois não te esqueças é de referir que queres em 2RS ou então diz para que sítio é o rolamento para te fornecerem com blindagem.


Mário


Reply author: Benjamim
Replied on: 27 August 2010 09:49:40
Message:

A poli está tratada! Casa de rolamentos no Carregado e resolveram-me o problema! A troca do rolamento não dispensou um pequeno susto...que ao retirar as anilhas de alargamento que são colocadas no rolamento, ao fechar o torno para segurar o rolamento este partiu e a anilha foi projectada directamente para a minha vista! Mais um trabalho que se descurou a segurança e o resultado poderia ter sido bem mais grave que apenas o olho dorido e a vista com um pequeno derrame...adiante...

O motor já está novamente completo e pronto a ser posto a trabalhar...não está facil esta operação!

Outra operação que não está fácil nem se avizinha cumprida tão cedo é colocar os piscas a funcionar...tudo o resto de electricidade está operacional...apenas os piscas teimam em não dar sinal de vida! Não percebo porquê, mas suspeito que o problema esteja algures no inicio do circuito e não nos piscas propriamente ditos...tanto ligando piscas na 'manete' das luzes como usando o botão dos 4 piscas, com multimetro chego à conclusão que obtenho os mesmos valores tenha piscas ligados ou desligados...ou seja, parece-me que algo não está a passar a devida tensão para o circuito...

Alguém tem sugestões para fazer o despiste do que se passa?! Já ohlei para o esquema eléctrico...já andei com multimetro à caça do problema...começo a esgotar as alternativas!

De resto, está quase quase! Já estão os farois e farolins montados e a funcionar...linha de escape novamente no sitio...e hoje devo ir buscar umas peças para terminar o habitaculo e montar tampas e tablier (o tablier estou reticente em monta-lo, enquanto não tiver os piscas a funcionar)!

Outra questão...estive com a pistola a meter massa nos vários pontos de lubrificação...quando sei que aquilo tem massa suficiente?!...

Obrigado!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: filipeumm
Replied on: 29 August 2010 23:18:38
Message:

Experimenta a trocar o rele dos piscas ou o botão dos 4piscas,se houver um UMMista por perto pede emprestado



Filipe Pinheiro


Reply author: Benjamim
Replied on: 30 August 2010 09:45:21
Message:

quote:
Originally posted by filipeumm

Experimenta a trocar o rele dos piscas ou o botão dos 4piscas,se houver um UMMista por perto pede emprestado

Filipe Pinheiro



Tenho botão supelente...já experimentei e o resultado é identico...peguei num fio e fiz um shunt no proprio botão e os piscas acendem (traseiro e lateral)...mas não piscam!(observações ridiculas...mas que começam a consumir-me neuronios!) Portanto, no que toca a ligações, está tudo bem!...A questão continua a ser porque raio não vai corrente para o circuito dos mesmo quando se liga o comutador (seja o botão dos 4 piscas ou a manete de luzes)?!

Os piscas frontais têm algum circuito independente?...porque tanto um como o outro não acendem, nem mesmo com o truque descrito...experimentei trocar lampadas e nada...multimetro no terminal e tem corrente (12V)...as massas estão ligadas...

O que faz os piscas piscarem?!...é o relé? Já agora, qual é o relé dos piscas? No meu UMM encontro 3 relés, não sei se todos originais...2 junto dos farois e um outro por baixo do volante...os dois junto dos farois, pelas cores dos fios que lá estão ligados, creio que não sejam de piscas...mas o outro também não parece estar ligado aos piscas...no entanto se é suposto haver um relé para os ditos, será um destes 3!

Vou continuar na luta...acho que este UMM não vai sair para a estrada porque...não tem piscas! Ridiculo! :
cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: filipeumm
Replied on: 30 August 2010 20:36:29
Message:

O rele dos piscas é esse por baixo do volante,se ja trocaste o botão so te falta experimentar o relé,para teres piscas além do relé tens de ter pelo menos as 2 lampadas de trás e da frente de 12V 21W.Se está tudo bem ligado e as lampadas estão montadas e são as indicadas pode muito bem ser do relé,até pode estar "preso",experimenta a dar uma pancadinhas no relé



Filipe Pinheiro


Reply author: Benjamim
Replied on: 01 September 2010 09:20:35
Message:

Filipe, grande dica!!! Obrigado!

Já tenho os piscas a bombar! Era efectivamente do relé! Dei-lhe umas pancadinhas e nada...desmontei-o para ver se percebia como ele funcionava e nada...mais umas pancadinhas e nada...naquela de 'de morto não passas!' mandei-lhe uma 'stickada' a sério e lá começa ele 'tic tic tic tic tic tic'! Hahaha Depois um pouco de wd40 e uma ajudinha na peça que está lá dentro em movimento e ficou fino!

Mais uma vez, ForUMM a resolver! =D

quote:
Originally posted by filipeumm

O rele dos piscas é esse por baixo do volante,se ja trocaste o botão so te falta experimentar o relé,para teres piscas além do relé tens de ter pelo menos as 2 lampadas de trás e da frente de 12V 21W.Se está tudo bem ligado e as lampadas estão montadas e são as indicadas pode muito bem ser do relé,até pode estar "preso",experimenta a dar uma pancadinhas no relé



Filipe Pinheiro



cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 01 September 2010 09:25:38
Message:

Além dos piscas a bombar, ontem tive a ajuda de um ex-UMMista (arrependido por sinal) e conseguimos meter o UMM a roncar! Ao fim de mais de 1 ano de restauro, ele voltou à vida!

Estava com o trabalhar muito estranho...viemos a concluir que há uma fuga na bomba de gasoleo, que não deixa criar a pressão certa para o gasóleo...ainda assim, com ligação directa do gasoleo, o trabalhar continuava estranho...e lá se descobriu que faltam 2 parafusos à bomba injectora e como tal esta anda a 'dançar' com a trepidação do motor e o resultado é o trabalhar incerto do motor.

Assim, reparando a fuga da bomba de gasoleo e arranjando os parafusos para a bomba injectora e o motor pode ser afinado para o UMM seguir para a estrada!

Além disso só falta mesmo um rolamento no eixo dianteiro que está gripado e que também vou tratar dele em breve!

Em breve haverão mais novidades...e espero que sejam para dizer que o UMM vai a caminho da inspecção!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 02 September 2010 15:39:23
Message:

Ora então ensinem-me lá mais um bocadinho sff...

Desmontadas e novamente montadas que estão as barras de direcção, digam-me lá como fazem para garantir que as rodas ficam alinhadas? Nem a apontar para dentro nem para fora...certas e direitas!

Eu fiz o que me parecia obvio, medi a distância entre as duas jantes, a distancia do bordo de uma à outra à frente e atrás...pela lógica, as rodas estão direitas e alinhadas quando esta distância é igual! Na inspecção pegam com isto se não estiver 100% alinhadas?!

Outra questão de IPO...não tenho o (e agora o nome daquilo?) eixo que liga o diferencial da frente à respectiva caixa. Desta forma só não tenho a respectiva tracção no eixo dianteiro no entanto o veiculo está em perfeitas condições para circular. Eles implicam com este facto?

A junta no final da linha de escape, junto ao motor não está nada de especial...não veda e chega até a sair algum (pouco) fumo por aí! Apercebi-me do fumo quando tinha a tampa ao centro do carro retirada e dá para ver essa zona...com a tampa nem se nota o dito fumo. A ideia é num futuro próximo meter uma linha de escape nova e bem tratada...mas até lá, queria ver se esta safava...será que me vão chatear por isto?!

Já agora aproveitando a onda IPO, há alguns detalhes/pormenores/'aquelas cenas que eles pegam sempre' que deva ter em atenção antes de lá ir?!

Obrigado!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Abreu
Replied on: 02 September 2010 23:16:27
Message:


Já sabes que tudo o que for luzes deve funcionar, cuidado com a altura dos faróis da frente e os piscas laterais se não funcionarem é preferível retirar.

- limpa vidros e respectivo esguicho;
- folgas nas rótulas;
- fugas de óleo e valvolina; Atenção às fugas na caixa de direcção e na caixa de transferências.
- à partida não devem implicar com a falta do veio de transmissão da frente, no entanto devias arranjar um para acoplar lá.

- para o escape compra massa de escapes na Norauto ou na Wurth e mete na zona da fuga, fica 5 estrelas;
- anda com o jipe antes da inspecção se possível mete um liquido de limpeza de injectores para limpar bem e passar no teste dos gases;
- Na traseira costumam exigir reflectores, porque os faróis não os têm. A mim também implicaram com o facto de não ter os para-choques traseiros.
- Triângulo + colete;
- Sangra e afina bem os travões, o travão de mão em caso de dúvida é melhor estar afinado demais que de menos.

- Para afinar a direcção encostei bem o lado direito a um passeio e depois afinei nas barras até ficar direito a olho.

- O jipe deve ter simbolos à frente e atrás, normalmente no capot e a dizer Alter na traseira;
- Os cintos de segurança devem funcionar;
- Medidas dos pneus não conformes dá direito a anotação;

Devo dizer que o meu UMM passou na IPO depois de 2 anos parado, dos quais desde Dezembro na minha mão em restauro... acho que foi um dos dias mais felizes da minha vida!!

cUMMprimentos;


Reply author: Benjamim
Replied on: 06 September 2010 14:28:05
Message:

'Abreu', obrigado pelas dicas! ;)

Malta preciso de mais uns palpites...últimos pormenores da aprte eléctrica!

#1: comutador das luzes...na suposta posição dos máximos não acende máximos...mantém os médios! No entanto se meter em médios e fizer sinal de luzes, ele acende os máximos! os minimos também estão correctos...o que me pode estar aqui a escapar?! A diferença entre sinal de luzes e máximos é apenas no comutador, certo?!...a nivel de ligação ao farol isso liga no mesmo sitio, certo? já agora, à luz no farol ligam 3 fios...alguém mos sabe identificar? (pelo esquema eléctrico não me safei, além de que não dá para saber que fio fica em que posição) É possivel que tenha alguma dessas ligações à luz trocada...mas ainda assim quando estava a montar os farois esta era a unica forma que os farois ficavam mais ou menos correctos (tirando esta questao dos maximos)...e segundo as fotos que tirei antes de os desmontar, era esta mesma a ordem!

#2: o fio que liga ao mija-mija está sempre com 12V (assim que tem contacto na chave)...supostamente só deveria ter 12V quando pressionado o comutador do limpa vidros para mijar agua! Estive a ver e há 4 possibilidades de onde podem vir os 12V...fusivel / motor das escovas / fio que vai ligar ao quadrante / comutador
Consegui testar todos excepto o tal que liga ao quadrante, isto é, liga numa ficha quadrada vermelha, onde ligam vários outros fios (cada um na sua 'casa' respectiva) que por sua vez a saida da caixa leva as ligações ao quadrante!
O estranho: todas as hipoteses desligadas excepto esse fio que vai ligar ao quadrante e 12V no motor e ele a mijar! :\ porque está o mija-mija/motor das escovas ligado ao quadrante? E se é suposto, porque raio está essa ligação sempre com tensão?

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 06 September 2010 23:07:55
Message:

O mija-mija já funciona! Segui o circuito e dei com um fio no qual era suposto estar ligado o motor do mija-mija e não ao que eu tinha ligado! Problema resolvido!

Continuo com a questão dos máximos mas suspeito fortemente do comutador! Qual é a posição para acender os máximos?! rodo uma vez o comutador e acende minimos...rodo outra e acende médios...e já não dá para rodar mais!...se empurrar o comutador, buzina...se o meter para cima ou para baixo liga piscas...sugestões?!

No local onde a manete propriamente dita liga ao comutador tem uma pequena peça plástica partida (acho eu)...poderá ser esse o motivo para eu não ter máximos?!


MariUMM, ficam umas fotos dos rolamentos cónicos que retirei do diferencial...são iguais!











Posso seguir para a loja de rolamentos procurar substitutos para estes?! Isto é fácil de arranjar?! A loja que referiste perto da VedaMais terá disto?!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 06 September 2010 23:12:10
Message:

Só queria mostrar imagens com ele já concluído...mas como está a demorar e vocês até são porreiros, aqui fica para matarem a curiosidade!



(sim, aquilo ali ao centro é mesmo uma coluna e estava mesmo a tocar! é para animar quem está a trabalhar no motor! hehehe)

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Aldeia
Replied on: 06 September 2010 23:19:28
Message:

Soube a pouco................

UMM abraçUMM

j.aldeia



Reply author: mariUMM
Replied on: 07 September 2010 03:11:52
Message:

Sendo os rolamentos iguais ficaste sem as mangas reforçadas o que te facilita a vida nas compras e sim a casa por baixo da Veda Mais tem rolamentos romenos para substituir esses, não te esqueças da massa concistente de qualidade e de verificar o estado do retentor (certamente muito maltratado)


Mário


Reply author: Benjamim
Replied on: 07 September 2010 09:18:42
Message:

HAHAHAHA...em breve coloco o resultado final! Se revelar muito agora depois no final não tem tanta piada! (se bem que o resultado final não é nada que já não tenham visto...um UMM verde com lona branca! )

quote:
Originally posted by Aldeia

Soube a pouco................

UMM abraçUMM

j.aldeia






cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 07 September 2010 09:23:43
Message:

O retentor, que creio eu que seja a peça circular que saiu juntamente com o rolamento que tem inclusive uma membrana de borracha à volta (daí julgar ser o retentor :p ) nem parece mau...mas já que está fora, não custa mudar e evitam-se problemas futuros!

Quanto à massa consistente, tenho lá massa das alfaias agricolas...é recomendada ou nem por isso?! O que se entende por massa de qualidade, que caracteristicas deve ter? E um sitio aqui perto onde se consiga adquirir massa a preço acessivel?

quote:
Originally posted by mariUMM

Sendo os rolamentos iguais ficaste sem as mangas reforçadas o que te facilita a vida nas compras e sim a casa por baixo da Veda Mais tem rolamentos romenos para substituir esses, não te esqueças da massa concistente de qualidade e de verificar o estado do retentor (certamente muito maltratado)


Mário



cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: mariUMM
Replied on: 07 September 2010 14:14:41
Message:

Podes comprar a massa no sítio onde comprares os rolamentos, obviamente vais pagar mais do que por uma massa igualmente de qualidade comprada numa casa especializada em lubrificantes, se disseres que é para usar em rolamentos vão vender-te a correcta, talvez na Anagri faças bom negócio, de 1 Kg sobra-te muita mas não vale a pena comprares bisnagas pequenas cujo custo da embalagem é superior ao do Lubrificante...


Mário


Reply author: Benjamim
Replied on: 07 September 2010 23:05:37
Message:

OFF-TOPIC: agora sim, podem ver um pouco das minhas aventuras pelos Alpes Suiços este verão!

Ganhar folego e inspiração para o restauro do UMM!

quote:
Originally posted by mariUMM

Para quem quiser seguir os (des)envolvimentos nos trabalhos vá passando por http://adventurerspot.blogspot.com/ verão como se ganham forças para regressar em força!


Mário



cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 13 September 2010 08:17:18
Message:

Ontem foi dia de trabalho no UMM e por pouco não o terminava por completo!

Só me falta apertar o travão de mão, ligar o semi-eixo ao diferencial da frente e montar os cubos (alguma atenção especial ou cuidados a ter nesta tarefa?!)

Uma dúvida, por baixo da caixa de velocidades existe um orificio (roscado)...deduzo pela localização, aspecto e tamanho que seja de um bujão. A questão é, que orificio é este?! Pergunto isto porque na minha caixa de velocidades, ele está aberto...será suposto?! Ou é o bujão da caixa de velocidades e isto significa que oleo lá dentro é mentira porque ele está aberto?!

Para aparafusar os cabos do travão de mão ao respectivo parafuso (aquele por baixo do travão) que truque sugerem para folgar os cabos?! É que os ditos não me dão folga suficiente para conseguir enroscar a porca no parafuso...e dado o sitio e posição em que estamos quando trabalhamos no mesmo, não se consegue exercer muita força ao ponto de conseguir a folga necessária. Estou a faze-lo com o travão destravado já para encurtar a distância entre o parafuso e o suporte dos 2 cabos de travão mas mesmo assim não é fácil!


Reply author: mariUMM
Replied on: 14 September 2010 17:54:54
Message:

dstarás a falar de ligar o veio de transmissão ao eixo? Nesse caso o importante é alinhar devidamente as cruzetas.

Já folgaste as bichas do travão de mao também no lado do seu apoio na travessa, com elas desafinadas e com o travão de mão para baixo não deverias ter dificuldade em apontar as porcas no tirante, se não chega lá deves ter algum problema no lado dos tambores, é que isso não encolhe com a humidade...


Mário


Reply author: Benjamim
Replied on: 22 September 2010 20:42:20
Message:

Finalmente depois de um ano e 3 meses, o RL voltou a circular!!!

[esta foi a boa noticia!]

[agora a noticia menos boa]

Agora vamos ver se alguém me consegue diagnosticar um problema que ele já tinha antes do restauro e parece continuar!

Saí com o UMM e comecei a ouvir uns estalos como que algo a querer engrenar...isto acontecia ao acelerar....mas se pisasse ligeiramente a embraiagem o barulho parava...também me apercebi que o barulho só ocorre quando estou a subir...a descer, tentei tanto devagar como a dar gás e o barulho não se verificou, ou seja, dá ideia que ocorre quando o UMM faz esforço!

Estes estalos vêm muito provavelmente das caixas (de velocidades ou transferências), facto que me deixa assustado e com receio que venham aí mais problemas graves!

Factos: quando peguei nele após a compra para o trazer para casa, ele não dava os ditos estalos...ainda fez uns bons kilometros e nada. Depois fiquei sem bateria...quando o reboque me deu um encosto, eu arranquei e ele começou então a dar os tais estalos (foi então que decidi vir para casa de reboque).

Agora, depois de trocar o diferencial da frente e verificarmos que ambos os diferenciais estão em boas condições, os estalos continuam, descartando (penso eu) a possibilidade de ser dos ditos diferenciais...

Que me dizem? Terei problemas nalguma caixa? Será a ligação da tracção mal engrenada?! Lembro-me que quando ele ficou sem bateria, a unica coisa que fiz foi mexer nas manetes para ligar/desligar as 4...mas voltei a mete-las nas posições normais...e desde então dá estes estalos...

Help, please?!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Aldeia
Replied on: 22 September 2010 20:59:56
Message:

Numa primeira análise inclino-me para as correntes da caixa de transferências...... Mas não sei....

Aproveita, vai consultar um certo administrador, enquanto ele experimenta o teu UMM, vais tirando ummas fotos piratas ao Seu Burrito que não sobe e que sofreu um AVC recentemente.... (mas o dono não pode saber!).

Boa sorte, espero estar enganado.



UMM abraçUMM

j.aldeia



Reply author: mariUMM
Replied on: 23 September 2010 11:41:50
Message:

Benjamim, isto de ter um Robin faz logo com que apareça o João Pequeno (já foste Aldeia!)

Para tirar dúvidas experimenta ir dar uma voltinha ai para perto à mesma em 4X2 mas com as redutoras metidas, se continuar a fazer barulhos podem ser as cruzetas, ou a manga deslizante... Não me parece que um empananço desses tenha grande relação com as correntes da caixa de trasnf... se tiver um bocadinho por ai perto faço um test drive a ver se ouço alguma coisa (ver se ouço é uma expressão puramente saloia, é proibido rir dela!)


Mário


Reply author: Benjamim
Replied on: 23 September 2010 21:32:44
Message:

Com 4x4...com 4x2...em lentas...em altas...o barulho mantém-se!

Não tenho ainda valvulina nos diferenciais...

Ainda não tinha colocado oleo de motor nas caixas...depois da voltinha de teste hoje, fui então tratar delas...e eis que quando abro os 'bujões' de escoamento, sai uma coisa cinzenta! Para oleo era relativamente espesso...ao incio ainda pensei que fosse lama liquida, mas pelo cheiro, tenho quase certeza que é valvulina...é normal, valvulina nas caixas (velocidades e transferencias)?

Seja como for e o que quer que realmente fosse, foi deitado fora e agora mora lá dentro oleo de motor novinho!

A valvulina ainda está por ser adquirida.

O que aconselham que seja de fácil aquisição para vedar os diferenciais? O diferencial ex-GNR vinha vedado com uma massa toda janota, vermelha...mas não sei o que era e nem sei se se consegue arranjar facilmente...com o que costumam vedar as tampas dos diferenciais?!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: mariUMM
Replied on: 24 September 2010 02:07:26
Message:

Vedante de silicone de alta temperatura deve ser o que estava no diferencial ex-GNR e recomendo-te que uses igual nas tampas de ambos...

Não me admiro que tivesses barulhos, andar sem valvulina nos diferenciais é obvio que produz esse efeito mas também aumenta o desgaste de forma muito significativa, felizmente que as voltas que deste são curtas caso contrário estavas sujeito a gripar isso tudo...


Mário


Reply author: Benjamim
Replied on: 29 September 2010 22:13:19
Message:

A lubrificação está concluída! Oleo nas caixas, valvulina nos diferenciais...e o dito barulho mantém-se!

Alguém quer contribuir para o brain storm?!

O que pode começar a fazer um barulho tipo engrenagens a saltar (barulho não constante, com alguns intervalos de tempo), isto depois de uma paragem por falta de bateria e que além de o encosto, a única coisa que mexi foi nas manetes do diferencial dianteiro (liguei e desliguei) e das lentas (também as liguei e voltei a desligar), sem sequer deslocar o veiculo com alguma delas diferente da posição em que estavam enquanto o veiculo circulava normalmente e sem problemas!

Noto alguma diferença de ruído com o diferencial da frente ligado e o mesmo desligado! Ligado o barulho torna-se mais constante e forte...

Cada vez aponto mais para a caixa de transferências......mas questiono se seria possivel, dado o cenário em que começou a fazer o tal ruido...

HELP, PLEASE!

(se ainda conseguir, amanha vou meter o UMM em cima de 4 cepos e mete-lo em marcha, enquanto tento de fora perceber de onde vem realmente o ruido)

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: filipeumm
Replied on: 29 September 2010 23:30:04
Message:

já fizeste o teste como já disseram atrás?
Experimentas sem a tracção ligada em altas,assim ouves estalos certo?
Depois metes em marcha reduzida(lentas) e andas mesmo com a tracção desligada e vês se continua com os estalos.Se fizer só em altas é quase de certeza a corrente da caixa de transferencias.Se fizer tanto em altas como em baixas vê novamente o estado das cruzetas do veio de transmissão.



Filipe Pinheiro


Reply author: Benjamim
Replied on: 02 October 2010 21:31:45
Message:

Aqui fica um video do UMM a dar os ditos estalos...não se ouve muito bem porque ele está a fazer algu ruido (por nao ter agora o escape colocado)...ouvir aos segundos 6 e 7.



Que poderá ser? Ou esta ajuda é inutil?

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: mariUMM
Replied on: 03 October 2010 01:29:35
Message:

Se não foi o teu recém recuperado ombro a fazer esse barulho o que por ai se ouve parece ser oriundo das cruzetas, se dizes que elas estão boas então eu já não dou palpites sem ver ao vivo...


Mário


Reply author: Benjamim
Replied on: 03 October 2010 10:32:35
Message:

As cruzetas não digo que estão boas porque pouco percebo desse assunto e nem sei verificar se estão boas ou não (é visivel exteriormente, ou só depois de as retirar?)

Se for das cruzetas, é suposto ouvir o barulho, vindo directamente das rodas, certo?

quote:
Originally posted by mariUMM

Se não foi o teu recém recuperado ombro a fazer esse barulho o que por ai se ouve parece ser oriundo das cruzetas, se dizes que elas estão boas então eu já não dou palpites sem ver ao vivo...


Mário



cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: mariUMM
Replied on: 03 October 2010 13:32:14
Message:

As cruzetas são umas peças muito sui generis que com pouquissima folga fazem logo imenso barulho por a sua função ser mudar constantemente de posição ainda que pareçam estar quase paradas excepto em relação ao seu eixo central, por isso o melhor teste que se lhes pode fazer é mesmo simular o seu funcionamento segurando o veio de transmissão com o carro parado e fazendo como se o veio de transmissão fosse rodar ora num sentido ora no outro, alternando o movimento muito rapidamente se existir ruído nessas condições então em andamento ele também irá aparecer, claro que se pelos guarda-pós aparecer "chorado" de ferrugem nem existem dúvidas e o teste é desnecessário, e por incrível que pareça imensas cruzetas nos mais variados TT apresentam essas choradelas, umas fruto da falta de lubrificação outras por as cruzetas serem de fraca qualidade.

Atenção, quando falamos de cruzetas não nos referimos às peças de pendurar roupa nos roupeiros às quais, nalgumas regiões, existe o hábito de chamar da mesma forma que as peças mecânicas em apreço e que nada têm em comum com os cabides

Vejam-se as diferenças:



VS




Mário


Reply author: Benjamim
Replied on: 10 October 2010 17:00:36
Message:

Ainda de braço ao peito, mas com uma ajudinha lá fui à garagem e descobri a origem do ruído! Ao que parece vem mesmo das cruzetas do veio de transmissão!

Agora tenho duas questões, primeira, um sitio com preços acessiveis aqui na zona (a mesma do costume, Oeste, Lisboa, Ribatejo)?

Segunda, disseram-me que as cruzetas não se trocam de forma trivial, existe uma afinação/calibração ou algo do género...verdade? É que a ser verdade, não faço ideia do que se trata...

Aguardo respostas, para ver se meto de vez este UMM na rua!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: celiaeUMMze
Replied on: 10 October 2010 17:37:05
Message:

´Viva, é facil o Superpilot, explica com fotos a maneira correta de montar.
Aconselho a marcares antes de desmontares a transmissão a posição das falanges, quando troquei as minhas montei e fazia um barulho estranho á saída da caixa, voltei a desmontar rodei a posição e deixou de fazer o barulho.


Reply author: Benjamim
Replied on: 13 October 2010 22:27:33
Message:

As coisas não estão faceis!

Chegado hoje a casa e porque ainda estou com uma asa arrumada, cravei o meu pai para meu empregado e lá fomos para baixo do UMM...toca de tirar o veio de transmissão traseiro e trocar cruzetas pois aparentemente estas poderiam se a origem do meu problema...o tal ruido estranho!

Cruzetas trocadas, veio no sitio e eu cheio de pica a saltar para dentro do UMM pensando "É DESTA!"...desilusão completa!

Assim que arranco, o mesmo ruido de estalos...fiquei pior que estragado!

Meti o meu pai ao voltante e fiquei a observar o que acontecia para ver se descobria o problema...

Eis os sintomas:

quando o UMM arranca (isto também acontece em marcha normal), seja para trás ou para a frente, os tais estalos ocorrem quando parece que o diferencial traseiro ganha tracção! O proprio diferencial inclina-se um pouco para baixo, parecendo que está a fazer força, mas creio que este movimento é normal, sendo consequencia das engrenagens...

Agora, uma coisa é certa, o problema está algures numa das pontas do veio de transmissão traseiro, apostando eu para a ponta que liga no diferencial!


O MariUMM esteve comigo a ver o diferencial, há fotos por aqui do estado do mesmo e não parecia de todo ter problemas! Também confirmei agora recentemente quando o fechei para encher de valvolina que não existiam corpos estranhos dentro do diferencial...

O que poderá então estar a causar este ruido de estalos?!...a hipotese das cruzetas já está de parte, pois estas são novas!

Começo a ver que este UMM está condenado a não sair à rua...cada vez que dou um passo em frente, dou dois para trás!

Vamos lá ver se ainda consigo ir buscar moral algures para continuar e espero mesmo que alguém com palpites me consiga ajudar a descobrir que problema poderá ser este...estou cá para ir fazendo testes!

Obrigado!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: mariUMM
Replied on: 14 October 2010 02:04:39
Message:

Apertaste bem as abraçadeiras do eixo às molas? Colocaste o ponto de mola no furo certo ou na caixa onde o pessoal mais inexperiente por vezes o deixa?


Mário


Reply author: Benjamim
Replied on: 14 October 2010 08:47:05
Message:

quote:
Originally posted by mariUMM

Apertaste bem as abraçadeiras do eixo às molas? Colocaste o ponto de mola no furo certo ou na caixa onde o pessoal mais inexperiente por vezes o deixa?


Mário



A confirmar!

O ponto de mola está no furo respectivo! Que caixa é essa onde os maçaricos metem o ponto de mola? Na volta tenho qualquer coisa mal feita, tenho... :
Logo já vou tentar confirmar.

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: mariUMM
Replied on: 14 October 2010 10:05:48
Message:

Existem eixos que em vez de terem uma chapa onde faz o apoio de mola com o furo para o respectivo ponto têm uma peça vazada com o furo para o ponto de mola e dois rebaixos ou caixas onde quem não tem atenção por vezes encaixa erradamente o ponto de mola, pode ter sido isso que te aconteceu, se um destes dias me sobrar uma horinha ainda vou ter contigo para tentar identificar onde andam escondidos esses músicos na transmissão do Robin, ao menos que fossem músicos afinadinhos, não sendo temos de os expulsar!


Mário


Reply author: Benjamim
Replied on: 14 October 2010 19:57:46
Message:

Antes de mais, umas fotos que já vos estou a dever algumas! Como via sempre o projecto na recta final só o queria era acabar e as fotos foram ficando esquecidas...mas como vejo que ainda vai demorar até estar a 100%, aqui ficam umas da curtissima saída de hoje!







Continuo com os mesmos problemas, daí a saída ter sido curtissima...continuo a ouvir estalos de algures. O objectivo da saída foi tentar perceber mais um pouco o que se passava...em estrada, a descer, posso dar gás que os estalos nao aparecem...já a subir, são muito constantes e tenho de circular a velocidade muito baixa (por medo de estar a dar cabo de alguma coisa)

Quanto ao obstaculo da foto, também serviu para testes...a primeira abordagem ao obstaculo sentiu-se dificuldade em subir e à medida que eu puxava mais pelo UMM para ele subir (entenda-se acelerar para subir) os estalos aumentavam de frequencia...depois liguei as lentas e o diferencial da frente e subiu praticamente sem qualquer estalo.

Cada vez confirmo mais que os estalos ocorrem quando há um esforço sobre os eixos...estrada a subir, subida de obstaculo, arranques, etc...

E nada mais tenho a dizer...já não sei que outros testes e invenções posso fazer para perceber a origem do problema. Entretanto vou abordar especialistas do ramo a ver se me conseguem ajudar! Isto não ha-de ser um mistério insoluvél! Hehehe

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 14 October 2010 20:04:26
Message:

quote:
Originally posted by mariUMM

Apertaste bem as abraçadeiras do eixo às molas? Colocaste o ponto de mola no furo certo ou na caixa onde o pessoal mais inexperiente por vezes o deixa?


Mário



MariUMM, está tudo OK! As braçadeiras estão apertadissimas e o ponto de mola no sitio certo.

Os estalos continuam lá... lol

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 14 October 2010 20:08:56
Message:

Agora em discussão com um amigo fez-me lembrar um pormenor!

Vejo por aí falar das relações dos diferenciais...disto e daquilo...mas não percebo nada!

O diferencial tem uma afinação especifica? É possivel estar desafinado e o ruido ser uma desafinação dos dentes no diferencial?!

Tenho alguma forma de diagnosticar isto?


Como disse, não percebo mesmo nada desta matéria...

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: kingstar
Replied on: 14 October 2010 21:00:16
Message:

Benjamin, pode ser a valvulina incorrecta para o diferencial e faz os estalos.

Analiza isso melhor !

Abraço


Reply author: mariUMM
Replied on: 15 October 2010 12:34:08
Message:

Companheiro, ainda que não tenhas seguro nem inspecção válida agente vai fazer uma voltinha curta um destes dias para ver se te consigo diagnosticar o mal da máquina, sim diagnosticar, que como bom Português que sou eu diagnostico, os Brasileiros, Chineses, Africanos e cidadãos de leste que trabalhem, e outros que recebam o rendimento mínimo, se não deixamos de ter esta conjectura actual...

Não menos a sério mas numa linha diferente, vou tentar ir ai para com um pouquinho mais de experiência nisto dos UMMs tentar descobrir o que se passa e se possível resolver também, como está o teu Sábado?


Mário


Reply author: Benjamim
Replied on: 15 October 2010 13:54:28
Message:

quote:
Originally posted by mariUMM

Companheiro, ainda que não tenhas seguro nem inspecção válida agente vai fazer uma voltinha curta um destes dias para ver se te consigo diagnosticar o mal da máquina, sim diagnosticar, que como bom Português que sou eu diagnostico, os Brasileiros, Chineses, Africanos e cidadãos de leste que trabalhem, e outros que recebam o rendimento mínimo, se não deixamos de ter esta conjectura actual...

Não menos a sério mas numa linha diferente, vou tentar ir ai para com um pouquinho mais de experiência nisto dos UMMs tentar descobrir o que se passa e se possível resolver também, como está o teu Sábado?


Mário



Pela cor do tipo que lá costuma andar na garagem é mais a dar para o Africano! Hehehe

Sábado livre de manhã e à tarde ocupado apenas das 15h às 18h.

Para quem percebe um bocadinho da coisa, cheira-me que em 5 minutos descobre a origem do problema! Eu é que não percebendo nada, começo a imaginar os piores cenários...lol

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 23 October 2010 15:50:29
Message:

Boas!

Cá estou eu novamente e finalmente parece que o problema do ruido do UMM foi descoberto!

Depois de abrir o diferencial traseiro, local de onde parecia provir o ruido e ao levantar o eixo traseiro no ar apercebi-me de dois factos: primeiro, ao rodar uma roda, a outra simplesmente não roda! e segundo, existem umas chapas redondas que parece fazerem de encaixe, fixadores ou algo do género, que à medida que vou rodando a roda (e consequentemente o diferencial no seu interior), esta peça vai saindo da sua posição, não saindo no entanto na sua totalidade.

Coloco duas fotos para perceberem que peça falo e se conseguir irei colocar também um video.





O diagnóstico de quem percebe da coisa aponta para as anilhas (não me recordo o termo técnico das mesmas) nas couves!

Existem agora duas possibilidades em discussão, ou a substituição das ditas anilhas apenas ou a aplicação de um bloqueio no diferencial traseiro! Será que o RL vai receber uma prenda de natal?!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 23 October 2010 15:59:27
Message:

Aqui fica um video da tal peça que coloco-a no sitio e ela começa com a rotação a sair fora...não sei se este comportamento é normal...



cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 25 October 2010 09:46:18
Message:

Como referi, há a possibilidade desta reparação passar pela colocação de um bloqueio, situação que ainda está em análise. Gostava de saber se ainda há por aí malta a vender bloqueios? Ou a quem sabe, sites/lojas de venda dos ditos para fazer uma análise de custos, sff....uma altura vi por aí quem os vendesse e até quem os tenha importado dos states, mas não encontro os ditos anuncios.

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Aldeia
Replied on: 25 October 2010 10:51:05
Message:

Eu vou instalar um Spartan, semelhante ao bloqueio do Filipe e do bloqueio que o Jones Catarino tem para venda.

UMM abraçUMM

j.aldeia



Reply author: mariUMM
Replied on: 25 October 2010 11:06:58
Message:

quote:
Originally posted by Aldeia

Eu vou instalar um Spartan, semelhante ao bloqueio do Filipe e do bloqueio que o Jones Catarino tem para venda.

UMM abraçUMM

j.aldeia






Mais tarde ou mais cedo todos os que andaram de máquina de soldar nas unhas acabamos por ir parar a algo melhor...

Não estou a ver o Benjamim a alinhar na condução de um soldado se não já lhe tinha falado nisso, o que certamente lhe resolvia o problema que se vê nas fotos e no vídeo, até porque afinal são só as anilhas, se fossem satélites e planetários as duvidas podiam existir, assim é material de desgaste que acabou a sua vida!


Mário


Reply author: Benjamim
Replied on: 25 October 2010 11:13:41
Message:

quote:
Originally posted by mariUMM

...

Não estou a ver o Benjamim a alinhar na condução de um soldado se não já lhe tinha falado nisso, o que certamente lhe resolvia o problema que se vê nas fotos e no vídeo, até porque afinal são só as anilhas, se fossem satélites e planetários as duvidas podiam existir, assim é material de desgaste que acabou a sua vida!


Mário



Exacto MariUMM, pelo pouco do que sei sobre diferenciais soldados e suas vantagens/desvantagens, além de perder a funcionalidade do mesmo, gastando mais pneu, a estabilidade do veiculo também sofre um pouco ao que parece. Por agora quero manter a funcionalidade do diferencial e a ideia de colocar o bloqueio parece-me mesmo muito bem, pois já que lá tenho de gastar dinheiro e assim fico com as duas alternativas, diferencial bloqueado e normal!

Agora é tentar perceber o que há por aí...já andei a cuscar uns sites e vou continuar a ver se encontro mais alguma coisa. MariUMM, este meu diferencial será um normal Dana 44 com 30 estrias, certo?

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 25 October 2010 13:27:41
Message:

Ora então, aproveitando a hora de almoço para umas pesquisas online, primeira questão:

Que marca de bloqueios escolher?!

Deparei-me com:

- Aussie Locker, Dana 44 30-Spline (só refere instalação no dif dianteiro, mas creio que dá para o traseiro, certo?!)
- YUKON DANA 44 HD SPARTAN LOCKER
- Lock Right Locker for Rear Dana 44 (30 Spline)
- Spartan Locker Dana 44 30 Spline (SL D44-30) (não sei se este é igual ao segundo listado, mas parece-me que sim, só com a referencia como nome)

Preço médio dos listados 250$.

Creio que há malta por aqui a usar alguns destes bloqueios e a minha questão é, como são activos/inactivos? Alguns pela descrição, parecem-me que funcionam automaticamente...quando é preciso bloqueio, actuam como bloqueio e quando é preciso a função de diferencial, actuam como diferencial...será verdade/possivel? Ou todos têm de ter algum mecanismo mecanico, electrico, etc?! Que será melhor, eléctrico, a ar ou outra coisa?!

Aos entendidos, dado que as anilhas foram à vida, se colocar um bloqueio, que outras peças tenho de adquirir? Continuam a ser precisas anilhas? E além do bloqueio em si?

Agradeço opiniões vossas para saber o que fazer, qual escolher, etc etc. Thanks!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: filipeumm
Replied on: 25 October 2010 23:07:09
Message:

Dos bloqueios que falas nenhum dá para montar directamente no UMM
São todos para coquilhas sem auto-blocante,para instalares um bloqueio desses tens de fazer como eu,arranjar uma coquilha que não seja de auto-blocante(nos estates é conhecida por "open carrier"),a minha é proveniente de um Dana44 da frente de um Cournil(dana44 brasileiro)mesmo assim teve de levar trabalho de torneiro...e é como encontrar agulha no palheiro.
Se mandares vir um bloqueio desses dos estates pelo correio normal pelo que vais gastar em portes,alfandega e ainda tinhas de mandar vir tambem a coquilha, compensa mais um ARB comprado cá e ficas mais bem servido,pois esses que falas são bloqueios a 100% e só "desligam" em desaleração ou em manobras a acelerar muito pouco,em estrada molhada requer habituação e algum cuidado.
Se quiseres ficar com o UMM a fazer diferencial sem autoblocante tenta a ir a um torneiro com a coquilha e pede se é possivel fazer e se é viavel substituir as anilhas por uns casquilhos de modo a que os satelites e planetarios façam o seu trabalho sem folgas,está descansado que não vais notar praticamente nenhuma diferença entre ter autoblocante ou diferencial aberto.



Filipe Pinheiro


Reply author: Benjamim
Replied on: 26 October 2010 08:49:30
Message:

Obrigado pelas dicas Filipe! Por acaso pensava que sendo bloqueios para dana 44 e desde que com as estrias certas, dava para o meu. Também desconhecia esse pormenor dos bloqueios a 100%, que por acaso estranhava ver uns a dize-lo e outros não...mistério resolvido! :p E já percebi então porque estes modelos não faziam referências aos dispositivos de On/Off...não têm mesmo!

Vou então ter de estudar mais um pouco para tentar perceber mais alguma coisita da questão e voltar a pesquisar!

Obrigado! :)

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 28 October 2010 16:05:55
Message:

Como as altenativas de bloqueios se demonstraram relativamente mais caras que a reparação...

...as peças para a reparação do diferencial já vêem a caminho, directamente da terra do tio Sam!



Os trabalhos prosseguem assim que chegarem a casa!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 29 November 2010 23:08:11
Message:

Depois de muitas voltas dar e nunca conseguir resolver o meu problema...

...o RL está entregue a um tal de Silvino Alves! =D

Ainda não lhe tinha dito nada, estava a descer o UMM do reboque e ele a dizer-me que problema tinha! hehehe "Só de o ouvir já sei o que se passa aí..."

Tipo 5 estrelas! Até me mostrou o UMM deles, um restauro digno de se ver! E nem me conhecia de lado nenhum!

Estou espectante quanto ao trabalho que vai fazer ao RL...além de tratar das correntes da caixa, está encarregue da afinação do motor, que para aumentar o desafio, está sem linha de escape! =D

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: JocaPedrumm
Replied on: 04 December 2010 08:20:51
Message:

Magnifico restauro!
Muito bom sim senhor
Já agora desculpe a minha pergunta, que fez
á capota de chapa e porta de vidro, visto ter metido a de lona
Ando a procurar uma dessas para aplicar no meu UMM[:D

cUMMprimentos

Jorge Pedro

jocapedrumm


Reply author: Benjamim
Replied on: 04 December 2010 22:19:26
Message:

quote:
Originally posted by JocaPedrumm

Magnifico restauro!
Muito bom sim senhor
Já agora desculpe a minha pergunta, que fez
á capota de chapa e porta de vidro, visto ter metido a de lona
Ando a procurar uma dessas para aplicar no meu UMM[:D

cUMMprimentos

Jorge Pedro

jocapedrumm



Obrigado Jorge!

A porta traseira retirei apenas o vidro...e a capota continua por casa mas vou mante-la, pois pretendo ter as duas hipoteses viaveis...lona e chapa! :)

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 16 December 2010 12:34:54
Message:

De regresso do Silvino, finalmente o problema dos estalos foi resolvido! Eram mesmo as correntes da caixa de transferências que estavam com folga.

Já deu 110 km/h a descer a CREL! E sem escape a criar pressão no turbo, facto que deixa o motor um bocado aquém das suas capacidades!

Engraçado que pelo caminho, a dada altura deve-se ter passado com a velocidade de cruzeiro, o ponteiro do velocimetro não resistiu às leis da gravidade e 'caiu'...LOL quando retirar o tablier tenho de retirar o quadrante para ver se tem cura!

Em breve dou noticias fotográficas!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: joaocarneiro
Replied on: 16 December 2010 12:37:45
Message:

deves é precisar de uma bicha de conta km...

cumps,

JC


Reply author: mariUMM
Replied on: 16 December 2010 15:29:06
Message:

João o Rapaz não me parece que careça de bichas, depois de tantas mexidas é rovavél que algo teha ficado encaixado só de ponta.

Benjamim; reiteo a oferta que fiz pelo pára brisas completo com todos os autocolantes


Mário


Reply author: Benjamim
Replied on: 17 December 2010 13:09:29
Message:

quote:
Originally posted by mariUMM

João o Rapaz não me parece que careça de bichas, depois de tantas mexidas é rovavél que algo teha ficado encaixado só de ponta.

Benjamim; reiteo a oferta que fiz pelo pára brisas completo com todos os autocolantes


Mário



Epá...preciso do pára brisas! LOOOL Senão a andar sem pára brisas e com este frio, vai lá vai!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 21 December 2010 14:04:08
Message:

Estou sem stops atrás...a luz de presença acende normalmente mas quando piso o travão, nada acontece!

Quais os possiveis motivos para tal ocorrer? Fusivel não será, certo?...o fusivel é o mesmo para a luz de presença e stop ou estou enganado?

Ligações, pelo menos junto aos farolins não serão porque está tudo ligado...

Alguma sugestão?

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Abreu
Replied on: 21 December 2010 14:45:04
Message:


Boas, os fios na pedaleira estão ligados?


Reply author: joao silva
Replied on: 21 December 2010 16:29:24
Message:

Olá Benjamim.Tenta ver as massas ,o cabo de massa que vai da bateria para o lado do motor vê como esta a ligação deste,e os contactos dos fios de massa dos Farolins.Cummprimentos.

jsilva


Reply author: aloevera
Replied on: 21 December 2010 20:16:28
Message:


O Ultimate Mountain Machine (david) e o PEDRO MIGUEL (pedro miguel) penso terem mandado coisas dos states.
falavas ali atras que nao sabias onde andavam os anuncios...

podes sempre mandar PM directa aos envolvidos.
nao sei e' se ja venho tarde

Abraco
CP




Lembrem-se se Maome nao vai a montanha digam ao Maome para arranjar um UMM!!!


Reply author: Benjamim
Replied on: 22 December 2010 08:49:13
Message:

quote:
Originally posted by Abreu


Boas, os fios na pedaleira estão ligados?



Era esta a causa dos stops não acenderem...nunca me ocorreu ir ver estes contactos...tinha-os confirmado quando montei a parte eléctrica e passou-me a hipotese de um contacto se desligar! :p

O RL está finalmente em casa, bem de saúde, com escape novo e a aguardar pequenos pormenores para ir à IPO!

A ausência de barra estabilizadora dá chumbo na IPO? É a única coisa assim à primeira vista que me ocorre poder trazer problemas se implicarem...

Obrigado pelas ajudas e dicas! Agora é esperar que o Pai Natal traga uma 'senha' verde da IPO para o meu RL!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 28 December 2010 11:22:05
Message:

Restauro terminado (por agora) e eis o resultado:















...se podia estar melhor? Podia! Mas como em muita coisa do que fazemos ao longo da vida, só depois de passarmos pelas experiências podemos melhorar! Num próximo projecto (espero que haja próximo), irei melhorar muitos pormenores que neste restauro não o fiz!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: mariUMM
Replied on: 28 December 2010 12:43:21
Message:

Só para reforçar o que te disse noutro lado: Olho ao termómetro, especialmente em maTTo, mais ainda em areias e especialmente durante o verão,anti-congelante dce uso directo no circuito em vez de água, radiador limpo por dentro e por fora, tampa do vaso de expansão nova a 1,2 ou 1,25Bar e tampa do radiador hermética, 2 ou 3 furos de 3mm na aba do termostato e vai fazendo mealheiro para um sistema de refrigeração do turbo daqui a uns tempos, de resto não te importes quando perguntarem que virgulas são aquelas desenhadas na porta, são marcas pessoais


Mário


Reply author: show_time
Replied on: 28 December 2010 13:21:43
Message:

Boas!

O teu restauro está excelente! Queres o carro para andar a fazer bonitos ou para usá-lo, se é para usa-lo esta muito bom, se é para andar a mostrar nem o devias ter restaurado pois o UMM quanto pior mais no olho da ehheheheh

cUMMps e Parabens pelo trabalho

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984


UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM


Reply author: Benjamim
Replied on: 03 January 2011 13:14:54
Message:

Agradeço todos os comentários! É reconfortante, depois de tantas horas, tanto trabalho e afins, receber o reconhecimento de quem tanto aprecia UMM's!

Deixo-vos mais uma foto em jeito de brincadeira, o Antes e o Depois!



cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Benjamim
Replied on: 05 January 2011 09:59:12
Message:

Terminou ontem um ciclo neste restauro...o RL foi inspeccionado com ZERO anotações! Está legalmente apto para circular!

cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: LTmaverick
Replied on: 05 January 2011 13:24:39
Message:

parabens

I commend your courage, but I will show you no mercy!


Reply author: Pedro Bettencourt
Replied on: 07 January 2011 17:55:27
Message:

Parabéns pelo restauro e pela nota 0 na IPO

Cumprimentos a todos...e bons trilhos!

Pedro Bettencourt

UMM Alter II Turbo 89

http://forum.tt-terceirense.com


Reply author: Abreu
Replied on: 07 January 2011 23:29:26
Message:


Muitos parabéns, tenho seguido este restauro e sei o que é a sensação de ver a folha verde depois de tantos meses de trabalho...

Felicidades, agora é aproveitar sempre nas calmas...

cUMMprimentos;


Reply author: Benjamim
Replied on: 02 March 2011 23:42:34
Message:

Mais recente upgrade: grade de tejadilho para tranporte do pneu e demais material! made by Xaimix!



ahhh...e 4 Wipac's para ir aos pássaros à noite!




cUMMprimentos
Benjamim


Reply author: Pedro GP
Replied on: 15 October 2011 03:16:36
Message:

Olá Benjamim!

Grande, muito e bom trabalho que fizeste com o UMM!

Sabia que ias estimá-lo bem, mas nunca imaginei que fosses até ao osso!

Está pronto para aguentar mais 20 anos!

Obrigado e abraço,
Pedro

Pedro GP


Reply author: Benjamim
Replied on: 16 October 2011 21:33:21
Message:

Pedro!!! Bons olhos te vejam por aqui!

É verdade, o RL levou um tratamento à altura e está aí para as curvas! Tem um tratamento como muitos carros novos não têm...dorme todos os dias na garagem (excepto aqueles em que vai acampar ou de viagem) e tem tratamento 5 estrelas! Hehehe

E quanto a ti? Pela visita ao ForUMM é porque o bichinhUMM ainda vive...será que um dia voltaremos a ver um UMM por terras alentejanas?

Por agora o RL não tem mais novidades além das já documentadas, até porque agora é tempo de tratar do irmão recém chegado à casa mas sempre que houver novidades, actualizarei o respectivo tópico...vai dando uma vista de olhos para ires vendo os progressos e quem sabe, encontrares um novo UMM!

quote:
Originally posted by Pedro GP

Olá Benjamim!

Grande, muito e bom trabalho que fizeste com o UMM!

Sabia que ias estimá-lo bem, mas nunca imaginei que fosses até ao osso!

Está pronto para aguentar mais 20 anos!

Obrigado e abraço,
Pedro

Pedro GP





cUMMprimentos
Benjamim


http://www.wildoutlander.com


Reply author: Aldeia
Replied on: 21 October 2011 14:17:59
Message:

Beijamim a grade ficou porreira, contudo acho os farois auxiliares exageradamente grandes, ficam desporporcionais. Mas de resto 5 estrelas.

UMM abraçUMM

j.aldeia



Reply author: Benjamim
Replied on: 23 October 2011 12:03:37
Message:

Sim, concordo! Não ficaram como expectavel...a ideia era outra mas infelizmente não foi possivel juntar os dois elementos (grade e farois) no processo de construção da grade e portanto ficaram um pouco grandes para a grade. Mas por agora, cumprem a tarefa e não vale a pena reinvestir noutros...há outras prioridades de investimento.

quote:
Originally posted by Aldeia

Beijamim a grade ficou porreira, contudo acho os farois auxiliares exageradamente grandes, ficam desporporcionais. Mas de resto 5 estrelas.

UMM abraçUMM

j.aldeia






cUMMprimentos
Benjamim


http://www.wildoutlander.com


Reply author: Benjamim
Replied on: 11 April 2012 19:58:48
Message:

Depois de uns 4 mesitos parado para reparações quando havia tempo livre, hoje voltou a roncar...fica um video da primeira tentativa em que rodei a chave! UMM não falha!



PS: naquele momento, cerca de 50 pinguins faleceram no Ártico devido ao agravamento do buraco do Ozono! (não é sempre assim!...agora é que pela longa paragem, bufou mais que a conta e cuspiu carvão que foi uma beleza! hehe)

cUMMprimentos
Benjamim


http://www.wildoutlander.com


Reply author: filipeumm
Replied on: 11 April 2012 20:35:06
Message:

Depois de ele estar 4 meses parado essas acelerações a frio não lhe dão saude nenhuma...tem cuidado com isso!



Filipe Pinheiro


Reply author: Kawazaki
Replied on: 11 April 2012 22:10:35
Message:

O meu está igualzinho ao teu, faz essa fumarada toda no arranque a frio, o que poderá ser???
qual é a origem de tanta fumarada?

Umm Alter II 2.5D - 1989
Ford Escort MK1 GT-HC
Vespa PX 125 - 1992


Reply author: Benjamim
Replied on: 12 April 2012 11:42:39
Message:

quote:
Originally posted by filipeumm

Depois de ele estar 4 meses parado essas acelerações a frio não lhe dão saude nenhuma...tem cuidado com isso!



Filipe Pinheiro



Pelo barulho parece muito, mas não passou de meio pedal para dar um pouco de aceleração e não deixar ir abaixo! hehe...a camera é que estava logo ali à boca do escape e apanhou o ronco =D

quote:
Originally posted by Kawazaki

O meu está igualzinho ao teu, faz essa fumarada toda no arranque a frio, o que poderá ser???
qual é a origem de tanta fumarada?

Umm Alter II 2.5D - 1989
Ford Escort MK1 GT-HC
Vespa PX 125 - 1992



Além do motivo do motor estar frio, não sei que outra razão pode ser...há cores de fumo que podem indicar problemas, mas creio que este não é o caso! A última pessoa a mexer nele foi o Silvino e deixou-o bem afinado e viu tanto o motor como o fumo, portanto se ele não reportou nenhum problema, acredito que seja normal de motores já com muitos anos em cima e mecanica da velha guarda...afinal não estamos a falar de hibridos ou carros com preocupações ambientais, que no tempo em que foram feitos os UMM não deveria existir ou com tanto impacto como hoje...

cUMMprimentos
Benjamim


http://www.wildoutlander.com


ForUMM : http://forumm.forumco.com/

© © 2000 - 2010 ForumCo.com

Close Window